
Depois de uma semana fraca, nada como recuperar as energias e fazer um divertidíssimo episódio, que acerta em cheio em sua proposta.
Spoilers Abaixo:
Semana passada comentei que qualquer série tem seus episódios ruins e que desde que isso não se tornasse um hábito esse fato não tornaria essa terceira temporada de 90210 menos boa. Eu tenho a mania de esperar que a série venha com um episódio muito acima de seu próprio padrão de qualidade para compensar o mau momento vivido no anterior, muito embora seja óbvio que uma série não faz episódios ruins de propósito. E 90210 vem com esse I Welcome to the Undies, que se não desenvolve suas tramas tanto quanto em outras ocasiões, se estabelece como um excelente “filler” (explico as aspas mais tarde).
Prosseguindo com sua intenção de ajudar Naomi a dar a Cannon o castigo que merece, Matthews dá a polícia o depoimento em que diz ter visto os dois bêbado na escola na noite do baile e acaba afastado da escola, juntamente com o agressor. Naomi recebe para isso a ajuda de Oscar, que após cumprir sua missão de destruir a família de Laurel foca-se em conseguir mais uma garota para sua coleção. Enquanto isso, Dixon procura consertar seu erro e voltar com Ivy, sem saber que a garota dormiu com Oscar. Além disso, Teddy continua com sua batalha contra seu homossexualismo, tentando ainda voltar com Silver para sentir-se melhor. Ade, por sua vez, continua em sua empreitada rumo ao sucesso e acaba peitando Navid, que disputa um prêmio de liderança com a irritante Harper.
Como de costume, começo minha análise pelo principal arco, o de Naomi, e aproveito para explicar o porquê desse episódio ser um filler entre aspas. Essa história foi a única que realmente teve um desenvolvimento visível, mas como essa é a principal trama da temporada não acho justo dizer que o episódio não acrescentou grande coisa na história, por isso as aspas. Voltando ao que interessa, confesso que cheguei a temer pela entrada de Oscar na trama. Não achei que ele acrescentaria algo produtivo no que eu considero ser o melhor arco de 90210 desde sua estreia, mas felizmente me equivoquei. Não que a entrada dele tenha sido preponderante, mas o fato de ele não causar nenhum estrago e ainda conduzir Naomi a tomar uma decisão importante tornou as coisas mais interessantes. Aliás, essa história ainda está longe de ter um desfecho. Gosto da forma como os roteiristas conseguem estender essa situação sem torná-la cansativa nem abandoná-la em alguns episódios. Além disso, Jen ainda nem entrou na história, e se o episódio esqueceu dela é porque prepara algo avassalador para um futuro próximo. Esse é o motivo pelo qual não senti tanto a falta dela. Cannon deverá voltar ainda, e devo dizer que caso isso não aconteça será muito decepcionante.
Enquanto Naomi luta para superar seu trauma, Teddy luta para provar para si mesmo que não é gay, o que ficou ainda mais difícil após seu pequeno “problema” com Parker. Agora que a escola toda sabe dessa história, o garoto parece ainda mais perturbado. O desenvolvimento dessa transformação do personagem tem sido conduzido de maneira impecável, fazendo com que ele passe lentamente ao seu “estágio final”, que seria finalmente admitir que é gay. Ian, aliás, tem sido uma grande ajuda nisso. As trocas de olhares entre os dois durante o episódio evidenciam o que todos os espectadores já sabem. Além disso, Ian foi uma ótima adição ao corpo de personagens da série. Gostaria de vê-lo mais vezes. Acredito que ele pode acrescentar bastante, muito embora um excesso de personagens seria muito prejudicial ao desenvolvimento das tramas, e 90210 já tem um bom número deles.
Se o plot de Teddy vai muito bem, não se pode dizer diferente da história de Ade e sua trilha para o sucesso. Como já disse, a estúpida atitude da garota trará bons frutos à trama, mesmo que aqui não tenhamos tido um grande desenvolvimento direto da história, apesar de indiretamente termos recebido uma ideia de como as coisas serão. Repare no começo do episódio que Navid nitidamente flerta com a sua vizinha de armário, coisa que ele não faria se tudo estivesse bem com Ade, uma vez que sempre foi bom moço. Além disso, sua disputa com Harper serve de contra-ponto para a decisão de sua namorada. Enquanto ela abriu mão de sua dignidade para alcançar o sucesso, Navid fez justamente o oposto. Para proteger Harper, garota que ele nem gosta (com razão), o rapaz desiste de concorrer ao prêmio e de um grande adendo em seu currículo escolar para fazer o que considera certo. Aliás, a atitude dele tem precisamente a intenção de escancarar ao espectador o paradoxo entre o certo e o errado. A série acerta em cheio ao passar sua mensagem para seu público com esse contraste. Raramente vejo isso em séries adolescentes.
Enquanto alguns arcos funcionam muito bem, continuo sem esperança em Ivy e Dixon. A garota tem mostrado uma tendência ao drama bobo e ele continua com suas enormes cagadas. Os dois tem formado um belo casal sem graça. A garota parece que ainda nçao se recuperou totalmente por ter dormido com Oscar e Dixon se faz de vítima e fica todo nervoso ao descobrir que ela o “traiu”, mesmo sabendo que ele a rejeitou de uma maneira que mesmo que ele quisesse fazê-lo ainda seria maldosa. Enquanto isso, Liam e Silver continuam mais perdidos que turco na Armênia e ainda não encontraram muito rumo nessa temporada. É certo que o rapaz terá um maior destaque quando sua história com Charles for desenvolvida, além de sua trama com Laura até poder ser interessante, embora eu não considere o envolvimento de outro traficante na série como muito positiva. Por outro lado, Silver ainda não recebeu nenhum arco pra ela nessa temporada, o que é estranho, já que ela sempre teve uma importância grande pra série.
Mas nem só de drama vive Welcome to the Undies. Também temos a parte cômica do episódio, que reside na premiação dos Underachievements Awards, os Undies. A série tem sido muito feliz em seus momentos de puro relaxamento. Com apresentação de Annie e Ian, os momentos que envolvem a premiação são muito divertidos e conseguem desviar a atenção do drama vivido nos outros plots. Desde sua primeira temporada 90210 tem mostrado competência em criar momentos em que todos as subtramas são abandonadas para alguns minutos que não acrescentam absolutamente nada, e mesmo assim funcionam muito bem.
Recuperando-se de um fraco episódio de semana passada, 90210 consegue trazer de volta os bons elementos de sua temporada mesmo em um episódio em que não há um grande desenvolvimento de suas subtramas. A série tem conseguido se destacar dentre as demais do gênero e muito dificilmente não garante uma quarta temporada para si.













