Humans 2×04: Episode 4

0
180

Alan Turing. O matemático inglês, responsável por decodificar as maquinas alemãs “Enigma” e mudar o destino da Segunda Guerra Mundial, também é conhecido como o pai da computação moderna. Seus trabalhos na criação dos algoritmos foi um dos elementos necessários para que você estivesse lendo esse texto agora, já que sem ele o notebook, smartphone ou tablet não existiria. Mas além disso ele é responsável por um dos testes que, em conjunto com as regras Asimovianas, é um dos pilares da mecânica de inteligência artificial moderna.

Amor artificial

O chamado “Teste de Turing” é uma avaliação hipotética para medir a perfeição na criação da inteligência artificial. O exemplo idealizado por Turing consiste em um humano conversando com outro humano e uma máquina programada para agir como um, isolados um dos outros. Se o humano juiz não for capaz de distinguir com segurança quem é quem, a máquina passa no teste. E a situação de Niska parece ter saído exatamente da mente do matemático. Ainda sob custodia do governo, a Synth continua passando por uma bateria de teste para definir seu nível de humanidade. O que nem ela nem o governo previam era a chegada de Astrid, que chegou abalando as estruturas sinápticas da androide. Todo o embate de Astrid e sua surpresa em descobrir que Niska não era humana foram um dos momentos marcantes do episódio, o que cria um paralelo ainda mais forte com a vida de Turing. A questão é que mesmo com todas as provas presentes, ainda está difícil para Laura incutir o julgamento em âmbito civil.

humans-2x04-img1

Na residência dos Hawkins as coisas vão se entrelaçando ainda mais com a questão central da identidade. Enquanto Sophie e Toby lidam com a questão dos Synthies e a construção da socialização infantil, Joe lida com o uso maléfico da tecnologia e Mattie embarca na jornada de assimilação dos estágios do ganho de consciência por parte dos Synths. Falando em Synths, o padrão se repete com Odi tomando o lugar dos antigos convidados, recolocando a família direto em rota de colisão com a causa. Odi por sinal foi o grande herói desse episódio salvando a família do Synth mandado para ameaçar Laura a sair da causa de Niska. Isso já é o passo desesperado de alguém com meios necessários para modificar um androide sem deixar rastros.

humans-2x04-img2

O que aponta direto para Milo e Athena. Ainda não consigo ver Milo como uma ameaça real dentro da série, mas a revelação de que ele sabe as verdadeiras intenções de Athena com a tecnologia senciente e a informação que ela repassa sobre as crias de Elster podem inflar a chama vilanesca que arde dentro dele. Essa trama da Qualia é, mesmo sem parecer, o ponto de ligação de todos os núcleos narrativos, já que entrou em contato direto com a investigação de Voss/ Drummond e com a busca de Leo e Hester. Quanto a Mia as coisas ficaram ainda confusas. O relacionamento com Ed ia bem até a questão financeira vir à tona novamente. Com a descoberta do caso interespécies pelo amigo de Ed, a única coisa que eu consigo entender daquela cena final é que Ed, direcionado pelo amigo, vai vender Mia a quem quer que seja que esteja comprando os “Serafins” para assim sanar as dívidas da casa de repouso da mãe, ou seja, entregando ela de bandeja a Qualia.

Chegamos na metade da temporada e Humans começa a colocar todos em direção de um caminho em comum. No mundo paralelo, o verdadeiro problema não é a chegada de androides pensantes que se passem perfeitamente por um humano. É o próprio homem que através de sua paranoia e ganância que se destrói, corroendo toda e qualquer chance de redenção e racionalidade. A série nunca foi tão atual numa escala global quanto hoje. Até a próxima semana!

Protocol_Error _1: Hester e Max numa dinâmica igual a daqueles desenhos antigos onde tinha um anjo e um diabo de cada lado da cabeça dando conselhos. Leo deu ouvidos ao demônio;

Protocol_Error _2: Odi: de ferro velho a usuário do “super hero punch”;

Protocol_Error _3: Alguém por favor, formata essa trama do Toby e da Synthie lá…

Protocol_Error _4: CADÊ FRED? Talvez com Max saindo ele consiga encontrar o irmão perdido.