
Nikita + Gogol + Division + Oversight + Percy + Michael + Alex = BLAM!
Spoilers Abaixo:
É hora de recomeçar minha saga de elogios a Nikita. Mais uma vez os roteiristas e criadores da série apresentaram dois episódios com potencial de explodir cabeças e clima de Season Finale. A trama continua coerente ao desenvolver os dramas e objetivos dos personagens sem esquecer a importância da mitologia. Os elementos que enriquecem o universo em que Division, Oversight e Gogol coexistem também estão bem elaborados e introduzidos na história. Em suma, Nikita tem se tornado uma aula de como prender os telespectadores em uma trama que mistura presente e passado na hora de nos deixar com o coração na boca.
Falando em coração, o ‘afastamento’ de Michael foi a melhor sacada dos últimos episódios. Dessa forma, além de desenvolver o lado sentimental da protagonista, tivemos um vislumbre dos tempos áureos da primeira temporada com Nikita agindo sozinha e chutando rabos sem dó. O acerto se transformou em erro quando decidiram manter Michael nos bastidores, ora servindo como consultor, ora surgindo do nada para salvar o dia. Melhor seria deixá-lo em hiato por uns cinco episódios para intensificar o drama. E espero que toda a tristeza e instabilidade causada em Nikita, por causa do término do relacionamento, não permaneça. Gosto quando a humanidade da protagonista é explorada, mostrando até onde ela está disposta a ir para salvar a vida daqueles que ama e dos que correm perigo. O problema é se toda essa sentimentalidade começar a estragar a ação e frieza características do universo espião, afinal somos apaixonados pela série por causa de momentos mindfucker como a captura/tortura de Birkhoff.
Pobre Birkhoff, cobaia da mestre das torturas, levado ao extremo de sua própria sanidade e retirado de sua zona de conforto nerd. Estava na hora do mocinho sofrer alguma represália inerente ao jogo perigoso em que está envolvido. E como toda ação tem uma reação, fica claro que nosso Shadow Walker perderá os movimentos precisos das mãos. Uma marca deixada pela diva Amanda, antes trabalhada na surdina, agora participante ativa no tópico de tomar decisões em relação à Oversight e Percy. Tem coisa mais linda do que ver os dois grandes antagonistas da série numa conversa pra lá de tensa? Some a isso um nível elevado de diplomacia, elegância e planos ocultos. Afinal, Percy conseguiu o que queria com Alex, ativou o Protocolo Secundário e logo mais conseguirá fugir da Division. Tudo sem Melinda Clarke desconfiar, apesar de já saber parte dos planos de seu mestre. Ainda assim, não imagina o grande propósito arquitetado para o retorno de Alexandra Udinov à sua terra. Percy rules!
Em relação aos guardiões, o tal do Protocolo Secundário é nada mais do que uma reunião dos pupilos de Percy. E o conteúdo a ser discutido no encontro continua mantido à sete chaves. Entretanto, o mais óbvio a se pensar é que o chefão conseguirá fugir de sua clausura e comandar uma nova etapa para a reconquista de poder. Ou, simplesmente, continuar seu jogo na surdina. Afinal, o invencível Roan “Cara Derretida” está ao seu lado e ninguém o pode destruir. Nessas circunstâncias, ainda preciso destacar mais alguma prova de poder? Melhor que isso só a cena do laboratório químico com Nikita, Guardião, Gogol e Polícia Alemã. Momentos de tensão que definiram o futuro da Caixa Preta.
No âmbito da Gogol, as coisas também estão tensas com a disputa de poderes e interesses. Ari Tasarov tem um objetivo em mente, enquanto Sergei Semak só pensa em destruir a Caixa. Junto disso descobrimos que Sergei é parente dos Udinov e muita coisa além da disputa de poderes está debaixo do tapete. Semak mantém segredos que não podem vir à tona nem mesmo para seus aliados. Exemplo: a existência da Mamãe Udinov.
Agora peço a todos um minuto de silêncio, de calma. Um minuto de silêncio antes de relatar o meu desespero ao ver o fim do décimo episódio. Pronto. Depois do episódio, sutilmente recolhi os pedaços de cérebro que ficaram na cadeira do quarto e gritei pela genialidade da coisa. Gritei também por me sentir idiota e nunca ter pensado na possibilidade da Rainha Udinov estar viva. Culpa do meu envolvimento com o drama de Alexandra e sua trama do “De Volta Para Minha Terra”. Depois de ajudar as primas, trazê-las para São Petesburgo, distribuir dinheiro, comprar armas, sobreviver na floresta, ter flashbacks e suportar friamente os flertes do (respira) Tenente Comandante Sean Pierce, a russa estava exausta. Mas nunca derrotada. Quando achamos que as emoções haviam acabado, nos deparamos com a Mansão Udinov e a revelação do ano. Sim, camaradas. Mamãe Udinov está viva, linda, castanha e cretina. Confesso que já imaginei uma infinidade de explicações para sua sobrevivência, mas sempre termino em um caso digno de novela mexicana: Miss Katya Udinov, cansada da rica vidinha com Mister Nikolai Udinov, resolve pular a cerca russa com Sergei Semak. Não bastasse a safadeza oculta, necessitava de uma pitada de morte, segredos e uma segunda vida na Mansão. Então depois de matar o marido com a ajuda do amante, Miss Katya Udinov manda sua filha, Alexandra Udinov, para uma vida de drogas e prostituição nos EUA. Livra-se do problema e deseja um dia encontrá-la novamente para uma saga de perdão. Finalmente livre, Miss Katya Udinov vive da maneira que pediu aos deuses até que o destino resolve pregar-lhe uma peça: Alexandra Udinov está de volta para reclamar seu direito de vingança.
É piração, é loucura, é amor demais por esses roteiristas. Minha objetividade e imparcialidade foram para o bolso. Felizmente o retono dessa lindeza é no dia 6 de janeiro e, devido aos atrasos de review, não está longe. Contando os dias para a lavagem de roupa suja. Preparem-se!!!
Depois do minuto de silêncio acima e de toda minha exaltação com a trama novelesca dos Udinov, voltemos aos comentários da série. Owen Elliot está de volta para mostrar que sua parceria com a Gogol não é das melhores e deixar claro seu amor por Nikita. Ou o que explica os olhares esquisitos? Continuo a não entender o motivo do ex-guardião ter chamado Michael. Ah, entendo sim. Alguém precisava fazer alguma coisa para introduzir Shane West no episódio ou o ator vai começar a passar fome. Participação tosca, com discussão de relação e sentimentos no ar. Depois do momento piegas, vimos Nikita voltar ao passado na Mansão Udinov, dessa vez para enfrentar Ari Tasarov. O líder da Gogol está com a Caixa Preta, mas logo logo a perderá. Alguém ainda acha que todas as tramas convergiram para a Mansão por puro acaso? Como bem disse Percy, é preciso voltar ao passado para entender o que realmente aconteceu e formar a própria interpretação. Ter Nikita Meers, Alexandra Udinov, Sergei Semak, Ari Tasarov e Katya Udinov nessa Mansão vai dar o que falar. Não percam o próximo capítulo dessa trama de amor, ódio, traição e muitas surpresas.
Enquanto esperamos a explosão da novela Russa, o clima está quente nos EUA com Madeline e Sean. O Tenente Comandante (sim, preciso enfatizar o título do bonitão) tem feito de tudo para proteger a mamãe, mas a cada dia Nikita e sua trupe descobrem mais do que deveriam a respeito da Oversight e seus membros. Esqueçam, queridos senadores, vocês são minoria e aos poucos perdem poder não somente para Nikita, mas para Amanda e Percy. Veremos até onde o Tenente Comandante Sean Pierce estará disposto a chegar para proteger sua mãe corrupta e manter o plano de conquistar Alex para capturar Nikita. Minha intuição diz que nossa protagonista vai convencê-lo a se unir ao lado bom da força, mostrandos todos os erros e podres que a Mamãe Pierce já cometeu em nome da lei e da manutenção do poder. Não descarto também a possibilidade do mocinho se apaixonar por Alex e se tornar membro do elenco fixo da série. Muita coisa ainda irá acontecer, afinal foram somente dez episódios. Tudo pode mudar até o fim da temporada. Desde já é importante segurar as emoções e ficar preparado para ter o cérebro jogado na parede.
Por fim, foram mais dois excelentes episódios para deixar os fãs animados com o que estar por vir. Apesar da baixa audiência e do risco de cancelamento, Nikita segue a passos largos e bem medidos, pisando em território seguro para manter sua estabilidade de tramas. Fico na torcida para que isso garanta a vida da série perante a CW, já tão acostumada a baixas audiências. Portanto, vamos esperar pelo término da segunda temporada para começar a sofrer com a renovação. Enquanto junho não chega, é hora de contar os dias para janeiro e o retorno bombástico da melhor série de espião que está no ar. Até janeiro!
P.S. Galerinha, obrigado a todos pela leitura dos meus reviews durante esse ano que passou. Sei que apesar dos imprevistos, atrasos e afins, vocês têm sido fieis e bem dispostos. Obrigado por tudo!!! Feliz Natal e Feliz 2012! 🙂
P.S.2 Amanda ainda tem esperanças de colocar Alexandra no comando da Zetrov e fazer a russa de marionete. Quem quer se unir na torcida para ver a diva da maldade quebrando a cara?
P.S.3. Quem quiser me dar de Natal o box da primeira temporada de Nikita, estou aceitando (CARA DE PAU COM GERÚNDIO)! #FicaAdica
P.S.4. Queridos roteiristas, o fato de Nikita segurar um metralhadora com as mãos atadas é forçado demais. Ok? Grato.
P.S.5. Roan, o invencível, terá um papel importante ao longo da temporada. Informação dada por Maggie Q, em entrevista. 🙂
P.S.6. Maggie Q também disse que teremos Dillon Casey pelado por um episódio inteirinho. #QUEDIZÊ













