The Strain 3×10: The Fall [Season Finale]

27
1314

Só uma pessoa poderia prejudicar os planos de capturar o Mestre e enfim dar esperança ao que resta de humanidade no planeta Terra e essa pessoa se chama: Zach Goodweather. Sim, senhoras e senhores, o pior personagem de The Strain era a única criatura capaz de acabar com qualquer seriado fiapo de expectativa de que o Mestre enfim perderia a batalha, mas é óbvio que precisaremos de mais episódios para este martírio acabar.

Introdução cita história para mensurar catástrofe
No mundo de The Strain não há esperança ou socorro 
No mundo de The Strain não há esperança ou socorro

Setrakian inicia o episódio fazendo referência à grandes tragédias da história da humanidade, tendo como fundo imagens relacionadas à fuga de refugiados, guerras civis em diversas partes do mundo e a história sangrenta da humanidade. Isso sugere algumas dicas que considero úteis. A primeira delas é até certo ponto dolente e cruel: tragédias não são esporádicas. Pelo contrário, são recorrentes e fazem vítimas ao redor do planeta. Milhões de pessoas já morreram mediante pestilências, epidemias, guerras e desacertos. A segunda é traçar um paralelo como se a invasão dos strigois fosse uma realidade vivida pela humanidade. É incrível como nenhum dos produtores se atentam para o fato do restante dos Estados Unidos estarem se lixando para o que está acontecendo na Grande Maça. Uma falha imensa. Nenhuma declaração do Obama, da ONU, do prefeito de Nova Iorque. Nada, mas eles querem que nós acreditamos que os strigois invadiram o mundo. Então tá.

Tudo se resume a despedidas e enganos
Enfim Palmer realiza o sonho de virar "eterno" 
Enfim Palmer realiza o sonho de virar “eterno”

A gente não tinha como desconfiar das coisas estarem muito bem na relação entre Palmer e Setrakian. Porque o período de paz entre pessoas que não se “curtem” nunca dura o suficiente para que se consolide a harmonia entre ambos. É por isso, que mesmo imbuído de um desejo de se vingar do Mestre, Palmer resistiu apenas aos primeiros minutos de “The Fall”. Em seguida passou a ser hospedeiro do Mestre, que caiu no meu conceito no que diz respeito ao seu processo seletivo. O vilão temido de The Strain escolheu como “cavalo”, até que optasse por Palmer, um strigoi soldado. Um ser comum, nada especial, diferente das outras vezes em que preferiu deixar no ar que recebê-lo como entidade era um privilégio dado a poucos. Coerência, a gente não vê por aqui. De qualquer forma não deixou de ser surpreendente que a escolha fosse pelo presidente da Stoneheart. Não apostaria minhas fichas nele, mas ao menos o seu desejo por vida eterna foi concedido até a quarta temporada.

Plano chinfrim, resultado excelente
Com esse chapeu ridículo Eichorst foi fundamental para o plano do Mestre 
Com esse chapeu ridículo Eichorst foi fundamental para o plano do Mestre

De tantas vezes que eu vi essas personagens quebrarem a cara com várias tentativas de exterminar o Mestre, eu fiquei no meu sofá esperando muito menos do que eles imaginaram dentro do prédio da Stoneheart. O que havia de boa expectativa foi indo para o ralo quando eu vi que o Mestre tem uma espécie de Tropa de Elite, que só dá as caras em ocasiões muito especiais. Chega a ser um grande golpe no público, porque em 10 episódios, a personagem aparece em 2, sendo que em 1 aparecem outros que não eu tinha a mínima ideia que estariam presente na série. O que não fez qualquer sentido pra mim foi o Mestre ser tão facilmente capturado. Óbvio que isso só aconteceu depois que Quinlan e sua sede de vingança subiram o elevador para, sem muita cerimônia e golpes, colocá-lo dentro do seu caixão. Dutch ligou aquele aparelhinho mequetrefe, interrompeu a comunicação entre os strigois e parecia que a série havia acabado. Falaremos sobre isso nos últimos parágrafos. A ideia agora seria enterrar o Mestre no fundo do mar e esperar os créditos do series finale. Só que não.

Zach, Zach, Zach… Sempre o Zach!
Zach foi protagonista de uma das cenas mais tensas e ridículas de The Strain 
Zach foi protagonista de uma das cenas mais tensas e ridículas de The Strain

Um dos personagens mais antipáticos da série desde a sua primeira temporada teve papel secundário na terceira até “The Fall”. Depois que foi sequestrado, passou (temporariamente) a ser o maior alvo de busca do pai, que aos poucos, tomado pela desesperança, avançou para outra agenda: tentar de alguma forma diminuir o poderio do Mestre. Como venho dizendo, boa parte de suas tentativas eram infrutíferas. Algumas até patéticas, mas o que não é bizarro em The Strain? Como por exemplo, no seu season finale, o Mestre simplesmente quer que a humanidade passe pela experiência da bomba nuclear, para que só baratas os strigois possam ser habitantes da Terra. Como se essa tentativa fosse das mais fáceis de serem implantadas. Uma outra coisa: não me espantaria se viesse à luz, a notícia de que “The Fall” era realmente o series finale, tendo sido gravado dois finais. A montagem das cenas supõem isso.

Bem, o resultado é que quando faltava pouco para “tirar um 10”, o Zach, sim, o garoto que se transformasse em strigoi ninguém ligaria, em um acesso de raiva porque seu pai se defendera de se transformar comida da sua mãezinha, tão boazinha, apertou o “botão vermelho”, aquele que detonou a ilhota da Estátua da Liberdade e causou uma poeira espantosa na ilha de Manhattan. E o pior vocês não sabem (ou sabem): o moleque saiu do prédio com a empáfia de ter feito a coisa certa. O chatonildo acaba de apertar o botão de uma bomba nuclear e sai andando com raiva do pai como se tivesse salvado o planeta. Que babaca! Que história sem pé e nem cabeça!

The Strain toma péssimas decisões e paga por cada uma delas 

Uma coisa que achei bem bacana foi que essa medida desesperadora pensada pelo Mestre em relação à população mundial tem muita relação com algumas das leituras do Lumem feita pelo Setrakian. Havia um motivo para o Lúmem estar na mão do Mestre e em todo esse tempo os motivos pelas quais ele queria a publicação não era apenas para preservar-se de algum tipo de golpe dos humanos, mas sobretudo criar uma arma contra seus inimigos.

> Veredito da 3ª temporada de Black Mirror!

Mesmo assim, a terceira temporada foi irregular e a pior desde a chegada da série até o canal FX. Desperdiçando personagens (Gus foi simplesmente embora?), criando plots que beiram ao ridículo e não respeitando um público interessado em uma história que possa ser bem contada, The Strain chegará a sua última temporada correndo o risco de ter apenas esse reviewer como audiência. Bem feito.

  • João Vitor Maia

    Larguei na temporada passada e não me arrependo.

  • Victor Seixas

    Quando acidez, mas meio que concordo em certos pontos. Vou sentir falta da série. : (

  • Ronaldo

    Gente o Zach é insuportável, é cada coisa sem sentido que nem tem o que comentar.Quem leu os livros me digam se a história do Zach é assim ou essa viagem é só dá série? O Gus tá sobrando desde o início da série infelizmente.

  • Flavio Batista

    Cara, admiro vc! Sua persistencia com essa serie é uma coisa incrivel. Abs

    • San Ramon

      verdade, eu entro nas resenhas só pra ver a perseverança dos “fãs”.

      • Flavio Batista

        KKKKKKKKKKKKKKK achei q fosse o unico! rsrsrs

  • Deco

    Simplesmente insuportável esse moleque! Não era possível enxergar que a mãe tava louca pra comer ele antes deles subirem 1 andar? E porra, não dá para enxergar que ela ia matar o pai dele se o pai não reagisse? O fdp explode a cidade e fica de boa. Tem que morrer, logo!

    Achei a temporada melhor que a 2ª simplesmente por ter um pouco menos de Zach, mas isso não quer dizer que foi boa. Só vou continuar porque na próxima acaba.

  • ROGER JANSEN BASCHI

    Se o Zach estive-se no Brasil com certeza estaria ocupando Escolas ….A culpa não seria dele e sim da esquerda….(perdão) eu quis dizer do Mestre .

    • Érika

      Quer dizer que você enxerga o Mestre como “esquerda”? Então continua vendo série mesmo que de política você não entende muito. Ou melhor, leia um pouco sobre o assunto e aprenda alguma coisa.

      • ROGER JANSEN BASCHI

        Amamos series, vc deve ser como o Zach mais uma marionete vermelha !!

        • Thalisson Braña

          Eu não ia nem comentar nada…mas quando a gente ouve/ler alguém dizer/falar o famigerado “leia um pouco sobre o assunto”, que é o “vai estudar” mais eloquente, já sabemos de quem se trata… kkkkkkkkkkkk

          • Érika

            Vocês devem ver Star Wars e chamar a Aliança Rebelde de comunistas, né? Porque não é possível…

          • edujakel

            só queria deixar registrado q estou rindo com a discussao. continuem por favor…pelo menos The Strain vai ter gerado algo produtivo…rs

          • maloooah

            somos dois!

    • Juca

      vc é pior que o Zach.

  • Patrícia

    Continuo pra saber só o quanto de diferente q vai ser dos livros. Na hora a bomba apareceu, pensei. Legal, vai ser igual. Aí o Zach a detona ¬¬ … Ainda acho q a serie deveria ter somente 3 temporadas, e cada temporada baseada num livro.

  • Traquitana

    qual a próxima série que vai ser critica? tem várias, só basta usar o mesmo senso critico de The Strain

  • André

    Só de ver o Palmer e o Eichorst como vilôes verei com muito prazer essa ultima temporada. Esses dois atores sâo fodas e os personagens cairam como luva pra eles. Também nâo acho mal o time protagonistas,depois que a chata da Nora morreu o Eph até melhorou pois Dutch fez bem pro personagem,e o Fet e Setrakian sâo sempre carismaticos. O Quinlan também me conquistou nessa temporada.
    De qualquer jeito achei a temporada media,assim como a segunda mas vamos combinar que a primeira foi melhorzinha,essas ultimas duas só ficaram boas na segunda metade.

  • joao henrique da silveira mont

    Considerações do final dessa temporada: Gus qual o papel dele na série (gosto do personagem, mas de caçador de strigois para sei lá o quê, não da para entender); Zach os sucessivos episódios ruins, só eram suportáveis pela ausência desse garoto, aí ele aparece e fode com tudo (pior personagem de todos os tempos, e o ator tabém é horrível), última temporada volto para ver, mas se renovarem para a quinta, vou deixar o reviewer sozinho. Tenho esperança que a última temporada tenha menos episódios.

    • André

      Vai ser 10 mesmo igual essa.

  • Thalisson Braña

    Ôôôô personagem INSUPORTÁVEL esse garoto! Meodeos!!!
    Não bastasse a péssima atuação do garoto, o enredo em torno dele e suas ações é de deixar o espectador puto da vida, como estou!
    Que raivaaaaa! kkkkkk!

  • Leandra Pinheiro

    Cara.. esse muleque sempre foi mala, mas que ódio desse pivete FDP!! Hahaha

  • edujakel

    sabe qdo criam um personagem q vc adora odiar? Esse Zack é um moleque q te dá dor de barriga de tanto odiar. Nao tem prazer nenhum em ver esse moleque em cena.
    As criancas de Stranger Things mandam beijos no ombro pra ele.

    Mas que plot pessimo dele…tudo bem q o ator é ruim, mas a culpa maior é dos produtores/escritores da série. Que cada coisa ridicula q foi criada pra ele. e cade a aranha dele nessa hora? pq sumiu?

    E me digam uma coisa…era uma bomba atomica ou uma granada atomica q explodiu ali? pq pra quem já viu testes de explosoes nuclear em video e sabe as distancias entre a ilha da Liberdade e Manhattan, sabe q qq bombinha mixuruca ali varreria NY…e no entanto só bate uma rajada de vento q joga o Quinlan pra tras e abre o caixao. E o predio do Zack lá nem fez nada…o menino desceu de elevador numa boa.

    Esse reviewer merece premios por aguentar essa série e ainda ter q escrever sobre ela. Nosso papel é só sofrer um pouco assistindo.

  • Eu só peço uma coisa: não me deixem só !

  • Gui Oliveira

    Só posso concluir após este final de temporada que sou masoquista…É sentir prazer em sofrer continuar acompanhando a série. Baixei os livros para ler e estou até com medo de começar por causa do seriado. Mas enfim vou assistir a nova temporada pelo simples motivo de que será a última.

  • Julio C. Costa

    Realmente Zach, você se superou, conseguiu ser o babaca nível hard, nossa eu imaginava que ele iria escapar, mas uma explosão nuclear?, e a outra bomba que o Eichrost não era nuclear tbm?, a sei la buscar sentindo onde não existe e tortura.
    Até a próxima…

  • Bruno

    Eu achei a season finale o melhor episódio de uma temporada ruim. Achei o enredo (desse episódio apenas) satisfatório.
    Nem vou gastar tecladas pra reclamar do Zach.
    Queria tanto uma temporada mais curta ano que vem, mas pelo que li, vão ser dez mesmo. Só quero um final satisfatório.