O Série Maníacos já tem um certo tempo de vida e já publicamos muita coisa legal anteriormente. Porém muita gente passou a nos conhecer apenas recentemente e nosso alcance é bem maior hoje em dia do que na época. Pensando em tudo isto, pensamos que seria legal publicar novamente alguns destes textos antigos para trazer certos assuntos a pauta novamente. Espero que curtam a idéia e este meu texto de 2008.
Você se lembra dos 10 anos que passou acompanhando Friends? Ou dos nove anos acompanhando Arquivo X? Cresceu junto dessas séries, aprendeu com elas no seu dia a dia. Elas fizeram parte de sua vida, fazem parte de nossas vidas. Muitos eram adolescentes quando começaram a ver e acabaram já adultos, casados e com filhos (outros não, mas aí fica menos dramático).
2010. Um cara que sempre ouviu falar de Friends, que era ótima, das melhores comédias já feitas e etc. Ele resolve comprar o Box com todas as temporadas da série (Tá, mais provável que faça o download de tudo). Ele vicia tanto no seriado que consome todos os episódios em apenas duas semanas. Fica apaixonado e começa a ver as comédias atuais de outra forma. Também entra num pequeno processo de depressão pós ver série-foda-que-já-acabou.
E o que eu gostaria de discutir nesse post começa a ganhar forma, está claro já para alguns. É a forma como vemos as séries. A experiência de assistir ao seriado, nos dois exemplos acima, é igual? A forma de enxergar a série pode ser a mesma? O impacto consegue ser igual para os dois? A importância da série é igual para os dois?
Gostaria de ler as opiniões de vocês. Eu acho que a experiência deles ao assistirem o seriado é totalmente diferente, a forma como vêem é diferente, o impacto é diferente e a importância do seriado é diferente para os dois. Sempre achando que quem acompanha a série por anos leva a vantagem. Mas não vejo problemas em fazer uma super maratona para conhecer um seriado desses. É algo saudável e que incentivamos no site. O meu problema é a sede para falar que conhece determinada série, assistir só por status e para dizer que já viu, sem absorver muito o que elas têm a dizer.
Eu já fiz um mix destas experiências e muitos também já devem ter feito. Com How I Met Your Mother, eu fiz uma maratona com a primeira temporada e consegui chegar na exibição americana, que estava no meio da segunda. Já nesses casos acho que a experiência é praticamente a mesma de uma pessoa que acompanha desde o começo.
Existem outros casos mais leves sobre o assunto. Como, acompanhar pela internet ou acompanhar na TV? E os que vêem só depois que já temos toda a temporada disponível? E os que só vêem as séries por DVD? Mas aí já são conseqüências do mundo atual e todas as suas alternativas e a falta de tempo para acompanhar os seriados em determinado horário. Nesses casos é só uma questão de como irá se adaptar para conseguir ver todos os seriados que gostaria.
Fiquei pensando sobre este assunto um tempo atrás e resolvi compartilhar com vocês, acho que é um tema interessante. Mas me digam vocês. E comentem se tiverem alguma opinião ou história para contar. Até a próxima.











