
A nova animação da Disney XD funciona perfeitamente como uma extensão do filme.
Spoilers Abaixo:
É incrível como a Disney vem investindo no universo Marvel desde que comprou a mesma, lançando diversos filmes, séries animadas e também série no formato de live-action com a chegada em breve de Agents of S.H.I.E.L.D., previsto para setembro, e mais especificamente dentro deste universo, a companhia vem investindo pesado no grupo Vingadores e na agência de espionagem lideradas por Nick Fury. Além dos filmes que foram e serão lançados (sempre para preparar terreno para Os Vingadores), tivemos no ano passado um re-boot intitulado The Ultimate Spider-Man, em que traz um novo recomeço para o herói aracnídeo fazendo parte da SHIELD, além de animações do Iron Man, além de uma nova animação do Hulk, a ser estreado em 7 de julho, intitulada Hulk and the Agents of S.M.A.S.H. juntamente com a série acima citada a ser estreada.
Dentro deste contexto, a Dinsey XD acaba de lançar o piloto de uma nova animação intitulada Avengers Assemble, que traz basicamente a mesma formação vista no longa-metragem com exceção de Nick Fury, que neste piloto só faz uma ponta, e com o acréscimo de Sam Wilson, o Falcão. A princípio, pelo que se pôde notar, a animação vem para fazer uma ponte entre o filme e o futuro do grupo, já que mesmo que de forma indireta, eles citam acontecimentos do longa, como, por exemplo, as constantes brigas existentes entre os integrantes.
Um aspecto que fica claro neste piloto é que a série animada vai sim ter um apelo infanto-juvenil, de modo que cenas excessivamente violentas ou sanguinolentas estão de fora, prevalecendo cenas de ações sem tanta pancadaria, com bastante espaço para diálogos. Em paralelo, algumas características trazidas do filme se fazem presente, como a personalidade dos heróis (a maioria pelo menos, já que ainda senti falta de todo o sarcasmo do Stark), os conflitos entre eles, como quando Hulk e Thor brigam entre si, reavivando a disputa entre eles já lá nos filmes, e até mesmo a aparência deles lembram de certa forma a fisionomia dos atores, ou no caso do Cap. América, seu uniforme. Outro ponto que não ficou de fora neste piloto foi o tradicional senso de humor dos heróis, apresentando diversas escapas cômicas, principalmente com o Gavião e o Hulk.
Apesar das fortes semelhanças, existem também as diferenças. A principal que se pode notar, pelo menos neste The Avengers Protocol Part I está no personagem do Hulk, que além de não ser tão grande como nos filmes (comparem a proporção dele em relação ao Thor, por exemplo, no filme e nesta animação), mas acima de tudo, ele se assemelha mais ao Hulk dos quadrinhos pois ele consegue falar e pensar, se mostrando um ser monstruoso mas racional, característica que se mostra um pouco negligenciada quando se trata dos filmes que envolvem o Gigante Esmeralda, já que ele só balbucia algumas coisas e grunhe o tempo todo.
A narrativa foi demasiado acelerada, muitas vezes atropelando os acontecimentos do episódio. Tudo bem que a duração é de apenas vinte minutos, mas como se trata de um episódio que terá continuação, acredito que a narrativa poderia ter sido um pouco mais cadenciada. Um fato é que não houve a tradicional apresentação de personagens, pois como já dito mais acima, a animação se aproxima bastante do filme, e os produtores partiram do princípio de que o espectador já conhece os personagens, até porque a maioria deles dispensa maiores apresentações, a não ser, talvez, pelo novato Falcão, que pode ser o menos conhecido do público. Mas justamente por ele ser o novato, sua origem pode ser mais bem explicada no desenvolvimento da temporada.
O vilão já trago nesta series premiere foi ninguém menos que Red Skull, muito bem interpretado vocalmente por Liam O’Brien, figurinha carimbada principalmente em animes e games. Claro que o vilão não podia fugir muito do cartunesco, do maquiavélico, se enquadrando no tipo clássico de “vilão de quadrinhos”, porém suas motivações, embora ainda egoístas, vai um pouco além do clássico “dominar o mundo”, “vingança contra o herói” ou mesmo a maldade pura e simplesmente. Tony Stark se surpreendeu ao descobrir que Red Skull ainda está vivo, mas Jarvis garantiu que é ele mesmo, de modo que espero que explique como ele conseguiu sobreviver.
Outro vilão que deu as caras, como comparsa de Red Skull foi M.O.D.O.K, ou simplesmente MODOK, que vem mais para complicar a vida de Stark, já que ele, como um tecnopata, pode arruinar os brinquedinhos do Avenger menos modesto de todos. O vilão foi temporariamente derrotado, mas conseguiu escapar junto com Red Skull no último momento, deixando o cliffhanger para a parte dois.
Por se tratar de uma animação, mais ainda por ser voltada para o público infanto-juvenil, Avengers Assemble traz poucas (ou nenhuma) cena de violência explicita, sem sangue ou mortes (mesmo os tiros de armas são lasers, não balas de verdade), mas pode ser encarado como uma proposta interessante, ainda mais se pensarmos que a Marvel é um universo, e como tal, mesmo esta animação não deixa de estar interligada com outras mídias recém criadas, principalmente como os filmes lançados recentemente, e tem muita coisa legal que pode (e deve) ser explorada.
Em tempo 1: O vilão M.O.D.O.K. que aparece no episódio é acrônimo de Mental Organism Desinged Only for Kill, ou, em português, Organismo Mental Desenvolvido Apenas para Matar. Ele é líder do instituto IMA, que aparece no filme Homem de Ferro 3.
Em tempo 2: Sam Wilson, o Falcão, já foi ajudante do Red Skull mas se voltou contra o vilão e passou a trabalhar junto com o Capitão América. No episódio, ele demonstra admiração pelo herói, mas está associado ao Tony Stark, tanto que o mesmo havia preparado para ele a armadura War Machine, mas ele preferiu usar seu traje de Falcão, pois, segundo Wilson, é mais legal.
Em tempo 3: Frase do episódio: “Arrogante e teimoso. Você dará um ótimo vingador”. Jarvis sobre Falcão.
Em tempo 4: A estreia oficial de Avengers Assemble será dia 07 de julho.










