Grey’s Anatomy 13×05: Both Sides Now

17
2748

Sem explorar o triângulo Meredith-Maggie-Riggs e apostando na temática de doação de órgãos, Grey’s Anatomy fez um belo quinto episódio, com bom conteúdo, sem deixar de lado fortes emoções e uma boa dose de humor.

Com as histórias de Granny June, Chelsea e Andy, unindo-se a certo ponto, ficamos com diversas questões para pensar. Foi interessante como, dessa vez, a série escolheu não entrar num debate religioso sobre doação de órgãos e digo que escolheu porque essa não é a primeira vez que vemos esse assunto num episódio. A diferença é que a mensagem aqui era certeira e importante. Nas entrelinhas lemos a mensagem: seja um doador. E Andy, que sabia dos riscos de sua cirurgia cardíaca tornou-se um exemplo sutil de que como podemos salvar outras vidas.

E Grey’s Anatomy não busca colocar as coisas separadas entre certo e errado, por assim dizer. Apesar do momento em que Granny June decide não abrir mão de receber seu fígado em detrimento de Chelsea, quem pode condená-la? Nunca precisei receber o órgão de outra pessoa para continuar viva, mas pessoas na lista de espera por um transplante, sejam casos urgentes ou não, não estão nessa fila sem necessidade e sem passarem por muito sofrimento.

Por isso quando June solta seu “screw her”, embora eu tenha arregalado os olhos e rido da decisão por acha-la egoísta, voltei duas casas e pensei melhor na situação, especialmente porque sempre valorizamos mais as vidas de jovens do que a idosos e a série faz questão de nos mostrar esse preconceito, mesmo que de forma cômica com Richard como um representante da terceira idade.

Como Maggie disse para Stephanie (a melhor residente), temos que ver o lado positivo. Uma vida que se vai, por vezes, representa esperança para que tantas outras continuem. É um ciclo essencial e, pessoalmente, eu gostaria muito que meus órgãos fossem úteis para outras pessoas, num caso de morte cerebral.

GREY'S ANATOMY - "Both Sides Now" - Meredith and Bailey are at odds when both of their patients need a liver transplant, Owen seeks help from the other doctors when he is charged with babysitting baby Harriet for the day, and Amelia struggles with telling Owen some important news, on "Grey's Anatomy," THURSDAY, OCTOBER 20 (8:00-9:00 p.m. EDT), on the ABC Television Network. (ABC/Richard Cartwright) KEVIN MCKIDD
Grey’s Anatomy — Both Sides Now

E como a vida é o grande personagem central desse episódio, eis que os bebês e as possibilidades de muitos deles invadem a tela. Estamos de volta ao plot infinito de Owen querendo ser papai de um time de futebol (mais os reservas) e não vamos passar por isso sem drama. Torci para que Amelia estivesse grávida, mas com Meredith dizendo o tempo todo que ela deveria primeiro fazer xixi no palito antes de sair afirmando qualquer coisa, desconfiei de que no final seria alarme falso. Só nos faltava agora Amelia ter que fazer tratamento e um dia aparecer fazendo a grávida de Taubaté, com oito bebês (não imaginários) na barriga.

Chega a ser maldade. Owen desesperado para trocar fralda de cocô e já treinando com Harriet, Amelia querendo ter uma vida normal depois de cinquenta mil tragédias, incluindo um bebê natimorto por conta de seu uso de drogas e a pobrezinha vai ter que fazer tratamento? Nem sei se será isso mesmo, mas há fortes indícios. Nascer em Grey’s Anatomy nunca foi fácil e convenhamos, não vai ficar mais suave agora.

No mais, quero ver até quando Riggs vai ficar firme na sua tentativa de conquistar Meredith. Particularmente, se ele me oferecesse o corpinho mais o ar-condicionado eu já casava, sem nem questionar mais nada. Estou aguardando que criem uma utilidade para Arizona nessa temporada, pois até agora ela só aparece para dar oi e ganhar o cachê do dia. Karev deu um conselho bom para dona Maria Edite e sua mania de coagir as pessoas disfarçada de boa intenção. E talvez estejam desenhando de leve um envolvimento de Jo e DeLuca. Não sei se tem potencial. Os dois personagens são bem pequenos e funcionam quando atrelados com algum de maior peso, mas sem isso, acho complicado. Como Grey’s sempre consegue transformar coadjuvantes em algo mais, vamos ver até onde conseguem nos levar com esses dois.

  • Ivy

    Primeiro episódio dessa temporada que eu realmente gostei, talvez por não ter focado nos dois assuntos que não estão dando certo (O triângulo amoroso e a burrada do Alex). A Amelia vai sim ficar grávida, quem não reparou que a atriz dela tá grávida? (até o rosto está mais cheinho) Shonda com certeza vai incorporar a gravidez no seriado. DeLucca e Wilson? Pobre personagem… Mas afastando esse demônio de perto do Alex pra mim está ótimo.

    PS: A Arizona está aparecendo pouco agora no começo porque a atriz teve bebê a pouco tempo.

  • Ronaldo

    A Amelia me pareceu aliviada por ter dado negativo. Acho que o drama será o medo dela em engravidar novamente. De Luca tinha que voltar com a Megg, gostava muito dos 2 juntos.

  • Adam

    O bebê da Amelia não foi natimorto por conta do uso de drogas. O Jake diz isso em Private Practice.

  • Pati Melo

    Melhor episódio desde a premiere, o que só prova que o que está estragando essa temporada de Greys para mim é esse triângulo amoroso ridículo que eles arrumaram. Acho o Riggs um péssimo personagem, não acho ele bonito, nem engraçado e muito menos digno de Mer ou Maggie. Esse ator é consegue ser mais canastra que o Patrick e honestamente já estou profundamente irritada com essa insistência do personagem em dar em cima da Meredith, aliás, esse é o único plot que esse cara tem, tirem isso e ele consegue ser mais inútil que Arizona. Amo que Stephanie se tornou a melhor residente desde a season 11 e Jo continua a ser medíocre e jogam isso na cara dela sempre que possível. No mais foi um bom episódio com casos muito interessantes.

  • Glenda Severo

    Amélia teve um bebê anacéfalo, não natimorto

  • Luana

    Adorei a vovó e o ““screw her”…kkk… morri rindo quando estava todo mundo achando que ela ia abrir mão do fígado e ela me saí com essa. Torcia pra ela não ceder. Não acho justo a pessoa ter que decidir abrir mão de sua vida em prol de outra, não importa a idade. A Meredith encheu o saco chamando ela de egoísta, mas a paciente dela ferrou o órgão correndo num dia de calorão e a outra que esperou 3 anos pelo transplante que tem que ceder? Talvez se ela tivesse sido um pouco mais simpática e não agisse como se estivesse se lixando pra paciente da Miranda o resultado fosse diferente.
    O que era a Arizona dizendo que o Richard era o amigo velho dela???? Muito legal!!!!

  • Ga

    Foi só não focar em Merdith Riggs e Maggie pro episodio ser o melhor da temporada, essa história de melhor residente me lembrou da Penny, continuo achando que era um personagem que tinha tanto pra crescer na série

  • pp

    só eu to achando chatissimo?

    • Alexsandro Styburski

      Não.

  • Achei o episódio um pouquinho melhor do que já foi apresentado até então nessa temporada. Foi ótimo não focarem nesse triângulo amoroso horroroso!! Finalmente um epi no qual Tefinha apareceu mais, amo muito a personagem e com certeza é a melhor residente!!
    STOP DELUCA E JO 2K16! Gente, acho um absurdo o modo como tão tratando toda essa história do Deluca, ainda mais que não há menção alguma ao relacionamento que ele teve com a Maggie, nenhuma interação, nada!!!! Isso não existe, socorro, e agora tão querendo jogar ele pra cima da Xô, pior personagem de Grey’s. Naaaaaao. Ai gente, eu realmente tava esperando que a Xô tivesse algum plot bom esse ano, que eu, após 4 temporadas, conseguisse me interessar, mas não dá, já pode sair da série

  • Matheus Ramos

    Gosto desses episódios, em que Greys nos passa alguma mensagem nas entrelinhas. Foi bacana. Amo suas reviews, Camis! <3

  • Barbara

    Só eu achei que a Amelia ficou aliviada de não estar grávida? Acredito
    que ela queira sim, mas devido aos traumas do passado não está 100% “on
    board” com a ideia.

    • Luana

      Também tive essa impressão… Acredito que ela queira muito…mas ao mesmo tempo ela tem medo do que pode acontecer depois da última gravidez. Esperamos que esta gravidez venha pra quebrar o ciclo de Greys e que tudo ocorra bem. Acho que os próximos momentos de tensão no casal vai ser sobre isso: o Owen querendo muito engravidar e ela tensa pelo que aconteceu,a té conseguir se abrir com ele…

  • Tiago Vaz

    Temporada começou bem morna e o único plot que estou gostando, por increça que parível, é o de Japril. Demorou para Mer contar pra irmã sobre o rolo com Nathan, ela vai acabar descobrindo e vai ficar um lengalenga de confiança e família. Vai rolar Jo e DeLucca para tristeza de todos e ciúme geral do Alex.

  • Alexsandro Styburski

    Não está dando pra defender essa temporada. Gente do céu, tá difícil continuar acompanhando 🙁

  • João Carlos

    Tirando o primeiro episodio e esse estou sentindo essa temporada mei estranha até aqui. Não é algo a ponto de parar de assistir, mas sei la…

  • Maiana

    Mais alguém percebeu a dificuldade da Amelia em enxergar direito? Como se trata da Shonda eu não acho que seja só uma miopia.