
Esse é um texto que servirá como uma fantástica viagem no tempo para muitos leitores. Ou seja, não poderia ser mais adequado para a coluna do Baú das Séries. Regressando a década de 90, convido os senhores e senhoras a relembrarem a série de terror juvenil, que era exibida na Record por estas bandas pelo nome de Clube do Terror. Bem, antes de continuarmos, eu tenho que perguntar: Vocês sentiam medo das histórias?
“Are You Afraid of the Dark?” foi uma série de sucesso, produzida por produtoras canadenses e americanas, sendo exibida em ambos os países. Ela mostrava um grupo de jovens adolescentes, que se juntavam numa espécie de acampamento numa floresta ou numa mata próxima de suas casas, sentavam em torno de uma fogueira para contar histórias, geralmente envolvendo fenômenos paranormais, ou então casos de assombrações, fantasmas, maldições, bruxas, entre outros.
Nós brasileiros conhecemos a série graças a Record que a exibia constantemente em suas reprises no final da tarde e início da noite em modo loop. Foram seis temporadas com alguns personagens sendo introduzidos ao longo dos anos até o seu fim em 96. Chegou-se a ensaiar o retorno da série três anos após o seu cancelamento. Infelizmente a nova versão durou somente uma temporada. O grande feito desta nova versão foi ter no elenco a infante Elisha Cuthbert (24), que mesmo naquele tempo já arrancava suspiros.
Os personagens que aparecerem na primeira série (1990-1996) foram Gary (Ross Hull), Betty Ann (Raine Pare-Coull), Eric (Jacob Tierney) Kiki (Jodie Resther), Kristen (Rachel Blanchard) e Frank (Jason Alisharan). Com o tempo novos personagens foram apresentados, como o David (Nathaniel Moreau), o Tucker (Daniel DeSanto), a Samantha (Joanna Garcia) e o Stig (Codie Lucas Wilbee). Na segunda série (1999-2000), tivemos os personagens Quinn (Kareem Blackwell), Megan (Elisha Cuthbert), Vange (Vanessa Lengies) e Andy (David Deveau). Há também Daniel DeSanto, que foi o único ator da antiga versão a atuar na nova série no papel do mesmo personagem.
Na série, cada um do grupo tinha a sua vez de contar a sua história e cada narração era o episódio a ser apresentado. O início de cada episódio mostrava os garotos chegando a um local que aparentemente era uma mata ou algo parecido, onde eles acendiam uma fogueira e um deles iniciava a narração da história, que tinha um título e que era submetida à “Sociedade da Meia Noite”, o nome do grupo.
A narração ia até um determinado ponto e a partir daí a história ou as cenas falavam por si mesmo. Ao final da história, geralmente acontecia alguma cena de medo de algum integrante do grupo, que acabava virando a piada do momento ou algum comentário rápido sobre o acontecido na narrativa. Depois uma das pessoas do grupo aparecia com um balde de água, jogava na fogueira apagando o fogo e todos iam embora para se reunirem novamente no próximo episódios, que se iniciava mais ou menos do mesmo jeito.
Alguns personagens eram recorrentes na série, como Sardo (Richard Dumont), dono da “Sardo’s Magic Mansion”, e Dr. Vink (Aron Tager), que ora era um feiticeiro ora um cientista maluco. Ambos personagens surgiam nas histórias do Gary e do Frank, respectivamente.
Sendo uma série de terror para crianças e jovens muitas de suas histórias tinham finais felizes, a exceção de poucas. As tramas contadas pelos jovens eram adaptações de contos de fadas, lendas urbanas e mitos em geral. Muitos autores apontam várias fontes de inspiração para diversas histórias que possuíam muitas semelhanças com enredos apresentados em séries famosas como “The Twilight Zone” ou livros da série “Goosebumps” de R. L. Stine, que foram muitos populares.
P.S: Admito que eu tinha uma imaginação fértil quando era criança. É a única coisa que irei dizer.












