
A guerra marcou o clima de mais dois episódios de “Top Chef”. E, no meio de mortos e feridos, a “azarona” ganhou o merecido destaque.
Spoilers Abaixo:
Não tem como não simpatizar com Beverly. Apesar de ela não ser a melhor chef ali (na verdade, até acho que ela está no grupo mais fraco), ela já ganhou minha torcida e simpatia com esses dois episódios. Como se não bastasse o ‘bullying’ que sofreu repetidamente nas mãos de Heather (R.I.P.) nos episódios anteriores, ela já ganhou novas perseguidoras dentro do programa. Foi um alívio que pouco durou.
Em breve volto a falar mais do martírio de nossa coreana, porque antes tenho que fazer umas considerações sobre o único desafio relâmpago destes dois episódios. Nele, os chefs deveriam criar algo que representasse o conteúdo de “Modernist Cuisine”, uma enciclopédia sobre a ciência da cozinha moderna. Resumindo, cada um teria que criar um prato com base na culinária molecular, o segmento da gastronomia que mais fascina este aspirante a cozinheiro que lhes escreve. Ao se estudar a química dos alimentos e como eles reagem aos diversos tipos de cocção e pré-preparos, podem-se criar pratos surpreendentes, desde uma esfera de azeitona, uma espuma de tomate ou até mesmo uma salada de gelo, por exemplo. Resumindo, essa é uma das vertentes da cozinha que mais permite brincar com seu lado artista e cientista louco e o resultado quase sempre é único.
Com a imunidade em jogo, Chris J. logo se lançou como o favorito, já que ele vem de um restaurante que trabalha com a proposta molecular. Entretanto, ele acabou jogando seguro e usou um truque de alteração de paladar pra criar pequenos aperitivos como um limão com gosto de tangerina. Então, o vencedor acabou sendo Ty-Lör que criou uma melancia com mel de baunilha, açafrão e pó de azeite de oliva. Simples, mas ao que parece certeiro, brincando com combinações pouco convencionais.
Depois disso, tivemos lançado o primeiro confronto destes episódios: a guerra de churrasco. Não, não vamos ter ninguém com espetos na mão esgrimando com os outros (se bem que seria algo interessante). Tivemos, sim, três grupos criando um menu com frango, peito de boi e costela de porco, além de mais 2 acompanhamentos para 300 pessoas! Agora a ideia da esgrima parece mais molezinha, não é? O desafio acabou levando a noite toda para o preparo e o grupo que foi o mais ousado (Paul, Grayson e Lindsay) acabou sendo o vitorioso. É isso, amigos, no fim das contas só existe uma conclusão: não importa se é ousado ou tradicional, o importante é ser bem-feito, e o menu das duas outras equipes não o foi. Então, acabamos vendo o galã de Malibu, Chris C., pegando suas facas e indo embora. Mas convenhamos que a glaçagem com Dr. Pepper foi meio perigosa, esse negócio tem um gosto muito ruim!
A seguir, houve o já clássico desafio de “Top Chef”: a guerra dos restaurantes. E pra tornar o negócio mais emocionante, os juízes trataram de pôr os homens contra as mulheres. Alerta de que ia dar merda. Se bem que é isso que eles querem que dê mesmo. E foi aí que começou a atitude escrota de Sarah e Lindsay-testinha contra Beverly. Durante a criação do cardápio, toda ideia dada pela coreana era vetada rapidamente por Sarah. “- Costelinhas? –Não! – Beterrabas? – Não mesmo! Tudo que você faz tem beterraba. – Mas eu tenho que fazer algo, não é?”. Fica difícil trabalhar com alguém que não confia no seu talento.
Os homens foram os primeiros a servir no seu restaurante intitulado “Canteen”. E foi um desastre. Não havia ninguém para despachar os pratos e fazer o contato entre cozinha e frente da casa, isso atrasou a comida, comprometeu o serviço e fez os homens parecerem chefs iniciante ao deixar algo tão vital mal planejado assim. O consenso geral na comida foi de que estava mal-temperada e os sabores não casavam bem. Fora que a sobremesa servida por Chris J. estava vergonhosa.
Já as mulheres serviram no “Half Bushel”, e as coisas lá não foram tão mal, mas também não foram boas. Linday-testinha ficou responsável pela frente da casa, entretanto, deixou formar uma confusão e longas filas, porque ficou mais preocupada em praticar seu bullying ao ir toda hora na cozinha para dizer a Beverly para não errar o prato dela. Além disso, o clima dentro da cozinha não era dos melhores. Mas as garotas foram eleitas vencedoras do desafio e ainda fomos brindados com Beverly sendo escolhida como o melhor prato da noite. Foi uma lavagem de alma pra garota e foi lindo ver a cara de tacho de Sarah e Lindsay logo ao lado. Deu vontade de gritar um: Toma!!!! E depois do momento fofurinha da nossa coreana gracinha se redimindo na competição, um dos homens iria ser eliminado. Achei a decisão dos juízes justa e Ty-Lör foi mandado pra casa, já que tinha a mão em dois pratos que estavam mal-temperados, o que chega a ser um erro incoebível em um “Top Chef”.
Em Tempo de Linha de Tempo Alternativa: Já pensou se a Heather não tivesse saído no episódio passado e fosse participar do desafio da culinária molecular? Imagina ela aplicando a sua clássica cozinha caseira norte-americana (risos) aos princípios modernistas? Perdemos um momento único.
Em Tempo de Constrangimento: Fiquei tão sem graça quando a Beverly sujou os juízes com a espuma. E depois ainda derrubou tudo da sua bancada! Tadinha…
Em Tempo de Comentário Ressentido do Japonês Enxaqueca: “Sarah conhece sabores, não há dúvidas quanto a isso. Mas todos sabemos que sua fraqueza são churrascos sob o sol”.
Em Tempo de Last Chance Kitchen: Nyesha vinha de uma sequência de duas vitórias na nossa repescagem favorita e agora teria pela frente o boa-pinta Chris C. O desafio dos dois consistiu em preparar um prato com 20 dólares, usando ingredientes encontrados em um loja de conveniência de um posto de gasolina. E nessa prova que exigiu bastante da criatividade, Nyesha mandou o bonitão de Malibu de volta pra casa e continua viva na competição.
Em Tempo de Last Chance Kitchen – Parte 2: Depois de ser eliminado no desafio da guerra de restaurantes, Ty-Lör tinha pela frente a missão de derrotar Nyesha, que já deixou 4 chefs para trás. Ambos tinham que preparar uma sobremesa com a ajuda de um sous-chef, que seria escolhido entre aqueles que já foram definitivamente eliminados. Nyesha, escolheu Heather (urgh!) e Ty-Lör escolheu Chris C. No fim das contas, os homens não foram páreos para as mulheres, e a tartelete de coco e limão com mousse de creme de leite e molho de caramelo deu a quarta vitória consecutiva pra Nyesha. Será que alguém ainda derruba ela?













