A limpa da ala fraca da temporada continua a todo vapor.

Spoilers Abaixo:

Depois da saída de Chuy no episódio passado, os homens começaram a temer que isso represente uma cissão entre gêneros dentro da competição. É normal que as mulheres fiquem na defensiva, pois já há aquele senso comum de que elas são mais frágeis e tem que se unir para ficarem mais fortes. Torço pra que os homens consigam resistir a esse ataque e as forças voltem a se equilibrar, até porque a eliminação de algumas das chefs é só questão de tempo, pelo que elas tem mostrado até agora.

Não posso deixar de elogiar a temática do desafio relâmpago dessa semana. Quem trabalha na cozinha sabe que existem 5 molhos que são as bases de todos os outros. Por exemplo, o molho funghi, muito conhecido por muita gente e usado principalmente em massas, nada mais é do que o molho béchamel acrescido dos cogumelos pré-preparados. O saucier é o responsável pela preparação desses molhos e quem já tinha experiência na função saiu com um pé na frente no desafio. Béchamel, Hollandaise, Tomate, Espagnole e Velouté, cada participante sorteou o molho sobre o qual deveria criar uma receita em que o elevasse. E foi aí que Grayson se destacou. Ela aproveitou seu currículo como saucier e criou um ravioli de milho com redução balsâmica de mirtilo, escalope e molho de milho tostado. Não posso dizer se estava bom, mas a apresentação estava perfeita.

Já por outro lado, é uma pena ver que há chefs que não tentam se adaptar ao desafio, mas, de certa maneira, tentam fazer o desafio se adaptar a eles. A prova foi simples, você tinha que criar um prato que elevasse o molho sorteado, então, quando você vê criações como a da Beverly e da Dakota, que simplesmente salpicaram o ingrediente principal sobre o resto, não dá pra acreditar que houve um esforço aí. Vamos tentar quebrar as nossas limitações, por favor? Quem fica estagnado é série de investigação policial.

E era questão de tempo até aparecer um desafio com muita carne, afinal, os americanos adoram essa proteína e o Texas seria como um Rio Grande do Sul de lá. Todos adoram aqueles bifes “suculentamente” ao ponto. Foi proposto, então, um jantar para 200 pessoas, com quatro pratos, onde 2 obrigatoriamente deveriam ter carne. Os grupos responsáveis por cada prato foram divididos e Ty-Lör, por conta de sua experiência, foi eleito para preparar os bifes. Mas todos sabem o que dizia Murphy, né? O bigodudo de nome bizarro furou sua mão com uma faca de ostras (dor!!) e passou a noite no hospital, além disso, a loirinha testuda se adiantou e disparou o forno para finalizar os bifes muito cedo. As carnes ficaram frias e outras passaram do ponto. Bagunça generalizada. Como disse, Tom Colicchio, era esperado mais deste grupo de chefs do que essa lambança.

E no meio da confusão, o prato vencedor do desafio acabou sendo a sobremesa. Foi um prato bem simples, um bolo de pêssego que parece produção da primeira aula de confeitaria dos calouros de qualquer faculdade, mas, ao que parece ficou bem executada. E a dona do bolo nada mais é que minha nova odiada do grupo: a gorda intrometida. Todos estão cientes de que existem pessoas que querem tomar a frente em qualquer tipo de trabalho, alguns sabem conduzir isso de maneira eficaz e o sucesso é garantido. Entretanto, outros, como a cidadã em questão, não tem mão pra liderança e tudo o que conseguem fazer é destruir o ambiente de trabalho. Estou ansioso para que Beverly peite a gorda intrometida e mostre que pra ser líder não basta falar alto e apontar defeitos.

Mas, voltando à eliminação, Whitney foi mandada embora. Já tinha apontado antes que ela não me mostrava firmeza ou um trabalho consistente, tanto que ela errou um prato que até a Dona Maria que cozinha pra família lá em São Gonçalo consegue acertar: batatas gratinas ao creme. Sério! Um chef que não consegue fazer batatas gratinadas em 6 horas não merece estar na competição, como foi dito por nosso querido juiz chefe. E, assim, a primeira mulher foi eliminada da competição.

Em Tempo de Dúvidas Básicas: Só foi falar da Whitney que ela se mandou, hein? E agora? Quem é o próximo peso morto que você quer ver fora? Dakota é uma boa opção.

Em Tempo de Last Chance Kitchen: Esta semana, a nova eliminada teve que enfrentar Chuy num desafio de hambúrgueres. Cada chef deveria usar uma das carnes ofertadas para criar um burguer original. Whitney mandou um burguer de alce e Chuy apostou num de avestruz. E, para minha surpresa ao menos, Whitney levou o desafio e mandou o mini-mexican de volta pra casa. Sorte? Whitney é a rainha dos burguers? Será que somente batata é o fraco dela? Saberemos no próximo desafio.

Artigo anteriorNikita – 2×07/08: Clawback/London Calling
Próximo artigoO Aprendiz Empreendedor – Ep. 12: Café natalino