E alguém teve coragem de falar algumas verdades na sala de reuniões.

Spoilers Abaixo:

Agora já dá para dizer que o Aprendiz engrenou. Depois de uma primeira metade sofrida, o programa segue acertando nas tarefas, na edição e, principalmente, na sala de reuniões.

Indo por partes, chegou a hora da tarefa da Dolce Gusto. Desta vez, o objetivo das equipes era criar um estande natalino, cada uma em um shopping da capital paulista, para convencer consumidores a comprar as máquinas de café da Nestlé. Eu, que a esta altura já sou fã de carteirinha da Vetor, fiquei apreensivo com o nervosismo da Bruna já antes de o João Dória questioná-la, mas também achei legal o fato de ela não se envergonhar disso. E, com toda a suposta autoconfiança de Janaína, as equipes partiram para a luta.

Vanguarda

Completamente desestabilizada, a dupla composta por uma apática Janaína e uma agressiva e desesperada Suelen não deu o menor sinal de que tinha chances de vencer. Brigaram, investiram pouco no projeto e não demonstraram garra em momento algum.

Apesar de mal executada, confesso que até achei bacana a ideia da Suelen de fazer o estande parecer uma caixa de presente. Mas a parte positiva do trabalho da dupla parou por aí. O espaço ficou simples demais e muito pouco atrativo. Sem informação alguma sobre os produtos e sobre a marca, o que vimos foi um show de mau atendimento e despreparo. As cenas com Suelen dizendo que a quantidade de água aumentava a qualidade do cappuccino e se enrolando para explicar os pontos do plano de fidelidade da empresa chegaram a ser cômicas.

Vetor

Tivemos aqui uma bela combinação dos talentos do trio. Renata teve ótimas ideias durante o planejamento, que Daniely captou e adaptou perfeitamente para o contexto do projeto da equipe, criando um espaço aconchegante. Já a líder Bruna esbanjou segurança e simpatia enquanto vendia a marca no estande. Achei a roupa do Papai Noel bem meia boca, confesso, mas foi bacana ter o velhinho lá para chamar a clientela, e a preocupação das meninas em orientá-lo para que ele também desse informações aos interessados merece elogios.

Ao menos aos nossos olhos, diante do que foi oferecido pela edição, constatou-se um verdadeiro massacre nesta tarefa. No fim das contas, o resultado era óbvio: a terceira vitória consecutiva das garotas da Vetor.

Todos os erros de Suelen e Janaína foram muito bem explorados na sala de reuniões, mas o que realmente chamou minha atenção foi a postura das duas. Janaína praticamente aceitou passivamente ser esculachada pelo apresentador e seus conselheiros, e reagiu apenas quando Suelen passou a detoná-la para se safar, como de praxe.

Então, depois de mais uma sessão de tortura psicológica e assédio moral de João Dória e Carla Pernambuco, Suelen me surpreendeu positivamente. Não permitiu que Carla interrompesse sua explicação para esculachá-la e falou para quem quisesse ouvir sobre sua insatisfação com o tratamento dado aos participantes durante as salas de reuniões. Nunca gostei do comportamento da Suelen no programa, e em outras edições não daria razão para um chilique como esse, mas tenho que dizer que fiquei feliz de ver alguém se cansar de ficar baixando a cabeça e enfim mostrar aos dois que humilhação tem limite. A coisa desandou um pouco quando ela se descontrolou e começou a chorar, mas aí o recado já estava dado. O curioso foi que quem mais se irritou com isso foi Cláudio Forner, o único dos três que praticamente não tinha responsabilidade sobre o ocorrido.

Tivemos mais lições de moral de Dória, mas, diante de tudo o que a edição nos mostrou não havia dúvida: Suelen foi demitida. E Carla Pernambuco, que há algum tempo vinha pedindo a cabeça dela, saiu satisfeita. Agora, Bruna, o alvo preferencial da conselheira, que se cuide.

Em minha opinião, Suelen foi o grande elemento desestabilizador da Vanguarda. Se ela tivesse sido demitida anteriormente, acredito que Rodrigo, Maria Fernanda e Janaína teriam tido alguma chance contra as três meninas.

Agora, minha maior curiosidade é: quem fará dupla com Janaína na próxima prova? Acho que Bruna e Daniely juntas seriam imbatíveis, mas uma zebra causaria a demissão certa de uma delas. Por isso, prefiro que cada uma esteja em uma equipe para aumentar as chances de que ambas cheguem à final. Por mais que minha torcida já seja da Bruna, acho que ambas já provaram que são merecedoras do prêmio, mas sabemos que, nessa reta final do programa,  qualquer erro pode ser fatal.

Artigo anteriorTop Chef: Texas – 9×06: Higher Steaks
Próximo artigoHawaii Five-0 – 2×11: Pahele
Guto Cristino
Guto Cristino é engenheiro químico, jornalista e administrador. Nessa salada toda, o tempero constante é a paixão por séries e por Christina Aguilera, sempre presentes em seu cada vez mais curto tempo livre. No Série Maníacos desde 2011, é especializado em cretinice televisiva, com foco em novelões e realities, mas garante que vê série boa de vez em quando.