Mr. Robot 02×09: eps2.7_init_5.fve

Reinicializando o sistema com todas as funções ativas, incluindo o aplicativo Robot.

46
2818
Mr. Robot: Elliot com expressão de surpresa, no metrô

Reinicializando o sistema com todas as funções ativas, incluindo o aplicativo Robot.

Init 5 é a operação de inicializar o sistema operacional, carregando todas as suas funcionalidades gráficas e multi-usuários. Após passar 86 dias tentando consertar e recuperar as suas partições cerebrais danificadas, Elliot está de volta para liderar a FSociety. Infelizmente, parece que nem todos os bugs foram corrigidos e alguns processos continuam tendo um comportamento errático. Entretanto, o suposto domínio do “aplicativo” Mr. Robot, serviu para aumentar demais a capacidade do “Sistema Elliot Básico”. A pergunta que fica no ar é: quanto tempo este aplicativo continuará rodando em segundo plano, antes de assumir a máquina?

Mr. Robot: Elliot e Darlene se abraçam em frente à penitenciária
Comemorando o Dia do Irmão (05 de Setembro)

O flash back desta semana me deixou orgulhoso da minha bola de cristal (relembre aqui). Quase caí da cama de excitação quando o Michael Hansen apareceu no Previously, antecipando que eu havia acertado os motivos que levaram Elliot para a cadeia. No final das contas, ele estava preso somente por hackear Hansen e roubar o seu cachorro de 1.200 dólares. E, como eu havia imaginado, não teve nada a ver com o hack 5/9, nem tampouco com o desaparecimento de Tyrell.

Depois de toda essa jornada de aceitação de Mr. Robot, Elliot sai da reclusão e é recebido calorosamente por Darlene. Ela o atualiza sobre os últimos avanços da revolução em mais uma cena no sobre os trilhos do metrô. A propósito, se eu fosse bom de metáforas, tentaria criar uma teoria sobre estas constantes cenas. Sempre com algum figurante trajando máscaras cirúrgicas ou de gás, carregando drones, fantasiados. Será que isso é comum nos metrôs de Nova York ou tem um significado oculto?

Quanto à evolução do plano, fica evidente que as ações de quebra de confiança pós hack 5/9 estão sendo bem sucedidas. Por outro lado, o papel de bode expiatório da FSociety, que havia se tornado evidente com a descoberta das mensagens trocadas por IRC entre Cisco e o Dark Army, se desconstruiu. Após colocar em prática um plano para descobrir o quão descartável o grupo estava sendo tratado pelos chineses, a verdade vem à tona: o Estágio 2 foi criado pelo próprio Elliot. Perdão a todos que não curtem o meu desenvolvimento de teorias, mas esse tipo twist me causa essa compulsão.

Mr. Robot: Elliot e Darlene, sentados lado a lado no vagão do metrô.
Ambos não sabem, mas o do esquerda é o Arquiteto de tudo

Em que momento Elliot arquitetou isso? Alguns fatos precisa ser rememorados. O primeiro encontro entre ele e White Rose foi no final da primeira temporada. Naquela oportunidade, ele precisava de ajuda para corromper os backups dos data centers. White Rose aceita, mas afirma que eles jamais voltariam a se encontrar. White Rose é mestre do tempo e seria muito difícil imaginar que ele toparia participar da ação sem saber do plano todo. Mr. Robot “nasceu” antes de Elliot entrar na AllSafe, quanto Darlene levou a máscara para o irmão, ainda desempregado. Tudo leva a crer, portanto, que Mr. Robot assumiu o controle muitas outras vezes e deve ter planejado tudo com White Rose no mesmo período que Elliot trabalhava na AllSafe. Estou adorando tratar Elliot e Mr. Robot como duas consciências completamente distintas.

Neste cenário, não seria estranho se Mr. Robot tivesse revelado para Zhang sobre sua dissociação de identidade, preparando-o para o encontro com Elliot. E arrisco dizer que os bugs fazem partem do processo de transferência definitiva, que posicionará Mr. Robot como Master. Se no começo, a relação de ambos lembrava Fight Club, hoje é bem mais parecido com Dr. Jeckyl e Mister Hide.

O que é o Estágio 2 do plano de Mr. Robot?

Mas, o que seria esse Estágio 2? Sabemos que o pré-requisito fundamental foi a instalação do femtocell, para monitorar os celulares dos agentes do FBI. Tudo o que eu supus sobre o objetivo principal do hack 5/9 – estabelecer uma nova moeda oficial paralela (e-coin) –  parece estar ligada somente a Philip Price. Para ele, esta deve ser sua grande recompensa. Por outro lado, sabemos que a motivação principal de Elliot e Darlene é a vingança contra a Evil Corp, que os deixou órfãos. White Rose se uniu a ambos prometendo ajuda nestes objetivos conflitantes e, obviamente, não vai conseguir ser fiel aos dois lados. E eu arrisco dizer que ele não vai ser fiel a nenhum.

Mr. Robot: White Rose urinando no túmulo de Lester Moore
White Rose se “aliviando” no túmulo de Lester Moore

Em eps2.7_init_5.fve obtivemos muitas respostas (que levaram a mais perguntas) sobre Washington Township. Toda sequência de Angela teve como objetivo claro revelar qual a importância da fábrica de Nova Jersey. Uma vez que ela levou os documentos e arquivos roubados para US Nuclear Regulatory Commission, ficou deduzível que os gases tóxicos vazados da fábrica deveriam ter origem nuclear.

Foi revelado também que esta fábrica nuclear é um projeto de mais de 30 anos de Zhang, que toma qualquer medida para protegê-la. Lester Moore, por exemplo, teria sido assassinado num acidente de avião forjado, somente porque tentou desmantelar o esquema. Philip Price, vendo que o seu “projetinho pessoal” estava indo pelos ares após a negativa do resgate financeiro no congresso, decide apelar contra o ministro chinês. O único trunfo que lhe resta para salvar sua posição é a ameaça de entregar a fábrica para o Governo. Essa ameaça deverá resultar num empréstimo do Governo Chinês para o conglomerado. Resta-nos questionar somente, o quanto disso fazia parte do plano original de White Rose.

Teorias Finais sobre o Estágio 2

Michael Cristofer e BD Wong deram um show na cena do debate com guarda-chuvas. Philip Price sabe exatamente com quem está se metendo e isso engrandece demais a sua trucada: “Farei chover Caos”. Foi de arrepiar. Esperando ou não este desfecho, creio que nem White Rose esperava tantos culhões.

Mr. Robot: Ameaças nada veladas no Embate dos Guarda-Chuvas
Ameaças nada veladas no Embate dos Guarda-Chuvas

Retomando o que seria o Estágio 2, acredito ser algo relacionado ao fornecimento  de matriz energética. Em vários momentos deste episódio, foram mostradas oscilações de energia e foi comentada que isso estava acontecendo devido à greve da concessionária. Essa greve estaria sendo ocasionada, provavelmente, pela falta de pagamentos salariais, decorrente da quebra de crédito na E Corp. Ninguém tem dinheiro para pagar as contas de luz, a inadimplência sobe e a empresa fica sem recursos para pagar os funcionários.

Seria muita viagem imaginar que objetivo do tiroteio na China foi inviabilizar o resgate para E Corp, levando Philip Price a exigir o empréstimo? Neste caso, a planta de Washington Township poderia ser utilizada como garantia e, mais tarde, não havendo pagamento, ser tomada por Zhang? Como foi mencionada “terceira guerra mundial” por Philip, seria o interesse da White Rose enriquecer urânio em solo estadunidense para construir ogivas nucleares? Isso andaria de acordo com os ideais do Mr. Robot (não de Elliot) de destruir o sistema financeiro de uma vez por todas e, somente por isso, ele estaria tão envolvido. Parei. Expus demais minha maluquice para uma só review. Espero vocês nos comentários para prolongar essas ideias.

Hello, Ollie!

E pra fechar com chave de ouro mais esse sensacional episódio, tivemos 3 segundos de tela de Joanna para complicar ainda mais nossas teorias de onde está Tyrell. No final da primeira temporada, Elliot se apresenta para Joanna como Ollie (nome do ex-namorado de Angela). Naquela oportunidade, foi muito estranho ela perguntar “Qual o seu nome mesmo?” e isso foi um dos pilares que suscitou a teoria que Tyrell era mais um alter ego de Elliot. Essa pergunta foi associada à uma suposta necessidade dela descobrir qual seria persona dominante naquele momento.

Mr. Robot: Joanna cumprimentando Elliot
Você acha mesmo que ele se chama Ollie, Creepy Wife?

Como sabemos que ela já o conhecia, pois pagou Kareen para protegê-lo de algo que havia acontecido dias antes deste encontro, elucubrei algo menos espalhafatoso. É muito mais plausível que ela já tivesse tido contato com o Elliot “pilotado” por Mr. Robot e estaria insistindo em saber o nome, para ter certeza quem estava ali controlando as ações. Neste caso, Mr. Robot também teria que ter revelado para Joanna sua duplicação de personalidade. O que é mais capcioso neste cenário é tentar entender porque Joanna seria tão importante.

Enfim, encerro esta review ansioso demais pelo próximo episódio. Pelo título (Hidden Process e pela promo, podemos esperar que Mr. Robot revele tudo o que anda fazendo sem o conhecimento de Elliot. Ou não?

Até semana que vem.

Mr. Robot: Darlene logo após descobrir que o Estágio 2 foi criado por Mr. Robot
Darlene prestes a descobrir que o Estágio 2 foi criado por Elliot

More Bytes

More Bytes 1: Ainda bem que a fita de Darlene ainda estava na Smart House de Susan, mas o que será que Cisco encontrou lá? E, pior, quem bateu na porta do apartamento dele com Darlene tão vulnerável?

More Bytes 2: A mãe de Elliot está viva, porém em estado catatônico. Foi emocionante o agradecimento que ele fez por sua ajuda (passiva) nos últimos 3 meses.

More Bytes 3: Será que foi paranoia da Angela fugir da NRC ou a comissão também pode estar envolvida com os planos de White Rose?

More Bytes 4: Foi providencial a explicação que Dom deu a Angela sobre o motivo que a colocou em vigilância. Isso justifica o porque Elliot estaria fora da mira.

  • Messinho’

    Eu amo teorias de conspiração, mas acredito que o público americano não tá entendendo mais nada e desistiu de ver, a audiência tá tão fodida a coitada…
    Sinto medo de cancelarem antes das 5 temporadas planejadas, porque acredito que além da chuva de caos do Price, ainda deve ter tanta coisa maravilhosa pra acontecer

    • rodrigo

      Sam esmail tbm esta forçando bastante…

  • Andre Blhoem

    Oh my gosh! Esse episódio foi uma bomba, e o de hoje a noite promete também!!

    • Fabi Alves

      to morta de ansiedade !!!!

      • Andre Blhoem

        Estou assistindo em uma live pirata, daqui a pouco começa. 😀

        • Fabi Alves

          nao consegui um link bom pra ver ontem!! vou ver agora #aguentacoração

  • Fabi Alves

    nossa como to amando esse seriado!!! ótima review ale
    to mto curiosa pra saber o que o boy da Darlene viu !!
    sobre Darlene e a batida na porta fiquei pensando se a Joanna não foi atras do Elliot ,pra saber do desaparecimento do Tyrell e já desconfiada pediu pro motorista/segurança/bff pegar a Darlene só pra dar um sustinho básico no nele sei la …

    • Alexandre Bonfá

      Brigaduuu, Fabi!

      Não vejo a hora de chegar 23:20 também!!! rs

  • vinland

    Que bom que a serie esta conseguindo se salvar nesses ultimos episodios, depois daqueles pessimos primeiros episodios, dessa atual temporada.

  • The Man Machine

    Temporada já entrando na reta final, melhorando a cada episódio, realmente só me incomodou um pouco essa falta de ‘timing’ em certos momentos, como a demora pra resolver a questao da reconciliação Elliot – Mr Robot, a revelação um pouco tardia da prisão do Elliot, e a demora pra resolver o cliff hanger do Tyrrel. Na temporada passada Tyrrel foi tão marcante, desenvolveram bastante o personagem, daí fica quase uma temporada inteira fora, poxa já quase nem lembro mais quem é Tyrrel. ainda que resolvam de maneira incrivel o sumiço dele, pra mim foi um pouco anti climático (quem sabe no ep de hoje venha a resposta!)

    Whte Rose cheia de atitude! que cena freak hahaha incrivel a atuação do BD Wong, ótimo ator. Na série Oz ele também teve um papel marcante, o personagem era o padre Ray Mukada.
    Seria a White Rose o Mr Robot do Zhang? hahahaha

  • Andre Blhoem

    Gente, morri com o final do episódio 10. Não pode serrr!!! 🙁

    • Alexandre Bonfá

      Vamos segurar os spoilers do 10… 😉

    • gabix

      Comentário spoiler. Segura esse seu forninho aí, poxa. Tem gente que ainda não viu o episódio de ontem, só queria ler a review e os comentários de boa.

      • Andre Blhoem

        Mas não há spoiler algum no comentário.

        • gabix

          É óbvio que temos percepções diferentes do que é um spoiler 🙁

          • Omar

            R.I.P Cisco

  • Rhyan

    Quem foi até a porta da Darnele foi o Cisco junto com quem estava na casa quando foi buscar a fita, essa pessoal X está machucada.

    • Alexandre Bonfá

      Hmmmmmm

      Isso é spoiler ou chute? rs

      • Andre Blhoem

        Isso sim é spoiler. hahaha

      • Rhyan

        Chute. hehehe

      • Fabi Alves

        Nossa se não foi spoiler o menino é vidente né kkkkk

        • Rhyan

          Vou ver o novo episódio daqui a pouco. Quando o Cisco vai buscar a fica tem alguém escondido no sofá gemendo, e ninguém tava transando porque ele ficou assutado com o que viu, parece alguém machucado. Quando a Darlene abre porta, ela olha para duas pessoas, o que me pareceu ser Cisco voltando e a outra pessoa machucada. Até pensei que fosse a dona da casa que tinha sobrevivido mas lembrei que ela foi despejada e não deixada na piscina. Acertei tanto assim?

          • Fabi Alves

            Agora que eu vi esse comentário kkk não posso dizer se acertou aqui se não é spoiler né rsrs

          • Rhyan

            No outro episódio, a coisa menos importante foi meu acerto. Foi o melhor episódio da série até agora. Aconteceram muitas outras coisas mais importantes que aquilo.

      • Rhyan

        Demorei tanto pra palpitar e não escrevi “acho” que ficou parecendo um spoiler, pelo visto eu acertei, como tinha acertado que era uma cadeia e não uma manicômio. Detesto spoilers mas gosto de teorias.

        • Fabi Alves

          Nossa mas de onde vc criou essa teoria ? Que teria alguém lá e essa pessoa ainda estaria machucada ?

      • Rhyan

        Jesuis, que episódio foi esse??? (2×10)

        ***SPOILERS***

        Aquele ouvido no quadro do metro me fez desconfiar muito de que a Ângela tivesse uma escuta, e depois apareceram dois agentes (?). Será?

        A parte que Elliot mostra o quarto e pede a nossa ajuda pra achar algo, tem que ter algo lá pra ser achado, mas não tenho ideia do que seria.

        Seriam os telefonemas obra do cara que ficou viúvo?

        Esse final só deixa claro o quanto a Dominique é uma baita detetive e seu chefe vai ter que engolir.

        Mr. Robot é uma série pra ser saboreada, perceber os mínimos detalhes!

        • rodrigo

          Uma coisa é certa Elliot não vai ser preso…

  • Rodolfo

    Passei só para dizer que a Joanna é surreal de tão linda.

    • edujakel

      É, Não há como discordar dessa sua afirmação.

    • Alexandre Bonfá

      Vc a viu na Chelsea da semana passada?

    • Eduardo

      Angelina Jolie 2

  • edujakel

    Minha teoria é que o bug Q tá acontecendo com Elliot é uma terceira persona. Talvez Ollie. Pq o Elliot vê seu corpo la do outro lado conbersabdo com o boy da Darlene e acha Q o Robot tomou conta. Mas o Mr Robot diz a o Elliot parou de responder e só então ele tomou conta. Alguém tava no comando esse tempo e alguém deve ter feito o plano estágio 2. Não deve ter sido o Mr. Robot.

    • Alexandre Bonfá

      Pode ter sido, até mesmo, a persona Tyrell! rs

  • shinodaluk

    Para mim a Angela fugiu da NRC por achar que eles tem um complô com a E-Corp, e não com a Dark Army, pois até então não existe vínculo do grupo com a usina.

  • César

    Manda mais teorias, que tá pouco. Kkkk

    Bom episódio. Confirmada a teoria de que a série se passa em um universo paralelo, onde não existem campainhas ou “olhos mágicos” nas portas…

    Sempre assim. Jogando algumas migalhas e tacando mais perguntas na sua cabeça. Vivo uma Síndrome de Estocolmo com essa série.

    Mas o que eu mais curti foram esses bugs do Elliot, como efeito de um “superaquecimento” da máquina. Conseguiu passar uma sensação de desespero e agonia que é ter consciência de que você tem uma outra persona e quando ela está em controle…

    Eu não compro nenhuma teoria que envolva uma terceira persona (muito menos a de que o Tyrell é o Elliot, não sei como essas sobrevivem até hoje). O que eu acho que acontece é que o Elliot que se apresenta para nós é o verdadeiro construto e a personalidade real dele é mais parecida com o Mr. Robot. Existe uma alusão a isso, inclusive, naquele delírio da primeira temporada, quando dizem que ele “só tem um mês de existência”. Mas vai saber o que isso quer dizer, hehe.

    E agora eu tenho certeza que a Dom Dipierro foi inspirada em outro agente do FBI: o Dale Cooper de Twin Peaks (série foda). Tá tudo lá: a compulsão por café, maneirismos excêntricos, a falta de trato social e agora os sonhos proféticos. Kkkkkkk

    E quando a Dom fala que a Angela está sendo vigiada, ela não está mentindo, como o Reddit descobriu, vejam que detalhe foda: http://m.imgur.com/a/IxKUd (não tem spoiler do eps 10, mas não leiam os comentários, por segurança).

  • Cesar

    Mesmo o bonfá destrinchando a teoria por trás do Dark Army, e Philip e etc, eu nao consigo me interessar por esse nucleo, serio, acho tão chato, vejo desatento, depois nao entendo mais, o personagem Elliot o que ainda me mantem vendo a serie, e olha que é pq gostei dele a 1° temporada, e aturo na 2°, me lembra Dexter, personagem rico e interessante.

    Pelo numero de comentarios, posso supor que ate o interesse de muitos pela serie aqui tambem diminuiu? Ano passado passava de 60 no minimo. Gostei mais de acompanhar The Night Of do que Mr Robot. E ainda dizem que a serie deve ter 5 seasons? Não sei pra onde se arrastaria mais…

    • rodrigo

      Acho que ele complicou demais a 2 temporada tem coisas que não é fácil de entender… e audiência cada vez mais baixa.. to achando que no EUA ninguém mais esta entendo nada rsrs por isso a audiência despencando .. desse tipo não passa da 3 temporada .. uma pena..

  • Luiza Silva

    Ou não,digo isto após ver 2×10,meu HD cada vez mais bugado 🙄🙄🙄Ainda bem tem suas reviews

  • João Carlos

    É cada bugada que da assistindo a série que só lendo suas reviews para colocar as ideias no lugar.

    E pode por mais teorias. ahahaha.

  • rodrigo

    Explicação da baixíssíma audiência é essa.. tudo mundo bugado.. precisando ler as reviews para entender.. pra mim é o maior motivo de despencar audiência norte americana… ninguém entendendo mais nada.

    • Walber Lima

      Msm coisa que pensei, a série tá pecando nisso, tá dificil entender para quem acompanha, imagine quem pegar esporadicamente na tv

  • Sayonara

    Ta rolando no reddit a teoria de que o estágio 2 teria sido criado pelo Elliot e faria alusão aos estágios do câncer.

  • The_Rengaw

    A experiência de assistir a um episódio de Mr. Robot não é completa se não vier aqui ler a review depois. Hehehe

    • Walber Lima

      Justamente, fico perdidinho msm depois de ler a review, imagina sem ler rsrs.
      Pensava que o Dark Army era o White rose por exemplo.

      Mas essa série tem uma direção de fuder, vc assistindo entra no mundo da paranoia dos personagens e o clima sombrio que a série propõe, sensacional.

      Infelizmente não vejo final feliz para nenhum personagem, Angela e Darlene principalmente estão com os dias contados. Nesse episódio que percebi os acontecimentos são em tempos diferentes.

      E parabéns Alexandre por ter acertado a teoria, qnd vi o previously na hora lembrei de vc rsrs. A piromaniaca então era travesti né.

      Só acho que a série devia abordar mais o caos pelas outras pessoas, não só de coisas faladas que estão acontecendo que não causam tanto impacto. E espero que Tyler esteja vivo, melhor personagem ter morrido será mt triste se concretizar

    • João Paulo

      Exatamente, se nao existisse a live do omelete e estas reviews do Alexandre já teria desistido dessa serie, pois acredito que nao conseguiria entender nem 1/10 do que eu entendo após assistir e ler estas explicações.