SMALLVILLE

Este foi de longe um dos melhores episódios dessa nona temporada. Primeiro “9×04-Echo”, depois esse “9×08 – Idol”, com uma história equilibrada e eletrizante.

Spoilers Abaixo:

Fomos apresentados aos Supergêmeos, Zan e Jayna, e os roteiristas surpreenderam ao não focar a história nos dois. Ao contrário, tivemos um equilíbrio de tramas, desenvolvendo as histórias de Clark, Lois e Chloe. Tess, Oliver e Zod não apareceram neste episódio.

Vale lembrar que tivemos um blackout em Metropolis. Será que os roteiristas adivinharam o que estava por vir no Brasil?

Clark

O bom moço fez uma ótima atuação tentando provar a inocência do Blur, que vinha sendo acusado de salvamentos mal sucedidos, quando na verdade não havia feito nada. Sua relação com Lois foi ótima. Honestamente, não sei por que ele ainda não se revelou para ela, eles se amam e ela com certeza irá aceitá-lo sendo o Blur, como demonstrou neste episódio. Entra em jogo agora a frescurinha de manter segredo, que Clark é mestre.

Gostei também do Blur aparecendo para os Supergêmeos no fim do episódio. Aos poucos a Liga da Justiça vai se formando, com Chloe comandando os bastidores. Falando em Chloe, Clark novamente não gostou da ideia de ser espionado por sua amiga, que revela desta vez o grampeamento de todos os celulares de Metropolis. Sobre isso, falo mais daqui a pouco.

Clark conseguiu se sair bem de todas as situações tensas deste episódio e pudemos ver um pouco da lenda Superman, que está para surgir. Quase pensei que ele iria se revelar.

Pensei também que os roteiristas fariam Clark usar aqueles óculos ridículos, mesmo sendo tão clássicos das histórias do Super. Agora não dá mais para vê-lo usando aquilo.

Chloe

A loirinha está fazendo mais do que podemos imaginar com todos aqueles aparatos tecnológicos da Torre de Vigilância, inclusive monitorar as ligações celulares de toda a cidade. É numa dessas interceptações que ocorre uma falha na ligação do Blur com Lois e se inicia a neurose da repórter.

Voltando a falar de Chloe, pois de Lois falarei depois, ela fez uma boa participação ajudando Clark e os Supergêmeos. Ficou bem clara a missão de Chloe, que é dar suporte aos super-heróis, principalmente Clark. Desde tempos remotos a loirinha vem quebrando um galho do Clark, não? Lembram da quarta temporada, quando ela já sabia o segredo dele, mas continuou fingindo que não sabia? Pois, é. Não se deve subestimar Chloe Sullivan.

Lois

A trama paralela de Lois foi a mais engraçada de todos os episódios dessa temporada. Vê-la em consultas com uma psicanalista/psicóloga (não ficou muito claro o que ela era), foi hilário. Não existiam motivos para que ela fosse tão precipitada. Sei que a tal profissional acabou ajudando a repórter a decidir algumas coisas em sua vida, inclusive a não acreditar que Clark e Blur são a mesma pessoa. Mesmo depois de Lois ouvir a voz de Clark pelo telefonema com o Blur. Pena!

Tivemos um Blackout em Metropolis e pelo menos lá tivemos uma causa definida, ao contrário do Brasil, né?

Chegamos ao ponto mais absurdo de toda essa temporada: Lois sendo jogada do terraço do Daily Planet. Tudo bem que é normal a repórter se meter em encrenca, ou não teria graça o Blur salvá-la sempre, mas foi forçado o lance de conseguir segurar aquela barra de ferro.  De acordo com as leis da física seria impossível ela ter conseguido segurar a barra, mas aceitamos, né? Para um bem maior.

Para compensar o exagero, pelo menos os roteiristas fizeram uma cena belíssima com ela caindo e sendo coberta de fumaça. Quase poético.

Outra cena de quase chorar foi a do discurso de Lois sobre o Blur, em frente a toda imprensa da cidade. Lindo!

Não posso esquecer do fato mais importante do episódio: o sonho de Lois. Desta vez tivemos mais visões, vou listá-las:

– Lois e Clark numa cena caliente de sexo, que inclusive foi bem mais do que uma visão, por isso Lois anda tão atormentada. rs. Nesta cena também vemos o que parece ser o Sol, bem próximo da Terra e Clark dizendo que queria ter mais tempo com ela.

– Lois numa cidade abandonada, com o Sol enorme ao fundo.

– Algo que parece um acampamento do exército de Zod e tudo indica que o mundo está tomado pelos kandorianos.

– Clark preso.

– Chloe com um arco e flecha, aparentemente sendo parte da resistência ao exército de Zod.

– Chloe morta (pelo menos é o que parece), com fogo ao redor de seu corpo.

No próximo episódio, “9×09 – Pandora”, todas estas visões serão importantes. Muita atenção.

Para finalizar, não posso esquecer-me de comentar que, ver Lois subindo na pilha de jornais e dando um beijaço em Clark foi hilário. Haha.

Zan e Jayna

Vamos finalmente aos super irados Supergêmeos, que deram um brilho no episódio. Toda a confusão começou por causa deles, fãs doentios do Blur, que começaram a fazer seus próprios salvamentos, dando créditos ao ídolo. Não contavam que tudo sairia dos planos e um blackout e outros problemas seriam provocados. Tudo com o Blur sendo culpado injustamente. O legal foi eles serem do bem e ajudarem Clark no fim das contas, ao salvar Lois.

O momento nostalgia do episódio, e grande motivo para esperá-lo tanto em Smallville, foi o lema dos gêmeos: “SUPER GÊMEOS, ATIVAR!”. rs. Espero que eles voltem à série, pois têm bastante história que pode ser contada.

Após o encontro do Blur com eles, tudo indica que estarão de volta no futuro, quem sabe talvez na Liga da Justiça de Smallville.

Uma curiosidade que merece ser contada é sobre o macaquinho que aparece na capinha dos celulares dos gêmeos. Ele é Gleek, o macaco alienígena de estimação que ora estragava, ora salvava o dia, na antiga série Superamigos. Zan, Jayna e Gleek são oriundos do planeta Exxor.

Oliver, Tess e Zod não apareceram neste episódio.

Enfim, “Idol”, em minha humilde opinião, foi um dos melhores episódios dessa temporada, repetindo o que já disse acima. Fazia um tempo que eu não ficava ansioso para descobrir o que iria acontecer ou me arrepiava com as cenas. Parabéns aos roteiristas da série, que melhora a cada episódio e está com sua décima temporada quase confirmada. Que venha o próximo episódio!

P.S. Tudo indica que “9×09 – Pandora” será o último episódio de Smallville deste ano. Se for verdade, só teremos novos episódios em janeiro. Buá!

Artigo anteriorOne Tree Hill – 7×09: Now You Lift Your Eyes
Próximo artigoAudiência USA – 15/11/2009: Domingo