
Depois de uma temporada excelente, de uma trama perfeitamente amarrada, reviravoltas de tirar o fôlego e descobertas incríveis, não tinha como True Blood não ter uma Season Finale, no mínimo, espetacular… Mas, infelizmente, True Blood NÃO TEVE uma Finale espetacular. Arrisco dizer, inclusive, ser esse o episódio mais fraco da excepcional Segunda Temporada.
Spoilers Abaixo:
Começo destacando que o episódio não foi ruim (acho meio impossível True Blood nos apresentar um episódio ruim), apenas não atendeu as minhas expectativas. Aliás, o problema de True Blood é se basear no primor de episódios excelentes, já que, qualquer um que não atinja esse patamar (que séries famosas que estão no ar faz tempo ainda não conseguiram atingir) vai decepcionar no público. Resumindo: qualquer episódio de True Blood que não tiver o selo Alan Ball de excepcionalidade vai ser decepcionante, mesmo que o episódio seja ótimo.
E verdade seja dita, essa finale teve sim momentos ótimos, mas infelizmente foram seguidos de momentos péssimos, o que deixou a narrativa irregular e cansativa. Dentre os momentos ótimos destaco “o casamento” de Maryann. Foi a coisa mais bizarramente trash que eu vi na vida. E adorei. Tínhamos um ovo de avestruz, Maryann vestida de noiva, Sookie de dama de honra, Lafayette, Andy e Jason possuídos por Maryann. E claro, chegamos ao ápice dessa trama com a chegada de Bill, que trazia o sacrifício de Maryann: Sam.
Confesso que por um momento imaginei que o Bill iria mesmo sacrificar Sam. O vampiro seria sim capaz de matá-lo para salvar sua amada, aliás, Bill mataria a cidade toda para salvar Sookie, se preciso. Esse amor doentio… Mas voltando ao episódio: Sam é “sacrificado” e Sookie destrói aquela imagem que Maryann construiu para representar a mãe de Dionísio. Logo em seguida um boi aparece e Maryann se entrega ao seu Deus, que a chifra em seu coração. Logo Bill aparece, o boi se transforma em Sam Merlotte e descobrimos que tudo era um plano dos dois.
Andei lendo por aí algumas pessoas dizendo que esse final foi previsível, mas eu discordo. Achei sim que Bill mataria Sam e tinha certeza da sua morte, portanto, quando aquele boi apareceu nem me passou pela cabeça se tratar do metamorfo. Para mim foi surpreendente e a melhor parte do episódio. Foi bom ver Bill e Sam trabalhando juntos para salvar Sookie (que mostrou o seu poder de novo ao destruir a imagem de Maryann) e, principalmente, ver os moradores de Bon Temps despertando no jardim de Sookie, o que rendeu boas cenas, como a daquela velhinha chata encontrando seu dedo e a do Sheriff devolvendo o cargo para Andy, pois era o único que ainda estava com calças.
Toda essa história de Maryann foi a melhor parte do episódio, o único problema foi que aconteceu rápido demais. Quando a mênade morreu, ainda estávamos na metade do episódio, e o que veio depois me deu sono, muito sono.
Afinal, o que esperar de um episódio quando o foco dele é: Bill mostrando todo o seu amor por Sookie e a superprotegendo de um possível trauma, Tara sofrendo pelo sofrimento do chato do Eggs, Sam voltando a ser o Sam – o dono do Merlotte’s, e o resto da cidade fazendo o que faz melhor: fofocar. Pois é, foram quase meia hora de episódio disso.
Deveriam, pelo menos, mostrar o que a temporada teve de melhor, mas isso não aconteceu. Eric teve apenas uma cena com a Rainha, uma cena bem pequena onde descobrimos que ela é quem fornece o V que Lafayette está vendendo. E Jessica também só teve uma cena, onde ataca um caminhoneiro. Não sei bem o que aconteceu com a vamp-teen, mas parece que Hoyt já é passado, infelizmente.
Já que toda a parte final foi chata, vamos resumir: Eggs morre (foi o jeito forçado que arranjaram pra se livrar do personagem), Tara fica viúva, Andy assume a culpa da morte do Eggs no lugar do Jason e os dois ficam amiguinhos bebendo no bar (foi legal a cena deles, vá), Lafayette desfila seu charme pelo Merlotte’s, Sam e Sookie dizem coisas melosas que não prestei atenção, mulheres da cidade especulam o que aconteceu com todos e quem era a Maryann (morri de rir nessa hora), Bill volta a ser o chato de galocha, pede Sookie em casamento e ela diz não… Ops, o quê?
Pois é, para livrar o episódio do desastre total, a reta final (últimos 2 minutos) esquentou um pouco, e tivemos até um cliffhanger. Sookie disse não ao pedido de Bill, e como é uma pessoa integra e de decisões fortes, que quase não volta atrás, foi no banheiro e decidiu dizer sim, mas voltou e encontrou o restaurante revirado.
Quem seqüestrou Bill? Sociedade do Sol? Eric? Lorenna? Lobisomens?
O que é a Sookie?
O que aconteceu com a Jéssica?
Qual importância terão os pais verdadeiros de Sam nessa nova temporada? Quão maus eles realmente são?
Essas e outras dúvidas só serão respondidas na Terceira Temporada. E mesmo com uma finale fraca, True Blood já nos mostrou ser uma das melhores séries da TV da atualidade, e confio plenamente no talento de Alan Ball. A temporada foi excepcional e a série tava com um crédito para ter um episódio mais fraco, sem muitos acontecimentos. A evolução que vimos nessa temporada dos personagens e da mitologia da série torna simplesmente impossível crucificar Alan Ball por causa de 20 minutos fraquinhos em um episódio de True Blood. O que são 20 minutos perto das horas e horas de alegria e tensão que a série nos proporcionou nesses últimos meses?
Pena que faltam uns 9 meses para o retorno da série. Mas vale a pena esperar, afinal, não estamos falando de uma série qualquer, estamos falando True Blood.
P.S: Achei bem legal a última cena de Bill e Jéssica, foi bem fofa. Pena que aparentemente a Vamp-teen se transformou numa Vamp-bitch.
P.S 2: Quero só ver o Sam tendo sonhos eróticos com o Bill. Hahahaha.















