
Estreou nessa semana The Beautiful Life, nova promessa da CW. Série produzida por Ashton Kutcher, com Mischa Barton (a Marissa, de The OC) e Corbin Bleu (High School Musical), e que promete mostrar o luxuoso mundo da moda. Pena que, mesmo com tudo isso, a série teve o pior episódio de estréia que eu já vi em muitos anos.
Spoilers Abaixo:
Deixo claro aqui que não entendo absolutamente NADA de moda e nem me interesso muito pelo assunto. Mas digo na posição de público-alvo da CW, uma vez que sou uma pessoa curiosa pelo que acontece por trás das grandes passarelas. Dito isso, continuem lendo para ver uma opinião sincera de quem tinha expectativas com a série…
É muito comum séries errarem, em seus episódios pilotos, por exagero. Elas geralmente acabam querendo passar mais do que têm potencial e se perdem. Em The Beautiful Life aconteceu o contrário… ela pecou “por falta”. Falta de carisma dos personagens, falta de química entre os atores, falta de criatividade do roteiro, falta de ligação com o público.
A verdade é que o mundo da moda é frenético, está à mil por hora todo o tempo, e quiseram mostrar isso na série. Mas tinha qualquer outro momento para mostrarem isso que não no piloto. A história passava rápida demais, nos confundia e simplesmente não deixou que conhecêssemos bem os personagens para que pudéssemos ter qualquer conexão com eles. Era o momento de respirar, diminuir o tempo e nos introduzir os personagens com calma para, da metade do episódio em diante, mostrar o frenético mundo da moda. Mas não, eles retrocederam. Começaram a todo vapor e pisaram o pé no freio numa certa altura do episódio, deixando tudo muito chato. Quando nos acostumamos com os personagens (e começamos a decorar seus nomes) suas histórias já estavam chegando no ápice, e descobríamos que uma ficou grávida, que a outra tem um mistério com o pai e que o outro é traficante e etc. Isso simplesmente deixou tais histórias, mesmo que boas, totalmente desinteressantes.
Como não conhecíamos bem os personagens, toda e qualquer falha do elenco (que, vá lá, nem é dos piores) gritavam a nossa vista. Mischa estava visivelmente bem enferrujada e demorou MUITO a pegar o ritmo de Sonja, o que fez suas primeiras cenas serem terrivelmente forçadas. Ben Hollingsworth, que vive o fazendeiro que vira modelo Chris, foi mal introduzido, teve uma história muito forçada, não mostrou bem sua personalidade, mas foi um dos melhores do episódio, conseguindo manter-se próximo do razoável. Sara Paxton, que vive Raina não passou muita emoção mas também manteve-se bem razoável. Mas a tentativa de enfiar todos os personagens da série goela abaixo logo nesse primeiro episódio foi péssimo para os outros personagens. Não conheci, de fato, nenhum deles, não sei seus nomes, e nem sei se poderiam ser bem aproveitados, se fossem introduzidos na trama em seu devido momento.
O roteiro foi algo terrível. Tanta coisa pra se mostrar da vida de modelos e seus dramas, e me mostram um rapaz inocente que abandona a família pra virar modelo, drogas, sexo em troca de trabalho e modelos decadentes… Tipo, originalidade zero.
A trilha sonora então é algo ridículo. Não é uma trilha ruim, mas é tão 2008. Músicas muito antigas, que não condizem com o status de moderna que a série quer passar, principalmente por tentar passar o que é tendência e sucesso no momento. Acho que a série devia estar olhando adiante, ser de vanguarda, e não mostrar tanto retrocesso. E desculpe, mas ‘Viver a Vida’ tem uma trilha melhor em seus desfiles.
Chegando até aqui você só pode chegar a conclusão de que The Beautiful Life é o pior lixo da TV, certo? Não.
O que mais me irritou nesse episódio foi saber que a série não utilizou seu potencial. Mas ele continua presente, e é um enorme potencial, o maior dentre todas as estréias da CW. Se souberem corrigir os erros que eu citei eles terão um leque quase ilimitado de histórias interessantíssimas para contar. Afinal, uma série sobre modelos, que se passa em New York e pretende mostrar o que rola no submundo da moda é algo com um horizonte imenso a ser abordado… Desde que seja bem feito.
Para resumir, uso um exemplo da própria CW: Melrose Place. A série é uma das piores coisas que já vi na vida, criatividade e originalidade ali é algo raríssimo. Mas soube fazer um bom episódio piloto. Já The Beautiful Life, que tem um potencial enorme, não nos mostrou a que veio AINDA.
Só me resta torcer que ela tenha a chance de nos mostrar que pode ser uma série excelente, já que a audiência não foi nada boa, nem mesmo para os padrões da CW.
P.S: O quê foi aquela cena do primeiro ensaio do Chris? Nunca vi algo tão terrivelmente ruim na minha vida. Primeiro que ali a originalidade era zero, e uma dica: quando você imita uma cena já vista zilhões de vezes e em zilhões de lugares, tente fazer, pelo menos, melhor.
P.S: Emoção cadê? Na cena em que Chris se despede da família… Aliás, tomara que eles não apareçam mais. Família mais clichê e pai mais canastrão será difícil de se encontrar.












