Sim, House ganhou uma espada. Bom pra ele, que a 5 episódios do fim da temporada, acaba de ganhar um inimigo.

Spoilers Abaixo:

Comecemos pelo óbvio: não tem nem como comparar este episódio com o da semana passada. Seja pela diferença na própria fórmula – visto que Lockdown foi um episódio completamente atípico – ou mesmo por questões da qualidade do roteiro, muita gente saiu decepcionada com Knight Fall. Isso é até compreensível, mas nem por isso o episódio foi um lixo como já li gente dizendo por aí. Larguemos as comparações e vamos ao que interessa.

No review anterior já destacamos que era questão de tempo até Wilson se envolver novamente com sua ex-esposa. Pois é, mas ninguém esperava que isso fosse acontecer tão cedo. Por essa pressa na introdução de Cynthia Watros na história, a impressão que fica é que o arco dela vai durar até (pelo menos) o fim da temporada. Ao que tudo indica, Sam terá esses 5 episódios para ser desenvolvida com bastante cuidado, e é justamente por isso que cravei no início de post que ela será, sim, uma inimiga pra House. Ou alguém aqui é inocente e acredita que a personagem dela caiu assim, literalmente do nada, pra ser a nova amiguinha do Doutor Rabugento? Por favor.

Mas dessa vez a produção vai ter que tomar cuidado: já tivemos um fim de temporada exatamente assim. Foi quando Wilson começou a se encontrar com Amber que a ruína de House começou (ou pelo menos passou a ser mais forte). A audiência já viu essa história uma vez, e duvido que alguém vá se animar se a história seguir para o mesmo caminho. Confio plenamente que vão saber sair dessa, até porque, de finais de temporada a equipe de House entende.

E parece que já está tudo encaminhado para tal. Na semana passada fiz questão de ressaltar, até mesmo com uma imagem no post, que as angustiantes dores de House estão gradativamente voltando. Se alguém não percebeu daquela vez, no episódio de hoje ficou bem explícito que o Dr. está novamente passando por problemas difíceis. A diferença dessa vez é que o remédio que ele toma não dá nenhuma ‘onda’. House não tem nenhuma ‘fuga’ para a dor. Sendo assim, aonde ele irá procurar conforto já que não tem mais onde se apoiar? Essa é a pergunta que não quer calar. E, vejam só, é justamente nesse cenário que Sam aparece, justamente para disputar atenções com aquele que poderia apoiá-lo em um momento de maior dificuldade… alguém duvida que o terreno está armado? Cara, isso vai ser grandioso.

E agora me dei conta que até o momento não comentei sobre o caso da semana. Porque? Simplesmente por que ele foi mal aproveitado. Tivemos, ao fim do episódio, a comparação entre o sentimento do cavalheiro e as atitudes do Wilson, ambas arriscadas e irracionais (ok, isso tudo foi um eufemismo pra dizer que os dois foram plenos idiotas). Mas isso foi tudo que a história aproveitou, nada mais foi usado. Acho que a produção esqueceu que seu ator principal é na verdade um britânico de carteirinha… poderíamos ter tido mais cenas envolvendo House na tal feira, que não fossem uma simples aparição no final do episódio com o médico vestindo uma roupa diferente da que estamos acostumados. Uma pena mesmo.

Sobre o caso em si, pouquíssimo de interessante. O uso de anabolizantes combinado com os preceitos morais só nos ajudou a comprovar, mais uma vez, que o cavalheiro era um idiota. E pior ainda, um hipócrita. Mas me permitam abrir um parênteses: não poderia deixar de citar aqui o tamanho do desconforto que eu sentia toda vez que olhava para aqueles olhos vermelhos do paciente. Não sei se foi só comigo, mas a cada cena lá estava eu esfregando minhas vistas, parecia que alguém tinha me soprado um quilo de areia nos olhos. Urgh.

Voltando ao que interessa, a chegada de Sam foi a desculpa da semana para envolver House em uma situação cômica. Confesso que ri alto quando House chegou no restaurante acompanhado do travesti, e mais ainda quando ele/ela abriu a boca e saiu aquele vozeirão de Ivete Sangalo acordando no meio da noite. Uma pena que Wilsom e Sam se entenderam com a figura, senão teríamos algumas outras situações engraçadas também. Dessa vez o plano de House não deu certo.

Porém, mais interessante ainda foi a conversa na mesa de jantar assim que Wilson se fez ausente. Todo o jogo, toda a encenação que House fez lhe foi útil para tirar do amigo a suspeita de inimizade com sua namorada, inimizade esta que rapidamente foi recolocada à tona, quando o médico resolve abrir o jogo para a nova rival. House reconhece o tamanho do sofrimento que Sam já trouxe ao seu amigo, e deixa claro que fará de tudo para evitar que isso aconteça novamente. Não se enganem pela cena onde House joga o arquivo confidencial dela no lixo. O sorriso sarcástico e demoníaco que o médico vestiu enquanto proferia os piores xingamentos deixou bem claro que estamos à beira de uma guerra. E ninguém ganha de House numa guerra. Ninguém.

Artigo anteriorSmallville – 9×17: Upgrade
Próximo artigoGlee – 1×15: The Power Of Madonna