The Young Pope 1×10: Chapter 10 [Season Finale]

3
323

Chegamos no fim dessa belíssima primeira temporada de The Young Pope com Chapter 10 e uma mensagem muito poderosa. Após mobilizar o mundo com suas cartas de amor, no fim do episódio anterior, esse último capítulo já começa nos mostrando o quanto essas cartas tocaram as pessoas, dando indícios do poder que Pio XIII tem para comover as pessoas.

Ao longo de toda essa primeira temporada, as conversas mais interessantes, profundas, existenciais, filosóficas e ricas foram travadas nos inícios e nos fins de cada capítulo. A conversa que Lenny tem com Gutierrez, no início de Chapter 10 foi muito interessante por uma série de fatores. Primeiro: descobrimos que Gutierrez tinha uma motivação pessoal para resolver o caso Kurtwell. Segundo: a discussão que eles travam sobre homossexualidade e o posicionamento de Pio XIII é interessantíssima. O curioso é justamente a forma como Bernardo mesmo indo contra o que o Papa acredita, continua o servindo de forma inconteste.

Curioso a forma como a série trata assuntos tão polêmicos o tempo inteiro. Os dois principais dogmas tratados ao longo dessa temporada, por exemplo, o aborto e a homossexualidade são discutidos sob diversos aspectos por diversos personagens. Belardo, mesmo não tendo certeza da existência de Deus, segue à risca as escrituras sagradas, enquanto os que tentam refrear esse ímpeto conservador normalmente apelam para o amor. Em vários momentos o que parece é que o Pontífice se ressente profundamente por ter sido abandonado, como se ele próprio se sentisse fruto de um aborto. Até por isso Lenny tem uma relação de amor e ódio com crianças. Ao mesmo tempo em que ele sempre se mostra desagradado e entediado próximo a elas, tratando a sua presença na visita de um grupo de crianças ao Museu do Vaticano como um sacrifício, Lenny se sente impelido a ficar perto de crianças o tempo inteiro, tendo um fascínio por elas.

Lenny pode finalmente retomar suas relações com sua “mãe” - The Young Pope --- Chapter 10
Lenny pode finalmente retomar suas relações com sua “mãe” – The Young Pope — Chapter 10

O desígnio da Irmã Mary para ocupar o lugar da Irmã Antônia já era esperado de certa forma, e a retomada da relação afetuosa entre os dois é um indício de que o Papa realmente amadureceu, não precisando mais se estabelecer como autoridade em todos os momentos. Com a morte de seu “pai” (Spencer), Lenny sabe que deve valorizar a sua “mãe” mais do que nunca. O engraçado foi justamente ver como o relacionamento entre a freira e o cardeal Voiello se desenvolveu, partindo de uma rivalidade profunda, a uma parceria de negócios, terminando em um amor sincero. O cardeal se viu abandonado no Vaticano, e a presença da irmã era uma companhia alentadora.

Kurtwell no fim das contas recebeu uma punição pesada, fruto de certa crueldade de Belardo. Ao explorar a doença do Arcebispo para imputar essa punição, o sumo-sacerdote mostra que entende e lamenta o passado dele, mas que no fim das contas, todos somos responsáveis pelos nossos próprios atos. Alívio para Gutierrez, que tem a alma lavada com o acontecido.

Criando grande expectativa para sua primeira aparição pública, finalmente acontecendo na Basílica de São Marcos, em Veneza, Pio XIII dá um discurso profundo, repleto de reflexões que ele sabe que podem ser aplicadas a ele próprio. Todos somos responsáveis pelos nossos atos e carregamos o fardo do que fazemos, mas não devemos nunca perder qualquer tipo de esperança. Todos sabemos o que somos e como somos em nossos âmagos. O que ele fala vai muito além de religião ou de Deus, e pode facilmente ser aplicado a qualquer pessoa do mundo. Porque é sobre isso que fala The Young Pope. Engana-se quem pensa que a série é sobre religião ou conservadorismo. The Young Pope fala sobre o amor, a empatia. A fé no futuro, de que as coisas darão certo. O pano de fundo da maior instituição religiosa do mundo foi apenas um detalhe.

O Papa Pio XIII discursa na Basílica de São Marcos, em Veneza - The Young Pope --- Chapter 10
O Papa Pio XIII discursa na Basílica de São Marcos, em Veneza – The Young Pope — Chapter 10

> Entrevista com o elenco de 3%!

Com um final aberto, não sabemos se a série voltará para uma próxima temporada. Antes mesmo de estrear, existiam uma série de notícias dizendo que a segunda temporada já estava em desenvolvimento, porém terminamos vendo uma cena pela “visão de Deus” e com um “The End” no final. Para onde mais podemos ir?

  • Fernanda Lucas

    eu li que a serie já foi renovada. será??? espero que sim!!

    • Não é oficial ainda. Um dos produtores falou que gostaria de mais uma temporada e tal.

  • LunaB

    Acabo de descobrir The Young Pope. Assisti 2 capítulos e já afirmo: que série magnífica!! Show de roteiro, imagem e interpretação impecável do Jude Law.
    Espero mesmo que ela seja renovada.
    Obrigada pelas ótimas resenhas, excelentes complementos para destacar os pontos essenciais de reflexão sobre o que assistimos.