How To Get Away With Murder 3×07: Call It Mother’s Intuition

32
4323

A fórmula de How To Get Away With Murder seguida cartesianamente em Call It Mother’s Intuition.

Nossa série querida tem uma fórmula, e ela segue toda a semana. A sorte nossa é que essa fórmula é de sucesso. O meu medo é que um dia ela venha a se desgastar. Primeiro, temos sempre uma cena intensa e épica coordenada como uma mestra perfeita por Viola Davis. A cena desta semana foi a dos alunos jogando na cara da professora todas as coisas que eles ainda têm em dívida com ela. Tal como uma terapia do confronto (sdds Toma lá dá cá e a terapia da Dra. Perci), todos os alunos foram e jogaram na cara dela verdades e segredos de toda a história da série. E as caras e bocas de sua reação eram críveis e sensacionais, como alguém que não sabe o porquê está fazendo aquilo, mas deve fazer aquilo. Viola é demais, em mais um episódio.

Mas, é nesse ponto que temos a outra vertente da fórmula de sucesso que está essa temporada: saber usar da sua própria história e dramaturgia até aqui como gancho de roteiro. Sempre digo, em comparação a uma outra série deste nosso mundo maníaco, que Friends nas últimas temporadas nem tinham muitas piadas de efeito do roteiro, mas o carinho que temos com as personagens e a noção de toda uma história interna que conhecemos até as suas temporadas finais, conseguimos rir de referências e apenas expressões. Tal qual aqui em HTGAWM entendemos toda a dor das personagens que vivemos com eles há 37 episódios. Sabemos o quão difícil é para Oliver querer um novo amor, mas sentir na pele um preconceito por ser soropositivo, mas isso não precisa estar explícito no roteiro. Sabemos o quanto Bonnie é submissa a figura de Annalise, capaz de esquecer sua noite de amor com Frank, trocando juras de um futuro utópico, enquanto manda o rapaz para fora de sua casa histérica e sem desnecessária reação. Sabemos o quanto Wes foi taxado pela turma e achava que nunca teria chances com Laurel. E tudo isso não precisa ser explícito porque conhecemos todos aqueles personagens, e caminhamos com suas histórias até este ponto.

O que me dá medo é que a série não está criando novos problemas e situações para termos essa característica nas futuras temporadas. Parece que estamos usando um trunfo muito cedo. Não temos nenhum personagem novo na temporada, além de Drake e a diretora. E se Drake ainda pode estar morto debaixo daquele lençol, não vejo muito além de cenas de humanização da Annalise com as cenas da diretora (ainda não gravei o nome dela). Ela está lá para conferir se Annalise vai às reuniões do AA, mas também tem seus problemas com álcool, pergunta para a advogada sobre o porquê do advogado para Wes, e ganha a sua própria indicação. Temos uma personagem que faz um papel de escada para Annalise, ou ser simplesmente incrível ou ser humana dentro de todas as suas mazelas, enquanto ela não está comendo salgadinhos que não faziam parte de sua dieta, enquanto estava com Frank. Não vejo um futuro para a diretora, e gostaria que a sua relação com Annalise fosse mais tensa, ou mais trágica. E Drake, bom, ele tá lá, roubando as falas de Connor.

Drake não tem carisma para tomar o lugar de Connor e todo o apego que os fãs têm com o casal Coliver, que finalmente reataram neste episódio. E é aqui a terceira vertente da fórmula, que ao meu ver, não me faz tanto sucesso, mas parece ser o enfoque dessa temporada: todos os love dramas. Entre o elenco jovem regular, os seis formam três casais reverenciando a matemática básica de fim de novela brasileira. Toda tampa tem sua panela, e assim seguimos a vida. Isso me incomoda porque nas outras temporadas, os alunos tinham plots mais intensos e me agradava mais. E, por mais que Shonda não seja a showrunner, e sim Nowalk, não podemos esquecer que este é um discípulo daquela, e todo esse amor de Connor me remete aos dramas que estou vivendo em minha recente maratona de Grey’s Anatomy ainda no começo, mas já perdi vários personagens/pacientes carismáticos que aprendi a amar pelo caminho e sofri com a perda. Já disse aqui e repito que gosto muito de Connor, e tenho medo desse roteiro querendo me dizer que ele morreu. A cada episódio que tiramos alguém da berlinda é doloroso saber que não é meu favorito. Em minha esperança, eu sigo o ator no instagram, e ele ainda está com a barba e o cabelo do personagem, e as gravações dos próximos dois episódios já devem ter acabado, então ele tem que continuar com a cara de Connor para o ano que vem. Não sei se isso é apenas uma perfect illusion, mas é uma teoria.

E por fim, na nossa fórmula de sucesso, permanecemos com os flashforwards, inspirados em Damages e toda a sua excelência, que HTGAWM usa com emoção e pontualidade da edição. Sabemos aqui neste episódio que Annalise foi presa pelos crimes de incêndio proposital e homicídio. O que será que Annalise apronta em duas semanas para a sua casa? Ela não tem mais tanto arquivo para ser queima de arquivo, nem álcool para que seja inflamável seus armários. Não peguei ainda a ideia sobre o que está sendo escondido ali. Wes aparece mais uma vez como traíra ao grupo, repetindo seu papel de ingratidão das outras temporadas (seja com Rebecca ou com o tiro), e entrega Annalise por imunidade no caso de Mahoney e na sua leviana e idiota mentira em depoimento. Wes está vivo, infelizmente, e sobre para nós na nossa possibilidade de estarem mortos: Frank, Nate, Connor e Drake. Não vejo Bonnie falando no celular no hospital sobre Laurel, nem com Connor (se não ela avisaria Oliver), nem com Drake (só se ela tiver mais algum caso com outro aluno, mas mesmo assim, não precisaria falar para ele sobre se está tudo bem com Laurel). Então vou ser óbvio e dizer que ela fala com Frank, prefiro acreditar que Connor não está morto e que Drake morrendo não trará nenhuma revelação chocante ao roteiro, então minha aposta fica em Nate.

Já que Nate agora está com uma rival de Annalise, isso pode resultar em alguma briga ou confronto da promotora com a nossa advogada, e ele encontrou Wes no tribunal, e ficamos com uma cena meio tensa sobre confiar ou não em Annalise. E ah, também entenderíamos o desespero de Annalise ao chorar por ter visto o morto. Agora, depois de todas aquelas verdades vomitadas em Annalise pelos alunos, porque ela chamaria todos daqui duas semanas numa noite, não chamaria a Michaela, e sairia de casa, deixando Laurel e o morto por lá? Ainda não captei essa mensagem, amado mestre.

Entre a fórmula perfeita da temporada: VIOLA DAVIS + USAR DE SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE DRAMA SEM CONSTRUIR MAIS + LOVE DRAMAS + FLASHFORWARDS, é claro que cabem ainda casos da semana inspirados como uma mãe que se envenena para manipular seu bando de filhos mimados e sem perspectivas de futuro, mas que não vale mais que essas três linhas, nessa análise que você está lendo. Somente uma observação à performance arrasadora de Laurel e mais uma vez de Karla Souza, na sua interpretação e destaque merecido nesta temporada. E também cabe uma visita surpresa de Frank na casa de Laurel perguntando se está realmente agora apaixonada por Wes. É tão incrível a cena final deste episódio, que já estou esperando um épico episódio na semana que vem, para nos deixar atônitos para saber quem está morto daqui duas.

> Veredito da 3ª temporada de Black Mirror!

Por fim, eu gostaria de dizer: “I choose you Hack-a-chu!”.

  • Pytter

    Achei aquele ‘choro’ do Frank muito forçado. Não convenceu. E essas Idas e Vindas do Amor de Connor e Oliver estão batidas, só acho. Por favor roteiristas, menos.
    No restante, mais um excelente episódio.

  • André

    To achando essa temporada a mais fraca mas até que curti bastante o episodio. Tenho certeza que o Connor nâo morre,ainda mais agora que voltou com Oliver. Também nâo acho que vai ser o Nate pois seria uma bosta ele morrer após ter tido tâo pouco tempo de tela ultimamente e muito menos o aluno who. To apostando no Frank,é o mais plausível. Fiquei feliz que o Wes ficou vivo,ele é o que mais tem consideraçâo pela Annalise e tenho certeza que ele bolou algum plano com ela!

  • Frank, Nate e principalmente Drake seriam mortes covardes. Pois são personagens que não tem tanto peso emocional para o público, e nem abalaria as estruturas da série.

    • Capitã Marvel

      Vejo muita gente que se importa com o Frank sim. Esse outro que eu mal descobri o nome eu duvido muito, e Nate é bom por ser um peso morto que ninguem quer no elenco regular.

      • Sim, Capitã. Mas na trama Frank não tem o mesmo peso que os outros 5, ele é bem coadjuvante mesmo. É um personagem, que já foi sendo posto como antagonista nessa season, e suas participações são cada vez menores. E sua morte teria muito menos comoção, seria lamentada pela Laurel e talvez Bonnie. E mesmo para o público, ele não tem tanto peso quanto o Connor por exemplo.

        • carolva

          discordo, connor não fez nada nessa temporada além de levar chapéu e se arrastar pelos cantos

        • DarkAngelblue

          o charlie é o ator que tem mais seguidores você deve estar no mundo da lua.

          • Ou talvez estejamos no mesmo mundo, mas tenho uma opinião diferente, hahaha.

          • DarkAngelblue

            A capitã escreveu o que penso, não sei no que esta baseada sua opinião

        • Capitã Marvel

          Você deve tar assistindo uma série diferente rs. O Frank nessa temporada, e talvez até mesmo na segunda com os flashbacks, ta tendo muito mais importância na trama que o Connor, Michaela e Asher. Na verdade quase todo o plot principal tem a ver com ele. Dos K5 só Wes e Laurel tão realmente sendo relevantes na trama, os outros só tem plot secundário sobre romance. Ja foi confirmado que quem morreu é um homem, então dos 5 só podia ser o Connor, e de acordo com algumas teorias o Wes, já que alguns acham que essa ultima cena na verdade é antes do incêndio.

          • DarkAngelblue

            Eu já acho que é o nate

    • carolva

      que??? lógico que tem gente que gosta do Frank

  • Ronaldo

    Acho que o boring Wes negociar imunidade é mais uma das jogadas da Analise. Sobre a morte também espero que não seja o Connor.

  • Vitner Santos

    Concordo que deve ser o Nate, mas vou aplaudir se eles tiverem a coragem de matar o Connor…

  • Igor Moura Augustineli

    Eu aposto que o Frank morre. A Karla Souza deu uma entrevista dizendo que a segunda temporada está cheia de dicas de quem morre e que está bem “na cara”. Essa temporada toda eles foram tirando o Frank aos poucos do elenco, entretanto só se falou dele! Caso não seja ele, possível que seja o Nate, já que o caso dele com a promotora está bem apagadinho da trama principal e isso pode estar sendo usado como recurso narrativo pra justificar sua morte.

    “mas vou aplaudir se eles tiverem a coragem de matar o Connor” – parafraseando o menino que comentou aqui embaixo… Não quero ele fora, acredito que ele teve bem menos importância nessa temporada, mas não acho que a Annalise choraria daquele jeito com ele.

    • carolva

      eu acho que depende se for alguém descartável, vai ser o Nate, se for para chocar a lá game of thrones e walking dead vai ser Frank ou Connor

    • Além disso, o Frank não volta justamente por que ele tem medo da Annalise matar ele. Seria irônico e “na cara” se for isso que acontece.

  • Arya Ibelin

    Não quero acreditar, mas tudo indica que Connor será o morto.

  • Fabi Alves

    acho que essa historia do wes caguetando a annalise não é bem o que parece não! rsrs

  • MSylvia

    Acho que quem morreu foi o Nate e Laurel só teve o azar de estar na casa, na hora errada. Não acredito que seja o Connor.

  • Jackson Douglas

    Connor tbm eh meu favorito, mas nesta temporada ele esta um porre.

  • carolva

    eu acho que já cansou

  • Carol

    Eu adoro HTGAWM, mas realmente espero que a série acabe logo..
    Toda temporada eles serem acusados de assassinato tá ficando demais.. Uma vez, ok. Duas, que azar da p***. Mas três? Demais né!
    Gostaria muito que a série encontrasse uma nova fórmula ou acabasse enquanto está muito boa e nos deixe com saudade.. Porque nem a atuação incrível da Viola a salvaria de um quarto escândalo envolvendo um crime passional.

    • João Paulo

      Concordo com você. HTGAWM ainda está em boa forma, mas a fórmula está começando a cansar. Não que a temporada está ruim, mas eu não estou tão empolgado como as duas anteriores.

      Uma quarta temporada final seria uma boa.

  • Matheus Carneiro

    Os Keating 5 são um porre!! Primeiro, a Michaela jogar pra cima da Annalise o fato de ela (Michaela) ter iniciado um relacionamento com o Caleb (e por falar nisso, foi a primeira vez que mencionam ele nesta temporada. Será que ninguém sabe que ele morreu?); o Connor dizendo que se eles tivessem ido à polícia, tudo estaria resolvido (com certeza, a Annalise estaria de boa, e os 4 presos…); o Asher jogando coisas que nem parece ele falando, mas parece ter sido a Michaela que o mandou dizer; a Laurel, minha favorita por falar nisso, dizendo que se julga uma marionete por fazer tudo para a Annalise sem entender nada (Tipo, você mentiu para ela também, ne pessoa?); e, por fim, o Wes, que é o pior personagem EVER.
    Tomara que eles melhorem a partir de agora.

  • Fernando Bemerguy

    HTGAWM continua entregando episódios surpreendentes!!!!! Sinceramente, estou nervoso com quem vai morrer e não queria que fosse o Connor…esperava que tivesse sido o Wes, mas ja apareceu vivo e dando mais raiva ainda por causa dessa possível traição…mas ele ainda pode morrer num futuro próximo!!!
    Enfim, agora é aguardar o que esse dois episódios vão trazer de informações novas e depois sofrer no hiato da série!!!

  • Lai

    Acho que é a Eve que vai morrer

  • Taynná Rufino

    Ao meu ver, o caso da semana foi uma analogia à relação da Annalise (mãe), com os 5 Keatings (filhos), ela também se envenenou ao proteger eles na morte do Sam e agora os manipula ao bel prazer, mas fez algo que a mãe envenenada não havia feito, se sentou pra escutar tudo o que eles tavam sentindo e o que achavam dela.

    Eu ainda tenho esperanças que o morto seja o Wes, já que não ficou bem claro se ele prestou o depoimento antes ou durante o incêndio, e seria uma boa sacada do enredo matar o personagem mais irritante da série. Wes ser o morto talvez explique o porquê de Laurel ser a única a estar na casa, e nesse caso, os causadores do incêndio podem ser Bonnie (pra que os casos não viessem à tona e assim proteger Annalise e os demais) e Franck ( pelo mesmo motivo de Bonnie + ódio por causa da Laurel), e Laurel descobriu antecipadamente e tentou salvá-lo.

    Oremos pra que não seja o Connor e sim Wes ou Nate, este que tbm já perdeu relevância na série, e que como ainda não foi riscado da lista dos vivos, é um possível candidato a estar morto tbm.

  • Guilherme Dias

    Eu havia entendido que o depoimento do Wes foi anterior ao incêndio. Mas apesar disso já começo a pensar que a reação da Annalise ao ver o corpo foi de pura encenação e que é a cara dela incendiar a própria casa para limpar a cena de um outro crime.

    • Maria Fernanda Parecis Silva

      Os policiais estão usando as mesmas roupas quando estavam conversando com Annalise. Eu acho que a cena tem poucas horas de diferença.
      Eu também acho bem possível que ela tenha colocado fogo em tudo.

  • Dandára F.

    Não sei se sou a única que não aguento mais o Connor e to torcendo pra que ele morra????

  • Barbara

    Como em HTGAWM nada do que parece realmente é, não acho que seja uma
    traição de Wes e sim parte de algum plano da Annalise. Espero muito que
    seja o Nate, só que para que isso se concretize, alguma coisa de relevante
    relacionado a ele deve acontecer nos próximos episódios.