
A pergunta do título deste texto sempre me é feita quando falo para alguém que assisto Smallville. Respondem-me com aquele: “AINDA?”, cheio de incredulidade.
Agora é hora de responder essa pergunta formalmente, digamos.
Conheci Smallville em 2005, quando estava na oitava série, e Harry Potter estava no auge (próximo do lançamento de o Enigma do Príncipe no Brasil). Nessa época eu tinha uma televisão de 14 polegadas com TV a cabo em meu humilde quarto e numa sortuda tarde sonolenta, depois da soneca, liguei na Warner.
Estava passando um ‘filme esquisito’ que eu não entendia. No outro dia, no mesmo horário, estava passando ‘o filme’ novamente, mas com uma história nova. Eis que aos poucos fui me interessando, pesquisei na internet e descobri ser um seriado. Depois disso não perdia um capítulo sequer da reprise durante as tarde e dos episódios inéditos nas terças à noite. Começou minha obsessão pela série. Customizei cadernos, imprimi guia de episódios, lia sobre o Superman, brigava para assistir TV e tantas outras coisas de fã.
Smallville iniciou-me no mundo das séries e por isso ela é tão especial. Nos momentos de confusão de minha pré-adolescência encontrei refúgio nos personagens e tramas da série. É por isso que meu episódio preferido é 2×08 – Ryan, quando Clark é mais do que um irmão para Ryan. Eu queria ter um irmão daqueles. Gostava do romance conturbado entre Lana e Clark e o amor não correspondido de Clhoe por ele. Também gostava dos novos poderes que iam aparecendo. E, claro, dos freaks da semana.
Fui com todo empenho até o fim da quinta temporada. Tinha os boxes e tudo o mais.Depois disso, parei de ver. Primeiro por não ter mais TV a cabo, segundo por não ter pc em casa. Tenso. Mas quando ganhei meu notebook, voltei com tudo e assisti os episódios atrasados.
Confesso que desanimei muito com a trama, tive intensos impulsos de largar a série, mas fiquei receoso. Afinal, Smallville foi minha primeira série. Não tem como abandonar ela assim. Se eu não consegui abandonar Heroes, imagina abandonar a minha série preferida? Inviável.
Concordo com os série maníacos que dizem que Smallville já deu o que tinha de dar, que agora está forçado e tudo o mais. Sim, os roteiristas vieram enchendo linguiça por muitas temporadas (sexta, sétima e oitava). Mas para minha maravilhosa surpresa, e de muitos outros fãs como eu, a nona temporada começou e está bem construída. É claro que continuamos a ter episódios que se retirados da trama não fariam diferença alguma, mas como não fazer isso com uma temporada que possui mais de 20 episódios?
Smallville está em sua era de prata, com super-heróis aparecendo mais e mais e o Universo DC convergindo com a série de forma mestral. Tudo caminha para a formação da Liga da Justiça e Clark assumir-se como Superman.
Smallville também me fez ter vontade de ir além, ler HQ`s do Superman, ver os filmes, discutir teorias, etc. Indo além, comecei a entender as grandes referências feitas dentro da série, que são momentos maravilhosos.
Meu histórico com a série, descrito acima, serve com resposta para o título. Ainda assisto Smallville porque tenho um sentimento de saudosismo, como um filho que não quer sair da casa dos pais ou como um fã que mesmo sabendo que a história tem falhas, continua a ter esperanças de que a coisa melhore. E nós, fãs de Clark Kent e seus amigos, estamos vendo uma parte destas esperanças tornarem-se realidade. Embora ainda existam muitas falhas.
E estou escrevendo tudo isso porque minha série favorita foi renovada para a décima temporada. E junto com esta renovação um alívio ao sentimento de que logo estaremos órfãos. Completaremos dez anos de série, dez anos de aventuras, acertos e muitos erros. Tudo indica que será o fim e espero que assim seja.
Espero também que com a nova temporada os roteiristas consigam fechar bem a trama e satisfazer as expectativas dos fãs que desde o primeiro episódio esperam o grande destino de Clark Kent: TORNAR-SE SUPERMAN.
E você, leitor e fã de Smallville, por que ainda assiste a série?













