
E o jogo chega ao fim…
Spoilers Abaixo:
Deixei de fazer as reviews de A Menina sem Qualidades por alguns episódios, porque queria compreender mais sobre o que a série queria propor a nós. Os episódios, curtos e bem dinâmicos, fizeram da série uma grande novidade e uma ótima produção para o cenário brasileiro, porém estava bastante incomodado com a série. Desde o início da trama do jogo com o Tristan eu fiquei me perguntando até onde a série queria ir com isso e o porquê. Estava irritado, mas resolvi esperar e ver o andamento da série antes de escrever alguma coisa e agora, com apenas um episódio para a série acabar posso dizer que estou parcialmente satisfeito.
Quando digo que estou parcialmente satisfeito, devo explicar que o que me anima é que os roteiristas sabiam o que estavam fazendo. A aparição do Olavo no último episódio foi primordial para a minha conclusão. A maneira como ele questiona a Ana foi como se eu estivesse ali falando. Ele pergunta as mesmas coisas que eu gostaria de perguntar e isso mostra que a série, mesmo que eu não concorde, teve sua razão e fez o que fez de maneira consciente. A aparição do Olavo ajudou também a amarrar uma ponta que tinha ficado solta, o porquê de seu sumiço e tudo se explica quando vimos o desprezo que a Ana nutre por ele desde o episódio da festa quando eles estavam juntos.
Outro ponto interessante foi que o que fez Ana agir foi simplesmente o impulso. Devastada pela separação com a Selma, a personagem se viu perdida e sem um norte, sendo levada e manipulada por quem ali aparecesse. Naquele momento pouco importava quem aparecesse e o que pedisse, com uma mãe maluca, um pai ausente e um coração devastado estava fácil para um manipulador como o Alex aparecer e fazer o que bem quisesse. Veja que ao longo da semana ele foi manipulando a Ana e o Tristán e descobrimos que mais do que uma nota e dinheiro, Alex tem prazer em jogar. Seu objetivo na trama e o que o fez agir foi simplesmente o desejo de colocar as pessoas abaixo de si, brincar com o sentimento humano, poder, tanto que com o dinheiro que extorquiu ele deu uma festa e um presente à Ana. Isso mostra o pouco valor que o dinheiro tinha na sua cabeça, porém tudo tem um preço. A cena desse último episódio onde Tristá o mata foi muito boa e muito poderosa. A explosão de raiva ao ver o jogo acabar fez do professor uma bomba relógio e mesmo no seu leito de morte Alex não reagiu. Para ele o fim do jogo representava o fim de sua motivação, logo a morte não lhe significava nada.
O que me incomodou foi que mesmo entendendo finalmente toda a trama e sua teia de jogos eu não achei convincente. Não consegui ver os episódios e pensar comigo “Ok isso faz sentido, eu me sentiria dessa maneira”. Eu via o Tristan ser chantageado, dar uma grana preta na mão da Ana e no fim do episódio dar risadas com a dupla que o extorquia e o ameaçava perder tudo, isso não era normal. Ver o Alex sendo morto, sei lá, para mim o Tristán deveria ficar feliz, pois o fim do jogo significava sua liberdade, mas não ele vai lá e mata o garoto. Depois a Ana. Pelo que entendi ela finalmente admitiu que ama a Selma e espero que ela tente voltar para a garota. Desde o penúltimo episodio onde ela continua a escrever para a garota que fico imaginando que o que a série mostra é uma construção de um diário da Ana para a Selma e que tudo o que aconteceu partiu do relacionamento das duas. Sei que ela fez o que quisesse, mas sei lá, ainda não achei o suficiente, mas o dela eu ainda aceito um pouco, porque por mais que soe forçado existem pessoas que são facilmente manipuláveis e cujas motivações inexistem.
Do ponto de vista da atuação a Bianca mostrou a cada episódio o seu valor e é sem dúvida o melhor que a série nos ofereceu. Javier Drolas também mandou muito bem com seu Tristán que ganhou uma importância significativa e se tornou um dos personagens principais o que exigiu muito do argentino, inclusive pelo peso da carga dramática que o personagem teria de representar, mas ele se saiu muito bem. Destaco as cenas com a esposa onde se vê nitidamente o seu afastamento e o quanto estava perdido e claro, a cena da morte do Alex. O Rodrigo por sinal não me convenceu. O achei forçado, falando difícil, sem expressar emoções e por mais que o personagem tivesse de fazer algo do tipo, achei que um pouco de sentimento não faria mal mesmo que fossem sentimentos de vilão, palavra que ele bem define à Ana quando explica que todo jogo precisa de um antagonista.
O jogo foi jogado e com a descoberta da Ana, tudo se foi. E agora, como a série irá acabar?
Observações:
– O pessoal da série parece até que leu minha review porque no episódio seguinte à minha crítica do preservativo o Alex pega uma camisinha e a entrega ao Tristán antes da transa. Muito bem!
– Por sinal parabéns à MTV. Uma série difícil, complexa e polêmica. Bem com a cara da emissora, mas que a executou até o momento com muitos mais acertos do que erros. E que os malditos boatos de que ela vai acabar sejam apenas boatos.










