Scream 2×11: Heavenly Creatures

40
354

Hora de parar realmente para pensar sobre quem é o assassino da segunda temporada de Scream.

Seguindo seu caminho de relacionar títulos de filmes com a própria narrativa, Scream essa semana adentrou os domínios sombrios de Heavenly Creatures, o longa premiadíssimo de Peter Jackson (antes de Lord of the Rings) que lançou Kate Winslet e contava a história real de duas amigas adolescentes, apaixonadas uma pela outra, que planejaram e executaram com crueldade a mãe de uma delas. Um dos filmes mais perturbadores e incômodos que eu já assisti e que está naquela prateleira do “não sei se um dia vou assistir de novo”.

A referência, contudo, passa frouxa dentro da dramaturgia de Scream. É claro que o título está remetendo ao trabalho de Emma e Audrey na caça pelo assassino. Elas estão juntas nisso, existe uma pitada de interesse afetivo e algo de violento que se esconde na névoa, Mas, é muito pouco para que Heavenly Creatures faça sentido no contexto. A não ser que uma das duas fosse realmente culpada, mas isso aí é pedir demais… Emma e Audrey lutam contra o assassino sempre do mesmo jeito: indo a lugares ermos, abandonados e ameaçadores e essa dinâmica não muda nunca. Um pouco de perseguição, telefonemas aterrorizantes e luta corporal no melhor estilo Sidney Prescott, nem pensar.

O roteiro nublado de Scream acerta sem querer (como semana passada) ao esquecer completamente do original, mas erra propositadamente ao abandonar as lições básicas de transgressão. Se o que temos é o mínimo de tensão na forma como o assassino encurrala as duas protagonistas, tudo se perde no engano quando o plano é fazê-las serem encontradas com um corpo e sangue nas mãos, para serem presas no melhor estilo novela das nove. Algo que seria imperdoável para a concepção dramatúrgica dos filmes originais, mas que acabam sendo condizentes com essa Scream da TV, onde gente linda se beijando é mais importante que todo o resto.

Porém, por incrível que pareça, esse episódio me levou a creditar ao show algum pensamento lógico na construção do enredo que culminará com a revelação da semana que vem. Essa será uma revelação muito icônica para o show, porque ela definirá o destino desse programa. Será o momento em que a MTV nos dirá se terá coragem de arriscar um terceiro ano de poucos elementos sobreviventes ou se nos dirá que o que importa são os números e que personagem bom é personagem vivo. Sendo esse final um final tão importante, vale a pena pensar de verdade sobre como a revelação poderia discorrer, usando elementos convergentes das temporadas e produzindo uma teoria.

A primeira vítima do assassino foi Nina, a loira fatal que vazou o vídeo de Audrey com Rachel. Não pode ser coincidência que logo depois tenhamos descoberto que Audrey estava envolvida com Piper. A fúria de Audrey ao descobrir quem tinha vazado o vídeo também conta aqui (além da profunda mágoa com o desprezo de Emma). Assim, não é difícil aceitar a possibilidade de que Audrey tenha sido responsável pela morte de Nina, mas que logo em seguida tenha se arrependido e se tornado uma ferramenta manipulável nas mãos de Piper. Considerando que os roteiristas teimam em inocentar Audrey, é provável que o trabalho dela junto a Piper na Season 1 tenha sido o de cumprir detalhes estratégicos dos planos.

Piper teria, então, que ter tido um outro cúmplice, alguém que fosse responsável pelo sequestro de Will (já que a própria Piper estava presente na sequência) e a melhor forma de amarrar essa história seria fazer com que o assassino desse ano estivesse diretamente ligado ao assassino do ano anterior. Então, colocando isso em perspectiva, Kieran é a minha melhor aposta. Sabemos que ele esteve com Nina antes dela se tornar a primeira vítima, sabemos que Will (antigo namorado de Emma) era uma constante ameaça (já que eles poderiam acabar reatando) e sabemos que a melhor forma que Piper encontraria para vigiar Emma seria com alguém ligado intimamente a ela. Isso sem falar que o pai de Kieran era o xerife e isso dava acesso a tecnologia, além da pequena homenagem que seria feita com o namorado da final girl acabando por ser um assassino todo esse tempo, da primeira temporada até aqui, honrando aspectos mitológicos dos filmes.  

Alguns outros detalhes acabam surgindo dessa teoria… A vítima do dia da festa no orfanato, Haley, não só tinha uma postura provocativa com relação a Emma, como também falou com o assassino lascivamente. Considerando a possibilidade de que Kieran seja o mascarado, ele poderia ter tido algo com Haley, em resposta as suspeitas de que Emma estaria se envolvendo com Eli. Ao ver Emma confrontando Haley na festa, matá-la seria a única solução. Outro detalhe importante é que no dia em que Emma foi perseguida na casa de espelhos, só ela e Kieran estavam lá dentro e para ele escapar (inclusive usando a roupa e a máscara), bastava uma pequena simulação de que fora amordaçado e amarrado. E se isso não é suficiente, basta pensar no quanto o moço fez questão de transmitir sua incursão ao quarto de Eli em tempo real para Audrey e Emma, sendo absolutamente possível que ele mesmo tenha escondido as cartas ali. 

Porém, diante de uma temporada onde os crimes envolvem uma teatralização absurda, Kieran teria que ter um cúmplice. É aí que entra toda a questão envolvendo Brandon James e que tem que estar ligada a mãe de Emma. Minha aposta não seria a de que Brandon estivesse vivo e sim que da mesma forma como o namorado de Emma  acabaria tendo um papel na revelação, o pai dela também terminasse tendo, o que se correlacionaria igualmente com a mitologia do original. Então, talvez, o pai de Emma seja o cúmplice de Kieran e seja ele quem esteja assumindo os detalhes que correspondem a esse núcleo da temporada, provavelmente por conhecer segredos do passado que ainda não sabemos quais são. 

Mas Henrique, o pai de Kieran foi morto na primeira temporada. Sim, foi. Mas, pode ter sido Piper quem o matou, sem que Kieran tivesse qualquer remorso (vale lembrar que no maravilhoso Scream 4, a mãe de um dos assassinos foi morta por eles). Sendo assim, talvez a surpresa que Piper queria revelar a Emma no season finale passado não tenha sido o envolvimento de Audrey, mas de Kieran. O moço ser o assassino não seria um movimento tão chocante, ficaria no óbvio, mas seria condizente com o que vimos até aqui. Seria mais coeso e faria as pontes necessárias entre esse remake e a quadrilogia original. Além disso, depois de preservar o quinteto principal por duas temporadas, o mínimo que a MTV pode fazer é providenciar para que um deles seja o assassino. A promo já brincou com isso e espero sinceramente que eles façam acontecer. 

Agora é hora de especular e eu quero saber de vocês quais são suas previsões. Alguma outra teoria? Vamos nos divertir com isso, até para compensar um ano onde tudo que nós menos vimos, foi o espírito de Scream vivo e pulsante. 

Screamzinho: Pobre Brooke, agora perdeu até o pai. 

Screamzinho 2: Zoe teve um papel tão apático na história de Scream que todas as falas de Noah sobre ela ser maravilhosa soam jocosas. 

Screamzinho 3: Eli e filho do xerife, por favor, morram aí.

  • Victor Bez

    Perfeito, Kieran ser o assassino é o mais provável e condizente com o que vimos no decorrer da série, concordo com tudo, ótima análise.

  • Victor Bez

    Perfeito, Kieran ser o assassino é o mais provável e condizente com o que vimos no decorrer da série, concordo com tudo, ótima análise.

  • MSylvia

    Tenho quase certeza que é o Kieram. Há muitas pistas de que é ele sim o assassino cúmplice da Piper. No episódio em que a professora grita no Hospital ao ver Kieran,e não Emma. Ele pode ter chantageado ela pois sabia que ela conheceu Piper no orfanato. E no corredor da escola vemos ele encarando a Haley e ela sorri para ele.O assassino é alto como deu bem para perceber ao matar o prefieito. As cartas da Audrey ele mesmo pode ter escondido no quarto do Eli. Pode ser que ele tenha tido um envolvimento amoroso com Piper e esteja se vingando da Audrey por ela ter matado a Piper. Só resta descobrir quem seria o outro cúmplice porque ele não deve ter feito tudo sozinho. O pai da Emma apareceu e sumiu mas, não sei se ele faria tudo isso contra a filha. Stavo parece saber de muito mais do que aparenta. Resta aguardar para confirmar ou conhecer o os ghostfaces rs

  • MSylvia

    Tenho quase certeza que é o Kieran. Há muitas pistas de que é ele sim o assassino cúmplice da Piper. No episódio em que a professora grita no Hospital ao ver Kieran,e não Emma. Ele pode ter chantageado ela pois sabia que ela conheceu Piper no orfanato. E no corredor da escola vemos ele encarando a Haley e ela sorri para ele.O assassino é alto como deu bem para perceber ao matar o prefeito. As cartas da Audrey ele mesmo pode ter escondido no quarto do Eli. Pode ser que ele tenha tido um envolvimento amoroso com Piper e esteja se vingando da Audrey por ela ter matado a Piper. Só resta descobrir quem seria o outro cúmplice porque ele não deve ter feito tudo sozinho. O pai da Emma apareceu e sumiu mas, não sei se ele faria tudo isso contra a filha. Stavo parece saber de muito mais do que aparenta. Resta aguardar para confirmar ou conhecer o ou os ghostfaces rs

  • Marcos Bastos

    Plot twist: Todos os cinco protagonistas são assassinos, e nenhum sabe sobre o outro.
    Queria muito que o próximo episódio fosse o series finale (ou que a Emma, Eli, Kieran e Stavo morressem).

    P.s.: A mensagem “sua amiga corta bem, mas eu corto melhor” me lembrou de quando a Brooke ameaça cortar o “amiguinho” do Seth Branson. Tinha uma câmera ali. Talvez o assassino não tenha se referido a Emma dessa vez.

  • Marcos Bastos

    Plot twist: Todos os cinco protagonistas são assassinos, e nenhum sabe sobre o outro.
    Queria muito que o próximo episódio fosse o series finale (ou que a Emma, Eli, Kieran e Stavo morressem).

    P.s.: A mensagem “sua amiga corta bem, mas eu corto melhor” me lembrou de quando a Brooke ameaça cortar o “amiguinho” do Seth Branson. Tinha uma câmera ali. Talvez o assassino não tenha se referido a Emma dessa vez.

  • G Factor

    Quem nasceu para ser Zoe jamais será Riley

  • G Factor

    Quem nasceu para ser Zoe jamais será Riley

  • duh13

    Já disse há um tempo atrás que a surpresa nem vai ser a revelação de quem é o ajudante da Piper, por que não vejo de jeito nenhum não sendo Kieran, são tantos detalhes pequenos que a série pensa que tá despistando, mas tá lá, mas a surpresa mesmo vai ser com quem ele tá trabalhando, certeza.

  • duh13

    Já disse há um tempo atrás que a surpresa nem vai ser a revelação de quem é o ajudante da Piper, por que não vejo de jeito nenhum não sendo Kieran, são tantos detalhes pequenos que a série pensa que tá despistando, mas tá lá, mas a surpresa mesmo vai ser com quem ele tá trabalhando, certeza.

  • duh13

    Só mais um adendo desse episódio: Eli achou aquelas “cartas” incriminando o pai da Brooke pra chantagear, logo depois Kieran encontra ela rapidamente. Aí advinha quem manda mensagem logo depois pro pai da Brooke pra ir pra aquele celeiro(?) usando a desculpa das cartas?????? EXATAMENTE!

  • duh13

    Só mais um adendo desse episódio: Eli achou aquelas “cartas” incriminando o pai da Brooke pra chantagear, logo depois Kieran encontra ela rapidamente. Aí advinha quem manda mensagem logo depois pro pai da Brooke pra ir pra aquele celeiro(?) usando a desculpa das cartas?????? EXATAMENTE!

  • Mattews HeatNation

    Se o assassino não for o Kieran ficarei muito surpreso… inclusive ele ligou p a mãe da Emma p q ela chamasse a polícia e pegassem as 2 (Emma e Audrey) no “flagra” com o pai da Brooke…se é q ele tem cúmplice na história desconfio na tia q tá na casa dele ou naquela professora q conviveu com a Piper e q está no hospital…

  • Mattews HeatNation

    Se o assassino não for o Kieran ficarei muito surpreso… inclusive ele ligou p a mãe da Emma p q ela chamasse a polícia e pegassem as 2 (Emma e Audrey) no “flagra” com o pai da Brooke…se é q ele tem cúmplice na história desconfio na tia q tá na casa dele ou naquela professora q conviveu com a Piper e q está no hospital…

  • Junito Hartley

    Gostei bastante da sua teoria Henrique, tanto que me convenceu, acho que o Kieran é o assassino que convenhamos, é um mito.

  • Junito Hartley

    Gostei bastante da sua teoria Henrique, tanto que me convenceu, acho que o Kieran é o assassino que convenhamos, é um mito.

  • Jéssica M

    Concordo com sua teoria. Outro detelha importante que fortalece ela ainda mais:
    Quando a professora Lang vê Emma e Kieran no hospital, ela entra em pânico. Pode ter sido justamente por ter visto o Kieran.
    Além do mais, Audrey disse que não foi a Piper que matou a Rachel, pois elas estavam juntas quando aconteceu. A única pessoa que teria motivos pra matar Rachel seria o Kieran, lembrando que ela filmou ele com a Nina no bar.

    • Paulo Frank

      Nossa!
      Nem lembrava mais desse detalhe da Rachel ter filmado o Kieran com a Nina. Ele deve ter matado ela como uma forma de queima de arquivo!
      Como é q vc lembrou disso?? hahaha

      • Jéssica M

        Tem alguns ep que eu venho desconfiando dele, ai com o passar do tempo eu fui lembrando dos detalhes! Desde a primeira na vdd eu achava que ele tinha algum dedo no meio rs

  • Jéssica M

    Concordo com sua teoria. Outro detelha importante que fortalece ela ainda mais:
    Quando a professora Lang vê Emma e Kieran no hospital, ela entra em pânico. Pode ter sido justamente por ter visto o Kieran.
    Além do mais, Audrey disse que não foi a Piper que matou a Rachel, pois elas estavam juntas quando aconteceu. A única pessoa que teria motivos pra matar Rachel seria o Kieran, lembrando que ela filmou ele com a Nina no bar.

    • Paulo Frank

      Nossa!
      Nem lembrava mais desse detalhe da Rachel ter filmado o Kieran com a Nina. Ele deve ter matado ela como uma forma de queima de arquivo!
      Como é q vc lembrou disso?? hahaha

      • Jéssica M

        Tem alguns ep que eu venho desconfiando dele, ai com o passar do tempo eu fui lembrando dos detalhes! Desde a primeira na vdd eu achava que ele tinha algum dedo no meio rs

  • Cleverson

    Poderia ser a Broke e o Eli, ou o filho do xerife, se for Kieran ou outro será muito obvio demais.

  • Cleverson

    Poderia ser a Broke e o Eli, ou o filho do xerife, se for Kieran ou outro será muito obvio demais.

  • Junior Menezes

    Henrique, e se o um dos dois possíveis assassinos for o filho do xerife? Seria possível que Kieran e Gustavo Acosta estivessem matando a galera toda?

  • Junior Menezes

    Henrique, e se o um dos dois possíveis assassinos for o filho do xerife? Seria possível que Kieran e Gustavo Acosta estivessem matando a galera toda?

  • Carlos

    Essa teoria do Kieran realmente caiu melhor. Eu acharia bom que o cúmplice dele fosse justamente o Eli. A pergunta que fica é quem os produtores terão coragem de matar nos episódios finais. Brooke é queridinha, Emma é a protagonista, Audrey é uma boa personagem ao lado do Noah. Sobram a mãe da Emma, o Xerife, Stavo e claro os próprios assassinos. Como já tá tudo gravado, a questão que fica é se a série vai ser renovada. Se não, poderemos ter um final em aberto, um final ruim diga-se de passagem. Queria que a Netflix tomasse para si a produção da série já que tem acordo de transmissão. Na MTV a audiência é pífia

  • Carlos

    Essa teoria do Kieran realmente caiu melhor. Eu acharia bom que o cúmplice dele fosse justamente o Eli. A pergunta que fica é quem os produtores terão coragem de matar nos episódios finais. Brooke é queridinha, Emma é a protagonista, Audrey é uma boa personagem ao lado do Noah. Sobram a mãe da Emma, o Xerife, Stavo e claro os próprios assassinos. Como já tá tudo gravado, a questão que fica é se a série vai ser renovada. Se não, poderemos ter um final em aberto, um final ruim diga-se de passagem. Queria que a Netflix tomasse para si a produção da série já que tem acordo de transmissão. Na MTV a audiência é pífia

  • Paulo Frank

    Certeza q eh o Kieran!! Já venho dizendo isso desde a metade da temporada, dps daquele showzinho no parque de diversões. Agora a grande pergunta é quem é o seu cúmplice. Tem q ser alguem ligado ao passado, a Brandon James etc, e por isso continuo apostando na professora ou no pai da Emma msm, ou quem sabe até algum parente do Brandon…

  • Paulo Frank

    Certeza q eh o Kieran!! Já venho dizendo isso desde a metade da temporada, dps daquele showzinho no parque de diversões. Agora a grande pergunta é quem é o seu cúmplice. Tem q ser alguem ligado ao passado, a Brandon James etc, e por isso continuo apostando na professora ou no pai da Emma msm, ou quem sabe até algum parente do Brandon…

  • janaína

    Kieran é o assassino e acho que seja o irmão da Piper! Se duvidar é até gêmeo hahaha

  • janaína

    Kieran é o assassino e acho que seja o irmão da Piper! Se duvidar é até gêmeo hahaha

  • MSylvia

    E olhe lá se o cúmplice do Kieran não for o Eli. Não duvido nada.

    • Helena

      Seria bem interessante. Daria até para imaginar uma cena emulando o primeiro filme com Billy e Stu. Também seria o mais próximo de surpresa que a série conseguiria (eu acho).

  • MSylvia

    E olhe lá se o cúmplice do Kieran não for o Eli. Não duvido nada.

    • Helena

      Seria bem interessante. Daria até para imaginar uma cena emulando o primeiro filme com Billy e Stu. Também seria o mais próximo de surpresa que a série conseguiria (eu acho).

  • Helena

    É bem claro que a série faz de tudo para distanciar a Emma o máximo possível da Sidney, mas tenho muitas saudades da protagonista original espancando o ghostface. A professora terminou sendo quem melhor emulou Miss Prescott, com direito a briga na escadaria (um clássico).
    Pensei muito parecido com você sobre o assassino, então tenho pouco a acrescentar. Também aponto a minha mira para Kieran, mas talvez seja só a minha vontade de se livrar do personagem falando mais alto. Acho que a Emma ou alguém vai terminar matando/abandonando Eli para salvar Kieran e depois ele se revela. Só quero que ele não esteja na próxima temporada, esse personagem é um verdadeiro picolé de chuchu. Ah, e até agora não acho que seja coincidência ele ser a cara, o cabelo, cavanhaque e focinho do Billy Loomis (que poderia ser só para dar uma ambiguidade, mas…)
    Também não consigo imaginar que ele tivesse feito tudo isso sozinho, então o cúmplice é bem mais complicado. De repente foi até alguém que ele já matou. Depois que o cúmplice já fez tudo que era útil, foi lá e se livrou dele.
    Por fim, duvido que a série tenha coragem de matar muita gente, mas não acho tão ruim já que a Emma não é uma candidata a morrer. Dessa forma, temos uma garantia de que os personagens que prestam (Noah e Brooke… e um pouco de Audrey) não vão virar churrasquinho também. Enfim, espero que a temporada termine bem e que a próxima seja mais inspirada.

  • Helena

    É bem claro que a série faz de tudo para distanciar a Emma o máximo possível da Sidney, mas tenho muitas saudades da protagonista original espancando o ghostface. A professora terminou sendo quem melhor emulou Miss Prescott, com direito a briga na escadaria (um clássico).
    Pensei muito parecido com você sobre o assassino, então tenho pouco a acrescentar. Também aponto a minha mira para Kieran, mas talvez seja só a minha vontade de se livrar do personagem falando mais alto. Acho que a Emma ou alguém vai terminar matando/abandonando Eli para salvar Kieran e depois ele se revela. Só quero que ele não esteja na próxima temporada, esse personagem é um verdadeiro picolé de chuchu. Ah, e até agora não acho que seja coincidência ele ser a cara, o cabelo, cavanhaque e focinho do Billy Loomis (que poderia ser só para dar uma ambiguidade, mas…)
    Também não consigo imaginar que ele tivesse feito tudo isso sozinho, então o cúmplice é bem mais complicado. De repente foi até alguém que ele já matou. Depois que o cúmplice já fez tudo que era útil, foi lá e se livrou dele.
    Por fim, duvido que a série tenha coragem de matar muita gente, mas não acho tão ruim já que a Emma não é uma candidata a morrer. Dessa forma, temos uma garantia de que os personagens que prestam (Noah e Brooke… e um pouco de Audrey) não vão virar churrasquinho também. Enfim, espero que a temporada termine bem e que a próxima seja mais inspirada.

  • Henrique Junqueira

    Kieran não derramou nenhuma lágrima no final da primeira temporada quando descobriu que seu pai havia morrido, mas acho que aquela cena na casa da Brooke foi bem mais ruindade do ator do que uma verdadeira pista para a segunda temporada.
    Minha teoria é que a Hayley era irmã da Piper, mas Kieran a matou para não correr perigo de ter sua identidade descoberta. Não consigo imaginar mais o Eli nem como um cúmplice, acredito até que ele seja morto pelo primo no último episódio. Essas investidas dele na Emma talvez sejam porque ele já desconfia do Kieran. A única incógnita é sobre esse Stavo, não teve nenhum contato mais próximo com a Emma durante a temporada, mas teve com a Audrey que foi posta como uma final girl essa temporada. O que me leva a crer que o assassinato do pai do Kieran foi planejado, o que foi a porta de entrada do Stavo em Lakewood, para assim se tornar o cúmplice do Kieran. Então acho que no final teremos dois confrontos, Emma vs Kieran e Audrey vs Stavo.

  • Henrique Junqueira

    Kieran não derramou nenhuma lágrima no final da primeira temporada quando descobriu que seu pai havia morrido, mas acho que aquela cena na casa da Brooke foi bem mais ruindade do ator do que uma verdadeira pista para a segunda temporada.
    Minha teoria é que a Hayley era irmã da Piper, mas Kieran a matou para não correr perigo de ter sua identidade descoberta. Não consigo imaginar mais o Eli nem como um cúmplice, acredito até que ele seja morto pelo primo no último episódio. Essas investidas dele na Emma talvez sejam porque ele já desconfia do Kieran. A única incógnita é sobre esse Stavo, não teve nenhum contato mais próximo com a Emma durante a temporada, mas teve com a Audrey que foi posta como uma final girl essa temporada. O que me leva a crer que o assassinato do pai do Kieran foi planejado, o que foi a porta de entrada do Stavo em Lakewood, para assim se tornar o cúmplice do Kieran. Então acho que no final teremos dois confrontos, Emma vs Kieran e Audrey vs Stavo.