
Eis que, após cinco excelentes episódios, 90210 escorrega feio. Mas sem causar preocupação em ninguém por enquanto.
Spoilers Abaixo:
É normal que uma série tenha episódios ruins. Qualquer uma tem. É verdade que os episódios ruins de algumas séries são melhores que os bons episódios de outras, mas o importante aqui é perceber o quão raro é uma série manter o mesmo nível. 90210 não é diferente disso. Após um começo de temporada primoroso, a série escorrega onde já havia escorregado e onde eu tinha certeza que tinha aprendido com os erros. Infelizmente, ao contrário dos outros, How Much is That Liam in the Window é um episódio fraco.
Feliz por descobrir que não havia contraído o HIV, Dixon corre para corrigir o erro que havia cometido terminando com Ivy, mas ouve da garota que ela precisa pensar. A garota, temerosa pela besteira que fez, conta para a mãe que transou com Oscar. Laurel fica então possessa, já que também dorme com o garoto esporadicamente e o expulsa da casa. Ele então coloca suas mangas de fora e destrói o relacionamento das duas contando a verdade para Ivy. Enquanto isso, Naomi conversa com Silver sobre Cannon e Jen acidentalmente ouve. Ao descobrir sobre o estupro, a irmã mais velha fica sedenta por vingança e pede ajuda para Matthews, que avisa ter visto alguma coisa na noite em que estava bêbado. Além disso, Ade continua com seus problemas com Victor, que segue chantageando a garota. Navid e Silver descobrem que ela esconde alguma coisa e a pressionam.
Começo minha análise pela trama principal, como de costume. Já cansei de dizer que a história de Naomi com Cannon, envolvendo agora Silver é um ótimo arco. Não que isso tenha mudado, mas envolver Jen nessa história soa um tanto quanto estranho. Comentei na review passada que era natural que ela passasse por uma transformação em seu caráter após ter virado mãe, mas não esperava uma mudança tão brusca. É verdade que a princípio ela mostrou o mesmo ódio para com Naomi que anteriormente, mas mudou completamente ao saber que a menina foi estuprada. Pode ser simplesmente o amor faternal falando mais alto, mas é bom lembrar que 90210 não é conhecida por suas excelentes transições para seus personagens. Além disso, a própria presença de Jen na trama me preocupa, já que ela costuma tomar decisões drásticas, e o que esse arco precisa é de bastante cuidado, sendo o mais importante da temporada até o momento.
Enquanto o arco principal continua bem estruturado apesar de ter inserido um elemento preocupante, é impressionante ver o que aconteceu com a ótima trama que se desenhava para Dixon. Serviu apenas para desencadear um draminha familiar que não só é carregado de clichês como se desenha como um arco que será muito explorado. Não tenho nada contra a existências de dramas familiares, pelo contrário, adoro Life Unexpected e a série se baseia justamente nisso. O problema aqui é que a situação é tão boba que chega quase a ser infantil. Não acho que eu gostaria de saber que minha mãe dorme com pessoas da idade de Oscar, mas daí a chamar a mulher de vadia e dar um show em público há uma enorme diferença. É triste pensar que uma situação intrigante que se desenhava virou uma trama fraca e sem sal. Aliás, Ivy tem se tornado uma garota muito sem graça. Pouco sobrou da revoltada menina que entrou na série no começo da segunda temporada. Falta um Liam novamente na vida dela.
Já que falei no antigo “garoto-problema”, vamos ao que deu nome ao episódio, Liam. É verdade que o rapaz passa por um brutal problema financeiro, mas bem que isso poderia ser melhor trabalhado. Não nego que para as mulheres a exibição dele sem camisa deva ter sido uma boa atração, mas para a história em si isso nada acrescentou. Até mesmo ver Dixon e Navid tirando fotos soou como uma forçada tentativa de criar um humor desnecessariamente. E o que dizer de seu novo lar e sua nova “namorada”, a qual nem consigo me recordar o nome? Liam já viveu momentos melhores na série até pouco tempo atrás e espero que esses momentos retornem em breve, até mesmo nessa nova situação vivida por ele, que até que pode ser trabalhada e tornar-se interessante.
Já que meti bastante o pau no episódio, é bom irmos pro que considero o melhor do episódio. Confesso não ter gostado quando Ade se envolveu com Victor e mais uma vez se enfiou em confusão por agir sem pensar. Agora que vejo a trama se desenvolvendo, vejo um bom arco se desenhando por aí. Ade sempre se caracterizou por tomar péssimas decisões em sua vida e agora não poderia ser diferente. Acho interessante uma série que tem adolescentes como público-alvo explorar o lado negro da fama. Muitas pessoas que tem como sonho serem famosas acabam passando por situações parecidas com a de Ade, por variados motivos. Pessoalmente, fiquei com raiva por ela ter decidido continuar na estrada com Victor, mas para a série foi a melhor escolha que o roteiro poderia ter tomado, já que transforma o que era um arco bem babaca em algo promissor.
Enquanto isso, Annie continua com seu projeto de Tarantino, Charles. Ele pode até ter uma história a ser desenvolvida com Liam e provavelmente envolvendo a própria garota, mas o rapaz tem tão pouco carisma que me faz até sentir falta de Jasper, que era um psicopata mas tinha um valor na história. Só não torço para que saia logo da série porque o arco com seu irmão tem grandes chances de dar luz a algo interessante. Além disso, senti muito a falta de Teddy nesse episódio. Achei que o plot dele teria um maior desenvolvimento aqui, mas me enganei, o que não é de forma alguma um problema. Silver também apareceu bem pouco, o que é compreensível, já que a garota não possui nenhum arco próprio em desenvolvimento, algo que deverá mudar em breve, espero.
Sem conseguir repetir o êxito dos primeiros episódios, 90210 comete uma série de erros que pelo menos por agora não preocupa, mas, conhecendo o histórico da série, prefiro aguardar o próximo episódio antes de qualquer coisa. Espero que semana que vem eu possa dizer que meus temores foram em vão.
No twitter: @GabrielOliveira















