Smallville 9x03

A temporada continua, as histórias centrais se desenvolvem com força, mas a trama deste episódio foi fraca, beirando a idiotice.

Spoilers Abaixo:

O episódio começa diferente, com Clark deitado em uma maca, na torre de vigilância. Depois recebe um sms do Oliver Queen com os dizeres: “I LOST HER”. Metropolis está deserta e destruída, a exemplo do Daily Planet, devastado. Clark encontra Lois zumbi e a abertura começa. É uma ótima estratégia para fazer o espectador assistir todo o episódio, já que dá uma curiosidade tremenda de saber como tudo aconteceu para chegar até aquele ponto. Um acerto dos roteiristas.

A transformação de Lois em zumbi foi bem feita e conseguiu assustar (pelo menos a mim).

O episódio se passa durante as 12 horas anteriores ao acontecido dos minutos iniciais, com o objetivo de explicá-lo.

Clark e Lois continuam trabalhando normalmente no Daily Planet, e as cenas são suaves e tranquilas, como na temporada anterior. Tom Welling e Erica Durance tem uma química incrível na tela, de longe um casal perfeito para atuar as aventuras de Lois e Clark. Haha. Uma ceninha interessante foi quando Lois anuncia um incêndio para Clark, que se oferece para pegar um café para ela.  Em uma pegada de café, Clark apaga o incêndio e contribui com a obssessão de Lois pelo Red-Blue Blur.

Contrapondo um momento de quase comédia entre Lois e Clark, a série mostra Oliver Queen em sua caminhada sombria. Como comentei em reviews passados, os ex-integrantes da liga da justiça desapareceram por sentirem-se culpados pela morte de Jimmy. Neste episódio Clark encontra Oliver e os dois discutem a respeito, mostrando o quanto a morte de um personagem importante pode afetar o futuro das vidas dos personagens de Smallville. Oliver está trilhando um caminho sem volta, um caminho de trevas e solidão. Ainda não está muito claro como ele buscará isso, mas os spoilers dos episódios futuros dão muitas pistas. Por aqui, só falaremos do que acontece nos episódios que já foram ao ar.

As piadas deste episódio ficaram a cargo de Oliver, com um tom sarcástico e provocador. Quando ele e Clark se encontram, no meio da discussão calorosa, Oliver diz: “Acho que Deus tem um senso de humor estranho. Sinto muito. Não devia falar seu nome em vão.”. Logo depois compara Clark com Jesus Cristo. Foi uma boa alfinetada no Red-Blue Blur, que agora deveria ser chamado de Black Blur.

Clark continua a sentir-se culpado por suas decisões da temporada passada. Isso provavelmente o acompanhará por todo este ano, podem acreditar. Haha.

Tess continua a procurar o paradeiro dos kryptonianos e Zod. É na mansão dos Luthor que começam os ataques dos zumbis, onde Tess é infectada. Nesta cena eu quase morri de rir. Foi bem típica de filmes de terror com vítimas idiotas. Tess achava mesmo que uma portinha de madeira seguraria um ZUMBI e a solução para seus problemas era telefonar? PELAMOR! Pelo menos compensaram a idiotice com uma bela cena de luta que me fez lembrar Lana Lang em seus tempos de glória na série. Nostalgia!

Clark continua a esconder sua identidade secreta de Lois e finge bem, quando fala de si mesmo. Os dois vão visitar Tess no hospital e discutem sobre a sanidade da vilã/meia-boca, uma situação bem engraçada.

Fico me dizendo que Lois é a repórter que todo estudante de jornalismo gostaria de ser. Sagaz, curiosa e xereta.

Um vírus de origem suspeita é lançado em Metropolis, causando raiva e transformando os infectados em zumbis. Lembrou de alguma história? Se você disse Resident Evil, acertou. Nada original para Smallville, embora as cenas de ataque dos zumbis tenham sido bem elaboradas, com um jogo de luz interessante.

Oliver descobre que está sendo espionado. Esta cena mostra o lado cachorro/garanhão de Queen e também seu lado “drogado o tempo todo”.  É claro que o moço loiro tem suspeitas de quem o esteja espionando e vai tirar satisfações com Tess no Daily Planet, quando encontra o prédio repleto de zumbis.

Antes da chegada de Oliver vimos uma cena em que Clark e Lois lutam com zumbis, trocam olhares apaixonados e se escondem na sala de Tess. Lois desabafa sobre seu sentimento pelo Red-Blue Blur (Black Blur) e que não quer mais ficar sozinha. Será que agora Clark começa a pensar no fato de contar a Lois que ele é o RBB? É fato que nosso mocinho está apaixonado, Lois também. O que impede? Clark precisa tomar uma decisão que provavelmente será bem satisfatória para todos nós.

Oliver entra na sala de Tess, onde Clark e Lois estão, com uma arma imensa. Acho que era calibre 12, daquelas que aparecem no jogo Resident Evil 3. Honestamente, é algo absurdo ele estar com aquela arma. PRIMEIRO: Ele só descobre os zumbis quando vai até o Daily Planet. SEGUNDO: De onde ele tirou a arma? Levou junto para matar a Tess? Hahaha. Momentos bizarros de Smallville. É nesta cena também que Oliver solta mais uma piadinha: “QUANDO QUE TODO O PRÉDIO DEU UMA DE RESIDENT EVIL?”

Mais um momento bizarro para a coleção da série é o Dr. Hamilton “só de olhar descubro as coisas” descobrindo o antídoto do vírus no sangue do Doomsday. É claro que só existe um kryptoniano com quase o mesmo tipo de sangue: Clark. Seu  sangue ajudará a produzir o antídoto do vírus.

Clark deixa Lois aos cuidados de Oliver, vai até a torre de vigilância, doa seu sangue e desmaia com a kryptonita usada para furar sua veia. E quando ele acorda vemos o começo do episódio. Mistério solucionado.

Lois não pode dormir, senão vira zumbi. Oliver fica responsável por isso, mas se preocupa mais com seus sentimentos pela mocinha repórter do que em não deixá-la dormir. Queen ainda ama Lois, o que fica claro depois do mesmo carregar uma foto dela em sua carteira e confessar seus sentimentos para a mesma, que havia dormido. Foi uma cena bonitinha e violenta, quando Lois zumbi bate em Oliver e foge. É daí que surge o sms “I LOST HER”.

A solução para lançar o antídoto na cidade é dada pelo Dr. Hamilton “só de olhar descubro as coisas”, que junto com Chloe pegam um jatinho e lançam a substância nas nuvens, que produzirá chuva e derramará junto com a água a cura para todos. Literalmente uma chuva milagrosa, mas uma ideia bem fraca e simples. Os roteiristas poderiam ter complicado mais a história, assim ficaria mais interessante.

É no jatinho que descobrimos um dos fatos mais interessante do episódio: Dr. Hamilton “só de olhar descubro as coisas”, pressiona Chloe e ela revela que está espionando os ex-membros da liga, com o objetivo de reuni-los. Então, não era Tess a responsável por bisbilhotar Oliver, era Chloe. Ela ainda consegue surpreender, é incrível. Mais um arco interessante para a série.

Ainda falando de Chloe, sua relação com Clark vem melhorando. Neste episódio o mocinho pediu sua ajuda. Vamos lá roteiristas, reaproximem os dois.

Este episódio me fez concluir que ser jornalista em Metropolis é bem difícil. Com tantos desastres e catástrofes só Lois e Clark para conseguir cobrir todos os fatos. hahaha. Não é?

Eu, bobinho, achava que Oliver voltaria a ser o Arqueiro Verde e ajudar pessoas, mas o loiro sombrio queima seu uniforme e deixa aberto um dos arcos mais interessantes da temporada: sua jornada sombria. Veremos, veremos. Estou ansioso.

Clark volta a sua casa, em Smallville. Quando ele pega a foto de Lana Lang, lembrei dos velhos e bons tempos da série. Tempos que não voltam. Ainda bem que Clark não está mais na deprê Lana. Ninguém mais suporta essa historinha.

O que foi aquele finalzinho com Clark segurando o braço de Lois e ela dizendo para ele manter o mistério até onde puder? Rolou uma tensão sexual naqueles olhares. Será que Lois está disposta a investigar ou se entregar aos poucos ao bom moço? Será que Clark queria beijá-la? Isso só os próximos episódios irão dizer.

Estou acertando alguns palpites que venho fazendo aqui nos reviews. O sonho de Lois está de volta neste episódio, mas dessa vez não é um sonho, é quase uma visão/delírio, já que estava acordada e teve um lapso. Clark desconfia de algo, já que um de seus motivos de voltar a trabalhar no Daily Planet é ficar de olho em Lois para saber o que ela viu no futuro, antes que Tess o faça. O sonho não apresentou nenhuma novidade, só os mesmos momentos citados nos reviews anteriores. Vamos ficar atentos.

Zod apareceu no fim do episódio, deixando claro que agir com anonimato é sua principal missão. Mais uma vez Callum Blue atuou de maneira incrível.

Zod repreende seu súdito por ter liberado o vírus e ameaçado o disfarce do exército inteiro. Embora o mesmo súdito lhe mostre que descobriu a existência de outro kryptoniano em Metropolis e que este usufrui dos poderes do sol amarelo, Zod mata-o cruelmente. Foi uma cena necessária para mostrar o quanto o general preza a obediência à suas ordens. Ele e seu exército continua sem poderes.

A série está evoluindo sua trama, deixando-a mais complexa e cheia de detalhes. Confesso que comecei esta temporada com desânimo e aos poucos estou ficando mais esperançoso com o rumo das histórias. Mesmo que tenhamos uma última temporada e que ela se mostre não tão boa quanto espero quando chegar ao fim, pelo menos teremos tido algumas boas histórias.

O episódio foi satisfatório, tirando a história dos zumbis. Haha.

Artigo anteriorAudiência USA – 15/10/2009: Quinta-feira
Próximo artigoThe Vampire Diaries – 1×06: Lost Girls