
A gincana culinária vai chegando ao fim e a redenção de um dos mais queridos chefs tem seu capítulo final.
Spoilers Abaixo:
Desta vez, “Top Chef” resolveu abraçar mesmo a ideia de gincana culinária. Em provas que tinham como objetivo homenagear os Jogos Olimpícos de inverno (cuja última edição aconteceu dois anos atrás no Canadá), vimos que, até certo ponto, a habilidade culinária dos chefs ficou em segundo plano. Em uma maratona de três provas em que cada vencedor embolsava 10 mil doletas e uma vaga na próxima etapa da final, os chefs tiveram que usar de equilíbrio, força física e muita força de vontade pra chegar num resultado positivo.
Primeiro, Lindsay testinha ganhou o desafio das gôndolas de ski, onde eles tiveram que cozinhar nesses meios de transporte em movimento em meio à altitude das montanhas canadenses. Seu salmão foi o favorito e por pouco Bev não conseguiu superá-la e faturar a primeira vaga. Já o segundo desafio foi um pouco injusto com as mulheres. Os participantes tinham que retirar seus ingredientes de dentro de pedras de gelo enormes para depois prepará-los e cozinhá-los. Pobre Sarah, a gordinha mal tinha forças pra levantar os cubos e jogá-los no chão. E a Bev, então! Toda pequenininha com um picador de gelo tentando, que nem uma maníaca desesperada, tirar aqueles produtos do gelo. No fim das contas, Paul conseguiu a vitória e a última vaga seria disputada justamente entre Sarah e Bev.
Todos acompanhamos o quanto Bev sofreu nesta temporada de “Top Chef”, já que os seus companheiros não davam crédito algum à coreana. Mesmo depois de passar pela repescagem e voltar ao páreo, ela sempre foi vista, principalmente por Lindsay e Sarah, como aquela que não pertencia ao grupo. Então, neste último desafio, onde as duas chefs tinham que atirar em alvos para conseguir seus ingredientes, nunca torci tanto por Bev. Não para que vencesse Sarah, mas para que ela pudesse, de uma vez por todas, provar que é capaz sim e que os outros não devem encarar ela como uma profissional menos digna de estar neste seleto grupo. Bev mostrou que pode fugir da sua zona de conforto na cozinha. Usou sabores de “terra” junto com um peixe, o que acabou sendo uma combinação que surpreendeu positivamente todos os juízes. Mas, infelizmente, seu peixe passou do ponto e a escolhida para a próxima fase foi Sarah. Mesmo com essa derrota, sinto que Bev atingiu seu objetivo. Todos elogiaram sua performance e até sua arqui-inimiga Sarah deu crédito a ela. E foi com lágrimas nos olhos, mas com cabeça erguida que vimos nossa coreana favorita se despedindo da disputa.
Depois do choque térmico, o trio que sobrou se dirigiu a Vancouver e eles tiveram que criar um prato de culinária asiática revezando os trabalhos com três ex-participantes de “Top Chef: Masters”. Sarah ganhou este desafio relâmpago, mas isso se deu mais pelo fato de que Paul e Lindsay erraram na execução dos seus pratos do que por mérito próprio. E, após esse aperitivo, o último desafio de eliminação foi lançado. E que desafio, viu? Criar um prato com elementos quentes e frios E criar um cocktail para acompanhá-lo, além de servi-los para 150 pessoas. Como a própria Lindsay disse no episódio, o conceito de quente e frio na culinária pode ser variado, podendo se referir ao tempero, à textura ou mesmo à própria temperatura, então este não era um desafio tão simples assim.
É engraçado ver que todos os pratos tiveram suas falhas e nem Paul foi unanimidade desta vez. Na minha opinião, o prato de Sarah teve a pior de todas as falhas, já que ela serviu um sformato (tipo de mousse) congelado. Mas, os juízes provaram os pratos dos participantes, então vou acreditar a decisão deles de tirar Lindsay em vez de mandar a gordinha irritante pra casa. E após todas as despedidas, vemos os finalistas desta nona temporada de “Top Chef” lado a lado e (sério!) tem alguém torcendo pra Sarah?!?! Hoje a grande final será exibida nos EUA e prometo que o texto vai ser publicado no site no máximo até sábado. Go, Paul!
Em Tempo de Torcida: Sério mesmo! Alguém torce pra Sarah?
Em Tempo de Retornos: Quem serão os concorrentes antigos que serão escolhido pra ajudar os chefs finalistas? Seria legal ver rostos de temporadas passadas.













