Ainda sobrou alguém sem segredos por aqui?

Chega a ser desconfortável a inexistência de personagens completamente honestos em Helix. É, no mínimo, inverossímil uma série onde todos guardem tantos segredos uns dos outros e isso gera uma sensação no telespectador de estar jogando Detetive (aquele joguinho de cartas e piscadas, onde havia 1 assassino, 1 detetive e todos os outros eram alvos) sem cartas de vítimas, restando apenas dois objetivos: matar ou prender. Tendo em vista que a equação da teia de personagens já era gigantesca, havia mesmo necessidade do Kyle ser um agente da lei infiltrado no CDC?

A grande vantagem de uma temporada curta é a ausência de episódios filler, por outro lado, se as situações se amontoam na primeira metade da season, fica incontrolável conclui-las nos episódios restantes (vide Helix, em 2014) e é temerosa a situação atual do show, com tanta coisa em aberto, deixada por Oubliette.

Para não se perder: a equipe da CDC é liderada por Peter, que um ano antes havia pedido dispensa do serviço e acabou infectado com NARVIK na Ártico; antes disso, ainda arrumou um jeitinho de se tornar leal à Ilaria. Tem como braço direito a novata Sarah, que havia sido recém promovida às vésperas da viagem ao Polo Norte; guarda consigo o segredo de estar grávida de um feto imortal, cujo pai é o terrorista foragido Alan. Para completar o grupo, que tem ares de Tropa de Elite do CDC, há o recém admitido Kyle, que ingressou na Agência há apenas três meses e o único objetivo é prender Alan.

Alan, por sua vez, tem toda quota de mistérios particulares tomada: ninguém sabe se ele explodiu mesmo a sede parisiense da Ilaria, e se o fez, como pretendia proteger Julia com isso; o que ele descobriu em St. Germain que o fez se isolar na ilha e por que ele não informou nem mesmo Sarah do seu paradeiro e, finalmente, usando toda a ironia do mundo, quem é a sua equipe na CDC que ele tanto cita? Pelas minhas contas, sobrou somente sua pupila gestante… A grande verdade é que ele atraiu todos para lá e a cada episódio, fica mais claro que o seu isolamento não era segredo para ninguém.

O destaque de Oubliette, no entanto, fica por conta dos segredos desvendados da seita. Brother Michael ser um silver eyes destruiu cabeças! E de quebra, ele bateu o recorde de Craster (Game of Thrones), no quesito incesto x paternidade, afinal são 500 anos de concepções, sendo ele o único pai. A dúvida é “ele também seria o progenitor dos meninos?”. Se sim, por que existem quadros somente de mulheres? Será que todos os seus filhos são entregues para “aqueles-de-quem-não-falamos”?

Mais capcioso que estas dúvidas todas foi a conversa com Agnes (R.I.P.) a respeito de Sarah: “como ela pode ser uma imortal se ela não estava lá?”. Isso revela que houve algum evento sobrenatural que gerou os imortais 500 anos antes e, pelo o que parece, Michael não sabe que pode passar seu legado com uma simples transfusão de sangue. Por fim, Sister Amy revela o seu objetivo: fugir da ilha. Isso ativa o Lost Feelings imediatamente – só faltou ela se transformar numa fumaça preta…

Quanto à Julia do futuro, todo o roteiro deste episódio teve como objetivo único fazer com que todos acreditem que Caleb é filho de Sarah, fazendo valer a máxima descrita no primeiro parágrafo, onde todos os personagens devem ter um segredo e uma ligação uns com os outros.

A torcida agora é para que as respostas sejam mais abundantes que as perguntas e que tenhamos uma crescente até o season finale, afinal os índices de audiência, mesmo para o canal SyFy estão lamentáveis e precisam subir o quanto antes.Até semana que vem.

Artigo anteriorBlack Sails 2×04: XII
Próximo artigoAudiência USA (Aberta) – 13/02/15: Sexta
Alexandre Bonfá
Apaixonado por HQ´s há mais de 30 anos, eu me sinto realizado com essa avalanche de séries de Quadrinhos da atualidade. Tá achando pouco? Ano que vem vai ter o dobro!