Rodrigo Santoro diz que não acha justo comparar Westworld com Game of Thrones

35
3408
Rodrigo Santoro, astro brasileiro está no elenco de Westworld
Rodrigo Santoro

A convite da HBO Brasil, o Série Maníacos esteve presente na junket brasileira de Westworld, a nova grande aposta da emissora, que conta com o astro Rodrigo Santoro no elenco. O evento contou com a exibição do episódio piloto e um bate papo com o ator, que compartilhou sua experiência de fazer parte desse projeto milionário.

Com produção de Jonathan Nolan (Person of Interest), Lisa Joy e J.J. Abrams, Westworld é inspirado no filme de 1973 dirigido por Michael Crichton e vai mostrar um resort futurista, que recria o Velho Oeste usando androides para tornar toda a experiência realista e aventureira. Porém, algo dá errado quando alguns androides começam a questionar sua programação original e ter ciência de que na verdade não são seres humanos.

Rodrigo Santoro diz que gosta de pensar em Westworld não como um remake e nem mesmo como uma continuação, tanto que a série inverte a premissa do filme e mostra a trama sob o ponto de vista do anfitrião e não do hóspede, como foi mostrado no longa dirigido por Michael Crichton.

“Westworld convida o telespectador a se relacionar intelectualmente, emocionalmente e psicologicamente com a história da série”.

Sobre a comparação com outras obras Sci-Fi, Santoro diz que a premissa envolvendo o lado ficção científica de Westworld é algo muito único, difícil de comparar, mas ele disse que assistiu novamente alguns clássicos, como Blade Runner para ter referência.

“A série explora profundamente a natureza humana. O apetite humano pela violência e todas as consequências que isso pode trazer.”

Rodrigo Santoro diz ser um grande fã do produtor executivo Jonathan Nolan e acompanha seu trabalho desde o filme Amnésia, passando pela série Person of Iterest e o considera uma pessoa muito inteligente e visionária. Um dos principais atributos de Nolan é a sua franqueza para direcionar alguns questionamentos envolvendo a trama.

“Trabalhar com o Nolan é quase que um processo colaborativo. Ele sempre vai te entregar muito mais do que você espera quando alguma dúvida aparece e ao mesmo tempo ele aproveita sugestões que acredita ser válida para melhorar a história. Ele é um gênio e um visionário!”

O texto de Westworld possui muitas metáforas, entrelinhas e subtextos. E Santoro credita muito disse a Lisa Joy, que também é uma das produtoras e roteiristas da série, além de ter colaborado com Nolan em POI. Santoro já havia trabalhado com J.J. Abrams em Lost e diz que ter alguém desse calibre no time é algo muito inspirador, pois é possível aprender alguma coisa nova todos os dias, só observando.

“Estar num set de filmagens cercado por artistas tão talentosos e experientes é uma grande oportunidade de aprendizado”

Em seu tempo livre, Santoro diz que raramente voltava para o trailer pessoal e preferia ficar por perto e interagir com outros colegas de elenco e assistir as cenas gravadas com o astro Anthony Hopkins.

Anthony Hopkins
Anthony Hopkins

“Eu não tinha vontade de ficar no meu espaço, eu sempre estava no set. Mesmo quando não estava trabalhando. Eu ficava assistindo”.

Ele adianta que a trama vai mostrar o que acontece quando o hospede chega ao mundo de Westworld e sabe que vai satisfazer seus desejos mais secretos, às vezes até pra ele mesmo, pois o parque incentiva isso, muitas vezes libertando suas piores tendências. Você se questiona o tempo todo sobre quem é o mocinho e quem é o vilão dessa história.

“Eu não acho justo essa pressão e essa comparação com Game Of Thrones”

Santoro diz que não liga muito para a pressão de Westworld ser a próxima Game of Thorne da HBO. Ele diz que se a série for um sucesso enorme, ótimo, afinal foi um trabalho duro e todas as pessoas envolvidas sem empenharam bastante. Ele apenas torce pelo envolvimento do telespectador e acredita que a série possui todos os ingredientes para que isso aconteça.

“Uma expectativa criada em cima de um fenômeno como Game of Thrones não é algo que faz parte do meu vocabulário, afinal não existe uma fórmula para criar fenômenos.

Westworld proporciona muitos questionamentos e Santoro acredita que é muito importante e fundamental no mundo em que vivemos, termos algo que vá além do entretenimento. Segundo ele isso é instigante e um bom exercício pro cérebro.

James Marsden e Evan Rachel Wood
James Marsden e Evan Rachel Wood

Westworld estreia simultaneamente com os Estados Unidos no dia 2 de outubro, às 23h pela HBO.

 

» Clique para saber mais sobre a série!

 

 

  • Natsu

    Muito boa a matéria Michel.

  • Carcosa, the Yellow

    Mas é claro q é justo comparar séries. A gnt compara não por gênero, mas por qualidade. Por narrativa. Como forma geral. Na esfera macro. A gnt pode comparar tbm qnd for do msm gênero. Tipo Deadwood e Hell on Wheels ou Community e TBBT ou 24 Horas com Strike Back q são do msm gênero. Aí sim. Pq cada gênero tem suas peculiaridades como roteiro, produção, direção. Mas se quiser comparar The Wire com GoT, pode. Californication com Outlander, pode. Mad Men com Demolidor, pode. Família Soprano com TWD, pode.
    Pq a gnt tem q pensar na esfera macro tbm. The Wire de uma forma geral é a melhor série já feita e todo mundo sabe disso.

    • Cibela Cerqueira

      isso que vc falou é besteira pode ser maravilhoso e não ter audiencia, tipo mad men, e veep

      • Carcosa, the Yellow

        Por favor copie e cole em q parte do texto eu disse o contrário.
        Pq eu falei q The Wire é a melhor série já feita. E ela é oq? A série mais esnobada. Suprema, mas com audiência baixíssima.
        Então por favor. Copie e cole oq eu disse de contrario q vc tá me acusando aí.

        • André

          Mas isso de melhor série ja feita é relativo né
          Eu vejo as pessoas aclamando mais Breaking Bad do que The Wire

    • Bruno Cardoso

      Exatamente, toda serie pode ser comparada com qualquer outra, o q importa na comparação é a qualidade.

    • vinland

      Eu acho essa comparaçao Com GOT, injusta pra qualquer serie. Pois GOT se baseia muito em audiencia, popularidade pra ser chamada de fenomeno, claro que tambem o otimo roteiro. Mas quantas series na TV hj em dia podem ser chamadas de fenomeno ? Alem GOT, tem TWD, que cosegue uma grande audiencia tambem. Fora essas duas, nenhuma outra consegue numeros extravagantes.

      E quanto a The Wire ser a melhor serie ja feita, acho isso muito relativo, e de gosto pessoal.

  • Cibela Cerqueira

    sei não, velho oeste, ficção cientifica não costumam fazer muito sucesso talvez o monte de sexo que provavelmente va ter de audiencia

    • Carcosa, the Yellow

      Como q faroeste e sci-fi não fazem sucesso? São simplesmente os dois melhores gêneros pra se fazer uma produção. Logo dps vem guerra.

      • Cibela Cerqueira

        vc esta falando de filmes ou seriado? de audiencia ou qualidade artistica? sobre audiencia de uma série não me lembro de sci-fi com grande audiencia talvez a antiga star trek

        • Carcosa, the Yellow

          Eu sei. É q faroeste e sci-fi nos entregam os melhores filmes. Sempre. E sempre rendem os melhores clássicos.

          • Cibela Cerqueira

            até ai concordo, star wars, a trilogia do sergio leone etc

          • Carcosa, the Yellow

            E bem mais né? Beeeeem mais.

          • Carolina Alvarenga

            Apesar dos 3 homens em conflito ser um dos meus filmes favoritos, eu não sou muito fã nem se sci fi nem de faroeste

  • Matheus Ramos

    Da pra entender essa necessidade de comparação com GoT, mas independente de Westworld se tornar o fenômeno que GoT é, ou não, acho que ela precisa mesmo é de um excelente texto, atuações, direção… E isso é o que fará dela uma ótima série. Acho que GoT fez história, vai encerrar no auge, e quem vai precisar que ela substitua GoT, é a HBO, e não os fãs. rs

  • Caio Vinicius Viana Lima

    Concordo plenamente!

  • Luis Fernando

    Uma das series mais esperadas, chega logo.

  • vinland

    Tambem acho ridiculo a comparaçao. Ate porque sao muito poucas series que conseguem ser fenomenos como GOT. Desde o inicio de Lost em 2004, outros fenomenos iguais demoraram 7 anos para aparecer que foram GOT e TWD.

  • Patrickzzz

    “Santoro diz que não liga muito para a pressão de Westworld ser a próxima Game of Thorne da HBO. ” Tem que corrigir essa frase.

    Vou tentar não comparar as duas, mas tenho altas expectativas pra essa série.

    • Carolina Alvarenga

      Sei não tem cara de flopado

      • Patrickzzz

        To colocando muita fé por causa do Nolan, to órfão de POI ainda.

  • Carolina Alvarenga

    O que funciona na HBO é sexo.

  • alexandre12000

    Eu nunca vi nesse meu tempo de seriador, uma série criada pra ser a sucessora de outra série, “A nova tal série” cumprir esse propósito. Na maioria das vezes só ficaram na pretensão. Quantas novas Lost tentaram surgir após o seu final no quesito fenomeno? Varias! Mas isso só veio acontecer naturalmente anos mais tarde com Game Of Thrones. Por isso fico com receio e pé atrás com essa expectativa que Westwoord seja a nova GoT.

  • Danilo Zanon

    Excelente matéria.
    Cada vez mais ansioso. Sou fã em termos de qualidade de POI e não encontrei uma série assim até agora. Espero que Nolan mantenha a qualidade que ele sempre demonstra na série citada e no roteiro dos filmes do qual ele participou junto com o irmão-diretor.

  • Antono

    Person of Interest é muito inteligente e visionária, assim como Nolan. E única. Acredito então em algo espetacular sim, vindo do Nolan, muito ansioso por Westworld.

  • Rodrigo Canosa

    Cada série é única e deve ser tratada assim. Eu duvido que Westworld faça o mesmo sucesso de GoT pq Sci-Fi nunca tem um grande público.
    Mas ter o Nolan por trás é quase uma garantia de trabalho bem feito e é isso que importa. A gente só precisa lembrar que ela tb não é POI e que ela deve ter seu tempo pra se desenvolver. Conhecendo o Nolan, o início será devagar, porém irá embasar todo o restante da série.

    • Paulo

      Review sua, Rodrigo? Na secura total desde que POI finalizou. Tenho confiado nessa porque é do Nolan, mas que Person of Interest deixou um vazio no mundo Sci-Fi das séries com o seu final prematuro, isso deixou.

      • Rodrigo Canosa

        Não serei eu, não, Paulo… mas eu estarei por aqui comentando certamente. E o Lounge do Telegram com a turma de POI certamente vai bombar, todo mundo aguardando a estreia!

  • Aluiz Henrique Marques Linhare

    Nolan sabe estruturar uma história como ninguém. Só quem se dispor a acompanhar todos os detalhes de roteiro que ele vai soltando aqui e ali irá apreciar a série na totalidade. Ele é seus roteiristas fizeram isso em Person of Interest e com certeza trarão esse estilo para Westworld.

  • Danilo Zanon

    Apesar dessa comparação que é questionada, acho que se alguém esperar algo parecido com GoT vai se frustrar. Quem quer um sucesso parecido é a HBO em relação a audiência e retorno financeiro. Só isso.

    É só assistir todas os filmes com roteiro do Nolan ou mesmo POI que vai ver que NÃO tem nada a ver com GoT. Nada mesmo.

  • Carolina Alvarenga

    In Nolan we trust HAHAHAHAHAHA

  • Junito Hartley

    Toda serie agora que aparece, e começa a ficar famosa os caras ja quererm comparar com GOT kkkk

  • Ana

    Não sou fã de faroeste mas vou dar uma olhada em consideração ao maravilhoso trabalho do Nolan em POI. Eu também não tinha um super interesse por inteligência artificial mas depois que conheci a série foi algo que agreguei pra vida, me fez ver a nossa realidade com outros olhos, de repente essa também tem algo assim para oferecer além de entretenimento que parece ser bom pra quem curte o tema.

    • Rodrigo Canosa

      Eu também não sou fã de faroeste, mas depois de POI não tem como não acompanhar o próximo trabalho do Nolan. E tenho a impressão que o faroeste será apenas um ambiente para se contar a história.

  • Cesar

    Vale ver o piloto, mas lendo a sinopse, nao bate um grande interesse