
Nada funcionou neste episódio. Nada.
Spoilers Abaixo:
Quem acompanha as minhas reviews de Supernatural deve ter percebido que estou pegando leve nessa 6ª temporada. Deixei de lado a decepção com a série e a expectativa do que ela poderia ter sido e vejo Supernatural esperando apenas 40 minutos divertidos. Mas, não há como pegar leve ou defender o episódio desta semana. Foi péssimo, foi chato e nada no episódio funcionou.
Eu avisei que Supernatural não deveria se levar tão a sério. Se pararmos para analisar a temporada, os episódios leves e descompromissados, os famigerados fillers, foram o melhor até agora, um bom exemplo disso é o episódio de semana passada, que apesar de ter conexão com um dos arcos da temporada, só tocou na questão nos momentos iniciais e no final do episódio. A trama central não empolga. Até consigo comprar a ideia da guerra civil no Céu, mas mãe de todos os monstros? É complicado. O plot é fraco – explica uma parte da mitologia que não precisava e não deveria ser explicada – e a tal mãe de todos não me pareceu uma grande personagem que tornaria possível relevar os meus problemas com a trama. É verdade que o episódio mostrou muito pouco, mas ela impressionou alguém? Eu tinha esperança que a tal mãe fosse como Lilith, realmente assustadora, ou pelo menos creepy. E pelo que vi, não será o caso.
Tenho uma implicância incontrolável quando um determinado episódio me lembra muito algo que vi ou li em outro lugar. O meu problema não é com a reciclagem de ideia, porque fosse esse o caso eu veria pouquíssimas séries, o que me irrita profundamente é a série seguir uma trama que eu já acompanhei antes e não acrescentar nada a ela. Acho que quem assistiu Arquivo X sabe onde eu quero chegar. Parasitas que causam agressividade foi tema de um episódio na primeira temporada da série ainda no inicio dos anos 90 e, dez anos depois, Supernatural só fez repetir a trama de tensão e suspeitas entre os personagens sem o fator claustrofóbico que ajudou bastante em Arquivo X.
Quanto à matança desenfreada para falar a verdade eu não me importava com nenhum deles e não acreditei por um segundo que os roteiristas de Supernatural teriam coragem de matar o Bob, então não teve muito impacto. Se tivesse que dizer algo positivo seria que as três mortes realmente me pegaram de surpresa, mas não sei se isso foi mérito ou conseqüência do péssimo roteiro. Agora me expliquem uma coisa, para que trazer o Samuel de volta? Ele não contribuiu em nada para a história e morreu em um episódio idiota, sem falar que a volta do personagem e as motivações dele foram muito mal explicadas. Sinceramente não sei qual a pior opção: o Samuel estar morto de verdade e a volta dele ser uma imensa perda de tempo ou assistir ele voltar dos mortos mais uma vez.
Para terminar e provar que nada funcionou (ao menos para mim) no episódio, todo aquele mistério sobre o passado do Bob não poderia ser menos interessante. Os roteiristas ficaram jogando pistas sobre a questão para atiçar a curiosidade de forma tão descarada e ineficiente que deu até pena.
É triste que depois do excelente episódio de semana passada, Supernatural tenha retornado com um episódio tão medíocre. O que me preocupa é que em nenhum momento da temporada a trama principal empolgou, com o season finale chegando me pergunto se em algum momento ela vai empolgar.















