Game of Thrones 6×01: The Red Woman [Season Premiere]

215
405

Eis que se inicia uma nova era em Game of Thrones. Não há mais livros para guiar as mentes de David Benioff e Dan Weiss, somos todos Jon Snow e não sabemos de nada.  Os não-leitores comemoram uma nova fase praticamente spoiler free a as questões dos leitores mudam do velho e batido ‘isso não tem no livro’ para ‘será que isso também vai acontecer nos livros?’. E assim uma nova maneira de assistir e discutir Game of Thrones se inicia…

O pontapé inicial da temporada foi um episódio mediano que essencialmente deu continuidade aos últimos acontecimentos de Mother’s Mercy (5×10) e começou a preparar o tabuleiro para as novas rodadas do jogo dos tronos. Um episódio morno, talvez pelas altíssimas expectativas que havia sobre ele (especialmente o plot de Jon Snow), mas que teve seus bons momentos. Vamos por partes?

Muralha

A nova temporada começa exatamente de onde a última parou… Se nos despedimos da 5ª temporada em choque e passamos os últimos dez meses buscando fatos e criando teorias que sustentassem o possível retorno de Jon Snow, nada mais justo do que sermos reinseridos na trama com a constatação de que, sim, o bastardo do Norte está tão morto quanto Ned e Robb Stark. Os olhos paralisados, a pele pálida e o sangue a derreter a neve foram a comprovação que mais um Stark (ainda que bastardo) não sobreviveu ao jogo dos tronos… A dúvida que persiste é sobre o quão definitiva essa morte é. O fato do corpo de Jon estar intacto e ainda não ter sido queimado é um bom indicativo que ele realmente irá voltar.

A boa notícia é que ainda há patrulheiros fiéis a Jon e eles são liderados por um Sor Davos inspirado e dono de uma série de ótimas decisões: é ele quem os orienta a levar o corpo do Jon e depois Fantasma para dentro de Castelo Negro, é ele quem os relembra que há mais pessoas que devem a vida a Jon (os selvagens) e por fim é ele quem avisa que eles também devem ter esperanças na Mulher Vermelha. Gosto do tom que Liam Cunningham dá a um personagem que vem crescendo tanto e já está mais do que na hora de o vermos protagonizando grandes momentos na série. Ajudar a honrar (e quem sabe ressuscitar) Jon Snow certamente será um desses momentos.

Norte

O Norte respira as consequências da batalha Bolton x Baratheon que culminou com a vitória do exército liderado por Ramsay e a morte de Stannis (ainda que não pelas mãos de um homem ok, Roose?). Interessante como Ramsay busca incessantemente o respeito do seu pai e como a ameaça de um novo herdeiro Bolton está sempre a pairar na relação dos dois. Roose aproveita-se da loucura do filho enquanto ela lhe for benéfica, mas a fuga de Sansa e Theon mostra que esse sadismo pode ser muito mais prejudicial a eles do que previsto. Ramsay não é racional e por isso está longe de ser um exímio jogador do jogo dos tronos. No fim das contas, é um peão nas mãos de Roose Bolton, um peão inconsequente que pode até ter tido sucesso contra ‘Baratheons cansados’ mas foi incapaz de manter sua principal aliança e também seu maior trunfo para manter-se como herdeiro Bolton. Sem Sansa, Ramsay é descartável e volta a ser um Snow.

Foi no Norte que tivemos a melhor sequência desse episódio: a fuga desesperada de Sansa e Theon em busca de liberdade. O desespero era latente e foi difícil controlar a aflição diante dessa corrida pela sobrevivência diante das belas paisagens nevadas do Norte de Westeros ao som dos latidos dos cães e o trotar dos cavalos Bolton. Toda a sequência foi muito bem conduzida e os atores estiveram muito bem. E que jornada a de Theon! Já foi um dos personagens mais repugnantes na ambição pelo poder, mas também um dos que mais nos provocou pena. Sua redenção que começou na temporada passada consolidou-se quando o vimos disposto a entregar-se para salvar Sansa. A apreensão que sentimos diante da possibilidade de vê-lo voltar às mãos dos Bolton é a prova que a evolução do personagem e sua redenção funcionaram muito bem.

E para alegria e alívio de todos, Briene e Podrick surgem para salvar o dia! Não há em Westeros guerreiro melhor que Brienne (Pod também surpreendeu, não?) e Sansa não poderia ser tão sonsa para negar seus serviços mais uma vez. Como gesto simbólico da confiança restabelecida entre os dois, Sansa pede a aprovação de Theon antes de aceitar Brienne. E assim Brienne finalmente alcançou seus maiores objetivos: vingar a morte de Renly matando Stannis e cumprir a promessa que fez à Catelyn Stark servindo a uma de suas filhas.

img1

Dorne

Ah, Dorne, como te defender?! A verdade é que o núcleo mais fraco de toda a série precisaria se reinventar completamente para recuperar alguma credibilidade. Eu tinha esperanças que veríamos o personagem Doran Martell crescendo como uma importante força, enfrentando ou aliando-se à rebeldia das Serpentes de Areia, em uma iminente guerra contra os Lannister. A morte de Myrcella seria o estopim e os Martell precisariam lidar com o fato de seus inimigos terem o herdeiro da casa sobre seu poder. Mas não… Antes que qualquer cenário deste tipo pudesse ser desenhado, vimos a linhagem Martell perecer com a facilidade que só o núcleo de Dorne podia apresentar. Se Game of Thrones quase tudo é complexo e difícil, em Dorne a facilidade com que as coisas acontecem beira o ridículo. Na série, uma das sete principais casas de Westeros caiu antes que pudesse ser de fato construída.

Não houve um único guarda de Doran, com exceção de Areo Hotah, que permanecesse fiel ao seu líder… Todos já estavam contra ele, leais às Sands e assistiram imóveis ao assassinato do principal homem de Dorne. E o que falar das Serpentes da Areia no barco de Trystane em Porto Real? Como elas chegaram lá tão rápido se as vimos ao lado de Ellaria no porto de Dorne no episódio 5×10? Como Trystane dá as costas a um inimigo durante uma luta?

Alguma coisa realmente precisava acontecer no núcleo de Dorne, mas o que vimos foi a mesma sucessão de furos de roteiro, atuações fracas e cenas caricatas que nos acostumamos a ver no ano passado. A consequência dessa confusão pode até vir a ser interessante e sei que gerou certa empolgação em algumas pessoas, mas para mim é a constatação que ao menos nesse núcleo, os criadores da série estavam mais empenhados ‘no fim’ do que ‘nos meios’.

As coisas ainda caminham para uma guerra entre os Lannister x os Martell Sand, e o que podemos tirar de bom dessa história é a perspectiva de opor as lideranças de Cersei (porque certamente nem Tommen ou Kevan Lannister vão protagonizar qualquer coisa nesse sentido) e de Elaria Sand que teve bons momentos ao lado de Oberyn na 4ª temporada. Saudades Oberyn, ao menos os Martell puderam ser representados por um personagem tão bom!

Braavos

Vimos muito pouco da história de Arya (cota de piada infame cumprida rs). A menina está realmente cega (UAU, como a caracterização de seus olhos está bacana) e possivelmente vivendo mais uma etapa de seu treinamento para deixar de uma vez por todas a Arya no passado e tornar-se Ninguém. Uma maneira de apurar todos os seus sentidos e aperfeiçoar suas habilidades na luta.

Essos

Nunca é demais apreciar os diálogos de Varys e Tyrion e fico feliz que a série tenha reunido esses personagens novamente. Através de seus olhares vimos como Meeren está assustada desde os eventos na Arena Daznak e a fuga de sua Rainha, e como o povo está fragilizado. O incêndio à frota de navios de Daenerys Targaryen é só mais um obstáculo para atrasar sua tão aguardada ida a Westeros. Torcemos para que essa temporada não se resuma a isso e as coisas possam finalmente avançar na viabilização da chegada de Dany a sua terra.

Daario e Jorah encontraram pistas da fuga de Dany e a rapidez com que tudo foi mostrado acabou por sugerir uma facilidade inverossímil… E é com certa nostalgia que vimos Dany novamente envolta por um khalasar. Os dothraki foram uma das melhores coisas da 1ª temporada e é sempre bom quando a série resgata sua – boa – mitologia. Como uma khaleesi viúva Dany deveria estar em Vaes Dohtrak com as Dosh Khaleen, as esposas de todos os khals falecidos, e é para lá que pretendem levá-la. É possível que Jorah e Daario prevejam essa possibilidade e os encontrem na cidade dothraki.

O ponto mais questionável desse núcleo foi o fato de Khal Moro desacreditar e ridicularizar todos os nomes que Daenerys se apresentou e logo em seguida aceitar incontestadamente quando ela afirmou ser a viúva de Khal Drogo. Dany, fica o aprendizado amiga… Se foi tão fácil assim, da próxima vez avisa isso antes de ser acorrentada e levar tantas chicotadas, ok?!

img2

Porto Real

Mal deu tempo de Cersei recuperar-se (se é que isso é possível) de sua Caminha da Penitência e a Rainha sofre outro golpe duro com a chegada de Jaime e a notícia que Myrcella está morta. A reação contida de Cersei (tão diferente do que vimos na morte de Joffrey) mostra o quanto os percalços de sua vida a transformaram e como não ela não é mais a mesma rainha arrogante e tão segura de outrora. Resignada, ela sofre intensamente, mas de forma muito mais reprimida.

The Red Woman

E nas últimas cenas dessa premiere, tivemos a grande revelação do episódio. Aquele momento BOOOM de GOT que repercute a semana inteira… Diante do espelho sabíamos que Melisandre iria se despir e cumprir a cota de nudez do episódio. Mas nunca (ou dificilmente) poderíamos imaginar que o verdadeiro reflexo de Melisandre sem seu colar de rubi é a mãe do Gollum uma velha extremamente acabada. A belíssima e sensual sacerdotisa vermelha é tão ou mais idosa que a Velha Ama dos Stark e já viveu mais do que Meistre Aemon. Pálida e fraca, ela revelou sua frágil e real identidade despida de qualquer magia. Um gesto demonstrando que desistiu? Depois de prever que Stannis era o escolhido do Deus Vermelho, queimar Shireen, mas contemplar apenas o fracasso… Depois de ver que aquele que estava em suas chamas lutando em Winterfell está morto… Sua fé em R’hollor foi abalada e o ato de deitar-se sem o seu cordão simboliza sua desistência?

Ou Melisandre estaria poupando suas energias para um ato maior? Livrando-se de uma magia que exige tanto de si para resguardar-se e trazer Jon de volta?

São tantas as teorias… No episódio 4×07 Mel aparece, bela e ‘vermelha’, em uma banheira sem seu colar enquanto discorre sobre o uso de suas poções para convencer os homens. Seria um furo no roteiro de GoT? Ou a magia não está apenas no cordão, mas também naquelas poções que apareceram na sequência final dessa premiere?

Não Davos, nem você viu tudo o que a Mulher Vermelha é capaz!

img3

Suspiros Finais:

– Alliser Thorne usou da mesma frieza com a qual matou Jon Snow para assumir a autoria do ato diante da Patrulha e escolheu os melhores argumentos para convencê-los que matou Jon ‘For the Watch’. “Lorde Comandante Snow  fez o que achava certo, não há dúvidas… E o que ele achava certo teria sido nosso fim”

– Nós até vimos um vislumbre de humanidade em Ramsay, mas depois ele foi apenas ele: “Essa carne é boa. Alimente-a aos cães”.

– O valiriano de Tyrion é quase tão bom quanto o português de Rafinha Bastos. Entendedores entenderão.

– Daenerys ficou meia hora discursando seus (oito) nomes quando na verdade só precisava ter dito ‘Khaleesi de Khal Drogo’;

– David e Dan afirmaram que conversaram com o próprio GRRM sobre Melisandre estar viva há séculos. O.O

PS final: Gente, é com muito prazer que assumo as reviews de GOT aqui para o SM. Resolvi seguir a ótima ideia do Lucas e ir dividindo-a para o texto ficar mais claro. Aguardo todo e qualquer feedback de vocês. Que os Deuses Antigos, os Novos, R’hllor e o Deus Afogado nos presenteiem com uma ótima temporada!

  • Antony

    Já entendemos que a The Red Woman nessa temporada vai reviver Jon Snow o queridinho dos fãs o problema vai ser resolver fazer isso com todos os queridinhos da serie , nunca saberemos se um personagem morreu de vez tudo para agradar o publico, isso a parte todos os arcos voltaram interessantes .

    • Diego

      Acho que mesmo se o Jon Snow voltar isso de personagens voltarem dos mortos não vai virar moda não. Em primeiro lugar, porque se tem uma coisa que Game of Thrones é boa é em quebrar expectativa e fazer vários personagens voltarem dos mortos ia fazer a série entrar em um lugar comum ia virar tipo um negócio meio Dragon Ball hahaha Em segundo porque uma das premissas básicas da série é que todo mundo pode morrer… E em terceiro é porque a série sempre me pareceu bem contrária á trazer os personagens mortos de novo, tanto é que até só vimos o Berric Dondarron e o Montanha voltarem á vida, se o Jon Snow voltar vai ser o terceiro caso só, pode ser que aconteçam outros, mas acho que todos terão alguma coisa haver com a história…

      Falando nisso, eu tenho uma pergunta pra quem acredita que o Jon Snow volta, em que episódios vcs acham que ele retorna dos mortos? Eu aposto no 6X02 ou 6X03, mas não tenho certeza não, eu só sei que se ele voltar mesmo, ele volta antes do episódio 9 que vai ser o episódio da grande batlaha lá no Norte.

      • ralves58

        Jon Snow volta no episodio 6×11… Ha-ha-ha-ha-ha…
        #NaoVaiTerVolta

      • Claudia M.

        Também acho que volta lá pelo terceiro.Se demorarem demais vai ficar estranho e sem sentido ficar guardando um cadáver fedendo e tal

      • Gabriel

        Eu diria 6×04 ou 6×05. A série está desenvolvendo o elenco feminino nesta temporada e ele ficaria ofuscado se Jon ressuscitasse muito cedo. Sansa está indo para Muralha e ela não deve chegar lá antes do 6×03. Sem falar que o exército de homens livres que ela comanda nos trailers ainda não apareceu. E como eu acredito que Snow voltará dos mortos quando estiver para ser cremado todos estes personagens precisariam estar presentes a fim de:

        1. os homens livres seguirem Sansa

        2. reascender a fé de Melisandre e Davos

        • ralves58

          Faz sentido…

          O problema é que o ator Kit Harington ja declarou em entrevista que eu assisti (foi exibida no inicio de abril em um talk-show da tv inglesa) que *ELE* nao tem mais relacao com a serie, alem de filmar como “morto”… Ele falou isso em primeira pessoa, nao estava se referindo ao personagem “Jon Snow”.

          Ou ele mentiu deliberadamente, ou nao vai ter mesmo ressurreicao. Quando nada nao esta temporada. Mas eu me convenci que Jon Snow nao volta, ja que tudo nao passa de teoria dos fans.

          • Gabriel

            Bem, tem uma cena no primeiro trailer de um personagem montando à cavalo que se parece com o Jon Snow. Não me lembro de outra pessoa na série com madeixas como as dele. Mas não ignoro que poderia ter sido só impressão minha e aquela era outra pessoa lutando contra os Boltons.

          • Li Ca Ro

            Cenas um do trailer 1 e outro do trailer 2 (uma cena bem destacada mas em que a gente só parte dos cavalos)

            http://licaro.tumblr.com/post/142672809423/gameofthrones

          • Sahh

            Certo…. E quem é Azor Ahai pra você ??? Como Você explica a profecia dele??? Porque pra mim todos os dedos apontam para Jon, inclusive sua morte, ele precisava morrer para voltar como o grande guerreiro na luta contra os outros.
            Sobre o Kit, atores mentem o tempo todo e já vazaram inclusive fotos dele no set de GOT esse ano.

          • ralves58

            Sim, Kit estava no set gravando suas cenas de “morto”… Na entrevista ele disse que sabe quanto tempo o corpo dele vai passar ali, mas nao podia dizer… (por que nao sei, mas certamente isso reacende as teorias que ele vai ressuscitar, claro…)

          • Gabriel

            Também vazou uma imagem dele vestindo um uniforme diferente daquele que usava na Patrulha da Noite e com uma espada na cintura.

          • Sahh
          • Li Ca Ro

            Acho que vi essa entrevista, mas é só pra esconder o jogo mesmo, na hora que realmente largar a série ele vai raspar a cabeça pode ter certeza! hahhaa

          • Diego

            Eu já vi outra entrevista com o Kit Harington dele falando que ele ainda tem relação com a série e sempre vai estar preso com ela e aquele blablabla, mas também vi ele falando uns negócios assim também…
            Então eu acho que ou ele está se contradizendo ou é mentira mesmo pra esconder o jogo. Eu apostaria na segunda com um pouco da primeira.

    • ralves58

      Quem disse que a Red Woman vai reviver Jon Snow? Isso nao passa de uma teoria do povo… Eu, por exemplo, duvido fortemente que isso aconteça. Para mim, a cena do colar, inclusive, representa a FRAQUEZA da personagem, que nem previsoes consegue acertar.

      • Gabriel

        Aquela cena me pareceu que ela se sentiu abandonada pelo Deus Vermelho.

        • ralves58

          E com isso perdeu a fé nele…
          Mesmo que Jon Snow ressuscite, duvido que seja atraves da Red Woman.

          • Gabriel

            Uma coisa que pode acontecer é ela se sacrificar e isto acabar trazendo o Jon de volta. Algo semelhante ao que aconteceu na primeira temporada.

      • Li Ca Ro

        (Eu acho) não é que ela não acerte as ‘previsões’, ela tem visões no fogo que não são tão claras assim então é preciso de interpretação e é nessa parte que ela erra. A cena do colar acho que representa mais perda de fé, um ‘e agora o que eu faço?’

    • Roberto Aprigio

      Ele volta porque o garoto está destinado a vencer a guerra contra os Outros.. Se conhecemos Martin, o mesmo pode fazer algo completamente diferente do que imaginamos.. talvez nem envolva Melissandre… Talvez Bran e o Corvo de 3 olhos.. bem não sei.. mas fica claro que Os novos e velhos deuses, rholor e algum dos deuses de Westeros tem um plano para o bastardo de Winterfell hehe ( Também penso que Martin separou toda a cota de Magia/Fantasia que faltava nos livros para as última duas obras… Dança dos Dragões é uma prova disso.)

    • Bel Ribeiro

      Não é que Jon Snow será revivido por ser o queridinho dos fãs, ele morreu para poder retornar no papel que é seu de direito. É um passo na trajetória do personagem que existiria da mesma forma se a morte tivesse acontecido no meio da temporada, por exemplo.

      • Li Ca Ro

        Obrigada!

    • Gabriel

      “Não vai ter golpe!” — Jon Snow.

      • ralves58

        hahahahahaha… Epa! Mas a Dillma vai cair mesmo. 🙁
        E o Jon?

    • Marco A

      Escreve aí a lista dos “imorríveis”:
      Jon Snow, Sansa, Arya, Cersei, Daenerys e Tyrion.

      • ralves58

        Desses aí de cima eu so apostaria no Tyrion…

      • Li Ca Ro

        Acho que a Cersei vai morrer sim, e se duvidar nessa temporada mesmo, agora esses outros que vc citou só morrem se for bem no final da série…eu acho…

        • Diego

          Eu acho que a Cersei vai morrer, mas ela só vai morrer na última temporada, não vejo ela morrendo antes do final da série…
          Além de ser uma das principais personagens, ela é a principal “vilã” da série e um dos principais atrativos da série, não vejo ela morrendo antes do final não, acho que a série perderia muito sem ela…

          • Li Ca Ro

            Mas os grandes vilões são o Varys e o Baelish hahhaaa

          • Diego

            Sim são hahaha Mas ela não deixa de ser uma antagonista mais clara, os Varys e o Baelish estão sempre por trás dos panos, pelo menos até agora…

    • Li Ca Ro

      ‘Não é que Jon Snow será revivido por ser o queridinho dos fãs, ele morreu para poder retornar no papel que é seu de direito. É um passo na trajetória do personagem que existiria da mesma forma se a morte tivesse acontecido no meio da temporada, por exemplo.’ (2)

      E não vai ser a Melisandre a trazer ele de volta!!!

  • yuri

    Pessoal que não leu os livros,só passei pra avisar que o núcleo Martell nos livros não é essa vergonha não, é uma das casas com os personagens mais inteligentes que tem, com um senso de lealdade e justiça muito grande, o que a série fez com essa casa (uma das 9 grandes casas) é lamentável.

    Jamais que bastardas matariam seus senhores e tentariam um golpe, casa nenhuma apoiaria elas. As serpentes matarem o tio e o primo foi a maior cagada,esse núcleo teve tanto furo de roteiro mano. Elas tavam putas porque Doran não vingava a família e vão lá e MATAM A FAMÍLIA, q porra é essa, agradecendo a todos os deuses que Arianne não foi colocada nessa bosta.

    O que foi a cena da Brienne fazendo juramento a Sansa, veio Cat tudo na minha cabeça, uma das cenas mais lindas de GoT.

    • ralves58

      Valeu pelo aviso… Mesmo assim a gente continua torcendo para que os Lannister matem a todos e destruam o reino inteiro deles, para acabar logo com essa agonia. 🙂

      • yuri

        Odeio os Lannisters mas quero que eles matem logo essas serpentes tudo

      • Diego

        É lógico que a Ellaria Sand e a sua filha estão oficialmente agora colocadas numa posição de “vilãs” ou antagonistas bem piores que os Lannister (não maior, lógico), a série quer que o público torça pra Cersei destruir todas elas mesmo e conseguiu. Conseguir quando vermos Dorne de novo vai ser pra ver vermos a guerra deles contra o Lannister e eles serem derrotados.

    • maxands

      Antes eu achei um pecado não terem colocado a Arianne. Principalmente depois de um personagem como Oberyn. Hoje agradeço aos deuses que ela tenha passado longe da série.

      • yuri

        Estamos juntos nessa

      • Diego

        Acho que a Arianne não seria mal retratada não, se conseguiram deixar o Oberyn na série um personagem bem mais interessante e com muito mais profundidade que ele é nos livros, não vejo porque ela não seria vide que temos personagens femininas boas na série que até se provaram aí no primeiro episódio da sexta temporada… Mas decidiram cortar ela por causa da história isso acabou bagunçando o núcleo todo com outros decisões, eu acharia bom se o núcleo todo de Dorne tivesse sido cortado (isso atrapalharia a volta da Myrcella e a sua morte talvez, mas seriamos poupados de um núcleo tão descolado do resto da série), mas enfim…
        Paciência… É a vida… Não se pode ter tudo e ser tudo perfeito… Mas você está certo tem males que vêm para o bem. Vamos ver o resto.

  • Filipe Degani

    “Aquele momento BOOOM de GOT que repercute a semana inteira…” (eu conheço essa expressão de algum lugar) hahah #UhChegôAoPéoTerror

    Que Os Deuses Antigos e os Novos abençoem estes reviews e te livre, Steffi, dos fanboys e dos PNCs.

    Valar Reviewlis!!

    • Steffi

      Propagando a palavra do AoP!
      Valar Reviewlis Deggs! hahahahaha

  • Dhéo

    Adorei a review…me fez entender melhor os acontecimentos e tals, mas achei o retorno morno…se focassem no núcleo da Muralha creio q teria um impacto melhor. Algumas tramas foram interessantes, mas Dhorne e Daenerys foi zzzzzzzz.

    • ralves58

      De um modo geral, mais zzzzzz que a trama da Daenerys (quando nao tem dragao) so mesmo o arco do chatissimo Bran Stark… Tem que ter um saco de filó para suportar o porre que sao as cenas com o nucleo dele, mesmo assim maldizendo que o moleque nao tenha morrido quando Jaime Lannister o atirou pela janela na primeira temporada… Chato pra carvalho.

      • Dhéo

        Msm antes do Jaime ter feito a maldade com o mlk, já não o suportava. Todas as crianças e adolescentes da série, para mim, sempre foram chatas, exceto ao finado rei Jofrey.

        • Lucas

          Até Arya?

          • ralves58

            Arya é excecao, porque nunca foi mulherzinha, sempre soube cuidar de si.

    • Steffi

      Valeu Dhéo! Está cada vez mais difícil defender Dorne…

  • Diego

    Excelente review, Steffi, seja bem-vinda ás reviews de GOT e que você tenha muita alegria e prazer em cobrir essa série. Acho que vai ser difícil cobrir uma série tão grande, importante, conhecida e que divide opinião como GOT que tem todos os tipos de fãs e espectadores, mas acho que você vai ir bem.

    Bem, eu diferente da Steffi, não achei o episódio morno e nem mediano, pelo contrário, eu achei que ele acabou rápido demais e foi até meio corrido, mas vi outras pessoas que acharam o episódio meio mais ou menos, acho que o pessoal já queria ver algo bem grandioso tipo o Jon Snow sendo ressuscitado no primeiro episódio e ai ficou meio decepcionado disso ser guardado ainda e o episódio só começar á desenvolver essa trama, focar em outros núcleos e acabar muito rapidamente, mas acho que esse normal que esse grande trunfo seja guardado pra mais tarde. Bem, sobre episódio, achei um episódio daqueles que serve pra introduzir a temporada e fechar algumas tramas da temporada passada. Algo que os famosos episódios 10 costumavam fazer depois de um ato chocante no episódio 9 nas primeiras temporadas (a quinta temporada mudou trazendo algo chocante no episódio 10). E quem acompanha GOT sabe que a série nunca começa com um episódio muito empolgante. Quase sempre é algo mais pra estabelecer a temporada, dito isso achei um dos melhores season premieres (acho que só fica devendo bastante pro 4X01)…

    Achei que muitas coisas aconteceram, coisas importantes, o episódio fluiu muito bem, foi ágil, rápido, teve muitas boas sacadas, gostei muito do toque de humor no episódio (como na cena dos dothacki conversando, o Tyrion comedor de bebês e o Davos confrontando o Alliser Thorne perto do final). Deu pra apresentar bem alguns plots da sexta temporada e deixar outros pra um segundo episódio entrar mais fundo. Os grandes destaque pra mim foram os plots da Patrulha da Noite com o Davos e a Sansa com a Brienne e o Theon, pra mim foram incríveis, ótimas cenas. Mas também gostei das cenas da Cersei, Daenerys, Arya e o resto. A cena em Porto Real eu achei ótima particularmente graças á Lena Headey que foi muito boa na reação da Cersei á filha morta. Achei o episódio todo bem interessante e o final da Melisandre pra mim foi chocante e muito bem feito. Um ótimo final com uma ótima trilha ao fundo inclusive na parte dos créditos (e se tem uma coisa que GOT NUNCA falha é a trilha sonora instrumental, ela vai ficando melhor e melhor á cada temporada). Destaque pra Carice Van Houten que soube transmitir bem a depressão da Melisandre e acho que ela vai ter mais bons momentos nessa temporada….

    Mas como nada é perfeito pelo menos não nesse episódio, pra mim seria um retorno perfeito se tivessem cortado aquela merda de parte de Dorne. Todo mundo já falou bastante mal da cena, mas não custa dar uma lembrada não. Ela foi muito ruim. Dorne é o pior núcleo da série, independe de ser melhor no livro ou não… Eu não fiquei ofendido por já ter lido os livros nem nada disso, mas foi uma cena bem ruim… Acho que depois dessa cena nesse episódio imagino que teremos um tempo de Dorne na série graças á Deus já que temos outros núcleos chegando aí, o arco deles no momento já foi fechado e não tem mais o que fazer. Tomara que quando eles voltarem seja pra serem mortos pela Cersei e que todo o lugar seja destruído.

    Bem, fora Dorne que realmente foi a única coisa que eu não gostei no episódio, eu gostei de todas as outras cenas, pra mim foi tudo muito bem construído, então não tenho muito do que reclamar não. Apesar de falho, pra mim foi um retorno muito bom com ótimas cenas e um final muito instigante que deu um bom gosto das tramas que serão importantes nessa temporada. Acho que teremos muita coisa boa pela frente, inclusive estão muito ansioso pelo segundo episódio, parece que ele sim vai ser chute na porta e tapa na cara. Deve ter um impacto bem maior. Como é comum em GOT.

    • Steffi

      Valeu Diego! Eu também acho que a alta expectativa pelo retorno de Jon culminou nessa sensação que o episódio foi morno. Lena e Carice realmente estiveram muito bem. E como vc disse, Dorne não é ruim porque é diferente dos livros, mas pq é extremamente mal feito. Destoa muito do resto da série.

  • Diego

    Eu acho meio triste que só o Peter Dinklage, a Lena Headey e a Emilia Clarke sejam lembrados nas premiações quando o assunto é atuação em GOT (nada contra os atores, os dois primeiros são fantásticos, ela inclusive mandou muito bem nesse episódio de novo, e não acho a Emilia tão ruim quando alguns acham, apesar dela ser mediana sim, mas ela mandou bem nesse episódio)… A série tem tantos atores incríveis. É só ver as atuações do Liam Cunningham (o Davos está sensacional nesse episódio), a Sophie Turner, o Alfie Allen, a Gwendoline Christie, a Maisie Williams, entre outros, até alguns mais secundários mandaram muito bem, tipo os atores que fazem o Edd, o Alliser Thorne e o Podrick. São todos muito bem. Eu achei bem justo se outros atores do casting de GOT fossem mais reconhecidos.

    • ralves58

      Quem envia a lista dos candidatos a concorrentes para o Emmy sao os proprios produtores. Quem eles escolhem para concorrer é uma decisao deles.

      • Bel Ribeiro

        E eles enviarem o nome da Emilia Clarke todo ano, mostra que eles se pautam muito em popularidade, infelizmente.

      • Li Ca Ro

        Na verdade todos os atores são inscritos, todos os anos, cada um deles tem um episodio chamado de ‘Emmy tape’ são os votantes que só escolhem os mais famosos, vá entender…

        • ralves58

          Nao, existe um limite que cada produtor pode enviar. Do jeito que é, ja fica impossivel que cada jurado assista a tudo, quanto mais se pudesse ser qualquer ator…

          • Li Ca Ro

            Limite? Sério? É a primeira vez que vejo alguém falar nisso…Mas o certo seria todo mundo assistir tudo e escolher seu candidato sem pre determinação né?? (quase não sonho né? hahaha)

          • ralves58

            A jornalista Fernanda Furquim, no blog “Nova temporada” da revista Veja costuma explicar tudo isso, como é o esquema de premiacao, quando chega a epoca do Emmy…

  • Aphid

    Parabéns pela review! Achei muito boa a forma que você dividiu as criticas no mapa de Westeros. hahah!
    Infelizmente o teaser de 50min. deixou a desejar…
    Estou começando a ficar com receio do seriado seguir sem ter uma base dos livros… embora eles possuirem o final, o meio até lá, é preocupante!

    • Steffi

      Valeu Aphid! 🙂
      Ainda acredito que teremos bons momentos nessa temporada. Vamos torcer!

  • Roberto Pereira

    Eu gostei muito deste primeiro episódio.

    Melhor coisa que eu fiz (NADA CONTRA QUEM PENSA E FAZ DIFERENTE, ok?) foi me afastar completamente de sites de fandom que especulam os menores detalhes de tudo que envolve a história e – neste processo, que repito é válido para quem curte – muto da surpresa e do prazer de VER a série todo domingo (Ou na madrugada de segunda kk) se perde.

    Depois de um ano sem ler nada a respeito de GoT – a não ser o atraso do novo livro, tudo foi novidade e teve um impacto maior.

    E pretendo continuar assim pelos próximos 9 episódios.

    Três coisas bizarras::

    1 – Dar as costas para uma pessoa com uma lança nas mãos que acabou de dizer que quer te matar, só podia dar merda.
    2 – Sor Jorah achando o anelzinho da Khallesi naquela imensidão? Mas nem com GPS com mira a laser. haha
    3 – Sério que o cara chama Khal M O R O ? hahahahahaha

    • Magnosama

      Khal Moro???
      huashaiushasuihaisuhasuihuais…

    • edujakel

      Dilma deve ter ficado doida ao assistir. Rs

    • Li Ca Ro

      1- Ele foi bobinho demais e não achou que elas iriam matar ele, deve ter pensado que seria só uma luta…
      2- Os cavalos deixaram uma marca circular enorme e ele entendeu que a Dany estava bem no meio, foi por isso que ele acho, estava literalmente embaixo do nariz.
      3- Na hora nem percebi isso, mas depois eu ri tbm hahahahaa

      • Diego

        Esse negócio da Daenerys foi bem explicado.
        Acho besteira reclamar disso.
        Agora tem outras coisas complicadas mesmo hahaha Mas é a vida

    • João Alexandre

      Gente, e como o o guarda grandão lá em Dorne morreu com um facada nas costas? Até agora não entendi.

  • Roger

    Boa review, mas você podia publicá-la mais cedo. GOT é o tipo de série que precisa ser comentada assim que o episódio acaba.

    • Roberto Aprigio

      Verdade… pelo menos na Segunda de manhã.

    • Steffi

      Valeu! A ideia é que realmente saia o quanto antes. Dessa vez atrasou por motivos de troca de reviewer 😉

      • Carolina Alvarenga

        é melhor bem feita que apressada.

        • Marcus Fenix

          Também acho, eu particularmente levaria um mês para escrever tão bem quanto esse cara! rsrsrsrs

  • Roberto Aprigio

    Bem, tenho algumas considerações. Em geral o episodio foi bom:

    – Ainda não entendo a ausência de Aryanne.. Gosto da personagem nos livros e penso que ela é/seria importante na saga.. bem, com Dorne nessa situação na série, fico curioso qual a participação dessa Casa na história como um todo a partir de agora.

    – Aonde está o irmão famoso de Margaery e Loras?? Martin disse que Garlan Tyrell teria um papel importante nos dois ultimos livros, assim como Willas.. bem, Não é possível que eles não tenham tomado conhecimento da prisão de Loras e Margaery..vamos esperar.

    – Gostei do protagonismo de Davos.. é um personagem bem interessante.

    – Melissandre… não esperava essa revelação.. apesar de fazer muito sentido ela ser uma anciã: Sua experiência, conhecimento da magia, e por ai vai… Depois de sua cara de decepção e desolação, fico pensando se ela terá algum papel mesmo na volta de Jon.

    • maxands

      Depois do fiasco que foi esse núcleo de Dorne, agradeço que nao teremos Arianne, Garlan, Willas, nenhum deles. A complexidade da narrativa não teria justiça na TV. O que é uma pena.

      • Diego

        Desculpa, mas é complicado você comparar a complexidade narrativa que um livro de dá oportunidade de usar do que a de uma série de TV tem. Especialmente com tantos personagens. Não acho que o Garlan e o Willas sejam personagens mega trabalhados no livro que exijam muita complexidade…. Inclusive acho que a Margaery da série é muito melhor que eles nesse quesito, inclusive é só você ver como a Margaery é desenvolvida pra saber como Arianne poderia render se ela não tivesse sido cortada o que é compreensível…
        Sobre Dorne, é lógico que o núcleo é ruim, mas tem vários núcleos bons e personagens e complexos na série além dele, porque pelo o que você está falando fica parecendo que nós teríamos que cortar todos os núcleos e personagens já que nenhum tem a complexidade narrativa dos livros… O que não é muito verdade pelo menos pra mim.
        Os livros tem os seus próprios personagens bons e a série tem os seus próprios bons também, não vejo problema nenhum nisso, sinceramente.

        • maxands

          Eu concordo com você, ambos produtos possuem narrativas bem desenvolvidas à sua maneira. O que quis dizer é que o núcleo Dorne é bem trabalhado nos livros, ele se espalha de forma tão elegante e animadora que, devido a maneira que o núcleo Dorne foi abordado na série, fica difícil de imaginar tendo o mesmo engajamento. Quando falei que a complexidade da narrativa na TV não teria justiça é porque não realmente não teve (Me refiro especificamente a Dorne). É só olhar pra trajetória e pro fim (inaceitável, diga-se se passagem) da família.

          • Diego

            Entendi. Concordo com você nesse ponto.

    • ralves58

      #NaoVaiTerVolta! …

    • Amanda

      Só pelo fato de terem trocado o casamento da Cersei com o Willas pelo Loras temporada passada creio que não teremos nenhum dos dois.

      • Diego

        Na verdade isso da Cersei com o Loras ocorreu desde a terceira temporada, mas você está certa.

    • Ricardo Gelatti

      Loras é o herdeiro dos Tyrell na série. Até por causa disso ele não deve ter entrado pra Guarda Real.

    • Diego

      Bem, respondendo algumas considerações:

      – Eu entendo e tenho uma teoria que na minha opinião funciona da razão da Aryanne ter sido cortada da série: eu acho que a trama de Dorne e da Aryanne estará conectada com a trama do Aegon nos próximos livros, eu suponho que no exato momento em que decidiram cortar o Aegon da série, eles decidiram cortar a Aryanne e o plano do Doran também. Isso enfraqueceu o núcleo de Dorne e explica muita coisa. Apesar de não justificar a ruindade do núcleo. Sou á favor de terem cortado a trama do Aegon, não gosto nem um pouco dela nos livros, mas isso prejudicou o enredo de Dorne, era melhor terem cortado tudo. Bem, pelo menos é o que eu acho.
      – Os irmãos da Margaery e do Loras foram cortados na série. Isso é sabido desde a segunda ou terceira temporada. Margaery e Loras receberam várias características e funções dos irmãos por isso.
      – Davos foi um dos destaques do episódio e deve ser um dos da temporadas.
      – Gostei muito da cena da Melisandre e acho que mostrar a forte depressão dela só vai fortalecer um papel dela maior depois. Mas vamos aguardar pra ver.

  • Lucas Andrade

    Dorne está horrível na série, eles mudaram 180 graus do livro, iremos nos vingar de Oberyn, Elia e seus filhos mortos matando seu irmão e filho (???), Cersei é louca por querer matar Trystane, ele é uma criança inocente, então iremos matar Myrcella e nós mesmas iremos matar Trystane afinal a melhor forma de vingar a sua família é matar toda a sua família e agora todas as famílias de Dorne irão apoiar as assassinas bastardas da sua família real como se nada tivesse acontecido até as famílias que odeiam os Martell como os Yronwood (???), Doran foi o maior desperdício de personagem e ator na série. Brienne aleatoriamente encontra Sansa facilmente e os cachorros sumiram. Os Dothraki viraram alívio cômico, os diálogos entre os três enquanto Daenerys era prisioneira parecia ter saída de uma paródia de Conan. Cersei como a rainha que sofre injustiça e machismo e Jamie tentando consolar ela, eles não são mais Jamie e Cersei eles não tem nada a ver com os personagens, então passarei a chamá-los de Larry e Carol. Larry tentou ajudar a sua irmã amada mas Carol está triste por causa das injustiças que ela sofre, ela só está tentando ser uma boa mãe para seus filhos, pobre Carol. O Lorde Comandante foi morto eu o matei, mas eu nunca quebrei uma ordem eu sou um patrulheiro fiel, então todos que não concordavam com eles e estavam o chamando de assassino alguns segundos antes ficaram quietos com este show de discurso e passaram a concordar com ele (e nós não podemos passar as cenas com a patrulha da noite sem os vários closes em Olly afinal ele é um ótimo personagem). Em Braavos Arya está sendo treinada por Stick. Em Meereen não se preocupem São Tyrion irá consertar tudo afinal ele é tão bom em tudo com a ajuda do seu fiel ajudante eunuco (“Ele não tem pênis, isso é tão engraçado, ei que tal a gente colocar outra piada de pau neste diálogo?” “Cara nós somos geniais”).

    http://i.imgur.com/2Bg8WJN.jpg
    http://i.imgur.com/lL6YcSk.jpg

    • Roberto Aprigio

      Os produtores tem acesso a um verdadeiro banquete literário e estão nos oferecendo fast food ao invés disso kkkkk É só reproduzir o que está no livro da maneira mais fiel que puderem…

      • Diego

        Sou contrário á essa ideia de seguir os livros de maneira fiel em tudo e reproduzir e pronto, isso não daria certo, enquanto algumas mudanças são realmente ruins e não funcionam tipo Dorne, outras funcionam muito bem, a cena da Brienne e a Sansa por exemplo não existe nos livros e foi uma das mais elogiadas. Algumas mudanças são ruins, outras são muito boas, isso é normal, não vejo nada de anormal nisso não. Eu acho realmente que Dorne foi a única mudança que veio pra pior na série. Mesmo o plot da Sansa que foi mega criticado temporada passada acabou resultou numa cena e em possibilidades bem legais.

        • Julia

          Eu acho que mudanças nos plots dos personagens são ok,as vezes não dá certo e as vezes dá.O da Sansa por exemplo eu entendi como uma forma de adiantar um pouco esse núcleo da historia e deixar mais interligado com outros personagens.Achei que foi até bom,única coisa que ficou sem sentido foi oq o mindinho quer exatamente.Agora mudança na essência dos personagens eu não gosto,pq o Martin escreve eles com muita complexidade e isso é uma das coisas mais legais de got,E os produtores da série parece que não tem muita manha de fazer isso,quando eles resolvem mudar demais a personalidade,eles acabam criando personagens muito rasos,sem graça,que não dá pra ter um minimo de identificação.Isso me preocupa um pouco nessa temporada,pq até os diálogos do Tyrion parece que eram mais inteligentes nas primeiras temporadas que eram mais baseadas no livro.

          • Diego

            Olha, eu não sei isso é uma ciência exata não porque apesar deles pegarem muita coisa boa dos livros e eles terem a sua próprio característica, tem muitas cenas e diálogos bons que nem nos livros existem.
            Agora, do mesmo jeito que eu acho que existem personagens rasos e sem graça na série, tem muito personagem na série que são complexos e legais e alguns deles não são tão legais assim nos livros por exemplo. O próprio Tyrion continua rendendo, é só você ver as cenas dele com a Daenerys no 5X08 e os diálogos dos dois e a Olenna e o Alto Perdal tem ótimos diálogos na série e eles nem se cruzam no livro. São momentos e momentos. Não vou dizer que eu sou a favor de mudar a essência de um personagem, mas não vejo problema nenhum em dar algo á mais pra algum personagem ou uma leve alterada se for pro melhor. Acho que tem personagens piores na série e melhores também, personagens originais que são iguais na série, tem pros dois lados,

          • Julia

            Sim,também não vejo problema em mudar algumas coisas do personagem.O Jaime no livro ta odiando a Cersei e na série tá do lado dela,mas não vi problema nisso.Eu ainda consigo identificar o Jaime ali,não descaracterizou o personagem.Agora a Ellaria e as sands viraram psicopatas, não consigo ver nenhum sentido ali no que elas fizeram.E o tyrion realmente teve bons diálogos com a Daenerys,acho que eu fiquei implicada com a conversa com o Varys ” alguma coisa..você não é menino pq você não tem um pinto”.Foi muito bobo haha

          • Diego

            Hahaha Verdade. Mas essas piadas com a falta de pinto do Varys já viraram recorrentes hahaha

          • Ricardo Gelatti

            Mas essas tiradas são características do Tyrion.

      • Steffi

        O maior problema nem é não se manter fiel aos livros, mas construir mal uma história que optaram criar, como é o caso de Dorne.

    • João Alexandre

      Apesar de eu gostar muito da série e odiar a ideia de que ela tem que ser igual aos livros, concordo om quase tudo que você falou. Um episódio cheio de trapalhadas, poucos diálogos inspiradores (Nem o do Tyrion e Verys foram no nível que geralmente são), novos personagens clichês e chatos. Simplesmente não parecia Game of Thrones.

      • Diego

        Olha desculpa, João Alexandre, eu não vi nenhum novo personagem entrando nesse episódio sendo ele clichê ou chato não. Só falaram dos antigos e fecharam os da quinta. Concordo que não teve diálogos inspirados da série (gostei das partes de humor da Daenenrys, do Davos com o Ser Alliser, mas nada de combate), mas você tem que reconhecer que a cena do Tyrion e do Varys foi mega rápida e nem necessitava disso. Eu acho que isso tem haver mais com o estilo desse episódio do que com a série em si. Esse episódio pretendia retratar e mostrar outras coisas.

        • João Alexandre

          Aquele povo todo dos Dothraki. Achei os comentários daqueles dois levando ela super forçados, além de que o ator desse novo líder é sem graça nenhuma. As mulheres que estavam atrás dele não me passaram nenhum sentimento além de que eram chatas e suas personalidades eram batidas. E as atrizes eram ruinzinhas também.
          Pra mim, esse foi o pior episódio de GoT. Sempre defendi em todos os outros, mas, dessa vez, estava tudo muito tosco, roteiro muito estranho, sei lá. Fiquei surpreso com tanta coisa ruim.
          Só o que salvou um pouco foi a muralha, mas mesmo assim não me convenci da maneira como simplesmente concordaram com a morte do Jon.

          • Diego

            Bem, eu realmente não vi esses problemas todos com o episódio, não acho ele nem perto de ser o pior da série, acho que tem vários piores em outras temporadas, mas isso é questão de opinião também…
            Sobre os Dothraki, não achei o líder novo ruim, até vi uma certa atuação nele, nem achei as atrizes terríveis, achei que elas foram o mais do mesmo…
            Sobre o Jon, eles concordaram porque ele realmente morreu, não tinha o que se fazer, a maioria dos patrulheiros tirando o Davos nem deve saber que uma pessoa pode voltar a vida, o próprio Davos nem deve saber disso e a Melisandre está em depressão por isso não enxergou o seu pontencial, mas ele mesmo fala no final que a ajuda da Melisandre será necessária, ele sabe que ela possuiu poderes mágicos, o resto dá pra se imaginar o que aconteça ou não… Mas as coisas estão levando á isso…

    • Claudia M.

      sobre a palhaçada de Dorne:
      https://www.youtube.com/watch?v=sTP9P4mnR6I

  • Se Melisandre é a Shiera Seastar não sabemos. Não sabemos também se esse plot final vai ser abordado mais pra frente ou se foi apenas uma cena com o intuito de chocar.
    Parece que vão tentar consertar Dorne…..parece….
    Tirando o núcleo trapallhões gostei demais do episódio. Sou daqueles que assiste a série pelos diálogos e o que muitos chamam de ZZzzzZ. Não cobro BOOMMM todo episódio. Cobro enredo, diálogos e a mitologia sendo desenvolvida. Super empolgado.

    (Dá pra ver que o livro vai ser muito diferente só de vermos como os Martell são tratados na série)

    • Steffi

      Eu particularmente acho difícil eles entrarem nessa questão da Shiera Seastar.. Mas eles realmente despertaram uma grande curiosidade sobre o passado da Mel, resta saber como e se irão abordar isso na série.

    • ralves58

      Eu tambem assisto a serie pelos dialogos (nao curto a parte da fantasia, como aquela historia boba de zombies), assisto GoT como a um otimo thriller politico, de jogo de poder.

      Mas nem por isso deixo de achar a parte do Bran como chaterrima, ate porque ela so envolve fantasia, e tambem a maior parte das cenas com a Daenerys, um personagem que parece apenas ficar rodando como uma peão para no final voltar exatamente para o mesmo lugar onde estava. Muito chato isso.

    • Ricardo Gelatti

      Exatamente, @juliemerson:disqus. Game of Thrones já é característica por ir construindo suas tramas e enrendo ao longo de cada temporada. Não concordo com a crítica ao dizer que esse excelente episódio foi morno, apesar de achar que a crítica foi muito bem escrita.

      • Li Ca Ro

        Exato, se rever toda a série da pra perceber coisas (falas, momentos) que da primeira vez passam batidos mas já sabendo tudo que a gente sabe e já viu até agora nada ali é por acaso.

      • Steffi

        Valeu Ricardo! Foi um episódio de aquecimento, de disposição das peças, tal como vimos nas outras premieres. O episódio teve bons momentos mas para mim ficou ‘apenas’ dentro das expectativas. 🙂

    • Diego

      Concordo com a sua opinião sobre o episódio, e realmente apesar de eu achar que algumas vão ser bem diferentes, eu acho que algumas coisas vão ser iguais, tipo essa revelação da Melisandre, que eu fiquei sabendo que era uma teoria antiga (da qual eu não tinha conhecimento, admito).

  • Junito Hartley

    Nossa essa review veio junto com o inverno de got.

  • maxands

    Ótima review, Steffi. Seja bem vinda às reviews de GoT e boa sorte nessa temporada que tem tudo pra ser a mais polêmica. Só gostaria de pontuar algumas coisas referentes ao episódio:

    – A atuação da Lena ao avistar o Jamie no navio. Que olhar, que expressão. Essa foi a chance dela de mostrar as camadas mais profundas da personagem. A reação contida é uma evolução para a personagem, mostra tanto o cansaço quanto a força obtida pelo sofrimento e pela morte da família. Espero que a ela tenha um desfecho que honre sua jornada.

    – O juramento da Sansa e da Brienne foi uma cena linda, remetendo ao juramento que sua mãe fizera. Interessante que na série a Brienne foi capaz de cumprir seu juramento.

    – A revelação da Melisandre foi só mais uma confirmação da teoria que circula há um bom tempo. O fato de ela ter aparecido sem o colar na temporada passada gerou revolta e agora acredito que todos entendam o porquê.

    Particularmente, estou ansioso pelo núcleo do Bran e da Arya. Mas não descarto mais surpresas pela frente.

    • Steffi

      Valeu Max! Também acho que a Lena esteve sensacional *mais uma vez* e essa transformação da personagem é algo muito bacana de se ver.

    • ralves58

      Entao voce nao acha o nucleo do Bran um pé no saco? Eu preferia que o Jaime Lannister REALMENTE tivesse matado esse moleque… Pelo menos nos livraria do tormento que sao as cenas dele.

      • maxands

        Bem, me refiro ao potencial do núcleo dele de oferecer respostas tanto no livro como na serie.

        • Diego

          Acho que o Bran vai se revelar um dos personagens mais importantes da série e dos livros.
          Inclusive aposto que a parte dele vai ser uma das melhores da temporada.

          • maxands

            Já promete os flashbacks, vamos ver até onde a história dele vai. Por isso falei que tem “potencial”. Se vai importar ou ser bem executado, aí já é outra história.

          • Diego

            Sim, com certeza.
            Mas ele não deve ter desaparecido e voltando á toa só pra fazer figuração. Imagino. Alguma coisa tem.

      • Ricardo Gelatti

        Realmente a parte dele até agora é chata, mas acredito que com o corvo de três olhos irá melhorar muito.

      • Marcus Fenix

        Na temporada passada foi tão boa, ele não ter aparecido. Se apareceu eu nem reparei!!!

    • Ricardo Gelatti

      Nessa cena da quarta temporada de Melisandre, dá pra ver que ela está utilizando algumas poções na banheira. Talvez a explicação seja essa.

      • maxands

        Mas o problema é que ela NUNCA deveria tirar o colar. Que é justamente a fonte do encanto. Claro, a Selyse pode ter visto a verdadeira face dela, e h[a inúmeras explicações que podem se utilizadas. Mas a verdade é que foi furo do roteiro mesmo.

        • Diego

          Eu não sei se furo não. Acho que é muito cedo pra falar qualquer coisa. Tem todas essas explicações que você citou que poderiam explicar isso e tudo mais.

          Agora mesmo que tenha sido um furo, não acho isso um problema não e acho muito compreensível, sinceramente, nem é querendo defender a série não, é que essa cena foi na quarta temporada e eles provavelmente nem tinham conhecimento ou queriam abordar isso sobre a Melisandre. Se foi um furo mesmo o que eu continuo achando que é muito cedo pra falar, acho que esse dá pra perdoar e ser compreensível de boa. Não vejo porque isso tem que ser visto como um problema não se resultou em uma cena e uma discussão tão legal. Não acho que isso tire a magia da revelação e da cena.

          • Ricardo Gelatti

            Exatamente, Diego. Na cena fica clara a alusão às poçoes e a mesma a utiliza durante o banho. Se for um furo, dá pra ser explicado.

  • Nando

    O ator que faz o alto pardal está mandando muito bem, pq não tem como não odiar fortemente ele como o vilão da serie… Torço fortemente pra q seja a Margaery a pessoa a matar ele.

    Ansioso para ver a Demolidarya pronta pra luta, vai ser sensacional.

    • Diego

      Ele é ótimo. Uma das melhores adições de novos personagens da série.

  • Bel Ribeiro

    “Khaleesi de Khal Drogo” é o novo “Filho de Martha”

  • Mario Henrique

    Pessoal, se acalmem. Tem um jeito mto simples de resolver a situação do Jon:

    http://i.imgur.com/H0UZM4H.jpg

    • Marcus Fenix

      auahuahauhaha

    • Steffi

      Melhor resolução ???

  • Juliane Ivanow

    Nossa, mas Brienne foi a rainha desse episódio! E MELISANDRE, RESSUSCITA JON SNOW, NUNCA TE PEDI NADA.

    • ralves58

      #NaoVaiTerVolta!

    • Li Ca Ro

      Acho ( e espero) que daqui pra frente a Brienne fique mais fodastica ainda!
      E desde o fim da temporada passada to achando que não vai ser a Melisandre a ressuscitar o Jon, ta muito na cara isso ai, a série é obvia as vezes mas não tanto espero que seja outra pessoa ou outra ‘coisa’ a fazer isso!

      • Carolina Alvarenga

        TB to começando a achar que não vai ser ela

  • carolva

    por alguns segundos achei que o Ramsay tinha sentimentos, no mais episodio morno.

  • Felipe P. Silveira

    Doran Martell, um dos maiores jogadores no livros virou um idiota na serie.

    • Rafael

      Pra mim, nos livros ele também foi muito idiota. Fez um plano a longo prazo e as duas apostas dele já morreram.

      • Ricardo Gelatti

        Ele não foi idiota, quem foi idiota foi Quentyn. As ideias dele eram muito boas e ele já mandou Arianne para tentar se aliar a Aegon.

        • Rafael

          Inteligente ele não foi. Ele apostou nos Targaryen (primeiro no Viserys, depois na Daenerys), meros dois sobreviventes exilados sem dinheiro, poder ou exército (pelo menos era assim que eles estavam quando o Lorde Martell estabeleceu o plano). Martell + DOIS Targaryen + uns poucos nobres secretamente ainda aliados aos Targaryen x TODA Westeros não pode ser considerado um bom plano.

  • Marco A

    Duas coisas foram totalmente confirmadas nesse episódio:
    – João das Neves realmente morreu.
    – João das Neves irá ressuscitar.
    Agora uma coisa que ficou meio forçado, foi aquele salto da Sansa e do Theon daquela muralha daquela altura e nem mancando estavam…

    • ralves58

      Continuo torcendo para que prevaleça o bom senso dos produtores do show e que Jon Snow nao ressuscite. Seria muita palhaçada. #NaoVaiTerVolta!

      • Carolina Alvarenga

        isso é comentário de quem não é fã da obra, game of thrones não é arrow, é uma saga maior que the Lord of the rings. e existem teorias do porque ele vai voltar.

        • ralves58

          Disse tudo: sao *TEORIAS*… Teorias de fans. Portanto, nao quer dizer que realmente vao acontecer. E a suposta ressurreicao de Jon Snow se encaixa nisso, ate agora nao passa de uma teoria de fan. So que nao sao os fans que escrevem o roteiro.

          • Carolina Alvarenga

            Coitado é óbvio que ele vai voltar já vazou fotos, e ele disse no rio de Janeiro qdo tava bêbado

          • ralves58

            Entao o cara mente na maior, porque em uma entrevista em talk show da tv inglesa no inicio de abril ele foi categorico ao dizer que ELE nao tinha mais relacao com a serie, alem de filmar como “morto”… Ele disse isso em primeira pessoa, como ator, nao estava falando do personagem Jon Snow.

          • Marcus Fenix

            Quer tirar uma verdade de uma pessoa, embebeda ela! Foi isso que aconteceu!!!

          • Carolina Alvarenga

            Ele mentiu né, você nunca mentiu na vida.

          • Li Ca Ro

            Ele é pago pra isso! Para mentir e omitir fatos até que os episódios sejam exibidos!

          • Carolina Alvarenga

            EXATAMENTE, e as vezes ele esta sendo verdadeiro, de alguma forma figurada ele ta morto, e ressuscita “outra coisa” sei lá, vira o prometido

          • ralves58

            Como eu disse, o ator falou em primeira pessoa: “eu nao tenho mais relacao com a serie”. Isso foi no inicio de abril, quando as filmagens desta temporada ja estavam encerradas.

      • Li

        “prevaleça o bom senso dos produtores” e ressuscitem ele já que essa historia dele ser o herói/príncipe que foi prometido vem sendo construída desde o primeiro episodio série! (e não, não é teoria, espera mais 2 semanas)

        • Carolina Alvarenga

          sem contar que o proprio martin ja disse “SNOW É o heroi classico”

          • ralves58

            Nao vai ser a primeira serie que mata o heroi… Ja existiu ate serie de Robin Hood que matou o Robin Hood… 🙂

          • Carolina Alvarenga

            como disse a colega ele é pago para mentir 🙂

    • Ronaldo

      Depois de ver o episódio fiquei pensando se a Melissandre não vai usar o poder dela só pra parecer que ele ainda está vivo, nos livros ela consegue disfarçar a pessoa como ela fez com Mance Rayder.

      • Steffi

        Também estou apostando que veremos algo no estilo Mance relacionado ao Jon… Mas de outra maneira… Veremos!

    • Fábio Santos

      Acho que o Theon mencionou que a Sansa quebrou a perna.

      • Diego

        Ele fala isso mesmo.

        • ralves58

          Sim, mas ele fala MENTINDO para a patrulha, tentando faze-los acreditar que a Sansa estava morta… “Quando ela caiu, ela quebrou a perna, entao eu a deixei la para morrer”.

          • Diego

            Eu entendi que a mentira era que ela morreu, mas a parte dela ter quebradoa a perna eu achei que era verdade. Tanto é que a impressão que eu tive é que ele misturou a verdade com a mentira.

      • Vine

        Ninguem corre com a perna quebrada ‘-‘, não daquele jeito pelo menos haha

      • ralves58

        Aquilo foi o Theon mentindo para a patrulha, tentando faze-los acreditar que a Sansa estava morta… “Quando ela caiu, ela quebrou a perna, entao eu a deixei la para morrer”.

    • Deborah

      Caíram de costas… rs

  • João Alexandre

    Incrível como GoT tem do melhor e do pior que uma série de TV pode oferecer. Ao mesmo tempo que está repleta de bons atores, é cheia de medianos ou ruins. Tem episódios maravilhosos e alguns simplesmente horríveis. Esse mesmo eu não gostei nem um pouco, vi mais de uma dezena de furos e simplesmente odiei Dorne.

    • Diego

      Isso acontece porque a série é muito GRANDE em todas as escalas desde os atores até a produção. Num elenco tão grande é complicado todos serem bons, mas eu acho que o elenco principal pelo menos é muito bem escolhido com algumas exceções. Eu não achei o episódio nem perto de ser horrível, mas cada tem a sua opinião, agora, só queria comentar, Dorne realmente foi ruim, mas tirando isso, esses furos que foram citados são de direção e de continuidade, tem muito haver com o roteiro não, tirando a cena do “Mhysa” que você pode falar que foi um erro de continuidade mesmo. Mas mesmo assim foi algo muito pequeno e sem importância ao meu ver. GOT tem erros de continuidade desde sempre e não acho que isso prejudique a série de forma alguma. Erro de continuidade toda série ou filme tem. Isso não tira a magia deles não.

      • João Alexandre

        Dorne doeu na vista. Foi ridículo, sério. Só de pensar que agora só restou personagem tosco lá, fico desanimado em continuar a ver a série que é minha favorita.

        • Diego

          Não acho que só restou personagem tosco não, só restou personagem tosco no núcleo de Dorne, mas com certeza elas logo vão morrer pelas mãos da Cersei ou dos Lannister. É pra onde a história se caminha. Acho que você não precisa ficar desanimado com isso não, você mesmo disse que é a sua série favorita e tem MUITOS outros personagens legais e interessantes além deles que continuam na série firme e fortes. Continue acompanhando e esperando o melhor e o que é mais provável.

    • Carolina Alvarenga

      vc conhece algum seriado ou filme que só tenha atores bons? dificil hein

  • Carolina Alvarenga

    que bom que mudaram quem escreve as reviews o ultimo soltou a perola ” foi estupro mas foi consentido”

  • Gabriel
  • Bruno

    Sobre a Khaleesi, o monte de nome que ela falou não queria dizer nada. Mas quando ela diz que é mulher do Drogo, que era filho do Bharbo, e que queimou ele, acho que ela traz prova suficiente de quem é.

    Pelo que li, parece que já era “sabido” que a Melisandre era super velha pelos livros, com algumas passagens dela. Só acho que nunca foi algo difundido e claro pra todos.

    Dorne é uma desgraça mesmo. Nada faz sentido, todo mundo parece imbecil. O povo de Dorne não vai falar nada que o rei e o princípe de Dorne foram assassinados?

    Vi um vídeo duma teoria legal no youtube, que o Jon seria um Targaryen e por isso reviveria na fogueira.

    Se os produtores realmente pretendem acabar a série na 8ª temporada, tem que acelerar isso aí. Khaleesi tá no mesmo lugar desde que a série começou, até ela atravessar, dominar e matar os walking dead de gelo vai demorar.

    • Ricardo Gelatti

      Targaryens não são imunes ao fogo. Segundo o próprio Martin.

      • Bruno

        É, então é uma falha na teoria. Eu não li os livros então não sei.

        Aqui tá a teoria, é bem interessante e parece embasada(tá em inglês) https://www.youtube.com/watch?v=sBwwyRGziLE

        • Li Ca Ro

          A teoria é ‘R+L=J’ e ele é o Azor Ahai, e para isso ser verdadeiro precisaria de um sacrifício (a morte dele,nesse caso) e nascimento pelo ‘fogo e sal’ (que ‘visualmente’ parece com gelo- to dando uma ‘viajada aqui’), não acho que o fogo vai simplesmente ressuscitar ou ‘ativar’ o ‘poder do dragão’ (hahhaa) tem mais alguma coisa ai que a gente esta deixando passar, mas acho que no próximo episódio já teremos a resposta ou boa parte dela, mais umas 2 ou 3 semanas e as respostas estarão todas dadas e a gente com cara de bunda pensando “Mas estava na cara isso!!” hahahahhahaa (isso é o que eu estou achando!)

          • Julia

            Pelo que eu me lembre na história do Azor Ahai,a Nissa Nissa se sacrifica por ele pra forjar a luminífera.Talvez a Melisandre se sacrifique como uma forma de ressucitar o Jon.Acho que se ela acreditar que ele é mesmo o Azor,ela faria isso,pq é ela é super believer no deus dela e tal.

          • Carolina Alvarenga

            faz sentido parece que eu li que contrataram uma atriz pra fazer esse papel da melisandre, de seguidora de rollor sei la, nao fazer a melisandre mas para usar magia tb etc

          • Ricardo Gelatti

            Na verdade quem sacrificou a esposa foi o Azor Ahai. No caso o Jon teria que sacrificar alguem que ele goste.

          • Carolina Alvarenga

            é eu acho que cronicas de gelo e fogo pode ser ele jon stark targaryen

          • Carolina Alvarenga

            ou ele e a daynerys

      • Gabriel

        Não são imunes mas alguns tem uma resistência maior.

        • Ricardo Gelatti

          Sim, claro. Resistência maior não é ser queimado em uma fogueira.

      • ralves58

        Ate porque se fossem, e a teoria da ressurreicao sob fogo so porque é Targaryen fosse mesmo verdade, entao nenhum Targaryen morreria. Caso morresse, era so colocar ele numa fogueira um pouquinho para te-lo de volta aa vida. Nao pode ser tao simples assim…

    • Steffi

      Nos livros não há nada concreto sobre a Mel ser uma anciã. Há algumas passagens que até podem sugerir isso, mas essa não era uma das teorias mais difundidas.

      Como já falaram, os Targaryen não são imunes ao fogo mas alguns membros da família são mais resistentes. 🙂

      A teoria de Jon ser um Targaryen é uma das mais conhecidas pelos fãs leitores e envolve as origens do personagem e seus pais. As expectativas que isso seja abordado nessa temporada são altas.

  • NowSilva

    Ep. sem muito o que comentar. Esperava bem mais, porém quase nada foi apresentado.

  • carla machado

    Adorei a review, a premiere nem tanto assim.

    • Steffi

      Valeu Carlinha ?

  • Marcus Fenix

    Toda vez que eu vejo a Melisandre eu fico excitado, aí vem ela como velha! Foi broxante!!!

  • Victor Allan

    Esse final que deram pra Dorne foi a admissão que cagaram tudo la, tipo um “foi mal pelo vacilo”.

  • Kevin

    Só senti falta de você comentar sobre a Margaery na review, apesar da aparição super rápida dela, merecia uma menção. Mas foi uma excelente review, apesar do episódio ser um teaser da temporada.

    • Steffi

      Pois é, acabei não comentando sobre ela, na próxima aparição eu falo do que rolou nesse epi tb! Obrigada Kevin! 🙂

  • Marcelo

    Melisandre trabalhada no cicatricure roubou a cena.

  • Gente, e o Rikon? Sera que vão trazer ele de volta nessa temporada? Passou da hora neh!

    • Carolina Alvarenga

      nem lembro onde ele parou.

      • Li Ca Ro

        Da última vez que nós vimos ele estava indo (com a Osha e Shaggy Dog) para uma das casas aliadas dos Staks, não lembro qual delas…

        • Diego

          Ele estava indo pra casa Umber.
          Que deve aparecer nessa temporada. Então é provável que Rickon e sua turminha (Osha e Shaggy Dog) voltem nessa temporada ainda.

    • Li Ca Ro

      Ele volta sim…

  • Deborah

    Daario e sor Jorah encontraram o anel da Dany no meio do mar de grama!! Dizer o que sobre isso??? Affs

    • Carolina Alvarenga

      que é uma história de fantasia.

      por incrivel que pareça assisto seriados normais que são ainda mais dificeis de acreditar

    • 00lucas

      Quer dizer que vc deveria prestar mais atenção… rsrs

      Eles observam o descampado com marcas circulares do trotar dos cavalos e vão observando até encontrarem o pequeno círculo central intacto, onde Sor Jorah desce do cavalo e analisa o gramado, vendo o anel.

      E como @carolinaalvarenga:disqus disse, é uma história de fantasia…

      • Deborah

        Eu prestei bastante atençao. O engraçado é ficar um círculo perfeito onde estava o anel. Qual a probabilidade desse círculo permanecer depois da captura da Dany? A horda nao passaria por ele? Será sagrado? Até histórias de fantasia precisam ter um certo respeito pela inteligencia do público. Mas adoro a série mesmo assim. rs

  • Carolina Alvarenga

    Eu só quero que o Snow volte, porque gosto de algumas teorias que li internet adentro, porque se for para voltar e ficar naquela lenga lenga de muralha pode continuar morto.

  • RenanSP

    GoT sempre volta meio morno, acontece muita coisa e ao mesmo tempo não acontece nada, pq fica tudo picadinho, todo começo é assim.

    Achei bem estranho o pessoal do Castelo Negro fica de boa hora que o Thorne revela que votou sim a favor no impeachment do Jon Snow. A galera chiou no fundo mas ninguém brigou, ficou como se todos ali compartilhava da mesma opinião. E não entendi qual era o tempo da série, pq na parte do Jon claramente foi logo após o fim da 5 temporada, mas nos outros núcleos, tinha passado mó tempo.

    Sorte dos dois mais tonto de GoT, Sonsa e Theon terem encontrado com a Brienne. Ja tavam se ferrando.

    E não perca nas tardes do SBT “Dorne do Bairro” a novela mexicana de Westeros. No oferecimento de Jequiti da Melisandre. Tem mulher que quando tira a maquiagem pra dormi até assusta, mas a Melisandre apelou.

    • Diego

      Eu entendi que está tudo acontecendo logo depois do final da quinta. Tipo a cena do Theon e da Sansa está acontecendo logo depois deles terem saltado.

      • RenanSP

        mas em Dorne o Trystane que foi no barco com o Jaime ja deu tempo de voltar, a Khalessy ta rodando um tempo la os maluco e em Meeren deu tempo de nego até faze seita já

        • Diego

          Essa seita em Meeren já devia existir antes. É a mesma religião da Melisandre. Isso foi mostrado na quinta temporada na parte que o Tyrion e o Varys vão pra Volantis. Isso é tipo os pardais na quinta temporada, eles já existiam, nós só nunca tínhamos visto ou nós aprofundado sobre eles.
          A Daenerys acabou a quinta temporada sendo encontrada pelos dothacki e deve ter andando um deles com eles até chegar naquele local lá.

    • 00lucas

      Realmente, alguns interpretam como ‘furos’ na história, mas minha interpretação é similar a dos roteirista (li apenas parte dos livros): GoT tem períodos temporais diferenciados pra cada núcleo. Nem sempre encaixam ou batem numa cronologia mais fixa. Isso não me incomoda.

      • RenanSP

        mas se acontece de núcleos interagirem (Tyrion-Dany, Sansa-Brienne) isso é sim furo de roteiro, ja que a linha temporal tem que ser um só. E não sabia que os roteiristas escreviam assim, aonde vc viu isso?

        • 00lucas

          Como eu disse, é uma interpretação minha… Não acredito que os roteiristas e editores da HBO iriam deixar passar tantos ”furos óbvios e ridículos” por 6 temporadas. Além disso, os ‘capítulos’ dos livros são contados como perspectivas diferentes e não são tão amarrados também.

          E na minha visão, os núcleos interagirem não impede de contar a história em tempos diferentes, enquanto eles não estiverem interagindo. Linha temporal exerce um peso maior em história realísticas e livros (aqui vc tem espaço pra se explicar), sempre penso em cinema e TV com liberdade temporal.
          Quem leu toda a parte principal da literatura do Professor Tolkien tá bem acostumado com esses ritmos diferenciados, mas que interagem e se encaixam.

          Exemplo…
          Ep 01 – todos no mesmo tempo.
          Ep 02 – tempo passa mais rápidos no Núcleo A e C, núcleo B fica mais devagar.
          Ep 03: Núcleo B alcança o A e interagem, C segue no seu ritmo…
          Ep 04: Todos se encontram e no final, acontecimentos avançam mais rápidos no A.

          Sempre entendi que em TV vc não precisa ficar explicando tudo de forma óbvia: 1h hora depois… 1 dia depois… 1 mês depois…

          Repetindo, é uma perspectiva minha.

          • RenanSP

            não, não deixaram passar isso por 6 temporadas. Foi esse episódio em questão, por isso meu estranhamento. Até pq nos livros apesar dos capítulos nem serem conectados, muito mais independentes (muitas vezes nem parece o mesmo livro) a linha temporal é feita com clareza, quando eles dizem que passou x tempo quando muda de personagem vc nota que passou mesmo.
            Vc pode ter liberdade temporal, desde que faça isso desde sempre, não depois de 50 episódios.

          • Diego

            Mas vamos e convenhamos que a linha temporal da série sempre foi bem confusa, lembro de muita gente reclamando dela na segunda temporada e teve exemplos que isso nem foi esclarecido tipo da quarta pra quinta temporada depois do enterro do Tywin Lannister tem claramente um salto no tempo e isso pouco é notado mas é evidente. Acho que já se passaram seis anos desde o primeiro episódio e a sexta temporada também.

          • RenanSP

            confusa mas não bagunçada, no salto que tem no enterro do Tywin todos os núcleos acompanha. Mas nesse episódio enquanto uns estava nitidamente avançado em relação ao final da temp passada o Norte era sequencia direta. Acho que o problema nem foi de roteiro e sim de edição.

          • Diego

            Bem vamos ver…
            A trama do Norte e da Patrulha foi uma sequência direta mesmo…
            Fica claro que se passou pouquíssimo tempo em Porto Real também, a Cersei está mais bem arrumada e deu pro Jaime chegar de navio á capital sendo que ele já tinha saído antes no final da quinta temporada… Mas acho que não deve ter sido uma viagem longa, tudo está acontecendo bem recentemente depois da morte da Myrcella… A mesma coisa com Dorne…
            Bem, o Jorah e o Daario tinham acabado de sair pra procurar a Daenerys e começou o episódio de onde tinha encerrado a trama dela na quinta também…
            Em Braavos, também deve ter passado pouco tempo, porque a Arya está recém-cega, então imagino que seja coisa de horas ou de 1 dia…
            Tyrion e Varys já estavam em Meeren no final da quinta temporada…

            Bem, então o episódio deixa claro que não teve uma mega passagem, está tudo muito recente, o que você achou é que parece mais pra alguns e menos pra outros. Mas não teve passagem pra ninguém não estão pegando todas as tramas de maneira bem recente aos acontecimentos do 5X10, do qual o episódio foi uma sequência direta.

          • RenanSP

            em Meeren passou sim, a cidade ja ta uma bagunça desde a saida da Daenerys, e ela vou pra cacete naquela dragãozinho, então o friendzone e outro lá camelaram um bocadinho no cavalo.
            Mas só comentei que achei estranho isso, nem acho um problema, só estranho. Ja era isso dai.

    • Steffi

      Sim, início de GoT é sempre assim, hora de entender como as peças estão dispostas para o jogo começar.
      o Norte/Muralha foi realmente uma sequência direta do 5×10… O tempo avançou mais em Porto Real, já dando tempo do Jaime chegar, mas não acredito que as diferenças temporais entre os núcleos sejam tao grandes a ponto de gerar problemas.

  • AlexSanders

    Ótima review. Só espero que as próximas não demorem tanto a sair após o episódio. Ler a review é quase tão bom quanto assistir. Não nos deixe tanto na expectativa…rs

  • Carol

    Pessoas que tão reclamando dos cachorros.Vocês não podem fingir que eles perceberam o perigo e fugiram correndo dali?Ou que talvez os produtores não quiseram mostrar a Brienne matando cachorros pq isso é uma coisa meio paia de se fazer?Aposto que se tivessem mostrado eles matando os dogos ia chover de gente reclamando na net. Ninguem gosta de ver cachorrinhos sendo assassinados.

    • Carolina Alvarenga

      nao lembro dessa cena

    • Gabriel

      Eu presumi que eles fugiram mas era um pouco estranho que não tivessem aparecido na cena em que os soldados encontram Theon e Sansa.

  • Douglas Damacena

    uma coisa é certa,Melisandre usa produtos Ivone.

  • Tiago Vaz

    Excelente crítica Steffi!!! O episódio foi bem mediano msm.
    “Diante do espelho sabíamos que Melisandre iria se despir e cumprir a XOTA de nudez do episódio” #AoP

    • Steffi

      Valeu Lord querido! Menino, na hora que escrevi isso obviamente lembrei da xota kkkkkkkkk

  • Bruna Chiaradia

    Review perfeita!

    • Steffi

      Obrigada Bruna! 🙂

  • Eu entendo que existam diferenças entre série e livro, e aprecio as mudanças quando são bem feitas e o resultado é positivo, mas as mudanças em Dorne não tem nada de positivas, é um núcleo legal que foi ridicularizado na série, Doran é um jogador astuto e calculista e na série se tornou um mero coitado ingênuo.
    Não tem mais um Martell, quem irá governar Dorne? As serpentes? Não tem nobres em Dorne? Por mais insatisfeitos que estivessem, um nobre jamais se curvaria a um bando de bastardas, isso é incoerente com o próprio universo da série. E como elas chegaram no navio se elas ficaram em Dorne no episóxio 5×10?

    Ps: Excelente review.

  • Álefe

    “Mãe do Gollum” > Tive que pausa a leitura 10 minutos pra poder chorar de rir HAHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHA