
Chegadas e despedidas nos últimos episódios antes da fase final.
Spoilers Abaixo:
Um episódio de “Top Chef” em que o juiz convidado é o Pee-Wee Herman seria como se, em uma versão nacional do programa, chamassem a Janete do Zorra Total para julgar o que foi feito pelos chefs. Meio sem sentido, mas acho que a finalidade mesmo era aproveitar a ligação do personagem com sua bicicleta para poder criar o desafio da semana. Mas antes disso, houve o desafio relâmpago em que cada um deveria criar um original prato de panquecas (aquelas paquecas doces que os norte-americanos costumam comer no café-da-manhã). Grayson mais uma vez seguiu um caminho que não entendi muito e fez algo “engraçadinho”, enquanto os outros chefs não procuraram fugir muito do tradicional. Apenas Ed teve uma grande ideia e fez uma paqueca composta apenas dos “queimadinhos” da massa. Ponto pro japa e 5 mil na sua conta.
Já o desafio seguinte foi um dos mais exigentes que já vi na história do reality. Tudo bem ter que pedalar pela vizinhança atrás de ingredientes com um orçamento apertado de apenas 100 dólares, agora ter que achar uma cozinha que estivesse disposta a receber cada um deles para o preparo da refeição foi no mínimo inusitado. Imagina a quantidade de variáveis: quem garante que a cozinha teria os equipamentos básicos para as preparações? E os temperos da despensa do local? Acabou que alguns tiveram bastante sorte, como Paul que achou um restaurante com um chef bem simpático e prestativo. Mas engraçado foi ver Ed tendo que trabalhar pro dono do local para ganhar um espaço na cozinha de um Bed and Breakfast. E quem não ficou feliz em ver as BFFs (best friends forever) do mal se desentendendo e tendo que lutar pela mesma cozinha? Lindsay perdeu a disputa, mas criou o prato favorito dos juízes e ganhou o desafio. E quem levou a pior foi Grayson que mais uma vez insistiu em suas porções “generosas demais” e colocou quase um frango inteiro nos pratos dos juízes, além do recheio de ovo não ter agradado muito. Assim, a chef empacotou suas facas e partiu para ser a adversária final para o aguardado retorno de Beverly ao programa.
Quando toda a armação do “Last Chance Kitchen” foi revelada aos quatro últimos concorrentes, foi legal ver a reação das BFFs do mal em vista de um possível retorno de Beverly. Ed japa-enxaqueca já quis causar a discórdia e provocou dizendo que todos sabiam que a vencedora seria Bev. Já Sarah, soberba é seu nome, apostou dinheiro na certeza de que Grayson chutaria a bunda da coreana. Tomara que Ed tenha cobrado a aposta, pois Bev voltou triunfal à cozinha de “Top Chef” e ainda ganhou mega elogios de Tom Colicchio. Prêmio para maior cara de bunda do ano vai pra Sarah, seguida de perto por Lindsay. A primeira parte da nossa lavagem de alma estava concluída, só faltava agora Bev vencer suas duas nêmesis nos desafios.
O desafio relâmpago vendado foi bem divertido. O fator crucial ali foi o fato de que tudo que você pegasse na despensa deveria ser usado no prato e essa pegadinha pro Ed foi severa. Ele acabou pegando pele de intestino de porco, usada para fazer linguiças, achando que fosse pancetta. Que merda, hein? Mas o japa deu a volta por cima e fez um dos pratos favoritos dos juízes. Pena que não conseguiu a vitória, que seria essencial pro seu destino no programa. A vencedora acabou sendo a Sarah e a BFFs do mal escolheu se garantir na final em vez de ganhar um carrão novinho. Alguns acharam que ela foi covarde, já eu acho que ela fez o que quase todos faríamos.
A partir daí foi um festival de chororô, pois os mentores de cada pré-finalista foram trazidos e os chefs não conseguiram segurar a emoção. Todos, com exceção de Sarah, deveriam criar um prato inspirado por seus mentores. Foi legal ver que Paul e Bev foram os que melhor se adaptaram ao desafio. Paul criou uma sopa com vegetais que deixou os juízes sem palavras e mais uma vez foi eleito o campeão do episódio. Já Bev ganhou vários créditos ao adotar uma estratégia arriscada e conseguir fazê-la dar certo. Ao utilizar um preparo cuja cocção seria feita na wok, a chef deveria ser certeira em todos os seus passos. O prato corria o risco de ficar frio ou oleoso ou passar do ponto, mas Bev não se deixou intimidar e garantiu a terceira vaga nas finais. Já Lindsay mostrou uma total desestrutura emocional, provavelmente por causa da presença de sua mentora entre os juízes. A chef nunca ficou certa do que estava fazendo e isso é o pior que pode acontecer quando você está criando algo. Pra tudo sair certo, a certeza deve vir de você, que o diga a Bev. No fim, Lindsay só escapou da eliminação porque Ed teve a péesima ideia de usar ostras enlatadas no seu prato. Nos despedimos de nosso querido japa-enxaqueca, mas foi Lindsay que mostrou que talvez não consiga ficar entre os concorrentes por muito mais tempo.
Em Tempo de Pee-Wee: Vocês sabiam que o filme de 1985 sobre esse personagem foi o primeiro filme de Tim Burton como diretor? E o sucesso que ele fez foi um dos motivos de Burton ter se tornado o diretor do filme “Batman” lá em 1989.
Em Tempo de Torcida: Agora ficou o time dos asiáticos bonzinhos, formado por Paul e Bev, contra o time das BFFs do mal, formado por Lindsay e Sarah. Pra quem vocês estão torcendo nesta reta final? Acho que nem preciso dizer quem são os meus favoritos.













