Mais dois episódios de FlashForward se passaram. Um deles não foi tão bom, o outro pode ser considerado o melhor de toda a série. Fato é que a trama se encontra a 14 dias do dia 29 de Abril e agora os arcos estão maiores, o roteiro mais ágil e os personagens mais interessantes. Não achei que fosse possível eu dizer isso um dia, mas nesse momento, tenho que dizer: Acho que a Season Finale de FlashForward será um evento memorável.

Spoilers Abaixo:

Gosto de ver a melhora que FlashForward vem tendo. Quando acabou 2009 eu estava certo de que não veria mais que dois episódios de FF, que seria substituída na minha lista por V. Eis que 2010 chega e FlashForward tem uma melhora assustadora, e V continua prometendo voar sem sair do chão. Mas comparações com outras séries da ABC não é o foco dessa review, e vamos nos focar apenas em FlashForward.

Alguns meses atrás eu acharia o 16º episódio da série chato, maçante, e qualquer outro adjetivo que eu tenha usado para criticar a série nas minhas primeiras reviews. Verdade é que esse episódio foi um tremendo de um filler. Mas o que modificou a minha opinião sobre ele foi o fato de que, há alguns meses atrás, quase todos os episódios de FlashForward eram fillers, e eram soltos aleatoriamente na série. Agora, esse episódio foi criado para preparar o terreno para o bombástico 17º episódio. Nada demais aconteceu, mas os preparativos para a grande ação de Dyson Frost ocorreram nele, deixando para o outro só a ação. O que é engraçado. Ver que o roteiro da série é capaz de fazer alguns arcos me deixa ainda mais feliz.

O 16º episódio acertou na medida em que desenvolvia os passos que nos levariam até o seqüestro de Demetri, em 15 de Março, dia em que ele morreria. Outros pontos positivos foram: a história envolvendo a vice-presidente, o Diretor Wedeck e a Jericho, que interligou a história de Aaron à trama principal, e também o flashback do começo do episódio, que nos mostrou como Demetri, Janis e Marcie entraram no FBI e o que levou Marcie a traí-los. Só faltava mesmo nos mostrar um pouco mais de Janis – a outra traidora -, mas isso ainda deve acontecer. Mas o episódio também teve sua quota de erros, como por exemplo a união forçada de Olivia e Lloyd, que simplesmente não deu pra engolir.

Quanto ao 17º episódio só tenho elogios. A narrativa, com aquele relógio em contagem regressiva que aparecia na tela e nos passava a sensação de desespero que tomava o Mark na perspectiva de conseguir salvar Demetri. Isso sem contar, é claro, no plano de Dyson Frost milimetricamente arquitetado, desde os preparativos para “a morte” de Demetri até as dicas que ele deu para a Charlie, tudo estava perfeitamente encaixado. E tenho que assumir que foi uma tremenda de uma surpresa ao ver Dyson morrer. Imaginava que ele teria um papel fundamental nos últimos episódios da Temporada, mas agora, desde a fuga planejada de Alda, já vejo que há algo muito maior que Frost.

No fim, obviamente, Demetri não morreu, sendo salvo no último minuto pelo seu parceiro Mark. Não posso dizer que foi uma surpresa. Sempre soube de alguma forma que Demetri acabaria vivo. Surpresa mesmo seria se, antes do dia 29 ele morresse de qualquer outro jeito. O que também não deve acontecer. Logo, Demetri deve tornar-se um personagem inútil até o fim da Temporada, já que sua storyline já foi encerrada.

E agora nos surge mais um mistério. Descobrimos que o futuro não é uma linha reta, e só pode ser determinada em cada momento de forma diferente que seria determinada em qualquer outro momento e que pose mudar. Isso Lost já tinha me explicado. O que Lost não nos mostrou é que, por mais caminhos que o futuro siga tudo vai dar num fatídico evento, simploriamente nomeado de “The End” e que deverá acontecer em 12/12/2016. O que isso quer dizer? Infelizmente, a única pessoa que sabia isso morreu. Mas óbvio que devemos ter mais dicas nos próximos episódios, então, essa reta final da Temporada promete. E muito.

Artigo anteriorLost: Os últimos spoilers.
Próximo artigoSteve Carell fora de The Office?