Lucas estava tão indignado com o pouco tempo dedicado as tarefas no programa que faltava pouco para ter um colapso nervoso. Para tentar amenizar um pouco este desconforto, ele resolveu fazer uma viagem ao Tibet e meditar com os monges. Por isso irei substituí-lo nesta e na próxima semana e torço para que ele volte mais relaxado para continuar com as reviews do reality.
Spoilers abaixo:
Brincadeiras a parte, Lucas estará mesmo se dirigindo a China durante os próximos dias para realização de um curso em Hong Kong. Por este motivo estarei cobrindo seu lugar neste meio tempo.
Sobre o episódio, apesar de eu gostar de provas mais simples, onde dá para se mostrar melhor o desempenho de cada pessoa, achei este desafio bem interessante. A avaliação baseada no tempo de execução e na qualidade, também foi um ponto positivo, o melhor foi que deu para dividir bem o grupo na realização do objetivo. E entre juntar várias pessoas para cantar o hino nacional, vender produtos para conseguir dinheiro suficiente para voltar com o carro a São Paulo e desvendar alguns enigmas, o programa tinha tudo para ser no mínimo bom. O que, pelo menos para mim, acabou não acontecendo.
Me deixa até um pouco frustrado não ter visto nenhuma negociação mostrada. Não seria legal ver um dos integrantes conversando com os comerciantes e tentando um ganho maior na venda das bananas? Mas tudo é tão corrido na edição do programa que não sobra espaço para vermos as habilidades dos concorrentes. Eu queria ter visto a Suelen e a Ana errando na hora de dizer para o motorista sair e não apenas os dez segundos delas percebendo o erro e mais nada.
Outro fato que me chamou a atenção foi que na hora de divulgarem qual equipe havia ganhado, não foi mostrado os pontos de diferença entre uma e outra e a qual venceu todas as etapas ou não. Estranho.
Vale destacar também a participação de ex vencedores no episódio.
Sobre as equipes:
VANGUARDA
A líder foi a Daniely, que me aparentou falta de liderança no início, pois foi o Diego quem comandou a reunião e designou cada pessoa para sua função. Tirando isto, a equipe foi muito bem em todas as tarefas, juntando agilidade e um bom planejamento na execução. Achei muito bem sacado irem numa escola para cantarem o hino. Eles estiveram muito bem focados e não tentaram complicar o básico o que os deixa a anos-luz na frente da concorrente.
VETOR
Não tem muito o que dizer aqui a não ser que sempre é uma bagunça. O grupo responsável pelo hino se preocupou com megafone e em pegar pessoas aleatoriamente na rua, perdendo muito tempo nisso. Deram grande sorte de acharem os manifestantes e possivelmente podem ter compensado o atraso, mas isso nós nunca saberemos. Em Campinas foi aquele desastre já falado e tornou impossível a vitória da equipe. Não dá para avaliar tão bem a parte dos enigmas, mas eles foram aparentemente bem. Vetor é um exemplo de falta de planejamento, falta de atenção, falta de profissionalismo… Se não melhorarem muito, levarão outra surra.
Na sala de reuniões, tivemos mais um capítulo na novela protagonizada pela Ana Carla Zanoni e Rodrigo Fittipaldi. Foi um dramalhão tão grande que no final eu estava agonizando vendo aquilo, com o Doria deixando tudo correr solto e os candidatos dominando a sala. Agora o que eu achei inacreditável mesmo foi que em nenhum momento se discutiu a tarefa. Nada de nada. Foi como se não tivesse acontecido. Ana e Suelen fizeram com que a equipe perdesse e fossem parar na sala? Não importa. Grupo do Tanyo conseguiu cem pessoas para cantar o hino e venceram a tarefa deles? Tarefa?
No fim, João Doria resolve tirar o líder da equipe, Alexandre. Ele diz que fez isso o sacrificando por causa dos outros. Culpando-os do ocorrido. É difícil concordar com isto, ainda mais sabendo que duas pessoas, principalmente, causaram a perda da tarefa. Para mim a Suelen deveria ir embora, pois a Ana é um personagem interessante e seria uma perda para o programa.
P.S.: Sem tabela com os tempos das tarefas e salas de reuniões, pois isso é coisa do Lucas.













![Aprendiz, O Retorno 9×15: Happy Endings [Season Finale]](https://seriemaniacos.tv/wp-content/uploads/2013/12/Aprendiz-o-Retorno-final-218x150.jpg)
