
À apenas dois episódios da Season Finale, Alan Ball nos apresenta um episódio bem diferente do que estávamos acostumados. Em meio a destruição de Bon Temps e o clima apocalíptico igual ao dos filmes de zumbi, uma frase da Mênade, dita por ela para Sookie, destoa de tudo: “O que é você?”.
Spoilers Abaixo:
Tivemos nessa temporada dois núcleos distintos em quase todos os episódios. Os acontecimentos em Dallas envolviam Sookie, Eric, Bill e Jessica, enquanto isso, em Bon Temps, Tara, Sam, Lafayette e Cia. Limitada do Merlotte’s enfrentavam a misteriosa Maryann. Dividir seu núcleo em duas tramas paralelas é muito difícil, pois não é qualquer série que consegue prender seu público nos dois núcleos. Mas True Blood não é qualquer série, e fez isso como se fosse a mais natural das formas de narrativas, desenvolveu bem suas tramas e prendeu a atenção do público. Eis que nesse episódio, temos o retorno dos Stackhouses para Bon Temps e as coisas acontecem, rápido até demais pro meu gosto.
Não estou negando a qualidade do episódio que, mesmo não sendo dos melhores, manteve a incrível média da temporada. O clima de filme trash de zumbi então me deixou ainda mais feliz. Adoro tais tipos de filme e fizeram com True Blood um ótimo trabalho, no nível de Quentin Tarantino. O que não gostei no episódio, na verdade, foi como várias storylines foram encerradas de maneira simplória. O episódio foi o mais curto até então, e vários mistérios, várias tramas que vinham sendo trabalhadas com todo cuidado, foram encerradas nesse episódio, sem muita justificativa e, muitas vezes, não atendendo as minhas expectativas. Pareceu-me que eles queriam terminar algumas traminhas paralelas de uma vez, pra deixar somente a história de Maryann em destaque nos dois últimos episódios.
E nessa história toda, o destaque é dividido entre os irmãos Stackhouse. Os dois, ao voltarem de Dallas, viram a destruição da cidade e, após conversar com Hoyt e Jéssica (que tomavam conta da mãe dele, numa cena hilária) foram defender aquilo que, para eles, importava em Bon Temps, que para o Jason são os seus amigos e conhecidos, as relações que formou na cidade, na cidade que ele adora viver. E para Sookie é sua amiga, quase irmã, Tara.
O Jason que entrou na Comunidade do Sol parece realmente não existir mais, e deu espaço cada vez maior para um Jason herói, que foi ao Merlotte’s salvar Sam, que estava preso no freezer com Andy, cercado pelos zumbis da Maryann. Nessa parte tivemos algumas cenas muito engraçadas, como “O Deus”, vivido por Jason. Aliás, nessa mesma cena, Sam ficou devendo uma explicação para Jason e Andy por ter “sumido” na frente deles e depois ter reaparecido totalmente nu. Quero destacar também que pela primeira vez, desde que comecei a ver True Blood, não achei o Andy um desperdício de espaço na série. Ouso dizer até que comecei a gostar do ex-detetive, que mesmo mantendo o seu jeito, tem ajudado Sam e tentado fazer o bem por nossa amada Bon Temps.
Enquanto o seu irmão fazia a festa com os “zumbis” no Merlotte’s, Sookie foi em busca de sua amiga Tara, no que costumava ser sua casa. Avisada por Lafayette, ela tenta fugir de lá, mas dá de cara com Maryann. A mênade zomba de Sookie e seu parceiro Bill, o vampiro tenta mordê-la mas acaba, digamos, intoxicado com o veneno que corre em suas veias, ela assume para Sookie que foi ela que a atacou, vai para cima dela de novo e… Eis que aqui surge o motivo para o “O que é você?” dito por Maryann. Ao tocar o rosto da mênade, a mão de Sookie ilumina-se e parece queimar o rosto dela. Sookie não sabe o que fez, Maryann não sabe o que é ela, nós não sabemos de nada, mas adoramos tudo.
No começo da série, desconfiava que Sookie era algo além de uma telepata. Com o passar dos episódios, deixei de desconfiar isso, mas agora essa curiosidade anda me consumindo. Sookie de fato não é como as outras pessoas e deve ter algo além do poder de ler mentes, algo que, pela reação da Maryann, vai MUITO além disso. Não sei se teremos essa revelação ainda nessa temporada, mas é um bom gancho esse que Alan Ball criou.
Depois de despertar o seu “poder” oculto, Sookie vai para a casa de Lafayette para se encontrar com Tara, que está com os olhos negros. Depois de uma estranha sessão de exorcismo com Sookie e Bill, Tara finalmente se libera e abraça a mãe numa cena emocionante (odeio a mãe da Tara, mas não se pode negar que ela ame a filha). Enquanto fazia o exorcismo, Bill teve um contato com algumas lembranças que o fizeram desconfiar que Maryann é uma mênade (afinal, culto como o vampiro Bill é, claro que ele já tinha lido algo sobre isso antes), e foi buscar uma pessoa que ele sabe ser capaz de tentar destruí-la, a rainha da Louisiana, uma vampira tão poderosa, mas tão poderosa, que é promessa de excelentes episódios nessa reta final de temporada.
P.S: Alguém realmente imaginou que o sonho de Sookie no começo do episódio era verdade?
P.S 2: Ri muito do interesse de Jason pela nova garçonete do Merlotte’s. Acho que tirando sua irmã e Arlene, ele já pegou todas por ali. Por falar nisso, a vaga está em aberto, interessadas procurar por Sam Merlotte… Mas já vou avisando: é bom fazer um testamento antes.













