The Walking Dead 7×01: The Day Will Come When You Won’t Be [Season Premiere]

134
9669

Eis que vieram as respostas em The Walking Dead e elas foram muito mais brutais do que qualquer um de nós poderia prever.

Sempre achei que uma das coisas mais incríveis no trabalho de um autor era o poder momentâneo sobre as vidas de suas criações. Aquele poder onisciente que nasce de uma ideia e vai ganhando plenitude conforme os caminhos vão sendo planejados. Para um romance, uma novela, um filme ou uma série de TV, o processo tem pequenas diferenças, mas é essencialmente o mesmo: há de se planejar começos, meios e fins. Há de se ter discernimento para mostrar e esconder, para carregar o público numa viagem de tensões que tenham o timing certo de evolução. Uma das lições mais básicas da arte é que você precisa oferecer um clímax, e por conceito, o clímax é um “resultado final”.

The Walking Dead sempre enfrentou problemas sérios na sua maneira de organizar suas histórias. Last Day On Earth, último episódio da sexta temporada, mais parecia um penúltimo e agora, esse emblemático The Day Will Come When You Won’t Be soa como o último e não como um primeiro. A razão é muito simples: ele encerra um arco e começa outro, ele conduz os personagens para um novo caminho, depois de construir toda a tensão em torno da chegada de um vilão. Esse episódio parece com um último porque ele oferece clímax. Essa explosão de emoções que mais se relaciona com a finitude do que com a gênese.

Porém, essa nunca foi uma série segura da própria natureza. Depois de começar um sexto ano com quatro episódios impressionantes, volta ao tédio da zona de conforto. Se não bastasse isso, chafurda seus personagens num mar de decisões estapafúrdias que servem apenas aos interesses de um roteiro pouco ponderado. Scott M. Gimple, o homem por trás das palavras, confundiu estímulo com fricção em excesso e esfolou nossa paciência. A sexta temporada teve tantos falsos cliffhangers (Glenn, Daryl…) que a infeliz ideia de encerrar o ano com mais um foi capaz de irritar até o fã mais xiita. Ao assistir esse 7X01 fica muito claro que ele deveria ser a nossa grande explosão de emoções, que teria sido inestimável se viesse naquele momento, atrelada a um conjunto de tensões e não agora, atrapalhada pela função obrigatória de ser começo.

O Começo Pelo Fim

Gimple fez o que pôde para recuperar o ritmo e esquentar a audiência. Adiou ao máximo a revelação de quem teria sido o escolhido de Negan e com isso, tentou fazer os nossos corações voltarem a acelerar diante da resposta. E fez certo, pegando como ferramenta maior, a perspectiva de Rick para o ocorrido. Quem já leu os quadrinhos sabe que há um plano psicológico maior na forma como o líder de Alexandria lida com a chegada de Negan e seu modo de se relacionar com essa nova ordem social. Rick vem de uma longa experimentação dos roteiros dentro dessa área da bifurcação de valores. Faça o que eu digo e não o que eu faço. Quando ele invadiu um posto dos Salvadores e os matou friamente, estava exercendo um papel crítico de ceifador de vidas que ele nem mesmo saberia dizer se eram merecedoras da morte. A resposta de Negan, diante disso é coerente com o que o universo daqueles personagens propõe. A diferença é que Negan se refestela de prazer com o que está fazendo e Rick se debate com culpas e ilusões de que vale tudo para proteger seu grupo.

Toda a coisa da pequena viagem de trailler até um bando de zumbis mostrou como a série ainda confunde profundidade com prolixia. Gimple subestima nossa inteligência achando que vai nos enganar com enrolação travestida de pico dramático, quando sabemos que o propósito daquilo era adiar o inevitável. Há, contudo, algo de legítimo na maneira como Negan decide reforçar que a partir dali é ele quem dá as ordens, é ele quem tem o controle, porque ele será capaz de fazer coisas que Rick talvez não estivesse disposto a fazer pelo próprio povo. Negan vai matar, massacrar, retalhar, torturar, consecutivamente, se isso for necessário para estabelecer que nesse mundo de “vence o mais forte”, o mais forte é ele. Então, ele praticamente tatua essas novas verdades na alma de Rick ao assassinar seus amigos e ameaçar seu filho, indo diretamente na fonte de toda sua arrogância e derrubando-a como um trator (vocês entendem, eu não tenho certeza se Rick entende). Isso também faz com que o futuro da série seja diretamente afetado. Se a sexta temporada tivesse acabado como o 7X01 começou, o 7X01 de verdade seria uma apresentação desses resultados, seria o “tema” desse novo ano, o start para a construção de novas tensões. Negan fará de seus escravos, todo o povo de Alexandria.

O(s) Beijo(s) de Lucille

Dessa vez, Gimple resolveu “brincar” com nossas expectativas de outro jeito… Quando o flashback começou e mostrou Abraham como a escolha de Negan, eu revirei os olhos e soltei um “ah, eu sabia que eles iam arregar”. E essa era a reação exata que o showrunner queria com a cena. Abraham já tinha passado pelo conhecido processo de despedida que o show sempre providencia para os seus potenciais mortos. Eles só decidiram reservar o personagem para esse momento, porque queriam encontrar uma forma de nos surpreender. O spoiler de que Glenn morria nos quadrinhos já tinha vazado para Deus e o mundo e ao decidirem não resolver a cena da morte no season finale do sexto ano, provocaram uma diluição ainda maior dessa expectativa: vamos esperar tanto tempo só para que eles matem aquele que já sabemos que vai morrer?

A solução foi eficiente, não há o que dizer. E a pista estava lá (logo na primeira cena, Negan apresenta seu braço direito, Simon, e se pergunta se Rick ainda teria o seu ou se ele tinha sido uma vítima). A série usou seus defeitos a favor de si mesma. Quando vimos Abraham morrer pensamos que era só aquilo mesmo (afinal, seria bem típico de TWD). Por isso, quando Glenn levou a primeira paulada, o olho saltou, o sangue explodiu e ele se desorientou, foi como se nós tivéssemos levado uma paulada também. Foi tão brutal, cru, seco, perverso, que não deu para ficar encarando. Quando ele começou a tentar falar… Caramba, que coisa horrível. Eu só pensava “mata ele logo, mata logo, acaba logo com isso”… A “alegria” de ver a série honrando uma parte importante de sua origem, se confundia com o pavor de ver a morte sendo descrita de modo tão excruciante. Era o Glenn quem estava morrendo, enfim, depois de tanta especulação. Era o que a gente queria, mas ao mesmo tempo era tão horrível, tão devastador, que com isso o roteiro e a direção acabaram conseguindo nos contradizer: deu vontade de que Abraham tivesse sido mesmo o único.

O sentimento, porém, é completamente transitório. As mortes eram necessárias. Ainda acho que poderia ter sido Sasha (o que seria impossível nesse cenário de empoderamento feminino que estamos vivendo), mas tanto Abraham quanto Glenn já tinham se esgotado. Maggie ganha uma motivação diante dessa morte e a série talvez esteja no seu momento mais condizente com as HQ’s. O nível de violência esteve um tom acima do que estamos acostumados (dez tons acima… aqueles closes…), mas nós e o próprio show precisávamos desse “wake up call”. Pode parecer que prestígio ou reconhecimento precisem estar ligados a quantidade de sangue, mas não. São os atos de coragem, é o comprometimento com a evolução que fazem de uma dramaturgia uma peça poderosa de representação.

E aí, quem diria, The Walking Dead conseguiu de novo desarmar completamente as nossas defesas. Pela sétima vez estamos aqui, de peito aberto e alma lavada, acreditando em milagres e adjetivando exasperadamente cada segundo de tela. Nós, as completas reproduções do que é estar apaixonado: perdoando tudo, relevando tudo, só porque amamos esperançosamente um único detalhe.

Right Bite: A atuação de Andrew nunca me impressionou muito, mas na sequência do braço de Carl deu nervoso de tão bem que ele estava. Contudo, só vou dar créditos ao Jeffrey Dean Morgan depois que vir Negan na rotina de sua comunidade.

Random Bite: Negan tem uma conhecida política de “o primeiro é de graça” e ele levará isso adiante em vários momentos (pelo menos se os quadrinhos forem usados nesse caso). Ele teria se contentado com uma morte, mas a imbecilidade de Daryl acabou custando a vida de Glenn. Ou seja, ou isso vai melhorar ou acabar por destruir de vez com a personalidade do motoqueiro.

Wrong Bite: Entendo o que pretendia a direção com o momento em que Rick imagina todos os amigos sendo mortos por Lucille. Mas, foi completamente desnecessário.

  • Douglas Damacena

    Que baita finale, digo, premiere, precisávamos de um negocio mais visceral assim,e de um vilão ao nível que derrubasse a arrogância de Rick, assim como foi, agora vem aquele medo de quem sabe que TWD nunca conseguiu manter mais de 3 episódios de alto nível, uma pena pois esse foi realmente marcante, assim como essa temporada poderia e ainda poderá ser, mas sabemos que dificilmente será, no mais até que valeu a pena esperar esse tempo para ter essas 2 mortes e me culpem, eu não senti nada quando vi Abraham e Gleen morrerem, alias, eu tbm não ligaria se a Sasha tropeçasse e quebrasse o pescoço acidentalmente.

    P.S.1: A atuação de Rick ja teve momentos de alto nivel, mas esse foi assim como o episodio, Cru e Visceral, derrubou a todos, Andrew sempre nos surpreendendo.

    P.S.2: Jeffrey Dean Morgan tbm não decepcionou,e fez um Negan a altura do que o Personagem representa.

    P.S.3: O olho saltado do Gleen foi muito bem vindo, Cerveró always !

    P.S.4: Sério, a Sasha tem que morrer, que mulher chata meu deus, e que atriz inexpressiva, #MorreSasha

  • Robson Madeira

    O melhor episódio que já vi em TWD.

  • Douglas Damacena

    Não consegui sentir ódio pelo Negan, pois ele apenas retaliou a ação do Rick que invadiu e matou uma galera, muitos sem chance de se defender assim como Abraham e Gleen, e o legal de TWD é esse, pois agora Negan é um vilão para Rick, assim como Rick se tornou um vilão para Negan e para muitos antes dele, nos mostrando que não existem mais moçinhos nesse mundo apocalíptico, apenas sobreviventes

    • Marcus Fenix

      Que comparação, Rick matou uma parte dos capangas do Negan num combate, já Negan como um psicopata torturou o grupo do Rick. Tu esqueceste também que a gangue do Negan são um bando de inúteis que vivem de saques de outros grupos.

      • Douglas Damacena

        combate, que eu vi, a maioria morreu durmindo, sem defesa, Negan fez oque? matou o Abraham pela gente morta, e o Gleen pela merda do Daryl e tbm por ele ser o braço direito do Rick.

        • petunia

          Matar pessoas dormindo é bem diferente de pauladas depois de um uni duni tê! O cara é um psicopata….

          • Douglas Damacena

            é o apocalipse cara, ou você se torna um psicopata disposto a matar ou morre, Pra mim Negan não é o fdp que todos pensam, tanto que acho que ele ainda vai acabar se unindo com o Rick, vejo ele como um Malcon Merlin de Arrow, um mal necessário.

          • petunia

            Ninguém se torna psicopata….se nasce psicopata. É um tipo de transtorno de personalidade. O conceito de matar ou morrer concordo plenamente….o Rick aprendeu a usar isso ao longo das temporadas. Fica claro a evolução do personagem, principalmente depois da chegada do Governador (nos quadrinhos isso fica mais bem construído). Em defesa do seu grupo, o Rick tb mataria e torturaria (como fez varias vezes)…..a motivação é a mesma, a forma é diferente.

          • Samantha Pistor

            Não existe bom ou ruim em TWD, existe cada um defendendo o seu lado.

            Existe um ótimo livro (esqueçam o filme) chamado “Eu sou a Lenda” que faz essa análise: Neville se via como um caçador de vampiros na trama. Ele matava inclusive pessoas infectadas com o vírus, mas que não tinham virado vampiros, sob fundamento de que elas também seriam monstros. No final, ele é confrontado que para a sociedade de infectados, ele era o monstro. Ele era o psicopata. Ele era o cara que matava as famílias e tiravam seus entes queridos.

            Mesma coisa com TWD: Rick se vê como o protetor de seu grupo e o resto como psicopata. Mas será? Ele matou as pessoas do Negan, sem saber quem elas eram apenas com base num acordo. Ele matou os caras dormindo. No ponto de vista do Negan, Rick é o perigo que ameaça o grupo dele.

            Rick tomou Alexandria pela força. Impôs sua ordem, suas normas e se mostrou certo quando o grupo de Alexandria agiu idiotamente. Mas, ainda assim, Rick foi o invasor que destruiu uma pequena comunidade e a militarizou. Também é o cara que exigiu uma penca de coisas de Hilltop para “dar cabo do grupo do Negan”.

            Rick e Negan são muitos mais parecidos do que gostaríamos de admitir.

          • petunia

            Não nego q são parecidos. Como líderes de seus grupos dispostos a tudo para protegê-los são praticamente idênticos. Falo na diferença em relação à forma como a situação “apocalipse Zumbi” formou o caráter de cada um. Na série ainda não sabemos o lado do Negan…mas as HQs estão bem mais na frente na história (inclusive tem uma espécie de “spin off” do Negan) aí percebemos a diferença entre os dois personagens. Não vou entrar em detalhes pra não dar spoilers 😊

          • Mito Giri

            Rick e seu Grupo são outros Psicopatas

            Rick e seu grupo mataram DEZENAS de Salvadores.

            Eles apenas foram avisados que tinham um Grupo que dominava outras comunidades e se acharam os mercenários e sem saber de nada invadiram o local do caras e realizaram um MASSACRE LA DENTRO matando todos sem querer saber se os caras eram inocentes ou bonzinhos mataram todos que estavam no local. Depois a Carol e a Maggie mataram a sangue frio aquelas mulheres salvadores. Carol foi tão cruel que deixou uma ser devorada viva por um Walker ao invés de poupar o sofrimento dela dando um tiro na cabeça depois da primeira mordida. E depois tacou fogo numa sala com vários Salvadores matando eles carbonizados. Isso sem falar naqueles que foram pelos ares pelo lança misseis.

            O Negan perdeu dezenas de salvadores e tinha que dar uma resposta e ia matar apenas UM em resposta a dezenas do grupo deles que morreram. E apenas matou o Gleen por culpa do “corajoso” do Darvy que quis se mostrar.

            Resposta do Negan foi muito “leve”.
            Negan poderia retaliar matando todos, Mas ao invéz disso apenas quis causar um terror psicológico para manter eles sob controles.

            Se fosse o Rick que tivesse sofrido essa perda. Ele ia fazer de tudo para exterminar o grupo que fez isso a ele. ( e vai fazer)

            Rick não é melhor que Negan é tão assassino quanto.
            (sendo Negan um Gênio do Terror,sádico e cruel)

            De qualquer forma adorei a resposta do Negan que abaixou a bola do Rick e seu grupo que já se achavam os maiores a ponto de acharem que poderiam ser mercenários eliminando outros grupos.

          • Ketsueki Mad

            Concordo plenamente

            “Mas Negan é pior por que ele matou duas pessoas cruelmente destruindo suas cabeças quando poderia dar um tiro rápido na cabeça como Rick fez quando exterminou os Salvadores na base”

            Esqueceram o que o Rick e o grupo fez fez com os canibais?
            Eles fizeram pior. Eles praticamente transformaram eles em carne moída.

            “Mas os Canibais comiam gente! E eram inimigos que queria matar o grupo do Rick, era guerra”

            Errado.
            Para Negan, o Rick e seu grupo são iguais os canibais. Foi Rick que
            procurou Guerra com ele e matou dezenas de Salvadores sem nem dar tempo
            deles reagirem…

            Rick e Negan são iguais.
            A reação do Negan não foi nada diferente do que Rick fez com os Canibais.

            A diferença é que Negan sabe fazer terror psicológico.

          • André

            Desculpa mas Rick que defende seu lado,claro que ele matou os caras da base dos Salvadores mas ele nâo humilhou ninguém e nunca mataria duas pessoas com um bastâo de baseball com arame farpado na frente de seus amigos e esposas. Uma coisa é só matar,afinal é o apocalipse outra é matar cruelmente,de forma fria e psicopata e querer submeter outro grupo. E outra Rick e seu povo nunca roubaram ninguém,até o mal que eles fizeram foi pelo bem do pessoal de Alexandria.
            Que tipo de bem o Negan faz…proteçâo? Grande coisa ser protegido do lado de fora mas ser massacrado pelo lado de dentro…aposto que Negan faz a mesma coisa com seus homens

          • Samantha Pistor

            Ué, Rick matou a turma enquanto dormia, na forma mais covarde possível. Negan apenas fez um movimento de afirmação. É o apocalipse galera, ganha quem mostrar o seu poder de forma mais eficiente.

            E Rick é um colonialista disfarçado de bom moço. Ele acha que seu método é o correto na nova ordem e passa por cima de comunidades que pensa diferente. Errado ele? Não sei, mas definitivamente ele não é o cara legal.

            O Rick ético, moral que destoava do Shane morreu na segunda temporada.

          • Marcus Fenix

            O Rick está vivo até hoje graças o Gleen e o Rick iria se um unir ao Negan!? Seria muita incoerência!

          • Douglas Damacena

            não acho nada incoerente, só vc pensar, se aparece um inimigo que ameace a sobrevivência deles, como os lobos que estão por ae, ouvi dizer que nas HQs isso ja aconteceu, Negan e Rick se ajudaram.

  • Carcosa, the Yellow

    Pois eu achonqna Sasha deveria morrer justamente por conta dessa questão do “empoderamento feminino”. Mostrar q nem as mulheres, não importa quão fortes, estão salvas.

    • Douglas Damacena

      Seria otimo ela morrer, mas pensa na treta se fosse ela no lugar do abraham, iam fechar a AMC

    • Box TV

      A Sasha não é tão grande assim, fala da Maggie, Michonne ou Carol

  • Gustavo S.A

    Com toda certeza, esse episódio seria melhor como Finale do que Premiere, porém fiquei boquiaberto com a morte dupla, já que era uma coisa que ninguém esperava. Porém, se já víamos indícios de um desenvolvimento maior de Maggie, agora é uma certeza. O episódio no geral foi muito bom, com algumas ótimas atuações.

    P.S.: como crítica, fica a atuação do ator que vive o Carl. ELE SIMPLESMENTE NÃO TEM EXPRESSÃO FACIAL! Dois amigos dele morrem, seu pai e Maggie estão exauridos e sua cara é ” 😐 “.

    • Marcus Fenix

      É a personalidade do Carl, desde da época em que a mãe dele ainda estava viva que ele é frio dessa maneira. Por diversos episódios, pessoas diferentes se assustaram com a frieza do menino. Ele está crescendo no apocalipse, natural que ele seja assim!

      • Gustavo S.A

        A meu ver, a resposta não é “é a personalidade do Carl” e sim “ele nunca atuou bem”. Mas, respeito sua opinião.

    • Douglas Damacena

      é o conjunto, a atuação dele ja é maomenos,e ai o roteiro colabora por ele estar realmente tacando o foda-se pra geral, igual a Sasha, eles são tipo o mlk que todo mundo odeia lá de FTWD

      • Gustavo S.A

        o Chris morreu em Fear… esperando o mesmo fim pelo menos pra Sasha kkk

        • Douglas Damacena

          caraiu morreu mesmo?, não queria que ele morresse, parei no episodio que os mlk que ele saiu aparecem no hotel.

          • Porcamente feito. Até o ator parecia chateado por sair.

          • Gustavo S.A

            desculpe pelo spoiler, pensei que tinha falado pq acompanhava. Apesar de eu odiar o Chris, sua morte foi muito “fraca” pra um protagonista.

          • Douglas Damacena

            Nada, vou assistir igual, mas como eu disse eu não queria a morte dele, pois FTWD perdeu uma ótima oportunidade com ele.

    • Junito Hartley

      È a personalidade do Carl, ele é assim, na HQ também ele é frio, e ate enfrenta o Negan, que fica o admirando.

      • Ele me pareceu cheio de ódio na hora das mortes e depois bem mais tranquilo. Falou com o Negan sem medo e frio, achei condizente se levar em conta tudo o que já passou. Outro adolescente no lugar dele ja teria surtado, como aquele suíno filho daquela loira que morreu.

    • Ketsueki Mad

      Tenho dó no dia que ele precisar representar alegria, pânico ,tristeza ou uma emoção humana.
      Sorte que ele só precisa representar a apatia de sempre do Carl. Isso dava até para relevar nos anos iniciais da série quando ele era um criança. Porra mas agora já passou 7 anos.

      Se ele não conseguiu nem mudar de expressão quando o Personagem
      teve o braço prestes a ser cortado pelo Pai e presenciou 2 mortes
      brutais. Nunca mais vai conseguir.

      É um péssimo ator tem sorte do personagem ser “frio” para encaixar nele e nem a série querer cobrar do personagem.
      Reparem que a série nem quis mostrar a reação do Carl quando ele ficou sabendo que perdeu um olho e que tinha ficado deformado pelo tiro.

      • Gustavo S.A

        Concordo em gênero, grau e número! Também tenho dó desse dia

    • Rodrigo Tannuri

      O garoto é fraquíssimo mesmo!

  • Vitória Martins Souto

    Melhor episódio de TWD, não pensei que os cara iriam matar o Glenn, me surpreenderam. Espero que tenham mais coragem nessa temporada e que seja a melhor já vista!

  • Marcus Fenix

    Acho que o Abraham morreu para ter algo como surpreendente, já que a morte do Gleen era esperada. Episódio foda!!! https://uploads.disquscdn.com/images/e7edf7a697366675ac75df96760463c86b0fd5b83aa96f284bcd174af7e74f85.jpg

    • Douglas Damacena

      Na verdade foi ao contrario, a morte do Abraham era esperada, como o Henrique disse na review, a série ja tinha definido o tom de despedida para o Abraham, ja o Gleen tava acostumado a sobreviver em situações extremas, e todos duvidavam da coragem da série para matar um persogem primario, até ontem kkk

      • petunia

        Pois eu acho q a morte do Glenn era esperada sim uma vez que foi o que aconteceu nos quadrinhos. Mas muitos duvidavam que eles teriam coragem…

      • Marcus Fenix

        Mas o tom de despedida do Abraham perecia que era para confundir, mas acabou acontecendo o que quase todo mundo esperava. Uns a morte do Geen e outros do Abraham, acertamos as mortes pela metade!

      • vinland

        Acho que eles tiveram coragem de matar o Glenn mais por causa do apelo do publico, do que por outra coisa. Essa serie sempre foi covarde pra matar um personagem principal, e sempre muito enrolada. Espero que daqui pra frente, a serie respire novos ares.

    • vinland

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Samantha Pistor

    Quando a season premiere terminou, eu fiquei com uma sensação de mé. Achei ótimo, achei empolgante e eu particularmente, amo todo o arco do Negan. Li os quadrinhos mais ou menos até um pouco depois da Guerra (preciso voltar por sinal) e essa foi minha plot favorita de longe .

    O que eu acho que causou essa minha apatia, é isso: essa não é uma season premiere, é uma season finale. Na pior das hipóteses, um retorno de mid season. E a sexta temporada foi tão desgastante em sua segunda metade, tão ruim, tão desnecessária, que qualquer season premiere de TWD ia sofrer para me quebrar meu coração de gelo.

    Agora não nego: amaria mais esse episódio como SF ao invés de premiere, embora ele tenha contextualizado bem este novo arco da série. Foi mais brutal que nos quadrinhos, mais perverso e vai dar o tom dos personagens nesta season. Jamais imaginei que eles tinham salvado o Abrahamm da flechada para fazer algo tão brutal na primeira cena do Negan. Eu sabia que ele ia morrer, porque né, aquele destaque que deram para o personagem sempre soou forçado, mas jamais imaginei que fosse assim. Idem pro Glenn. Ponto pra série.

    Acredito que Sasha roda logo, assumindo a história da Holly nos quadrinhos. O que, ao meu ver, é uma boa plot para morrer. Sasha assumiu muitos papeis no grupo: foi uma samambaia, virou a Andrea, depois a Holly e parece que segue por aí.

    Também estou tendo pressentimentos com a Carol. A série tem personagem antigos demais neste ponto e acredito que uma limpa será necessária para permitir a entrada dos novos. A descaracterização da Carol e o tom que estão dando para uma personagem que sempre foi incrível em sua construção parece um bom jeito de tirarem ela sem um hate enormes dos fãs. Idem ao Daryl, que ao que tudo indica, terá sua plot pautada na culpa.

    • Douglas Damacena

      Perfeito, pelo que me parece TWD vai adotar a renovação no seu grupo, por isso a descaracterização da Carol e a morte do Gleen pra conta do Daryl, assim fica mais fácil se despedir, sem tanto hate.

  • Dhéo

    Episódio aterrorizante e emocionante. A cena faditica do Glenn foi brutal. Uma das mais fortes q vi em séries. Nussa!

    • Douglas Damacena

      muito aterrorizante, quase perdi a cabeça com esse episodio.

  • petunia

    Review muito boa!! Senti o mesmo conflito q vc descreveu. Eu queria e, ao mesmo tempo, não queia q a série seguisse os quadrinhos (meio louco isso, eu sei, mas era o q eu sentia). Senti decepção e “alívio” qd achei q seria só o Abrahan. E aí o choque da paulada no Glenn…..cara…foi a mesma surpresa que senti ao ler nos quadrinhos essa cena. Foi brilhante a forma como os roteiristas fizeram..

  • Nay

    Henrique, noque seria de mim sem suas revires nas séries que eu acompanho?! Ótimo texto!
    Pensei que seria o Glen a morrer, por causa de como a história se desenrola na HQ, quando o Abraham morreu, fiquei com raiva pensando que TWD não nos surpreenderá mais, pois sempre dá pra trás na hora em que é preciso coragem. E quando finalmente quem morre é o Glen, fiquei meio que em choque em frente à TV! Os sentimentos variados que esse episódio mostrou me fez achá-lo maravilhoso! E vejo o povo com ódio do Negan, não sinto ódio dele não! Foi uma retaliação “justa”. Matar pessoas dormindo foi algo muito baixo, principalmente pro Rick, o mocinho da história.
    Agora só me digam como a machadinha que o Negan simplesmente atira porta a fora, foi parar em cima do trailer??? Forçado demais a cena :/

    • Douglas Damacena

      Foi oque eu disse, foi uma retaliação, ele não matou por matar, apenas vingou os seus, agora o negocio da machadinha eu n percebi, mas TWD sempre tem dessas, ja chega a fazer parte do show, como um easter egg.

    • Katia Dos Santos

      A parte da machadinha mostra ele abrindo a porta, jogando-a em cima do trailer, ai ele olha pro Rick e diz “pega a minha machadinha (ou machado)” não tenho certeza da forma como eh dita, mas mostra sim claramente ele jogando ela.

    • Iuri Lino

      Se reparar bem na cena da machadinha, ele joga encima do trailer mesmo.

  • shinodaluk

    Emmy Tape do Jeffreyzinho.

    Agora aguardem, próximo episódio: Romaria da Carol em direção a aparecida, monólogos do afroninja, Padre padreando.

    • henriquehaddefinir

      HAAHAHAAHAHAHAHAAHAHAHAH

  • Junito Hartley

    Melhor episodio da serie disparado, pra mim a morte do Glenn ja era esperado ja que ele morre na HQ, as atuações dos atores foram espetaculares. O Negan ja é o maior vilao da tv, quando eu achei que ele ja tinha acabado de fazer suas maldades ele vai la e manda o Rick cortar o braço do próprio filho, eu fiquei tipo ” caralho o cara vai superar o nivel de fodice” deu pena do Rick, o ator que faz ele tem que ganhar algum premio por esse episodio, agora é torcer pra serie se manter nesse alto nivel. E o Negan eu nao consigo ter raiva dele, o personagem é muito foda tanto na serie e principalmente na HQ.

  • vinland

    Essa serie ja vinha me desagradando a pelo menos duas temporadas atras, e fico muito feliz com esse retorno, e feliz por a serie parar de ser covarde, e entregar tudo isso, em apenas um episodio. O elenco esta de parabens. Ate aqueles mais medianos, contribuiram em deixar a cena inicial fantastica. Exatamente isso que queremos ver em TWD, e nao estou dizendo isso sobre mortes, sangue essas coisas, mas queremos ver uma historia que nao enrola, e que tem coragem de mostrar a que veio.

    • Marcus Fenix

      Concordo plenamente, acho que falta acontecimentos impactantes, surpresas e que as mortes dos principais personagens aconteçam por alguma razão e não somente por mordidas em momentos de distrações!!!

      • vinland

        Nao digo necessariamente momentos impactantes e surpresas, mas que pelo menos, possamos sentir que a historia esta indo pra algum lugar entende. Que parem de ficar dando voltas em circulos, e comecem a ser mais diretos e objetivos na historia.

        • Junior Silva

          Já fazem seis anos que os produtores e roteiristas estão dando voltas, fazendo repetição e repetição com essa série. Não sei como essa série ainda tem uma puta audiência.

          TWD era pra ser uma série foda pra caralho, tem material pra isso, pena o desperdício da fonte.

  • Realmente, estávamos desacostumados a esse tipo de violência, mas acho que só favoreceu a série, principalmente porque é isso que estamos esperando, essa violência física e psicológica. O episódio parece colocar o programa em outro tom, em outro nível, outra fase — pena que demoramos demais para chegar aqui.

    Não sei ao restante do público, mas eu não senti muito a morte do Gleen. Para mim, faz tempo que ele não tem sido uma personagem que eu me importo tanto, o que é uma pena — matar uma personagem boa em um momento em que ela não é mais tão interessante é quase um desperdício.

    O elenco esteve muito bem, o medo deles era muito visível. O problema de TWD nunca foi o roteiro, entretanto. Achei o Jeffrey afetado demais, entretanto, é quase chato assisti-lo. O que ele propõe, o que ele faz, tem muito mais impacto que aquele texto e aqueles sorrisos, que só cansam.

    Henrique, o que você achou de não terem cortado o braço? Aquela sequência toda foi assustadora, e, para mim, teve mais impacto do que as duas mortes, e olha que detesto o menino Carl. Era desnecessário que tivesse acontecido, eu sei. Mas fica sempre a pergunta do “e se”. Enfim, ótimo texto! 😉

    • Marcus Fenix

      Também achei a parte mais angustiante o Rick ter que cortar o braço do Carl. Por um momento achei que o Rick faria…!

  • Fragoso Cardoso

    E o inútil caipira de mullet ainda vive.Vai entender.

  • Cesar

    O Henrique ta cobrindo quantas series, gente??? Contei 3 so de passagem hauhauahua
    TWD Ja me enganou muito, talvez um dia valha a pena voltar, não agora, quero é The Leftovers com os textos do Henrique

  • Mauro

    Olha a minha decepção com a temporada passada foi TÃO grande, principalmente com aquele final onde Negan mata o câmera man, q nem se me disserem q este foi o melhor episódio da história de todas as séries do planeta, eu volto a assistir essa série. E olha q eu sempre fui aficionado por TWD. Todo ano é a mesma coisa, início fodástisco e depois muita enrolação e a tortura com os fans no final da temporada

    • Douglas Damacena

      Verdade, eu ainda assisto porque é foda você assistir 5,6 temporadas de um negocio e abandonar, esse negocio de cliffhangers para segurar audiência enche o saco e atrasa o desenvolvimento da série, mas as vezes ela nos surpreende com ótimos episodios e atuações épicas como foi esse.

  • Astolfo

    Nofa, foi saiu mais rápido que AHS? O quê acontece?

  • Carlos

    Achei as mortes umas das cenas mais fortes que já vi em séries, ao lado do apedrejamento de uma integrante dos Guilty Remnant em The Leftovers

  • Arthur Silva

    Para mim Andrew só cresceu na série e se provou completo no episódio da morte da Lori. Mas realmente foi assustador o que ele fez nesse episódio.

    • edson pereira

      Exatamente, ele foi extraordinário, conseguiu passar todo o desespero pra gente, quando ele mudou o semblante na hora de cortar o braço do Carl deu pra ver o rosto mudando de ódio extremo pra pânico.

  • Lucaa

    Eu tô torcendo é pro Negan matar todo mundo e a série girar em torno dele, melhor personagem até hoje.

  • Andre Fonseca

    Já esperava a morte do Glenn. Ele já tinha morrido devorado e depois enganaram a gente. Mas as cenas brutais do episódio e a sua “verdadeira” morte, pagaram todas as enrolações e enganações anteriores. Tomara mantenham a coragem.

  • Marcelo

    Fui muito otário achando que aquela enrolação sobre a morte ou não do Glenn seria um passaporte pra ele estar vivo hoje, fui otário.
    Não estou nada bem, até suportei o Abraham mas na hora da primeira paulada no Glenn eu senti o impacto, e na parte que o Rick iria arrancar o braço do Carl eu já estava tão mal que foi um super alívio. Queria abraçar a Maggie :(. Negan em um episódio é o mais odiável da série.

  • jao

    Rapaz, acho que eu tenho que ir num médico, eu parecia o coringa qndo o Glenn tomou a primeira paulada, sorriso de uma orelha a outra. Espero que os roteiristas continuem corajosos a temporada inteira.

  • luaspfc

    Um episódio maravilhoso… aquele Cliffhanger de praxe… pq TWD é isso… suspense e enrolação que amamos… sobre Glenn ter morrido… foi triste… foi de ter partido o coração… mais foi uma cena lindíssima…
    Só fica a curiosidade sobre o Rick não ter perdido o braço como na hq…

  • Johann

    Cara nesse episodio o clima foi tenso pqp, a tortura psicológica do Negan pqp vei, clima pesado, parecia que eu estava lá…

  • Wagner Lutterbach

    Primeiramente, parabéns pela review.

    O que você falou das mortes foi exatamente o que pensei. Também revirei os olhos quando foi o Abraham, porque eu sonhava com esse momento ousado da série desde que vi a morte do Glenn nas HQs. Essa primeira morte me tirou um pouco do estado de tensão e quando veio a primeira porrada no Glenn, meu coração saltou e por um momento eu desejei que aquilo não tivesse acontecido. Acho que nunca algo que eu já “sabia” me causou tanta surpresa.

  • Samantha Pistor

    Estava aqui refletindo porque geral não gosta da Sasha. Não deve ser só por causa da atuação da Sonequa.

    Acho que é por causa dessa coisa “coringa”: Sasha recebe as melhores plots dos quadrinhos, desde que se desvinculou do Tyreese. E, a atriz não tem carisma para ser um Daryl ou uma Carol… acaba que ela fica avulsa e se torna quase um apêndice.

  • Matheus Ramos

    E eu vivi pra ver uma critica merecidamente positiva, do Haddefinir, para twd. rs

  • Marco A

    Boa crítica e bom episódio.
    As mortes foram muito bem feitas todas as cenas do episódio muito bem realizadas, com exceção do rolê de trailer que achei desnecessário.
    Discordo sobre as mortes, para matar o Glen, não tinha necessidade de todo esse suspense e faltou coragem para matar alguém que não fosse um avulso, como o ruivo em questão. Nesse quesito não me senti surpreendido, apesar do número maior de mortes que o esperado.
    Ficaria muito surpreso se uma das mortes contemplasse Rick, seu filho, Daril, Michonne ou Meg. Fizeram o de sempre.
    Agora é aguardar pela velha fórmula: Primeiro episódio muito bom, blábláblá, blábláblá, blábláblá, blábláblá, blábláblá, último episódio muito bom com cliffhanger ao final.

  • João Paulo

    Que estreia ein!
    A morte do Glenn, após a do Abraham. me pegou muito de surpresa e finalmente TWD mostrou um pouco de coragem, e ainda tivemos toda aquela sequência do Carl com o nível de tensão nas alturas.

    Mais uma ótima review, e realmente, esse episódio deveria ter sido o Season Finale da temporada anterior, faria muito mais sentido.
    Meu medo é, por causa disso, agora eles começarem as filosofias baratas e contemplações do nada.

  • Bruno

    Muito genial a situação do braço do Carl. As 2 mortes todo mundo meio que já esperava, mas, principalmente porque muita gente que vê a série sabe da situação da HQ, foi muito tenso a parte do braço, pra mim mais tenso que o olho pulando e tentativa de falar do Glenn.

    E deixar claro que por causa desse episódio a série não ficou perfeita. Mesmo nesse ótimo episódio teve enrolação, tiveram “escolhas erradas” e cafonice da série, como em geral.

    E, sinceramente, não sei se é sobre o Jeffrey ou sobre as características do Negan mesmo, mas ele parece muito caricato com aqueles sorrisos e aquela maneira de bonzão dele. O que realmente o faz um vilão foda são suas ações, porque o cara que levou esse episódio nas costas foi o Andrew mesmo.

    • petunia

      Nas HQs o Negan é MUITO caricato!! Ele fala muito palavrão o q acho q não funcionaria muito bem na série….

  • edson pereira

    Gostei muito do episódio, o Andrew foi perfeito na minha opinião, cada rastejada, cada ato, cada fala mostrava o quanto desolado e submisso ele estava, como não sou leitor da HQ e não fiquei procurando respostas na internet fui pego de surpresa com a morte do Glen, o Megan é o vilão que mais me deixou pensando nossa esse cara é foda.
    O ponto que eu mais concordo com você é que esse episódio tem cara de finale e não de premiere, seria épico um final de sexta temporada exatamente assim.

  • Nando

    Agora que TWD voltou a ser uma série corajosa bem q poderiam voltar com a Carol trazendo a noticia q o Morgan morreu no meio do caminho e a Tara dizendo que o padre se suicidou. Dois personagens chatos e fúteis.

    Fora isso, ótimo episódio, não foi perfeito, mas chegou muito perto. Abraham eu não me importei nada, já o Gleen deu uma certa dor no coração lembrar que acompanho a trajetória dele desde o ínicio (quando ele ainda era um personagem legal), mas achei muito corajoso mata-lo. Agora eu torço pra Maggie ser a pessoa a matar o Negan num futuro distante, pq ainda quero ver esse ótimo vilão em cena.

  • edujakel

    o q ninguem reparou na review é o fato de que realmente nos comportamos como pessoas apaixonadas. TWD pode fazer tudo q a gente perdoa…a gente quer acreditar. Relacionamento abusivo do caramba…rs
    O episódio em si foi muito bom mesmo…quase tudo on point.
    Agora a galera já comecar a usar adjetivos como “série corajosa”, espetacular, sensacional, assim à toa…é muita sindrome de estocolmo. Lembremos que o comeco da temporada passada foi igual…um comeco muito bom e um meio e final m3rda ao extremo…
    Quem ta afim de apostar dinheiro que esse ano nao vai ser diferente? Nao tem ator, nem personagem que salva roteiro preguiçoso…e daqui pra frente veremos isso. toda a enrolacao tipica de TWD.
    Uma pena pensar assim, mas 6 anos sofrendo com isso tinha q deixar o pessoal mais alerta e nao tao esperançoso.

    Tem gente ai embaixo até falando que “viveu pra ver uma review elogiando TWD”…como se a culpa fosse do reviewer e nao dos roteiristas da série.

    Momento TWD: na hora que termina tudo, que estamos achando que a série mudou, Maggie já mostra que a velha TWD nao sumiu…já comecou o mimimi.

    • henriquehaddefinir

      Você está certo em TUDO que disse nesse comentário. TUDO.

    • petunia

      Não lembro de ver muitas pessoas elogiando a série como corajosa, espetacular e etc… Vejo elogiando o episódio. Quem acompanha TWD desde o começo tem sempre o
      pé atras. Principalmente quem assiste a série e lê as HQs….

      • edujakel

        bom, basta dar um scroll pra baixo ai pra ver…sao muitos comentários, mas eu fiz esse exercício…

      • edujakel

        olha, desculpa voltar a trazer a conversa, mas lá em cima acabei de ler as seguintes observacoes: “Walking Dead é uma das melhores séries de todos os tempos.” e “grandiosa série”. ahhahaha
        fala se nao é pra rir de cair pra trás?

        • petunia

          Acho uma série muito boa! E sou fã das HQs então isso influencia muito. Pelos números de audiência não podemos menospreza-la. Mas tb não fechar os olhos pras falhas que apresenta.

    • Fabi Alves

      siiiimmm!!! agora vai ser a enrolação da Maggie gravida (que deve perder o bebe né) vs a enrolação da Carol sofrência vs a enrolação do Daryl tentando fugir vs a enrolação deles bolando um plano pra combater o Negan vs a enrolação do Morgan pra não matar e sim prender , tudo pra no final o negan acabar preso não morto e fazer sentido… aff já fico cansada só de pensar….

      • edujakel

        vc ja pode ser roteirista da série…rs
        vai ser legal (sqn), se a Carol aparecer pra salvar o dia de novo….ficar fora um tempao e aparecer sendo super badass….e todo mundo jogando louros pra ela por isso.

        • Fabi Alves

          Kkkkkkk mortaaa

  • Leonardo Ferreira

    Tenho que dizer que foi um dos episódios mais angustiantes que já vi em tempos! A tortura psicológica que o Negan fez no Rick está no mesmo nível do que o Ramsey Bolton causou no Theon Greyjoy lá em Game of Thrones.

    • Rodrigo Tannuri

      Boa comparação!

    • Jordana

      Um é o Rick, o outro virou o Reek. tu dum tss!

  • edujakel

    @henriquehaddefinir:disqus vc deveria (se já nao le) ler as reviews gringas do AVClub. O reviewer lá esta bem alinhado com seus pensamentos. Até um pouco mais decepcionado q vc com TWD num geral.

    • henriquehaddefinir

      Eu vou procurar depois. Evito para não me influenciar. Mas, sim, eu já peguei reviewer por aí bem mais chateado que eu.

  • adrianocesar21

    Eu confesso que fiquei um pouco decepcionado…claro que não pelo “ohh, tinha que ser o Glenn??” afinal ele já está morto nas hqs há uns quatro anos… mas tanto mistério pra fazer exatamente o que aconteceu nas Hqs? Imagino que o Kirkman já escreveu tudo isso nos quadrinhos pensando em como seria na série… e talvez não pudesse ser diferente.. mas e SE pudesse ser diferente? se realmente nos surpreendesse?? eu sabia que o Negan não mataria nenhuma das mulheres… pelo menos não daquela maneira… a Tv não está preparada pra ver uma mulher sendo espancada até a morte por um bastão de baseball.. mas admito que preferia ver a Maggie levando um tiro no lugar do Glenn.. ou que o escolhido mesmo o Daryl.. nada contra esses personagens.. mas aí sim seria surpreendente e teria na série o mesmo efeito de Walking Dead 100 na epoca “não acredito que mataram um dos personagens mais queridos”

  • Lucas Souza

    TWD com UMA morte conseguiu causar mais impacto e comoção do que muitas series por aí que só vivem de matar personagens.

    • Junior Silva

      “morte conseguiu causar mais impacto e comoção do que muitas series por aí que só vivem de matar personagens”

      Piada, né?

      • Lucas Souza

        Não, é só a mais pura verdade.

        • Junior Silva

          A série covarde, depois de seis anos, teve coragem pra matar alguém que é importante, num modo apocalíptico, parabéns. Um personagem secundariozaço, desse série que tu citou, causou mais impacto e foi muito mais importante e simbólico, só segurando uma porta, flws.

          • Lucas Souza

            Meu amigo você tá me zoando? TWD mata personagem importante desde sempre, não é porque você não gosta de tal personagem que quer dizer que ele seja coadjuvante. E pode chorar mais que nem juntando a “morte” do Who Snow, Oberyn e Hodor conseguiu chegar perto da comoção mundial da morte do Glenn.

          • Junior Silva

            Comoção mundial.

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            Tu é bom piadista, já tem curriculum para trabalhar na praça.

            Não é que não gosto dos personagens, os que morreram sempre foram coadjuvantes, valeu.

          • Warring Kingdoms Xin Zhao

            Comoção mundial?
            Cara, essas duas mortes não foram nem de longe “comoventes”. Eu adoro TWD, mas é uma série fraca, covarde. Glenn quase morre 2x na season passada. A morte dele agora foi bem… esperada. Só. Se fosse na série “que vive de matar personagens”, seria daryl, Michonne, até mesmo Rick que teria morrido. Não personagens B ou C. Aliás, os personagens B e C da série “que vive de matar” causam mais comoção do que Abraham. TWD perdeu muito público porque vive de cliffhangers. Sem fanboyolismo pls.

          • Junior Silva

            Rick teria morrido na segunda temporada, se duvidar.

          • Box TV

            Mas matar o Rick assim seria um ERRO. A questão é mais na história e não só matar por matar, eles devem seguir as hqs.
            Eu não gosto de criar briga, acho muito idiota os fãs de cada série ficarem de mimimi pra ver qual é a mais comentada. A realidade é que a audiência de TwD é quase o dobro da de GOT. Não acho que GOT tenha chocado mais que TwD com essa estreia, mas não vou ficar discutindo esse assunto sem sentido.
            TwD já matou Shane, Dale, Sophia, Andrea, Merle, Hershel e agora o Glenn, pra que falar que eles não matam principal? Temos personagens como Rick, Michonne, Daryl e Carol mas em GOT temos Jon Snow, Daenerys, Tyrion e Sansa.

          • Junior Silva

            “Mas matar o Rick assim seria um ERRO”

            Eu não disse que é certo e nem deve matar.

            “A realidade é que a audiência de TwD é quase o dobro da de GOT. É lógico que é o dobro, se sabe qual é o canal que TWD passa nos EUA? É o canal AMC, que é o básico dos canais de TV fechado. Praticamente todo o americano tem esse canal. GOT é da HBO, o canal mais caro dos EUA, obviamente a audiência de GOT será menor. E mesmo com todas essas desvantagens, a audiência de GOT é absurda para os padrões da HBO. Só para lembrar, a demo do último episódio de GOT da sexta temporada (demo é a audiência que pega a faixa etária de 18 até 49 anos, é o público alvo de toda a audiência), foi de 5.0, esse episódio de TWD foi de 8.4, ou seja, a distância nem é tão grande, mesmo com as imensas desvantagens que GOT possui em relação a TWD.

            “Não acho que GOT tenha chocado mais que TwD com essa estreia, mas não vou ficar discutindo esse assunto sem sentido.”

            Se você acha sem sentido, porque tocou no assunto? Casamento vermelho mandou abraços.

          • Christian Alberti

            Como eu gostaria que TWD fosse da HBO, esse mesmo episódio de TWD que pode ser considerado o melhor, não se compara com nenhum de GOT.

          • Junior Silva

            Perfeito!

          • Edson Oliveira Ataide Júnior

            Olha. A série GOT é melhor, mas esse episódio do TWD foi mais impactante sim. O problema é que muitos fanáticos, por lerem HQ, futucar spoilers na Internet, acabam sabendo o que vai acontecer com antecedência. Aí dizem que não impactou tanto.

            Eu acompanho as duas séries. Não futuco spoilers nem nada. Só vejo reviews muito raramente… então para mim, que vejo sem ter muita ideia do que vai acontecer, posso afirmar que o impacto do TWD nesse episódio foi muito maior do que qualquer morte do GOT, embora GOT seja uma série superior.

            Esse episódio entra para minha lista dos mais impactantes, junto com o último episódio daquela temporada do Dexter que tinha o Trinidy.

          • Junior Silva

            “Olha. A série GOT é melhor, mas esse episódio do TWD foi mais impactante sim.”

            Muito melhor. E não, esse episódio perto do casamento vermelho é fichinha e olha que nem leio a HQ.

            O casamento vermelho foi uma porrada violenta no telespectador, que não tinha lido o livro. Não tem nem comparação.

          • Lucas Souza

            “TWD perdeu muito público porque vive de cliffhangers.” A audiência mostruosa da volta da série diz o contrário. E outra eu DUVIDO que GOT matasse tantos personagens importantes se a série não tivesse uns 100 núcleos e uns 200 personagens.

          • Lucas Souza

            “Se fosse na série “que vive de matar personagens”, seria daryl, Michonne, até mesmo Rick que teria morrido.” Até porque Jon Snow(que rescussitou após um cliffhanger), Tyrion, Arya e Daenarys estão todos mortos ne?

          • Junior Silva

            E o que tem a ver o cu com as calças? Ned stark era o principal e morreu, e aí? Tywin lannister era um dos principais e morreu. A cersei é uma das principais, e vai morrer também

          • Lucas Souza

            Então quer dizer que Lori e Shane não eram principais mas Tywin era? Então tá ne

          • Box TV

            O Glenn era um personagem A. Aliás, agora gostar muito de TwD e não achar esses adjetivos que vc usou é ser fanboy? Por favor…
            Quando GOT matar Tyrion, Daenerys, Jon Snow, Sansa ou Jaime Lannister a gente conversa.

          • Lucas Souza

            Andrea, Hershel, LORI, Shane, Dale, Tyresse coadjuvantes????????? OK.
            se esses são coadjuvantes, imagina Oberyn, Hodor, Rob Starkkkkkkk

          • Junior Silva

            Oberyn, hodor e rob stark são MUITO coadjuvantes, principalmente o hodor, que é um personagem de quinto, sexto escalão da série.

            E a morte dele causou muito mais impacto (não tem nem comparação), com a “morte inesperada” do último episódio de TWD.

          • Lucas Souza

            Eu não vi #RIPHodor no topo dos assuntos mais comentados do Twitter, você viu? Opa mas teve #RIPGlenn ontem no TT por horas no topo dos assuntos mais comentados. Quer continuar?

          • Junior Silva

            O episódio 5 da sexta temporada de GOT foi o assunto mais comentado do planeta, do começo ao fim por um bom tempo daquele dia. E a morte dele ficou sendo falada por meses, em qualquer lugar na internet.

          • Lucas Souza

            TWD causou tanto alvoroço com a sua volta que páginas de humor já estavam até curiosas pra saber do que se tratava a serie.”GOT foi o assunto mais comentado do planeta,do começo ao fim por um bom tempo daquele dia.” Pois é daquele dia, no dia seguinte ninguém mais ligou, agora com TWD até agora não se fala de outra coisa, tanto que estamos falando sobre isso.

          • Junior Silva

            GOT causa alvoroço desde a primeira temporada, na morte do ned, cinco anos atrás.

            “Pois é daquele dia, no dia seguinte ninguém mais ligou”

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só pode estar de sacanagem, não é possível. A morte de hodor causou tanta comoção, que teve políticos na casa branca gritando hold the floor, em referência ao personagem, mas pro lado político. Você tem razão, ninguém ligou mais depois que o episódio passou. Só pode estar de sacanagem, não é possível.

            Uma coisa é você defender a série que gosta, não tem problema, outra coisa é ficar cego pelo fanatismo.

          • Lucas Souza

            Você que está cego pelo fanatismo pois não é capaz de ver o impacto muito maior na população que teve a morte do Glenn comparada a desse Hodor Who ae

      • edujakel

        hahahah…nem se liga nessas coisas…6 anos de repeticao e a galera ainda acredita…
        o cara elogia tanto uma morte q já estava anunciada, q já aconteceu na HQ e q o cara morreu esses dias atras na lixeira…super!!!

        • Junior Silva

          Exato! A repetição já está insuportável. Começo bom de temporada, daqui a pouco vem a velha enrolação.

        • Lucas Souza

          Eu não tô elogiando nada, só estou dizendo a pura verdade não tenho culpa se isso é um fato.

          • edujakel

            afirmar um fato assim tao categórico é tao pedante, na minha opiniao, é claro…

  • Lucas Souza

    Agora é rezar pra que matem o Daryl na season finale pra fechar a temporada com chave de ouro.

  • Continuo achando que os acontecimentos dessa premiere deveriam ter sido apresentados na season finale passada. A season 6 já havia abusado de cliffhangers e falso suspense com Glenn e Daryl, por isso, mais um foi desnecessário e cansativo. O que gerou uma grande negativa entre os fãs, e por isso creio que resolveram matar o Abraham também, caso contrário a crítica seria “7 meses para fazer o óbvio, era melhor mesmo terem matado o Glenn na season finale”, ai resolveram matar o Abraham, depois o Glenn (que já era o esperado) para tentar criar algo inesperado.
    Achei um ótimo começo, mas temo o que está por vir, desenvolver o grupo “quebrado” é o lógico a se fazer, mas espero que não tenha 4 ou 5 episódios de luto e redundantes, mas pelo histórico da série é bem plausível algo assim acontecer.

    Ótima review Henrique.

  • Rodrigo Tannuri

    Que retorno épico! O ruim é que a série começa excelente, termina vem e enrola muito na meiuca. Mesmo sabendo disso, sigo animado. Negan é um senhor vilão. Um vilão badass mesmo! Como senti falta disso. Em dois episódios, ele fez o que o superestimado Governador não conseguiu fazer em duas temporadas. Simplesmente, assombrou Rick e sua turma.

    Eu gostei muito do cerco se fechando, do clima, da ambientação, ou seja, tudo mesmo. As atuações dos chefões também foram incríveis. Morgan parece já ter dominado o seu personagem e isso impressiona, pois teve pouquíssimo tempo. Que ator! Sobre o Lincoln, confesso que nunca o achei grande coisa. Na verdade, o achava no máximo correto na interpretação. Contudo, ele deu show também! Na primeira parte do episódio, seu olhar, sua expressão eram de ódio, repulsa e na outra metade era de resignação, de um cara completamente perdido, destroçado.

    Posso estar sendo imediatista, mas considero esse o melhor episódio de TWD. Sobre as mortes, Abraham não fará a menor falta. Sobre o Glenn, já era sabido que iria ser vítima, até porque ele já escapou de muita coisa na série, quando não deveria, mas, mesmo assim, a sequência foi bem triste. A bondade deste fará muita falta!

    Pra concluir: será muito pedir pro Daryl parar de cometer burradas? Não é de hoje que ele vem vacilando feio.

  • Baby Mila

    Eu fiquei bem chateada com a morte do Glenn porque ele sempre foi um dos meus favoritos desde a primeira temporada, mas como a morte dele já era esperada eu não me surpreendi com a morte em si, mas sim o jeito que foi já que eu não acompanho a HQ.
    Eu não me importaria dos personagens principais que estão desde o início ou a várias temporadas na série morressem (Rick, Michonne, Daryl, Carl, Maggie) se o resto dos personagens que ficassem estivessem a altura desses, que na minha opinião, não é o que acontece. Não me importo com Sasha, Tara, Rosita, Morgan…
    Seria muito interessante também um Carl com mais desenvolvimento, totalmente badass, frio e calculista, podendo futuramente substituir o Rick nessa coisa de liderança. Mas a atuação do Chandler Riggs é tão fraca que nem da gosto, descepcionante mesmo, já que ouvi dizer que ele é um personagem super interessante na HQ. E ele tendo que ficar de babá da Judith 24/7 também não ajuda em nada o personagem, uma pena…

  • Edson Oliveira Ataide Júnior

    Ain.. não gostei da morte do Glenn…
    Ain.. a forma como Glenn morreu foi desnecessária…
    Ain.. o Rick não devia ter ameaça Negan..
    Ain.. o Daryl não devia ter reagido…
    Ain.. os personagens ficaram assistindo muito passivamente.
    Ain.. foi igual a HQ… já era esperado.
    Ain.. Rick imaginar todos sendo mortos foi bobagem.

    Se for para agradar a todos nunca vai existir série alguma. Walking Dead é uma das melhores séries de todos os tempos. Se os roteiristas ficassem ouvindo o que cada um diz seria um fiasco.

    • edujakel

      ahhahahaha
      só queria agradecer por um comentário que me fez rir logo pela manha…iluminou meu dia. Agradeço de verdade. hahahahaha

  • Luis Fernando

    Esse episódio parece que foi um pesadelo de tao triste e impactante. Com certeza o episódio mais marcante ate o momento desta grandiosa serie. Mudou os rumos da historia para sempre.

  • > “Ainda acho que poderia ter sido Sasha (o que seria impossível nesse cenário de empoderamento feminino que estamos vivendo)”

    Also, racismo. Também queria que fosse, mas jamais eles fariam isso. Não só irritaria as feministas como também acusariam eles de racismo e aí já viu, é um prato cheio para os politicamente corretos verem preconceito onde não existe. Não tomariam esse risco.

    Entrei nesse episódio todo sabichão achando que sabia de tudo que iria acontecer. “Ah, o Glenn vai morrer, Jeff vai ser todo cruel e lindinho e Rick vai fazer aquela cara de cão sem dono”. Já tinha sido spoileado então foi uma surpresa quando vi Negan shippando Lucille/Abraham. Pensei que fosse coisa da imaginação de Rick ou algo do tipo, que tinham mentido pra mim, já não sabia mais o que pensar. Então quando a Lucille pegou o Glenn, foi outra surpresa.

    Quando ele pegou o Carl então, nossasenhoradocéu, que tenso que eu fiquei. Cada segundo que se passava com ele deitado no chão me deixava cada vez mais aflito, achando que o Rick ia surtar e arrancar o antebraço do menino de uma só vez. Momentos brilhantes. Ah, se TWD fosse sempre assim..

    Mas sei que não é. Agora vamos ter pelo menos 7 episódios de filosofias até o mid-season finale onde Rick talvez tome alguma providência. Espero estar errado..