Game of Thrones 6×10: The Winds of Winter [Season Finale]

Um episódio épico para encerrar a melhor temporada de Game of Thrones

524
1021

No episódio mais longo de toda a série, GOT conclui o 6º ano com a certeza que estamos caminhando para o fim da história em um capítulo que supera expectativas e entrega satisfatoriamente alguns dos momentos mais aguardados pelo público.

Essa 6ª temporada tinha o grande desafio de sustentar-se sem o apoio dos livros publicados por GRRM. Uma difícil tarefa para David Benioff e Dan Weiss que de posse de uma maior liberdade criativa também surgiam como alvos fáceis das prováveis reclamações dos leitores. Uma nova configuração foi estabelecida e ninguém sabia mais o que esperar dos próximos acontecimentos de Westeros. Sinceramente, o resultado não poderia ter sido melhor. Com uma audiência que estabelece recordes a cada episódio, uma produção digna dos cinemas e uma repercussão mundial que nenhuma outra série atinge atualmente, GOT escreve seu nome na história e prova que mesmo depois de seis anos ainda tem fôlego e qualidade para conquistar cada vez mais fãs.

Esse finale vem para encerrar mais do que a 6ª temporada, mas todo um ciclo da história da série. Quando GOT estreou em 2011 fomos apresentados as famílias Stark e Lannister e vimos o nascimento do conflito que acabaria culminando na Guerra dos Cinco Reis. White Walkers eram criaturas que habitavam apenas as histórias da Velha Ama, selvagens eram seres inescrupulosos e Daenerys, uma menina inocente e imatura. O Rei de Westeros era Robert Baratheon e Jon Snow não passava de um bastardo que se reunia aos criminosos da decadente Patrulha da Noite.

Hoje, os cinco Reis que disputavam a Guerra já pereceram e uma Rainha senta-se no Trono de Ferro. Os Starks que sobreviveram aos mais duros reveses estão completamente transformados e finalmente voltaram a sorrir em Westeros. O garoto aleijado que procurava o corvo de três olhos já é O Corvo. Do outro lado do Mar Estreito aquela ameaça que parecia uma frágil faísca queima cada vez mais forte e finalmente encontra-se navegando para tomar o que é seu.

Como um jogo que chega ao fim, agora é hora de recolocar as peças no tabuleiro e recomeçar em uma configuração completamente diferente. Um embate entre Rainhas aproxima-se, mas a ameaça dos White Walkers nunca foi tão real e palpável. O Inverno chegou e no Norte os homens já se aliam aos selvagens para enfrentar a Guerra contra o Rei da Noite. A 7ª temporada provavelmente mostrará batalhas geladas no Norte e os embates de fogo daquelas que lutam pelo Trono enquanto a neve não se estende até Porto Real…

E agora, pela última vez em 2016, vou viajar por cada núcleo de Westeros e Essos analisando as tramas e tomando a liberdade de divagar sobre o futuro do que a série reserva…

Porto Real

img1

“Matei seu Aldo Pardal e seus pardais, todos seus septãos, septãs e soldados sujos porque foi bom vê-los queimando.Foi bom imaginar seu choque e dor.” 

Há alguns tantos anos, o Rei Louco de Westeros clamava Burn them all, mas um Lannister o impediu de seguir adiante… E, agora, tempos depois é justamente uma leoa quem concretiza parte de seus mais sádicos delírios. Se antes Jaime Lannister conseguiu impedir o Rei Targaryen de ir adiante, agora ele chega tarde demais e o olhar consternado que lança à irmã evidencia todo o seu receio. O Regicida vê sua própria irmã prestes a governar uma cidade em cinzas… Cinzas que incluem as de seu último filho vivo…

E foi com uma trilha sonora profunda e penetrante que vimos a sucessão de eventos emblemáticos de Porto Real. O arranjo que definitivamente não parecia o tipo de música que nos acostumamos a ouvir durante todos esses anos em GOT gerou uma estranheza que só coroou o diferencial e a grandeza dos eventos que aconteciam. Nem sempre o público consegue contemplar a importância que a música tem para a construção de uma cena, mas o que vimos nessa sequência inicial foi exatamente a trilha sonora funcionando como um catalisador de nossas emoções. Sabíamos que algo grande viria. Nesse momento só me recordo de mais um momento em que algo parecido aconteceu na série, durante os eventos do Casamento Vermelho, ao som de Rains of Castamere.

O trabalho do compositor Ramin Djawadi criou aquela tensão crescente que arrepia aos poucos e nos deixa em uma espécie de estado de alerta enquanto acompanhamos o lento caminhar em direção de um clímax apoteótico. Ouso dizer que essa se torna uma das minhas sequências preferidas em toda a série. Desde as primeiras imagens quando o sino do Septo ecoava e víamos o simbólico ato da preparação dos personagens, ainda que ali somente Cersei soubesse para o que de fato estava vestindo-se…

E então a música começa em sincronia com a abertura das portas do Septo e vemos o início do julgamento de Loras. Toda a confissão do outrora elegante Cavaleiro das Flores parecia minuciosamente orquestrada por Margaery. Parte de um plano que, infelizmente, nunca iremos conhecer. E enquanto ele se entrega a Fé dos Sete, contemplamos a perspicácia de Margaery como a única ali a perceber que havia algo extremamente errado na ausência de Cersei e Tommen. A música volta a embalar as cenas com os passarinhos de Qyburn atraindo suas presas: Meistre Pycelle e Lancel Lannister. Anteriormente nessa temporada já havíamos visto Qyburn manipulando as jovens crianças com doces e com o temor causado pela presença de Sir Gregor. E agora elas confirmam sua lealdade apunhalando Pycelle até a morte e conduzindo Lancel para ser o primeiro a vislumbrar, sem saída, o estrago que estava por vir.

E os rumores dos quais Cersei e Qyburn conversaram alguns episódios atrás se confirmaram sendo justamente os barris de fogovivo espalhados por Aerys Targaryen nas fundações do Septo de Baelor. E cirurgicamente eles planejaram a explosão, derrubando os barris e colocando as velas a queimarem até a cera esgotar-se e o fogo alcançar a substância verde que conhecemos na Batalha da Água Negra.

Lancel tenta em vão apagar a vela para impedir que as chamas avancem enquanto a Fé esforça-se para evitar que a multidão espalhe-se e fuja do julgamento de Cersei. Mas o massacre era irrefreável e vemos nos olhares consternados de Margaery, Loras e o Alto Pardal, o temor e o tremor aproximando-se até que chamas verdes lambam o maior símbolo da Fé em Westeros.

img2Se em Battle of the Bastards Miguel Sapochnik nos deu 23 minutos de uma batalha extremamente visceral protagonizada por Jon, nesse season finale fomos presenteados com 25 minutos ininterruptos acompanhando a concretização de um dos planos mais sádicos já orquestrados por Cersei. Com um figurino completamente inovador (e extremamente belo e majestoso) aos seus padrões, mas mantendo o velho copo de vinho na mão, Cersei assiste sua epifania de camarote. Se há prazer e satisfação no sorriso da personagem, seu filho não poderia ter tido reação mais diferente. Aquilo tudo representava peso demais para os ombros do jovem Rei, tão distinto de sua mãe, tão oposto ao irmão que o precedera. Atordoado o garoto atira-se da janela para encontrar a morte que sua mãe tentou evitar.

Na premiere da 5ª temporada vimos um flashback que mostrava uma jovem Cersei visitando a bruxa que lhe daria a profecia que a atormenta por toda sua vida: “Você será Rainha por um tempo, mas virá outra, mais jovem e mais bela, para derrubar você e tomar tudo aquilo que lhe for querido. Ele (o Rei) terá vinte filhos e você três, de ouro serão suas coroas e de ouro serão suas mortalhas”.

A morte de Tommen vem para consolidar ainda mais as previsões da Maggy, a Rã. Agora que seus filhos estão mortos e ela é a Rainha que tanto sonhou ser, os acontecimentos do outro lado do Mar Estreito sugerem que seja Daenerys a ‘Rainha mais jovem e mais bela’ que irá derrubá-la. O fogovivo de Cersei enfrentará a fúria do Dracarys de Daenerys?

De todas as vítimas desse atentado ao Septo de Baelor, a Rainha Tyrell é a que mais me dói. Além de uma personagem instigante que conquistou cada vez mais espaço e importância ao longo dos anos, também fica a decepção de não vermos suas jogadas com o Alto Pardal e como e quando tudo aquilo reverteria ao seu favor. Em uma de suas últimas falas fica a sugestão que havia um acordo entre eles e que apesar de Loras ter confessado seus pecados e prometido dedicar a vida à Fé, ele estaria livre após o julgamento de Cersei. Eu realmente acreditei que de alguma forma Margaery seria uma das que conseguiria fugir antes da explosão. Fiquei paralisada enquanto as chamas verdes consumiam o Alto Pardal e o Septo, mas ainda mais quando finalmente percebi que ali era o derradeiro fim de uma personagem tão interessante. Ainda que por linhas tortas e caminhos completamente inesperados, Cersei enfim conseguiu o que queria quando rearmou a Fé Militante: destruir os Tyrell.

E sua vingança estava longe de terminar ali. Humilhada no season finale da 5ª temporada, agora é ela quem ridiculariza aquela que protagonizou sua desonra. Uma inversão completa aos eventos do auge de sua humilhação com direito a todas as referências à sua emblemática Caminhada da Penitência. CONFESS. CONFESS. CONFESS. Mais uma excelente cena da Cersei de Lena Headey que enfim confessa toda sua verdade para a Septã: todas suas ações – matar o marido, dormir com o irmão, explodir o Septo – ela as faz porque a fazem sentir-se bem. E agora é sua vez de torturar a Septã, afinal isso também a faz sentir-se bem e, após quase afogá-la com vinho e destruí-la com palavras, ela a deixa na presença de Montanha para que ele a humilhe e destrua também fisicamente. SHAME, SHAME, SHAME.

img3

Cersei já provou que é alguém extremamente difícil de quebrar. Casada com um marido a quem detestava, viu a morte dos filhos, do pai, a fuga do irmão que odiava (e que acredita ter matado Joffrey) e as transformações do homem que amava em uma direção cada vez mais dissonante da sua. Por fim sofreu uma das maiores degradações diante de todo seu Reino. A cada percalço vivido, ela ressurgia sempre mais forte, movida por uma eterna ânsia de poder e vingança contra aqueles que a humilharam. Cersei é arrogante demais para aceitar um final simplório. Prefere morrer louca e vingada a viver em uma redenção que nunca buscou.

Cersei torna-se cada vez mais fria, obstinada e ambiciosa. Seu lado humano era despertado pelo protecionismo aos filhos e ela fala isso a Sansa “Quanto mais pessoas você ama, mais fraca você é. Não ame ninguém além de seus filhos”. Mas a cada morte de um de seus herdeiros percebemos como ela está cada vez mais resignada. Se com Joffrey ela descontrolou-se, com Myrcella ela sofreu calada. E com Tommen, ela mal externaliza suas emoções. Se era o amor por sua cria que a humanizava, nada resto de humano na leoa, e com quase nada a perder, ela será ainda mais impiedosa e inconsequente. Sem os filhos a quem amava, ela segue ainda mais forte, segundo suas próprias palavras.

img4Diante da ausência de um sucessor para Tommen (todos aqueles que poderiam mais facilmente clamar pelo Trono estão mortos: Stannis, Myrcella, Renly, Shireen…) Cersei encerra essa temporada coroada como a primeira Rainha dos Sete Reinos. Há alguns questionamentos nessa coroação, porque de fato, em uma situação que a herança do Trono é incerta forma-se um Grande Conselho formado pelos grandes Lordes de Westeros que escolhem a reivindicação mais apropriada. Por ora, Cersei tomou a Coroa para si e nomeou Qyburn como sua Mão. As Grandes Casas inimigas dos Lannister deverão ver nisso mais um motivo para sua rebelião e na Guerra que se desenha pouco importará quem tem a reivindicação mais sólida, mas aquele que for capaz de tomar e, especialmente, manter o Trono para si.

E Cersei está em situação que não medirá quaisquer esforços para manter-se Rainha. Destemida, o estrago que ela é capaz de criar é imensurável. Sua maior fraqueza é sua fraquíssima habilidade política e a ausência de aliados. O que uma Rainha ambiciosa, louca e desesperada é capaz de fazer? Penso que se há alguém para concluir os sádicos planos de Aerys Targaryen, esse alguém é essa Rainha Louca que explodiu a Fé. Enfrentando uma forte ameaça como Daenerys é fácil ver Cersei reduzindo a Fortaleza Vermelha e Porto Real a cinzas para que a Rainha Dragão não tenha também o que governar.

Cidadela

Diante de tantos momentos reveladores e arrebatadores nos outros núcleos, o retorno de Sam e Gilly às telas parece até deslocado. A grandiosidade da imponente biblioteca dos meistres é inegável e rende imagens belíssimas, mas me vi mais intrigada pela desinformação da Cidadela (como assim eles ainda achavam que o Comandante da Patrulha da Noite era Jeor Mormont?) e encantada pelo vislumbre de centenas de corvos brancos voando aos Sete Reinos para comunicar que ‘O Inverno chegou’.

De qualquer forma é com alívio (e surpresa?) que vemos Sam, Gilly e o pequeno Sam chegando são e salvos após deixarem Monte Chifre como fugitivos, especialmente quando lembramos que eles levaram consigo a espada de aço valiriano da família Tarly. O pai de Sam sabe para onde o filho pretendia ir e se não o alcançou a caminho de seu destino, não tenho dúvidas que veremos mais desse conflito familiar na próxima temporada.

Vilavelha e a Cidadela serão alguns dos novos cenários grandiosos que conheceremos melhor em 2017 e o que vimos em Winds of Winter foi apenas um esboço do que esse local nos reserva. Com a queda do Septo, Daenerys deixando Meeren e Arya deixando Braavos, será a majestosa Cidadela que encherá nossos olhos nos domingos do próximo ano, trazendo junto uma vasta possibilidade de Sam aprender sobre a história de Westeros e os segredos das magias que a cercam. O que tem tudo para ser essencial na guerra que está por vir contra os White Walkers. Prevejo que Sam e seus conhecimentos serão peça fundamental desse embate.

img5

Vocês também não acharam esse símbolo na Biblioteca bastante familiar com o que vemos há seis anos na abertura da série?

Norte

img6

“Winter is here”

Finalmente é chegado o momento que Melisandre é confrontada sobre sua atitude mais deplorável. A atuação de Liam Cunningham externando toda a indignação e o sofrimento de Davos foi emocionante. A ligação entre o Cavaleiro das Cebolas e a pequena que o ensinou a ler sempre foi muito tocante e Davos merecia viver esse embate. Diante de Jon Snow, o maior acerto de Melisandre, Davos aponta que todas as suas falhas mataram não apenas uma criança inocente como diversos bons soldados.

Jon não condena a Mulher Vermelha à morte (afinal se não fosse por ela, ele também não estaria ali), mas a expulsa de Winterfell e do Norte. Melisandre parte e não tenho dúvidas que seu destino voltará a cruzar o de outro Stark, Arya, tal como ela previu na 3ª temporada. A separação de Jon e Melisandre afasta também a sensação de invencibilidade que surgiu após vermos o personagem renascendo. Longe de um sacerdote vermelho, a morte volta a ser definitiva para o Stark.

Sem maiores explicações a Jon (e a nós) sobre sua decisão em não revelar o apoio dos Cavaleiros do Vale, Sansa e Jon protagonizaram um belo momento nas torres de Winterfell. Jon evidencia a importância que eles não cultivem desconfianças entre si, o que pode ser fatal quando vivem conflitos com o interesse de tantos inimigos em jogo. A menor rusga de incerteza que Sansa tenha sobre Jon pode facilmente ser alimentada pelos jogos persuasivos de Mindinho (ou de um novo inimigo que venha a surgir), mas ao que tudo indica a menina tem completa noção do terreno que está pisando (“Só um tolo confiaria em Mindinho”) e Jon pode contar com sua absoluta lealdade. Isso é reconfortante, pois afasta quaisquer receios que essa nova Sansa ainda retenha as inseguranças e imaturidades da antiga Sonsa, características que a deixavam extremamente vulnerável a ambição do Lorde Baelish.

Lindo o momento em que a menina revela ao irmão primo sobre o corvo que chega da Cidadela. “O Inverno está aqui” e como lobos dignos de seus brasões, os dois sorriem. Há seis temporadas os Starks anunciam que ‘Winter is Coming’ e é extremamente simbólico que a família esteja se reerguendo justamente com a chegada do Inverno.

No Bosque Sagrado, Sansa e Mindinho tem um diálogo intenso no qual o Protetor do Vale revela seu mais profundo desejo: sentar-se ao Trono de Ferro ao lado de Sansa Stark. Como disse anteriormente, o novo jogo de Mindinho será o de trabalhar um possível embate entre Sansa e Jon, afinal o novo Rei do Norte tornou-se uma grande ameaça para que ele possa alcançar seus objetivos. Ainda que as palavras dele pareçam ainda ter alguma influência sobre Sansa, tudo indica que a menina parece bastante determinada a não confiar nele. Está na hora de a vermos jogando com ele exatamente como o próprio a ensinou. As Casas do Vale já o desprezam e ela já tem o carinho do verdadeiro Lorde Arryn, seu primo Robyn.  O terreno está pronto para Sansa triunfar.

No episódio que Jon nos é apresentado como filho de Lyanna Stark, é a pequena e feroz Lyanna Mormont quem o proclama Rei do Norte.

img7

Há uma clara, bela e nostálgica releitura na cena que coroa Jon Snow como Rei do Norte. Tal como Robb na reta final da 1ª temporada, agora é Jon que contempla admirado e surpreso os grandes senhores do Norte curvando-se ao seu nome. Ao lado dele não está Catelyn, mas uma igualmente impressionada Sansa. E os grandes Lordes erguem suas espadas, clamam e ajoelham-se tal como fizeram com o primogênito Stark.

Não tenho palavras para descrever como a adição da jovem Lady Lyanna de Bella Ramsey foi um acréscimo positivo à série. Tinha tudo para soar forçado e talvez até caricato, mas os discursos da criança são tão bem executados que só nos resta admirá-la. Quem seria mais digno do que aquela que cedeu seus 62 bons homens para apontar as falhas daqueles velhos Lordes Nortenhos? Ela não se importa com sobrenomes porque compreende que o sangue de Jon é tão Stark como o de seus irmãos primos. Ela sim é merecedora de bradar ‘The North Remembers’ e espero que a partir de agora o Norte não volte a se esquecer: O Lobo Branco que vingou o Casamento Vermelho é Rei do Norte!

Naquela histeria coletiva apenas Sansa reconhece que há um provável inimigo surge ali mesmo. Mindinho lhe lança um olhar sinistro e ela compreende o perigo de tê-lo tão próximo. 

Gêmeas

img8

“Meu nome é Arya Stark. A última coisa que você verá será um Stark sorrindo enquanto você morre”

A última mente por trás do Casamento Vermelho está morta e o sentimento é que os Starks definitivamente vingaram a traição e o massacre daquele dia. E a última coisa que o velho Frey viu foi o sorriso de uma jovem Stark. A loba caçula está de volta a Westeros pronta para concluir sua vingança com quantas faces forem precisas.

Que momento prazeroso! Foi na finale da última temporada que a vimos pela primeira vez trocando de face para cortar um nome de sua lista. E se assisti-la assassinando Meryn Trant já foi reconfortante, o que dizer de vê-la alimentando o maldito Lord Frey com os próprios filhos para depois assassiná-lo de forma tão marcante? Com o mesmo corte na garganta que encerrou a vida de Catelyn naquele mesmo salão.

Que simbólico mais um ‘banquete’ nas Gêmeas ser o prelúdio de sangue derramado. Nessa  ‘Torta Frey’ há uma clara referência a eventos do livro, mas também nos vêm a lembrança das habilidades culinárias que Arya provavelmente aprendeu com seu velho amigo, Torta-Quente.

E os últimos momentos de Walder Frey não foram fáceis. Ele ainda viveu para ver Jaime apontando a inutilidade da aliança com sua casa.

A lista de Arya está cada vez menor, mas alguns nomes importantes permanecem suscetíveis a sua vingança nas temporadas que virão: Cersei, Cão, Montanha e Sir Ilyn Payne. Sorte a de Jaime ter partido antes dela decidir-se por vingar-se de todo Lannister vivo.

Dorne

Você percebe como um personagem é incrível quando ele é capaz de tornar o pior núcleo da série em algo aceitável. Vovó Olenna está de luto pela perda de sua família, mas ainda assim falou tudo o que gostaríamos de dizer às insossas Serpentes de Areia. Se Olenna não luta mais por sobrevivência, ela encontra aliados dispostos a lutar por ‘Vingança. Justiça. Fogo e sangue’.

Uma aliança Girl Power foi formada: Ellaria Sand de Dorne, Yara Greygoy de Pyke e Olenna Tyrell de Jardim de Cima curvam-se à Rainha dos Dragões em um movimento extremamente bem pensado por Varys.

Além-da-Muralha

Benjen Stark cumpre seu papel e deixa Bran e Meera aos pés de um represeiro e da Muralha, já que não pode avançar mais. Não tenham dúvidas que aquela sua fala sobre a proteção da Muralha não foi à toa. Há magia para impedir que mortos, como Benjen, atravessem a Muralha e a teoria que Bran possa destruir essa proteção quando atravessá-la me agrada bastante. Afinal foi a marca que o Rei da Noite deixou no menino que revelou a localização da Árvore Coração e do Corvo de Três-Olhos e assim ‘destruiu’ a magia que protegia o local do avanço das criaturas.

Compreendendo que é agora o Corvo de Três-Olhos, Bran nos presenteia com sua mais reveladora visão verde…

Visões de Bran: Torre da Alegria

img9

“Prometa-me Ned”

Em 1996, GRRM publicava o primeiro título de sua saga de fantasia épica. Entre as centenas de páginas, uma questão brotava e as dúvidas a seu respeito cresceram conforme a saga expandia-se através dos anos e de mais quatro livros. Mas foi em 2011 que a pergunta alçou vôos maiores devido à adaptação televisiva que realmente apresentou GOT ao grande público e me faz estar aqui escrevendo essa review.

Ironicamente, a resposta dessa questão não vem das palavras escritas de seu criador, mas através do impacto visual de uma das cenas da série que a propagou. E assim, 20 anos depois dos primeiros leitores serem apresentados a Ned Stark, finalmente confirmamos quem afinal é a mãe do bastardo Jon Snow. E a resposta não poderia ser mais emocionante e concisa com tudo que vimos até aqui.

Jon é filho de Lyanna com Rhaegar Targaryen. Jon não é filho, mas sobrinho de Ned Stark. É filho do irmão de Dany, é sobrinho da Mãe dos Dragões. Jon é fogo e gelo, Jon é lobo e dragão! A teoria mais propagada e comentada pelos fãs (R+L=J) de GOT prova-se real. A honra de Ned permanece inabalada e essa é mais uma prova do homem admirável que era que optou por ‘manchar’ sua reputação para proteger o sobrinho.

As pistas estavam lá, ainda que passassem despercebidas. Escondidas e diluídas ao longo desses 60 episódios, chamavam mais a atenção dos leitores que já conheciam e acreditavam na teoria R+L=J do que dos espectadores que conheciam aqueles personagens pela primeira vez.  Mas o fato é que, sim, desde o primeiro episódio da série, há inúmeras referências ao passado de Lyanna e Rhaegar. Como esquecer de Ned Stark falando a Jon: “Você pode não ter meu nome, mas tem meu sangue”.

Esse vídeo é excelente e compila todas essas pistas:

Por isso havia Guardas Reais (incluindo o extremamente habilidoso Arthur Dayne) protegendo a Torre da Alegria enquanto o Príncipe e herdeiro do Trono travava batalhas de guerra. Ali dentro também havia sangue real a ser protegido. E por isso Lyanna fala que Robert mataria seu bebê se soubesse de sua verdadeira origem. Robert nutria ódio contra os Targaryen e tinha acabado de triunfar sobre Rhaegar na Batalha do Tridente. Não, não há dúvidas que a série confirmou que R+L=J é real. Não tivemos a afirmação contundente, mas é óbvio dentro de tudo que nos foi apresentado. O que ainda está em jogo é o tipo de relação que existia entre Lyanna e Rhaegar. A visão da Torre da Alegria não deu provas explícitas que os dois viveram uma história de amor e fugiram juntos (como a teoria dos fãs prega), ainda que fique implícito que o Jovem Dragão não a seqüestrou e estuprou. Talvez a confirmação esteja no sussurro que não escutamos… Talvez (e torço para isso) as respostas definitivas estejam em novas visões de Bran.

Para quem não está familiarizado com a teoria (SHAME!), a história conta que Rhaegar raptou Lyanna, prometida de Robert Baratheon, o que ajudou a deflagrar a Rebelião de Robert e culminou com a queda da dinastia Targaryen. Mas a teoria acredita que Rhaegar e Lyanna amavam-se, afinal ele a coroara como Rainha da Beleza mesmo na presença de sua esposa Elia Martell, e fugiram juntos.

É importante ressaltar que se essa revelação coloca sangue de dragão nas veias do bastardo Stark, por outro lado ela não coloca Jon como um sucessor de direito ao Trono de Ferro. Nascido de uma relação extraconjugal do Princípe Targaryen, Jon ainda carrega a alcunha de bastardo. A não ser que Rhaegar e Lyanna tenham oficializado sua relação em segredo, o que colocaria Jon acima de Dany na linha de sucessão. Vale lembrar que a poligamia era uma prática extremamente comum entre os Targaryen.

Agora que nós já saibamos quem é a mãe de Jon e, especialmente, quem é seu pai, fica a expectativa dos personagens da série terem também essa revelação. Além de Bran, há mais um homem vivo em Westeros que conhece a verdadeira história: Howland Reed, o pai de Meera, que duelava ao lado de Ned na Batalha da Torre da Alegria e foi o único a sobreviver além do Lord Stark.

Meeren, Baía dos Dragões

img10

A Baía dos Escravos tem um novo nome e a Mãe dos Dragões tem um novo (velho) destino.

Às vezes a grandiosidade das batalhas, a imponência dos efeitos especiais e o choque dos plot twists são o que se destacam e propagam o nome de Game of Thrones aos quatro ventos. Mas devo ressaltar que os grandes momentos da série também surgem nas mais simplórias e despretensiosas cenas… Momentos que nos atingem pela maneira bem construída a qual foram concebidos e pela empatia que criamos ao longo dos anos com tantos e tantos personagens. Somam-se a isso atuações extremamente felizes dos atores envolvidos… Nesse episódio posso citar alguns desses momentos, como o sorriso entre Jon e Sansa, a emoção de Davos confrontando Melisandre sobre Shireen, mas especialmente, o momento em que Daenerys nomeia Tyrion como sua Mão.

Eu realmente me emocionei com o olhar do anão contemplando aquela que mais do que sua Rainha, é também a primeira pessoa que ele realmente acredita. Joffrey bradava para que o anão se curvasse a ele, mas foi Daenerys quem conquistou um ajoelhar espontâneo do anão. Simples, sem grandes malabarismos e ainda assim uma cena marcante. Peter Dinklage esteve sensacional e mesmo Emilia Clarke, despida de suas feições caricatas, fez uma cena bonita e sincera.

Aliando sua força, senso de justiça e carisma aos sábios conselhos de pessoas que realmente conhecem as engrenagens de Westeros – Tyrion e Varys – Dany torna-se uma força dificilmente superável. Sua decisão em deixar Daario em Meeren é sábia e apropriada ainda que uma sombra da loucura Targaryen possa estar presente quando ela confessa a Tyrion que não sentiu nada ao dispensar a companhia do homem que a amava.

Esse finale espetacular termina com a cena que sonhávamos desde a distante 1ª temporada: De posse de seu khalasar, oito mil Imaculados, três dragões e o apoio de grandes Casas de Westeros, Dany e seus aliados navegam em direção a sua casa para que ela possa finalmente retomar o que é seu com ‘fogo e sangue’. Eles vão aportar em Dorne? Como lidarão com Euron Greyjoy e seus desejos de aliar-se a sua causa ao mesmo tempo em que deseja a morte dos sobrinhos? Dany tem consciência da importância de alianças matrimoniais. Sem qualquer herdeiro Tyrell ou Martell, Theon é uma opção? Jon?

As velas Targaryen colorem o Mar Estreito e novos ventos sopram em direção a Westeros. Ventos de Fogo e Ventos de Inverno.

img11

Balanço Final da 6ª Temporada

Quando coloco essa temporada na balança, sinto que o saldo é extremamente positivo e um sorriso de satisfação preenche meu rosto. Falhas existiram, mas foram pequenas perto dos grandes momentos que as envolveram. Até então eu considerava a 4ª a melhor de todas as temporadas de GOT, mas diante dos grandes episódios, dos momentos decisivos, revelações e conclusões que tivemos nesse 6º ano, essa temporada assume o topo de meu ranking. Foi épica e consistente.

Nunca uma temporada foi tão favorável aos ‘heróis’. Se GOT já provou que em seu universo ninguém está a salvo, nem mesmo os protagonistas e mocinhos, é chegada a hora de confirmar que todos também podem reerguer-se e triunfar, desde figuras mais maquiavélicas como Cersei até os personagens que mais se assemelham a heróis.

Sansa e suas utopias de conto de fadas, Arya e suas pretensões imaturas de enxergar apenas as belezas de ser uma guerreira e Jon esmagado pela aceitação de sentir-se um bastardo inferiorizado nunca triunfariam no Jogo dos Tronos. Da mesma forma, uma Daenerys pueril, inocente e facilmente manipulável e um Tyrion que acreditava saber de tudo. Foi uma longa jornada de momentos determinantes e duros para criar nesses personagens a casca necessária para não se tornarem homens quebrados. Foram necessários seis anos para transformá-los no que Cersei já sabe há tanto tempo: jogadores conscientes que no Jogo dos Tronos ou você vence ou você morre.

Suspiros Finais

– Enfim, o símbolo Stark volta a aparecer na abertura da série em Winterfell!

– Cersei, Olenna, Jon, Jaime, Daenerys, Tyrion, Elaria… Todos vestiram preto nesse season finale. Luto pelo fim?

– Todas as Grandes Casas de Westeros perderam os Lordes que as comandavam no início da série. Mace Tyrell foi o último a perecer, depois de Jon Arryn, Viserys Targaryen, Robert Baratheon, Ned Stark, Hoster Tully, Tywin Lannister, Doran Martell e Balon Greyjoy.

Torta Frey: No finale da 3ª temporada há uma cena em que Bran conta a Hodor, Meera e Jojen sobre a história do Cozinheiro Ratazana que serviu a um Rei Ândalo uma torta que tinha feita de bacon e do próprio filho do Lord. Os deuses revoltados pelo cozinheiro da Patrulha ter assassinado um hóspede sob seu telhado o amaldiçoaram e transformaram-no em uma ratazana branca que só podia comer os próprios filhos.

Por mais que seja Arya quem tenha servido a Torta de Frey, parece mais que foi o Lorde Frey quem foi castigado pelos eventos do Casamento Vermelho, não? Afinal os deuses não perdoam aqueles que matam hospédes sob seu teto.

– Nem Varys, nem Arya ou Mindinho tem um teletransporte. Vale ressaltar que a linha temporal de GOT não é perfeitamente contínua e que não é simultânea em todos os seus núcleos. Não sabemos quanto tempo passou entre a cena de Dorne e a imagem de Varys navegando com Dany. Se nas primeiras temporadas grandes acontecimentos aconteciam durante as jornadas, agora tudo precisa ser mais rápido já que são os destinos tem papéis cada vez mais importantes.

– O diretor Miguel Sapochnik confessou que a ausência de Fantasma no último episódio (e provavelmente nesse) tinha uma explicação: falta de dinheiro. Era bastante caro colocá-lo na Batalha e eles precisaram escolher entre o lobo e Wun Wun. Uma pena também para esse episódio. Imaginem como a coroação de Jon como Rei do Norte seria ainda mais simbólica se o Lobo Branco estivesse ao seu lado.
– The Winds of Winter superou para mim o Battle of the Bastards. Preferências a parte é inquestionável que o encerramento dessa 6a temporada, nesses últimos episódios, foi o melhor que a série já nos apresentou. Hoje, ambos os episódios estão com nota 10 no IMDb. Se o 6×09 fez história como o episódio melhor avaliado da história do IMDb, esse finale parece estar seguindo o mesmo caminho.

– Cadê Brienne e Podrick nesse finale?

Agradecimentos

Eu, Steffi da Casa Hanschke, Primeira de Meu Nome, afirmo aos Sete Reinos que foi um grande prazer fazer a cobertura dessa excelente temporada de GOT aqui para o SM. Semana após semana as centenas de comentários com teorias, críticas e elogios só me faziam ter vontade de tornar esse texto o mais bem-feito e completo que eu pudesse no menor tempo que conseguisse. Obrigada por todas as palavras de carinho e por terem embarcado comigo em minhas *longas* análises episódio a episódio. Em 2017 voltamos a nos ver e que todos os deuses de GOT (mesmo os que Cersei explodiu) continuem nos abençoando com grandes momentos como os que vimos e discutimos nessa 6ª temporada!

  • Lucas Alexandre

    Demorou mas finalmente a Cersei escolheu a violência de verdade e o quão incrível foi toda a cena inicial desse episódio?? Tudo esteve lindo, edição, atuaçao, fotografia, aquela tensão crecescente ajudada pela pontual trilha sonora de sempre ótimo Ramin Djawadi… com certeza entra pra historia dos melhores momentos de toda a série.
    Deveria ficar conhecido como Julgamento Verde e nossa cersex com três filhos mortos ja pode pedir música no Fantástico haha

  • Lucas Alexandre

    Demorou mas finalmente a Cersei escolheu a violência de verdade e o quão incrível foi toda a cena inicial desse episódio?? Tudo esteve lindo, edição, atuaçao, fotografia, aquela tensão crecescente ajudada pela pontual trilha sonora de sempre ótimo Ramin Djawadi… com certeza entra pra historia dos melhores momentos de toda a série.
    Deveria ficar conhecido como Julgamento Verde e nossa cersex com três filhos mortos ja pode pedir música no Fantástico haha

    • Daniel Barcelos Grego

      A diferença é que o episódio de Person teve menos de 5.000 votos enquanto The Winds of Winter teve mais de 56.000 e Battle of the Bastards quase 110.000 até agora.

      Qual você acha que é mais dificíl de conseguir?

      • Gabriel

        Person of Interest. Aquilo lá é uma média das notas do público. Não quer dizer que todos deram total mas a nota dos que não deram pode ser desconsiderada. Um episódio com apenas 5000 votos tenderia a sofrer maiores variações na nota que um com mais de 100 000.

        • Daniel Barcelos Grego

          Numa amostra de 100.000 não houve variação de pensamento suficiente pra baixar a nota nem em 0,1 ponto. Eu chamo isso de consistência…

      • sei, mas GOT vive do hype, POI da consisteencia. eh como comparar Avatar de Cameron, com Insónia de Nolan, o segundo é superior, mas menos votado, por ser mais realista e não ter dragões que voam. atenção, não estou a dizer que o ep. nao tivesse sido bom.

    • Ricardo Gelatti

      Quero muito ver POI também, as notas dos capítulos avulsos são excelentes. Já a nota geral não é tão alta.

      • Gabriel

        É a primeira temporada que baixa a nota. Antes ela seguia um forma procedural mas, a partir da segunda temporada, adotou um mais serializado. Eles foram importantes para a construção dos personagens mas, na época, parecia que a série estava desperdiçando o seu potencial.

  • shinodaluk

    Depois desse episódio, Cersex tem que ter uma morte digna, no melhor estilo Nazaré: Caindo do alto do castelo com a cidade em chamas com a mão pra cima rindo e gritando que voltará!

    • Jean Pastore

      HAHAHAHAHAHAHA

    • Daniel Barcelos Grego

      A diferença é que o episódio de Person teve menos de 5.000 votos enquanto The Winds of Winter teve mais de 56.000 e Battle of the Bastards quase 110.000 até agora.

      Qual você acha que é mais dificíl de conseguir?

      • Gabriel

        Person of Interest. Aquilo lá é uma média das notas do público. Não quer dizer que todos deram total mas que uma variação causada pela nota dos que não deram pode ser desconsiderada no arredondamento. Um episódio com apenas 5000 votos tenderia a sofrer maiores variações na nota que um com mais de 100 000 mas como o IMDB só olha até décimos então ambos estariam na mesma situação.

        • Daniel Barcelos Grego

          Numa amostra de 100.000 não houve variação de pensamento suficiente pra baixar a nota nem em 0,1 ponto. Eu chamo isso de consistência…

      • sei, mas GOT vive do hype, POI da consisteencia. eh como comparar Avatar de Cameron, com Insónia de Nolan, o segundo é superior, mas menos votado, por ser mais realista e não ter dragões que voam. atenção, não estou a dizer que o ep. nao tivesse sido bom.

    • Ricardo Gelatti

      Quero muito ver POI também, as notas dos capítulos avulsos são excelentes. Já a nota geral não é tão alta.

      • Gabriel

        É a primeira temporada que baixa a nota. Antes ela seguia um forma procedural mas, a partir da segunda temporada, adotou um mais serializado. Eles foram importantes para a construção dos personagens mas, na época, parecia que a série estava desperdiçando o seu potencial.

  • shinodaluk

    Depois desse episódio, Cersex tem que ter uma morte digna, no melhor estilo Nazaré: Caindo do alto do castelo com a cidade em chamas com a mão pra cima rindo e gritando que voltará!

    • Jean Pastore

      HAHAHAHAHAHAHA

  • rocorby

    JON SNOW: REI DA PORRA TODA!!!

  • rocorby

    JON SNOW: REI DA PORRA TODA!!!
    PS: que 30 minutos iniciais belissimos!!! trilha fantastica usada pelo show

  • Gabriel

    Na próxima temporada terá o embate mais aguardado da série: Varys e Tyrion contra Mindinho.

    • Luan marcos

      Kkkkkkk ali que e a verdadeira guerra dos trono. Do com a leve impressão que mindinho vai se aliar com Cersei. Fica muito disigual na guerra Dany X Cersei acho que vai ser Dany+Norte+Campina+Dorne X Cersei+Pike+Vale+riverrun (que tá sendo controlado pelos Freys)

  • Gabriel

    Na próxima temporada terá o embate mais aguardado da série: Varys e Tyrion contra Mindinho.

    • Luan marcos

      Kkkkkkk ali que e a verdadeira guerra dos trono. Do com a leve impressão que mindinho vai se aliar com Cersei. Fica muito disigual na guerra Dany X Cersei acho que vai ser Dany+Norte+Campina+Dorne X Cersei+Pike+Vale+riverrun (que tá sendo controlado pelos Freys)

  • Marcos Bastos

    Melhor episódio de toda a série e melhor temporada! Tava tudo perfeito, tudo lindo! Música (Ramin Djawadi, casa comigo), figurino, efeitos especiais, tudo! Chorei pela Margaery, mas como não amar Cersei torturando a septa? A nova rainha escolheu a violência da melhor forma (apesar de não controlar mais os Sete Reinos, o norte e o vale são dos Starks, Dorne e Campina se voltaram pra Daenerys). Amei a confirmação das teorias R+L=J e Tortas de Frey! Impressão minha ou a Arya tá ficando meio louca? A expressão facial dela enquanto o sangue jorra a garganta do Frey é bem assustadora (e o fato dela ter matado e desmembrado dois homens tbm é, mesmo que eles merecessem). Tommen mostrou pq a cidade se chama “King’s Landing” (só quem entende inglês vai entender essa piada ridícula) e o Tyrion recebendo seu broche de mão da rainha foi lindo de ver. Achei que só eu tinha percebido na biblioteca da Cidadela aquela esfera da abertura (amei aquela biblioteca, linda). O inverno finalmente chegou e os Starks tão por cima da carne seca, e Daenerys, depois de fazer um tour de 6 anos por todas as cidades de Essos, finalmente vai mostrar o Fogo e o Sangue pra Westeros <3 p.s. Ano que vem o mapa de abertura não vai mais mostrar Essos? Vai ficar bem estranho tudo focado em Westeros. E o melhor lugar pra Dany aportar é em Dorne ou Stormlands. Ponta Tempestade é um castelo enorme sem defesas, ja que os Baratheon foram extintos… Chegar em Westeros dominando um grande castelo é uma ótima forma de chegar. Com o apoio dos Tyrell e Dorne, ela ja vai ter quase metade do reino.

    • Luan marcos

      Foi o que reparei a Arya ta tão louca quanto a Cersei. PINEL NAS DUAS.

  • Marcos Bastos

    Melhor episódio de toda a série e melhor temporada! Tava tudo perfeito, tudo lindo! Música (Ramin Djawadi, casa comigo), figurino, efeitos especiais, tudo! Chorei pela Margaery, mas como não amar Cersei torturando a septa? A nova rainha escolheu a violência da melhor forma (apesar de não controlar mais os Sete Reinos, o norte e o vale são dos Starks, Dorne e Campina se voltaram pra Daenerys). Amei a confirmação das teorias R+L=J e Tortas de Frey! Impressão minha ou a Arya tá ficando meio louca? A expressão facial dela enquanto o sangue jorra a garganta do Frey é bem assustadora (e o fato dela ter matado e desmembrado dois homens tbm é, mesmo que eles merecessem). Tommen mostrou pq a cidade se chama “King’s Landing” (só quem entende inglês vai entender essa piada ridícula) e o Tyrion recebendo seu broche de mão da rainha foi lindo de ver. Achei que só eu tinha percebido na biblioteca da Cidadela aquela esfera da abertura (amei aquela biblioteca, linda). O inverno finalmente chegou e os Starks tão por cima da carne seca, e Daenerys, depois de fazer um tour de 6 anos por todas as cidades de Essos, finalmente vai mostrar o Fogo e o Sangue pra Westeros <3 p.s. Ano que vem o mapa de abertura não vai mais mostrar Essos? Vai ficar bem estranho tudo focado em Westeros. E o melhor lugar pra Dany aportar é em Dorne ou Stormlands. Ponta Tempestade é um castelo enorme sem defesas, ja que os Baratheon foram extintos… Chegar em Westeros dominando um grande castelo é uma ótima forma de chegar. Com o apoio dos Tyrell e Dorne, ela ja vai ter quase metade do reino.

    • Luan marcos

      Foi o que reparei a Arya ta tão louca quanto a Cersei. PINEL NAS DUAS.

  • Will

    Não gostei muito desta temporada, estava tudo extremamente previsível, e foi nesta que acabaram com a minha personagem favorita, Arya. Deixo está temporada atrás da 4, 3, e 1. Pelo menos tivemos o The Door, episódio fantástico, e a batalha dos Bastardos, que mesmo cheio de incoerências e furos no roteiro, foi brilhantemente dirigido.

    • Luan marcos

      Estranho que essa foi a pior temporada da Arya. E foi justo a temporada que ela concretizou parte da vingança dela.

  • Heloisa Martins

    Parabéns mais uma vez! Até abril de 2017!

  • Will

    Não gostei muito desta temporada, estava tudo extremamente previsível, e foi nesta que acabaram com a minha personagem favorita, Arya. Deixo está temporada atrás da 4, 3, e 1. Pelo menos tivemos o The Door, episódio fantástico, e a batalha dos Bastardos, que mesmo cheio de incoerências e furos no roteiro, foi brilhantemente dirigido.

    • Luan marcos

      Estranho que essa foi a pior temporada da Arya. E foi justo a temporada que ela concretizou parte da vingança dela.

  • Heloisa Martins

    Parabéns mais uma vez! Até abril de 2017!

  • Matheus Brito

    Primeira vez que comento numa review de GoT aqui nesse site. Mas tenho acompanhado todas, então antes de tudo, quero parabenizar a Steffi por essas reviews maravilhosas que ela fez da temporada. Sempre cheias de detalhes e escritas muito bem, foram um adendo interessante para os fãs da série.

    Mas vou começar meu texto discordando de você, Steffi. Pra mim, essa 6a temporada não foi a melhor da série. Os roteiristas deram muitas voltas em algumas coisas, alguns episódios foram extremamente fracos, com uma ou outra cena marcante, vide os dois que precederam a Batalha dos Bastardos. Os dois últimos episódios, sim, podem ser considerados os melhores da série, por apresentarem elementos que todo fã de Game of Thrones gosta e sempre aguardou, mas a temporada em si apresenta um saldo irregular. Sem dúvida alguma foi melhor que a 5ª, mas a 4ª ainda continua sendo a melhor sequência de episódios da série.

    Agora sobre o episódio em si fica até difícil achar as palavras. Não gosto da Cersei, e não por qualquer outra coisa senão a forma maravilhosa que Lena conseguiu imprimir a personagem de uma forma tão certeira e… odiosa! Porém, curvo-me e aplaudo seu plano espetacular de aniquilação de praticamente todos os seus inimigos. Reparem, ela se livrou: do Alto Pardal, do primo antipático Lancel e da Fé Militante em si. Da família Tyrell e de sua “nêmesis”, Margaery. E de sua carrasca da temporada anterior, a quem chamarei de “Confess”. Seu filho se matou, e ela ascendeu ao Trono de Ferro, algo que imagino que ela nem pensava que aconteceria. Seu plano devia ser voltar a mandar e desmandar no pamonha do filho rei, mas saiu melhor que a encomenda. E isso tudo aliado à ótima música que compôs a cena e a maravilhosa, épica e inesquecível explosão de King’s Landing com o Fogovivo. Foi um espetáculo visual que me causou 3 arrepios consecutivos e até vibrei com ela. Agora algo interessante, e que passou batido por muitos, é que a família Baratheon está extinta. Uma das grandes casas de Westeros finalmente perece verdadeiramente. Sim, sei que o Tommen era um Lannister, mas para todos ele era um Baratheon, que poderia procriar e dar sequência à família, mesmo que nós, Cersei e Jaime saibamos que todos os nascidos seriam autênticos leões. Com o único Baratheon remanescente sendo um bastardo, creio que a família virou história. Agora, me esclareçam uma dúvida: além de Olenna, ainda sobrou algum Tyrell vivo? Porque se não, Olenna não tem capacidade de procriar mais, o que significaria que mais uma grande casa de Westeros padeceu nessa temporada.

    Sobre os Stark, quando assistíamos a série em suas primeiras temporadas, nos questionávamos o porquê de eles sofrerem tanto. Ao final da 6a temporada, isso ficou explicado claramente. Eles não estavam prontos ainda. Cada um teve que seguir sua jornada, evoluir, para tornarem-se o que são hoje. Arya evoluiu como guerreira. Sansa deixou de ser a mimada sonhadora do começo para se tornar uma estrategista e jogadora do “Grande Jogo”. Jon deixou de ser o “execrado” por sua família e por todos os outros, para evoluir e tornar-se o Rei no Norte. Bran finalmente encontrou seu destino e sua missão. Isso tudo, olhando em retrospectiva, é extremamente gratificante , pois mostra que nada foi em vão. Tudo fazia parte do amadurecimento deles. E, como bem apontou a Steffi, é ainda mais gratificante eles se reerguerem justamente quando o inverno chega. O lema da casa Stark se concretizou e, junto com eles, o sonho de todos que assistem a série e leem os livros esperavam. O inverno chegou a Westeros.
    Ah, e Arya matando o Frey: aquela sensação maravilhosa de vingança <3

    Da teoria R+L=J, era previsível que esse seria o caminho tomado pelos roteiristas, mas mesmo assim a cena não deixou de ser maravilhosa. O close na cara do bebê, que logo se transformou no rosto de Jon enquanto a música da casa Stark acompanhava, foi de arrepiar. O bastardo da 1ª temporada carrega nas veias o sangue de duas das casas mais importantes de Westeros. Jon Stark Targaryen, te amamos!

    Sobre Daenerys, ALELUIA!!
    Penso que todos que assistem à série tem pelo menos 4 desejos principais: A chegada do inverno; A vingança dos Stark; Descobrir quem vencerá a Guerra dos Tronos; E ver Daenerys chegando a Westeros. E, bem, nessa season finale 2 dessas coisas aconteceram e uma entrou no caminho. Depois de voltas e voltas por Pentos, Vaes Dothrak, Qarth, Astapor e Meereen, finalmente a última Targaryen (não necessariamente rs) reuniu seus soldados, conseguiu uma frota e está navegando rumo ao outro lado do oceano. E melhor de tudo, com o apoio de casas de Westeros!! Era o que ela precisava pra poder tomar e manter o Trono sob sua posse. Greyjoy, Tyrell e Martell a apoiam, e ela ainda conta com um Lannister a aconselhando! Podia ser melhor?

    Com isso tudo, já fico desde agora com o hype elevadíssimo e uma ansiedade que vai me corroer até abril do ano que vem. Daenerys, Jon, Cersei, Arya, Jaime, Tyrion, Sansa, Bran, a muralha e os White Walkers. Tudo isso apresenta histórias promissoras.
    A Guerra dos Tronos terminou, e o que se vê agora são as Crônicas de Gelo e Fogo. Elas que vão embalar essas duas temporadas finais dessa série que já se tornou icônica e histórica, que deixará sua marca na televisão tal qual Star Wars e O Senhor dos Anéis fizeram no cinema. A nós, resta esperar pelo desfecho dessa saga e de seus personagens. Que venha a 7ª temporada <3

    • Luan marcos

      A guerra dos tronos terminou aonde. A guerra dos tronos resetou de forma maravilhosa finalmente vai ter uma guerra real pelo trono antes era somente estratagemas políticos. E a próxima temporada acredito que vai ser o plot Central a guerra dos tronos e vai terminar com os WW derrubando a muralha. Pra a 8 ser da guerra contra os WW

      • Matheus Brito

        A Guerra DOS Tronos terminou. Starks tem Winterfell novamente, Targaryen dominou toda Essos. O Trono ainda em disputa é o principal, no qual Cersei se encontra. Mas daqui pra frente a disputa por esse trono – travada entre a Lannister e a Targaryen – vai ser permeado pelo Gelo, trazido com o Inverno e ao lado dele os White Walkers, e pelo Fogo, com os dragões trazidos por Daenerys. Os dois extremos é que vão gerir as duas últimas temporadas da série. O que dá nome à saga dos livros é que vai reinar no final da série. São as Crônicas de Gelo e Fogo <3

        • Luan marcos

          Tá louco a próxima temporada vai ser total guerra dos tronos nós temos Dany com apoio de Dorne e da campina e Cersei so com apoio das terras fluviais e do Oeste( que é da família dela) com certeza a próxima temporada vai ser total política e já aposto que a guerra vai ser Dany+norte+Campina+Dorme X Cersei+riverrun+ pyke+vale ( Certeza que o mindinho vai trair a Sansa por rejeição) pode escrever só a última temporada que vai ser da guerra dos vagantes brancos até pq ficaria cansativo duas temporadas com vagantes até pq com eles não tem política é guerra é furdunco e sururu eu não vou querer ver 15 episódios so de batalhas. Luta é Bom mas demais enjoa

          • Matheus Brito

            Bom, pra mim a guerra pelos tronos terminou, resta apenas o principal que é objeto de cobiça de toda Westeros (e até Essos). Mas enfim, cada um com suas visões né kkkkk bom é saber que a série caminha pra um fim coerente e coeso, sem se alongar por milhões de temporadas só por conta da audiência rs

          • Euri

            Sinceramente, acho que a Dany é a única rainha que tá dando a mínima pra esse trono. Os aliados dela querem vingança. Cersei só quer destruir todos e vai destruir o trono e os sete reinos juntos só pra provar que ela é quem manda nesta porra toda. O Jon só tá preocupado com o Rei da Noite. Claro, tem o Mindinho, mas é que o cara se acha muito inteligente e ainda nao aprendeu qual o lugar dele.

          • Gabriel

            Também acho que só a última temporada será sobre a guerra contra os Outros. O final da sétima deve mostrar a muralha caindo.

    • Steffi

      Muito obrigada Matheus! Discordar faz parte e eu realmente fiquei bastante na dúvida se essa foi melhor que a 4a. A 3a tb tem ótimos momentos. Por ora, a 6 está como minha predileta, vou esperar a emoção passar para refletir com mais calma hahaha

      Concordo plenamente com vc. Hoje GoT consegue na TV, a marca que SW e LotR fizeram no cinema. E é maravilhoso poder acompanhar isso. Que venha a 7a temporada, te aguardo aqui ano que vem!

  • Matheus Brito

    Primeira vez que comento numa review de GoT aqui nesse site. Mas tenho acompanhado todas, então antes de tudo, quero parabenizar a Steffi por essas reviews maravilhosas que ela fez da temporada. Sempre cheias de detalhes e escritas muito bem, foram um adendo interessante para os fãs da série.

    Mas vou começar meu texto discordando de você, Steffi. Pra mim, essa 6a temporada não foi a melhor da série. Os roteiristas deram muitas voltas em algumas coisas, alguns episódios foram extremamente fracos, com uma ou outra cena marcante, vide os dois que precederam a Batalha dos Bastardos. Os dois últimos episódios, sim, podem ser considerados os melhores da série, por apresentarem elementos que todo fã de Game of Thrones gosta e sempre aguardou, mas a temporada em si apresenta um saldo irregular. Sem dúvida alguma foi melhor que a 5ª, mas a 4ª ainda continua sendo a melhor sequência de episódios da série.

    Agora sobre o episódio em si fica até difícil achar as palavras. Não gosto da Cersei, e não por qualquer outra coisa senão a forma maravilhosa que Lena conseguiu imprimir a personagem de uma forma tão certeira e… odiosa! Porém, curvo-me e aplaudo seu plano espetacular de aniquilação de praticamente todos os seus inimigos. Reparem, ela se livrou: do Alto Pardal, do primo antipático Lancel e da Fé Militante em si. Da família Tyrell e de sua “nêmesis”, Margaery. E de sua carrasca da temporada anterior, a quem chamarei de “Confess”. Seu filho se matou, e ela ascendeu ao Trono de Ferro, algo que imagino que ela nem pensava que aconteceria. Seu plano devia ser voltar a mandar e desmandar no pamonha do filho rei, mas saiu melhor que a encomenda. E isso tudo aliado à ótima música que compôs a cena e a maravilhosa, épica e inesquecível explosão de King’s Landing com o Fogovivo. Foi um espetáculo visual que me causou 3 arrepios consecutivos e até vibrei com ela. Agora algo interessante, e que passou batido por muitos, é que a família Baratheon está extinta. Uma das grandes casas de Westeros finalmente perece verdadeiramente. Sim, sei que o Tommen era um Lannister, mas para todos ele era um Baratheon, que poderia procriar e dar sequência à família, mesmo que nós, Cersei e Jaime saibamos que todos os nascidos seriam autênticos leões. Com o único Baratheon remanescente sendo um bastardo, creio que a família virou história. Agora, me esclareçam uma dúvida: além de Olenna, ainda sobrou algum Tyrell vivo? Porque se não, Olenna não tem capacidade de procriar mais, o que significaria que mais uma grande casa de Westeros padeceu nessa temporada.

    Sobre os Stark, quando assistíamos a série em suas primeiras temporadas, nos questionávamos o porquê de eles sofrerem tanto. Ao final da 6a temporada, isso ficou explicado claramente. Eles não estavam prontos ainda. Cada um teve que seguir sua jornada, evoluir, para tornarem-se o que são hoje. Arya evoluiu como guerreira. Sansa deixou de ser a mimada sonhadora do começo para se tornar uma estrategista e jogadora do “Grande Jogo”. Jon deixou de ser o “execrado” por sua família e por todos os outros, para evoluir e tornar-se o Rei no Norte. Bran finalmente encontrou seu destino e sua missão. Isso tudo, olhando em retrospectiva, é extremamente gratificante , pois mostra que nada foi em vão. Tudo fazia parte do amadurecimento deles. E, como bem apontou a Steffi, é ainda mais gratificante eles se reerguerem justamente quando o inverno chega. O lema da casa Stark se concretizou e, junto com eles, o sonho de todos que assistem a série e leem os livros esperavam. O inverno chegou a Westeros.
    Ah, e Arya matando o Frey: aquela sensação maravilhosa de vingança <3

    Da teoria R+L=J, era previsível que esse seria o caminho tomado pelos roteiristas, mas mesmo assim a cena não deixou de ser maravilhosa. O close na cara do bebê, que logo se transformou no rosto de Jon enquanto a música da casa Stark acompanhava, foi de arrepiar. O bastardo da 1ª temporada carrega nas veias o sangue de duas das casas mais importantes de Westeros. Jon Stark Targaryen, te amamos!

    Sobre Daenerys, ALELUIA!!
    Penso que todos que assistem à série tem pelo menos 4 desejos principais: A chegada do inverno; A vingança dos Stark; Descobrir quem vencerá a Guerra dos Tronos; E ver Daenerys chegando a Westeros. E, bem, nessa season finale 2 dessas coisas aconteceram e uma entrou no caminho. Depois de voltas e voltas por Pentos, Vaes Dothrak, Qarth, Astapor e Meereen, finalmente a última Targaryen (não necessariamente rs) reuniu seus soldados, conseguiu uma frota e está navegando rumo ao outro lado do oceano. E melhor de tudo, com o apoio de casas de Westeros!! Era o que ela precisava pra poder tomar e manter o Trono sob sua posse. Greyjoy, Tyrell e Martell a apoiam, e ela ainda conta com um Lannister a aconselhando! Podia ser melhor?

    Com isso tudo, já fico desde agora com o hype elevadíssimo e uma ansiedade que vai me corroer até abril do ano que vem. Daenerys, Jon, Cersei, Arya, Jaime, Tyrion, Sansa, Bran, a muralha e os White Walkers. Tudo isso apresenta histórias promissoras.
    A Guerra dos Tronos terminou, e o que se vê agora são as Crônicas de Gelo e Fogo. Elas que vão embalar essas duas temporadas finais dessa série que já se tornou icônica e histórica, que deixará sua marca na televisão tal qual Star Wars e O Senhor dos Anéis fizeram no cinema. A nós, resta esperar pelo desfecho dessa saga e de seus personagens. Que venha a 7ª temporada <3

    • Luan marcos

      A guerra dos tronos terminou aonde. A guerra dos tronos resetou de forma maravilhosa finalmente vai ter uma guerra real pelo trono antes era somente estratagemas políticos. E a próxima temporada acredito que vai ser o plot Central a guerra dos tronos e vai terminar com os WW derrubando a muralha. Pra a 8 ser da guerra contra os WW

      • Matheus Brito

        A Guerra DOS Tronos terminou. Starks tem Winterfell novamente, Targaryen dominou toda Essos. O Trono ainda em disputa é o principal, no qual Cersei se encontra. Mas daqui pra frente a disputa por esse trono – travada entre a Lannister e a Targaryen – vai ser permeado pelo Gelo, trazido com o Inverno e ao lado dele os White Walkers, e pelo Fogo, com os dragões trazidos por Daenerys. Os dois extremos é que vão gerir as duas últimas temporadas da série. O que dá nome à saga dos livros é que vai reinar no final da série. São as Crônicas de Gelo e Fogo <3

        • Luan marcos

          Tá louco a próxima temporada vai ser total guerra dos tronos nós temos Dany com apoio de Dorne e da campina e Cersei so com apoio das terras fluviais e do Oeste( que é da família dela) com certeza a próxima temporada vai ser total política e já aposto que a guerra vai ser Dany+norte+Campina+Dorme X Cersei+riverrun+ pyke+vale ( Certeza que o mindinho vai trair a Sansa por rejeição) pode escrever só a última temporada que vai ser da guerra dos vagantes brancos até pq ficaria cansativo duas temporadas com vagantes até pq com eles não tem política é guerra é furdunco e sururu eu não vou querer ver 15 episódios so de batalhas. Luta é Bom mas demais enjoa

          • Matheus Brito

            Bom, pra mim a guerra pelos tronos terminou, resta apenas o principal que é objeto de cobiça de toda Westeros (e até Essos). Mas enfim, cada um com suas visões né kkkkk bom é saber que a série caminha pra um fim coerente e coeso, sem se alongar por milhões de temporadas só por conta da audiência rs

          • Euri

            Sinceramente, acho que a Dany é a única rainha que tá dando a mínima pra esse trono. Os aliados dela querem vingança. Cersei só quer destruir todos e vai destruir o trono e os sete reinos juntos só pra provar que ela é quem manda nesta porra toda. O Jon só tá preocupado com o Rei da Noite. Claro, tem o Mindinho, mas é que o cara se acha muito inteligente e ainda nao aprendeu qual o lugar dele.

          • Gabriel

            Também acho que só a última temporada será sobre a guerra contra os Outros. O final da sétima deve mostrar a muralha caindo.

    • Steffi

      Muito obrigada Matheus! Discordar faz parte e eu realmente fiquei bastante na dúvida se essa foi melhor que a 4a. A 3a tb tem ótimos momentos. Por ora, a 6 está como minha predileta, vou esperar a emoção passar para refletir com mais calma hahaha

      Concordo plenamente com vc. Hoje GoT consegue na TV, a marca que SW e LotR fizeram no cinema. E é maravilhoso poder acompanhar isso. Que venha a 7a temporada, te aguardo aqui ano que vem!

      • Matheus Brito

        Estarei aqui, com certeza! E provavelmente, não apenas na season finale, mas também nas outras 9 reviews da temporada haha

  • Obrigado Steffi pela excelente temporada de reviews suas, tive o prazer de ter dupla satisfação assistindo GoT e lendo suas análises. Melhor que as reviews da IGN que gosto muito.
    Quanto a temporada, sem comentários, perfeita, foi a conclusão de inúmeros arcos e o amadurecimentos dos principais players de Westeros.
    Fica a grande dúvida agora, como fazer na próxima temporada que o exército imenso e poderoso de Danny tenha um rival a altura. Única opção para equilibrar um pouco seria a união de Elron a Cersei, mas que mesmo assim não tem chances contra Danny com todo o seu poderio e ainda aliada a Rei do Norte.
    Mindinho pode ser sim, um aliado de Cersei, e trair Sansa.
    No mais, parece que a série encaminha para um final aonde Jon e Danny se assentam no trono de ferro dando continuidade a dinastia Targeryen,

    • Luan marcos

      Eu acho que a próxima temporada vai ser toda centrada na disputa pelo trono de ferro, e a 8 vai ser toda pela guerra dos white walkers. até pq agora todos os personagens estão em westeros “””Amem senhor””” e eu acho que o final vai ser sim Jon e Daenerys juntos e que ele vai morrer na Batalha contra os WW e vai deixar a Dany grávida(até pelo plot da maldição)

    • Su

      Não consigo visualizar a Dany e o Jon juntos dessa forma… adoro ambos os personagens mas acho que eles não têm nada a ver um com o outro. Até pode fazer sentido eles fazerem uma aliança contra a Cercei e os WW, se bem que não precisam de casar para isso. Não creio que o Jon tenha aspirações ao trono de ferro, acredito que aquilo que faria sentido ele pedir em troca do apoio do Norte contra a Cercei, que de qualquer forma também é inimiga dos Stark, seria o apoio da Dany para combater os WW. Mas sinceramente concordo plenamente (e já tinha pensado o mesmo) com a afirmação de que vai ser difícil a Dany enfrentar um inimigo à altura ao chegar a Westeros. Se ela demora um pouco mais, quando chegar as principais casas já se destruíram todas umas às outras e ela pode quase chegar e sentar no trono sem qualquer oposição de maior. Mesmo que os principais jogadores que restam na luta pelo poder, que seriam o Mindinho, a Cercei e o Euron, não vejo eles a serem páreo para a Dany com o Varys, o Tyrion do seu lado que são excelentes estrategas e diplomatas e com um dois exércitos fortes e numerosos como o dos Imaculados e os Dothaki (se bem que acho uma péssima ideia ela levar os Dothraki para Westeros sendo que ela quer ser uma Rainha justa e eles pilham tudo o que conquistam).

      Mas voltando à questão inicial, não consigo imaginar a Dany e o Jon a terem um romance apaixonado. Até acredito que na série estejam a preparar esse caminho porque a Dany falou em casamento e não há mais nenhum candidato com potencial neste momento, mas não sei se vou gostar de ver isso a acontecer, penso que não. Gostaria de ver a Dany no trono de Westeros no final, mas acho que o Jon está mais para Rei do Norte mesmo, não o imagino a querer controlar todo o Reino. Eles são ambos bons líderes, cada um no seu jeito, então acho desnecessário juntá-los para governar, qual deles se sentaria no trono? Mas imaginando que isso aconteça, a questão da sucessão tem-me intrigado. Você falou que eles juntos dariam continuidade à dinastia Targeryen. Eu li os livros e acompanhei a série e certas vezes já não sei ao certo o que aconteceu num e outro, então pode ser que eu esteja a confundir com o livro, mas a Dany não ficou estéril depois de dar à luz um monstro em vez do filho dela que seria o garanhão que montaria o mundo com o Kahl Drogo? Ou seja, eu torço para ela ficar no poder, mas independentemente de se casar com o Jon ou não, o que acontece depois se ela estiver impedida de gerar descendência? Ainda nessa linha, morto pode gerar filhos? Será que o Jon ter morrido deixou algum tipo de consequências desse tipo ou aquilo foi apenas um momentâneo estado de morto e agora voltou a estar vivo como se nada tivesse acontecido?

    • Steffi

      Muitíssimo obrigada Aslam! 🙂

      Acho que em breve o inimigo à altura de Dany sera justamente o exército dos WW. Algo que deve ir crescendo na temporada que vem para explodir na 8a e termos o grande embate final.

  • Obrigado Steffi pela excelente temporada de reviews suas, tive o prazer de ter dupla satisfação assistindo GoT e lendo suas análises. Melhor que as reviews da IGN que gosto muito.
    Quanto a temporada, sem comentários, perfeita, foi a conclusão de inúmeros arcos e o amadurecimentos dos principais players de Westeros.
    Fica a grande dúvida agora, como fazer na próxima temporada que o exército imenso e poderoso de Danny tenha um rival a altura. Única opção para equilibrar um pouco seria a união de Elron a Cersei, mas que mesmo assim não tem chances contra Danny com todo o seu poderio e ainda aliada a Rei do Norte.
    Mindinho pode ser sim, um aliado de Cersei, e trair Sansa.
    No mais, parece que a série encaminha para um final aonde Jon e Danny se assentam no trono de ferro dando continuidade a dinastia Targeryen,

    • Luan marcos

      Eu acho que a próxima temporada vai ser toda centrada na disputa pelo trono de ferro, e a 8 vai ser toda pela guerra dos white walkers. até pq agora todos os personagens estão em westeros “””Amem senhor””” e eu acho que o final vai ser sim Jon e Daenerys juntos e que ele vai morrer na Batalha contra os WW e vai deixar a Dany grávida(até pelo plot da maldição)

    • Su

      Não consigo visualizar a Dany e o Jon juntos dessa forma… adoro ambos os personagens mas acho que eles não têm nada a ver um com o outro. Até pode fazer sentido eles fazerem uma aliança contra a Cercei e os WW, se bem que não precisam de casar para isso. Não creio que o Jon tenha aspirações ao trono de ferro, acredito que aquilo que faria sentido ele pedir em troca do apoio do Norte contra a Cercei, que de qualquer forma também é inimiga dos Stark, seria o apoio da Dany para combater os WW. Mas sinceramente concordo plenamente (e já tinha pensado o mesmo) com a afirmação de que vai ser difícil a Dany enfrentar um inimigo à altura ao chegar a Westeros. Se ela demora um pouco mais, quando chegar as principais casas já se destruíram todas umas às outras e ela pode quase chegar e sentar no trono sem qualquer oposição de maior. Mesmo que os principais jogadores que restam na luta pelo poder se aliem, que seriam o Mindinho, a Cercei e o Euron, (todos suficientemente egoístas para saberem que se iriam trair uns aos outros para ficar com o trono para si) não vejo eles a serem páreo para a Dany com o Varys, o Tyrion do seu lado que são excelentes estrategas e diplomatas e com dois exércitos fortes e numerosos como o dos Imaculados e os Dothaki (se bem que acho uma péssima ideia ela levar os Dothraki para Westeros sendo que ela quer ser uma Rainha justa e eles pilham tudo o que conquistam).

      Mas voltando à questão inicial, não consigo imaginar a Dany e o Jon a terem um romance apaixonado. Até acredito que na série estejam a preparar esse caminho porque a Dany falou em casamento e não há mais nenhum candidato com potencial neste momento, mas não sei se vou gostar de ver isso a acontecer, penso que não. Gostaria de ver a Dany no trono de Westeros no final, mas acho que o Jon está mais para Rei do Norte mesmo, não o imagino a querer controlar todo o Reino. Eles são ambos bons líderes, cada um no seu jeito, então acho desnecessário juntá-los para governar, qual deles se sentaria no trono? Mas imaginando que isso aconteça, a questão da sucessão tem-me intrigado. Você falou que eles juntos dariam continuidade à dinastia Targeryen. Eu li os livros e acompanhei a série e certas vezes já não sei ao certo o que aconteceu num e outro, então pode ser que eu esteja a confundir com o livro, mas a Dany não ficou estéril depois de dar à luz um monstro em vez do filho dela que seria o garanhão que montaria o mundo com o Kahl Drogo? Ou seja, eu torço para ela ficar no poder, mas independentemente de se casar com o Jon ou não, o que acontece depois se ela estiver impedida de gerar descendência? Ainda nessa linha, morto pode gerar filhos? Será que o Jon ter morrido deixou algum tipo de consequências desse tipo ou aquilo foi apenas um momentâneo estado de morto e agora voltou a estar vivo como se nada tivesse acontecido?

    • Steffi

      Muitíssimo obrigada Aslam! 🙂

      Acho que em breve o inimigo à altura de Dany sera justamente o exército dos WW. Algo que deve ir crescendo na temporada que vem para explodir na 8a e termos o grande embate final.

  • Faltou nesta eletrizante review, um comentário sobre a grande atuação da pequena ursa mormont…

  • Faltou nesta eletrizante review, um comentário sobre a grande atuação da pequena ursa mormont…

  • Renan Ronchi

    Não sentia tanto prazer assistindo um episódio desde que Breaking Bad nos presenteou com Ozymandias. QUE EPISÓDIO!!!!

    PS: Se a questão do Fantasma era dinheiro, não seria melhor gastar com o lobo a grana que gastaram com as cenas do plot do Sam e deixar aquela parte inteira para a temporada seguinte? Faria mais sentido.

    • Jean Pastore

      Concordo. O único arco que achei fora de contexto foi esse aí, podia ter deixado pra próxima temp. Até Dorne foi melhor.

    • Steffi

      Pois é. Fantasma precisava ter aparecido ao menos na coroação de Jon como Rei do Norte. Seria ainda mais perfeito 🙂

  • Renan Ronchi

    Não sentia tanto prazer assistindo um episódio desde que Breaking Bad nos presenteou com Ozymandias. QUE EPISÓDIO!!!!

    PS: Se a questão do Fantasma era dinheiro, não seria melhor gastar com o lobo a grana que gastaram com as cenas do plot do Sam e deixar aquela parte inteira para a temporada seguinte? Faria mais sentido.

    • Jean Pastore

      Concordo. O único arco que achei fora de contexto foi esse aí, podia ter deixado pra próxima temp. Até Dorne foi melhor.

    • Steffi

      Pois é. Fantasma precisava ter aparecido ao menos na coroação de Jon como Rei do Norte. Seria ainda mais perfeito 🙂

  • Ni Oliveira

    Obrigada por mais uma excelente review. Longa sim, mas cativante até ao final tal como os episódios do GoT ☺

    • Steffi

      Ahhh que delícia de comentário! Valeu Ni! 🙂

  • Ni Oliveira

    Obrigada por mais uma excelente review. Longa sim, mas cativante até ao final tal como os episódios do GoT ☺

    • Steffi

      Ahhh que delícia de comentário! Valeu Ni! 🙂

  • Vinícius Barros

    E, Steffi, devemos parabenizar também o diretor responsável tanto pelo 6×09 quanto pelo 6×10, o Miguel Sapochnik (também dirigiu o ótimo 5×08). Se a direção de GoT tem sido, em geral, bem padrão, nesses dois episódios vimos uma evolução clara nesse quesito. Enquadramentos novos, planos abertos em lugares fechados, trilha sonora que casa o silêncio e a melodia no ponto certo, cortes certeiros (por exemplo, a cena do pulo do rei passarinho foi breve e silenciosa – o resultado foi excepcional). Tudo muito bem encaixado. O cara é bom, viu.

    Ah, parabéns pelas excelentes críticas, certamente as mais completas da internet! <3
    (conta aqui, como você faz um negócio desse tamanho em uma dia? nos meus tempos de review o negócio era um parto hahah)

    • Steffi

      Realmente Vinicius, o trabalho do Sapochnik é sensacional. Estou arrasada pq ele não vai dirigir nenhum episódio na próxima temporada :(((

      Valeu pelo elogio e eu passei as últimas 2as feiras realmente parindo essas reviews hahaha

  • Vinícius Barros

    E, Steffi, devemos parabenizar também o diretor responsável tanto pelo 6×09 quanto pelo 6×10, o Miguel Sapochnik (também dirigiu o ótimo 5×08). Se a direção de GoT tem sido, em geral, bem padrão, nesses dois episódios vimos uma evolução clara nesse quesito. Enquadramentos novos, planos abertos em lugares fechados, trilha sonora que casa o silêncio e a melodia no ponto certo, cortes certeiros (por exemplo, a cena do pulo do rei passarinho foi breve e silenciosa – o resultado foi excepcional). Tudo muito bem encaixado. O cara é bom, viu.

    Ah, parabéns pelas excelentes críticas, certamente as mais completas da internet! <3
    (conta aqui, como você faz um negócio desse tamanho em uma dia? nos meus tempos de review o negócio era um parto hahah)

    P.S. Lyanna (Mormont) melhor pessoa! (a gente releva que é meio inverossímil naquele mundo uma criança ter tanta moral com aqueles marmanjo barbudo, mas né). E podem dar um Emmy pra Bella Ramsey que ela tá merecendo. Apareceu 1 segundo no 6×09 e povoou o tumblr de gifs. Nesse 6×10, então, ganhou todo mundo.

    • Steffi

      Realmente Vinicius, o trabalho do Sapochnik é sensacional. Estou arrasada pq ele não vai dirigir nenhum episódio na próxima temporada :(((

      Valeu pelo elogio e eu passei as últimas 2as feiras realmente parindo essas reviews hahaha

  • Ana

    O jogo virou para o bastardo de Winterfell, lobo e dragão. A cena da revelação foi a mais linda da série. Arrumaram um bebê com olhinhos pretinhos e mesma expressão do Kit. A alegria que eu senti… Só não ficou claro se o Rhaeger era um doido estuprador ou se ele e Lyanna se amavam e fugiram para se casar. Isso pode definir se Jon continua ou não um bastardo.

    Sansa, ufa!!! Agora ela pega o Mindinho. Mas ele precisa viver e ter um embate de genialidade com o Tyrion. Tudo ok no Norte por hora. Tchau Freyso/

    O núcleo todo de KL foi excepcional. Jaime finalmente percebeu que a Cersei é louca. E ela está acabada. Arrumou briga com os Tyrell, Dorne. Dificilmente o Norte vai apoiar. O Vale e os Tully também não devem. Pode ser que o apoio dela venha do Euron, mas Dany e uma parte dos Greyjoy está chegando… E todos os valonqar estão em Wateros: Jaime, Arya, Tyrion, Dany e agora o próprio Jon. Ela deve ser a vilã da 7 e cede lugar pro Rei da Noite na 8. Eu tive pena da Septa, ela vai ser violentada até a morte… Eu desgosto profundamente da Cersei, então não senti alegria na loucura dela e nem na coroação.

    Só Olenna para fazer sair uma cena boa de Dorne. Mas aquele outro filho dela, o tal Willas, vai ser cortado da série?
    Lyanna Ursa, amo demais.

    Peter Dinkgale é o ator mais talentoso do elenco. Fiquei feliz em ver uma cena que ele pode mostrar isso. Eu afastei o medo da Dany ser louca, achei que a conversa desde a parte que ela dá o toco, em que o Tyrion fala que outro vai amar ela e que ela enfatiza que não ama aquele homem, apontam que ela vai arrumar um grande amor em Wasteros. E como todas as teorias dos livros tem se confirmado e elas são interligadas, esse amor deve ser o Jon. Que cena a dos barcos dela!! Ela deve chegar em Dorne ou na Casa Tyrell. Varys deve articular para que antes de sair pra briga, ela se apresente para alianças com mais lordes.

    Eu amei todas as reviews. Parabéns e até ano que vem.

    • Roberto Aprigio

      Pelo que os Livros nos apresentam sobre Rhaegar, dificilmente ele estuprou Lyanna. Ele era gentil, músico e todos admiravam ele.

      • Ricardo Gelatti

        Mas também era obcecado pela profecia dele gerar o novo príncipe prometido.

        • Steffi

          Bem observado!

    • Steffi

      Valeu ana, que venha 2017!
      O Willas realmente não existe na série. Loras era o herdeiro dos tyrell.

      Bem observado que todos os valonqar estão em Westeros. Na série essa parte da profecia ficou de fora, então não sei se eles pretendem um final diferente para a Rainha Louca.

      Tb adorei a cena do Tyrion. como vc disse é realmente bom poder vê-lo colocando todo seu talento em cena. E nessa temporada ele teve poucas chances de fazer isso.

  • Ana

    O jogo virou para o bastardo de Winterfell, lobo e dragão. A cena da revelação foi a mais linda da série. Arrumaram um bebê com olhinhos pretinhos e mesma expressão do Kit. A alegria que eu senti… Só não ficou claro se o Rhaeger era um doido estuprador ou se ele e Lyanna se amavam e fugiram para se casar. Isso pode definir se Jon continua ou não um bastardo.

    Sansa, ufa!!! Agora ela pega o Mindinho. Mas ele precisa viver e ter um embate de genialidade com o Tyrion. Tudo ok no Norte por hora. Tchau Freyso/

    O núcleo todo de KL foi excepcional. Jaime finalmente percebeu que a Cersei é louca. E ela está acabada. Arrumou briga com os Tyrell, Dorne. Dificilmente o Norte vai apoiar. O Vale e os Tully também não devem. Pode ser que o apoio dela venha do Euron, mas Dany e uma parte dos Greyjoy está chegando… E todos os valonqar estão em Wateros: Jaime, Arya, Tyrion, Dany e agora o próprio Jon. Ela deve ser a vilã da 7 e cede lugar pro Rei da Noite na 8. Eu tive pena da Septa, ela vai ser violentada até a morte… Eu desgosto profundamente da Cersei, então não senti alegria na loucura dela e nem na coroação.

    Só Olenna para fazer sair uma cena boa de Dorne. Mas aquele outro filho dela, o tal Willas, vai ser cortado da série?
    Lyanna Ursa, amo demais.

    Peter Dinkgale é o ator mais talentoso do elenco. Fiquei feliz em ver uma cena que ele pode mostrar isso. Eu afastei o medo da Dany ser louca, achei que a conversa desde a parte que ela dá o toco, em que o Tyrion fala que outro vai amar ela e que ela enfatiza que não ama aquele homem, apontam que ela vai arrumar um grande amor em Wasteros. E como todas as teorias dos livros tem se confirmado e elas são interligadas, esse amor deve ser o Jon. Que cena a dos barcos dela!! Ela deve chegar em Dorne ou na Casa Tyrell. Varys deve articular para que antes de sair pra briga, ela se apresente para alianças com mais lordes.

    Eu amei todas as reviews. Parabéns e até ano que vem.

    • Roberto Aprigio

      Pelo que os Livros nos apresentam sobre Rhaegar, dificilmente ele estuprou Lyanna. Ele era gentil, músico e todos admiravam ele.

      • Ricardo Gelatti

        Mas também era obcecado pela profecia dele gerar o novo príncipe prometido.

        • Steffi

          Bem observado!

    • Steffi

      Valeu ana, que venha 2017!
      O Willas realmente não existe na série. Loras era o herdeiro dos tyrell.

      Bem observado que todos os valonqar estão em Westeros. Na série essa parte da profecia ficou de fora, então não sei se eles pretendem um final diferente para a Rainha Louca.

      Tb adorei a cena do Tyrion. como vc disse é realmente bom poder vê-lo colocando todo seu talento em cena. E nessa temporada ele teve poucas chances de fazer isso.

  • Nani Reis

    Olá, suas reviews são maravilhosas. Suas análises são bem fundamentadas e o seu jeito de escrever é, ao mesmo tempo, rebuscado e fácil de compreender. Sempre assisto aos episódios e fico ansiosa por vir aqui lê-la. Espero poder acompanhar seu trabalho no próximo ano e vê-la crescer ainda mais, porque essa última review… você se superou. Parabéns, e… não acho que um texto mais compilado traria tamanhas analises. Até 2017.

    • Steffi

      Nossa Nani, muitíssimo obrigada mesmo! Fico extremamente feliz de ler o que você disse 🙂

      Que venha 2017, te aguardo aqui! 🙂

  • Nani Reis

    Olá, suas reviews são maravilhosas. Suas análises são bem fundamentadas e o seu jeito de escrever é, ao mesmo tempo, rebuscado e fácil de compreender. Sempre assisto aos episódios e fico ansiosa por vir aqui lê-la. Espero poder acompanhar seu trabalho no próximo ano e vê-la crescer ainda mais, porque essa última review… você se superou. Parabéns, e… não acho que um texto mais compilado traria tamanhas analises. Até 2017.

    • Steffi

      Nossa Nani, muitíssimo obrigada mesmo! Fico extremamente feliz de ler o que você disse 🙂

      Que venha 2017, te aguardo aqui! 🙂

  • Gleibson Acácio

    epi e review maravilhosos, que venha abril de 2017!

  • Gleibson Acácio

    epi e review maravilhosos, que venha abril de 2017!

  • Thaise Alves

    Parabéns Steffi pela cobertura dessa temporada incrível de GoT. Suas reviews foram as primeiras que li no seriemaniacos. Foi uma experiência ótima que complementou o que vi nessa temporada. Cheguei a ler os três primeiros livros, mas por falta de tempo não consegui terminar de ler essa jornada. Ah sim! Adorei seus textos porque acrescentaram fatos dos livros sem desmerecer a série. Coisa que via sempre antes de acompanhar aqui. Parabéns mesmo. É claro que voltarei em 2017. Até lá!!

    • Steffi

      Muito obrigada Thaise, que bom que pude abrir as portas do Série Maniacos para vc!

      Que venha 2017, te aguardo aqui! 🙂

  • Thaise Alves

    Parabéns Steffi pela cobertura dessa temporada incrível de GoT. Suas reviews foram as primeiras que li no seriemaniacos. Foi uma experiência ótima que complementou o que vi nessa temporada. Cheguei a ler os três primeiros livros, mas por falta de tempo não consegui terminar de ler essa jornada. Ah sim! Adorei seus textos porque acrescentaram fatos dos livros sem desmerecer a série. Coisa que via sempre antes de acompanhar aqui. Parabéns mesmo. É claro que voltarei em 2017. Até lá!!

    • Steffi

      Muito obrigada Thaise, que bom que pude abrir as portas do Série Maniacos para vc!

      Que venha 2017, te aguardo aqui! 🙂

  • João

    Jon pode ser o herdeiro do Trono, mas acho pouco provável q Daenerys ceda o trono a ele e o reconheça como o legítimo rei, não faria sentido! Só vejo dois desfechos pra ela: Morre ou se casa com Jon!

    • Steffi

      Acho que antes de um possível conflito entre eles começar a nascer, a Guerra contra os WW será mais importante que o Trono. Vamos ver! 🙂

  • Guilherme Sibro

    Parabéns e obrigado pelas reviews! Todas foram excepcionais, ficava ansioso pra chegar a review de cada episódio e não decepcionavam.

    • Steffi

      Oba, muito obrigada Guilherme!!! 🙂

  • vinland

    Com certeza a melhor temporada. Muitas possibilidades surgiram para o ano que vem. Nada foi confirmado ainda pela HBO, mas se realmente as proximas temporadas forem mais curtas, eu acho que sera um acerto positivo da serie.

    Se eles tiverem menos episodios, com orçamento de 10 episodios, o negocio pode ser algo extremamente epico, algo que jamais vimos, nem mesmo no cinema. E aposto que a ideia da HBO seja essa mesma, encerrar em grande estilo, e deixar a serie marcada na historia da TV. Uma coisa eu digo, desde O senhor dos aneis, nao vemos o genero de fantasia, recebendo um tratamento tao bom, como o dessa serie. E quem diria que esse tratamento viria em forma de TV.

    Que venha o proximo ano. A espera sera extremamente longa.

    • Steffi

      Também acho que essa diminuição no número de episódios possa render uma temporada épica, sem episódios meia boca e toda no nível do que vimos nesses 6×09, 6×10…
      E é isso que espero com essa decisão. Diminuir e ter episódio filler será um balde de água fria.

      Tb estou receosa com os Starks nas mãos do Mindinho. Aliás, acho que a próxima temporada tem tudo para ser de grande destaque para Lord Baelish como um grande vilão.

  • João

    Jon pode ser o herdeiro do Trono, mas acho pouco provável q Daenerys ceda o trono a ele e o reconheça como o legítimo rei, não faria sentido! Só vejo dois desfechos pra ela: Morre ou se casa com Jon!

    • Steffi

      Acho que antes de um possível conflito entre eles começar a nascer, a Guerra contra os WW será mais importante que o Trono. Vamos ver! 🙂

  • Guilherme Sibro

    Parabéns e obrigado pelas reviews! Todas foram excepcionais, ficava ansioso pra chegar a review de cada episódio e não decepcionavam.

    • Steffi

      Oba, muito obrigada Guilherme!!! 🙂

  • vinland

    Com certeza a melhor temporada. Muitas possibilidades surgiram para o ano que vem.

    Olena no nucleo de dorne foi epico e engraçado kkkkkkkkkkkkkk. Cercei por mais que eu odeie ela, foi impossivel nao torcer por sua vingança. Daquele jeito: Odeio mas nunca quero que morra kkkkkkkkkkk.

    Porque estou achando que mais algum Stark, vai se ferrar nas maos de mindinho ????

    Nada foi confirmado pela HBO, mas acredito que menos episodio seja o certo. Se eles tiverem menos episodios, com orçamento de 10 episodios, o negocio pode ser algo extremamente epico, algo que jamais vimos, nem mesmo no cinema. E aposto que a ideia da HBO seja essa mesma, encerrar em grande estilo, e deixar a serie marcada na historia da TV. Uma coisa eu digo, desde O senhor dos aneis, nao vemos o genero de fantasia, recebendo um tratamento tao bom, como o dessa serie. E quem diria que esse tratamento viria em forma de TV.

    Que venha o proximo ano. A espera sera extremamente longa.

    • Steffi

      Também acho que essa diminuição no número de episódios possa render uma temporada épica, sem episódios meia boca e toda no nível do que vimos nesses 6×09, 6×10…
      E é isso que espero com essa decisão. Diminuir e ter episódio filler será um balde de água fria.

      Tb estou receosa com os Starks nas mãos do Mindinho. Aliás, acho que a próxima temporada tem tudo para ser de grande destaque para Lord Baelish como um grande vilão.

  • guilhermedc

    Excelente episódio de uma excelente temporada fechando com uma excelente review. Parabéns.

  • guilhermedc

    Excelente episódio de uma excelente temporada fechando com uma excelente review. Parabéns.

    • Steffi

      Valeu Guiherme! 🙂

  • Euri

    Bom, é oficial. Cersei Lannister é uma terrorista. O Estado Islâmico iria apreciar uma consultoria. Sério, odeio essa mulher. E não é pq ela mata e destrói famílias inteiras. No final faz parte do jogo. A questão é que ela GOSTA!! A criatura sádica só faltou ter um orgasmo vendo o septo explodir.
    Eu amei esse episódio, apesar de achar toda a sequência inicial muito longa. Eu só queria ver os acontecimentos no Norte e não me decepcionei. Estava preocupada com a lealdade da Sansa, mas esse episódio mostrou que ela sabe onde pisa. E a verdade é que se a gente prestar atenção a tudo que ela fez desde que se encontrou com Jon, pode até chegar a conclusão que Sansa planejou cada passo pra coroação do irmão. Ela ter vestido o Jon com o símbolo dos Starks e do pai pode não ter sido uma conscidencia.
    Com tudo que a Daenerys conquistou, até parece que ela vai ter alguma facilidade em tomar os sete reinos. Mas acho que ela não deve subestimar a louca da Cersei , que não tem mais nada a perder e mostrou que não tem nenhuma moralidade sobrando. Com fogo vivo , ela nem precisa de exércitos ou dragões para queimar cidades e batalhões inteiros de homens. É bem provável que a rainha dos dragões tenha que fazer uma aliança de casamento mesmo. E a verdade é que só sobrou um rei nessa história pra propor casamento. Jon agora domina metade do país. Infelizmente, suspeito que vou odiar mortalmente qualquer relacionamento do Jon com Daenerys. E não é pq talvez sejam sobrinho e tia. Além disso, acredito que aqueles sussurros que não ouvimos na torre da alegria deixaram dúvidas suficientes pra não termos certeza da paternidade do Jon e que talvez seja uma jogada dos autores pra deixar margem de manobra pra que um relacionamento entre Jon e a Dany acabe não sendo incestuoso. Apenas não gosto dessa rainha que sempre me deixou entediada com as histórias depois da morte do marido , conquistando adoradores como se fosse a coisa mais fácil do mundo. E também acho a atriz bem fraca.

    • vinland

      Amigo, todo mundo que assistiu acho que quase teve um orgasmo em ver a Cercei matar o pardal, e todos aqueles religiosos.kkkkkkkkkk Apenas lamentei a morte de Margaery, o resto foi tarde.

      • Euri

        Eu não achei nada divertido. Só tive vontade de vomitar vendo uma mulher apreciar tanto a destruição de pessoas da própria família. Mas Cersei tem muitos fãs pq a atriz é muito talentosa. Ela sofreu com o Pardal, mas foi ela mesma que colocou ele no poder

        • vinland

          Pois eu adorei, ainda mais quando ela se vingou da Confesse kkkkkkkkkkkkkk

    • Ana

      Não. A paternidade do Jon estáconfirmada. O Rhaeger sequesteou a Lyanna. Ele, mesmo com o nome e a familia sendo massacradas e batalha, deixou os melhores da guarda real para proteger o herdeiro. Robert, mataria sem piedade o menino do Rhaeger. A Lyanna disse isso. Os sussurros acho que foram pra gente não saber que tipo de pessoa ele era. Se bem que na net alguém leu os lábios e ela disse ” o nome dele é” . Estão apostando em Jaehaerys como o verdadeiro nome do Jon.
      Tb não me diverti com o estupro da Septa lá. Estupro nunca é legal.

      Enfim, acho que vai ser mais fácil pra audiência aceitar Jon/Dany… pq isso acontece no mundo de Got, pq eles são totais desconhecidos que por acaso tem parentesco. Mais fácil que ver com a Sansa. De quem apesar de ser primo, sempre amou e (nos vimos desde sempre) como irmã.

      • Euri

        Eu não sei. Sim, tudo leva a crer que Rhaegar é o pai. Mas pq eles não deixaram isso mais explícito? Pra que inventar um mistério a essa altura do campeonato quando todo mundo já falava sobre quem seriam os verdadeiros pais do Jon? Isso deixou de ser uma simples suposição faz tempo. As pistas eram claras nos livros. Se eles deixaram uma brecha na história, sem deixar realmente claro o nome do pai do Jon, é pq tem algum motivo. Eles não deixaram claro apenas o fato do Jon ser bastardo ou não. Omitiram o nome do PAI. Provavelmente estou teorizando demais, mas acho que podem estar preparando alguma surpresa maior do que apenas a legitimidade ou não do Jon.
        Ah, e talvez seja só eu, mas prefiro ver o Jon ter um romance com a Sansa. Principalmente se a Dany for mesmo tia do Jon…
        Pensando bem… a Sansa é meu personagem favorito e um romance em Game of Thrones só pode acabar em sangue e fogo. A chata da Dany que fique com o Jon e acabe morta no final.

        • Gabriel

          A paternidade fica subentendida. Não acho que Game of Thrones precisa ser didático à este ponto. De qualquer forma aquela mensagem de Lyanna para Ned deve ser revelada quando Bran se encontrar com Jon.

          • Euri

            Não é questão de didática. Eles deixaram uma questão em aberto e colocaram uma informação que ninguém sabe qual é. Isso significa que a situação do Jon não deve ser é tão simplista quanto parece em um primeiro momento pra todo mundo.

          • Ana

            Eles não deixaram nenhuma questão em aberto sobre a paternidade. Não poderia ter posto nada ali, todos naquele quarto sabiam quem era o pai. A audiência já foi preparada por isso por 6 anos, seria didatismo desnecessário. Não caberia na cena alguém falar: mas, quem é o pai? De quem é esse bebê? Ou Lyanna explicar para Ned que o bebê é do Rhaeger. Ele sabia, não existiam suspeitas disso. O filho que a Lyanna teve em cativeiro só pode ser do suposto raptor.

          • vinland

            Acho que pra quem acompanhou a serie ate esse ponto, sabe da paternidade do jon. Na primeira e terceira temporada tivemos ate umas dicas sobre isso. Explicar algo sobre isso, deixaria a serie parecendo essas novelinhas da Globo. A resposta ja nos foi entregue.

      • Ricardo Gelatti

        A paternidade de Jon está confirmada. O que não está confirmado é se Lyanna consentiu com isso ou foi sequestrada e estuprada.

  • Euri

    Bom, é oficial. Cersei Lannister é uma terrorista. O Estado Islâmico iria apreciar uma consultoria. Sério, odeio essa mulher. E não é pq ela mata e destrói famílias inteiras. No final faz parte do jogo. A questão é que ela GOSTA!! A criatura sádica só faltou ter um orgasmo vendo o septo explodir.
    Eu amei esse episódio, apesar de achar toda a sequência inicial muito longa. Eu só queria ver os acontecimentos no Norte e não me decepcionei. Estava preocupada com a lealdade da Sansa, mas esse episódio mostrou que ela sabe onde pisa. E a verdade é que se a gente prestar atenção a tudo que ela fez desde que se encontrou com Jon, pode até chegar a conclusão que Sansa planejou cada passo pra coroação do irmão. Ela ter vestido o Jon com o símbolo dos Starks e do pai pode não ter sido uma conscidencia.
    Com tudo que a Daenerys conquistou, até parece que ela vai ter alguma facilidade em tomar os sete reinos. Mas acho que ela não deve subestimar a louca da Cersei , que não tem mais nada a perder e mostrou que não tem nenhuma moralidade sobrando. Com fogo vivo , ela nem precisa de exércitos ou dragões para queimar cidades e batalhões inteiros de homens. É bem provável que a rainha dos dragões tenha que fazer uma aliança de casamento mesmo. E a verdade é que só sobrou um rei nessa história pra propor casamento. Jon agora domina metade do país. Infelizmente, suspeito que vou odiar mortalmente qualquer relacionamento do Jon com Daenerys. E não é pq talvez sejam sobrinho e tia. Além disso, acredito que aqueles sussurros que não ouvimos na torre da alegria deixaram dúvidas suficientes pra não termos certeza da paternidade do Jon e que talvez seja uma jogada dos autores pra deixar margem de manobra pra que um relacionamento entre Jon e a Dany acabe não sendo incestuoso. Apenas não gosto dessa rainha que sempre me deixou entediada com as histórias depois da morte do marido , conquistando adoradores como se fosse a coisa mais fácil do mundo. E também acho a atriz bem fraca.

    • vinland

      Amigo, todo mundo que assistiu acho que quase teve um orgasmo em ver a Cercei matar o pardal, e todos aqueles religiosos.kkkkkkkkkk Apenas lamentei a morte de Margaery, o resto foi tarde.

      • Euri

        Eu não achei nada divertido. Só tive vontade de vomitar vendo uma mulher apreciar tanto a destruição de pessoas da própria família. Mas Cersei tem muitos fãs pq a atriz é muito talentosa. Ela sofreu com o Pardal, mas foi ela mesma que colocou ele no poder

        • vinland

          Pois eu adorei, ainda mais quando ela se vingou da Confesse kkkkkkkkkkkkkk

    • Ana

      Não. A paternidade do Jon estáconfirmada. O Rhaeger sequesteou a Lyanna. Ele, mesmo com o nome e a familia sendo massacradas e batalha, deixou os melhores da guarda real para proteger o herdeiro. Robert, mataria sem piedade o menino do Rhaeger. A Lyanna disse isso. Os sussurros acho que foram pra gente não saber que tipo de pessoa ele era. Se bem que na net alguém leu os lábios e ela disse ” o nome dele é” . Estão apostando em Jaehaerys como o verdadeiro nome do Jon.
      Tb não me diverti com o estupro da Septa lá. Estupro nunca é legal.

      Enfim, acho que vai ser mais fácil pra audiência aceitar Jon/Dany… pq isso acontece no mundo de Got, pq eles são totais desconhecidos que por acaso tem parentesco. Mais fácil que ver com a Sansa. De quem apesar de ser primo, sempre amou e (nos vimos desde sempre) como irmã.

      • Euri

        Eu não sei. Sim, tudo leva a crer que Rhaegar é o pai. Mas pq eles não deixaram isso mais explícito? Pra que inventar um mistério a essa altura do campeonato quando todo mundo já falava sobre quem seriam os verdadeiros pais do Jon? Isso deixou de ser uma simples suposição faz tempo. As pistas eram claras nos livros. Se eles deixaram uma brecha na história, sem deixar realmente claro o nome do pai do Jon, é pq tem algum motivo. Eles não deixaram claro apenas o fato do Jon ser bastardo ou não. Omitiram o nome do PAI. Provavelmente estou teorizando demais, mas acho que podem estar preparando alguma surpresa maior do que apenas a legitimidade ou não do Jon.
        Ah, e talvez seja só eu, mas prefiro ver o Jon ter um romance com a Sansa. Principalmente se a Dany for mesmo tia do Jon…
        Pensando bem… a Sansa é meu personagem favorito e um romance em Game of Thrones só pode acabar em sangue e fogo. A chata da Dany que fique com o Jon e acabe morta no final.

        • Gabriel

          A paternidade fica subentendida. Não acho que Game of Thrones precisa ser didático à este ponto. De qualquer forma aquela mensagem de Lyanna para Ned deve ser revelada quando Bran se encontrar com Jon.

          • Euri

            Não é questão de didática. Eles deixaram uma questão em aberto e colocaram uma informação que ninguém sabe qual é. Isso significa que a situação do Jon não deve ser é tão simplista quanto parece em um primeiro momento pra todo mundo.

          • Ana

            Eles não deixaram nenhuma questão em aberto sobre a paternidade. Não poderia ter posto nada ali, todos naquele quarto sabiam quem era o pai. A audiência já foi preparada por isso por 6 anos, seria didatismo desnecessário. Não caberia na cena alguém falar: mas, quem é o pai? De quem é esse bebê? Ou Lyanna explicar para Ned que o bebê é do Rhaeger. Ele sabia, não existiam suspeitas disso. O filho que a Lyanna teve em cativeiro só pode ser do suposto raptor.

          • vinland

            Acho que pra quem acompanhou a serie ate esse ponto, sabe da paternidade do jon. Na primeira e terceira temporada tivemos ate umas dicas sobre isso. Explicar algo sobre isso, deixaria a serie parecendo essas novelinhas da Globo. A resposta ja nos foi entregue.

      • Ricardo Gelatti

        A paternidade de Jon está confirmada. O que não está confirmado é se Lyanna consentiu com isso ou foi sequestrada e estuprada.

  • rafael rigaud

    a melhor temporada, sem dúvidas! e, novamente, tiro meu chapéu pra você, suas reviews são algumas das melhores que eu já li, e lha que acompanho este site há anos e já escrevi algumas reviews de seriados também. parabéns e espero continuar acompanhando a série com seus textos em breve!

    • Steffi

      Muito obrigada Rafael! Com certeza vamos nos encontrar por aqui em 2017!

  • rafael rigaud

    a melhor temporada, sem dúvidas! e, novamente, tiro meu chapéu pra você, suas reviews são algumas das melhores que eu já li, e lha que acompanho este site há anos e já escrevi algumas reviews de seriados também. parabéns e espero continuar acompanhando a série com seus textos em breve!

    • Steffi

      Muito obrigada Rafael! Com certeza vamos nos encontrar por aqui em 2017!

  • Silvana Martins

    Para mim a melhor temporada, sem dúvidas, acho que a grata surpresa foi a atriz mirim que interpreta Lyana Mormont, arrasou em cada cena que aparecia mesmo que não falasse, se Jon for coroado rei dos sete reinos, ela merece ser rainha do Norte!!! Olena, sempre roubando a cena, ela e Tyrion sempre com os melhores diálogos, salvou realmente o núcleo de Dorné! Esse episódio foi tão bom quanto o 9, e merece destaque a excelente trilha sonora, que tensão. Essa temporada foi Girl power!!!!! Steffi, parabéns pela ótima cobertura, você foi 10!!!
    Ps1: A emoção tomou conta na confirmação da teoria, anos a espera afinal, tomara que R e L tenham casado! Uma dúvida, tinha a parteira e mais uma mulher no quarto, devemos desconsidera-las como testemunhas? Só figuração mesmo?!?
    Ps2:Como esperar até o ano que vem? Steffi, seria uma ótima ficar postando textos só universo Gelo e Fogo, assim contornar íamos um pouquinho o tempo que falta até lá. ..?

    • Roberto Aprigio

      Essa parteira deve ser a Wila citada como uma das “prováveis” mães de Jon. Pode sim ser considerada testemunha. Eu penso que é quase certeza que Rhaegar e Lyanna tenham casado. Caso isso aconteceu de fato, ele adquire a legitimidade para assumir o trono. ( Apesar que casado ou não, o mesmo pode reivindicar eu penso.. numa guerra como essa, o que vai definir quem é Rei é a vitória).

      • Silvana Martins

        Mas eram 2 mulheres, não eram? Pois é, tb acho que ele é herdeiro, mas segundo o que vale na história tem que ser oficial. Agora, do jeito que o Jon tem a síndrome de vira lata , é bem provável que no primeiro momento ele não queira ser rei, ainda mais sabendo dos Whites! Se ele for a reencarnação do Azor ahai então! !!

        • Roberto Aprigio

          São duas mulheres, mas só focam em uma. Mas sim, são duas testemunhas + Howland Reed. Jon, assim como Ned, não deve querer o trono de Westeros ( Ao não ser que se case com Dany, esse é o nosso desejo) . Ele só tem a cabeça focada em derrotar os Whites.. Sem dúvida ( ao meu ver) ele é o azor ahai. E provavelmente a nissa nissa seja a Melisandre.

          • Silvana Martins

            Mas acho que na série talvez não tenham destaque, que fique por conta do Bran e Howland Reed contar sobre Jon, eu acho que nos livros a personagem da Daenerys super interessante mas na série a atriz não deu conta de dar vida a personagem e não conseguiu ganhar minha empatia, torço pelo seu núcleo devido ao Verme Cinzento, Tyrion, Varys,Yara, Theon, agora Olena e claro os 3 dragões,por isso não estou na torcida pela união com o Jon.
            Gente, essa que a Melisandre é a Nissa Nissa faz muito sentido, realmente não tinha atinado pra isso!!!

    • Steffi

      Valeu Silvana, vou ficar de olho para ir postando novidades e coisas legais sobre GoT, com certeza. Esperar até 2017 parece uma eternidade nesse momento. Rs

      Sim, as mulheres na Torre da Alegria podem ser testemunhas mesmo. Resta sabermos quem elas são e se ainda estão vivas.

  • Junito Hartley

    Discordo que essa tenha sido a melhor temporada, pra mim so prestaram 3 episodios, a da morte do Hodor e esses 2 ultimos episodios, de resto foi muito fraco, eu esperava mais de John Snow, achei que depois que ele voltasse a vida ele mudaria mais a personalidade, mas o que se viu o mesmo John(o que nao é ruim).

    Sobre a Cersei, eu acho que ela nao passa da 7 temporada, ela nao tem mais aliados e agora tem varios inimigos querendo sua cabeça, quando ela começar a ter o gosto de sentar no trono de ferro vai ta chegando daenerys com seus barquinhos e 3 dragoes kkkkkkkkk

    A arya me surpreendeu, so que achei ela com cara de louca psicopata.

    • Luan marcos

      Eu acho que Jon mudou a personalidade só que pra pior. eu ja achava ele bundao ele só ficou mais bundao ainda kkkkkkkkk

    • vinland

      Nao acho que eles matem Cercei na 7 temporada. Provavelmente ela seguira ate a ultima. Dentre todos ela, ela segue como a maior vila da serie, e descartar ela na penultima temporada, seria perder um pouco de forca dramatica na serie. Sem falar que eu ainda acho que ela nao morrera na serie. O acerto de contas pode vir de outra forma, que nao seja morrendo.

    • Cesar

      Concordo. GOT sabe dosar bem a hora de colocar episodios fodas. Eu fiquei entediado nos outros 7 episodios, e esses 3 que vc falou estao entre os melhores da serie. Acabou com 2 episodios espetaculares e da essa sensação de que foi melhor, mas não foi.

  • Junito Hartley

    Discordo que essa tenha sido a melhor temporada, pra mim so prestaram 3 episodios, a da morte do Hodor e esses 2 ultimos episodios, de resto foi muito fraco, eu esperava mais de John Snow, achei que depois que ele voltasse a vida ele mudaria mais a personalidade, mas o que se viu o mesmo John(o que nao é ruim).

    Sobre a Cersei, eu acho que ela nao passa da 7 temporada, ela nao tem mais aliados e agora tem varios inimigos querendo sua cabeça, quando ela começar a ter o gosto de sentar no trono de ferro vai ta chegando daenerys com seus barquinhos e 3 dragoes kkkkkkkkk

    A arya me surpreendeu, so que achei ela com cara de louca psicopata.

    • Luan marcos

      Eu acho que Jon mudou a personalidade só que pra pior. eu ja achava ele bundao ele só ficou mais bundao ainda kkkkkkkkk

    • vinland

      Nao acho que eles matem Cercei na 7 temporada. Provavelmente ela seguira ate a ultima. Dentre todos ela, ela segue como a maior vila da serie, e descartar ela na penultima temporada, seria perder um pouco de forca dramatica na serie. Sem falar que eu ainda acho que ela nao morrera na serie. O acerto de contas pode vir de outra forma, que nao seja morrendo.

    • Cesar

      Concordo. GOT sabe dosar bem a hora de colocar episodios fodas. Eu fiquei entediado nos outros 7 episodios, e esses 3 que vc falou estao entre os melhores da serie. Acabou com 2 episodios espetaculares e da essa sensação de que foi melhor, mas não foi.

  • carla machado

    Ótima review. Discordo de ter sido a melhor temporada de GoT, mas eu não sou fã…Então não posso discutir com vcs!
    Que venha o encontros tão aguardado por mim dos Starks!

    • Steffi

      Valeu Carlinhaaaa! Que venha 2017. Ah, qual é a sua temporada preferida?

  • carla machado

    Ótima review. Discordo de ter sido a melhor temporada de GoT, mas eu não sou fã…Então não posso discutir com vcs!
    Que venha o encontros tão aguardado por mim dos Starks!

    • Steffi

      Valeu Carlinhaaaa! Que venha 2017. Ah, qual é a sua temporada preferida?

  • Jean Pastore

    Parabéns Steffi, outra review de qualidade!!

    O que o ep anterior teve de previsivel, esse foi o oposto. Vibrava a cada cena!

    Continuo preferindo a Batalha dos Bastardos por toda a produção envolvida, mas estes últimos figuram fácil no top 5 da série.

    Que venha a 7ª!

    CERSEI RAINHA DA PORRA TODA!!!
    SHAME SHAME SHAME…

    • Steffi

      Aeee Jean muito obrigada pelo carinho ao longo de todas essas 10 reviews! Hahaha até 2017!

  • Jean Pastore

    Parabéns Steffi, outra review de qualidade!!

    O que o ep anterior teve de previsivel, esse foi o oposto. Vibrava a cada cena!

    Continuo preferindo a Batalha dos Bastardos por toda a produção envolvida, mas estes últimos figuram fácil no top 5 da série.

    Que venha a 7ª!

    CERSEI RAINHA DA PORRA TODA!!!
    SHAME SHAME SHAME…

    • Steffi

      Aeee Jean muito obrigada pelo carinho ao longo de todas essas 10 reviews! Hahaha até 2017!

  • Patrícia Salomão

    Parabéns pela maravilhosa cobertura desta série, Steffi. Seus textos foram precisos e complementares.
    Que venha a 7ª !

  • Patrícia Salomão

    Parabéns pela maravilhosa cobertura desta série, Steffi. Seus textos foram precisos e complementares.
    Que venha a 7ª !

    • Steffi

      Paty linda, muito obrigada! 🙂

  • Rodrigo Cardoso

    Steffi, que review maravilhosa, realmente esse episódio foi incrível, foram tantos bons momentos que acho que ele é o meu episódio preferido de .pT, sem falar que a série já está muito próxima de ocupar o primeiro lugar no meu coração de melhor série de todos os tempos. A experiência que GoT tem nos proporcionado durante esses 6 anos, em especial nesse sexto ano, é simplesmente inigualável.

    Ah é obrigado por esclarecer várias coisas sobre a trama, parabéns pelo ótimo trabalho

    • Steffi

      Que bom Rodrigo! Muito obrigada! 🙂

  • Rodrigo Cardoso

    Steffi, que review maravilhosa, realmente esse episódio foi incrível, foram tantos bons momentos que acho que ele é o meu episódio preferido de .pT, sem falar que a série já está muito próxima de ocupar o primeiro lugar no meu coração de melhor série de todos os tempos. A experiência que GoT tem nos proporcionado durante esses 6 anos, em especial nesse sexto ano, é simplesmente inigualável.

    Ah é obrigado por esclarecer várias coisas sobre a trama, parabéns pelo ótimo trabalho

    • Steffi

      Que bom Rodrigo! Muito obrigada! 🙂

  • Isac Marcos

    Steffi, obrigado por sua análises, e nem as acho longas, uma vez que quem lê as obras de Martin sabe e aprecia um texto extenso e rico. Foi uma temporada épica e emocionante mesmo, culminando nesta Season Finale nota 10; suas análises foram importantes, principalmente por ler coisas que havia pensado e conhecer outros olhares sobre o que via. Espero que na próxima temporada você mantenha o bom trabalho aqui! Parabéns!

    • Steffi

      Obrigada Isac, que ótimo ler seu comentário. Com certeza nos vemos de novo aqui em 2017 🙂

  • Isac Marcos

    Steffi, obrigado por sua análises, e nem as acho longas, uma vez que quem lê as obras de Martin sabe e aprecia um texto extenso e rico. Foi uma temporada épica e emocionante mesmo, culminando nesta Season Finale nota 10; suas análises foram importantes, principalmente por ler coisas que havia pensado e conhecer outros olhares sobre o que via. Espero que na próxima temporada você mantenha o bom trabalho aqui! Parabéns!

    • Steffi

      Obrigada Isac, que ótimo ler seu comentário. Com certeza nos vemos de novo aqui em 2017 🙂

  • edson pereira

    O melhor episódio 10 para a melhor temporada até então.
    Um episódio
    com cenas marcantes, com o nível de atuação elevadíssimo, o que foi a
    cena que Sr Davos (Liam Cunningham) fez?! Eu mesmo senti toda a dor
    dele.
    Peter Dinklage é um monstro, e com um olhar revela tudo aquilo
    que agente quer ver em um ator, e como a Emilia Clarke melhorou, o amadurecimento não veio só para a Dany mas atingiu em cheio tambem a atriz que deu show nessa temporada.
    Sempre gostei muito do personagem
    Cersei e Lena Headey vestiu a personagem de tal forma que não se pode
    explicar, cada olhar, cada posicionamento que ela tem me deixa pensando
    como ela é foda e necessária pro jogo e pra tudo o que Game of Thrones
    fez ate agora.
    A Arya foi fodastica e a Lyanna Mourmont nem se fala.
    Ja
    vi esse filme de Rei do Norte e não gostei nada de lembrar o que vem
    depois, acho que os Stark ja sofreram demais, agora chega né HBO.
    Pra essa Session Finale lacrar de vez na
    minha humilde opinião só faltou uns 5 minutinhos pra Arya se encontrar
    com Jon e Sansa, ela ja esta nas Gemeas, bem mais perto de Winterfel do
    que o Bran.
    MAis estou satisfeito e triste por ter que esperar uma eternidade pra ver essa obra prima de novo.

    • Luan marcos

      O Ator que faz o Davos é muito Bom foi de partir o coração ele falando da Shireen. Peter tambem ele é sem duvida o melhor ator da série e acho que é total por mérito dele NÃO pelo diretor, uma coisa que me incomoda em Got é a direção de atores. a própria Emilia ja vi ela reclamando em algumas entrevistas que incomoda ela a Daenerys ser sempre tensa e quase nunca sorrir. Concerteza a presença do Peter tenha mudado em como as cenas da Dany sao conduzidas.

      • Angelo Bruno Rabelo Batista

        Eu concordo com você e o Edson. Para mim o problema esta em como eles dirigem alguns atores. A Emília é ótima no filme como eu era antes de você e foi elogiada pela critica e pelos fãs do livro. Ela é super expressiva na vida real. nessa temporada ela teve ótimos momentos: a despedida dela com o Jorah, as cenas com o Peter e a queima dos khals.

        • Steffi

          A sensação é que a Emilia é muito melhor nessas cenas em que a Dany está mais vulnerável, mais entregue… Nesses diálogos com Jorah e Tyrion ele me passou uma sinceridade e emoção que não senti em nenhuma de suas cenas fodonas. Parece que nesses momentos ela acerta o tom que soa tão exagerado em outros momentos,

          • Angelo Bruno Rabelo Batista

            Oi Steffi!parabéns pelas análises!eu sempre leio,mas quase nunca comento.Abs.

  • edson pereira

    O melhor episódio 10 para a melhor temporada até então.
    Um episódio
    com cenas marcantes, com o nível de atuação elevadíssimo, o que foi a
    cena que Sr Davos (Liam Cunningham) fez?! Eu mesmo senti toda a dor
    dele.
    Peter Dinklage é um monstro, e com um olhar revela tudo aquilo
    que agente quer ver em um ator, e como a Emilia Clarke melhorou, o amadurecimento não veio só para a Dany mas atingiu em cheio tambem a atriz que deu show nessa temporada.
    Sempre gostei muito do personagem
    Cersei e Lena Headey vestiu a personagem de tal forma que não se pode
    explicar, cada olhar, cada posicionamento que ela tem me deixa pensando
    como ela é foda e necessária pro jogo e pra tudo o que Game of Thrones
    fez ate agora.
    A Arya foi fodastica e a Lyanna Mourmont nem se fala.
    Ja
    vi esse filme de Rei do Norte e não gostei nada de lembrar o que vem
    depois, acho que os Stark ja sofreram demais, agora chega né HBO.
    Pra essa Session Finale lacrar de vez na
    minha humilde opinião só faltou uns 5 minutinhos pra Arya se encontrar
    com Jon e Sansa, ela ja esta nas Gemeas, bem mais perto de Winterfel do
    que o Bran.
    MAis estou satisfeito e triste por ter que esperar uma eternidade pra ver essa obra prima de novo.

    • Luan marcos

      O Ator que faz o Davos é muito Bom foi de partir o coração ele falando da Shireen. Peter tambem ele é sem duvida o melhor ator da série e acho que é total por mérito dele NÃO pelo diretor, uma coisa que me incomoda em Got é a direção de atores. a própria Emilia ja vi ela reclamando em algumas entrevistas que incomoda ela a Daenerys ser sempre tensa e quase nunca sorrir. Concerteza a presença do Peter tenha mudado em como as cenas da Dany sao conduzidas.

      • Angelo Bruno Rabelo Batista

        Eu concordo com você e o Edson. Para mim o problema esta em como eles dirigem alguns atores. A Emília é ótima no filme como eu era antes de você e foi elogiada pela critica e pelos fãs do livro. Ela é super expressiva na vida real. nessa temporada ela teve ótimos momentos: a despedida dela com o Jorah, as cenas com o Peter e a queima dos khals.

        • Steffi

          A sensação é que a Emilia é muito melhor nessas cenas em que a Dany está mais vulnerável, mais entregue… Nesses diálogos com Jorah e Tyrion ele me passou uma sinceridade e emoção que não senti em nenhuma de suas cenas fodonas. Parece que nesses momentos ela acerta o tom que soa tão exagerado em outros momentos,

  • Thiago Vinicius

    Parabéns pela cobertura da série!
    A Lady Lyanna foi a personagem mais legal nessa temporada kkkk
    tomara que tenha mais dela na próxima!
    Provavelmente Daenerys vai assumir seu posto de Rainha dos sete reinos na
    próxima temporada, não vejo muitos rumos para série seguir depois para as próximas temporadas! =P

    • Steffi

      Valeu Thiago! 🙂
      Os próximos rumos provavelmente envolverão a guerra contra os WW

  • Thiago Vinicius

    Parabéns pela cobertura da série!
    A Lady Lyanna foi a personagem mais legal nessa temporada kkkk
    tomara que tenha mais dela na próxima!
    Provavelmente Daenerys vai assumir seu posto de Rainha dos sete reinos na
    próxima temporada, não vejo muitos rumos para série seguir depois para as próximas temporadas! =P

    • Steffi

      Valeu Thiago! 🙂
      Os próximos rumos provavelmente envolverão a guerra contra os WW

  • Luan marcos

    Quanto a paternidade do Jon seria bem legal se ele não descobrisse. que o Bran percebesse que a interferência dele so vai causar mais guerra e mortes pq Daenerys é a primeira na linha de sucessão mas como Westeros é constituido no patriarcado não seram poucos que vao querer coroar o Jon mesmo sendo um bastardo Targaryen, e só teremos outra Dança dos dragões

  • Luan marcos

    Quanto a paternidade do Jon seria bem legal se ele não descobrisse. que o Bran percebesse que a interferência dele so vai causar mais guerra e mortes pq Daenerys é a primeira na linha de sucessão mas como Westeros é constituido no patriarcado não seram poucos que vao querer coroar o Jon mesmo sendo um bastardo Targaryen, e só teremos outra Dança dos dragões

  • Primeiramente, Steffi Hanschke, a Ryca, parabéns pela excelente cobertura de GoT aqui no SM. Reviews completas, de fácil entendimento.
    Gostei mais desse episódio do que o anterior, por ele ter desenvolvido melhor boa parte das histórias que estavam presas há muito tempo. Isso é o que sinto falta na série, às vezes.
    Só não concordo que essa foi a melhor temporada de GoT; ela com certeza, nos preparou para os acontecimentos mais importantes que estão por vir.
    Já estou em clima de despedida, e tenho certeza, que daqui pra frente, a série vai superar as nossas expectativas.

    • carla machado

      Deby..bjs

    • Steffi

      Aeee Deby! Muito obrigada 🙂

      Tb acho que as últimas duas temporadas serão épicas!

  • Primeiramente, Steffi Hanschke, a Ryca, parabéns pela excelente cobertura de GoT aqui no SM. Reviews completas, de fácil entendimento.
    Gostei mais desse episódio do que o anterior, por ele ter desenvolvido melhor boa parte das histórias que estavam presas há muito tempo. Isso é o que sinto falta na série, às vezes.
    Só não concordo que essa foi a melhor temporada de GoT; ela com certeza, nos preparou para os acontecimentos mais importantes que estão por vir.
    Já estou em clima de despedida, e tenho certeza, que daqui pra frente, a série vai superar as nossas expectativas.

    • carla machado

      Deby..bjs

    • Steffi

      Aeee Deby! Muito obrigada 🙂

      Tb acho que as últimas duas temporadas serão épicas!

  • Roberto Pereira

    Lianna Mormont >>>> Daenerys
    Odeio mais a Cersei do que odiei Frey e Ramsay juntos
    Acho que a mosca azul vai morder Sansa e ela vai passar o rodo no Jon junto com o Mindinho. Aquele sorrisinho dos dois no final não prenuncia boa coisa.
    A fé militante foi destruída muito fáçil, recurso meio barato, mas ok.
    Já previa que Cersei para retomar o poder, Tommen iria pro saco. Aliás, que direito a Cersei tem de virar rainha? É isso mesmo? Ou foi meio = o Temer, na mão grande? hahaha

  • Roberto Pereira

    Lianna Mormont >>>> Daenerys
    Odeio mais a Cersei do que odiei Frey e Ramsay juntos
    Acho que a mosca azul vai morder Sansa e ela vai passar o rodo no Jon junto com o Mindinho. Aquele sorrisinho dos dois no final não prenuncia boa coisa.
    A fé militante foi destruída muito fáçil, recurso meio barato, mas ok.
    Já previa que Cersei para retomar o poder, Tommen iria pro saco. Aliás, que direito a Cersei tem de virar rainha? É isso mesmo? Ou foi meio = o Temer, na mão grande? hahaha

  • Que texto maravilhoso, Steffi! Traduziu muito bem o que foi não só esse episódio, mas essa temporada de Game of Thrones! Para mim também foi a melhor temporada da série, principalmente porque meu medo de me decepcionar com o que pudesse acontecer se mostrou infundado e também porque tive a oportunidade de ter a experiência de quem vê a série sem ter lido os livros (embora ter conhecimento da saga literária com certeza ajude a compreender alguns acontecimentos e escolhas até mesmo dessa temporada). E o mais legal? Saber que mesmo tendo sido “spoileado” pela série, minha ansiedade pelos livros ainda continua a mesma – porque as duas histórias já têm pontos muito distintos em algumas tramas, que inevitavelmente serão diferentes.

    Esse episódio não teve o mesmo furor que Battle of the Bastards – o furor frenético da guerra, do sangue, da vingança – mas teve seus sabores muito peculiares e foi igualmente arrepiante. Ainda que muitos dos acontecimentos já tivessem sido teorizados (explosão do Septo de Baelor, Torre da Alegria), não foram menos empolgantes – porque mostram como a série conseguiu construir a narrativa de modo coerente e sem lançar mão de “piruetadas” apenas para surpreender. E tivemos outros lances para surpreender (como Arya finalmente se vingando dos Frey) e para deixar pontas em aberto.

    O jogo dos tronos se encaminha para seus lances decisivos – e acho maravilhoso que tantas figuras que inicialmente tinham papel pequeno nele estejam nas posições centrais, especialmente as mulheres. A batalha final será de rainhas e mulheres fortes – e mesmo o único rei restante (Jon Snow) tem ao seu lado figuras femininas que cresceram (Sansa e Lyanna Mormont) e apareceram.

    Eu AMEI a introdução de Vila Velha e da Cidadela – coisas que anseio desde que li sobre esses lugares em A Dança dos Dragões. Simplesmente majestosa a biblioteca e tenho certeza de que ali os segredos da mitologia de Westeros serão desvelados. Sam é um personagem que é simpático e contra todas as possibilidades conseguiu sobreviver até aqui – espero que possa mais uma vez mostrar seu valor na decisão do futuro desse mundo.

    Chorei por Margaery, chorei por Loras. Por Margaery porque a personagem, como você disse, cresceu muito dentro da narrativa e era deliciosa de ver. Por Loras pelo que ele representa particularmente pra mim – dentro dessa trama de intolerância religiosa e sexualidade. Meu ódio por Cersei cresceu ainda mais nesse episódio, ainda que reconheça nela uma grande personagem. Anseio pelas consequências das ações dela. E amei o que você escreveu sobre Olenna – que personagem incrível!

    O que dizer sobre a confirmação de J=L+R??? É TARGARYEN, PORRAAAAAAAAA! O simbolismo contido em Jon Snow agora é tão forte que até me arrepia. Todos os momentos dele nessa temporada foram “previstos” pelas teorias, mas não deixaram de ser arrepiantes e emocionantes. Será que o herdeiro do Gelo e do Fogo será aquele que salvará Westeros da Longa Noite? Qual será o preço que ele terá que pagar por isso? Ansioso demais pra saber o que essa trama nos reserva.

    Enfim… foram muitos momentos incríveis não só nesse episódio, mas nessa temporada inteira. Dá-lhe Game of Thrones! Agora só falta o véio fdp lançar logo o livro pra eu poder mergulhar na outra abordagem dessa narrativa que tanto me fascina.

    PS.: Como não lembrar da Copa GoT do AoP??? Era tanto plot twist, tanta morte, tanta aliança nesse episódio que só vinha a voz de Clevz, nosso diviníssimo Deus das Mil Faces em minha cabeça: EITA, QUE BAGUNÇA DA PORRA É ESSA?

    • Steffi

      Aeee Sam, esse elogio vindo de você é extremamente valioso para mim! Adorei todos seus comentários, refletem tudo que penso tb.

      Como não amar a referencia a Copa GoT AoP? Hahaha

      **** COMUNICADO COPA ****

      Que venha 2017 e um novo Pod especial GoT para nos preparar para a nova temporada

  • Que texto maravilhoso, Steffi! Traduziu muito bem o que foi não só esse episódio, mas essa temporada de Game of Thrones! Para mim também foi a melhor temporada da série, principalmente porque meu medo de me decepcionar com o que pudesse acontecer se mostrou infundado e também porque tive a oportunidade de ter a experiência de quem vê a série sem ter lido os livros (embora ter conhecimento da saga literária com certeza ajude a compreender alguns acontecimentos e escolhas até mesmo dessa temporada). E o mais legal? Saber que mesmo tendo sido “spoileado” pela série, minha ansiedade pelos livros ainda continua a mesma – porque as duas histórias já têm pontos muito distintos em algumas tramas, que inevitavelmente serão diferentes.

    Esse episódio não teve o mesmo furor que Battle of the Bastards – o furor frenético da guerra, do sangue, da vingança – mas teve seus sabores muito peculiares e foi igualmente arrepiante. Ainda que muitos dos acontecimentos já tivessem sido teorizados (explosão do Septo de Baelor, Torre da Alegria), não foram menos empolgantes – porque mostram como a série conseguiu construir a narrativa de modo coerente e sem lançar mão de “piruetadas” apenas para surpreender. E tivemos outros lances para surpreender (como Arya finalmente se vingando dos Frey) e para deixar pontas em aberto.

    O jogo dos tronos se encaminha para seus lances decisivos – e acho maravilhoso que tantas figuras que inicialmente tinham papel pequeno nele estejam nas posições centrais, especialmente as mulheres. A batalha final será de rainhas e mulheres fortes – e mesmo o único rei restante (Jon Snow) tem ao seu lado figuras femininas que cresceram (Sansa e Lyanna Mormont) e apareceram.

    Eu AMEI a introdução de Vila Velha e da Cidadela – coisas que anseio desde que li sobre esses lugares em A Dança dos Dragões. Simplesmente majestosa a biblioteca e tenho certeza de que ali os segredos da mitologia de Westeros serão desvelados. Sam é um personagem que é simpático e contra todas as possibilidades conseguiu sobreviver até aqui – espero que possa mais uma vez mostrar seu valor na decisão do futuro desse mundo.

    Chorei por Margaery, chorei por Loras. Por Margaery porque a personagem, como você disse, cresceu muito dentro da narrativa e era deliciosa de ver. Por Loras pelo que ele representa particularmente pra mim – dentro dessa trama de intolerância religiosa e sexualidade. Meu ódio por Cersei cresceu ainda mais nesse episódio, ainda que reconheça nela uma grande personagem. Anseio pelas consequências das ações dela. E amei o que você escreveu sobre Olenna – que personagem incrível!

    O que dizer sobre a confirmação de J=L+R??? É TARGARYEN, PORRAAAAAAAAA! O simbolismo contido em Jon Snow agora é tão forte que até me arrepia. Todos os momentos dele nessa temporada foram “previstos” pelas teorias, mas não deixaram de ser arrepiantes e emocionantes. Será que o herdeiro do Gelo e do Fogo será aquele que salvará Westeros da Longa Noite? Qual será o preço que ele terá que pagar por isso? Ansioso demais pra saber o que essa trama nos reserva.

    Enfim… foram muitos momentos incríveis não só nesse episódio, mas nessa temporada inteira. Dá-lhe Game of Thrones! Agora só falta o véio fdp lançar logo o livro pra eu poder mergulhar na outra abordagem dessa narrativa que tanto me fascina.

    PS.: Como não lembrar da Copa GoT do AoP??? Era tanto plot twist, tanta morte, tanta aliança nesse episódio que só vinha a voz de Clevz, nosso diviníssimo Deus das Mil Faces em minha cabeça: EITA, QUE BAGUNÇA DA PORRA É ESSA?

    • Steffi

      Aeee Sam, esse elogio vindo de você é extremamente valioso para mim! Adorei todos seus comentários, refletem tudo que penso tb.

      Como não amar a referencia a Copa GoT AoP? Hahaha

      **** COMUNICADO COPA ****

      Que venha 2017 e um novo Pod especial GoT para nos preparar para a nova temporada

  • Andressa

    Quero aqui deixar o meu agradecimento por esses textos maravilhosos da Steffi. Cuidado admirável, carinho e dedicação! Só mesmo o amor de fã para motivar a escrever impressões tão incríveis! Confesso que sempre ficava no aguardo dos textos, pois sempre me agregaram um olhar que talvez não tivesse me atentado durante os episódios, além de resgatar detalhes de GOT que endossavan ainda mais a história!
    Parabéns e obrigada por nós presentear com impressões tão incríveis sobre essa série emocionante !!!!! Que venha 2017 !

    • Steffi

      Andressa, que alegria ler um cometario assim! Muito obrigada, de verdade! Que venha 2017, te aguardo aqui!

  • Andressa

    Quero aqui deixar o meu agradecimento por esses textos maravilhosos da Steffi. Cuidado admirável, carinho e dedicação! Só mesmo o amor de fã para motivar a escrever impressões tão incríveis! Confesso que sempre ficava no aguardo dos textos, pois sempre me agregaram um olhar que talvez não tivesse me atentado durante os episódios, além de resgatar detalhes de GOT que endossavan ainda mais a história!
    Parabéns e obrigada por nós presentear com impressões tão incríveis sobre essa série emocionante !!!!! Que venha 2017 !

    • Steffi

      Andressa, que alegria ler um cometario assim! Muito obrigada, de verdade! Que venha 2017, te aguardo aqui!

  • Daniel Barcelos Grego

    Steffi,

    Eu tenho certa preguiça de comentar, mas acompanhei cada uma de suas reviews e preciso aproveitar o momento pra te dizer que é a melhor review da internet.

    Desse episódio, especificamente, eu li cerca de 15 reviews em portugues/ingles/espanhol e nenhuma chegou aos pés da sua.

    Muito obrigado por compartilhar seu tempo livre conosco! =)

    • Steffi

      Daniel, estou super boba com seu comentário! Muito obrigada pelo carinho. Vc sabe como reviews podem ser trabalhosas, mas esse retorno é maravilhoso 🙂 um grande beijo p vc

  • Daniel Barcelos Grego

    Steffi,

    Eu tenho certa preguiça de comentar, mas acompanhei cada uma de suas reviews e preciso aproveitar o momento pra te dizer que é a melhor review da internet.

    Desse episódio, especificamente, eu li cerca de 15 reviews em portugues/ingles/espanhol e nenhuma chegou aos pés da sua.

    Muito obrigado por compartilhar seu tempo livre conosco! =)

    • Steffi

      Daniel, estou super boba com seu comentário! Muito obrigada pelo carinho. Vc sabe como reviews podem ser trabalhosas, mas esse retorno é maravilhoso 🙂 um grande beijo p vc

  • Irineia Araujo

    Arrasou Steffi!! Vou imprimir e espalhar pelos sete reinos e ver se eles entendem essa história. Só corrija o “Aldo” Pa rdal. No mais perfeito!

    • Steffi

      Hahahahahaha muito obrigada Irineia!

  • Irineia Araujo

    Arrasou Steffi!! Vou imprimir e espalhar pelos sete reinos e ver se eles entendem essa história. Só corrija o “Aldo” Pa rdal. No mais perfeito!

    • Steffi

      Hahahahahaha muito obrigada Irineia!

  • Lybio Jeffersom

    Ótima review! gostei muito dessa temporada, apesar de alguns episódios não terem ficado no mesmo nível de outros, foi uma temporada maravilhosa! adorei esse episódio 10, de fato eu achei melhor q o anterior ( que foi tão incrivel tanto), sobre a linha temporal da série, confesso q fiquei confuso em alguns pontos, ma de fato comecei a compreender que cada plot tem sua linha temporal, e que o recurso de utilizar “2 meses depois” não seria muito atraente para a série.

    Sobre a Torre da alegria, que bom que a teoria foi confirmada na série ( nos livros ainda não,mas faz todo o sentido),mas queria saber também como tudo aconteceu até os acontecimentos da torre da alegria, pois não acredito que a Lyanna fugiria com Rhaegar sabendo o provável comportamento do irmão Brandon e de seu pretendente Robert ( visto que acabou dando muito errado a atitude da fuga entre os dois).

    • Steffi

      Pois é, há muitos questionamentos sobre o que realmente aconteceu. se foi realmente por amor, acho que essa foi a única saída que Lyanna encontrou para não precisar se casar com Robert e poder seguir com Rhaegar. Mas sim, ela devia imaginar que seria uma atitude que poderia trazer consequências devastadoras.
      Se antes nossa curiosidade ficava focada na questão ‘mãe do Jon’, agora há espaço para esse tipo de questionamento, de como realmente as coisas aconteceram.

      Tomara que venham mais repostas em 2017.

  • Lybio Jeffersom

    Ótima review! gostei muito dessa temporada, apesar de alguns episódios não terem ficado no mesmo nível de outros, foi uma temporada maravilhosa! adorei esse episódio 10, de fato eu achei melhor q o anterior ( que foi tão incrivel tanto), sobre a linha temporal da série, confesso q fiquei confuso em alguns pontos, ma de fato comecei a compreender que cada plot tem sua linha temporal, e que o recurso de utilizar “2 meses depois” não seria muito atraente para a série.

    Sobre a Torre da alegria, que bom que a teoria foi confirmada na série ( nos livros ainda não,mas faz todo o sentido),mas queria saber também como tudo aconteceu até os acontecimentos da torre da alegria, pois não acredito que a Lyanna fugiria com Rhaegar sabendo o provável comportamento do irmão Brandon e de seu pretendente Robert ( visto que acabou dando muito errado a atitude da fuga entre os dois).

    • Steffi

      Pois é, há muitos questionamentos sobre o que realmente aconteceu. se foi realmente por amor, acho que essa foi a única saída que Lyanna encontrou para não precisar se casar com Robert e poder seguir com Rhaegar. Mas sim, ela devia imaginar que seria uma atitude que poderia trazer consequências devastadoras.
      Se antes nossa curiosidade ficava focada na questão ‘mãe do Jon’, agora há espaço para esse tipo de questionamento, de como realmente as coisas aconteceram.

      Tomara que venham mais repostas em 2017.

  • Jessely Santos

    Meus parabéns para o site e principalmente, para o autor do texto! Que texto excelente!!

    Detalhe: será que a moça que estava no quarto da Lyanna ainda está viva? Tem uma cena durante a visão que aparece apenas ela..será que além do Reed, essa moça também está viva e sabe da verdade?

    – Na cena da Dany indo para Westeros, os navios estão com os estandartes Targaryen, Greyjoy E Martell. Então, sim, o Varys foi e voltou!

    Em nada tira o brilho do episódio e dessa temporada inteira!

    No mais, amei esta temporada <3

    • Euri

      E o estandarte dos Tyrrel? Será que estava também? Pergunto pq fiquei com a esperança de que a vovó Olenna pendesse pro lado do Norte nessa briga, já que ela me parece esperta demais e tradicional demais pra apoiar uma rainha invasora totalmente desconhecida. O Jardim de Cima nao tem somente um grande exército, mas acho que li em algum lugar que eles tem alimentos. E o inverno finalmente chegou! Entao acho que comida pode ser uma coisinha importante nessa história toda. Duvido que esse povo que passou os últimos anos brigando tenha tido muito tempo de plantar.

      • Luan marcos

        O Norte nao tem pretensao ao Trono mais sim da independência. É característica dos Nortenhos que não almejam o Poder.E Olenna so quer vingança contra Cersei afinal ela matou a família dela( não sei se tem Tyrell vivo além dela foi o que a série deu a entender)

      • Marcos Bastos

        Sim, também tinha navios com velas dos Tyrell!!!

      • Jessely Santos

        Siim! Vc tem razão, os Tyrell são muito fortes por conta dos alimentos, porque até onde sei as terras deles são ótimas e td mais.
        Não lembro de ter visto os estandartes dos Tyrell nessa cena, se passou foi mto despercebido para mim. Mas acho que a Vovó tá indo pro lado de quem quer massacras os Lannisters (lê-se Cersei), seja quem for hahaha

    • Steffi

      Valeu Jessely! 🙂

      A mulher na Torre da Alegria é mais uma testemunha de tudo que aconteceu, e alguém que poderia explicar com detalhes como as coisas se sucederam até aquele ponto.

      Seria bem legal se ela também estivesse viva e pudesse complementar o relato do Reed.

  • Jessely Santos

    Meus parabéns para o site e principalmente, para o autor do texto! Que texto excelente!!

    Detalhe: será que a moça que estava no quarto da Lyanna ainda está viva? Tem uma cena durante a visão que aparece apenas ela..será que além do Reed, essa moça também está viva e sabe da verdade?

    – Na cena da Dany indo para Westeros, os navios estão com os estandartes Targaryen, Greyjoy E Martell. Então, sim, o Varys foi e voltou!

    Em nada tira o brilho do episódio e dessa temporada inteira!

    No mais, amei esta temporada <3

    • Euri

      E o estandarte dos Tyrrel? Será que estava também? Pergunto pq fiquei com a esperança de que a vovó Olenna pendesse pro lado do Norte nessa briga, já que ela me parece esperta demais e tradicional demais pra apoiar uma rainha invasora totalmente desconhecida. O Jardim de Cima nao tem somente um grande exército, mas acho que li em algum lugar que eles tem alimentos. E o inverno finalmente chegou! Entao acho que comida pode ser uma coisinha importante nessa história toda. Duvido que esse povo que passou os últimos anos brigando tenha tido muito tempo de plantar.

      • Luan marcos

        O Norte nao tem pretensao ao Trono mais sim da independência. É característica dos Nortenhos que não almejam o Poder.E Olenna so quer vingança contra Cersei afinal ela matou a família dela( não sei se tem Tyrell vivo além dela foi o que a série deu a entender)

      • Marcos Bastos

        Sim, também tinha navios com velas dos Tyrell!!!

      • Jessely Santos

        Siim! Vc tem razão, os Tyrell são muito fortes por conta dos alimentos, porque até onde sei as terras deles são ótimas e td mais.
        Não lembro de ter visto os estandartes dos Tyrell nessa cena, se passou foi mto despercebido para mim. Mas acho que a Vovó tá indo pro lado de quem quer massacras os Lannisters (lê-se Cersei), seja quem for hahaha

    • Steffi

      Valeu Jessely! 🙂

      A mulher na Torre da Alegria é mais uma testemunha de tudo que aconteceu, e alguém que poderia explicar com detalhes como as coisas se sucederam até aquele ponto.

      Seria bem legal se ela também estivesse viva e pudesse complementar o relato do Reed.

  • Jefferson

    Uau, como não elogiar esta review Steffi? Você escreve muito bem e me fez lembrar de cada momento lindo desse episódio magnífico.

    PS: Obrigado por compartilhar esse vídeo que cola as cenas do R+J=L, vídeo muito bem feito e explicativo. Gostei muito.

    PS2: Realmente, cadê Brienne e Podrick? Senti falta dos dois.

    Meus parabéns! Ansioso para o próximo ano.

  • Jefferson

    Uau, como não elogiar esta review Steffi? Você escreve muito bem e me fez lembrar de cada momento lindo desse episódio magnífico.

    PS: Obrigado por compartilhar esse vídeo que cola as cenas do R+J=L, vídeo muito bem feito e explicativo. Gostei muito.

    PS2: Realmente, cadê Brienne e Podrick? Senti falta dos dois.

    Meus parabéns! Ansioso para o próximo ano.

    • Steffi

      Que bom Jefferson, muito obrigada! 🙂

      Esse vídeo é maravilhoso mesmo

  • Felipe Jerez

    Nossa Steffi, Parabéns!!!! Você fechou com chave de ouro um trabalho incrível que fez durante essa temporada!!

    Pela primeira vez acompanhei as reviews de GoT e se achei essa a melhor de todas as temporadas, seus textos contribuíram para tornar a experiência ainda melhor.

    Ótimo trabalho!!!! ~Gifs de aplausos~ kkkkk!!! 😉

    • Steffi

      Jerez, muuuuuito obrigada! Que bom que você acompanhou GoT por aqui tb, fico mt feliz e te aguardo em 2017! 🙂

  • Felipe Jerez

    Nossa Steffi, Parabéns!!!! Você fechou com chave de ouro um trabalho incrível que fez durante essa temporada!!

    Pela primeira vez acompanhei as reviews de GoT e se achei essa a melhor de todas as temporadas, seus textos contribuíram para tornar a experiência ainda melhor.

    Ótimo trabalho!!!! ~Gifs de aplausos~ kkkkk!!! 😉

    • Steffi

      Jerez, muuuuuito obrigada! Que bom que você acompanhou GoT por aqui tb, fico mt feliz e te aguardo em 2017! 🙂

  • edujakel

    fiquei muito feliz de ver o lobo na casa de Winterfell na abertura…e já imagino que vou gostar tb de ver o leao em Kings Landing. Sao detalhes que me agradam.

    Que medo desses agradecimentos finais Steffi. Comecou agradecendo e fiquei com medo de terminar com “essa é a ultima temporada que vou cobrir”…deu um frio na barriga. Mas que bom q continnua.

    Nem tem muito o que dizer, GOT foi sensacional esse ano e fico feliz que tenhamos nos afastados dos livros. Perceberam que foi só se separar dos livros que a série alcou voos altos e teve conclusoes satisfatórias? book readers, me xinguem. rs

    • Steffi

      Hahahaha os agradecimentos tiveram um certo tom dramático no início, percebi depois rs

      Tb adorei ver o lobo em Wintefell e realmente ver o leão em Kings Landing será bem interessante. Primeira vez sem o veado coroado Baratheon, olha já estou ansiosa hahaha

  • edujakel

    fiquei muito feliz de ver o lobo na casa de Winterfell na abertura…e já imagino que vou gostar tb de ver o leao em Kings Landing. Sao detalhes que me agradam.

    Que medo desses agradecimentos finais Steffi. Comecou agradecendo e fiquei com medo de terminar com “essa é a ultima temporada que vou cobrir”…deu um frio na barriga. Mas que bom q continnua.

    Nem tem muito o que dizer, GOT foi sensacional esse ano e fico feliz que tenhamos nos afastados dos livros. Perceberam que foi só se separar dos livros que a série alcou voos altos e teve conclusoes satisfatórias? book readers, me xinguem. rs

    • Steffi

      Hahahaha os agradecimentos tiveram um certo tom dramático no início, percebi depois rs

      Tb adorei ver o lobo em Wintefell e realmente ver o leão em Kings Landing será bem interessante. Primeira vez sem o veado coroado Baratheon, olha já estou ansiosa hahaha

  • edujakel

    Nao sei se dá pra simplesmente comemorar que a Dany esteja indo pra Westeros em 100 navios, mais os dos escravagistas. Euron disse que ia construir 1000 e se ele encontrar ela no meio do caminho, nao tem dragao que salva nao. Metade dos barcos dela estao com dothrakis q tem medo de agua, e os 1000 do outro lado sao todos afogados. Há de se considerar esse perigo.

    • Gabriel

      Pela celeridade do Varys em ir de Meereen à Westeros e voltar acredito que Dany chegará lá antes mesmo dos mil navios de Euron serem construídos.

      • edujakel

        como ja disse num comentário ali em cima, a questao de tempo em GOT o pessoal está se apegando da forma errada.
        Acredito que os eventos que ocorrem em Essos e Westeros nao estao no mesmo período de tempo. Por exemplo, a Dany sair de Mereen pode ter acontecido meses antes da Cersei explodir o Septo. E entre ela tornar o Tyrion a Mao e comecar a navegar, tb pode ter rolado meses (tempo pro Varys voltar, ir pra Dorne, sei lá). Nao é pq numa cena parece ter passado um dia, que na outra, em outro lugar tb foi. Em algum momento os nucleos estarao no mesmo dia, mas nao é agora.

        E desde que Teon e Yara sairam de Pyke, já pode ter passado uns meses tb, até Dany voltar, já pode ter dado um tempo de construir alguma coisa. E mesmo com uma frota menor, os homens afogados superariam a turminha do barulho da Dany. Só acho. Claro q nao acredito que isso vai acontecer, mas pode dar trabalho.

    • Luan marcos

      Não cara. Que morte mais anti clímax. kkkk e vai ser muita mentira pra construir navios demora anos, ainda mais em Pyke que não tem árvores.

      • edujakel

        nao acredito que seria a morte da Dany, claro q ela vai triunfar, chegar em Porto Real, tomar o trono, bla bla bla…mas pode dar trabalho. Inclusive fazer ela repensar a alianca com Yara. Ou pelo menos, se Euron se aliar a Cersei impediria Dany de aportar em Porto Real, pq a frota de Pyke seria suficiente pra defender a baia. Aí teria q descer em outro canto com aquele monte de cavalo e ficar mais uma temporada andando no deserto…rs

  • edujakel

    Nao sei se dá pra simplesmente comemorar que a Dany esteja indo pra Westeros em 100 navios, mais os dos escravagistas. Euron disse que ia construir 1000 e se ele encontrar ela no meio do caminho, nao tem dragao que salva nao. Metade dos barcos dela estao com dothrakis q tem medo de agua, e os 1000 do outro lado sao todos afogados. Há de se considerar esse perigo.

    • Gabriel

      Pela celeridade do Varys em ir de Meereen à Westeros e voltar acredito que Dany chegará lá antes mesmo dos mil navios de Euron serem construídos.

      • edujakel

        como ja disse num comentário ali em cima, a questao de tempo em GOT o pessoal está se apegando da forma errada.
        Acredito que os eventos que ocorrem em Essos e Westeros nao estao no mesmo período de tempo. Por exemplo, a Dany sair de Mereen pode ter acontecido meses antes da Cersei explodir o Septo. E entre ela tornar o Tyrion a Mao e comecar a navegar, tb pode ter rolado meses (tempo pro Varys voltar, ir pra Dorne, sei lá). Nao é pq numa cena parece ter passado um dia, que na outra, em outro lugar tb foi. Em algum momento os nucleos estarao no mesmo dia, mas nao é agora.

        E desde que Teon e Yara sairam de Pyke, já pode ter passado uns meses tb, até Dany voltar, já pode ter dado um tempo de construir alguma coisa. E mesmo com uma frota menor, os homens afogados superariam a turminha do barulho da Dany. Só acho. Claro q nao acredito que isso vai acontecer, mas pode dar trabalho.

    • Luan marcos

      Não cara. Que morte mais anti clímax. kkkk e vai ser muita mentira pra construir navios demora anos, ainda mais em Pyke que não tem árvores.

      • edujakel

        nao acredito que seria a morte da Dany, claro q ela vai triunfar, chegar em Porto Real, tomar o trono, bla bla bla…mas pode dar trabalho. Inclusive fazer ela repensar a alianca com Yara. Ou pelo menos, se Euron se aliar a Cersei impediria Dany de aportar em Porto Real, pq a frota de Pyke seria suficiente pra defender a baia. Aí teria q descer em outro canto com aquele monte de cavalo e ficar mais uma temporada andando no deserto…rs

  • Guilherme

    É interessante dizer que Natalie Dormer pediu pra sair da série… não dá pra saber se a morte de Margaery foi consequência disso ou não. Na entrevista que ela confirma isso, ela diz que não e que era a ideia inicial dos roteiristas, mas… não tem como ter certeza. Coisas assim acontecem, infelizmente.

  • Guilherme

    É interessante dizer que Natalie Dormer pediu pra sair da série… não dá pra saber se a morte de Margaery foi consequência disso ou não. Na entrevista que ela confirma isso, ela diz que não e que era a ideia inicial dos roteiristas, mas… não tem como ter certeza. Coisas assim acontecem, infelizmente.

  • Para mim, os episódios ”10” são melhores que os episódios ”9” e nessa season finale não foi diferente.
    Ver sua personagem favorita, desde os livros, colocar fogo na porra toda não tem preço. Cersei <3 é um ser humano que não esconde nenhuma emoção. Age por impulsão! Que personagem!
    Olenna afiadíssima fez Dorne ficar bom. Quanto veneno. E Varys ali foi maravilhoso!!
    Adaptaram a questão dos passarinhos e gostei bastante. Até porque Titio Kevan nem faz parte dos planos da série.
    Sobre o Rei da Noite fica minha decepção justificada. Vão guardar para a próxima temporada. Uma pena. Bran estava sendo bem desenvolvido e deu uma sumida nos episódio finais.
    Steffi PARABÉNS! Eu como leitor e fã dos livros sei da pressão que é escrever sobre isso. Ter que lidar com dois públicos diferentes abordando um ponto de vista é algo extremamente complicado e você foi excelente nesse papel. Além de ser um hype mundial, GOT é uma história riquíssima, complexa, cheia de detalhes, com uma base de fãs tão vidrados que são capazes de escrever até um livros de tantas teorias e análises. Realmente! PARABÉNS PELO TRABALHO STEFFI!!!!

    • vinland

      Verdade, GOT, tem um Hype muito grande, e cheios de teorias mirabolantes. Desde Lost, que nao via a Internet ficar tao tumultuada dessa maneira.

    • Steffi

      Tambem sou mega fã da Cersei, confesso. Que personagem! E que momentos ela viveu nesses dois últimos finales.

      Muito obrigada pelo comentário! Não vou negar, escrever sobre GoT é realmente muita pressão hahaha mas o amor é tão grande que não poderia não embarcar nessa oportunidade junto todo meu esforço e dedicação. É uma delicia ler um comentário como o seu, faz todo o trabalho valer a pena :))))

  • Para mim, os episódios ”10” são melhores que os episódios ”9” e nessa season finale não foi diferente.
    Ver sua personagem favorita, desde os livros, colocar fogo na porra toda não tem preço. Cersei <3 é um ser humano que não esconde nenhuma emoção. Age por impulsão! Que personagem!
    Olenna afiadíssima fez Dorne ficar bom. Quanto veneno. E Varys ali foi maravilhoso!!
    Adaptaram a questão dos passarinhos e gostei bastante. Até porque Titio Kevan nem faz parte dos planos da série.
    Sobre o Rei da Noite fica minha decepção justificada. Vão guardar para a próxima temporada. Uma pena. Bran estava sendo bem desenvolvido e deu uma sumida nos episódio finais.
    Steffi PARABÉNS! Eu como leitor e fã dos livros sei da pressão que é escrever sobre isso. Ter que lidar com dois públicos diferentes abordando um ponto de vista é algo extremamente complicado e você foi excelente nesse papel. Além de ser um hype mundial, GOT é uma história riquíssima, complexa, cheia de detalhes, com uma base de fãs tão vidrados que são capazes de escrever até um livros de tantas teorias e análises. Realmente! PARABÉNS PELO TRABALHO STEFFI!!!!

    • vinland

      Verdade, GOT, tem um Hype muito grande, e cheios de teorias mirabolantes. Desde Lost, que nao via a Internet ficar tao tumultuada dessa maneira.

    • Steffi

      Tambem sou mega fã da Cersei, confesso. Que personagem! E que momentos ela viveu nesses dois últimos finales.

      Muito obrigada pelo comentário! Não vou negar, escrever sobre GoT é realmente muita pressão hahaha mas o amor é tão grande que não poderia não embarcar nessa oportunidade junto todo meu esforço e dedicação. É uma delicia ler um comentário como o seu, faz todo o trabalho valer a pena :))))

  • Hypado

    Maravilhoso texto como sempre, fico com vontade louca de ja assistir a sétima temporada.

    Estava sendo uma temporada apenas boa, tirando o magnifico ”The Door”, não estava tão empolgante. Mas quando vi os títulos do 9 e 10 da temporada, fiquei empolgado e foi o que aconteceu. O Perfeito ”Battle of Bastards” e o Épico ”The Winds of Winter” elevaram a história a um nível nunca visto até o momento, a cena final é o ponta pé inicial para as varias decisões finais que estão por vir em Jogo dos Tronos.

    Nota 10 para e série e claro, 10 para a sexta temporada.

    Até a sétima temporada amigos.

    OBS: Continuo achando a quarta temporada a melhor.

    • Steffi

      Muito obrigada! Acho que a 6a vem disputar o título de melhor temporada com a 4a mesmo. É só de haver essa disputa já é maravilhoso.
      Que venha 2017, te aguardo aqui! 🙂

  • Luis Fernando

    Maravilhoso texto como sempre, fico com vontade louca de ja assistir a sétima temporada.

    Estava sendo uma temporada apenas boa, tirando o magnifico ”The Door”, não estava tão empolgante. Mas quando vi os títulos do 9 e 10 da temporada, fiquei empolgado e foi o que aconteceu. O Perfeito ”Battle of Bastards” e o Épico ”The Winds of Winter” elevaram a história a um nível nunca visto até o momento, a cena final é o ponta pé inicial para as varias decisões finais que estão por vir em Jogo dos Tronos.

    Nota 10 para e série e claro, 10 para a sexta temporada.

    Até a sétima temporada amigos.

    OBS: Continuo achando a quarta temporada a melhor.

    • Steffi

      Muito obrigada! Acho que a 6a vem disputar o título de melhor temporada com a 4a mesmo. É só de haver essa disputa já é maravilhoso.
      Que venha 2017, te aguardo aqui! 🙂

  • Hypado

    Queria que a Dany matasse a Cersei em uma grande guerra. Depois queria que todos os humanos se aliassem para enfrentar os White Walkers ou Zumbis do Gelo como eu gosto de chamar. Seria lindo kkkk acho que vai acontecer mais ou menos isso, do jeito dos produtores claro hehehe.

    • vinland

      Eu acho que a Cercei nao morre. Existem maneiras mais destrutivas e crueis pra um possivel fim pra personagem. Acho que ela nao morrera, mas acabara bem derrotada.

      • Luan marcos

        Ela morrerá enforcada pelas maos do Valonkar. Mas só depois da Rainha mais jovem e mais bonita tirar tudo que ela tem.

  • Luis Fernando

    Queria que a Dany matasse a Cersei em uma grande guerra. Depois queria que todos os humanos se aliassem para enfrentar os White Walkers ou Zumbis do Gelo como eu gosto de chamar. Seria lindo kkkk acho que vai acontecer mais ou menos isso, do jeito dos produtores claro hehehe.

    • vinland

      Eu acho que a Cercei nao morre. Existem maneiras mais destrutivas e crueis pra um possivel fim pra personagem. Acho que ela nao morrera, mas acabara bem derrotada.

      • Luan marcos

        Ela morrerá enforcada pelas maos do Valonkar. Mas só depois da Rainha mais jovem e mais bonita tirar tudo que ela tem.

  • Raphael

    Que review perfeita! Concordo que essa temporada foi a melhor.

    A cena da Arya matando o Walder Frey foi tipo final de copa do mundo com aquele grito da torcida (o meu). Arya melhor pessoa! #OrgulhoDeSerFa #MasterchefGoT #TortaFrey

    Eu não sei bem o que sinto pela Cersei, odeio ela por tudo que fez e ao msm tempo por ter matado a otima Margaery =/, mas ao msm tempo é tão bom ver ela destruindo o Malafaia, digo Alto Pardal… e na tortura a freira escrota, também me peguei animado. Porém aguardo a morte dela na ultima temporada pelo Tyrion ou pela Arya =D (Obs: A musica Light Of The Seven do julgamento ja esta entre as musicas mais compradas nos iTunes de diversos países, que musica maneira)

    Olena melhores comentários, os Tyrell são otimos. Também gostei muito da adição da Lyanna Mormont.

    Enfim, vou fazer minha maratona GOT porque não aguentarei
    ficar sem essa serie fodastica na minha grade semanal rs

    • Steffi

      Bem isso, GoT esse ano deu vários momentos Final de Copa do Mundo hahaha

      Light os Seven é uma obra prima! A música me arrepia e as imagens da série vem instantaneamente à cabeça.

  • Raphael

    Que review perfeita! Concordo que essa temporada foi a melhor.

    A cena da Arya matando o Walder Frey foi tipo final de copa do mundo com aquele grito da torcida (o meu). Arya melhor pessoa! #OrgulhoDeSerFa #MasterchefGoT #TortaFrey

    Eu não sei bem o que sinto pela Cersei, odeio ela por tudo que fez e ao msm tempo por ter matado a otima Margaery =/, mas ao msm tempo é tão bom ver ela destruindo o Malafaia, digo Alto Pardal… e na tortura a freira escrota, também me peguei animado. Porém aguardo a morte dela na ultima temporada pelo Tyrion ou pela Arya =D (Obs: A musica Light Of The Seven do julgamento ja esta entre as musicas mais compradas nos iTunes de diversos países, que musica maneira)

    Olena melhores comentários, os Tyrell são otimos. Também gostei muito da adição da Lyanna Mormont.

    Enfim, vou fazer minha maratona GOT porque não aguentarei
    ficar sem essa serie fodastica na minha grade semanal rs

    • Steffi

      Bem isso, GoT esse ano deu vários momentos Final de Copa do Mundo hahaha

      Light os Seven é uma obra prima! A música me arrepia e as imagens da série vem instantaneamente à cabeça.

  • Isaac Lopes

    Melhor season finale da série e, pra mim, está no top 3 de 60! Que episódio! Permaneci eufórico um bom tempo depois do fim, feliz por ser um leitor e expectador e triste por ter que esperar 01 ano. Até lá devo ficar revendo algumas cenas e (não) controlando minhas expectativas.

    • vinland

      Os primeiros 23 minutos ja vi umas 5 vezes. Mas vc me deu uma boa ideia. Hora de desengavetar meu Blurays e fazer uma maratona da serie.

  • Isaac Lopes

    Melhor season finale da série e, pra mim, está no top 3 de 60! Que episódio! Permaneci eufórico um bom tempo depois do fim, feliz por ser um leitor e expectador e triste por ter que esperar 01 ano. Até lá devo ficar revendo algumas cenas e (não) controlando minhas expectativas.

    • vinland

      Os primeiros 23 minutos ja vi umas 5 vezes. Mas vc me deu uma boa ideia. Hora de desengavetar meu Blurays e fazer uma maratona da serie.

  • Victor Allan

    Eles que resolvam que vai sentar no trono de ferro eu não me importo, só sei que NO NORTE JÁ TEM REI.
    A não ser que coloquem o Tyrion no trono, único rei possível.
    P.S. Snow, já ta liberado pegar a Sansa.

    • Luan marcos

      Eca… eles continuam sendo irmaos. Pai é quem cria.

      • Victor Allan

        Concordo, mas se tem alguem q nunca viu o Jon como irmão é a Sansa

        • Luan marcos

          Mas eu ainda continuo achando muito creepie. Mas pode ser ja que no manuscrito original o Jon e a Arya tinham um romance a la Lannister

    • Legítimo não, de qualquer forma o Jon é bastardo.

  • Victor Allan

    Eles que resolvam que vai sentar no trono de ferro eu não me importo, só sei que NO NORTE JÁ TEM REI.
    Lembrando que se houve uma oficialização da relação de Rhaegar e Lyanna, Jon ja nasceu um targaryen, sendo legitimo herdeiro do trono.
    A não ser que coloquem o Tyrion no trono, único rei possível.
    P.S. Snow, já ta liberado pegar a Sansa.

    • Luan marcos

      Eca… eles continuam sendo irmaos. Pai é quem cria.

      • Victor Allan

        Concordo, mas se tem alguem q nunca viu o Jon como irmão é a Sansa

        • Luan marcos

          Mas eu ainda continuo achando muito creepie. Mas pode ser ja que no manuscrito original o Jon e a Arya tinham um romance a la Lannister

    • Legítimo não, de qualquer forma o Jon é bastardo.

  • Cesar

    GOT usa de um recurso bem esperto. Sempre encerra suas temporadas de forma magistral. Aqui nao foi diferente, ela nos deu os 2 melhores episodios de sua historia. E por isso geral fica com a sensação embasbacada que foi a melhor. Na minha visão nao foi. Em toda maldita cena de porto real nos 9 episodios anteriores, eu rezava pra acabar logo. Pense num nucleo xatissimo, e que graças a Deus foi embora com a parte religiosa.

    E aqui crio mais uma polemica. Acho a Lena fraquinha. Ontem vi GOT e em seguida Outlander, o que a Caitriona faz em Outlander é surreal. Na verdade se conta nos dedos os atores de GOT que merecem elogios.

    E esses manés que ainda estao duvidando da origem do Jon? Quem so ve a serie, realmente fica boiando, Rhaegar raramente é citado, nem sua importancia como nos livros. Aerys? esse é que nao conhecem mesmo.

    Foi uma temporada infinitamente superior a pifia do ano passado. E agora temos todos os nucleos concentrados.Sem mais chatisses. tudo pra terminar a serie de forma épica.

    • Luan marcos

      Eu também percebi isso dos atores. E realmente eu acho que tem muito do que a direção pede dos atores em cena. claro que tem outros que são péssimos em todos os trabalhos dele ( Sim Kit Harrington estou falando de vc) a emilia clarke acho em algunas cenas tao fraca e fui assistir esse filme dela que tá cinema e ela destroi na atuação é sem duvida a melhor coisa do filme. Vc percebe que na série quando ela atua com o Peter ela melhora muito.

      • Steffi

        As melhores cenas da Emilia em GoT são justamente as mais simplórias. Como no diálogo com Jorah e, agora, nesse episódio com Tyrion. Nesses momentos ela acerta o tom que sempre exagera nas cenas da Dany fodona.

    • edson pereira

      Putz mano ja eu acho a Lenna top, pra mim ela esta entre as melhores e vejo varios bons atores, como Iwan Rheon, Iain Glen,Alfie Allen, Jonathan Pryce, Liam Cunningham, Aidam Gillen e é claro Peter Dinklage, mas cada um tem sua opinião e eu respeito a sua.

  • Cesar

    GOT usa de um recurso bem esperto. Sempre encerra suas temporadas de forma magistral. Aqui nao foi diferente, ela nos deu os 2 melhores episodios de sua historia. E por isso geral fica com a sensação embasbacada que foi a melhor. Na minha visão nao foi. Em toda maldita cena de porto real nos 9 episodios anteriores, eu rezava pra acabar logo. Pense num nucleo xatissimo, e que graças a Deus foi embora com a parte religiosa.

    E aqui crio mais uma polemica. Acho a Lena fraquinha. Ontem vi GOT e em seguida Outlander, o que a Caitriona faz em Outlander é surreal. Na verdade se conta nos dedos os atores de GOT que merecem elogios.

    E esses manés que ainda estao duvidando da origem do Jon? Quem so ve a serie, realmente fica boiando, Rhaegar raramente é citado, nem sua importancia como nos livros. Aerys? esse é que nao conhecem mesmo.

    Foi uma temporada infinitamente superior a pifia do ano passado. E agora temos todos os nucleos concentrados.Sem mais chatisses. tudo pra terminar a serie de forma épica.

    • Luan marcos

      Eu também percebi isso dos atores. E realmente eu acho que tem muito do que a direção pede dos atores em cena. claro que tem outros que são péssimos em todos os trabalhos dele ( Sim Kit Harrington estou falando de vc) a emilia clarke acho em algunas cenas tao fraca e fui assistir esse filme dela que tá cinema e ela destroi na atuação é sem duvida a melhor coisa do filme. Vc percebe que na série quando ela atua com o Peter ela melhora muito.

      • Steffi

        As melhores cenas da Emilia em GoT são justamente as mais simplórias. Como no diálogo com Jorah e, agora, nesse episódio com Tyrion. Nesses momentos ela acerta o tom que sempre exagera nas cenas da Dany fodona.

    • edson pereira

      Putz mano ja eu acho a Lenna top, pra mim ela esta entre as melhores e vejo varios bons atores, como Iwan Rheon, Iain Glen,Alfie Allen, Jonathan Pryce, Liam Cunningham, Aidam Gillen, Diana Rigg que toda vez que entra em cena da um espetáculo a parte, conseguiu deixar até Dorne legal nesse ultimo episódio e é claro Peter Dinklage, mas cada um tem sua opinião e eu respeito a sua.

  • Luan marcos

    Gente como todo mundo esqueceu a Cena do Tyrion com a Dany foi tao emocionante a carinha dele e ele falando que ela é a unica coisa que ele acredita.a cara do Tyrion foi tao foda pq foi tipo finalmente ele foi reconhecido por alguem algo que ele buscou a vida toda. Inclusive a propria familia desprezava ele. Esse personagem tao maravilhoso sempre foi um Grande homem em todos os aspectos seja como homem, como marido, como amigo, como político salvou milhares de pessoas e sempre foi rejeitado pela sociedade somente por ser diferente um dos poucos personagens que realmente podemos dizer que são bons e sempre foi o que mais foi injustiçado. me deixou muito feliz que a Dany conseguiu enxergar nele além da aparência enxergar o grande homem que ele é. Aliás o Conselho da Dany é o melhor de toda westeros tem anão,Eunuco,ex-escravos, mulher, tinha um idoso. Desculpa quem quer Jon SNOW como Rei mas a Dany é a unica que realmente pode fazer coisas boas pelo mundo coisa que ela já fez abolindo a escravidão

    • edson pereira

      Acho que o Jon tem mais cara de Comandante do que de Rei, concordo contigo

      • Steffi

        Sim como Davos e Tormundo comentaram na Batalha dos Bastardos ‘ele não é Rei’ (ainda não era naquele momento)

        Tb acho que Jon é um guerreiro e não um líder político. Mas vamos ver 🙂

    • Silvana Martins

      Concordo com você, a cena do Tyrion foi emocionante, finalmente o reconhecimento pelo que ele é, mas você tocou num ponto que ele é Jon tem em comum, Jon sempre foi rejeitado pela sua condição de bastardo, até falou para a Melisandre ” minha família sentava aqui nos banquetes e eu ali atrás”, ele sempre foi posto em segundo plano ou esquecido, vejo muitas pessoas falando que elê deveria ter um comportamento mais ofensivo mas a vida toda escutou que tinha que se por no lugar dele, o de bastardo indesejado, um erro de Ned Stark! Então, acho que ele é Azor Ahai, sendo assim provavelmente será o que irá salvar os sete reinos. Com a luta contra os zombies acredito que essa postura dele irá ser mais dura.

  • Luan marcos

    Gente como todo mundo esqueceu a Cena do Tyrion com a Dany foi tao emocionante a carinha dele e ele falando que ela é a unica coisa que ele acredita.a cara do Tyrion foi tao foda pq foi tipo finalmente ele foi reconhecido por alguem algo que ele buscou a vida toda. Inclusive a propria familia desprezava ele. Esse personagem tao maravilhoso sempre foi um Grande homem em todos os aspectos seja como homem, como marido, como amigo, como político salvou milhares de pessoas e sempre foi rejeitado pela sociedade somente por ser diferente um dos poucos personagens que realmente podemos dizer que são bons e sempre foi o que mais foi injustiçado. me deixou muito feliz que a Dany conseguiu enxergar nele além da aparência enxergar o grande homem que ele é. Aliás o Conselho da Dany é o melhor de toda westeros tem anão,Eunuco,ex-escravos, mulher, tinha um idoso. Desculpa quem quer Jon SNOW como Rei mas a Dany é a unica que realmente pode fazer coisas boas pelo mundo coisa que ela já fez abolindo a escravidão

    • edson pereira

      Acho que o Jon tem mais cara de Comandante do que de Rei, concordo contigo

      • Steffi

        Sim como Davos e Tormundo comentaram na Batalha dos Bastardos ‘ele não é Rei’ (ainda não era naquele momento)

        Tb acho que Jon é um guerreiro e não um líder político. Mas vamos ver 🙂

    • Silvana Martins

      Concordo com você, a cena do Tyrion foi emocionante, finalmente o reconhecimento pelo que ele é, mas você tocou num ponto que ele é Jon tem em comum, Jon sempre foi rejeitado pela sua condição de bastardo, até falou para a Melisandre ” minha família sentava aqui nos banquetes e eu ali atrás”, ele sempre foi posto em segundo plano ou esquecido, vejo muitas pessoas falando que elê deveria ter um comportamento mais ofensivo mas a vida toda escutou que tinha que se por no lugar dele, o de bastardo indesejado, um erro de Ned Stark! Então, acho que ele é Azor Ahai, sendo assim provavelmente será o que irá salvar os sete reinos. Com a luta contra os zombies acredito que essa postura dele irá ser mais dura.

  • Ronaldo

    Parabéns pela review tão perfeita quanto o episódio!!! Agora com Dany em westeros e com as maiores casas restantes ao seu lado estou apostando minhas fichas que o norte não vai querer se envolver principalmente com a ameça dos outros. Provavelmente vai rolar uma aliança através do casamento pra resolver esse impasse. Meu sonho é ver a Daenerys pousando com o drogon no ninho da águia igual a Rhaenys!

    • Steffi

      Valeu Ronaldo! Olha, ver Dany pousando no Ninho seria realmente épico.

  • Ronaldo

    Parabéns pela review tão perfeita quanto o episódio!!! Agora com Dany em westeros e com as maiores casas restantes ao seu lado estou apostando minhas fichas que o norte não vai querer se envolver principalmente com a ameça dos outros. Provavelmente vai rolar uma aliança através do casamento pra resolver esse impasse. Meu sonho é ver a Daenerys pousando com o drogon no ninho da águia igual a Rhaenys!

    • Steffi

      Valeu Ronaldo! Olha, ver Dany pousando no Ninho seria realmente épico.

  • Marcos

    Quando a Margaery começou a “surtar” e disse: “Que se dane os deuses” pra mim o Alto Pardal entendeu que era tudo fingimento dela.

    Pior q só assisti até a 2ª temporada e agora essa sexta, mas já estou com saudades de Margaery

  • Marcos

    Quando a Margaery começou a “surtar” e disse: “Que se dane os deuses” pra mim o Alto Pardal entendeu que era tudo fingimento dela.

    Pior q só assisti até a 2ª temporada e agora essa sexta, mas já estou com saudades de Margaery

  • Luis Alexandre

    Não li todos os comentários ainda, mas só eu achei que a Cersei JA sabia que o Tommen ia se matar? Ela já vestiu a roupa rainha/luto antes da explosão, ela sabia que ele iria morrer pela profecia, ela já fez tudo sabendo que seria a nova rainha, o que a torna ainda mais diabólica. Ok, ela poderia ter deixado ele ir pro septo, mas acho que ela sabia que ele não iria aguentar. Eu até esperei por um breve momento que ele surtasse e mandassem matá-la, mas ele não tinha força para isso, só para se matar. Para mim, ela fez já sabendo que ele ia se matar. E além disso, depois que ele mudou a regra do julgamento por combate, pra mim ela deixou de gostar dele e falou foda-se, não gosta de mim, é fraco, que morra. Realmente como disse a Olenna, Cersei é a criatura mais desprezivel de todas.

    • Na season 5 mostra um flashback de quando ela visitou uma “bruxa” e essa faz uma profecia para ela, diz que ela seria rainha, que o rei teria 16 filhos e ela 3, e os 3 iriam morrer, e uma rainha mais jovem e bela tomaria tudo o que é dela, algo mais ou menos assim. Enfim, até então tudo o que foi profetizado a ela se cumpriu, dessa forma creio que eventualmente ela esperasse a morte do Tommen.

      • Luan marcos

        Falta ainda a Rainha mais jovem e mais bela que ia tirar tudo dela. Ela achava que era a MARGAERY mas não era.

        • Deve ser a Dany

          • Luis Alexandre

            Sim, concordo com a profecia, mas pra mim foi além, ela já se vestiu de rainha ANTES dele se matar. Ela sabia que isso seria o resultado da explosão. Ela desejou isso, pelo menos eu tive essa impressão.

  • Luis Alexandre

    Não li todos os comentários ainda, mas só eu achei que a Cersei JA sabia que o Tommen ia se matar? Ela já vestiu a roupa rainha/luto antes da explosão, ela sabia que ele iria morrer pela profecia, ela já fez tudo sabendo que seria a nova rainha, o que a torna ainda mais diabólica. Ok, ela poderia ter deixado ele ir pro septo, mas acho que ela sabia que ele não iria aguentar. Eu até esperei por um breve momento que ele surtasse e mandassem matá-la, mas ele não tinha força para isso, só para se matar. Para mim, ela fez já sabendo que ele ia se matar. E além disso, depois que ele mudou a regra do julgamento por combate, pra mim ela deixou de gostar dele e falou foda-se, não gosta de mim, é fraco, que morra. Realmente como disse a Olenna, Cersei é a criatura mais desprezivel de todas.

    • Na season 5 mostra um flashback de quando ela visitou uma “bruxa” e essa faz uma profecia para ela, diz que ela seria rainha, que o rei teria 16 filhos e ela 3, e os 3 iriam morrer, e uma rainha mais jovem e bela tomaria tudo o que é dela, algo mais ou menos assim. Enfim, até então tudo o que foi profetizado a ela se cumpriu, dessa forma creio que eventualmente ela esperasse a morte do Tommen.

      • Luan marcos

        Falta ainda a Rainha mais jovem e mais bela que ia tirar tudo dela. Ela achava que era a MARGAERY mas não era.

        • Deve ser a Dany

          • Luis Alexandre

            Sim, concordo com a profecia, mas pra mim foi além, ela já se vestiu de rainha ANTES dele se matar. Ela sabia que isso seria o resultado da explosão. Ela provocou a morte dele propositalmente e planejadamente mas indiretamente, pelo menos eu tive essa impressão.

  • Nelson Neto

    excelente review para uma excelente temporada

  • Nelson Neto

    excelente review para uma excelente temporada

  • Cersei Lannister é a melhor personagem da história da HBO.

  • Cersei Lannister é a melhor personagem da história da HBO.

  • Jhon

    A temporada foi muito boa e ainda estarrecidos pela grande qualidade do penúltimo. Vem essa finale surpreendente. Mais uma vez configurando os jogos de poder, finalizando tramas e começando o derradeiro final. Margaery realmente era uma personagem importante, era muito esperta. Parabéns pelas reviews, é a mais organizada cobertura de Game of Thrones que encontrei na internetsfera. Rs. Por representar uma parcela de fãs que me incluo que leram os livros, ter base para suposições e teorias mas sabendo que a série é uma adaptação. Sem ser chiita. Acho que mesmo a frente dos livros foi uma temporada muito melhor que a quinta. E com sempre algo importante acontecendo. Ta Dorne foi cagado e houveram inconsistências na trama de Arya, a morte do blackfish foi anticlimatica…mas e todo o resto de importante que foi surgindo? Suas reviews conseguiram neutralizar e digerir os episódios sempre de forma pontual. Que venha a sétima temporada e novas reviews.

    • Jotafar

      E se o Blackfish estiver vivo?? alguém viu o corpo?

    • Steffi

      Jhon, muito obrigada mesmo pelo comentário!
      Que em 2017 GoT seja ainda mais épico, te aguardo aqui! 🙂

  • Jhon

    A temporada foi muito boa e ainda estarrecidos pela grande qualidade do penúltimo. Vem essa finale surpreendente. Mais uma vez configurando os jogos de poder, finalizando tramas e começando o derradeiro final. Margaery realmente era uma personagem importante, era muito esperta. Parabéns pelas reviews, é a mais organizada cobertura de Game of Thrones que encontrei na internetsfera. Rs. Por representar uma parcela de fãs que me incluo que leram os livros, ter base para suposições e teorias mas sabendo que a série é uma adaptação. Sem ser chiita. Acho que mesmo a frente dos livros foi uma temporada muito melhor que a quinta. E com sempre algo importante acontecendo. Ta Dorne foi cagado e houveram inconsistências na trama de Arya, a morte do blackfish foi anticlimatica…mas e todo o resto de importante que foi surgindo? Suas reviews conseguiram neutralizar e digerir os episódios sempre de forma pontual. Que venha a sétima temporada e novas reviews.

    • Jotafar

      E se o Blackfish estiver vivo?? alguém viu o corpo?

    • Steffi

      Jhon, muito obrigada mesmo pelo comentário!
      Que em 2017 GoT seja ainda mais épico, te aguardo aqui! 🙂

  • Alípio

    só posso concordar com os comentários elogiosos ao(s) review(s) e a temporada. Foi um finale perfeito pq nem sempre precisa contrariar as teorias. É lega quando confirmam o que imaginamos e são bem executadas.

  • Alípio

    só posso concordar com os comentários elogiosos ao(s) review(s) e a temporada. Foi um finale perfeito pq nem sempre precisa contrariar as teorias. É lega quando confirmam o que imaginamos e são bem executadas.

  • 1- Existe aerotrem em GoT? Ou são as vassouras do Harry Potter, como Varys saiu de Dorne e chegou em Meereen tão rápido?

    2- Cersei continua fazendo bosta e se achando o Tywin, ela achou mesmo que ia explodir os Tyrell sem sofrer represálias? E agora sem aliados vai se defender como?

    3- A coisa mais legal nessa temporada para mim foi o relacionamento do Jon e da Sansa, eles estão realmente agindo como irmãos, e foi bem legal ela ficando feliz por ele ter a aceitação dos Lordes, finalmente algum Stark se dando bem.

    4- Sou team Arya desde o início, a cena dela matando Lorde Frey foi sensacional.

    5- Sou trouxa desde a season 3, sempre tenho a expectativa de que a Coração de Pedra irá aparecer. Antes da revelação de que a mulher na Gêmeas era a Arya eu achei que ela fosse se revelar da Irmandade Sem Estandarte e dizer:
    – Catelyn manda lembranças.

    6- A temporada teve alguns episódios fracos mas no fim o saldo foi positivo, foram mais erros do que acertos. Sendo o único erro realmente grave a cagada que fizeram no núcleo de Dorne. No geral foi uma boa season, com episódios marcantes.

    • edujakel

      com relacao à velocidade das coisas, só consigo pensar que nao estamos acompanhando o tempo linearmente em todos os nucleos. Qdo a cena sai de Essos e vai pra Westeros, nao necessariamente é o mesmo dia. Como as viagens à epoca demoravam muito, pode ser que o que esta acontecendo em Mereen aconteceu meses antes da explosao em Kings Landing, por exemplo.

      • Steffi

        Perfeito, é bem por aí. Vi até os produtores falando que eles tentaram fazer algo mais linear na 1a temporada (e ali isso era mais fácil, havia muito menos núcleos e coisas acomtecendo), mas então eles viram que isso seria impossível dali p frente.

  • 1- Existe aerotrem em GoT? Ou são as vassouras do Harry Potter, como Varys saiu de Dorne e chegou em Meereen tão rápido?

    2- Cersei continua fazendo bosta e se achando o Tywin, ela achou mesmo que ia explodir os Tyrell sem sofrer represálias? E agora sem aliados vai se defender como?

    3- A coisa mais legal nessa temporada para mim foi o relacionamento do Jon e da Sansa, eles estão realmente agindo como irmãos, e foi bem legal ela ficando feliz por ele ter a aceitação dos Lordes, finalmente algum Stark se dando bem.

    4- Sou team Arya desde o início, a cena dela matando Lorde Frey foi sensacional.

    5- Sou trouxa desde a season 3, sempre tenho a expectativa de que a Coração de Pedra irá aparecer. Antes da revelação de que a mulher na Gêmeas era a Arya eu achei que ela fosse se revelar da Irmandade Sem Estandarte e dizer:
    – Catelyn manda lembranças.

    6- A temporada teve alguns episódios fracos mas no fim o saldo foi positivo, foram mais erros do que acertos. Sendo o único erro realmente grave a cagada que fizeram no núcleo de Dorne. No geral foi uma boa season, com episódios marcantes.

    • edujakel

      com relacao à velocidade das coisas, só consigo pensar que nao estamos acompanhando o tempo linearmente em todos os nucleos. Qdo a cena sai de Essos e vai pra Westeros, nao necessariamente é o mesmo dia. Como as viagens à epoca demoravam muito, pode ser que o que esta acontecendo em Mereen aconteceu meses antes da explosao em Kings Landing, por exemplo.

      • Steffi

        Perfeito, é bem por aí. Vi até os produtores falando que eles tentaram fazer algo mais linear na 1a temporada (e ali isso era mais fácil, havia muito menos núcleos e coisas acomtecendo), mas então eles viram que isso seria impossível dali p frente.

  • O jogo de tronos foi remontado nessa
    finale. O inverno chegou e as batalhas finais de aproximam. Que venha a
    sétima temporada. TEMPORADA 6 FOI INCRÍVEL, com a melhor finale de
    todas.
    E parabéns pela maravilhosa cobertura, Steffi. A melhor já feita no Série Maniacos. Complementava muito a nossa experiência com a série.

    • Steffi

      Realmente essa temporada foi magistral! Que 2017 seja ainda melhor.
      Muito obrigada pelo comentário Bernardo! Fico muito feliz em ler isso 🙂

  • O jogo de tronos foi remontado nessa
    finale. O inverno chegou e as batalhas finais de aproximam. Que venha a
    sétima temporada. TEMPORADA 6 FOI INCRÍVEL, com a melhor finale de
    todas.
    E parabéns pela maravilhosa cobertura, Steffi. A melhor já feita no Série Maniacos. Complementava muito a nossa experiência com a série.

    • Steffi

      Realmente essa temporada foi magistral! Que 2017 seja ainda melhor.
      Muito obrigada pelo comentário Bernardo! Fico muito feliz em ler isso 🙂

  • Jaqueline Ferreira

    Adoro tuas reviews! Achei essa temporada muito melhor que a quinta, e com episódios fantásticos. Alguns erros ocorreram, mas no geral, o saldo é muito positivo.

  • Jaqueline Ferreira

    Adoro tuas reviews! Achei essa temporada muito melhor que a quinta, e com episódios fantásticos. Alguns erros ocorreram, mas no geral, o saldo é muito positivo.

  • LunaB

    Resenha excelente.
    Série maravilhosa. Temporada fantástica.
    2 episódios finais épicos, de uma beleza cinematográfica.
    Finalmente 01 temporada em que os Stark começaram a se reerguer. Claro que tinham de matar mais um pela cota de stark morto por temporada – RIP Rikon. Mas ver Winterfell sem os monstros bolton e de volta com os nobres e belos lobos não tem preço.
    Confirmada a origem de John – Stark de um jeito ou de outro, filho legítimo ou bastardo do dragão Targaryen. Pobre honrado, corajoso e leal John – não consigo ver um final feliz para ele, não com o sadismo típico do Martin. Ele pode acabar sendo o herói sacrificado pela vitória diante dos caminhantes brancos… Espero estar enganada porque ADORO o personagem.
    E a trilha musical dessa temporada está sublime, em especial a do último episódio e mais especial ainda a belíssima Light of the Seven. Esse Ramin Djawadi é fenomenal.
    Muito obrigada a Stefi pela cobertura maravilhosa dessa série que é, merecidamente, um fenômeno de alcance mundial.
    Dureza vai ser esperar mais um ano pela curta próxima temporada e sabendo que só teremos mais 02. De qualquer forma, até lá.

    • Steffi

      SeriArya Killer haahhaha

      Valeu pelo comentário Luna! Realmente é uma dureza esperar até 2017, mas que sendo menor que seja ainda mais epica!

  • LunaB

    Resenha excelente.
    Série maravilhosa. Temporada fantástica.
    2 episódios finais épicos, de uma beleza cinematográfica.
    Finalmente 01 temporada em que os Stark começaram a se reerguer. Claro que tinham de matar mais um pela cota de stark morto por temporada – RIP Rikon. Mas ver Winterfell sem os monstros bolton e de volta com os nobres e belos lobos não tem preço.
    E para coroar minha alegria seriARYAl killer deu cabo dos odiosos Frey. Casamento vermelho vingado!
    Confirmada a origem de John – Stark de um jeito ou de outro, filho legítimo ou bastardo do dragão Targaryen. John king of the North Pobre honrado, corajoso e leal John – não consigo ver um final feliz para ele, não com o sadismo típico do Martin. Ele pode acabar sendo o herói sacrificado pela vitória diante dos caminhantes brancos… Espero estar enganada porque ADORO o personagem.
    Também prevejo confusão entre ele e sansa, instigada pelo asqueroso mindinho. Não confio na sansa… E o John é um guerreiro, comandante, etc, tudo menos político. Não creio que ele saiba enfrentar criaturas como mindinho.
    E a trilha musical dessa temporada está sublime, em especial a do último episódio e mais especial ainda a belíssima Light of the Seven. Esse Ramin Djawadi é fenomenal.
    Muito obrigada a Stefi pela cobertura maravilhosa dessa série que é, merecidamente, um fenômeno de alcance mundial.
    Dureza vai ser esperar mais um ano pela curta próxima temporada e sabendo que só teremos mais 02. De qualquer forma, até lá.

    • Steffi

      SeriArya Killer haahhaha

      Valeu pelo comentário Luna! Realmente é uma dureza esperar até 2017, mas que sendo menor que seja ainda mais epica!

  • Não sei se já postaram, mas aqui tá a trilha incidental do começo do episódio:https://www.youtube.com/watch?v=S8yvnG0yqnY&feature=youtu.be

  • Não sei se já postaram, mas aqui tá a brilhante trilha incidental do começo do episódio:https://www.youtube.com/watch?v=S8yvnG0yqnY&feature=youtu.be

  • Acho interessante reparar que a maioria das grandes casas de Westeros foram totalmente destruídas nessa temporada. Baratheon e Martel: extintas, Tyrell: quando a Olenna morrer, vai ser extinta também. Lannisters: não acredito que a Cersei ou o Jamie tenham mais filhos, então depende unicamente do Tyrion continuar a linhagem da família; Arryn: depende unicamente daquele pivete retardado. Os Starks estão tranquilos, os Greyjoy dependem de um cara castrado e uma de lésbica e os Tully tem um herdeiro prisioneiro.

    • Extiiiintas, extintas não foram. A série foca nos membros principais das casas, mas existem outros parentes em menor grau de todas as casas que você citou. Mas, de fato, muitas casas perderam muitos membros de sua linhagem principal.

  • Acho interessante reparar que a maioria das grandes casas de Westeros foram totalmente destruídas nessa temporada. Baratheon e Martel: extintas, Tyrell: quando a Olenna morrer, vai ser extinta também. Lannisters: não acredito que a Cersei ou o Jamie tenham mais filhos, então depende unicamente do Tyrion continuar a linhagem da família; Arryn: depende unicamente daquele pivete retardado. Os Starks estão tranquilos, os Greyjoy dependem de um cara castrado e uma de lésbica e os Tully tem um herdeiro prisioneiro.

    • Extiiiintas, extintas não foram. A série foca nos membros principais das casas, mas existem outros parentes em menor grau de todas as casas que você citou. Mas, de fato, muitas casas perderam muitos membros de sua linhagem principal.

  • Daniela

    Só uma pergunta, esse episódio deixou claro que Meera não é irmã de Jon, certo? Ou ainda há uma possibilidade?

    • Steffi

      olha, eu acho que diante do que vimos não tem possibilidade não e a teoria R+L=J+M cai por terra… Hehehe

  • Daniela

    Só uma pergunta, esse episódio deixou claro que Meera não é irmã de Jon, certo? Ou ainda há uma possibilidade?

    • Steffi

      olha, eu acho que diante do que vimos não tem possibilidade não e a teoria R+L=J+M cai por terra… Hehehe

  • tati

    E a Pequena Ursa mais uma vez prova que não precisa de pirotecnias (dragões, fogo vivo, ressuscitamentos) para mitar. Basta inteligência e coragem para colocar um bando de marmanjos em seu lugar. O interessante é que ela sozinha escolheu e proclamou Jon como rei do Norte. Nem o próprio com sua proverbial vocação para paçoca pretendia reclamar o trono. Reverteu a resistência dos lordes ao bastardo e aos selvagens. Colocou por terra as expectativas de Sansa ser a rainha e os planos que Mindinho tinha de usar Winterfell como trampolim para o Trono de Ferro. Tudo isso sem perder a graça e a ternura. Foi a melhor adição dessa temporada. Se Lyanninha é capaz de tudo isso aos 9 anos e com apenas 62 homens a seu serviço, imagine o que faria com um dragão e três grandes exércitos. Se fosse vovó Olenna, adotaria a menina agora!

    • Steffi

      Nossa, Lyanninha aprendendo com Vovó Olenna seria algo maravilhoso hahaha

  • tati

    E a Pequena Ursa mais uma vez prova que não precisa de pirotecnias (dragões, fogo vivo, ressuscitamentos) para mitar. Basta inteligência e coragem para colocar um bando de marmanjos em seu lugar. O interessante é que ela sozinha escolheu e proclamou Jon como rei do Norte. Nem o próprio com sua proverbial vocação para paçoca pretendia reclamar o trono. Reverteu a resistência dos lordes ao bastardo e aos selvagens. Colocou por terra as expectativas de Sansa ser a rainha e os planos que Mindinho tinha de usar Winterfell como trampolim para o Trono de Ferro. Tudo isso sem perder a graça e a ternura. Foi a melhor adição dessa temporada. Se Lyanninha é capaz de tudo isso aos 9 anos e com apenas 62 homens a seu serviço, imagine o que faria com um dragão e três grandes exércitos. Se fosse vovó Olenna, adotaria a menina agora!

    • Steffi

      Nossa, Lyanninha aprendendo com Vovó Olenna seria algo maravilhoso hahaha

  • NowSilva

    Temp. sensacional, passou tão rápido que nem senti!
    Cercei desfrutando do trono… Tadinha, não sabe o que a espera.
    Arya pronta pra matar, adoro! Quero muito ela voltando pra casa.
    Espero sinceramente que a Sansa saiba o que está fazendo em relação ao Mindinho… Ele é capaz de tudo pelo poder, não duvido nada que após uma rejeição ele não cogite em matar ela.
    Bran descobrindo/nos mostrando a verdade sobre o Jon foi ótimo! Assim como foi ver a pequena Lyanna mostrando pra os arregões que valeu a pena lutarem pelo norte.
    Daenerys e Tyreon formam a melhor dupla da série. Foi ótimo ver ele sendo reconhecido por ela. Porém a frase em que ela expressa não ter sentido nenhuma empatia pelo bonitão que a amava, foi meio “preocupante”…
    Ansiosa pela próxima temp.!

  • NowSilva

    Temp. sensacional, passou tão rápido que nem senti!
    Cercei desfrutando do trono… Tadinha, não sabe o que a espera.
    Arya pronta pra matar, adoro! Quero muito ela voltando pra casa.
    Espero sinceramente que a Sansa saiba o que está fazendo em relação ao Mindinho… Ele é capaz de tudo pelo poder, não duvido nada que após uma rejeição ele não cogite em matar ela.
    Bran descobrindo/nos mostrando a verdade sobre o Jon foi ótimo! Assim como foi ver a pequena Lyanna mostrando pra os arregões que valeu a pena lutarem pelo norte.
    Daenerys e Tyreon formam a melhor dupla da série. Foi ótimo ver ele sendo reconhecido por ela. Porém a frase em que ela expressa não ter sentido nenhuma empatia pelo bonitão que a amava, foi meio “preocupante”…
    Ansiosa pela próxima temp.!

  • Marcelo

    Foi a melhor season finale e talvez a melhor temporada da série, ansioso pra próxima.

  • Marcelo

    Foi a melhor season finale e talvez a melhor temporada da série, ansioso pra próxima.

  • coisaestranha

    Steffi, por favor continue com as reviews até a série acabar.
    Parabéns pelo trabalho excelente em cada episódio.

  • coisaestranha

    Steffi, por favor continue com as reviews até a série acabar.
    Parabéns pelo trabalho excelente em cada episódio.

    • Steffi

      Pode deixar que é bem isso que pretendo! Que venha 2017 e 2018! 🙂 muuuuito obrigada

  • Roberto Aprigio

    Parabens Steffi pela review final do ano 6. Muito completa e detalhada, fazendo com que não sobrasse muitas coisas para comentar.. hehe Mas segue alguns comentários meus pertinentes:

    – Com a triste morte dos herdeiros Tyrell ( Principalmente Margaery !) os Tyrell ficaram sem uma representação mais jovem. Nos livros existem ainda mais dois irmãos: Willas e Garlan Tyrell. O primeiro mais velho e administrador de Jardim de Cima e um segundo um guerreiro nato, mais habilidoso que Loras. Seria muito interessante se fizessem um cast de Garlan, para assumir o espaço de Daario. Martin afirmou que os dois seriam importantes nos prox. livros.

    – Daenerys. Eu sei que existe uma pequena ( quase nula) possibilidade dela se tornar como o pai. Ela é sangue ” puro”, por isso propensa a desvios de mentalidade por ser fruto de um incesto. Caso acontecesse essa improvável transformação da rainha dragão, teriamos ao invés de uma aliança com Jon, uma luta pelo trono. Mas acho quase impossivel isso acontecer.

    – De fato 2 personagens secundários que podem ser determinantes na luta contra o rei da noite: Sam, como você falou, adquirindo conhecimento e magia secreta da cidadela e Melissandre que pode ser a Nissa Nissa para o Azor Ahai dessa história ( Provavelmente Jon).

    • Luan marcos

      Eu acho que Dany não é louca até por ela questionar essa loucura somente que é muito Sã duvida da própria loucura. Quem é louco nunca vai se ver como louco

      • Roberto Aprigio

        Também acho que ela não ficará louca.. mas de todo jeito só há dois caminhos para Jon e Dany: Ou casam ou se tornam inimigos.. Jon tem quase metade de Westeros e seria o par ideal para ela.. Por isso os dois tem que casar 😀

    • Steffi

      Acho que antes do conflito entre Dany e Jon surgir, o perigo dos WW será iminente… Não sei vão colocar algum Tyrell perdido, mas na série Mace só tinha Margaery e Loras de filhos…
      Melisandre como Nissa Nissa é bem legal. Com certeza ela ainda vai desempenhar algo importante. E para a própria personagem e suas crenças seria interessante que esse papel fosse justamente na guerra contra os WW

      Obrigada pelo comentário Roberto 🙂

  • Roberto Aprigio

    Parabens Steffi pela review final do ano 6. Muito completa e detalhada, fazendo com que não sobrasse muitas coisas para comentar.. hehe Mas segue alguns comentários meus pertinentes:

    – Com a triste morte dos herdeiros Tyrell ( Principalmente Margaery !) os Tyrell ficaram sem uma representação mais jovem. Nos livros existem ainda mais dois irmãos: Willas e Garlan Tyrell. O primeiro mais velho e administrador de Jardim de Cima e um segundo um guerreiro nato, mais habilidoso que Loras. Seria muito interessante se fizessem um cast de Garlan, para assumir o espaço de Daario. Martin afirmou que os dois seriam importantes nos prox. livros.

    – Daenerys. Eu sei que existe uma pequena ( quase nula) possibilidade dela se tornar como o pai. Ela é sangue ” puro”, por isso propensa a desvios de mentalidade por ser fruto de um incesto. Caso acontecesse essa improvável transformação da rainha dragão, teriamos ao invés de uma aliança com Jon, uma luta pelo trono. Mas acho quase impossivel isso acontecer.

    – 2 personagens secundários podem ser determinantes na luta contra o rei da noite: Sam, como você falou, adquirindo conhecimento e magia secreta na cidadela e Melissandre que pode ser a Nissa Nissa para o Azor Ahai dessa história ( Provavelmente Jon).

    • Luan marcos

      Eu acho que Dany não é louca até por ela questionar essa loucura somente que é muito Sã duvida da própria loucura. Quem é louco nunca vai se ver como louco

      • Roberto Aprigio

        Também acho que ela não ficará louca.. mas de todo jeito só há dois caminhos para Jon e Dany: Ou casam ou se tornam inimigos.. Jon tem quase metade de Westeros e seria o par ideal para ela.. Por isso os dois tem que casar 😀

    • Steffi

      Acho que antes do conflito entre Dany e Jon surgir, o perigo dos WW será iminente… Não sei vão colocar algum Tyrell perdido, mas na série Mace só tinha Margaery e Loras de filhos…
      Melisandre como Nissa Nissa é bem legal. Com certeza ela ainda vai desempenhar algo importante. E para a própria personagem e suas crenças seria interessante que esse papel fosse justamente na guerra contra os WW

      Obrigada pelo comentário Roberto 🙂

  • Roberto Aprigio

    Essa parteira deve ser a Wila citada como uma das “prováveis” mães de Jon. Pode sim ser considerada testemunha. Eu penso que é quase certeza que Rhaegar e Lyanna tenham casado. Caso isso aconteceu de fato, ele adquire a legitimidade para assumir o trono. ( Apesar que casado ou não, o mesmo pode reivindicar eu penso.. numa guerra como essa, o que vai definir quem é Rei é a vitória).

    • Silvana Martins

      Mas eram 2 mulheres, não eram? Pois é, tb acho que ele é herdeiro, mas segundo o que vale na história tem que ser oficial. Agora, do jeito que o Jon tem a síndrome de vira lata , é bem provável que no primeiro momento ele não queira ser rei, ainda mais sabendo dos Whites! Se ele for a reencarnação do Azor ahai então! !!

      • Roberto Aprigio

        São duas mulheres, mas só focam em uma. Mas sim, são duas testemunhas + Howland Reed. Jon, assim como Ned, não deve querer o trono de Westeros ( Ao não ser que se case com Dany, esse é o nosso desejo) . Ele só tem a cabeça focada em derrotar os Whites.. Sem dúvida ( ao meu ver) ele é o azor ahai. E provavelmente a nissa nissa seja a Melisandre.

        • Silvana Martins

          Mas acho que na série talvez não tenham destaque, que fique por conta do Bran e Howland Reed contar sobre Jon, eu acho que nos livros a personagem da Daenerys super interessante mas na série a atriz não deu conta de dar vida a personagem e não conseguiu ganhar minha empatia, torço pelo seu núcleo devido ao Verme Cinzento, Tyrion, Varys,Yara, Theon, agora Olena e claro os 3 dragões,por isso não estou na torcida pela união com o Jon.
          Gente, essa que a Melisandre é a Nissa Nissa faz muito sentido, realmente não tinha atinado pra isso!!!

  • Jotafar

    às vezes esquecemos de algo importante: dizer OBRIGADO Steffi! parabéns pelas análises e até o ano que vem!

    • Steffi

      Obrigada a você tambem por seu comentário. Com certeza nos vemos em 2017.

  • Jotafar

    às vezes esquecemos de algo importante: dizer OBRIGADO Steffi! parabéns pelas análises e até o ano que vem!

    • Steffi

      Obrigada a você tambem por seu comentário. Com certeza nos vemos em 2017.

  • Foi a melhor temporada. Tudo fluiu super bem, exceto Dorne. Quase todos os episódios tiveram momentos marcantes. Personagens menos importantes foram eliminadas para darem espaço as mais importantes. Assim, os próximos episódios poderão focar naqueles que realmente têm chances de sentarem no trono. Além disso, a série empoderou as personagens femininas, o que foi muito legal de assistir. Fiquei triste apenas com a morte da Margaery. Ela era maravilhosa.

    E essa cena… Um sonho realizado. GO DAENERYS!
    https://67.media.tumblr.com/8b35e75eadba2ccbcad082d44fcf39c2/tumblr_o9gnktqGsS1vqzdjoo4_400.gif

  • Foi a melhor temporada. Tudo fluiu super bem, exceto Dorne. Quase todos os episódios tiveram momentos marcantes. Personagens menos importantes foram eliminadas para darem espaço as mais importantes. Assim, os próximos episódios poderão focar naqueles que realmente têm chances de sentarem no trono. Além disso, a série empoderou as personagens femininas, o que foi muito legal de assistir. Fiquei triste apenas com a morte da Margaery. Ela era maravilhosa.

    E essa cena… Um sonho realizado. GO DAENERYS!
    https://67.media.tumblr.com/8b35e75eadba2ccbcad082d44fcf39c2/tumblr_o9gnktqGsS1vqzdjoo4_400.gif

  • Aécio

    Parabéns pela review, Steffi, essa cobertura de Game of Thrones foi fantástica e fez jus a tudo que a série entregou esse ano. Essa sua dedicação aos textos é bastante clara pra quem vem acompanhando, e você certamente merece os méritos.

    Assim como você, eu vou sentir muita falta da Margaerys, uma personagem que tinha uma sagacidade e talento pra jogar o jogo dos tronos como ninguém, pena que Cersei foi mais esperta. Sentirei grandes saudade do Loras também, e fiquei estado de choque ao ver os irmãos Tyrell queimando no fogo vivo. Agora quero ver vovó Olenna chegando com fogo nos olhos. Cersei é incrível, por mais que eu odeie tenho que reverenciar toda a genialidade dela pra arquitetar um plano tão complexo e maquiavélico.

    Adoraria a Sansa casando com Jon Arryn só pra se tornar a nova rainha do Vale, estou adorando a evolução dela e quero ver ela mitando assim cada vez mais. E espero muito que ela não se deixe levar por Mindinho. Tenho nem o que dizer, sobre Lyanna Mormont e Arya Stark, apenas amo incondicionalmente. Adorei tanto ver Walder Frey ser esfaqueado na garganta, tal como Catelyn ironicamente foi, e ver seus filhos tenso sido esfolados e transformados em jantar, que fiquei até assombrado comigo de gostar de uma cena tão mórbida hahahaha.

    Finalmente R + L = J foi confirmado, e como você estou curiosissimo pra saber a natureza da relação entre Rhaegar e Lyanna, eu aposto na idéia que havia um romance entre os dois. E ainda acho possivel a teoria das três cabeças do dragão, depois dessa cena tocante entre Tyron e Cersei o quão lindo seria se os dois fossem irmãos?

    No mais, essa temporada foi linda. Não sei se como você eu achei ela tão incrível como a quarta, mas pra mim as duas estão no topo. Agora é dar as mãos e esperar um ano pra quando essa maravilha voltar pras nossas vidas e consequentemente as milhares de teorias que virão juntos haha

    • Steffi

      Aeeee Aecio, muuuuuito obrigada! As pequenas Starks são maravilhosas mesmo.

      E sim, vamos nos dar as mãos e aguardar a chegada de 2017 ahahhaah

  • Aécio

    Parabéns pela review, Steffi, essa cobertura de Game of Thrones foi fantástica e fez jus a tudo que a série entregou esse ano. Essa sua dedicação aos textos é bastante clara pra quem vem acompanhando, e você certamente merece os méritos.

    Assim como você, eu vou sentir muita falta da Margaerys, uma personagem que tinha uma sagacidade e talento pra jogar o jogo dos tronos como ninguém, pena que Cersei foi mais esperta. Sentirei grandes saudade do Loras também, e fiquei estado de choque ao ver os irmãos Tyrell queimando no fogo vivo. Agora quero ver vovó Olenna chegando com fogo nos olhos. Cersei é incrível, por mais que eu odeie tenho que reverenciar toda a genialidade dela pra arquitetar um plano tão complexo e maquiavélico.

    Adoraria a Sansa casando com Jon Arryn só pra se tornar a nova rainha do Vale, estou adorando a evolução dela e quero ver ela mitando assim cada vez mais. E espero muito que ela não se deixe levar por Mindinho. Tenho nem o que dizer, sobre Lyanna Mormont e Arya Stark, apenas amo incondicionalmente. Adorei tanto ver Walder Frey ser esfaqueado na garganta, tal como Catelyn ironicamente foi, e ver seus filhos tenso sido esfolados e transformados em jantar, que fiquei até assombrado comigo de gostar de uma cena tão mórbida hahahaha.

    Finalmente R + L = J foi confirmado, e como você estou curiosissimo pra saber a natureza da relação entre Rhaegar e Lyanna, eu aposto na idéia que havia um romance entre os dois. E ainda acho possivel a teoria das três cabeças do dragão, depois dessa cena tocante entre Tyron e Cersei o quão lindo seria se os dois fossem irmãos?

    No mais, essa temporada foi linda. Não sei se como você eu achei ela tão incrível como a quarta, mas pra mim as duas estão no topo. Agora é dar as mãos e esperar um ano pra quando essa maravilha voltar pras nossas vidas e consequentemente as milhares de teorias que virão juntos haha

    • Steffi

      Aeeee Aecio, muuuuuito obrigada! As pequenas Starks são maravilhosas mesmo.

      E sim, vamos nos dar as mãos e aguardar a chegada de 2017 ahahhaah

  • Riquíssima Steffi! Ótimo trabalho musa.

    • Steffi

      muuuuito obrigada muso!

  • Riquíssima Steffi! Ótimo trabalho musa.

    • Steffi

      muuuuito obrigada muso!

  • Kin Jordan

    Foi realmente uma temporada excelente, tornando Game of Thrones cada vez mais em uma das maiores realizações televisivas já vistas!

    Parabéns Steffi, mandou bem demais nas reviews, as melhores que li sobre GoT!

  • Kin Jordan

    Foi realmente uma temporada excelente, tornando Game of Thrones cada vez mais em uma das maiores realizações televisivas já vistas!

    Parabéns Steffi, mandou bem demais nas reviews, as melhores que li sobre GoT!

    • Steffi

      É, GoT constrói cada vez mais seu espaço na história! 🙂

      Muito obrigada Kin!

  • Maria Clara Antonelli

    Gente, só eu que sempre tive a impressão (principalmente lendo os livros) que a Dany e o Jon vão ficar juntos? Não sei por que mais sempre me veio essa idéia lendo, foi só eu? E o pior é que seria lógico não, uma vez que a Dany tem a parte sul de Westeros por aliança e o Jon o norte. Ou seja, se eles casarem seria Sul e Norte contra o Centro de Westeros controlado pela Cersei. Não?!Ela até disse na final pro Dario que faria uma aliança via casamento, acho que o óbvio é com o Jon. E também tem a questão que Targaryens se casam com Targaryens. Será que eu tô viajando?Só eu tive a impressão ao longo da saga que os “mocinhos” vão ficar juntos?

    • Jordana

      bem, se ela for casar com o líder de uma grande casa, faz mesmo mais sentido ser o Jon. Euron Greyjoy vai ser um provável adversário. Robin Arryn, pelamordedels né, num dá. Theon tá mais pra Imaculado, depois de tanta tortura e castração. Littlefinger não ia dar certo porque Varys e Tyrion desaconselhariam. Enquanto isso, Jon é a atual “chave para o Norte”: quase um terço do território de Westeros está sob o poder dele.

      • Maria Clara Antonelli

        É o logico, a aliança dos 2 via casamento. Pra mim, a próxima temporada será a briga pelo trono de ferro, com a Dany controlando Dorne, Jardim de Cima, metade de Pyke e Pedra do Dragao e se aliando por casamento com o Norte de Jon contra a Cersei, que controla Rochedo Casterly, Kings Landing, Ponta Tempestade, Riverlands e talvez a outra metade de Pyke, se ela for esperta e casar com o Euron. A única incógnita dessa equação é o Vale do Mindinho, esse pedaço será surpresa. Eu tô achando que ele vai acabar se aliando a Cersei. Eles vão resolver todas as questões políticas e a briga pelo trono de ferro na próxima temporada, deixando a última exclusivamente para a verdadeira luta, contra os WW.

        • edujakel

          e o ninho da aguia q nunca foi invadido, tomara que queime com dragoes…rs

          • Maria Clara Antonelli

            Nossa, iria ser lindoooo ver o Mindinho se danar e queimar no Ninho com o fogo dos 3 dragoes montados por Dany, Jon e Tyrion(!)…

  • Maria Clara Antonelli

    Gente, só eu que sempre tive a impressão (principalmente lendo os livros) que a Dany e o Jon vão ficar juntos? Não sei por que mais sempre me veio essa idéia lendo, foi só eu? E o pior é que seria lógico não, uma vez que a Dany tem a parte sul de Westeros por aliança e o Jon o norte. Ou seja, se eles casarem seria Sul e Norte contra o Centro de Westeros controlado pela Cersei. Não?!Ela até disse na final pro Dario que faria uma aliança via casamento, acho que o óbvio é com o Jon. E também tem a questão que Targaryens se casam com Targaryens. Será que eu tô viajando?Só eu tive a impressão ao longo da saga que os “mocinhos” vão ficar juntos?

    • Jordana

      bem, se ela for casar com o líder de uma grande casa, faz mesmo mais sentido ser o Jon. Euron Greyjoy vai ser um provável adversário. Robin Arryn, pelamordedels né, num dá. Theon tá mais pra Imaculado, depois de tanta tortura e castração. Littlefinger não ia dar certo porque Varys e Tyrion desaconselhariam. Enquanto isso, Jon é a atual “chave para o Norte”: quase um terço do território de Westeros está sob o poder dele.

      • Maria Clara Antonelli

        É o logico, a aliança dos 2 via casamento. Pra mim, a próxima temporada será a briga pelo trono de ferro, com a Dany controlando Dorne, Jardim de Cima, metade de Pyke e Pedra do Dragao e se aliando por casamento com o Norte de Jon contra a Cersei, que controla Rochedo Casterly, Kings Landing, Ponta Tempestade, Riverlands e talvez a outra metade de Pyke, se ela for esperta e casar com o Euron. A única incógnita dessa equação é o Vale do Mindinho, esse pedaço será surpresa. Eu tô achando que ele vai acabar se aliando a Cersei. Eles vão resolver todas as questões políticas e a briga pelo trono de ferro na próxima temporada, deixando a última exclusivamente para a verdadeira luta, contra os WW.

        • edujakel

          e o ninho da aguia q nunca foi invadido, tomara que queime com dragoes…rs

          • Maria Clara Antonelli

            Nossa, iria ser lindoooo ver o Mindinho se danar e queimar no Ninho com o fogo dos 3 dragoes montados por Dany, Jon e Tyrion(!)…

  • Maria Clara Antonelli

    Esqueci: parabéns pelas reviews Steffi, foram tão excelentes quanto a temporada!!

    • Steffi

      Valeu Maria Clara :)))

  • Maria Clara Antonelli

    Esqueci: parabéns pelas reviews Steffi, foram tão excelentes quanto a temporada!!

    • Steffi

      Valeu Maria Clara :)))

  • Jordana

    Acabei de perceber um pequenino erro curioso da série: quando o Meistre Aemon conta para Jon Snow que soube da morte do “filho do irmão” dele, é uma escorregada: o Rei Louco Aerys II era neto do irmão do Meistre Aemon, o Rei Aegon V. caducou, meistre u_u

    • Steffi

      Tadinho, estava muito velhinho já! Rs

  • Jordana

    Acabei de perceber um pequenino erro curioso da série: quando o Meistre Aemon conta para Jon Snow que soube da morte do “filho do irmão” dele, é uma escorregada: o Rei Louco Aerys II era neto do irmão do Meistre Aemon, o Rei Aegon V. caducou, meistre u_u

    • Steffi

      Tadinho, estava muito velhinho já! Rs

  • RenanSP

    Foi o episódio mais previsível de GoT até hj, mas pelo menos aconteceu coisas que queríamos ver. Lembro que la pelo episódio 2 ou 3 eu comentei aqui que a temporada iria acabar com a Dany indo pra Westeros, só não imagina que ja ia com apoio de varias casas.
    Todo o começo foi muito com aquela musica, muito bem feita a sequencia.
    RiP Margaery, imaginava que ela seria mais inteligente, parecia uma jogadora muito boa. Destaque pro sino esmagando o cidadão kkk
    E Rei do Norte é o cacete, alguém tira o titulo de Jon Targaery pq tem que ser Rainha do Norte: Liana Mormont.
    Foi um ótimo episódio que assistindo comendo um torta de Frey fica melhor ainda.

  • RenanSP

    Foi o episódio mais previsível de GoT até hj, mas pelo menos aconteceu coisas que queríamos ver. Lembro que la pelo episódio 2 ou 3 eu comentei aqui que a temporada iria acabar com a Dany indo pra Westeros, só não imagina que ja ia com apoio de varias casas.
    Todo o começo foi muito com aquela musica, muito bem feita a sequencia.
    RiP Margaery, imaginava que ela seria mais inteligente, parecia uma jogadora muito boa. Destaque pro sino esmagando o cidadão kkk
    E Rei do Norte é o cacete, alguém tira o titulo de Jon Targaery pq tem que ser Rainha do Norte: Liana Mormont.
    Foi um ótimo episódio que assistindo comendo um torta de Frey fica melhor ainda.

  • Isabella

    A trilha sonora desse episódio foi um espetáculo a parte

  • Isabella

    A trilha sonora desse episódio foi um espetáculo a parte

  • Luan marcos

    Adorei o texto ficou bem legal so achei errado quando vc diz que a Dany dizer que nao sentiu nada quando dispensou o Daario isso so foi pra verbalizar que ela não amava ele, e pelo que o Roteiro deixou mas entrelinhas ela vai conhecer o amor da vida dela em Westeros. Até pelas visões dela na casa dos imortais quando ela vê uma flor Roxa florescer na muralha ou quando ela escuta que ela teria três montarias uma do sexo(khal drogo )outra do terror( Drogon) e outra do amor ( insira um nobre solteiro de Westeros)

  • Luan marcos

    Adorei o texto ficou bem legal so achei errado quando vc diz que a Dany dizer que nao sentiu nada quando dispensou o Daario isso so foi pra verbalizar que ela não amava ele, e pelo que o Roteiro deixou mas entrelinhas ela vai conhecer o amor da vida dela em Westeros. Até pelas visões dela na casa dos imortais quando ela vê uma flor Roxa florescer na muralha ou quando ela escuta que ela teria três montarias uma do sexo(khal drogo )outra do terror( Drogon) e outra do amor ( insira um nobre solteiro de Westeros)

  • Junior Menezes

    Steffi, querida, não há exatamente o que falar a respeito de sua review e da finale de Go; há apenas como senti-las. Como já disse ”pessoalmente” a você, não consigo mais chorar e me derramar em lágrimas com GoT assim com o meu impacto e quase, sério, ataque cardíaco que o Red Wedding me fez, mas confesso que fiquei sem entender o que estava assistindo: destruição, mortes, explosões, Tommen sendo morto [in] diretamente pela sua mãe e o quão lindos foram aqueles cenários finais da Danny e dragões voando e aquele vestuário invejável que estavam a usar. O que mais me desagradou, contudo, foi em como a Cersei consegue ser tão apática à morte de um ente querido ainda mais esse sendo o único filho dela vivo, e não sei se estou sendo sádico demais mas amei o que ela fez àquela que mais a humilhou na season finale passada e fiquei ”besta” que GoT só deixou a entender o que foi reservada a ela. Comecei a gostar da Sansa nessa temporada e em como ela mudou positivamente desde a premiére, lá em 2011; contrariamente a isso, contudo, continuo não gostando do Bran e não vendo sua importância ali a não ser ter visões. Enfim, quando vi que começou com Cersei eu pensei:”NUNCA ISSO PODE SIGNIFICAR ALGO BOM. VAI DAR MERDA”. Dito e feito.

    P;S; Adorei sua review e em como ela conseguiu atiçar a minha memória a relembrar-se de fatos e eventos esquecidos por mim e que venha mais uma sétima temporada que embale a sexta, o que acho difícil, porque essa sexta foram praticamente apenas ”exibidos” cenas e episódios cinematográficos carregados de um glamour, de uma musicalidade, vestuário e atuações que só GoT consegue transmitir,

    • Steffi

      Djalma querido, muito obrigada pelo carinho! 🙂
      Superar os ataques cardíacos gerados pelo Red Wedding é realmente difícil hahaha

      A história do Bran estava bem chatinha mesmo, mas eu gostei nessa temporada. Ainda que por enquanto seu papel seja só ter visões, eu adoro todas essas visões ahaha e com certeza a importância dele vai crescer cada vez mais, assim espero

  • Junior Menezes

    Steffi, querida, não há exatamente o que falar a respeito de sua review e da finale de Go; há apenas como senti-las. Como já disse ”pessoalmente” a você, não consigo mais chorar e me derramar em lágrimas com GoT assim com o meu impacto e quase, sério, ataque cardíaco que o Red Wedding me fez, mas confesso que fiquei sem entender o que estava assistindo: destruição, mortes, explosões, Tommen sendo morto [in] diretamente pela sua mãe e o quão lindos foram aqueles cenários finais da Danny e dragões voando e aquele vestuário invejável que estavam a usar. O que mais me desagradou, contudo, foi em como a Cersei consegue ser tão apática à morte de um ente querido ainda mais esse sendo o único filho dela vivo, e não sei se estou sendo sádico demais mas amei o que ela fez àquela que mais a humilhou na season finale passada e fiquei ”besta” que GoT só deixou a entender o que foi reservada a ela. Comecei a gostar da Sansa nessa temporada e em como ela mudou positivamente desde a premiére, lá em 2011; contrariamente a isso, contudo, continuo não gostando do Bran e não vendo sua importância ali a não ser ter visões. Enfim, quando vi que começou com Cersei eu pensei:”NUNCA ISSO PODE SIGNIFICAR ALGO BOM. VAI DAR MERDA”. Dito e feito.

    P;S; Adorei sua review e em como ela conseguiu atiçar a minha memória a relembrar-se de fatos e eventos esquecidos por mim e que venha mais uma sétima temporada que embale a sexta, o que acho difícil, porque essa sexta foram praticamente apenas ”exibidos” cenas e episódios cinematográficos carregados de um glamour, de uma musicalidade, vestuário e atuações que só GoT consegue transmitir,

    • Steffi

      Djalma querido, muito obrigada pelo carinho! 🙂
      Superar os ataques cardíacos gerados pelo Red Wedding é realmente difícil hahaha

      A história do Bran estava bem chatinha mesmo, mas eu gostei nessa temporada. Ainda que por enquanto seu papel seja só ter visões, eu adoro todas essas visões ahaha e com certeza a importância dele vai crescer cada vez mais, assim espero

      • Junior Menezes

        Tomara mesmo. Nunca fui com a cara dele☺☺☺Grazadeus GoT parou com Red Weddings da vida e nos deu um The Battle of Bastards, The Winds of Winter e The Door??Quanto ao Sam, espero que saibam utilizá-lo melhor na próxima temporda. Até 2017.

  • Luan marcos

    Eu devo ser a unica pessoa que odiava a MARGAERY e gostei de ve lá morrer kkkkkkkk ai gente ela era muito falsa ela conseguia a proeza de fazer eu não gostar da Lady Olenna mas foi só uma cena com a FALSIANE morta que já garrei amor pela vovó mais amada de Westeros.

  • Luan marcos

    Eu devo ser a unica pessoa que odiava a MARGAERY e gostei de ve lá morrer kkkkkkkk ai gente ela era muito falsa ela conseguia a proeza de fazer eu não gostar da Lady Olenna mas foi só uma cena com a FALSIANE morta que já garrei amor pela vovó mais amada de Westeros.

  • Bruno

    Apesar da cena em si ser satisfatória, tava esperando que a Arya fosse desistir da death list e corresse atrás de seus irmãos. Essa jornada de vingança n tem cara de que vá acabar bem. Em um vídeo comentando a finale, o David Benioff disse que quem gosta dela deveria se preocupar com os rumos que ela tá tomando. Espero mt que ela n termine morta. Muitos com quem eu simpatizei já morreram, como o Ned, o Oberyn ou a Margaery neste ep, mas se a Arya (ou o Tyrion ou a Dany) morresse, eu ficaria puto demais, pqp.

    • Diego

      Eu acho que a Arya deve estar pra um caminho negro…
      Deve ter sido isso o significado da fala do Benioff.

  • Bruno

    Apesar da cena em si ser satisfatória, tava esperando que a Arya fosse desistir da death list e corresse atrás de seus irmãos. Essa jornada de vingança n tem cara de que vá acabar bem. Em um vídeo comentando a finale, o David Benioff disse que quem gosta dela deveria se preocupar com os rumos que ela tá tomando. Espero mt que ela n termine morta. Muitos com quem eu simpatizei já morreram, como o Ned, o Oberyn ou a Margaery neste ep, mas se a Arya (ou o Tyrion ou a Dany) morresse, eu ficaria puto demais, pqp.

    • Diego

      Eu acho que a Arya deve estar pra um caminho negro…
      Deve ter sido isso o significado da fala do Benioff.

  • Douglas Damacena

    apenas uma correção que muita gente pode não lembrar,mas a Arya tirou o cão da sua lista, no mais,foi um prazer acompanhar suas reviews muito bem feitas Lady Steffi,até a próxima temporada =D.

  • Douglas Damacena

    apenas uma correção que muita gente pode não lembrar,mas a Arya tirou o cão da sua lista, no mais,foi um prazer acompanhar suas reviews muito bem feitas Lady Steffi,até a próxima temporada =D.

  • edson pereira

    Pelos deuses antigos e novos, hoje é qurta feira e eu não consigo tirar aquele toque de piano da minha cabeça kk

  • edson pereira

    Pelos deuses antigos e novos, hoje é quarta feira e eu não consigo tirar aquele toque de piano da minha cabeça kk

  • Su

    Bem sei que é chover no molhado, mas não posso deixar de começar meu comentário elogiando a review desse último episódio que foi tão fantástica como o mesmo e agradecendo a excelente cobertura da série durante toda a temporada aqui no SM. Nota máxima! Óptimos textos e um espaço de comentários recheado de fãs que querem discutir teorias com boa disposição e respeito! Vou sentir falta desse prazer semanal e aqui estarei o ano que vem para acompanhar a tão aguardada 7ª temporada!

    Dito isto, sobre o episódio, sem sei o que dizer de tantas coisas relevantes e emocionantes que aconteceram em tão pouco espaço de tempo! Penso que no geral foi previsível, mas isso não tirou nem pouco a sua grandiosidade e o prazer de o assistir. Pelo contrário, aguardamos por tanto tempo por esses momentos de finalmente as personagens por quem torcemos se darem bem e pela confirmação de algumas das milhentas teorias que fomos fazendo e adoptando de outros fãs à medida que acompanhamos os livros e/ou a série, que as expectativas estavam no auge e apesar de não ser propriamente imprevisível, tudo foi feito de forma tão magistral que só nos restava olhar extasiados e absorver tudo enquanto pensávamos o quanto esta temporada foi boa. Fez bem à série se separar dos livros, não porque seja melhor que eles, ainda acredito que o desfecho nos livros será bastante mais complexo, coerente e surpreendente, mas porque os meios são diferentes e eles nunca sendo capazes de ter a complexidade dos livros na série, o melhor mesmo foi seguir o caminho previsível mas emocionante que todo o mundo esperava e queria ver. Os Stark a se reerguerem e se reunirem, a Dany finalmente a caminho de Westeros, a ameaça dos WW cada vez mais real e iminente com a chegada do Inverno. As únicas coisas por que não esperava e que me surpreenderam minimamente neste episódio, apesar de não serem propriamente imprevisíveis foram a morte da Margery (quando ela percebeu que havia algo de errado pensei que pudesse de alguma forma conseguir escapar a tempo), a forma como o Tommen morreu (esperava a morte dele e que fosse por consequência não propositada das acções da mãe, mas confesso que não tinha pensado na hipótese de suicídio apesar de ser bastante condizente com o momento, com a personalidade dele e com alta carga dramática) e a forma como a Arya se vingou (já se havia cogitado que a reunião de Freys e Lannisters seria o momento ideal para uma vingança da Arya pelo casamento vermelho então quando ela apareceu a servir o velho desconfiei logo, mas custou-me a perceber o que estava implícito pela sua insistência de que os filhos estavam ali!).

    A única pequena coisa que me desagradou foi a forma como o Sam entra na recepção de um local onde ele sabia que não podiam entrar mulheres, vestindo o preto da Patrulha da Noite com um ar muito orgulhoso de pertencer à mesma e com uma mulher e um bebé a acompanhá-lo! Será que ele não pensou em como isso o deixaria mal visto lá? Podia tentar arranjar um sítio qualquer minimamente seguro para a Gilly o esperar com o filho do lado de fora, em vez de a deixar plantada ali na entrada e fazer aquela figura. Mas pronto, relevo porque tudo o resto foi perfeito e porque de qualquer forma esqueci todas e quaisquer críticas e esse núcleo quando mostraram a biblioteca! Me senti como o Sam, hipnotizado por aquele mundo de livros e de conhecimento 🙂

    Palmas para a menina Lyanna Mormont que meteu num chinelo todos os restantes lideres das casas do Norte com o seu discurso. Foi ao mesmo tempo emocionante e nostálgico vê-los a gritar pelo Jon como Rei do Norte. Fiquei com um pouco de pena da Sansa, que fica sempre na sombra. Finalmente a personagem conquistou-me! Ela amadureceu muito e se tornou uma pessoa mais forte e mais sábia. Adorei a cena junto à árvore-coração em que ela admite que era ignorante e burra porque rezava para sair dali e não sabia dar valor ao que tinha. Numa frase expôs todo o crescimento e toda a ironia da vida da Sansa até agora. Era mimada e sonhadora, com a mania da capital, das grandezas e de ser princesa e rainha, e a realização do seu maior sonho foi na realidade o acordar para um pesadelo. Foi lindo como depois de finalmente enfrentar a realidade, ela percebe que aquilo que tem realmente valor para ela foi aquilo que ela sempre teve e sempre desprezou. Estar em Winterfell, junto da sua família e orgulhar-se de ser uma Stark, tudo o que ela teve de perder para finalmente dar valor e pagar um preço bem alto para recuperar o que ainda pode ser recuperado. Depois dessa evolução, e com a sua confirmação de que não confia no Mindinho, não concordo com os comentários que veem a sua troca de olhares com o Mindinho como uma possível aliança contra o Jon. Da forma como interpreto as coisas, essa Sansa, que achava que ela era mais que ele por ele ser bastardo e que queria ser importante, já não existe. Eu acredito que ela realmente seja aliada do Jon e queira vê-lo no poder do Norte, até porque ele nunca pediu isso e ela sabe que se pedisse o apoio dele ele dava, então não há razão nenhuma para fingir que o apoia e se aliar ao Mindinho pelas costas dele, quando poderia ter abertamente o apoio do Jon para liderar o Norte se fosse isso que ela desejasse. Penso que, como foi mencionado no review, o olhar dela foi por saber que o Jon ser apoiado pelos nortenho como Rei não estava nos planos dele nem ajuda a concretizar o seu sonho de se sentar no trono com a Sansa a seu lado, muito pelo contrário, o que faz dele um inimigo perigoso de tudo o que ela está a tentar reconstruir na sua casa e família.

    Do outro lado do mar gostei muito da conversa sincera entre o Tyrion e a Dany. Não sei, no entanto, se gostei da mais nova aliança dela com as serpentes de areia e os Tyrell. Ela está a ficar demasiado poderosa para haver qualquer tipo de resistência real que seja capaz de se lhe opor a conquistar o trono quando finalmente chegar a Westeros! E vai ser muito anti-climático esperar 6 temporadas para ela domar os dragões (que no fundo foi facilitismo, ela os prendeu porque eles estavam fora do controle dela e começaram a atacar cidadãos inocentes para se alimentar, mas agora vão atravessar o mar com a frota dela como bons animais amestrados e ser bons meninos fazendo dieta de peixinho e água salgada, mas ok, vamos relevar porque já estava mais que na hora de ela ultrapassar os obstáculos que a impediam de finalmente rumar a Westeros), conquistar um grande exército (ou vários!), arranjar os barcos, e chegar a Westeros e não haver ninguém à altura dela para dar luta reconquistar o trono para a sua família! Eles na série desde que se viram livres do livro, resolveram exterminar quase todas as grandes casas, os Martel, os Tyrell, os Tully, os Frey, todos perderam o seu principal regente e a maioria das restantes personagens relevantes da família. Os Greyjoy estão divididos em dois em luta pelo próprio poder. No Norte querem é ser deixados em paz e estão preocupados com a iminente invasão pelos WW. Os Lannisters que restam em Westeros (se não ficarem uns contra os outros entre si também) não têm praticamente nenhuns aliados de peso para defender a sua posição. Mesmo que os Frey e os Tully continuem a apoiá-los, são uma sombra do que foram, sem líderes de jeito. O único jogador de peso é o Mindinho, mas que traiu os Lannisters para se aliar à Sansa que não parece nada propensa a ceder-lhe o apoio do Norte e controla apenas o Vale, e de forma frágil através do controlo do miúdo, pois sem isso as casas do território não lhe são leais. Ou seja, não parece haver ninguém que tenha tanto astúcia como poder de força para fazer frente à invasão da Dany quando ela chegar o Westeros. Queria ter grande expectativa para esse embate, mas estou a achar o lado da Dany demasiado forte para ser renhido e gerar uma forte emoção.

    Sobre a Arya estou curiosa para saber qual o futuro dela. Será que rumará para Norte para finalmente regressar a casa e se reunir à família ou irá para sul obter o resto da sua vingança, matar a actual rainha? Pelo evolução dela diria que talvez se foque na vingança, pode até nem saber ainda que o Jon e a Sansa retomaram Winterfell e pensar que não tem casa para onde voltar. Seria até justo para ela querer queda da Cercei, já que não se pode vingar do Joffrey pela morte do pai, pelo menos se vinga da Cercei que foi em esteve por trás da sua queda, mas vamos convir que ninguém quer ver a Arya falhar, mas não vai ter grande piada se a Dany chega e está o trono vazio porque a Arya matou a actual Rainha para se vingar. No entanto, voltar ao Norte para ela será de certa forma um desperdício para já. Qual o lugar de uma assassina profissional na vida do Castelo? Claro que seria para lá de emocionante presenciar o seu reencontro com os irmãos, mas não posso deixar de pensar que após esse momento inicial ela ia ficar a mais lá. Que diferença poderá ela fazer naquele núcleo a nível de evoluir o enredo?

    Enfim, teremos que aguardar no nova temporada e infelizmente quase um ano para saber! Vou ter muitas saudades de vir aqui semanalmente ler, trocar ideias e especular!

    • Steffi

      Muito muito obrigada Su! Que venha 2017 com novos episódios maravilhosos e teorias para debatermos. Te aguardo aqui! 🙂

      O que te surpreendeu em Porto Real foi exatamente o que me pegou de surpresa tb. Quanto à força de uma Dany praticamente imbatível, acredito que o inimigo à altura dela seja justamente o exército do Rei da Noite. nada de Cersei, euron… O que vai colocar Dany em perigo são os WW e provavelmente veremos esse embate final na última temporada.

      Concordo com o que você disse, um reencontro dos irmãos Stark seria maravilhosos, mas ‘interromperia’ a vinganca de Arya. Tb estou curiosa sobre o destino dela. Espero que ela reencontre Nymeria pelo menos.

  • Su

    Bem sei que é chover no molhado, mas não posso deixar de começar meu comentário elogiando a review desse último episódio que foi tão fantástica como o mesmo e agradecendo a excelente cobertura da série durante toda a temporada aqui no SM. Nota máxima! Óptimos textos e um espaço de comentários recheado de fãs que querem discutir teorias com boa disposição e respeito! Vou sentir falta desse prazer semanal e aqui estarei o ano que vem para acompanhar a tão aguardada 7ª temporada!

    Dito isto, sobre o episódio, sem sei o que dizer de tantas coisas relevantes e emocionantes que aconteceram em tão pouco espaço de tempo! Penso que no geral foi previsível, mas isso não tirou nem pouco a sua grandiosidade e o prazer de o assistir. Pelo contrário, aguardamos por tanto tempo por esses momentos de finalmente as personagens por quem torcemos se darem bem e pela confirmação de algumas das milhentas teorias que fomos fazendo e adoptando de outros fãs à medida que acompanhamos os livros e/ou a série, que as expectativas estavam no auge e apesar de não ser propriamente imprevisível, tudo foi feito de forma tão magistral que só nos restava olhar extasiados e absorver tudo enquanto pensávamos o quanto esta temporada foi boa. Fez bem à série se separar dos livros, não porque seja melhor que eles, ainda acredito que o desfecho nos livros será bastante mais complexo, coerente e surpreendente, mas porque os meios são diferentes e eles nunca sendo capazes de ter a complexidade dos livros na série, o melhor mesmo foi seguir o caminho previsível mas emocionante que todo o mundo esperava e queria ver. Os Stark a se reerguerem e se reunirem, a Dany finalmente a caminho de Westeros, a ameaça dos WW cada vez mais real e iminente com a chegada do Inverno. As únicas coisas por que não esperava e que me surpreenderam minimamente neste episódio, apesar de não serem propriamente imprevisíveis foram a morte da Margery (quando ela percebeu que havia algo de errado pensei que pudesse de alguma forma conseguir escapar a tempo), a forma como o Tommen morreu (esperava a morte dele e que fosse por consequência não propositada das acções da mãe, mas confesso que não tinha pensado na hipótese de suicídio apesar de ser bastante condizente com o momento, com a personalidade dele e com alta carga dramática) e a forma como a Arya se vingou (já se havia cogitado que a reunião de Freys e Lannisters seria o momento ideal para uma vingança da Arya pelo casamento vermelho então quando ela apareceu a servir o velho desconfiei logo, mas custou-me a perceber o que estava implícito pela sua insistência de que os filhos estavam ali!).

    A única pequena coisa que me desagradou foi a forma como o Sam entra na recepção de um local onde ele sabia que não podiam entrar mulheres, vestindo o preto da Patrulha da Noite com um ar muito orgulhoso de pertencer à mesma e com uma mulher e um bebé a acompanhá-lo! Será que ele não pensou em como isso o deixaria mal visto lá? Podia tentar arranjar um sítio qualquer minimamente seguro para a Gilly o esperar com o filho do lado de fora, em vez de a deixar plantada ali na entrada e fazer aquela figura. Mas pronto, relevo porque tudo o resto foi perfeito e porque de qualquer forma esqueci todas e quaisquer críticas e esse núcleo quando mostraram a biblioteca! Me senti como o Sam, hipnotizado por aquele mundo de livros e de conhecimento 🙂

    Palmas para a menina Lyanna Mormont que meteu num chinelo todos os restantes lideres das casas do Norte com o seu discurso. Foi ao mesmo tempo emocionante e nostálgico vê-los a gritar pelo Jon como Rei do Norte. Fiquei com um pouco de pena da Sansa, que fica sempre na sombra. Finalmente a personagem conquistou-me! Ela amadureceu muito e se tornou uma pessoa mais forte e mais sábia. Adorei a cena junto à árvore-coração em que ela admite que era ignorante e burra porque rezava para sair dali e não sabia dar valor ao que tinha. Numa frase expôs todo o crescimento e toda a ironia da vida da Sansa até agora. Era mimada e sonhadora, com a mania da capital, das grandezas e de ser princesa e rainha, e a realização do seu maior sonho foi na realidade o acordar para um pesadelo. Foi lindo como depois de finalmente enfrentar a realidade, ela percebe que aquilo que tem realmente valor para ela foi aquilo que ela sempre teve e sempre desprezou. Estar em Winterfell, junto da sua família e orgulhar-se de ser uma Stark, tudo o que ela teve de perder para finalmente dar valor e pagar um preço bem alto para recuperar o que ainda pode ser recuperado. Depois dessa evolução, e com a sua confirmação de que não confia no Mindinho, não concordo com os comentários que veem a sua troca de olhares com o Mindinho como uma possível aliança contra o Jon. Da forma como interpreto as coisas, essa Sansa, que achava que ela era mais que ele por ele ser bastardo e que queria ser importante, já não existe. Eu acredito que ela realmente seja aliada do Jon e queira vê-lo no poder do Norte, até porque ele nunca pediu isso e ela sabe que se pedisse o apoio dele ele dava, então não há razão nenhuma para fingir que o apoia e se aliar ao Mindinho pelas costas dele, quando poderia ter abertamente o apoio do Jon para liderar o Norte se fosse isso que ela desejasse. Penso que, como foi mencionado no review, o olhar dela foi por saber que o Jon ser apoiado pelos nortenho como Rei não estava nos planos dele nem ajuda a concretizar o seu sonho de se sentar no trono com a Sansa a seu lado, muito pelo contrário, o que faz dele um inimigo perigoso de tudo o que ela está a tentar reconstruir na sua casa e família.

    Do outro lado do mar gostei muito da conversa sincera entre o Tyrion e a Dany. Não sei, no entanto, se gostei da mais nova aliança dela com as serpentes de areia e os Tyrell. Ela está a ficar demasiado poderosa para haver qualquer tipo de resistência real que seja capaz de se lhe opor a conquistar o trono quando finalmente chegar a Westeros! E vai ser muito anti-climático esperar 6 temporadas para ela domar os dragões (que no fundo foi facilitismo, ela os prendeu porque eles estavam fora do controle dela e começaram a atacar cidadãos inocentes para se alimentar, mas agora vão atravessar o mar com a frota dela como bons animais amestrados e ser bons meninos fazendo dieta de peixinho e água salgada, mas ok, vamos relevar porque já estava mais que na hora de ela ultrapassar os obstáculos que a impediam de finalmente rumar a Westeros), conquistar um grande exército (ou vários!), arranjar os barcos, e chegar a Westeros e não haver ninguém à altura dela para dar luta reconquistar o trono para a sua família! Eles na série desde que se viram livres do livro, resolveram exterminar quase todas as grandes casas, os Martel, os Tyrell, os Tully, os Frey, todos perderam o seu principal regente e a maioria das restantes personagens relevantes da família. Os Greyjoy estão divididos em dois em luta pelo próprio poder. No Norte querem é ser deixados em paz e estão preocupados com a iminente invasão pelos WW. Os Lannisters que restam em Westeros (se não ficarem uns contra os outros entre si também) não têm praticamente nenhuns aliados de peso para defender a sua posição. Mesmo que os Frey e os Tully continuem a apoiá-los, são uma sombra do que foram, sem líderes de jeito. O único jogador de peso é o Mindinho, mas que traiu os Lannisters para se aliar à Sansa que não parece nada propensa a ceder-lhe o apoio do Norte e controla apenas o Vale, e de forma frágil através do controlo do miúdo, pois sem isso as casas do território não lhe são leais. Ou seja, não parece haver ninguém que tenha tanto astúcia como poder de força para fazer frente à invasão da Dany quando ela chegar o Westeros. Queria ter grande expectativa para esse embate, mas estou a achar o lado da Dany demasiado forte para ser renhido e gerar uma forte emoção.

    Sobre a Arya estou curiosa para saber qual o futuro dela. Será que rumará para Norte para finalmente regressar a casa e se reunir à família ou irá para sul obter o resto da sua vingança, matar a actual rainha? Pelo evolução dela diria que talvez se foque na vingança, pode até nem saber ainda que o Jon e a Sansa retomaram Winterfell e pensar que não tem casa para onde voltar. Seria até justo para ela querer queda da Cercei, já que não se pode vingar do Joffrey pela morte do pai, pelo menos se vinga da Cercei que foi em esteve por trás da sua queda, mas vamos convir que ninguém quer ver a Arya falhar, mas não vai ter grande piada se a Dany chega e está o trono vazio porque a Arya matou a actual Rainha para se vingar. No entanto, voltar ao Norte para ela será de certa forma um desperdício para já. Qual o lugar de uma assassina profissional na vida do Castelo? Claro que seria para lá de emocionante presenciar o seu reencontro com os irmãos, mas não posso deixar de pensar que após esse momento inicial ela ia ficar a mais lá. Que diferença poderá ela fazer naquele núcleo a nível de evoluir o enredo?

    Enfim, teremos que aguardar no nova temporada e infelizmente quase um ano para saber! Vou ter muitas saudades de vir aqui semanalmente ler, trocar ideias e especular!

    • Steffi

      Muito muito obrigada Su! Que venha 2017 com novos episódios maravilhosos e teorias para debatermos. Te aguardo aqui! 🙂

      O que te surpreendeu em Porto Real foi exatamente o que me pegou de surpresa tb. Quanto à força de uma Dany praticamente imbatível, acredito que o inimigo à altura dela seja justamente o exército do Rei da Noite. nada de Cersei, euron… O que vai colocar Dany em perigo são os WW e provavelmente veremos esse embate final na última temporada.

      Concordo com o que você disse, um reencontro dos irmãos Stark seria maravilhosos, mas ‘interromperia’ a vinganca de Arya. Tb estou curiosa sobre o destino dela. Espero que ela reencontre Nymeria pelo menos.

  • Alysson

    HAHAHA

  • Alysson

    HAHAHA

  • Rafael Tietz

    HBO mais uma vez de parabéns por entregar uma season finale esplendorosa, de uma série fantástica.

    Também acho este o melhor episódio da temporada, superando o Battles Of Bastards. Não acredito que está acabando, só mais 13 episódios e não terei mais Game Of Thrones pra sofrer junto, espero que todos os próximos sejam incríveis.

    Steffi, que review maravilhosa, obrigado por compartilhas suas opiniões com a gente e trazer cada vez mais informações para os acontecimentos de GOT. Meus parabéns.

    • Steffi

      Aeeee Rafa, muito muito obrigada! 🙂

      Se é que isso possa trazer algum alento, a ideia é ter mais 13 a 15 episódios. Vamos torcer por 15 tão maravilhosos como esse 6×09 e 6×10

  • Rafael Tietz

    HBO mais uma vez de parabéns por entregar uma season finale esplendorosa, de uma série fantástica.

    Também acho este o melhor episódio da temporada, superando o Battles Of Bastards. Não acredito que está acabando, só mais 13 episódios e não terei mais Game Of Thrones pra sofrer junto, espero que todos os próximos sejam incríveis.

    Steffi, que review maravilhosa, obrigado por compartilhas suas opiniões com a gente e trazer cada vez mais informações para os acontecimentos de GOT. Meus parabéns.

    • edujakel

      pq 13 episódios?

      • Rafael Tietz

        Os produtores disseram que só farão mais duas temporadas. A sétima temporada com 07 episódios e a última com 6.

        • edujakel

          q triste isso.

    • Steffi

      Aeeee Rafa, muito muito obrigada! 🙂

      Se é que isso possa trazer algum alento, a ideia é ter mais 13 a 15 episódios. Vamos torcer por 15 tão maravilhosos como esse 6×09 e 6×10

  • André Zuil

    BELO TEXTO IXTÉFIH. Consegui ler tudo.
    Adorei a relação da imagem da abertura da série e aquele objeto na biblioteca da Cidadela. SENSACIONAL! Todas as casas nortenhas gritando e coroando O REI DO NORTE ao som da trilha sonora da série, emocionante!
    Queria o meme da Cersei sentada no TRONO DE FERRO com a frase “Pra quem disse que eu estava na pior” kkkkkkk

  • André Zuil

    BELO TEXTO IXTÉFIH. Consegui ler tudo.
    Adorei a relação da imagem da abertura da série e aquele objeto na biblioteca da Cidadela. SENSACIONAL! Todas as casas nortenhas gritando e coroando O REI DO NORTE ao som da trilha sonora da série, emocionante!
    Queria o meme da Cersei sentada no TRONO DE FERRO com a frase “Pra quem disse que eu estava na pior” kkkkkkk

    • Steffi

      ‘Consegui ler tudo’ Hahahahaha

      Muito obrigada Zuil 🙂

  • Carlos S.

    impressionante a diferença no tratamento para outras séries, como walking dead por exemplo, comparo pq acompanho as duas… walking dead na ultima temporada, prometeu, prometeu e na finale não entregou nada, nos deixando frustrados e com raiva; GOT ao contrario nos surpreende e nos entrega tudo e mais um pouco, sem uso de ganchos superficiais mal bolados para segurar a audiencia para o próximo ano, resolveu as tramas que abriu e deixou o caminho aberto para novos acontecimentos, tudo pode acontecer…

    • edson pereira

      nossa cara voce falou tudo, tambem gosto das duas series, gostei muito da 6 temporada de TWD mais a finale me decepcionou.

    • Diego

      Realmente os roteiristas de GOT dão um banho no de TWD.
      Os caras não são perfeitos em tudo, mas pelo menos eles entregam o que eles se propõe e no final da conta isso é o que importa.

    • Luiza Silva

      Disse tudo,os produtores de TWD devem estar mortos de vergonha,acompanho as duas também mas confesso ainda to muito injuriada com o final da temp de TWD eperdi um pouco a vontade de continuar a ver…

    • vinland

      TWD ja nao estava bom, e ainda por cima usa esses ganchos pra segurar a audiencia. Desde a 5 temporada, ela ja nao vem me agradando. A serie quando e boa, e tem segurança no que faz, nao precisa disso pra se garantir. GOT deixou tudo resolvido, e apenas deixou teorias e possibilidades, como todo ano faz.

    • tiago mota

      Que série é essa mesmo? The Walking Dead? Será uma spin-off dos Caminhantes Brancos?

  • Carlos S.

    impressionante a diferença no tratamento para outras séries, como walking dead por exemplo, comparo pq acompanho as duas… walking dead na ultima temporada, prometeu, prometeu e na finale não entregou nada, nos deixando frustrados e com raiva; GOT ao contrario nos surpreende e nos entrega tudo e mais um pouco, sem uso de ganchos superficiais mal bolados para segurar a audiencia para o próximo ano, resolveu as tramas que abriu e deixou o caminho aberto para novos acontecimentos, tudo pode acontecer…

    • edson pereira

      nossa cara voce falou tudo, tambem gosto das duas series, gostei muito da 6 temporada de TWD mais a finale me decepcionou.

    • Diego

      Realmente os roteiristas de GOT dão um banho no de TWD.
      Os caras não são perfeitos em tudo, mas pelo menos eles entregam o que eles se propõe e no final da conta isso é o que importa.

    • Luiza Silva

      Disse tudo,os produtores de TWD devem estar mortos de vergonha,acompanho as duas também mas confesso ainda to muito injuriada com o final da temp de TWD eperdi um pouco a vontade de continuar a ver…

    • vinland

      TWD ja nao estava bom, e ainda por cima usa esses ganchos pra segurar a audiencia. Desde a 5 temporada, ela ja nao vem me agradando. A serie quando e boa, e tem segurança no que faz, nao precisa disso pra se garantir. GOT deixou tudo resolvido, e apenas deixou teorias e possibilidades, como todo ano faz.

    • tiago mota

      Que série é essa mesmo? The Walking Dead? Será uma spin-off dos Caminhantes Brancos?

  • Steffi, da Casa Hanschke, parabéns por esse trabalho maravilhoso a frente de Game of Thrones aqui no Série Maníacos. Acompanhar uma série tão grandiosa com o olhar atento de uma pessoa tão apaixonada só faz aprimorar nossa experiência de fã.

    • Steffi

      E aí Thi Thi! Sabe que esse comentário vindo de você é um presente para mim né?! Sei o quanto você é fã e fico Mt feliz de ler o que você disse. Que venha 2017 e um novo Pod temático e preparatório para a 7a temporada. Deu sorte nessa 6a! Hahaha

  • Steffi, da Casa Hanschke, parabéns por esse trabalho maravilhoso a frente de Game of Thrones aqui no Série Maníacos. Acompanhar uma série tão grandiosa com o olhar atento de uma pessoa tão apaixonada só faz aprimorar nossa experiência de fã.

    • Steffi

      E aí Thi Thi! Sabe que esse comentário vindo de você é um presente para mim né?! Sei o quanto você é fã e fico Mt feliz de ler o que você disse. Que venha 2017 e um novo Pod temático e preparatório para a 7a temporada. Deu sorte nessa 6a! Hahaha

  • Diego

    Steffi, parabéns pelo seu trabalho maravilhoso aqui na cobertura de GOT. Dá pra ver o quanto você é apaixonada pela série, pelo universo que ela se passa e por tudo que ela representa pra TV e pros fãs dela. O texto, apesar de grande, foi muito bem feito e foi direto no que importa. Esses detalhes que você citou da Citadela e da trilha foram excelentes. Episódios como esse são porque as pessoas acompanham série e ele com certeza é um dos mais marcantes da série de todos os tempos.

    Para mim, The Winds of Winter não só fechou uma excelente sétima temporada com chave de ouro, como também conseguiu algo quase imaginável que é ser tão bom ou até superar o episodio 9. Foi um dos melhores episódios da série, talvez o melhor. Além da melhor season finale, superando The Children. Todas as cenas foram espetaculares ou boas. Uma verdadeira obra–prima da televisão e épica. Foi um episódio extremamente bem dirigido, escrito e atuado. E com uma trilha sonora espetacular. Um episódio fantástico e espetacular que amarrou basicamente todas as principais pontas da série e que foi uma verdadeira catarse de tantas emoções.

    O norte foi excelente como sempre. O confronto do Davos e da Melisandre foi ótimo. Especialmente pelas intepretações da Carice van Houten e especialmente do Liam Cunningham, excelentes. Os momentos do Jon e da Sansa foram ótimos, assim como a cena da Sansa e do Mindinho. A cena do Rei do Norte foi ótima, e a pequena Lyanna Mormont foi realmente um dos grandes altos da temporada.

    A cena da Torre de Alegria foi surpreendente comovente. Os atores que fizeram o Ned e a Lyanna estiveram excelentes. A cena foi sutil e mesmo assim respondeu todas às duvidas e conseguiu responder uma das maiores teorias de toda a série.

    O episódio foi tão bom que até fizeram uma cena em Dorne funcionou graças á eles fazerem a Olenna CALANDO A BOCA do povo de lá E botando elas no lugar delas. Um toque de metalinguagem muito bem–vindo. A Diana Rigg é sensacional. E ainda conseguiram dar um papel pra Dorne nas guerras que virão. A cena do Sam na Cidadela foi bem legal e acho que isso vai ser bem importante pra história.

    Apesar das reclamações do tele transporte, eu realmente acho que as pessoas têm que saber lidar com isso e tem explicações sobre isso, tanto é que eu acho que a locomoção do Varys não foi um problema em minha opinião e nem um problema REAL de roteiro. Dito isso, eu adorei a cena da Arya fazendo a sua torta Frey (ÓTIMO JEITO DE COLOCAR ESSA REFÊRENCIA AOS LIVROS) e achei uma bela morte pro Lorde Frey. Adorei também o Jaime botando o Walder Frey no lugar dele. Foi um ótimo diálogo.

    Meeren também foi muito bom, desde daquele cena do Tyrion com a Daenerys, onde a Emilia e o Peter tiveram as suas melhores atuações na temporada. A cena foi uma das mais bonitas e emocionantes da série. Foi lindo ver o Tyrion sendo finalmente respeitado e tratado com carinho por alguém que ele serve. Muito bem escrita. A química dos dois é ótima. E a cena final com Daenerys e sua turma indo pra Westeros foi uma das coisas mais épicas mostradas na série.

    E então tivemos Porto Real. Quando o episodio começou ali com aquela trilha sonora espetacular e aquelas ótimas cenas sabíamos o que esperar. A cena me conquistou de cara e foi linda do começou ao fim. Tudo foi perfeito e as mortes do Pycelle, do Lancel e a sequencia do fogo vivo com certeza foi uma das melhores da série. Perdemos a nossa querida Margaery, uma das melhores personagens da série, apesar de triste, a morte dela faz muito sentindo com a série, com a trama que vem a seguir e foi mega bem feita. A Natalie Dormer esteve sensacional e o desespero que ela passou nesse episódio foi foda. A morte dela foi uma saída extremamente marcante pra personagem. A Lena Headey esteve brilhante na cena dela com a septa. A morte do Tommen foi um dos melhores suicídios que eu já vi numa série, muito bem feita e aquele “For House Lannister” do Walder Frey ao fundo depois disso foi sensacional. A coroação da Cersei foi excelente também e aquela olhada dela com o Jaime deixa claro o que o futuro reserva pros dois.

    PONTO 1: O saldo final da temporada é excelente. Não foi perfeita, mas também nenhuma é e o que foi bom foi EXTREMAMENTE bom. Pra mim ela é fácil uma das melhores temporadas da série e merece facilmente uma nota 10.
    PONTO 2: Tio Benjen não disse aquilo á toa… A muralha vai cair na sétima temporada. FATO!
    PONTO 3: Miguel Sapochnik se consagra como o melhor diretor da série. Tomara que ele volte pra sétima ou oitava temporada.
    PONTO 4: Ramin Djawaldi merece ganhar MUITOS e MUITOS prêmios pela trilha dele. Que perfeição.
    PONTO 5: A Sansa ficou claramente feliz em ver o Jon virando Rei do Norte. Ela só ficou preocupada com o Mindinho e no que ele disse pra ela. Mas é lógico que os irmãos se amam.
    PONTO 6: Daenerys tem a Campina, Dorne, os Greyjoys, Imaculados, os dothraki e os imaculados ao seu lado. Além de três dragões, o Varys e o Tyrion. Cersei tem apenas Qyburn, o Montanha e o fogo vivo ao lado dela… Parece que nem Jaime está mais ao lado dela.
    PONTO 7: O Jaime recebeu várias queixas nessa temporada por ainda estar do lado da Cersei. Parece que a série FINALMENTE chegou ao ponto dos livros em que o Jaime está puto coma Cersei. O olhar dele no fim do episódio diz tudo. Aposto que Jaime vai matar ela.
    PONTO 8: Parece que Daenerys é a rainha mais bonita e mais jovem mesmo. E vai tirar tudo da Cersei.
    PONTO 9: Se na sexta tivemos a confirmação do Jon Targaryen… Será que na sétima teremos o Tyrion Targaryen? Fica a duvida aí…
    PONTO 10: Um dos pontos mais legais foram às mulheres. Daenerys, Sansa, Cersei, Margaery, Olenna, Yara, Lyanna Mormont, Lyanna Stark, Melisandre (mesmo aparecendo pouco de vez em quando) e Arya arrasaram.
    PONTO 11: Muito louco uma série revelar uma teoria crucial de uma saga antes dos livros hahaha Mas ok, todo mundo já sabia mesmo.
    PONTO 12: Essas reclamações de fan services e que a série está ficando muito previsível não me convencem… Pode até ser verdade, mas desde que seja bem feito, eu não ligo e acho que a série está sendo extremamente bem feita (especialmente nessa sexta temporada). Então que continue assim. Tem os seus defeitos, mas nada é perfeito e o que é bom (pelo menos nessa temporada está muito maior)
    PONTO 13: Os domingos ficarão bem tristes agora sem GOT hahaha
    PONTO 14: A sétima temporada podia começar domingo que vem que pena hahaha
    PONTO 15: Ver a bandeira Stark na abertura não tem preço. Coisa linda

    Agora rapidinho um top 10 dos melhores personagens e intepretações dessa temporada:

    1. Jon Snow (Kit Harington)
    2. Davos (Liam Cunningham)
    3. Sansa Stark (Sophie Turner)
    4. Melisandre (Carice van Houten)
    5. Lyanna Mormont (Bella Ramsey)
    6. Alto Pardal (Jonathan Pryce)
    7. Margaery (Natalie Dormer)
    8. Lady Crane (Essie Davis)
    9. Edmure (Tobias Menzies, ótima participação, apesar do arco em Correrrio ter divide o pessoal hahaha)
    10. Peixe Negro (Clive Russell)

    Destaque também pro Edd, pro Tormund, pro Cão, pro Hodor e pra tantos que esse povo merece. Foi complicado fazer a lista porque o pessoal tava atuando bem demais nessa temporada.

    E agora os melhores episódios dessa temporada pra mim do melhor pro pior:

    1. Battle of the Bastards e The Winds of Winter (EMPATADOS)
    2. The Door
    3. Home
    4. Book of Stranger

    5. Oathbreaker
    6. Blood of My Blood
    7. The Broken Man
    8. The Red Woman (só por conta Dorne que foi bem ruim, mas fora isso, foi um retorno normal como todo em GOT e teve o seu proposito)
    9. No One (só por conta da trama da Arya que foi bem ruim, mas fora isso, considero um bom episodio)

    E agora até a sétima temporada, pessoal, e até lá acompanhamos as noticias, novidades e relatos sobre a série. Foi um prazer acompanhar ela. Acho que essa foi essa foi a temporada mais divertida e legal de ser acompanhada.

    • Steffi

      Muito obrigada pelo carinho Diego. Foi ótimo tê-lo aqui todas essas semanas compartilhando suas teorias e impressões.

      Você acredita que o Sapochnik não estará na prox temporada? Fiquei bem chateada… 🙁

      Seria bem legal se a serie tb confirmasse a teoria de Tyrion Targaryen…

      A minha classificação dos episódios dessa temporada condiz muito com a sua! No one e The Red Woman foram os mais fraquinhos mesmo. E esses dois últimos foram maravilhosos, assim como The Door 🙂

      Que venha 2017, te aguardo aqui!

  • Diego

    Steffi, parabéns pelo seu trabalho maravilhoso aqui na cobertura de GOT. Dá pra ver o quanto você é apaixonada pela série, pelo universo que ela se passa e por tudo que ela representa pra TV e pros fãs dela. O texto, apesar de grande, foi muito bem feito e foi direto no que importa. Esses detalhes que você citou da Citadela e da trilha foram excelentes. Episódios como esse são porque as pessoas acompanham série e ele com certeza é um dos mais marcantes da série de todos os tempos.

    Para mim, The Winds of Winter não só fechou uma excelente sétima temporada com chave de ouro, como também conseguiu algo quase imaginável que é ser tão bom ou até superar o episodio 9. Foi um dos melhores episódios da série, talvez o melhor. Além da melhor season finale, superando The Children. Todas as cenas foram espetaculares ou boas. Uma verdadeira obra–prima da televisão e épica. Foi um episódio extremamente bem dirigido, escrito e atuado. E com uma trilha sonora espetacular. Um episódio fantástico e espetacular que amarrou basicamente todas as principais pontas da série e que foi uma verdadeira catarse de tantas emoções.

    O norte foi excelente como sempre. O confronto do Davos e da Melisandre foi ótimo. Especialmente pelas intepretações da Carice van Houten e especialmente do Liam Cunningham, excelentes. Os momentos do Jon e da Sansa foram ótimos, assim como a cena da Sansa e do Mindinho. A cena do Rei do Norte foi ótima, e a pequena Lyanna Mormont foi realmente um dos grandes altos da temporada.

    A cena da Torre de Alegria foi surpreendente comovente. Os atores que fizeram o Ned e a Lyanna estiveram excelentes. A cena foi sutil e mesmo assim respondeu todas às duvidas e conseguiu responder uma das maiores teorias de toda a série.

    O episódio foi tão bom que até fizeram uma cena em Dorne funcionou graças á eles fazerem a Olenna CALANDO A BOCA do povo de lá E botando elas no lugar delas. Um toque de metalinguagem muito bem–vindo. A Diana Rigg é sensacional. E ainda conseguiram dar um papel pra Dorne nas guerras que virão. A cena do Sam na Cidadela foi bem legal e acho que isso vai ser bem importante pra história.

    Apesar das reclamações do tele transporte, eu realmente acho que as pessoas têm que saber lidar com isso e tem explicações sobre isso, tanto é que eu acho que a locomoção do Varys não foi um problema em minha opinião e nem um problema REAL de roteiro. Dito isso, eu adorei a cena da Arya fazendo a sua torta Frey (ÓTIMO JEITO DE COLOCAR ESSA REFÊRENCIA AOS LIVROS) e achei uma bela morte pro Lorde Frey. Adorei também o Jaime botando o Walder Frey no lugar dele. Foi um ótimo diálogo.

    Meeren também foi muito bom, desde daquele cena do Tyrion com a Daenerys, onde a Emilia e o Peter tiveram as suas melhores atuações na temporada. A cena foi uma das mais bonitas e emocionantes da série. Foi lindo ver o Tyrion sendo finalmente respeitado e tratado com carinho por alguém que ele serve. Muito bem escrita. A química dos dois é ótima. E a cena final com Daenerys e sua turma indo pra Westeros foi uma das coisas mais épicas mostradas na série.

    E então tivemos Porto Real. Quando o episodio começou ali com aquela trilha sonora espetacular e aquelas ótimas cenas sabíamos o que esperar. A cena me conquistou de cara e foi linda do começou ao fim. Tudo foi perfeito e as mortes do Pycelle, do Lancel e a sequencia do fogo vivo com certeza foi uma das melhores da série. Perdemos a nossa querida Margaery, uma das melhores personagens da série, apesar de triste, a morte dela faz muito sentindo com a série, com a trama que vem a seguir e foi mega bem feita. A Natalie Dormer esteve sensacional e o desespero que ela passou nesse episódio foi foda. A morte dela foi uma saída extremamente marcante pra personagem. A Lena Headey esteve brilhante na cena dela com a septa. A morte do Tommen foi um dos melhores suicídios que eu já vi numa série, muito bem feita e aquele “For House Lannister” do Walder Frey ao fundo depois disso foi sensacional. A coroação da Cersei foi excelente também e aquela olhada dela com o Jaime deixa claro o que o futuro reserva pros dois.

    PONTO 1: O saldo final da temporada é excelente. Não foi perfeita, mas também nenhuma é e o que foi bom foi EXTREMAMENTE bom. Pra mim ela é fácil uma das melhores temporadas da série e merece facilmente uma nota 10.
    PONTO 2: Tio Benjen não disse aquilo á toa… A muralha vai cair na sétima temporada. FATO!
    PONTO 3: Miguel Sapochnik se consagra como o melhor diretor da série. Tomara que ele volte pra sétima ou oitava temporada.
    PONTO 4: Ramin Djawaldi merece ganhar MUITOS e MUITOS prêmios pela trilha dele. Que perfeição.
    PONTO 5: A Sansa ficou claramente feliz em ver o Jon virando Rei do Norte. Ela só ficou preocupada com o Mindinho e no que ele disse pra ela. Mas é lógico que os irmãos se amam.
    PONTO 6: Daenerys tem a Campina, Dorne, os Greyjoys, Imaculados, os dothraki e os imaculados ao seu lado. Além de três dragões, o Varys e o Tyrion. Cersei tem apenas Qyburn, o Montanha e o fogo vivo ao lado dela… Parece que nem Jaime está mais ao lado dela.
    PONTO 7: O Jaime recebeu várias queixas nessa temporada por ainda estar do lado da Cersei. Parece que a série FINALMENTE chegou ao ponto dos livros em que o Jaime está puto coma Cersei. O olhar dele no fim do episódio diz tudo. Aposto que Jaime vai matar ela.
    PONTO 8: Parece que Daenerys é a rainha mais bonita e mais jovem mesmo. E vai tirar tudo da Cersei.
    PONTO 9: Se na sexta tivemos a confirmação do Jon Targaryen… Será que na sétima teremos o Tyrion Targaryen? Fica a duvida aí…
    PONTO 10: Um dos pontos mais legais foram às mulheres. Daenerys, Sansa, Cersei, Margaery, Olenna, Yara, Lyanna Mormont, Lyanna Stark, Melisandre (mesmo aparecendo pouco de vez em quando) e Arya arrasaram.
    PONTO 11: Muito louco uma série revelar uma teoria crucial de uma saga antes dos livros hahaha Mas ok, todo mundo já sabia mesmo.
    PONTO 12: Essas reclamações de fan services e que a série está ficando muito previsível não me convencem… Pode até ser verdade, mas desde que seja bem feito, eu não ligo e acho que a série está sendo extremamente bem feita (especialmente nessa sexta temporada). Então que continue assim. Tem os seus defeitos, mas nada é perfeito e o que é bom (pelo menos nessa temporada está muito maior)
    PONTO 13: Os domingos ficarão bem tristes agora sem GOT hahaha
    PONTO 14: A sétima temporada podia começar domingo que vem que pena hahaha
    PONTO 15: Ver a bandeira Stark na abertura não tem preço. Coisa linda

    Agora rapidinho um top 10 dos melhores personagens e intepretações dessa temporada:

    1. Jon Snow (Kit Harington)
    2. Davos (Liam Cunningham)
    3. Sansa Stark (Sophie Turner)
    4. Melisandre (Carice van Houten)
    5. Lyanna Mormont (Bella Ramsey)
    6. Alto Pardal (Jonathan Pryce)
    7. Margaery (Natalie Dormer)
    8. Lady Crane (Essie Davis)
    9. Edmure (Tobias Menzies, ótima participação, apesar do arco em Correrrio ter divide o pessoal hahaha)
    10. Peixe Negro (Clive Russell)

    Destaque também pro Edd, pro Tormund, pro Cão, pro Hodor e pra tantos que esse povo merece. Foi complicado fazer a lista porque o pessoal tava atuando bem demais nessa temporada.

    E agora os melhores episódios dessa temporada pra mim do melhor pro pior:

    1. Battle of the Bastards e The Winds of Winter (EMPATADOS)
    2. The Door
    3. Home
    4. Book of Stranger

    5. Oathbreaker
    6. Blood of My Blood
    7. The Broken Man
    8. The Red Woman (só por conta Dorne que foi bem ruim, mas fora isso, foi um retorno normal como todo em GOT e teve o seu proposito)
    9. No One (só por conta da trama da Arya que foi bem ruim, mas fora isso, considero um bom episodio)

    E agora até a sétima temporada, pessoal, e até lá acompanhamos as noticias, novidades e relatos sobre a série. Foi um prazer acompanhar ela. Acho que essa foi essa foi a temporada mais divertida e legal de ser acompanhada.

    • Steffi

      Muito obrigada pelo carinho Diego. Foi ótimo tê-lo aqui todas essas semanas compartilhando suas teorias e impressões.

      Você acredita que o Sapochnik não estará na prox temporada? Fiquei bem chateada… 🙁

      Seria bem legal se a serie tb confirmasse a teoria de Tyrion Targaryen…

      A minha classificação dos episódios dessa temporada condiz muito com a sua! No one e The Red Woman foram os mais fraquinhos mesmo. E esses dois últimos foram maravilhosos, assim como The Door 🙂

      Que venha 2017, te aguardo aqui!

  • Eusouathau

    Muito boa review, parabéns !!
    Adoro terminar de assistir um epi e chegar aqui no series maniacos para ler uma review tão consistente e interessante como essa.
    Bem q vc pegar as reviews de OITNB pq meu deus o cara que pegou essa temporada está destruindo a melhor temporada da serie.

  • Eusouathau

    Muito boa review, parabéns !!
    Adoro terminar de assistir um epi e chegar aqui no series maniacos para ler uma review tão consistente e interessante como essa.
    Bem q vc pegar as reviews de OITNB pq meu deus o cara que pegou essa temporada está destruindo a melhor temporada da serie.

  • Jumento

    Série demais claro https://goo.gl/4hjcf9

  • Jumento

    Série demais claro https://goo.gl/4hjcf9

  • Antony

    Fim da pior temporada de Game Of Thrones ,que ficou marcado pelo roteiro preguiço a HBO sentou no próprio sucesso e fez uma porcaria de temporada e pensaram tipo “vamos mostrar o que os fãs querem e os furos de roteiro eles dão um jeito de defender “. Apartir da volta de Jon Snow a serie se esforçou em agradar os fãs em tudo e mesmo assim lá no meio de temporada seus fanáticos já acharam episódios meio “lentos” que para o público não fanático chama filler , os maiores furos de roteiro foram no plot de Arya mas eles pensaram “da nada vão arrumar um jeito de nos defender “ . O que esperar de Game Of thrones? O caminho mais fácil e que agrade o maior número de fãs possíveis , eles até poderiam decidir o final da série por enquete nas rede sócias deles o fanáticos escolhem que vive quem morre no final da série kkkk pelo menos 5 ai viveriam felizes para sempre .Pior que os fãs dessa série está na mídia crítica que vai na onda do que é sucesso e só elogia essa serie ai para não arrumar confusão com fãs e perder leitores .

    • Wendel Morales

      tipo isso mesmo kkkk

    • tiago mota

      Pelo seu comentário, eu sei que vc nao leu os livros e não entende porra nenhuma de GoT.

    • edson pereira

      Shame!!! Shame !!! Shame !!!
      Falar que uma produção do tamanho de GoT só é elogiada por causa do sucesso é uma vergonha kkk.

    • edujakel

      alguem posta o video do Caetano pra esse cidadão.

  • Antony

    Fim da pior temporada de Game Of Thrones ,que ficou marcado pelo roteiro preguiço a HBO sentou no próprio sucesso e fez uma porcaria de temporada e pensaram tipo “vamos mostrar o que os fãs querem e os furos de roteiro eles dão um jeito de defender “. Apartir da volta de Jon Snow a serie se esforçou em agradar os fãs em tudo e mesmo assim lá no meio de temporada seus fanáticos já acharam episódios meio “lentos” que para o público não fanático chama filler , os maiores furos de roteiro foram no plot de Arya mas eles pensaram “da nada vão arrumar um jeito de nos defender “ . O que esperar de Game Of thrones? O caminho mais fácil e que agrade o maior número de fãs possíveis , eles até poderiam decidir o final da série por enquete nas rede sócias deles o fanáticos escolhem que vive quem morre no final da série kkkk pelo menos 5 ai viveriam felizes para sempre .Pior que os fãs dessa série está na mídia crítica que vai na onda do que é sucesso e só elogia essa serie ai para não arrumar confusão com fãs e perder leitores .

    • Wendel Morales

      tipo isso mesmo kkkk

    • tiago mota

      Pelo seu comentário, eu sei que vc nao leu os livros e não entende porra nenhuma de GoT.

    • edson pereira

      Shame!!! Shame !!! Shame !!!
      Falar que uma produção do tamanho de GoT só é elogiada por causa do sucesso é uma vergonha kkk.

    • edujakel

      alguem posta o video do Caetano pra esse cidadão.

  • Danilo Pereira

    Steffi, como sempre, ótimo texto. E não endossou o coro dessa asneira de Varys “teletransporte”. Uma série de elementos indicam que o episódio abrange um longo período de tempo: Olenna já tinha recebido a notícia da morte da família quando encontrou Ellaria e Varys em Dorne; os corvos brancos indicando o início do inverno que o Sam vê sendo enviados da Cidadela já chegam no Norte no fim do episódio; Jaime ter saído das Gêmeas e já ter chegado em Porto Real; as centenas de navios da Daenerys já terem velas novas com o símbolo Targaryen e proas com dragões esculpidos. Varys simplesmente retornou para junto da Daenerys, juntamente com as frotas Martell e Tyrell.

    • Steffi

      Perfeito Danilo, vc pontuou tudo muito bem e o povo ainda surtando com o teletransporte do Varys.
      E muito obrigada pelo comentário !

  • Danilo Pereira

    Steffi, como sempre, ótimo texto. E não endossou o coro dessa asneira de Varys “teletransporte”. Uma série de elementos indicam que o episódio abrange um longo período de tempo: Olenna já tinha recebido a notícia da morte da família quando encontrou Ellaria e Varys em Dorne; os corvos brancos indicando o início do inverno que o Sam vê sendo enviados da Cidadela já chegam no Norte no fim do episódio; Jaime ter saído das Gêmeas e já ter chegado em Porto Real; as centenas de navios da Daenerys já terem velas novas com o símbolo Targaryen e proas com dragões esculpidos. Varys simplesmente retornou para junto da Daenerys, juntamente com as frotas Martell e Tyrell.

    • Steffi

      Perfeito Danilo, vc pontuou tudo muito bem e o povo ainda surtando com o teletransporte do Varys.
      E muito obrigada pelo comentário !

    • Diego

      Essa reclamação do tempo é realmente uma que eu tento entender…
      Mas realmente não faz sentindo pra mim. Acho que o povo reclama de boca seja.

  • Ulisses Silva

    mortes mais traumaticas de guerra dos tronos http://bit.ly/1LaKzOF

  • MayB

    6 temporadas e ainda me apego aos personagens, porra Margaery.!!! Excelente review, uma das melhores que eu leio sobre GOT. Temporada foda, série foda. não é perfeita, claro, o Davos só agora depois de sei lá qto tempo enfrenta a Melissandre sobre a morte da menina, conveniente demais só pra ressuscitar o Jon, a Arya leva 500 facadas na barriga faz parkour, o Jon leva 200 facadas morre, o Loras leva 1 facada e nem consegue andar, pra apagar o fogo hahahaha, esse pardal pregava a fé mas ele mesmo não tinha marca na testa, safado. Cersei, amiga, vc não tá fazendo nada pra impedir a profecia, até agora tá tudo concretizando, Dany vem aí e o Jaime(irmão mais novo) vai te matar, ele é regicida. lembrem-se da visão da Danny que viu a sala do trono destruída, será Cersei a rainha louca a causadoura disto? quero saber como vão provar que o Jon é Targaryen e Stark, se não me engano, o Ned qdo o Robert morreu ele enviou um corvo à cidadela com uma carta para proteger uma informação importante, será o Sam a descobrir?

  • MayB

    6 temporadas e ainda me apego aos personagens, porra Margaery.!!! Excelente review, uma das melhores que eu leio sobre GOT. Temporada foda, série foda. não é perfeita, claro, o Davos só agora depois de sei lá qto tempo enfrenta a Melissandre sobre a morte da menina, conveniente demais só pra ressuscitar o Jon, a Arya leva 500 facadas na barriga faz parkour, o Jon leva 200 facadas morre, o Loras leva 1 facada e nem consegue andar, pra apagar o fogo hahahaha, esse pardal pregava a fé mas ele mesmo não tinha marca na testa, safado. Cersei, amiga, vc não tá fazendo nada pra impedir a profecia, até agora tá tudo concretizando, Dany vem aí e o Jaime(irmão mais novo) vai te matar, ele é regicida. lembrem-se da visão da Danny que viu a sala do trono destruída, será Cersei a rainha louca a causadoura disto? quero saber como vão provar que o Jon é Targaryen e Stark, se não me engano, o Ned qdo o Robert morreu ele enviou um corvo à cidadela com uma carta para proteger uma informação importante, será o Sam a descobrir?

  • Rone Gustavo

    Shame, Shame, Shame

    Quem foi humilhado foi eu com este final, SAHME! Coisa de cinema isso!

  • Rone Gustavo

    Shame, Shame, Shame

    Quem foi humilhado foi eu com este final, SAHME! Coisa de cinema isso!

  • Gabs

    Steffi, parabéns pelas reviews! Não costumo comentar, mas acompanhei todas! Brigada por dividir esse seu amor e conhecimento de GoT com a gente <3

    Queria saber se ainda vai sair um último texto de teorias baseado no último episódio, alguém sabe informar?

    • Steffi

      Gabs muito obrigada! 🙂

      Acho que sai mais um texto do GoT Maníacos sim!

  • Gabs

    Steffi, parabéns pelas reviews! Não costumo comentar, mas acompanhei todas! Brigada por dividir esse seu amor e conhecimento de GoT com a gente <3

    Queria saber se ainda vai sair um último texto de teorias baseado no último episódio, alguém sabe informar?

    • Steffi

      Gabs muito obrigada! 🙂

      Acho que sai mais um texto do GoT Maníacos sim!

  • Rodrigo Aguilella Cenora

    Steffi parabéns. Que texto maravilhoso… apenas ele faria alguém que nunca viu a série ter vontade de conhecer a história! Inacreditável o tamanho do texto, fique impressionado com toda a qualidade do começo ao fim…
    Parabéns!!!!!!

    • Steffi

      Poxa, muito obrigada mesmo Rodrigo! 🙂

  • Rodrigo Aguilella Cenora

    Steffi parabéns. Que texto maravilhoso… apenas ele faria alguém que nunca viu a série ter vontade de conhecer a história! Inacreditável o tamanho do texto, fique impressionado com toda a qualidade do começo ao fim…
    Parabéns!!!!!!

    • Steffi

      Poxa, muito obrigada mesmo Rodrigo! 🙂

  • Leonardo Ferreira

    Em primeiro lugar, deixo claro que adorei essa Season Finale. Com um golpe só, Cersei não apenas se livrou de todos os seus desafetos, como agora manda em King Land sozinha, realizando um algo que pode se descrito como seu maior sonho. Aliás, realização de sonhos foi a palavra-chave desse episódio. Jon Snow nunca imaginou em seus sonhos mais insanos que um dia seria aclamado de Rei do Norte. Arya finalmente se vingou de alguém que teve envolvimento direto com o Casamento Vermelho e Daenerys finalmente ruma para Westeros para recuperar o que é seu. A próxima temporada realmente promete!

    Com relação a próxima temporada, eu imagino que possa acontecer o seguinte: Daenerys vai para Westeros para recuperar o Trono de Ferro que agora está nas mãos dos Lannisters. De acordo com o site o Vício(Aqui está o Link: http://ovicio.com.br/game-of-thrones-veja-como-estao-as-atuais-aliancas-da-serie/), mesmo já possuindo um forte apolo, ela vai ter muito trabalho em tirar a maluca da Cersei do trono. Ou seja, Daenerys precisará de mais força. E onde ela encontrará essa força? No Norte. Como vimos, as um novo Rei acaba de ser proclamado, um rei que não tem esposa. Acho que já podem imaginar eu quero chegar…

  • Leonardo Ferreira

    Em primeiro lugar, deixo claro que adorei essa Season Finale. Com um golpe só, Cersei não apenas se livrou de todos os seus desafetos, como agora manda em King Land sozinha, realizando um algo que pode se descrito como seu maior sonho. Aliás, realização de sonhos foi a palavra-chave desse episódio. Jon Snow nunca imaginou em seus sonhos mais insanos que um dia seria aclamado de Rei do Norte. Arya finalmente se vingou de alguém que teve envolvimento direto com o Casamento Vermelho e Daenerys finalmente ruma para Westeros para recuperar o que é seu. A próxima temporada realmente promete!

    Com relação a próxima temporada, eu imagino que possa acontecer o seguinte: Daenerys vai para Westeros para recuperar o Trono de Ferro que agora está nas mãos dos Lannisters e mesmo já possuindo um forte apolo, ela vai ter muito trabalho em tirar a maluca da Cersei do trono. Ou seja, Daenerys precisará de mais força. E onde ela encontrará essa força? No Norte. Como vimos, as um novo Rei acaba de ser proclamado, um rei que não tem esposa. Acho que já podem imaginar eu quero chegar…

  • Steffi

    Valeu Silvana, vou ficar de olho para ir postando novidades e coisas legais sobre GoT, com certeza. Esperar até 2017 parece uma eternidade nesse momento. Rs

    Sim, as mulheres na Torre da Alegria podem ser testemunhas mesmo. Resta sabermos quem elas são e se ainda estão vivas.

  • Fabi Alves

    e se o bran e a mel se encontrassem ….

    • Acho que não, pois Bran está vindo do norte, e a Mel indo para o sul.

      • Fabi Alves

        ahh eu n sei pq achei que ela estava indo pro norte rsrsrs

  • Fabi Alves

    e se o bran e a mel se encontrassem ….

    • Acho que não, pois Bran está vindo do norte, e a Mel indo para o sul.

      • Fabi Alves

        ahh eu n sei pq achei que ela estava indo pro norte rsrsrs

  • rodrigo aires

    Se eu fosse o Rei, casado com a Natalie Dormer, e ela morresse, também me mataria. Te entendo Tommen Baratheon..

  • rodrigo aires

    Se eu fosse o Rei, casado com a Natalie Dormer, e ela morresse, também me mataria. Te entendo Tommen Baratheon..

  • Diego Felipe

    Liguei só pra comentar essa belíssima review, fiquei quase 40min lendo parte a parte e tentando recapitular os momentos ditos, afinal, queria ter uma imersão maior no texto. Vou compartilhar essa review como um resumo nota 10 não só do season finale, mas da temporada. Parabéns, continue assim e ganhou mais um leitor para a próxima temporada 🙂

  • Diego Felipe

    Liguei só pra comentar essa belíssima review, fiquei quase 40min lendo parte a parte e tentando recapitular os momentos ditos, afinal, queria ter uma imersão maior no texto. Vou compartilhar essa review como um resumo nota 10 não só do season finale, mas da temporada. Parabéns, continue assim e ganhou mais um leitor para a próxima temporada 🙂

    • Steffi

      Que comentário lindo Diego! Muito, muito obrigada. Te aguardo em 2017 🙂

  • Daniel Melo

    Value

  • Daniel Melo

    Value

  • Karen

    Só eu lembrei NA HORA em que a Cersei tá esperando o septo explodir da cena em que Walt está em casa aguardando o telefonema daquele mercenário pra avisar que os presos estão todos mortos?

  • Guga Ulguim

    pela primeira vez em muito tempo considerei a cena de arya a melhor do episódio, muito bom essa vingança, vocês citaram o hound na lista dela, mas ela o tirou dela, acho até que ambos vao se juntar para matar o montanha,e prevejo que a morte de cersei não será dada pela lobinha, creio que isso pode resultar na morte de arya pelas maos da leoa