Cocaína ou Queijo?

Spoilers Abaixo:

Preciso começar essa review dizendo que o episódio 14 de CSI NY não me atraiu de forma alguma. Desde a primeira cena com o casal adolescente pixando o muro até a resolução do caso, para mim nada funcionou de forma eficiente.

O episódio inteiro busca nos surpreender com o que acontecerá na cena seguinte, sempre tentando nos despistar da real solução para o caso apresentado. O que é usual para seriados policiais, que sempre tentam fazer o mesmo, mas aqui o roteiro não funcionou bem, tornando o episódio monótono.

Por exemplo, a cena inicial que nos faz pensar que os dois garotos serão as vítimas, o dilema sobre qual dos carros envolvidos no acidente o causou, a dona do carro roubado com a perna engessada, e, principalmente, o contrabando de queijo e não cocaína (Sério CSI, contrabando de queijo??). Nenhuma destas tramas, que foram criadas para nos despistar da real solução do caso, foi interessante e me fizeram achar que o episódio estava se tornando mais longo do que deveria.

No entanto, para mim o maior erro do episódio não foi tratar do contrabando de queijo, que foi um plot criado somente para nos surpreender, mas fazer com que o assassinato tenha ocorrido porque alguém pensou que o Paul estava contrabandeando cocaína e convenceu outra pessoa a participar do assalto.

Além disso, o episódio tenta criar personagens que vão nos cativar. Principalmente a vítima: um órfão que estava contrabandeando queijo para o Canadá somente para ajudar o seu tio a pagar suas dívidas. Fora o drama da história deste personagem, o seriado faz outra tentativa de nos chamar mais a atenção, apresentando outro assassinato a partir da metade do episódio. E para mim nenhuma das duas tentativas foi bem sucedida. E quando nem mesmo um segundo assassinato nos deixa mais interessados em um seriado policial é porque o episódio não funcionou mesmo.

O próprio episódio tenta fazer piada sobre o contrabando de queijo, com frases de alguns dos personagens, o que achei um ponto positivo, já que demonstra que os roteiristas sabem que a situação criada vai soar absurda para o público que acompanha o seriado. O que me fez pensar que talvez se o episódio tivesse sido organizado de outra forma talvez tivesse funcionado. Mas, para mim, White Gold foi um episódio fraco e decepcionante. Esperava mais deste seriado que eu tanto gosto.

Artigo anteriorBunheads – 1×15: Take the Vicuna
Próximo artigoJustified – 4×05: Kin