Westworld 1×05: Contrapasso

170
4960

Contrapasso, título do episódio que marca a metade da primeira temporada de Westworld, é uma palavra de origem italiana (muito usada na obra “Inferno”, de Dante) cujo conceito está ligado à ideia de que a alma de um indivíduo no inferno será punida de acordo com o pecado cometido por aquela pessoa na Terra. Se esse conceito estiver prevendo o que acontecerá com aqueles que chegarem ao centro do labirinto, podem ter certeza que teremos uma finale épica!

Dolores, William e Arnold em Contrapasso

Mais do que desenvolverem um pouco mais do iminente romance entre os dois, Contrapasso nos presenteou com um desenvolvimento, um breakthrough, de ambos em seus lados violentos, por assim dizer. William, finalmente, consegue matar seu primeiro android (para delírio de Logan e para o seu próprio choque). Claro que ele sabia que não era “real”, mas foi interessantíssimo perceber como isso o afetou pelo restante do dia. Outro jump para o lado negro, ou pelo menos para o lado menos altruísta, foi abandonar seu cunhado Logan apanhando para os confederados enquanto fugia com a Dolores.

Falando em Dolores, quanta informação ela nos proporcionou! Sua conversa com o Dr. Ford foi bastante reveladora. Descobrimos que o último contato dela com o Arnold aconteceu há 34 anos, 32 dias e 7 horas e que a intenção dele nada mais era do que a DESTRUIÇÃO do parque. Mas a grande pergunta é: Por quê? Seria pela compreensão de que os droids eram mais do que simples bonecos? E o seu suicídio, no dia da abertura do parque? Seria essa a motivação? E essa motivação é substancial o bastante para um suicídio? Será que realmente foi um suicídio? Parece que para cada questionamento respondido pela série, criamos 4 novos.

Evan Rachel Wood em Westworld --- Contrapasso
Evan Rachel Wood em Westworld — Contrapasso

A atriz Evan Rachel Wood tem sido aclamada por toda a internet e também gostaria de expressar minha admiração! De sua conversa robótica com o Dr. Ford, passando pela menina meiga, mas perdida no mundo, até sua cena mais badass até o momento, não tenho nenhuma reclamação a fazer, trabalho espetacular! Voltando para a trama, a mudança de roupa de Dolores lhe trouxe mais leveza e permitiu que ela enxergasse as mudanças que precisavam ser feitas para ela caminhar rumo à sua libertação (e a escolha do chapéu marrom – nem preto, nem branco – não poderia ter sido melhor. E, para quem aprendeu a puxar o gatilho logo no dia anterior, até que Dolores desenvolveu essa habilidade com bastante velocidade, hein?! Essa habilidade veio muito bem a calhar e ainda serviu como pano de fundo para ela soltar sua melhor frase até o momento:

“You said people come here to change the story of their lives. I imagined a story where I didn’t have to be the damsel.”

Dr. Ford e Homem de Preto em Contrapasso

A visão do Homem de Preto sobre o parque é algo muito prático. Ele sabe o que quer e faz o que é preciso para chegar até lá. Quando ele corta a garganta do Lawrence, ele não faz pelo prazer de matar, mas para transfundir sangue para o Teddy que, no momento, lhe é mais útil. Isso faz dele um vilão (como ele mesmo se auto intitula perante Ford)? Dentro da trama do parque, provavelmente sim. Mas, e dentro de uma visão humana? Ele seria um vilão da vida? Suas ações mostram algum sinal de psicopatia/sociopatia? Ou, por estarmos tratando com robôs, essas ações não contam?

Talvez não chegamos a um consenso, mas que a morte de Lawrence abriu espaço para o retorno da teoria das timelines, isso abriu! Coincidentemente ou não, o vilão da trama da William, Logan e Dolores era exatamente ele, agora com a alcunha de El Lazo. Ele só teria sido limpo pela equipe e recolocado na história (em uma velocidade fantástica) ou, de fato, ele realmente é a prova que faltava para confirmarmos a veracidade da teoria?

Como um bom deus, nada passa batido pelo Dr. Ford. Ele tenta retirar informações de Dolores, sem muito sucesso e pensamos que sua participação se encerraria por aí. Foi realmente surpreendente um encontro dele com o pistoleiro de negro tão cedo na série. Devo confessar que fiquei levemente desapontado com o conteúdo/profundidade do papo dos dois, mas vê-los interagindo foi fascinante. Tenho certeza que não foi a última vez que vimos os dois juntos.

> Teorias Bizarras de Westworld!

Maeve

Não vimos muito de Maeve em Contrapasso, a não ser pelas suas múltiplas entradas na sala de cirurgia devido à numerosa quantidade de vezes que foi morta no parque (muito provavelmente de forma proposital após os eventos do último episódio). Como ela conseguiu acordar ali nós não sabemos, mas além de quase matar o Felix do coração ela ainda nos deixou completamente loucos pelo próximo episódio.

PS: Todo aquele foco na equipe de limpeza/programação me deixou com bastante tédio. Espero que tenha sido um erro pontual ou que isso faça bastante diferença em um futuro muito próximo!

Mas e vocês, o que acharam de Contrapasso?

  • Natanael Lucas

    Eu gostei bastante do foco na equipe, acho que serve para mostrar que a revoluçao não é resultado de um único motivo, mas de vários pontos que estão “sangrando” no parque. Um novo mundo está nascendo e novas perspectivas precisam ser mostradas.

    Ótima review! o/

  • edujakel

    acho q WW merece uma review maior, com mais profundidade (claro q é facil falar, já q nao sou eu q faço. me desculpe mas acho isso).

    aquele repair man borra botas, será q vai dar o q falar? a gracinha dele de aprender a codificar, sera q ele vai ajudar a Maeve a se tornar ciente? Será q a Tandy nao pegou uma gripe de tanto ficar pelada em cima da maca nesse episódio? rs

    Dolores feminista, gostei. Nao seja a donzela Dolores…rs

    • Flavio Batista

      Eu tbm fiquei tentado a dizer isso, q a review ta um pouco superficial. Achei as primeiras mais profundas. Achei q tinha sido impressao so minha

      • edujakel

        pois é…a série é muito densa…muita coisa…bom qdo tem posts extras tratando do assunto. excecao daquela comparacao com Lost q nao serviu pra nada. rs

        Quero PodManiacos só de WW.

    • Rodrigo Canosa

      Mulheres fodonas em uma série do Nolan: te lembra alguma coisa, Edu? Kkk

      • edujakel

        Se a Root aparece nessa série ela comanda todos esses robôs igual ao Ford…rs
        E ainda sai atirando com 2 armas…rs

        • Rodrigo Canosa

          A Rootinha ia deixar o Hector no chinelo!! kkk

  • Flavio Batista

    Gostei muito do episodio e acho q o aparecimento de Lawrence junto a Dolores e William, é praticamente a prova q estamos em timelines diferentes.

    • Thiago luis

      Sim, seria praticamente um tapa se desde o começo homem de preto chamasse Lawrence de el lazo

      • Flavio Batista

        Seria mesmo. percebam q tem toda uma tensao pra revelar quem é El Lazo… ele esta na mesa de cabeça baixa e vai levantando ate o rosto aparecer: é o Lawrence. Creio q ele quis mostrar isso mesmo, sao timelines diferentes.

  • Danilo Zanon

    Pode até não ser fato. Vamos descobrir logo acredito eu, mas quem desacreditava (e alguns dizendo que já tinha sido totalmente desacreditada) da teoria de duas linhas do tempo simultâneas, deve não só reconsiderá-la novamente mas assistir os episódios novamente (principalmente a partir do 2º) para ver que tudo se encaixa.

    Pela promo do próximo episódio da pra perceber mais algumas coisas que podem revelar que saberemos brevemente a resposta.

    • Ricardo Gelatti

      Eu era um dos que desconsiderava, mas depois desse episódio tive que voltar atrás.

      • Danilo Zanon

        E pela promo do 6º dá pra ligar outras coisas ainda mais. E dão margem para os dois (William e Logan) serem o MiB. rsrs

  • Marcos Bastos

    Acho que o Felix vai acabar configurando algo e deletando a linha de código que impede os hosts de matarem os humanos. Ou a Maeve vai convence-lo a configurar pra deixa-la do jeito que ela quer

    • edujakel

      do jeito q ele tem cara de bundao…vai cair nas maos dela direitinho.

      • Marcos Bastos

        Haha eu achei fofo quando ele ficou todo feliz com o pássaro, coitado, vai ser manipulado bem fácil

    • Thiago Lins

      acho que ele vai ficar fascinado pelo fato da Maeve estar consciente e assim ajudar ela

      • Marcos Bastos

        Impossível não ficar fascinado por ela né! Acho que ele vai guardar segredo e eles vao ser cumplices, algo assim, ele vai contar sobre o mundo real, essas coisas

    • Lucas Marceel

      Vim do futuro pra dizer que acertou.

      • Marcos Bastos

        Haha! Quando ela falou “vamos fazer algumas mudanças” eu dei um pulo do sofá! Amando a Maeve

  • Ricardo Gelatti

    Alguém notou a presença do grande Brad Bellick?

    • edujakel

      tive q pesquisar no google quem era esse. quem era ele no episódio?

      • Ricardo Gelatti

        O capitão lá que queria comprar nitroglicerina huauha

  • Roger

    Pra mim a série ainda não engrenou. A minha sensação é que, com exceção de um ou dois núcleos, todo o resto não anda, estando no mesmo ponto ou quase do começo da série, e isso vai aos poucos fazendo a série se desgastar para mim. Parece que as cenas de cada núcleo são sempre as mesmas, episódio após episódio.

    • Thiago luis

      Ate o ep passado tbm pensava assim, mas nesse ficou interessante, a Dolores falando que não contou tudo, depois da conversa com Ford, e quando apareceu El Lazo, acho que dakipra frente só tende a melhorar

    • edujakel

      lembre-se q a série está sendo contada do ponto de vista dos robos e estes estao acordando pra realidade. Entao é normal que nós tb estejamos perdidos…como eles.

      • Roger

        Mas não estou falando da falta de respostas, estou falando da morosidade da trama.

  • Ana Zecchin

    Eu estou sentindo MUITO que são timelines diferentes, principalmente quando a Dolores está conversando com o Ford e o Bernard. Parece que ela está mais recapitulando eventos passados do que falando de algo que aconteceu hoje ou ontem.
    Eu considero mais que seja uma timeline do presente (Dolores, Will), futuro (Bernard, Dolores e Ford, Homem de Preto) e passado (Maeve).
    Não sei porque, mas acho que a Maeve tem papel importante no tal ponto critico do parque de 30 anos atrás. DROGA, fiquei confusa.

    • edujakel

      no passado Maeve era uma mae em outra história…entao nao sei.

  • Jota Mendes

    No final do episódio, quando a Dolores e o William/Billy entram no trem e dão de cara com o “El Lazo” e os caixões, ele revela pros dois o nome real dele, Lawrence. “Podem me chamar de Lawrence”, algo assim.

    E o jeito que a Maeve acorda, ela própria disse no s01e03: ela diz que, quando tem um pesadelo (e os pesadelos são as lembranças de ciclos narrativos passados que não foram bem apagadas, como explicou aquela programadora), ela conta até três e acorda. Foi assim que ela despertou durante uma limpeza e saiu andando pelos corredores da “central”. Ela sonhava com uma vez em que o Man in Black foi atrás dela e da filha. No sonho ela começa a contar e desperta lá, os dois caras surtam. É assim que ela controla.

  • Mikaela Teixeira

    O episódio deu duas dicas de que o William possa ser o Homem de Preto.
    – No começo Logan conta para o William que o parque foi criado por dois sócios mas um se matou e isso começou a afundar o parque, esse diálogo dá a entender que os dois (ou a empresa onde trabalham) está cogitando investir no parque, Logan menciona que os advogados estão checando tudo mas não encontram nada sobre o tal do Albert.
    – No final o Homem de Preto comenta com o Ford sobre a decadencia do parque no passado e diz que ele que manteve o parque aberto, dá a entender que ele é um dos investidores do parque (não lembro as palavras exatas, mas revi as duas cenas e isso fica bem claro).
    Em outro episódio um visitante encontra o Homem de Preto e diz que admira o trabalho dele (o cara é famoso) e neste episódio nos mostram que ele é o VP de uma grande empresa.

    • Ana Zecchin

      Isso também anda fazendo sentido! Principalmente porque a Dolores está meio surtada com o labirinto e o Will ainda não sabe.
      Num futuro, talvez o Homem de Preto esteja tentando ajudar a Dolores a encontrar?

      • Mikaela Teixeira

        Quando o homem de preto encontra a dolores ele fala que eles se conheceram a muito tempo atrás, dá pra sentir uma certa mágoa da parte dele hehe e agora mostra o William se ‘apaixonando’ por ela, suspeito…
        O homem de preto tb diz ao Lawrence quando ele aparece, que eles são velhos amigos….
        Talvez ele seja obcecado pelo labirinto desde que descobriu sua existencia, pela própria Dolores.

        • Jota Mendes

          Mas gente, no s01e04, uma analista informou ao chefe da Qualidade que a Dolores tava muito longe do ciclo narrativo dela, aí ele perguntou se ela estava com um convidado, a analista respondeu que não tinha como saber, já que a nova história do Dr. Ford bagunçou muitas outras narrativas, mas que iria verificar. Ou seja, é uma cena do presente.

          Seria bem forçado se eles tentassem fazer parecer que a gente ainda não teria visto o que aconteceu com a Dolores que “matou” um anfitrião (e atirou em outro) e fugiu, e que, na verdade, estamos acompanhando uma outra Dolores. E que essa outra tem motivos diferentes pra estar ali. Sem contar que as duas estão armadas. Quer dizer, ela estaria armada e confusa sobre a própria natureza em duas linhas de tempo diferentes? Acho meio demais.

          • Danilo Zanon

            na cena da Dolores que foge veja que tem duas tomadas. Uma ela toma um tiro (seria o presente). Depois corta, ela não tomou o tiro e foge (passado) e aí aparece no William. Tem duas cenas ali.

          • Jota Mendes

            Danilo, se o tiro que tu se refere for aquele que ela tomou logo depois de ter atirado naquele anfitrião dentro do celeiro e antes de ter atirado no outro anfitrião que estava na varada, aquilo não aconteceu.

            Tenta lembrar: o cara sai da ponta da varanda, atira nela, ela põe as mãos no ventre, tira e vê que não tem nada (nem furo). Olha pro cara e ele tá lá, na ponta da varanda, indo em direção a ela, do mesmo jeito que antes. Foi um “déjà vu”. Era ela lembrando de uma coisa que já tinha se repetido várias vezes. Foi assim que ela se adiantou a ele. Ela sabia o que ele ia fazer, já que tinha acabado de “assistir” a cena na cabeça dela. Ela não fugiu ferida, não.

          • Danilo Zanon

            Continuo vendo diferente essa cena. Veja:
            – Na cena anterior, mostra a Dolores conversando longamente com o Bernard, que pede a ela que siga o roteiro. Ela diz que o seguirá.
            Em seguida vem a cena. Mostra ela fazendo o roteiro todo novamente.
            Depois de dar o tiro, ela sai da cabana e toma o tiro. Mostra sim que ela tomou o tiro e sangue.
            Aí corta e mostra novamente. Ela foge e não toma tiro. Aparece depois com o William sem tiro algum.
            A primeira cena poderia ser ela seguindo o roteiro proposto pelo Bernard (presente). Depois o que ocorreu noite passado.

            Afinal se as duas cenas existiram a única coisa que se pode falar que a primeira é passado, foi a sequência. Apenas isso.
            Mas a primeira poderia ser sequência da cena anterior.

          • Carlos

            Mas danilo, se a cena que ela toma o tiro seria ela seguindo o roteiro, essa cena deveria ser no passado, já que essa autoconsciência só está presente no tempo atual

          • Danilo Zanon

            Carlos não vejo como autoconsciência não essa cena. (EU) vejo como duas cenas. Há um corte, repete, o rapaz chama ela novamente e ela sai correndo.
            E repito: Como disse acima, cada um vê a série de uma maneira. Se você assistir todos os episódios com a teoria das duas linhas do tempo paralelas, verá que sempre faz sentido.
            Se é verdade não sei. Mas não tem furo (até agora lógico).
            Só saberemos na frente.

          • Mikaela Teixeira

            Acho que é proposital toda essa confusão entre o que é o presente, o que seria uma memória do passado. Eles terem mencionado que ela estava se afastando muito da sua história não significa que é porque ela seguia o William, pode ser algo que está acontecendo no presente mas nós não estamos acompanhando.

          • Danilo Zanon

            Também acho. Afinal não sabemos o presente. Só vemos a Dolores com o William no passado e no presente nas conversas com Bernard e Ford. E como o amigo ali disse lá em cima. A cena do trem desse episódio novamente tem esse corte. Ela com o William e o El Lazo. Depois corta e ela está sozinha (presente?). Poderia ser essa a explicação de que ela está se afastando…

          • tati

            Sim. Até porque nós já fomos apresentados aos desgarrados, androides que se afastam de suas histórias e ficam vagando sem rumo. Nada garante que estejamos vendo no momento apenas o passado de Dolores e que no presente descubramos que ela está desgarrada ou no laboratório do Robert Ford. Afinal, vimos um bate-papo entre os dois no 1 x 05.

          • Jota Mendes

            Desculpa, mas não lembro dessa parte onde ela sai novamente do celeiro. Lembro dela sair do celeiro uma vez, ir em direção dos gritos da mãe dentro de casa, vê o outro anfitrião na ponta da varanda, tenta atirar e leva um tiro na barriga. Sim, vemos sangue, ela própria põe as mãos no ferimento. Daí repara que não está mais lá (aqui a câmera foca nas mãos limpas dela e vai abrindo, até mostrar a cara de espanto dela), ela olha pro anfitrião, ele repete toda a cena… Enfim, aquilo que falei. É uma cena só, não lembro de cortes que evidenciassem uma bifurcação.

          • Danilo Zanon

            Jota não falei que ela saia duas vezes do celeiro. Falei que tinha duas cenas. Uma ela toma o tiro e outra não teve tiro algum e ela foge.
            Como disse acima, cada um vê a série de uma maneira. Se você assistir todos os episódios com a teoria das duas linhas do tempo paralelas, verá que sempre faz sentido.
            Se é verdade não sei. Mas não tem furo (até agora lógico).
            Só saberemos na frente.

      • tati

        Chegar ao Labirinto pode representar uma forma do MIB libertar a Dolores. Para ela tb Labirinto = ser livre.

    • Danilo Zanon

      Há uma outra vertente sobre essa questão. No louge de Person of Interest no Telegram, onde comentamos muito sobre WW, o Rodrigo Canosa tem uma teoria sobre isso.

      Uma das coisas não explicadas ainda é: Se o William é o Homem de Preto, por que a Dolores tem repulsa dele (no presente)? Isso daria a entender que o Homem de Preto é o Logan (cunhado devasso do William)

      Mas essa indicação que o Homem de Preto faz ao Ford seria que no passado ele poderia ter ‘impedido’ a revolta dos Androids. E com isso o parque continuou. Por isso a Dolores teria lembranças ‘negativas’ dele.

      • tati

        Ou Ford imprimiu uma lembrança negativa em Dolores para evitar que ela baixasse a guarda para o MIB. Quando Dolores pergunta a Ford se eles são velhos amigos, Ford diz que esse termo não poderia ser usado em relação aos dois (Dolores e Ford). Além disso, se William = MIB, então MIB ama Dolores. Os dois últimos epis estão desenhando uma Love Story para os dois. Resta encontrar uma explicação atual para o tratamento que o MIB deu a Dodô no pilot.

        • Mikaela Teixeira

          Bom, sobre ao comportamento do MIB no presente quanto a ela, não sabemos o desfecho da história William e Dolores, pode acontecer alguma coisa que explique esse desprezo dele por ela atualmente.
          Um cara que tá fissurado em encontrar um labirinto no parque, que fica lá por anos, com certeza é perturbado, alguma coisa deve ter acontecido nessa primeira viagem dele ao parque (caso ele realmente seja o MIB). Isso também deve ter transformado ele, já que o William faz o bom moço e o MIB não. Se for realmente duas time lines, muitos anos separam uma da outra

      • Lucas

        Acho que até pela aparência do Logan (cor dos olhos, cabelo…) não funciona muito bem ele ser o MiB, fora a personalidade do Logan.
        Eu aceito bem a ideia das timelines diferentes, mas o William ser o MiB ainda não me convence.

      • Eduardo

        Como faz pra participar desse grupo do Telegram?

        • Danilo Zanon

          Tem Telegram Eduardo?
          Me manda uma mensagem @Danzanon que te incluo lá.
          Não estou com o link fácil aqui… rsrs

          • Eduardo

            Mandei uma mensagem hoje lá no Telegram pedindo o convite pro grupo

      • Letícia Menezes

        Não acredito que essa lounge ainda existe, rs.

        • Danilo Zanon

          Mais ativo do que nunca… Kkkkkk
          Agora é Poi e WW!!!

    • MicaRM

      Sinceramente não consigo imaginar o Willian estuprando Dolores no futuro (pq o homem de preto a estupra no primeiro ou segundo episódio, não?), não importa quantos anos passem.

      • Danilo Zanon

        Essa questão dá margem a ser o Logan o Homem de Preto na teoria das duas linhas temporais.

      • Rodrigo Canosa

        Além disso tudo que o pessoal falou abaixo, há mais uma coisa: o estupro da Dolores pelo MiB é uma suposição. Nós não vimos, então quem nos garante que o MiB não é qualquer outra coisa , como de repente tentar invocar uma lembrança oculta?

        • edujakel

          eu acredito fielmente q ele nao tenha estuprado ela. talvez uma codificacao ou combinacao off camera. sera q tem camera no celeiro? pode ter sido só uma cena pro pessoal do parque nao desconfiar.

          • Danilo Zanon

            Lugares sem câmera?? Isso me lembra outra série… rsrsrs

          • edujakel

            os blindspots…rs
            sera q o MiB ta recebendo uns Numbers? rs

          • Danilo Zanon

            kkkkkkkkkk
            Ou tá fugindo de algum ‘sistema de espionagem’ né… kkkk

          • tati

            KKKKK. POI sai do ar, mas não sai da gente!

          • Lívia Leão

            Ele estupra ela. Podemos ter certeza pelas falas dele dizendo q não a queria lutando e sim gritando e implorando. E pelo choro do pai dela quando está sendo analisando, ele cita as coisas q fizeram com Dolores. E pelo encontro do MIB com ela na cidade antes dele ir em busca do labirinto, ele deixa claro na fala dele q já fez aquela ação várias e várias vezes. Se fosse uma codificação ou um blind spot alguém do parque teria sinalizado.

          • edujakel

            eu acho q isso tudo é smoke screen pra gente pensar assim. mas veremos.

        • Danilo Zanon

          Então, depois desse último episódio dá margem para que não tenha tido estupro nenhum. Mas com certeza há algo entre Dolores e MIB. Isso é fato. Aí entra a sua teoria do William ter impedido a rebelião dos androids. Muitas possibilidades

          • tati

            Se ele impediu naquela época, agora ele quer é provocar.

        • tati

          É isso que eu ia responder também. A gente supõe pela cena que houve um estupro. Mas ninguém viu isso! Caso o MIB não seja o canalha que nós pensamos que é, essa cena e outras inserções dele na vida da Dodô poderiam apenas ser uma forma de trazer à tona as lembranças de 30 anos atrás como num tipo de terapia de choque. Reproduzir eventos traumáticos para fazer as lembranças aflorarem. É tanta coisa que passa pela cabeça da gente. Adoro isso! Rsrsrs.

    • edujakel

      andei lendo umas teorias que o MIB possa ser o Logan. Pode ser um belo twist, nao twist..rs

      • Rodrigo Canosa

        Essas teorias que você leu dão alguma justificativa pra cor dos olhos do Logan? Porque os dele são escuros e do William e do Ed Harris são claros. Aliás, muito parecidos… Imaginar o Jimmi Smith todo enrugado faz bem mais sentido com o Ed Harris do que o Logan….

        • edujakel

          nao…nada sobre a parte fisica. mais pelo comportamento e pela parte da empresa.
          sobre a conversa do MiB com o Ford, como ele fala da empresa no passado…e nesse passado os 2 estao lá pra avaliar e comprar acoes da empresa.

          • Rodrigo Canosa

            A relação entre a empresa no passado e o MIB eu também achei muito clara. Mas eu acho que William pode ter virado o dono da empresa, afinal, ele é cunhado do Logan.

          • Danilo Zanon

            Ele é vice-presidente não?
            O Logan joga isso na cara do William não foi? Se o Logan morre…

          • edujakel

            ambos sao VPs, pelo q entendi. ele até fala das 3 letras…tipo CFO e CTO…algo assim. Eles agora sao iguais na empresa.

          • Danilo Zanon

            Ah tá. Tinha entendido que o Logan era Presidente e tinha escolhido o William como vice-presidente pois ele era ‘bonzinho demais’.

          • edujakel

            se nao me engano tem uma hora q ele fala: agora somos iguais ou coisa assim.
            tipo acho q o Logan foi quem indicou ele pra subir de cargo. por isso ele foi lá na sala dele agradecer (o Logan joga isso na cara dele, como sendo o dia mais feliz da vida dele. doeu essa..r.s)

          • Danilo Zanon

            Entendi. Valeu!

          • tati

            Epa! Vou ter que ver de novo, pois o que eu entendi é que o Logan havia escolhido o Billy como vice porque ele não seria uma ameaça pra ele. Então supus que Logan, já que a empresa é da família, como herdeiro seria o presidente. Tb interpretei o “agora somos iguais” como uma alusão ao fato de Billy estar abraçando a violência de WW.

          • edujakel

            chegou a ver de novo? eu nao boto a mao no fogo pelas coisas q eu falo nao. rs.

          • tati

            Exatamente. Se Logan morre sem herdeiros e o Billy se casa com a irmã. Bingo! Billy assume tudo.

          • tati

            Acho que a empresa do Logan já era acionista de WW. O que ele pensa é em aumentar a participação societária. Se a teoria das timelines estiver correta, depois do tal “acidente” que quase levou à destruição do parque há 30 anos, a empresa dos dois amigos pode ter injetado dinheiro para sua reconstrução e, assim, assumido o controle acionário.

        • tati

          Se for ficar só na parte física, a única coisa que me incomoda na semelhança Ed Harris/Jimmy Simpson são as duas pintonas que o segundo tem nas bochechas e que obviamente estão ausentes no primeiro. Rsrsrs. Elas chamam muita atenção (pelo menos a gente que é mulher fica atenta pra esses detalhes). Se realmente (e espero que assim seja) William=MIB, deveriam ter passado um corretivo na cara do Simpson! Rsrsrs.

    • Lívia Leão

      Teve aquela cena que os caras reconheceram o MIB e falaram q ele “salvou” a vida da irmã de um deles com o trabalho dele? Me leva a crer q ele é um executivo, mas de algo ligado a saúde, fora do parque. Talvez não necessariamente um investidor financeiro, mas alguém q usou sua reputação o salvar a do parque.

  • César

    Eu estava descrente da teoria do Homem de Preto ser o William, mas esse episódio traz uma das maiores indicações com o Lawrence aparecendo novamente como um novo personagem. A dúvida maior é da quest do Wyatt, que parece estar acontecendo nas duas linhas temporais, teria o Ford rebootado essa linha narrativa do passado?

    E no melhor estilo Jurassic Park, afinal a obra é do mesmo autor, parece que temos um espião no parque… Espero que isso não signifique que Ford vá ter o mesmo destino de John Hammond, tô gostando tanto da atuação do Hopkins!

    Outra frase foda do episódio foi a do Homem de Preto para o Teddy com o “a sua humanidade é custo-benefício, assim como seu sofrimento”.

    Interessante também que a Dolores tá compreendendo os guests falando sobre o parque… Será que o William é quem vai explicar tudo?

    • tati

      Olha, no grupo do Telegram, a gente já decidiu que só vamos abrir mão da teoria William = MIB se os dois se encontrarem na mesma cena. Rsrsrs.

    • Rodrigo Canosa

      César, a questão do Wyatt eu entendo que foi algo para nos confundir. Ele foi inserido na memória do Teddy, mas nada impede que sua história já existisse. Lógico, pareceu naquele episódio que ele havia sido criado naquele momento, mas acho que foi de propósito para bagunçar a nossa cabeça.
      Vale lembrar que ainda não há uma história nova – afinal, o novo local escolhido pelo Ford ainda está em construção.

      • Danilo Zanon

        Mas o MIB fala que o Wyatt é uma história nova. Mas também acho que foi pra bagunçar nossa cabeça (como se precisasse né…) kkk

        • Rodrigo Canosa

          História nova é diferente de personagem novo, né? Eu devia ter dito que nada impede que o personagem já existisse. A história é nova à medida que agora o Teddy vai atrás dele, isso realmente não existia…

          • Danilo Zanon

            Sim. Aí tem sentido. Afinal eles trocam os personagens diversas vezes de história. Vide El Lano né… rsrs

    • edujakel

      nao dá pra manter o Toninho na série por muito tempo. Acho q ele morre no final dessa temporada, pela mao de um robo.

      E sobre a espionagem estou curioso tb…mas pouca gente parece se interessar por isso.

      • Daniel Barcelos Grego

        Toninho!! kkkkkkkkkk
        LMFAO

  • tati

    Na review anterior, alguém perguntou sobre a questão das armas brancas ou outros tipos de objetos que poderiam ser utilizados como armas. O que impediria um guest de ferir ou matar outro guest? Acho que a sequência em que Teddy impede o MIB de “furar” Robert Ford, talvez responda à pergunta. Pode ser que Ford tenha programado Teddy especialmente para protegê-lo, mas também pode ser que todos os hosts sejam programados para intervir quando humanos ameaçam a vida de outros humanos.

    • Danilo Zanon

      Tati, acredito que o Ford o utilizou como ‘escudo’.
      Veja que nos outros episódios ele domina tudo no parque. Ele faz o que quiser. Principalmente naquela cena com a conversa da mulher. Sem nem mover um dedo.

      • tati

        Pode ser. Robert é Deus em WW. Até o Ed Harris pareceu surpreso e temeroso ao vê-lo.

        • Rodrigo Canosa

          Tb acredito que o Ford usou o Teddy como escudo. Mas também acho que deve haver alguma base da lei da robótica do Asimov no parque. Naquele momento, como não era ainda uma ameaça iminente, estou mais inclinado a um movimento imperceptível do Ford.

      • edujakel

        nesse caso do Ford acho que o Teddy foi tao brusco por ser o Ford…claro q o cara deve ter todas as failsafes do mundo codificadas pra ele…mas no caso dos outros guests, deve funcionar da mesma maneira. Se algum humano vai se machucar os robos podem sair do seu roteiro e ajudar.

      • Lívia Leão

        Sim. Tem a cena sa cobra q ele comanda tbm.

    • César

      Tenho certeza que é isso mesmo. Afinal, 1a lei da robótica de Isaac Asimov: um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal. Os hosts devem intervir se algum guest tentar ferir outro.

    • Marco A

      Ok! Mas aí estamos falando de robôs ninja, ou com sensor aranha, pra milimetricamente saber todos os movimentos de todos os visitantes ao mesmo tempo, por exemplo em um Saloom. Impossível…

  • Dinho

    Os robôs então só não podem matar, encher o convidado de porrada tá de liberado? Achava que nem isso eles podiam fazer.

    • tati

      Pariah em WW pertence a um nível mais complexo e elevado do jogo. Pelo que estou entendendo, quanto maior o nível, mais hard o jogo.

      • Dinho

        Ah tá! Vlw

      • Flavio Batista

        Isso mesmo, qto mais se afastam do centro mais hard fica

    • edujakel

      ixatamente o q a Tati falou abaixo. e acredito que como a ciencia do mundo de WW é tao evoluida, os robos podem ter capacidade de analisar a saude do guest e saber os limites q podem chegar….no caso o robo q tentou sufocar o Logan, nao continuaria até machucar de verdade.

  • Jota Mendes

    Acho mais provável que o cunhado mala do William/Billy (ou o próprio William/Billy) seja o tal representante que o Ford citou no s01e04. Lembram? Ele querendo surpreender aquela executiva durante aquele almoço bizarro quando ela disse, em de ameaça, que o conselho mandaria alguém pra aprovar (leia-se investigar) a nova narrativa que tava sendo preparada e ele diz que o tal representante já havia sido mandado.

    No mesmo episódio, teve aquela cena em que o Logan discute com o William sobre o motivo da Dolores estar ali. Ele diz que talvez ela tenha sido mandada pela equipe do parque pra que o William tivesse uma razão lá dentro e se envolvesse com a história. Aí ele fala que se foi isso mesmo, a família deles (eles são cunhados, o William é noivo da irmã do Logan) deveria ampliar a participação deles no parque. Ou seja, eles já são acionista do parque. E a conversa deles sobre o tal advogando investigando (acho que foi algo assim) só corrobora com isso.

  • Junior Silva

    Melhor estreia disparada de 2016, sim ou claro?

  • Paulo

    “Nossos mortos só morrem quando nos esquecemos deles.”

    “Se até mesmo uma única pessoa se lembrar de você, então talvez, você nunca tenha morrido de fato.”

    • Alexandre Zanini

      lembrei de uma certa saudosa Machine nesta hora

    • tati

      Esse pensamento está ecoando por WW. Se tivesse que fazer alguma comparação seria entre WW e POI e não entre WW e Lost.

  • Danilo Zanon

    E em uma das reviews anteriores, alguém (não lembro quem) disse que essa série tinha ‘roteiro simples e previsível).
    É só ver os comentários abaixo, teorias na internet (no Brasil e fora) que vemos como a série é previsível… rsrsrs
    Cada um vê de um jeito…

    • edujakel

      eu lembro desse comentário. lembro de ter rido bastante…rs

  • Thiago luis

    A rewieu demorou hein, tbm acho que deva ter uma profundidade maior no texto, mas ótima rewieu.

  • Lucas

    Vou acrescentar uma teoria bizarra, que provavelmente não ajudará em nada, mas que eu acharia interessante. E se os robôs pudessem de alguma forma (talvez chegando no centro do labirinto) alterar o passado? Nós humanos encaramos a existência de tempo para facilitar o entendimento de coisas que alteram seu lugar no espaço ou o fato de envelhecermos e morrermos. Mas e para os robôs? E se a Dolores já soubesse o que ia acontecer daqui 30 anos e estaria agora no passado para tentar consertar isso? Talvez ela mesma já tenha conseguido encontrar o centro do labirinto. Quem sabe a gente esteja vendo informações de um presente que existiria (mas não vai mais existir) e de um passado que está se alterando. Digo isso analisando as visões da Dolores, o motivo do MiB querer descobrir esse centro há 30 anos (talvez ele soubesse que alteraria o passado), a Maeve conseguir escolher quando acordar… Não estou necessariamente falando em viagem no tempo, mas a maneira como trabalha a consciência de um robô.
    Muita viagem, eu sei.

  • Rodrigo Canosa

    Olha o Daniel começando a se bandear pro lado dos adeptos da teoria das timelines diferentes! Kkk

    Depois desse episódio, com a aparição do El Lazo com William e Lawrence com o Homem de Preto, a teoria das timelines está gritando tanto que eu só posso imaginar 3 coisas:

    1) Nolan e Lisa QUEREM que o público perceba que William é o Homem de Preto e que a história se passa em tempos distintos;
    2) Nós vamos tomar um nó tão grande no final dessa temporada que vamos perder o caminho de casa;
    3) As alternativas 1) e 2) são verdadeiras.

    Na verdade, nós estamos tão preocupados com as timelines que podemos estar caindo no velho truque do mágico que faz o público olhar para uma coisa para não perceber o truque que ele está fazendo em outro lugar. Pode ser um pouco do que o Esmail fez na 1ª temporada de Mr. Robot, quando todo mundo ficou preocupado com a “teoria clube da luta” e se esqueceu de imaginar quem era o Mr. Robot.

    Uma outra coisa que eu vejo o pessoal esquecendo por aqui: a Dolores não está dando pau agora, ou SÓ AGORA. O parque teve problemas no passado (34 anos, segundo o tempo entre o suposto último contato entre Arnold e Dolores), então é provável que ela tenha dado pau antes e seja o que vemos nas cenas da timeline do William. No presente ela estaria dando pau de novo e as cenas desse tempo seriam aquelas em que ela procura sozinha o labirinto (vejam que há locais, como a sala da cartomante, onde apenas ela está, não há mais ninguém – e ela está lá porque Bernard a mandou atrás do Labirinto).

    Logan para mim não pode ser o MiB. Seus olhos são escuros e faz muito mais sentido Jimmi Smith virar Ed Harris do que o ator do Logan.

    • edujakel

      sem contar q a DOlores é a primeira robo, a Original nao é? do primeiro episódio. e ela estava lá qdo Arnold morreu.
      Sera que estamos vendo um Eu, Robo? q o Arnold pediu q ela matasse ele, pra destruir a credibilidade do parque?

      • Lucas

        Mas por que eles manteriam a Dolores no parque? A gente viu anfitriões serem desligados por bem menos.

        • edujakel

          Entao, nao sei. mas no primeiro episódio fala q ela é a original, q já sofreu trocentos updates e ainda tá lá.
          pq mantiveram ela? ai talvez esteja um grande segredo.

        • Danilo Zanon

          Talvez porque muitos visitantes ainda querem vê-la no parque. Inclusive o MIB. Vai saber… rsrs

          • edujakel

            eu acho q tem um motivo maior pra ela estar ali até hj. talvez por escolha do Ford

          • Danilo Zanon

            O Ford se mostra muito curioso em saber o que o Arnold ‘esconde’ né. Talvez ele também queira saber o segredo. Não seria só o Harris.

          • tati

            Tb acho. Quem sabe curiosidade científica ou ver Dolores como uma espécie de caixa preta capaz de responder aos mistérios jogados por Arnold? Ford tem muito interesse nela. Logo, a androide pode ser importante para que ele descubra alguma coisa importante sobre seu colega. O que é? Vamos descobrir com Ford.

      • Rodrigo Canosa

        Pois é, ela é uma das originais, então no mínimo ela tava no meio da confusão! Mas bem que ela poderia ter algo a ver com o Arnold.
        O mais estranho é ela estar em comunicação com ele, que é o que parece. Mas como isso seria possível? O Nolan já falou que é improvável que vejamos o Arnold. Será que o tal espião está se passando por ele?

        • edujakel

          ou tem algo com essa espionagem industrial ou tem relacao com o código mesmo. códigos q o Arnold deixou…códigos fantasmas (mais Eu, Robo)….
          mas tem uma hora q eles explicam essa questao de vozes na cabeca dos robos. como se fosse algo criado pra dar um senso de religiao ou coisa assim. nao to lembrando direito agora.

          • tati

            As vozes foram inseridas para funcionarem como pensamentos. Uma espécie de fluxo de consciência que permitiria aos androides aprimorarem sua humanidade e capacidade de responder aos estímulos do meio externo. Foi uma das formas utilizadas por Arnold para gerar uma consciência (Grilo Falante). Só que alguns androides, ao invés de tomarem as vozes como expressão de seu próprio pensamento, começaram a vê-las como manifestações externas de uma divindade (tipo Joana D’Arc).
            Ford disse durante a conversa com Dodô que ELA tinha sido criada por Arnold. Tô pensando que ele não falou isso de forma genérica, mas sim de forma específica: então, Dolores teria sido “construída” exclusivamente por Arnold, sem a participação de Ford. Logo, Arnold poderia ter embutido em sua “Eva” os tais códigos fantasmas. Encriptados tão profundamente dentro de Dodô que nenhuma mega limpeza seria capaz de apagar (apenas, talvez, deixar em estado de latência).
            Como estamos no reino da especulação (e eu acho que especular em séries como WW faz parte do pacote de viagem), vale lembrar que Dolores foi o primeiro androide do parque (como eu disse, a Eva) e que o aposentado Buffalo Bill foi o segundo (Adão). Se Dodô foi criada unicamente por Arnold, pode ser que Bill tenha sido criado apenas por Ford. Daí, vemos uma Dolores muito mais humanizada e questionadora, espelhando seu criador e um Bill totalmente mecânico e obsoleto de acordo com o que nos foi mostrado até agora sobre Ford.
            Posso estar (e provavelmente estou) totalmente errada, mas como já disse, teorizar faz parte da do prazer da viagem.

          • edujakel

            Buffalo Bill é aquele velho que o FOrd conversa no sub solo?

          • tati

            O próprio. Ele foi o segundo androide do parque.

          • edujakel

            isso é uma teoria ou um fato? nao me lembro. sei q ele é dos antigos e já andou dando defeito.

          • Ricardo Gelatti

            É fato. O próprio Dr. Ford fala isso.

          • edujakel

            inclusive surgiu uma certa religiao entre os robos por causa disso. coisa q o Santorino fala pra Maeve.

    • Paulo

      Vim pra dizer que fico satisfeito de ver que você tem acompanhado e comentado tanto as reviews como outros textos sobre Westworld, porque se tem uma pessoa no SM que conhece bem a obra do Nolan e sempre pode acrescentar informações e comentários tão bons com certeza é você, Rodrigo. Esses comentários tão servindo pra eu matar a saudade das reviews fantásticas de POI, além de ora me fazer entender, ora me deixar mais confuso ainda hahaha. É muita informação pra cabeça, mas já tô acostumado e por isso curtindo bastante. Esperando um final de temporada fodástico só pelo conhecimento do trabalho do cara mesmo.

      • Rodrigo Canosa

        Obrigado, Paulo! Antes de ser reviewer eu já era um leitor do SM… e uma série como essa não tem como não querer participar das discussões. Mas vale dizer que se eu conheço bem o Nolan, os irrelevants que estavam sempre por lá também estão por aqui e ajudam bastante!

        Além disso, nós temos conversado muito no Lounge do Telegram sobre WW. O lounge é sobre POI e nós sempre temos nossos momentos saudosistas (além de algumas maratonas específicas de POI), mas WW tem ocupado uns 50% do tempo de discussão por lá. A gente só manera nos dois primeiros dias pra dar tempo de todo mundo ver.

    • Douglas Damacena

      Perfeito, penso exatamente a mesma coisa, eu ja tinha minhas suspeitas e agora com esse episodio e toda cena do respawn do Lawrence na cidadezinha chamando muita atenção para a teoria das timelines, enquanto quase ngm viu oque ele realmente esta fazendo, então tenho quase certeza de que Nolan esta preparando uma jogada daquelas pra nós, e eu não esperaria menos dele.

  • Sherlock

    Vou comentar algo sem ser as teorias, que é a nudez, primeiramente que cenas foram aquelas no bordel, segundo, estou esperando pra ver a dolores peladinha de verdade e terceiro, só não gostei do cara do pirocao

    • MasterPiece

      A vários episódios aparecem várias “pirocas”, mas essa ai realmente se avantajou haha, não posso reclamar pq as cenas femininas estão mt boas tbm, vide as 3 mulheres douradas, realmente se dolores aparecer numa cena estilo as da maeve, vai ser algo pra se lembrar!

    • Tsubasa

      Eu realmente me masturbei com a cena do bordel, se houver mais dessas irei novamente

  • Cecilia

    Mais alguém percebeu que na cena do trem william e o el lazo somem e fica apenas dolores com o caixão? E ela fala alguma coisa como, estou voltando, algo assim…

    • Jhonatas

      Sim! Um corte estranho, um take de um lado com ela e os dois sentados, depois um close nela pelo outro lado e qdo volta o take anterior eles somem, n sei se foi erro de continuidade… só não lembro o q ela falou

      • Cecilia

        Acho que não foi erro. Acredito que seja ela voltando os passos de 30 anos atrás… Daí reforça a teoria de q William é o passado do homem de preto

  • Lívia Leão

    Eu estou acompanhando de uma maneira muito tranquila a série. Estou deixando as coisas acontecerem mesmo, sem ir atrás de teorias. Soube muito recentemente sobre a teoria do MIB/Willam. Não comprei essa teoria por um motivo: houveram cenas do princípio do parque, bem como aquele anfitrião q o Ford adora conversar, q mostram q em tempos antigos os robôs não eram tão incrivelmente realistas. P mim, se o q vemos com Willam e Logan fosse o passado, a tecnologia não seria tão igual como vemos no seguimento do MIB. Quanto a diferentes timelines, essa eu acho mais plausível, mas quando a Dolores viu outra Dolores na procissão dos mortos, e tinha até uma Maeve de cara pintada lá, p mim ficou subentendido q pode existir mais de uma cópia por anfitrião, até mesmo compartilhando o mesmo BD.

  • tati

    Gostei da alusão à Divina Comédia de Dante. Essa analogia, sim, tem todo sentido e se adequa perfeitamente ao que estamos vendo na série. Na Divina Comédia, o Inferno tem uma forma espiralada em que círculos se inserem em outros círculos se aprofundando no centro da terra. São os nove círculos do Inferno. Quanto mais se desce na espiral e mais profundo o círculo no qual se insere, maior o pecado, maior a violência e maior a pena. O mesmo acontece em WW, onde temos um labirinto representado por uma espécie de espiral de círculos concêntricos e uma conformação na qual a violência e a dor aumentam também à medida que o guest se aprofunda no jogo. Tem muito a ver com o Inferno de Dante, sim.

    • Netto Baggins

      Essa é uma comparação bem mais válida que a suposta similaridade com Lost.

  • João Carlos

    Parece que estamos assistindo varias timelines ao mesmo tempo

  • Alex DAvila

    Estou pensando em assistir o filme será que estragaria minha experiência com a serie?

    • tati

      De forma alguma. A série aproveita a premissa, mas não segue o filme. Nem os personagens são os mesmos. Apenas dois podem ter sido aproveitados, mas nada ao pé da letra.

    • edujakel

      o filme é pequeno. 1h30 se nao me engano. nao é um primor..mas é interessante. tem q lembrar q é filme antigao…sem trilha sonora ajudando, sem edicao boa, cenas chatas e monotonas…rs…mas vale assistir sim.

  • joao henrique da silveira mont

    Não consigo formar teorias, é muita informação para processar. Série está impecável para mim. Gostei muito da conversa do MIB com o Doutor, altas expectativas para o final de temporada. Estou muito preucupado com a audiência da série, estou com medo de cancelamento, já que a hbo e todo grupo warne acabou de ser comprado.

    • Adolfo Brás Sunderhus Filho

      Acho difícil, pelo histórico da HBO, a série ser simplesmente abandonada. A mesma foi planejada para 5 temporadas. Caso não venha a manter a audiência, creio que a HBO pode encurtar a série para menos temporadas, mas não deixaria sem um final digno.

  • Lisiane Ortiz

    Acredito na teoria das timelines, mas caso não seja verdade, será que eles não poderiam ter feito mais de um androide igual?

  • carolva

    ed harrys, soltou um spoiler pra revista da net a monet, ele disse que tem vida fora do parque

  • Nossa, nada contra a pessoa que fez, apenas uma crítica…. essa série merece uma review beeeem mais elaborada, as ultimas reviews estão bem fracas/cansadas/preguiçosas…

    • Nicole

      Concordo. E além disso tem demorado 4 ou 5 dias pra sair. Eu acho muito, para uma séria que está fazendo tanto burburinho quanto essa!

  • Marco A

    Melhor episódio até agora!!!
    Fiquei com uma dúvida:
    Ok! As armas de fogo não funcionam em humanos, mas pelo que vimos nesse episódio, os visitantes podem sim ser mortos pelos anfitriões utilizando as próprias mãos, ou qualquer outro objeto, material cortante, paulada, enfim… como o parque resolve isso?

    • Adolfo Brás Sunderhus Filho

      Não acredito que por meio de violência física os “anfitriões” consigam tirar a vida de um “visitante”. Era nítida na cena em que o anfitrião tentava estrangular Logan que o mesmo não continuava a sua ação, como se “algo” o estivesse segurando. Esse algo é justamente a programação deles de preservar a vida dos “visitantes”.

    • edujakel

      como o Adolfo disse abaixo, os robos devem ter sensores q nao deixam machucar de verdade os guests. tanto q o Logan mesmo apanhando sai dando risada, entao ele nao tava tao machucado assim. e como visto com o Ford, um robo próximo pode sempre evitar q um guest machuque o outro.

    • Lívia Leão

      Sim, tanto que os próprio funcionários quando vão a campo vão armados, pq os host são perigosos.

  • RenanSP

    Eu reparei que as transições para as cenas da Dolores e Willian são bem mais lentas que as outras, a tela escurece devagar. Será isso uma indicação de ser o passado.
    E me falaram uma teoria que talvez aquelas lembranças que eles tenham não são memórias implantadas e sim memórias reais, e que eles são tipo robocop, pessoas que quase morreram e transformaram num sintético. Mas achei furada, pq provavelmente o mundo la fora é bem avançado, a menos que o faroeste retratado no parque não seja o “nosso” e sim um periodo bem mais próximo da realidade deles, tipo o mundo foi virando uma caca no futuro, chegou num período igual faroeste e depois se restabeleceu. Mas é viagem demais kkkk

  • Alexandre Daniel

    • Teoria: Libertação da Dolores

    Jonathan Nolan tenta confundir seu público com as ideias das diferentes timelines, isso é óbvio. A escolha de dois atores com olhos claros e utilizando diferentes tonalidades de cores demonstra isso com facilidade. Eu sinceramente acho que o truque maior nem seja esse, mas sim o do labirinto. O que seria o labirinto? É a condição de libertação dos robôs, isso foi deixado muito claro pela série. Mas o que diabos um robô precisaria fazer para tornar-se livre, visto que os mesmos estão inseridos em um mundo onde tudo é possível? A única coisa que um robô ainda não fez e que supostamente não pode fazer: matar um ser humano. Eu sinceramente acredito que essa seja a condição para a libertação do robô, para que o mesmo adquira consciência pura. Procurem observar: existiu um único incidente no parque, justamente há mais de 30 anos, e está totalmente relacionado a morte de Arnold. Teria algum robô matado o Arnold e adquirido consciência com isso? Eu sinceramente acredito que sim, e esse robô é atualmente o Dr. Ford. Observem as falas do Dr.Ford, suas insinuações e suas referências ao Arnold.

    Eu acredito que o robô que adquirirá consciência total no final e se libertará de suas correntes será a Dolores, provavelmente matando o homem de preto, que por coincidência, também está a procura do Labirinto. Percebam que quando o homem de preto procura pelo labirinto, na conversa que teve com a filha do El Lazo, a menina diz que o labirinto não era para ele. Ora, porque o labirinto não seria pra ele? Seria o labirinto feito para gentios de coração? Não, o labirinto é feito apenas para os robôs.

    OBS: Tudo isso não exclui a ideia de duas timelines na história, apenas demonstro que os idealizadores obviamente não eram estúpidos e tinham consciência que essa seria a primeira teoria que surgiria na série. Pode ser que seja verdade e o William seja o homem de preto, como pode ser que não.

    • Adolfo Brás Sunderhus Filho

      Interessante essa ideia em torno do Dr. Ford.

    • Flavio Batista

      Nossa, essa explodiu o meu cerebro!

    • Ricardo Gelatti

      Acho que se o Ford fosse um robô o Teddy não o protegreria daquele jeito.

  • Adolfo Brás Sunderhus Filho

    Que chacolhada e tanto que esse episódio deu em nossas mentes, não?

  • Artur

    Não sei se a teoria das linhas do tempo são validas, como muitos afirmam, mas acho que o MiB não é o Willian, pois o MiB fala da “beleza da sua maquinaria” (não lembro se nesse episódio ou no anterior) se referindo aos robos antigos, e o Willian na sua primeira vez no parque, ja se depara com os robos modernos.

  • Eduardo

    Lembram qdo os disquetes davam pau depois de várias regravações? É o que acontece com os robôs como Maeve. Já no caso de Dolores, além disso ela tem uma “programação subliminar” que a fará evoluir para a próxima fase, tornando-a mais “poderosa”.
    Minha previsão: o novo mundo de Ford ficará pronto pra exibição aos acionistas, ao mesmo tempo em que MIB chegar ao Labirinto. Ed Harris ativa o código que vai controlar o cenário criado por Ford e “liberar” os robôs, transformando-os em caçadores. Teddy é a grande surpresa, deixa de ser “bucha”, mata MIB e vira o líder do bando de Santoro, tocando o terror em WW. Dolores ´(que tem um outro código secreto implantado) vira o robô do bem, protegendo os humanos presos e sendo o avatar de Bernard no parque (o centro de controle será isolado pelo labirinto). Maeve será uma aliada de Dolores, e Elsie a líder dos humanos – taí o empoderamento feminino da série. Teddy mata William (talvez o enxergue como Wyatt) e Logan escapa.

    Nos vemos no ano dois.

    • edujakel

      rapaz….q historia hein…rs

      • Eduardo

        è o “roteiro simples e previsível” que montei na minha cabeça, rs, nem penso muito em “timelines”, cor de olhos, tipo de chapéu… tô me divertindo horrores com WW, essa possibilidade de brincar com a narrativa, de toda semana voltar pra saber se estou certo ou errado na minha “teoria”.

  • Lívia Leão

    Acabei de ver o ep 6 e ficou mais claro ainda pra mim que William não é o MiB… Pq William na verdade está no presente. Dolores fala a frase que desperta Maeve, hoje soubemos que Maeve é prostituta a menos de 1 ano. Ou seja, o despertar de Dolores começou, pelo menos, a menos de um ano também. Elise fala para Bernard que alguém está mandando mensagens para os host a algumas semanas. Dolores escuta uma voz dizendo para ela atirar no cara que estava tentando estuprar ela na mesma noite que ela encontra William. William – Dolores – Maeve são a linha do tempo presente. MiB é a linha do tempo do passado, mas não acho que seja de um passado muito longe. E pelo andar da carruagem, é possível que seja graças ao MiB que comece o despertar de Dolores e companhia.

    • Tiago Lima

      Então tem algumas coisas a mais, quando o William chega ao parque é mostrado um logo de Westworld diferente daquele mostrado em outros momentos, mas no episódio 6 vemos esse logo novamente na parte antiga quando Elise vai investigar. E o William nunca encontrou a Maeve, era sempre a Clementine que aparece. E sobre a Dolores, antes dela atirar no homem, ela lembra do MiB dizendo que Eles deveriam voltar a se conhecer, desde o começo, antes dela sair no cavalo. O encontro com William já seria uma lembrança.

  • Bruno

    Eu ia comentar que todos os robôs ficam pelados na central de controle menos a Dolores e… os roteiristas põe ela para pagar um peitinho. Já Maeve mostrou tudo diversas vezes. Como ela sabia o nome de Felix?

  • Pena que demora tanto sair a review!! :/

  • carol

    pq essa demora louca pra sair review? >/

  • Fernando Bemerguy

    A cena final da Maeve falando com o Feliz foi simplesmente perfeita e me deixou louco para assistir o próximo episódio!!! ( não tinha gravado o nome dele e pelo visto Maeve é melhor que eu para gravar nomes…heheheheheheh)
    Quanto as dúvidas, concordo plenamente que a cada pergunta respondida…novas perguntas são formadas e a curiosidade só aumenta!!!!
    Dr. Ford claro que sabe da existência do homem de preto e dos seus objetivos…agora qual será o motivo para não fazer nada e tentar impedir, será que esse caminho” que o homem de preto está fazendo é essencial para a história do Dr. Ford?? Até o próximo episódio!!!! 😀