
Esta temporada começou com promessas de um desenrolar digno e épico para nosso herói Clark Kent. Junto disso, tramas que se fecharão para um final que valha todos os dez anos de exibição da série. Este Season Premiere mostrou o poder de um episódio bem planejado, mesmo com clichês e errinhos dignos de Smallville. Something dark is coming…
Spoilers Abaixo:
O cliffhanger da nona temporada foi maravilhoso, deixando os fãs ansiosos para saber o que aconteceu com Clark ao cair da torre onde lutava com Zod. Infelizmente a resolução do mistério não foi tão interessante quanto eu esperava. Cá entre nós, Lois ter achado Clark foi fail, mesmo que necessário para confirmar o que a repórter já havia descoberto na temporada anterior: Clark é o Blur.
Esquecendo essa primeira parte, a trama do episódio foi centrada na morte e ressurreição de Clark, introduzindo o tema principal da temporada: o lado negro de nosso herói e o poder destrutivo que este possui.
Para quem acompanha a série e os quadrinhos do Superman isso não é novidade, mas confesso que estou animado para o que virá. Será uma besteira imensa se os roteiristas destruírem a boa expectativa em volta desta temporada.
E falando em temporada final, essa décima será o fim para todos os fãs de Smallville. Serão nossas últimas aventuras, choros, gritos e aborrecimentos com as tramas que rolam nos arredores de Metrópolis. E dessa vez os roteiristas decidiram reassistir as primeiras temporadas para finalizar a série com várias referências ao início. E a coisa tem chances de dar certo, como deu neste primeiro episódio.
Agora falando dos outros personagens, lembram do que eu disse, no review de 9×21 Salvation, em relação à Tess Mercer não estar morta? Pois é, caros veteranos de Smallville, mais uma vez tivemos a falsa morte de final de temporada que se resolve no início da próxima. Um clássico da série. #ironiafeelings
Nossa aprendiz de vilã e potencial substituta de Lex Luthor, Tess, acordou em um laboratório, depois de ter sido seqüestrada pela velhinha que ainda não sabemos exatamente quem é, e viu-se curada da queimadura de meio rosto que o obcecado Zod deixou-lhe de lembrança. E que laboratório é esse? (Clima de tensão no ar…) Cadmus Lab, lá da primeiríssima temporada, que Lex comprou depois de enganar Victoria, a primeira das várias bitchies que queriam tomar-lhe o império Luthorcorp. Ponto para os roteiristas saudosistas. (Sim, com rima).
Nos quadrinhos, o Cadmus Lab é um laboratório de clonagem envolvido na ressurreição de Clark, depois de sua morte pelas mão de Doomsday. O laboratório também está relacionado com Darkseid e Lex, o que nos dá muita coisa a pensar.
E falando em Lex, neste episódio tivemos a participação indireta do vilão mais foda da série. Tudo começa com uma história de clones feitos do DNA de Luthor e que serviriam para curar o mestre. Sabe-se lá para que ainda estavam no laboratório, mas tivemos uma mostra do legado que o vilão construiu. Ainda não sabemos se Luthor realmente morreu, como disse sua cópia 20 anos mais velha, ou se está vivo, como anunciava o jornal nas mãos da Lois do futuro, lá no season finale. Existe a chance do Lex presidente dos EUA ser um clone bem-sucedido do vilão. Vamos ver o que acontece.
Ainda dentro da trama Lex Luthor, tenho que confessar que foi ridículo escolherem outro ator para interpretá-lo. Pena que ao criticar este ponto eu entre num beco sem saída. Os produtores chamaram Michael Rosenbaum para o papel, mas ele se recusou a voltar. Que revolta é essa, hem Michael? Volta aí, por favor. Pelo menos para finalizar a série com chave de ouro. Fica aqui a prece!
No fundo o papel de Lex Luthor neste episódio serviu para relembrar o passado da série, quando Clark estava crucificado com a letra “S” enorme no peito, um colar de kryptonita no pescoço e é salvo pelo vilão. Foi uma ótima referência ter Lois no lugar de Clark. O clichê da donzela em perigo.
Teremos uma temporada obscura e feita para resolver as pendências de Clark em relação ao seu destino. Os diálogos em relação a esse assunto no episódio foram bons e acredito que o tema está sendo bem desenvolvido. Tivemos Jor-el, Lex Luthor e Jonathan Kent envolvendo-se na discussão e presenteando os fãs com ótimos momentos.
E quando entram em pauta as questões do destino, Dr. Destino não poderia faltar à discussão, já que é graças a ele que temos a quase certeza de que Lex está vivo (lembram do especial Absolute Justice?). Também é graças ao Destino que talvez teremos o fim dark da diva geek Chloe Sullivan.
Depois de Oliver ter sido encurralado por seres que não sabemos ao certo o que são, a loirinha fica preocupadíssima e resolve recorrer ao mais perigoso dos recursos: o capacete do Dr. Destino. Confesso que achei que ela ficaria louca e esqueceria tudo que aconteceu até agora, mas Chloe viu mesmo seu destino e se encaminhará a ele.
Ficarei revoltado se os roteiristas não criarem um final digno para a personagem que, sem sombra de dúvidas, é a mais bem desenvolvida de toda a série.
Não tive como não chorar com aquela música e cena em câmera lenta em que a loirinha se entrega por Oliver. Foi tristíssima e me deixou de peito apertado.
O que resta saber agora é quem são os caras que seqüestraram Oliver e o que exatamente eles querem. A temporada está aí para nos responder essa dúvida.
Outra dúvida também é o que Lois irá encontrar lá na África. Já sei de alguns spoilers, mas não quero adiantar nada. Novidades interessantes vêm por ai.
Não posso deixar de comentar o constante senso de humor de Lois. Ah, como isso faz falta. Quatro meses sem ouvir e ver os momentos hiários de nossa repórter geram uma abstinência e tanto. Ainda bem que o retorno foi ótimo. Ou quem não riu com a repórter provocando Clark ao falar do beijo com o Blur? Ou até mesmo o truque da caneta jogada debaixo da mesa? Bom, o fato é que Lois Lane arrasa.
Para o fim deixei o comentário sobre o vilão da temporada. Está confirmado. Será Darkseid para antagonizar com Clark Kent e intensificar o clima negro da fase final da série. Só espero que os efeitos do vilão sejam melhores que os mostrado nesse episódio.
Concluindo, o episódio foi satisfatório para um retorno de temporada e apresentação do que estar por vir. Agora, mais uma vez, é hora de cruzar os dedos e rezar para que a história continue interessante.
P.S. O que foi aquela cena do Clark salvando Lois Lane e depois correndo para pegar o globo do Daily Planet? Era óbvio que ele conseguiria. Roteiristas, por favor estudem as leis da física. Era impossível Clark ter pegado um impulso daqueles e só amassar parte do capô do carro.
P.S. 2. Tess Mercer e Alexander, clone criança de Lex Luthor, parecem que irão render uma boa trama.













