
É fim de temporada e não nos avisaram?
Spoilers Abaixo:
O cliffhanger do episódio 2×10 deixou anunciada a avalanche de revelações que se seguiria com o encontro de Alex e Katya na Mansão Udinov. Se os fãs já ficaram de coração na boca e mãos nos cabelos (prontos para arrancá-los a qualquer momento) por causa daquele final, esses dois episódios foram um primor enfático de que os roteiristas estão com o domínio absoluto das tramas, personagens e futuro da série. A temporada poderia acabar agora e o gancho entraria para o ranking dos melhores da história da televisão. Sem mais delongas, vamos aos comentários.
Na trama de Alexandra Udinov, o encontro com Mamãe Katya não foi dos melhores. Imagine descobrir que sua mãe, até agora declarada morta, fazia parte de toda a conspiração que destruiu sua família e que, para efeitos de cereja no bolo, o cara responsável pelo pacto com o diabo (Percy), Sergei Semak, tinha um longo caso amoroso com a bitch da sua mãe. É uma generosa e cruel quantidade de informações para se absorver, ainda que Alex tenha passado por tantas coisas na vida. O plot foi excelente e bem amarrado com a mitologia da série, sem deixar buracos ou sensações de que a ideia surgiu do fundo do Tártaro. Era preciso voltar ao passado da personagem para resolver suas pendências e colocá-la nos eixos para o que virá ao longo da temporada.
Nikita também voltou à Mansão Udinov para enfrentar seus medos e passado. Afinal aquele foi o lugar que marcou o início de sua saga de deserção e redenção, com direitos a inúmeras reflexões filosóficas. Neste âmbito filosófico entrou o plot que reuniu a mestre e sua aprendiz, ambas perdoando as escolhas que fizeram no passado para prosseguir em tramas que precisam das duas unidas. Falando como fã, foi impossível não gritar e ficar eufórico com as duas divas da rebelião trabalhando juntas, se juntando à nova equipe e prometendo muitos novos momentos de explodir a cabeça. Se Mikitoff já é ótimo, o plus de Alex será impecável. É esperar para ver as surpresas que ainda virão com essa turminha da pesada.
Por falar em turma da pesada, fomos finalmente apresentados ao time completo da Oversight, que cagando nas calças com o que Percy, Amanda e Nikita podem fazer juntos contra o grupo, decidiram colocar a baixo as instalações da Division. Entretanto, não contavam com toda a genialidade de Percy e seu Protocolo Secundário todo bem trabalhado para enganar todos, inclusive nós telespectadores, e virar o jogo a seu favor. Um minuto para enxugar a lágrima de emoção que se formou em meus olhos ao lembrar da trama. De volta. Enfim, foi tudo bem maquinado. E eu, bobo, achando que Amanda iria triunfar depois de ter seu coração partido, PASMEM, por seu amado Percy. Devemos temer os poderes e artimanhas da Torturadora (com T maíusculo mesmo), que já está com cartas na manga e não deve ser desafiada, afinal além de ser bad ass agora tem o coração partido. Aposto que ninguém duvida do poder destruidor de uma mulher magoada e psicopata, não é? Para aqueles que temem mais a Percy do que Amanda, preparem-se. O jogo vai virar e as coisas ficarão mais tensas do que pudemos um dia imaginar. Provavelmente Percy abrirá uma nova instituição para destruir a Oversight e Division enquanto o time Nikita lutará para salvar esta. Loucura, né?
Loucura também foi ver Sean sem camisa, todo molhado e interrogado por Nikita e Alex. Some a isso alguns momentos sensualização, outros de revelação e uma breve conversão do militar para o Team Nikita e temos outro excelente plot. E já que as relações familiares furadas determinam os objetivos dos personagens e as loucuras que fazem, por qual motivo não seria viável utilizar a energia de Sean para desmistificar a figura de boa samaritana de sua mãe? Mas ainda que Sean tenha colaborado com o lado bom da força, não podemos garantir que o mocinho está completamente convertido. Só os próximos episódios irão dizer o que acontecerá com nossos heróis e o possível novo lance amoroso com Alex.
Como o amor não pode faltar no universo Nikita, tivemos a reconciliação dos pombinhos Mikita depois de toda a babaquice londrina provocada pelo filhinho bastardo de Michael. Estabelecido os eixos das coisas, fico na torcida para que a próxima briga do casal seja mais emocionante e motivada.
Outro aspecto importante desses dois episódios foi mostrar como os personagens estão se recuperando de seus traumas, sejam físicos ou psicológicos. Birkhoff permanece dependente de remédios e se entupindo de junk food. Alex, beirando os limites da depressão suicida, se recupera por ter descoberto a verdade (ou quase toda ela) a respeito de sua mãe. E Nikita continua na missão incansável de fazer dos erros do passado um trapolim para seu presente de glória e boas escolhas. É, camaradas, nem só de ação e momentos mind fucker vive nossa amada série. Há bastante espaço para humanidade nessa terra de organizações secretas e assassinatos.
Por fim, foram dois episódios com clima de season finale para marcar o retorno da série, com roteiro, atuação e continuidade de tramas em nível excelentíssimo. Uma pena que só teremos episódio inédito no dia 3 de fevereiro. Até lá, dá para rever as aventuras dessa trupe marota.
P.S. Ryan Fletcher será a carta na manga de Amanda. Podem crer!
P.S.2. É agora que nos despedimos de Owen ou ainda teremos o ex-guardião para ser conselheiro da vida amorosa de Mikita?
P.S.3. Tenho um comunicado importante. Esse foi meu último texto a respeito de Nikita aqui no Série Maníacos, sem retorno previsto. Não fui expulso da equipe. Acontece que, como vocês mesmos têm visto, não dou conta das postagens semanais e assíduas da série por conta de compromissos com trabalho e afins. Como o objetivo de ler uma review é comentar e especular semanalmente o que acontece na série, não tenho cumprido com tal objetivo e acho melhor passar a peteca para alguém que possa cumprir com a proposta do site. Óbvio que ler a opinião de outra pessoa a respeito de Nikita aqui no Série Maníacos será diferente, mas ainda assim bem saudável. Estou em hiatus com os reviews de séries por tempo indeterminado, mas participarei nos comentários e continuarei minhas postagens no twitter (@isaquecriscuolo). É difícil ter que deixar de lado algo que gosto tanto de fazer, mas no momento as prioridades profissionais e pessoais são importantes. Obrigado a todos por todo o carinho dispensado durante todo esse tempo que tenho escrito aqui no site e qualquer dia desses eu volto, triunfante com uma coluna ou algo do tipo. 🙂













