Nesse Natal, não se esqueça de deixar cigarros e cerveja para o Papai Noel.

De presente de Natal, a NBC resolveu nos dar dois episódios de Grimm numa tacada só para fechar o ano. Em primeiro lugar, na minha cabeça, é uma regra que o episódio que antecede o hiatus que as séries sofrem entre Dezembro e Janeiro tenha a função de nos deixar instigados para a 2ª parte da temporada no próximo ano. E ainda, com as promos dizendo “Fall Finale de 2 horas”, estava esperando um episódio duplo, desenvolvimento da trama e ganchos para a outra metade da temporada. Fiquei, de fato, decepcionado ao terminar “Cold Blooded” sem nem um mínimo cliffhanger para “Twelve Days Of Krampus”. Foram dois episódios fillers e independentes um do outro, apenas exibidos em sequência. Foram sim, bons episódios, mas eu esperava mais dessa Fall Finale.

Esperava mais, principalmente, porque está na hora de acontecer ALGUMA COISA em Grimm. Tenho elogiado a série a cada semana pelos bons episódios apresentados, mas agora, com mais esses dois, percebemos que a série está em ponto morto. A temporada começou muito bem com os dois primeiros episódios que trataram das consequências da temporada passada, mas após isso entramos em uma onda de fillers e não saímos mais dela. Sim, só tivemos bons episódios, mas cadê uma trama central regendo a temporada?

Nick está aí, mais poderoso do que nunca, caçando wesens semana após semana, porém não há uma história envolvendo o protagonista. Esperava que nessa Fall Finale, aconteceria alguma coisa que desse algum direcionamento ao personagem para o restante da temporada, mas não aconteceu nada e continuamos na mesma.

O único arco que temos no momento é o da família Real e Adalind. Porém, é cada vez mais difícil se importar com a trama família Real. Nesses dois episódios isso se torna mais perceptível que nunca. Isso acontece porque essa história se desenvolve de uma forma tão lenta e enrolada que nem parece que é um conflito familiar tão importante, já que nunca nada relevante acontece e todo mundo parece tão calmo. Por todo mundo, quero dizer todos os vários personagens avulsos que apareceram para se reunir ou atacar Sean durante esses episódios. Nenhum de nós sabemos quem eles são, e não nos importamos. Aliás, também incluo Sebastian na lista de avulsos. Novamente, citaram “os Verrat”, mas quem são esses ainda é um mistério. Sinceramente, tudo isso começa a ficar muito tedioso.

A única coisa interessante dessa trama toda foi conhecer Victor, o príncipe que tomou o lugar de seu primo Eric. Quero acreditar que ele trará coisa boa, mas como já me decepcionei com a morte prematura de Eric e ainda agora com a lentidão que toma conta da série, prefiro não criar expectativas. Porém o diálogo dele com Adalind foi sim muito bom e ele é inteligente em ficar de olho nela, e , logo, no bebê. Só acho muito idiota da parte de Adalind não ter notado aquela câmera “escondida” no seu quarto, pois para mim, estava bem visível.

Já os casos de cada um dos episódios, foram muito bons. O bom de fazer essa review dupla é que os casos tiveram uma estrutura muito parecida e assim fica mais prático falar de ambos de uma vez. Foram interessantes, medonhos e divertidos, na medida certa, ambos com um desenvolvimento bem bacana. Foi legal também o alívio cômico de Woo em “Cold Blooded” com seu medo nos túneis, e de Bud em “Twelve Days Of Krampus” com medo na floresta.

Gostei bastante também de ambos os monstros acrescentados à mitologia em cada um dos episódios. Primeiro, o Gelumcaedus, wesens que se referem à Grimms pelo nome de “Decapitare”. E no segundo episódio, o Krampus, “gêmeo do mal do Papai Noel”, monstro especial que só se transforma durante alguns dias em Dezembro e nunca se lembra disso. Mitologia simplesmente genial.

A única ressalva que tenho do caso dos Gelumcaedus é como que Nick e Hank levaram Gregorek para ser interrogado na delegacia, sendo que eles não o haviam capturado como policiais. Pior ainda é depois Nick tirar Gregorek da delegacia para trocá-lo por Hank. Ninguém nota esse entra e sai de detentos? Eles não precisam nem fazer no mínimo uma ficha?

Rosalee e Monroe continuam sendo o casal fofura, nada mais. Eles também merecem uma trama na temporada. Mas principalmente no episódio do Krampus, foi muito bonitinho o plot da decoração de Natal. Monroe fez tudo porque queria agradá-la, e no final, ela refez tudo para agradá-lo, mesmo o Natal não sendo sua época favorita.

Artigo anteriorThe Goldbergs 1×10/11: Shopping/Kara-Te
Próximo artigoBeauty and the Beast 2×08: Man or Beast?