Depois desta semana, nos resta questionar: será que há justiça no Aprendiz?

O assunto “falta de ética” já precisou ser abordado em várias temporadas do Aprendiz, sempre gerando demissão. Na quarta temporada, Eduardo Rodrigues foi massacrado por Justus em uma sala de reunião por ter sugerido “ficar com 100zinho no bolso pra molhar a mão do fiscal” enquanto sua equipe realizava uma ação não autorizada nas ruas de São Paulo. Na sexta temporada, João Granja foi brutalmente atacado por Justus por ter questionado a ética do programa em relação à decisão de quem venceu a prova. Na oitava temporada, tivemos um caso terrível de falta de ética envolvendo Rogério Correa, Renata Tolentino e a musa Elvira Viedma <3. Só Rogério foi demitido em razão do ocorrido – e eu não superei isso até hoje!

O que esses três casos têm em comum? Simples. Até onde sabemos, todos eles foram provocados pelos próprios participantes. Não houve uma provocação da produção no sentido de tentar incitar um comportamento antiético.

Infelizmente, a atual temporada não permite mais que o Aprendiz se vanglorie disso. Assumidamente, na tarefa de número 10, a produção provocou os aprendizes para que eles saíssem da linha – e o pior, fizeram isso com uma única equipe, deixando o caminho livre para a outra e ferindo um princípio básico desse tipo de programa, o tratamento igualitário para as equipes. Como se não bastasse, a tarefa 9 ainda contou com uma demissão que estou tendo muita dificuldade de digerir, por inúmeros motivos. Então, uma coisa de cada vez, e comecemos pelo início.

9×09: A Supremacia Dória

O título deste episódio tem um motivo óbvio: em ambas as equipes, só deu aprendiz do João Dória se destacando e roubando todos os holofotes. Renata e Solano deram um verdadeiro banho nos pupilos de Roberto Justus e acabaram mostrando que não está lá para serem subestimados.

A tarefa em si envolvia uma delícia chamada Kit Kat e uma campanha da Nestlé para sua linha de chocolates (fico chocado por saber que precisa fazer propaganda disso), que envolveria três etapas. 1) Realizar uma intervenção urbana relacionada ao slogan “Have a break, have a Kit Kat”. 2) Gravar, com o auxílio da sensacional Cia. Barbixas de Humor, um vídeo curto com potencial de se tornar um viral na web. O termo técnico da publicidade usado por Roberto Justus para se referir ao vídeo foi branded content, expressão relativamente nova que, grosso modo, é usada para categorizar vídeos publicitários que minimizam o caráter de puro anúncio por meio da fusão entre propaganda e entretenimento. 3) Exibir o vídeo antes de uma sessão de cinema em uma sala chique de São Paulo. Gostei da proposta, mas veremos como as equipes se desempenharam:

SINERGIA (Líder: Júnior)

Babado, confusão e gritaria foi o tom da Sinergia no nono episódio. Começando, claro, pela EXPULSÃO de Rodrigo Solano do grupo (observação importante: como não amar Maytê sendo trollada ao pedir para Justus misturar as equipes?). Karine e Junior votaram em Solano para ir para a Flecha. Renatinha Tolentino foi voto vencido em Karine (voto que Solano acompanhou para tentar salvar a própria pele, o que levou Melina a desempatar em Solano). Dessa maneira, o rapaz teve suas chances de vencer o programa destruídas foi para a equipe Flecha.

Depois disso, tivemos a já conhecida rivalidade entre as duplas Mel & Junior e Renata & Karine, mas a surpresa mesmo ficou por conta da decisão de Júnior de conceder a Renata um papel chave na tarefa, o de roteirizar e coreografar os Barbixas.

A ideia da intervenção foi interessante, mas duvidosa. Até que ponto o evento organizado pela equipe em uma escola vai ao encontro do conceito de “break” apresentado pela diretora da Nestlé? E, se Renata teve uma grande carga de trabalho e conseguiu vários triunfos bacanas, uma coisa não pode passar despercebida: não entendi NADA do vídeo da equipe, não achei graça em absolutamente nada, não consegui imaginar alguém capaz de fazer a tal dancinha que foi chamada de “ritual” e que ninguém fez no cinema e, por fim, achei meio creepy aqueles sussurros de “Kit Kat Kit Kat”. Eu já fui quatro vezes ao espetáculo dos Barbixas justamente porque os caras são demais, e nunca imaginei que fosse capaz de achá-los sem graça! Ou seja, pensando com mais calma, será que o trabalho de Renata foi realmente bom assim? Não sei, mas o programa nos dará algumas respostas em relação a isso.

Destaque: Apesar dos pesares, darei o destaque para Renata, que assumiu várias responsabilidades e teve o respaldo do líder para agir, o que significa que a moça inspirou confiança.

Âncora: O próprio Júnior, que, além de tomar a decisão errada de mandar Solano para os rivais, ainda teve a pachorra de dizer que “ele seria um peso” para a outra equipe. O restante das críticas a ele eu deixo para um pouco mais para a frente. Observação: com toda aquela aula sobre a KISS, agora fica mais fácil imaginar quem era o dono da diretriz de seguir as ideias standard que deram pesadelos à nossa diva Maytê. Sim, Júnior, Maytê Carvalho te despreza. Deprima-se!

FLECHA (Líder: Maytê)

A Flecha passou por alguns problemas no brainstorm, em especial Guilherme, que dava ideias estapafúrdias e, segundo Maytê, recusava-se a desistir dela. Mas, assim que Solano teve o insight de gravar uma paródia da sala de reunião do Aprendiz com os Barbixas, já era possível sentir cheiro de vitória.

Foi bacana ver Solano entrando no YouTube e mostrando à equipe os vídeos de sucesso do grupo, o que certamente influenciou a decisão de usar a brincadeira do troca, realmente o maior sucesso do espetáculo, no roteiro da equipe. Dessa maneira, o rapaz conseguiu, em uma única ideia, reunir o melhor dos Barbixas e o melhor do Aprendiz, agregando essas duas marcas já consolidadas à campanha.

O vídeo em si acabou sendo bem menos engraçado do que eu esperava, mas certamente teve seus momentos de diversão para quem conhece o programa – e, levando em conta que os avaliadores da tarefa conhecem o programa muito bem, fica impossível não aplaudir a ideia do candidato. Vale também observar o cuidado de Maytê com a marca, com material de divulgação sempre elogiável e uma almofadinha que realmente não dá pra não querer levar pra casa.

Destaque: Rodrigo Solano, sem sombra de dúvida, com louvores. É o coração da Dolce Gusto all over again, e o rapaz conseguiu entregar, de mão beijada, a primeira vitória como líder da vida da Maytê. Só senti falta de ver Solano vestido de tabletão de Kit Kat, mas tudo bem.

Âncora: Eu apontaria Guilherme, pelas reclamações da líder. Mas nada muito sério neste episódio.

Antes do anúncio da vitória, algo chamou a minha atenção pela primeira vez: em geral, o feedback dos clientes é sempre algo como “As duas equipes foram bacanas, se esforçaram e trabalharam bastante, parabénzzzzzzzz…”. Porém, nesta prova, a coisa foi muito diferente. A moça da Nestlé que avaliou as equipes mandou, na lata, que estava decepcionada com ambas e que a prova foi uma porcaria em todos os sentidos (ok, ela não disse exatamente isso, mas foi isso que entendemos,  não é verdade?). Moça da Nestlé pra conselheira do Aprendiz Celebridades já!

Na sala de reunião, a obviamente derrotada Sinergia precisou ouvir o que muitos de nós percebemos ao longo da tarefa: vídeo ruim, roteiro ruim, material ruim, mau uso dos Barbixas e tudo e tal. O curioso foi que tivemos um vídeo dos humoristas descendo a lenha na equipe, dizendo que houve atraso, que o grupo estava perdido e, principalmente, que as gravações foram muito difíceis porque havia quatro diretrizes, quatro pessoas dando ordens que não se encontravam. Ok, tudo muito bacana, mas senti MUITA falta de um segundo vídeo dos Barbixas falando sobre a Flecha. Será que houve diferença nesse sentido? Ou será que simplesmente gravaram dois vídeos dos caras detonando a equipe e qualquer uma que perdesse seria queimada por esse material na sala?

Por fim, Júnior precisou escolher duas pessoas para a segunda sala, e aí fez uma verdadeira lambança. Disse que indicaria Karine e Renata, explicando que mesmo que a segunda tenha se destacado totalmente na tarefa, ao longo da temporada ela havia deixado a desejar. Justus deu um piti, que eu cheguei a entender no sentido de que não dá pra indicar alguém para a segunda parte da sala dizendo que a pessoa havia sido um destaque. Foi um claríssimo erro de estratégia. Mas Júnior poderia muito bem ter sido mais esperto e dito “vou indicar a Renata porque ela era uma peça chave nessa tarefa, e nós perdemos; logo, ela executou mal as atividades que foram delegadas a ela.” Pronto, resolvido. Mas esse é o problema de ganhar muitas tarefas seguidas. Você acumula mágoas e podres que acaba soltando numa sala de reunião que deveria ser mais específica.

De qualquer forma, pra mim, a atitude de Júnior também soou muito mais como uma maneira de proteger a amiga Mel, uma duplinha de insuportáveis inseparável, do que como uma análise real da tarefa. E, a meu ver, isso é motivo claro para demissão. “Estou votando por afinidade, Bial” não é coisa do Aprendiz. Justus também enxergou a coisa assim, e fez questão de fazer uma intervenção e mandar Renata pra casa, repreendendo Júnior brutalmente, ao ponto de ele quase ter pedido desculpas pela recusa a salvar Renata.

Porém, todos sabíamos que a segunda parte da sala seria complicada para Karine, que certamente seria alvejada tanto por Júnior como por Mel. E assim foi. Karine se defendeu até com mais vontade do que eu esperava, mas com argumentos pobres e pouco eficientes. A moça atacou Mel muito mais do que Júnior, o que considerei um grande erro que não combinava com a enorme inteligência que Karine já havia demonstrado em ambas as temporadas das quais participou. Quando a coisa aperta para o seu lado, é importante ir pra cima do líder, que geralmente é mais fácil de ser responsabilizado pela derrota – principalmente um líder que já estava tão queimado com Justus pela escolha na sala de reunião. Mas Karine não fez isso.

E fez ainda pior. Quando Justus perguntou a cada um se a pessoa estava preparada para ser contratada, Karine foi a única que disse “Olha, Justus, neste momento eu não me contrataria, mas ainda tenho outras tarefas pra provar meu valor e etc.” Isso é algo que NUNCA se pode dizer a Roberto Justus. Em uma sala de reunião com ele, você sempre tem que estar 100% preparado e decidido a trabalhar com o apresentador. Nós sabemos disso, e eu aposto que Karine também sabia, porque, após a demissão óbvia que se seguiu a essa declaração, a moça confessou que estava sentindo falta das filhas. A meu ver, foi quase como se Karine tivesse desistido.

Assim, Karine Bidart, que era minha segunda opção de torcida e passou a ser a primeira após a eliminação de Karina, foi eliminada, e eu concluí que preciso tomar um banho de sal grosso pra tirar esse mau olhado! Não estava preparado para outra das minhas favoritas ser eliminada tão rápido, ainda mais sendo essa favorita Karine, que parecia estar crescendo cada vez mais na competição. Lamentei muito sua eliminação, porque sempre admirei a inteligência e o equilíbrio emocional da moça, além, é claro, dos comentários ferinos (mas nunca sem perder a elegância) que a gente ama!

Pra quem ainda não viu, recomendo MUITO a entrevista de Karine Bidart no site do Aprendiz. Seguem alguns destaques comentados por mim:

“Saí precocemente do programa” – concordo!

“Pra mim, a Mel joga baixo, joga sujo. Ela faz intriga.” – Pra nós também, Karine, pra nós também.

“O meu grupo do Aprendiz 3 não tinha essas baixarias. A gente realmente trabalhava e, quando perdia, ia para a sala de reunião e mostrava quem fez e quem deixou de fazer.” – Saudades, bons tempos do Aprendiz.

“A Mel trazia ideias estapafúrdias ao longo do programa, mas essas ideias não apareciam na TV, porque a gente ganhava.” – Edição, como não amar?

“Teve um monte de panelinha no quarto […] como a Mel e a Maytê. Aí, quando uma perdia ou ganhava, elas contavam tudo uma para a outra, e aí a pessoa se preparava para a sala de reunião” – Mel e Maytê, feitas uma para a outra.

“Eu contrataria a Renata, […] que está disposta a aprender. Eu contrataria o Braga, […] é um cara que faz e realiza. Eu contrataria o Ronaldo […] no que ele faz. Eu contrataria a Karina. Ela tem um jeitinho que faz a pessoa querer o ganha-ganha.” – Incrível! Karine simplesmente montou um Dream Team da temporada!!!

“Eu jamais contrataria a Melina e acho que também não contrataria o Guilherme” – Além de tudo, Karine também tem o poder de ler as mentes do público do programa.

“O que fez diferença para a gente foi o tempo de tarefa. Eu não acho que as recompensas foram ruins, amei as recompensas das quais participei. Você não precisa viajar pra fora pra dizer que a recompensa foi boa. Isso é cabeça de brasileiro classe média.” PÁ nas caras de todos nós! Seu bando de brasileiro classe média!

Por essas e outras, eu digo: Karine Bidart, você vai fazer muita falta!

P.S. – Crédito ao leitor Lucas Lattari pela expressão “Supremacia Dória”, que eu achei tão perfeita que mereceu ser o título do episódio.

9×10: Itaipava Para Menores

Um verdadeiro escândalo tomou conta do episódio, que sem dúvida foi o dono da demissão mais bombástica da temporada! A tarefa em si parecia simples: vender cerveja em um quiosque de praia no Rio de Janeiro. A pegadinha? Tudo numa segunda-feira, claro! Pra ser sincero, achei a ideia bem bacana, e estava curioso pra ver que ideias brilhantes (e/ou terríveis) nossos aprendizes tinham posto em prática. O interessante é que, depois da Supremacia Dória, tivemos um embate justamente entre os dois aprendizes da era Dória, cada um liderando uma equipe. Vamos, então, ao desempenho dos dois grupos:

SINERGIA (Líder: Renata)

De cara, achei muito bacana a ideia da Sinergia: vender cotas no quiosque que poderiam ser consumidas durante todo o mês. Pra mim, os caras já ganharam ali, com o produto em atacarejo, como bem disse Renato Santos, sem precisar de nada incrível pra chamar a atenção ou coisa do tipo. Gostei também de ver a Sinergia indo ao local no domingo (dia de pico de número de pessoas na praia) para divulgar seu evento.

Achei curioso vê-los lidando com o bêbado, e jamais imaginaria que o cara havia sido plantado al pela produção. Não vou mentir, ADOREI a ideia de fazer testes desse tipo, e acho que isso deveria acontecer mais vezes, mas de forma bem executada, o que não aconteceu aqui – falo mais sobre isso mais à frente.

Destaque: Difícil eleger alguém, e por isso insistirem em destacar Renatinha Tolentino, que segue como a única participante do Aprendiz que não perdeu como líder nesta temporada.

Âncora: Se a própria Renata afirmou que era quase impossível escolher entre Mel ou Júnior como melhor da equipe, não sou eu que irei acusar alguém de atrapalhar o trabalho.

FLECHA (Líder: Solano)

Alguém aí acreditou que veríamos Jorge Ben Jor pagando pra cantar no evento da Flecha? Sério mesmo, não tem condições de deixar um negócio desses ir pra frente, eu morreria de vergonha de liderar uma equipe que faz uma proposta dessas a um artista! Só isso já foi mais do que suficiente para compreendermos que era hora de a Flecha ir parar na sala de reunião mais uma vez.

Mas, para ceifar de vez o destino da equipe, eis que Evandro, que até agora vinha de um desempenho relativamente bom no programa, resolve fazer cagada. Sim, não tem outro nome que posso usar para o que aconteceu nessa tarefa.

Um menor plantado pela produção resolveu ser insistente (assim como o bêbado foi na outra equipe). E, mais uma vez, faço um elogio à edição do programa por não ter revelado a nós antes da hora que aquilo era tudo encenação. Assim como os aprendizes, acreditei que aquilo era verdade e que Evandro estava de fato aceitando entregar cerveja a um menor de idade.

E, sejamos francos: simulado ou não, fake ou não, Evandro estava, sim, disposto a cometer um crime. Assim como Roberto Justus, não tenho como julgar o que Evandro faz do lado de fora e não tenho base para duvidar de sua honestidade, mas é fato que ali, dentro do Aprendiz, houve uma clara intenção de burlar a lei. É claro que 99% dos brasileiros tomam cerveja antes dos 18 anos, com ou sem o consentimento dos pais. Mas isso não significa que, em pleno programa de TV, representando uma marca e sendo filmado, isso deva ser feito. Na melhor das hipóteses, se não é desonestidade, é burrice pura e simples.  E Solano, apesar de ter agido nos conformes quando conversou com o garoto, acabou, pela segunda vez no mesmo episódio, mostrando que é um líder frouxo, incapaz de brecar atitudes de seus liderados na direção errada.

Mas, se justiça está sendo feita no julgamento de Evandro, é necessário também julgar justamente a tarefa proposta pelo programa. Essa história de “sortear” o bêbado pra um lado e o menor pra um outro foi absolutamente ridícula! Oras, desde quando ser grosso com um bêbado é crime? Suponhamos que a Sinergia tivesse falhado miseravelmente no teste da produção: os três foram grosseiros com o bêbado, xingaram o cara de tudo quanto era nome, deram brindes pra ele parar de encher o saco e, por fim, arrancaram-no à força dali. Nada disso é crime (a não ser que eles agredissem o bêbado, o que duvido MUITO que seria o caso independentemente de em qual equipe a interferência fosse feita). Conclusão:  se as duas equipes tivessem falhado, a Flecha seria derrotada. Porque só o teste da Flecha envolvia fazer algo contra a lei, e essa é uma forma totalmente injusta de julgar as equipes.

O ideal seria, obviamente, que tanto o bêbado como o menor fossem importunar ambas as equipes. Podemos até ser compreensivos e entender que a Record anda mal das pernas e não tem orçamento para a fortuna que isso custaria. Nesse caso, que mandassem só o bêbado ou só o menor para ambas. O que jamais poderia ser feito era submeter cada equipe a um teste diferente, instigando uma equipe a cometer erros mais graves e outra a cometer erros mais brandos. Ressalto que aprovo totalmente a interferência da produção, mas me decepcionei totalmente com a falta de tratamento igualitário dado a Sinergia e Flecha. Não era desse programa que eu era fã.

Destaque: Impossível não destacar Maytê, que foi contra a ideia estapafúrdia de Evandro envolvendo Jorge Ben Jor e ainda fez uma venda equivalente a quase metade do total do dia. Se Justus se recusou a demitir a menina quando ela estava mal das pernas, imaginem depois dessa recuperação? Chances altíssimas de dar Maytê na final (e, com Maytê na final, vai dar Maytê contratada, porque é fato que Justus ignorará completamente a tarefa e escolherá a menina)!

Âncora: Preciso falar? Evandro, obviamente.

Na sala de reunião, não sobrou pedra sobre pedra. Justus chegou bufando e destruindo a equipe, com ênfase óbvia em Evandro, pela atitude com o ator que interpretou o menor de idade. E eu até poderia ter pena do participante, não fosse sua atitude que beirou o ridículo.

Evandro usou o fato de não ter concretizado a venda (o que não aconteceu por vontade do próprio Evandro), usou o fato de a cena ser fake (coisa que ele não sabia na ocasião) e chegou a ter a pachorra de dizer que não sabia a idade de consumo de cerveja (que, pra mim, já seria motivo pra demissão mesmo que não tivesse existido a história do menino, como que o cara não se informa sobre algo tão importante relacionado ao produto que está vendendo?)!  E não parou por aí: Evandro falou e falou que sua preocupação o SONHO do menino de ganhar brindes. Sim, gente, o sonho do menino era ter um copo ou um abridor de garrafa para chamar de seus, e o nobre Evandro só queria ajudá-lo a realizar esse sonho (Smiles pra quê, né?).  Agora, sim, estou compadecido com a história.

Ora, eu ainda poderia defender Evandro se ele tivesse tido a decência de dizer “Realmente, fiz merda. Estava desesperado pra ganhar e fiz merda.” Mas o cara simplesmente não deu o braço a torcer, não teve a dignidade de assumir o que fez. Achei feio, e aí, sim, julguei o participante, porque eu só havia achado burrice sua atitude anterior, e burrice eu não julgo. Uma pena. A produção sacaneou a equipe Flecha, mas Evandro poderia ter saído em termos muito melhores.

Justus fez uma segunda parte da sala que todos sabíamos que era para inglês ver – o cronograma do Aprendiz não mente, e sabemos que ainda teremos mais 5 episódios (a não ser, claro, que houvesse um episódio sem demissão, mas a possibilidade é remotíssima). Particularmente, achei justíssima a não demissão de Rodrigo Solano. Justus deixou claro: na hora de tomar a decisão individualmente, Solano fez o certo e recusou a vender cerveja para o menor de idade. Ele foi um líder frouxo, sem dúvida, e tinha a obrigação de intervir e dizer “Evandro, parou, nós não vamos botar cerveja no táxi pra um menor de idade”. Sua conivência ainda será cobrada, mas eu acho que era muito mais uma questão de falta de pulso de líder do que de falta de ética.

E essa foi a semana do Aprendiz. Chegamos, agora, ao Top 6 do programa, que é o momento em que eu costumava considerar que só sobrou gente boa. Infelizmente, assim como nas duas temporadas de João Dória, não é o caso desta vez, e estou com MUITA dificuldade de encontrar gente boa pra torcer – Renatinha Tolentino, minha fé está em você! Ainda assim, acho que vale fazer um pequeno apanhado dos participantes restantes, ranqueando-os de acordo com os critérios que julgo como justos:

6. Maytê Carvalho – Eu critiquei quando precisava (MUITO!) criticar, e agora elogiarei quando preciso elogiar. Maytê não só parece outra pessoa na sala de reunião como também teve um desempenho excepcional em ambas as tarefas desta semana, o que está dando a ela uma sobrevida interessante no programa. Mas, a meu ver, a situação da publicitária é irreversível! São OITO derrotas em dez provas. O-I-T-O. Não dá pra ter uma finalista com um histórico tão ruim!

5. Guilherme Séder – Um verdadeiro chato de galochas, fala muito mais do que faz e nunca conseguiu de fato se destacar ao ponto de levar uma equipe à vitória. Como tem o segundo pior histórico da temporada (6 derrotas em 10 provas), não tem como segurá-lo por muito tempo.

4. Rodrigo Solano – Ele estaria em segundo lugar neste ranking, já que suas 8 vitórias em 10 provas são algo para se admirar bastante, talvez o melhor histórico de um participante nesta altura da competição. O problema é que ele foi um líder TÃO frouxo na tarefa 10, não só dando corda para ideias horríveis como também sendo conivente com a atitude erradíssima de Evandro, que esse desempenho nessa tarefa certamente voltará para morder o traseiro dele no futuro. Tudo isso se agrava quando percebemos que Solano foi um participante expulso da própria equipe. Duas vezes. E Justus não é do tipo que basta se vestir de coração para encantar.

3. Jota Júnior – Ele diz que está aparecendo muito mais do que na temporada da qual participou. Em termos de desempenho, isso é verdade, já que são 8 vitórias em 10 tarefas. Mas, em termos de carisma, de habilidade de argumentação, e, principalmente, de tomadas de decisões, não só não se destaca positivamente como também tem um saldo bastante negativo. Seu maior erro foi querer levar Renata para uma sala de reunião em uma tarefa em que a moça foi o destaque da equipe, tudo porque, aparentemente, sua parceria com Mel é indestrutível.

2. Melina Konstandinidis – Nos primeiros episódios, eu JAMAIS imaginaria que acharia justa a possibilidade de ver Melina numa final do programa, e o histórico da moça não chega a ser o mais incrível do mundo, mas é decente (6 vitórias em 10 tarefas). Entretanto, esse elenco está tão ruim que eu não consigo ver outra opção. Como bem foi dito nos comentários deste espaço recentemente, o que Melina tem de bitch ela tem de competente. E isso, no Aprendiz, é o que mais vale. Pra mim, Melina tem tudo pra ser a Bia Queiroz desta edição, numa final “pessoa boazinha versus pessoa malvada” que sempre dá o que falar.

1. Renata Tolentino – Renatinha for the win!!!! Eu tinha todas as restrições do mundo a essa moça na temporada passada, e cheguei a torcer o nariz quando vi que ela estaria de volta agora. Foi muito difícil superar o episódio em que Renata ligou falsamente em nome de Elvira Viedma à procura de parceiros para um evento no Aprendiz 8. Mas não teve jeito, o desempenho da moça nesta temporada acabou me convencendo de que ela é a melhor pessoa pra vencer! Suas 6 vitórias em 10 tarefas parecem modestas à primeira vista, mas Renata é a única participante invicta como líder nesta temporada, o que eu considero um grande feito. Além disso, vem se destacando bastante nas tarefas em que faz contato com pessoas, porque é de uma simpatia que não se vê em qualquer aprendiz. Por fim, Renata tem outra coisa que nenhum outro participante restante pode dizer que possui: a capacidade de trabalhar bem sem ser uma pessoa desagradável. Por isso, e com Karina e Karine fora da disputa, só posso dizer sem medo: go, Renatinha, go!!!

E vocês? Como avaliam o nosso Top 6? O que acharam da demissão do Evandro? Mandem bala nos comentários, e até a próxima semana! (PS: já sabem que aqui não é lugar pra spoiler, né?)

Artigo anteriorThe Tomorrow People 1×07: Limbo
Próximo artigoHow I Met Your Mother 9×10: Mom and Dad
Guto Cristino
Guto Cristino é engenheiro químico, jornalista e administrador. Nessa salada toda, o tempero constante é a paixão por séries e por Christina Aguilera, sempre presentes em seu cada vez mais curto tempo livre. No Série Maníacos desde 2011, é especializado em cretinice televisiva, com foco em novelões e realities, mas garante que vê série boa de vez em quando.