
Em uma guerra de titãs você ficaria ao lado da renomada editora de revistas e do renomado fashion designer que tem um linha gigantesca de produtos com a sua assinatura ou da ex-modelo e da quase-atriz, quase-cantora e quase-sub-celebridade?
Spoilers Abaixo:
Para aqueles que esperavam o óbvio e também para aqueles que leram um fake spoiler errado (eu), esse foi um finale nada esperado. Aposto que 90% dos que assistiram essa temporada odiaram o resultado final, mas esses 10% que sobraram devem estar muito feliz. Faço parte dos 10%, mas antes que qualquer coisa…
Seguindo a mesma linha que os jurados, que descartaram o Andy antes que qualquer, nada melhor que começar por ele, e comentar sua péssima coleção. Não sei o motivo, e nem quero saber, mas por algum motivo o participante teve a genial idéia de praticamente todas suas modelos serem asiáticas, não que haja algo errado, mas todos os outro concorrentes apresentaram modelos de todas as raças, cores e sabores, então. E além do mais, ele só usou cinza em suas roupas e um verde limãozinho péssimo, e como os jurados disseram no episódio anterior para o Michael C. ser uma coleção não é fazer tudo de uma cor. Mas acima de qualquer coisa, o desfile ficou parecendo uma grande invasão marciana na terra, digna das séries B de sci-fi.
Antes mesmo do Andy ser eliminado, ou sequer os desfiles começaram tivemos um reunion dos competidores dessa edição. E foi ótimo. Ótimo porque ele foi tudo de melhor que essa temporada apresentou, excesso de veneno. Amei ao ver um dos primeiros candidatos eliminados dizendo que as pessoas na rua perguntam se um dos outros ex-concorrentes é louco, se a Ivy é mesmo má e se a Gretchen é realmente uma bitch, e o melhor de tudo foi a resposta, da Gretchen, que disse que não é, mas no programa brinca de ser, declaração que arrancou até risos da Hedi Klum.
Voltando para a competição e o dilema dos jurados, Mondo versus Gretchen. O estilista de circo ou a figurinista de Boardwalk Empire? É claro que os dois têm suas assinaturas, que são até muito evidentes. E talvez isso tenha até os prejudicado ao longo da competição, e custado a o prêmio pra um deles.
Enquanto Nina Garcia e Michael Kors defendiam Gretchen, Heidi Klum e Jessica Simpson defendiam Mondo. Para quem pensava que a torcida da apresentadora poderia ser tendenciosa na decisão, se enganou, o que contou foi a experiência e anos de mercado da Nina Garcia e do Michael Kors, mas também, foi merecido.
Gretchen surpreendeu, sua coleção com toda essa coisa chata boêmia, provou que em conjunto funciona e muito bem, e a participante me ganhou com sua criação extra, totalmente diferente do resto, mas que mesmo assim encontrou um sintonia no meio de tudo aquilo. E como seus defensores disseram, Gretchen está um passo a frente, sua coleção é próxima estação e toda mulher irá ter uma peça daquelas no guarda roupas.
Agora, imagine toda mulher com uma peça do Mondo no guarda roupas? O mundo seria tão… circo. As peças do Mondo eram ótimas. Realmente ótimas. Mas na sua coleção faltava algo, e talvez por isso ele tenha perdido, ou talvez seja somente birra da Nina Garcia por ele não ter ouvido seus conselhos.
Por fim, Gretchen acabou com todo o dinheiro e glamour, com isso ela sai da pobreza e começa a se recuperar do pé na bunda que nos ouvimos falar durantes os episódios. Sua modelo, que na verdade é a modelo da April, também ganhou seu prêmio. E injustiça ou não, esse foi o resultado. Prontos para uma próxima temporada?












![Project Runway 14×13/15: The Final Runway [Season Finale]](https://seriemaniacos.tv/wp-content/uploads/2015/11/Project-Runway-14x13-218x150.jpg)
