The Good Place 1×06: What We Owe to Each Other

8
667

Existe um radar para pessoas más?

O peso da consciência de Eleanor em razão de não pertencer ao Lugar Bom – somado a promessa de ajudar Michael – serviu como ótima oportunidade em desenvolver a narrativa de esquetes que o show martela em cada cena no sexto episódio. E mais uma vez a protagonista está fugindo do seu passado cruel e lidando com novas perspectivas em relação a sua estadia. A série tenta apenas mascarar a sua maldade com ações que cruzam com a ingenuidade de outros personagens moralmente “perfeitos”, nao é nada inteligente se pensarmos que para um show se manter vivo é preciso evoluir em todos os sentidos, sem ficar estagnado num plot longo e exaustivo até perder o total interesse do público. Por outro lado, o que continua salvando The Good Place é a engenhosidade em lidar com Eleanor e sua persistência.

E por falar em Eleanor é preciso deixar algumas coisas claras. Ela não é literalmente má, seu coração é que se tornou frio demais (por motivos levemente revelados) a ponto de eliminar qualquer tipo de empatia pelo próximo. Outro detalhe interessante é que na sua vida passada, por problemas secundários e bla bla bla, a nossa anti-heroína vivia na base da diversão corrupta e na preguiça de ter que lidar com responsabilidades. Mais um acerto do show em dissecar as relações humanas e revelar que boas pessoas são realmente boas pessoas quando lidam com suas responsabilidades de forma convicta. Um ensinamento simples, mas que pode ser importantíssimo para o que Eleanor vem enfrentando.

A referência da série Friends até que ficou interessante e rendeu bons diálogos para Michael, que já estava entrando na minha lista dos personagens mais insuportáveis que pude presenciar. Agora, eis uma explicação para o questionamento do apartamento em NYC que ele levantou: Se o Michael tivesse realmente assistido Friends então ele saberia que Mônica herdou o apartamento da sua avó falecida.

Chidi e sua especialidade em ética não foi muito aproveitada nesse episódio e confesso que prefiro assim. Por mais que toda a premissa de The Good Place seja o questionamento sarcástico entre moral e bons costumes, o show estava precisando dar uma pausa e (assim como Michael fez com a ajuda de Eleanor) parar de trabalhar todo esse discurso para ver se algo finalmente funcionasse. E até que deu um pouco certo! A cena em que ele fala sobre alma-gêmeas-amigas com Tahani foi um belo resquício do que o roteiro guarda de inteligente mas pouco aproveita.

E por fim eu preciso ser sincero: ninguém se importa com a relação boring entre Jianyu & Tahani; ninguém se importa com a crise existencial de Michael; e ninguém se importa com o passado cruel de Eleanor… pensando bem, até que me importo com ela, mas não sei definir se vou querer continuar dentro dessa dinâmica de plots corridos e nada carismáticos. The Good Place veio pintado de espécie rara na televisão americana, mas já demonstra pequenos sinais de extinção. Infelizmente.

What the Fork: Por mais referencias de Friends, obrigado.

  • Lucaa

    O cachorro obeso foi a melhor cena da série até agora

    • Walter

      Chutar ele pro sol kk

  • Alan

    Concordo com o review, a série já está mostrando sinais de cansaço. Mais um episódio mais do mesmo, não levando a lugar nenhum. Quase desistindo. E estava cá pensando com os meus botões, não há muito a explorar, mesmo sendo apenas 13 episódios, a série tem tudo para estacionar.

  • João Carlos

    Eu ainda estou gostando da dinamica da serie. Por mais que a serie começou com uma trama interessante e depois caiu na mesmice no gosto do publico ainda faz meu estilo de serie. Gostando so personagens.

  • Priscilla Arradi Martins

    eu ainda gosto, e não curti essa insinuação de de Tahani e chidi

    • Walter

      Pq ?

  • Davy

    boa review em westworld, mas que droga foi essa? se não esta gostando da série porque você é o reviewer dela ? o ultimo episódio foi bom, espero que tenha gostado

  • Isabella

    Bunitinho a cena da tahani e o chidi. Shipando forte eles serem almas gêmeas.
    To achando que descobrem sobre Eleanor e que ela não está morta e acaba voltando pra terra pra poder se redimir.
    Nesse caso todas essas pessoas do flash back voltarão pra ela poder pedir desculpas e tal. Vejo uma boa sequência no futuro de Eleanor na terra.