No Tomorrow 1×02/03: No Crying in Baseball/No Doubt

0
227

Um relacionamento realmente impactante, é aquele em que o parceiro ou parceira te tira de sua zona de conforto, lógico que a princípio pode ter uma certa estranheza, mas se o sentimento for forte, essa ligação permitirá alcançar outros níveis de profundidade. Assim acontece com o casal Xavier e Evie em No Tomorrow, mas qual é o proveito e o nível de profundidade que tiramos disso?

Resolvi esquematizar a série, optando por assistir dois episódios simultaneamente e encontrar assim uma definição para Xavier. Temos um personagem muito carismático, totalmente maluco, mas é a definição de muita gente para “Cara Perfeito”, mas ninguém é perfeito certo? Sua teoria sobre o fim do mundo pode soar como uma baboseira sem tamanho, mas é essa a questão levantada na série, até onde isso é real ou não. De certo modo, Evie é a personagem central dessa história e o elemento de ligação para vários personagens. Xavier é um misto de par romântico e ao mesmo tempo Antagonista, já que suas definições de vida podem ao mesmo tempo agradar e afastar as pessoas.

Foram nesses dois episódios que pude determinar isso muito bem. Enquanto em “No Crying in Baseball” tivemos Xavier ajudando Jesse a fugir da cidade e de ser preso, tivemos Evie relutante contra isso. Um sentimento normal de medo que lhe permite restringir certas situações, mas foi só ela conhecer mais a fundo Jesse e perceber que ele é um sujeito de bom coração, é quase como se ele e Xavier fossem simbiose de tão parecidos. Aí entra uma questão interessante, o quanto sabemos sobre Xavier? ele parece uma boa pessoa, mas é um sujeito totalmente misterioso e incapaz de revelar suas intimidades. Sim ele está longe de ser um santinho nessa história toda e isso me preocupa. Parece que o personagem está longe na trama buscando só a superficialidade. O que foi mostrado muito bem no vídeo em que sua mãe grava um depoimento para seu filho, mas e então, para onde isso irá caminhar?

img1

Não assisti o original Brasileiro “Como Aproveitar o fim do mundo” por isso não posso fazer uma análise de comparação, mas como estamos falando de uma série, essa profundidade pode ser trabalhada mais lentamente, mas o foco até nesse terceiro episódio é sobre o relacionamento entre Xavier e Evie e como o diferente pode ser fator para separar os dois. Como disse antes, o antagonista dessa história é o próprio Xavier.

img2

Em No Doubt fica muito claro que Xavier não quer ser contestado sobre a credibilidade de sua pesquisa, o mundo vai acabar e Evie no mínimo teria que acreditar. Essa prova é colocada logo no início em sua festa de aniversário. Ao mesmo tempo que Xavier é um homem de conselhos sensatos e a razão de todos adorá-lo, sua crença o transforma em uma espécie de louco de hospício, ou seja, tudo vem abaixo e foi preciso a experiência dos mais velhos, como os pais de Evie, para mostrar a ela e Xavier que o importante não é acreditar sempre em seu parceiro e sim o apoio que um tem ao outro independente das crenças.

Isso de certo modo me agradou, porque imagino agora que a trama seguirá uma cronologia mais sensata, uma abordagem maior no passado de Xavier, afinal o relacionamento dos dois é uma consequência de todas essas diferenças de ambos, mas é preciso a série começar a agir antes que o foco se perca em toda semana eles cometerem alguma loucura da lista. Assim como temos personagens se desenvolvendo muito bem, me divirto muito com o núcleo do trabalho da Evie e de seus familiares. Ambos estão contando a suas histórias e servindo ao mesmo tempo como ponte de ligação de Evie, ajudando-a e empurrando-a para um caminho do qual ela desconhece.

Evie está vivendo e se reconhecendo como pessoa e sua capacidade de ajudar, ao ponto de finalmente vermos ela e Xavier buscando respostas para o grande enigma da série, que é a possibilidade do asteróide realmente cair na terra, agora é a hora deles irem ao encontro disso, agora é hora de desenvolver Xavier e criarmos a mesma confiança que Evie reluta em criar. Porque não vai ser Timothy que vai separá-los – afinal se formos depender dele a série teria acabado no piloto – mas é como Xavier vai travar seus interes Vs suas Crenças e essa luta poderá ser bastante dolorosas.

img3

img4

A partir de agora me concentrarei nos episódios individualmente, acreditando que No Tomorrow possa ter encontrado o rumo certo com “No Doubt”, mas saberemos logo logo se realmente isso será fato, mas caso não aconteça, é hora de se repensar a série, para não termos um mês de aventura crua, rasa e sem um mínimo de aproveitamento. Como dizia minha mãe, é hora de colocar os pés na realidade…