Fear the Walking Dead 2×14/15: Wrath/North [Season Finale]

29
1429

Fear the Walking Dead chegou ao seu season finale, fechando sua segunda temporada de maneira extremamente positiva.

Com um episódio especial, em dobro (com 85 minutos de duração somando Wrath e North), Fear the Walking Dead fechou sua segunda temporada de maneira extremamente positiva. Fear the Walking Dead iniciou esse ano com um potencial enorme, mas, por diversos motivos já comentados anteriormente, a série despencou até chegar no retorno do hiatus, quando os episódios tiveram uma melhora considerável. É claro que nem tudo são flores, tendo em vista o episódio anterior (para quem não leu ainda, segue o link) e outros, mas seu season finale, o qual eu não tinha muitas expectativas, com toda a certeza surpreendeu todos nós.

Wrath/North trouxe revelações importantes com relação ao futuro de alguns personagens ao mesmo tempo em que finalizou alguns arcos da trama. A princípio tudo se encaminhou como eu havia previsto, com os traficantes se preparando para atacar a Colônia (acho que até uma criança veria isso), mas em questão de poucos minutos o mundo inteiro em Fear desabou. Alejandro revelou-se uma fraude (parabéns ao Rafael Tietz e o Edujakel que acertaram ao falar da mordida), Chris morreu e Travis virou um assassino brutal. Logo em seguida Madison arcou com as consequências dos seus próprios atos e o caos se instaurou no hotel e na Colônia. O único ponto que me incomodou em todos esses acontecimentos é que os roteiristas deixaram as melhores cenas para os episódios finais. É até compreensível, dado o impacto que o season finale deve ter para manter os telespectadores para a próxima temporada, mas foi por essa razão que os episódios anteriores se arrastaram tanto. Não me entendam mal, eu gostei muito do season finale, mas se eles não tivessem investido tanto nele poderíamos ter, por exemplo, mais zumbis em cena nos outros episódios, confrontos ou mortes.

A queda de Alejandro e a decisão de Nick

A grande revelação do episódio ficou por conta de Nick, que forçou Alejandro a contar a verdade por trás da mordida em seu pescoço. Ele nunca foi imune, ele aproveitou-se da mordida do jovem drogado e criou um mito em cima de si mesmo. Alejandro, a princípio, havia conquistado a confiança e a liderança do grupo pelo “poder” que ele emanava ao dizer ser imune ao vírus, mas o que ficou claro nesse episódio, ao ver a reação de Luciana, foi que esse nunca foi o real motivo por trás da sua credibilidade. Luciana de fato acreditava na fé que Alejandro transmitia ao grupo. Nick, pelo contrário, estava preparado para que isso libertasse sua amada das amarras que a prendiam na Colônia, o que, como vimos, não foi o que ocorreu. O fim do campo de sobrevivência se deu pelas mãos dos traficantes, mas Nick já havia convencido Alejandro a permitir a fuga do grupo, então tudo o que eles encontraram foi a morte, dada de bandeja pelos zumbis, os protetores da fé de Alejandro. Mas será que o Nick agiu corretamente? É óbvio que a Colônia já estava comprometida, então eles tinham que sair do local de qualquer forma, mas o ideal era ir para algum lugar analisado antes. A decisão de Nick foi imprudente, apesar de ter sido na melhor das intenções. Qual será o destino do grupo agora? Nick, Luciana e os outros estavam indo de encontro à fronteira, onde, aparentemente, Ofelia também estava. Será que a próxima temporada mostrará o reencontro de Nick, Ofelia e Salazar, numa zona de guerra na fronteira do país? Será que apenas Nick e Ofelia foram capturados? Que impactos essa decisão, que levou parte da Colônia a morte, terá na vida de Nick a partir de agora?

A morte de Chris: que impacto isso terá no caminho de Travis agora?

A ausência de Chris no final do episódio passado, com a dupla chegando ao hotel, dera algumas possibilidades com relação ao seu paradeiro, mas, por mais que eu ansiasse pela sua morte, isso não era algo que eu acreditava que iria se concretizar. A morte de Chris, talvez por ele ter entrado em Agentes da SHIELD (como eu disse no review passado), foi extremamente violenta e eu diria até desnecessária da forma que foi, até para mim que não gostava do personagem. Por mais psicopata que ele fosse, eu acredito que o fim do Chris deveria ter sido mais honrado, com ele salvando o grupo do hotel, acertando as contas com Alicia ou redimindo-se com o pai, e não através de flashbacks. Flashbacks, galera! Chris era um personagem principal, como os outros, então, a meu ver, ele merecia ao menos que a cena da sua morte fosse feita de maneira diferente. Saindo dessa questão, qual será o destino de Travis a partir de agora? Seu personagem criticou tanto a nova visão de mundo do Chris (que não era um instinto de sobrevivência, era uma psicopatia mesmo), mas a ironia disso tudo foi que após a morte do filho Travis perdeu totalmente seu controle. Qual impacto isso trará para o desenvolvimento do Travis, sua relação com a Madison e o restante do grupo? Travis entrou no “Rick Beast Mode” e matou três pessoas sem remorso, sem medo e, é claro, sem pensar nas consequências do seu ato. Rick (em TWD) já perdeu a cabeça diversas vezes, fazendo loucuras inimagináveis, sem nunca ter de fato perdido o Carl ou a Judite. Fear the Walking Dead inovou ao mostrar a pior dor de um pai ou uma mãe: a morte de seu filho. Agora estamos num campo totalmente novo, algo único e singular de Fear, então é praticamente impossível prever o que os roteiristas guardaram para o Travis. A única coisa que eu sei é que, se ele continuar matando gente da maneira que ele fez nesse season finale, ele tem um potencial gigantesco para superar até mesmo a loucura do Rick. O que vocês acham?

A pergunta que fica é: o que os produtores reservam para o futuro de Fear the Walking Dead agora?

A segunda temporada de Fear the Walking Dead chegou ao fim deixando vários cliffhangers (link para quem quiser saber mais sobre esse recurso que as pessoas tanto falam, mas muita gente não entende ainda) com relação ao futuro da série. Personagens como Madison, Travis e Alicia já tem seu rumo planejado para a próxima temporada com a busca pelo Nick, mas e o próprio, Luciana, Ofelia, Strand e até mesmo, quem sabe, Salazar? Luciana e Nick terminaram capturados por um grupo extremamente agressivo, ao qual não sabemos nada até o momento, e com a nova líder da Colônia ferida sem sabermos as reais condições de sua saúde. Será que isso significa que em breve Nick perderá Luciana? E, caso isso de fato aconteça, quais serão as consequências dessa perda para a vida de Nick? Sua relação com Luciana é a grande responsável por sua evolução como personagem, então será que a terceira temporada mostrará Nick entregue às drogas novamente? E Strand? Victor resolveu ficar no hotel, prezando pelo seu bem-estar, mas será que os residentes do local o aceitarão, principalmente depois da morte de Oscar e Andrés? Algo me diz que, das duas uma, ou ele será expulso, pagando pelos erros do seu antigo grupo, ou executado como vingança. Como é possível Strand, inteligente como ele sempre foi, não ter pensado nessas consequências?! E, por fim, o que o destino guarda para Ofelia, que terminou encontrando um homem desconhecido e, aparentemente, com más intenções? A grande incógnita que nos envolve desde o hiatus é se de fato Salazar, seu pai, está vivo, então seria esse o primeiro indício do retorno do personagem, tendo em vista que o homem pode pertencer ao novo grupo de Salazar? Fear nunca deixou tantas questões no ar como agora e essa, talvez, seja a chave para manter ou aumentar a audiência no ano que vem, basta apenas continuar seguindo pelo bom caminho que o finale construiu. Mas, enquanto esse momento não chega, ficamos, então, com TWD, que retorna esse mês. Eu ouvi um aleluia?!

Agora sim a coisa vai ficar séria!
Agora sim a coisa vai ficar séria!
É hora de dar tchau!

Agora vamos aos agradecimentos! Queria agradecer a todos aqueles que reservaram alguns minutos de seus preciosos dias para ler os meus textos. É extremamente gratificante saber que o que eu escrevo é lido e elogiado por tantas pessoas pelo Brasil a fora. Vale ressaltar, inclusive, que essa troca de opiniões e conhecimentos, sejam eles feedbacks positivos ou negativos, com vocês é o momento que eu mais gosto, apesar de raramente ter o tempo de respondê-los adequadamente. Espero, inclusive, que vocês tenham gostado do “Placar da Semana”, inspirado no jogo de tabuleiro Zombicide (quem quiser conhecê-lo melhor clique aqui). O placar foi a forma que eu encontrei para tornar as reviews mais dinâmicas e engraçadas (eu de fato tentei, mas nunca fui bom em piadas), algo que sempre procuro inserir nos meus textos. Meu destino nos textos de Fear the Walking Dead ainda é incerto, mas desde já agradeço imensamente por esse período que tive com vocês. Enfim, muito obrigado, walkers!

Bora fazer burrada juntos? Bora, amor!
Bora fazer burrada juntos? Bora, amor!
Placar da Semana [Duplo]

Caminhante: Troféu caminhante para a Madison e o Strand. O único erro da matriarca da família Clarke (apenas nesse episódio, obviamente) foi perder a cabeça por causa do Nick mais uma vez, ignorando totalmente a Alicia e os perigos que ela pode enfrentar para achar o filho que a abandonou. Mas, a meu ver, o pior de todos foi Victor, por ter abandonado o grupo. Strand fez certo em priorizar a sua própria segurança (ainda mais perto do novo Rick, vulgo, Travis), mas isso, infelizmente, pode significar a sua morte ou saída de Fear the Walking Dead. Strand possui uma personalidade única, um dos poucos personagens relevantes da série e perdê-lo é a repetição do mesmo erro que cometeram com Salazar. E esse erro é inadmissível!

Balofo: Troféu balofo, ou “fale-me mais sobre isso”, para o Travis, pela sua evolução como personagem após a morte do filho e, inclusive, sua possível transformação no Rick de Fear the Walking Dead, e Ofelia apenas pelo seu chute bem dado em um dos zumbis que a atacou, além de, é claro, estar mostrando que de fato ela tem alguma utilidade no apocalipse.

Corredor: Troféu “not bad”, ou corredor, para a Alicia e o Alejandro. Nesse episódio Alicia soube agir no momento certo, matando Andrés e provando que por mais difícil que seja viver nas regras do novo mundo ela é mais do que capaz de conseguir, não sendo uma psicopata que nem o Chris, obviamente. Já Alejandro, mesmo com a revelação de sua fraude, se redimiu ao fazer (pela primeira vez) algo de útil. O final, quando ele liberta os zumbis contra os traficantes, foi digno de um verdadeiro líder. Alejandro mentiu para a Colônia inteira, mas pelo menos no seu leito de morte ele acabou com os inimigos do seu grupo. Not bad Alicia, not bad Alejandro!

Abominação: Troféu “badass” vai para o Chris e o Nick. Chris apenas ganhou esse título por ter nos dado um presente: sua morte. Sempre deixei claro meu desgosto pelo personagem, mas é óbvio que vocês tinham o direito de gostar dele, é apenas a minha opinião, mas confesso que sua morte foi pesada e triste, principalmente para Travis. E Nick? Bem, Nick ganhou o último placar dessa temporada por ter tido tempo de ver Game of Thrones antes do apocalipse chegar. Ele simplesmente matou um zumbi furando seus olhos até atingir o cérebro, como no duelo do Montanha e do Oberyn, ou seja, foi insano! Meus parabéns Chris, pela sua saída (nada contra o ator, que fique claro), e Nick, por ser o mais badass da série.

  • André

    Gostei muito desse season finale duplo,aliás gostei da maioria dos episodios da 2B
    Fiquei com muita raiva do tal sobrinho da Elena,o Hector queria muito q tivesse morrido,quem ele pensa que é pra querer mandar? Sem contar que ele é um ingrato,espero morra no começo da proxima já Elena foi muio digna espero reve-la.
    Vou sentir falta de Strand,Madison e Alicia,espero tmb que Nick e Luciana fiqum bem e q tenham um plot mais interessante. A atriz que fez a Ofelia deve ter ficado gravida pra aparecer tâo pouco,só pode.

  • Marcelo

    Episódio duplo muito bom, mas não apagou a tragédia que foi essa temporada, bem inferior a primeira. Ficou uma esperança que a série melhore por esse final.

  • Felipe N

    Perder Daniel e Liza já foi dificil …… que não tirem Salazar. Mas confesso que esse rodizio de personagens é bem interessante para a série. Principalmente para não cair no erro da sua série de origem

  • Roberto Aprigio

    Respeito a opinião daqueles que gostaram da Season Finale, mas sinceramente: Foi horrível esses últimos dois episódios.. conseguiram estragar até a Alicia. Esses roteiristas de Fear são muito ruins.. Estava assistindo Quarry e quando fui para Fear eu pensei?? Que diferença de qualidade!! A série tem um potencial enorme e joga tudo isso fora.. vejamos porque:

    1. Alicia matando o cara do nada?!! A menina mete uma facada no colega de uma forma tão fria, que agora não sei se eles vão transformar ela também numa psicopata já que Chris morreu.

    2. Travis estava só de brincadeira?? Quer dizer que eles sempre quis ser badass?? Todo aquele discurso que ele fez a Chris foi dissipado num piscar de olhos?? E ainda mais: Depois ele fica todo de boa, vai embora com Madison sem nem demonstrar remorso.

    3. Chris “protagonista” morto?? A morte foi tão estranha, que eu não sei nem o que comentar, parecia um personagem secundário de um episodio.. ele não era o melhor personagem mas até os assassinos dele tiverem um momento mais significativo..

    4. Nick.. Todo aquele momento de coragem do garoto, para no final vir tudo por agua abaixo e ainda deixarem um cliffhanger apelativo de Luciana..

    5. Strand, como vinicius comentou, vai levar uma pisa e morrer por ter ajudado na fuga da galera.. não duvido.

    6. Ofelia.. foi figurante..

    Bem a 2 temporada jogou fora o potencial da série, foi bem abaixo do que eu esperava, e só há uma solução: Troca a equipe criativa toda e traz o pessoal responsável por séries de sucesso da AMC como Breaking Bad, Madmen.. Valeu Vinicius pelas reviews, sempre fiel semana após semana.

    • André

      Ué e daí? Ela tava defendendo o padrasto dela,isso nâo a torna psicopata

      • Roberto Aprigio

        Ela matou o cara metendo uma facada no coração dele em slowmotion e nem sequer esboçou uma reação de choque,mas sim frieza. E o cara era conhecido e admirado por ela.. Bem se você achou uma atitude normal aí eh com você.. E outra ela nem acertou uma vértebra, foi direto entre elas,como se fosse alguém que já tenha feito isso. Bem, sei que são detalhes, mas se uma série quer ser grandiosa, tem que ser no mínimo realista.

        • André

          Sim foi errado,como também foi errado duas pessoas quererem decidir fazer justiça com as proprias mâos(Hector e Andreas),a partir daquele momento vejo o ato da Alicia como aceitavel pois querendo ou nâo ela acabou defendendo a familia dela. Sinceramente a Elena foi a unica pessoa justa naquele momento. Mas claro que o Travis foi muito babaca

    • Maysa

      Só discordo da Alicia, ela agiu por instinto pra defender o Travis e ficou abalada, dava pra ver que ela estava em choque, o problema é que não deram atenção a isso, nem a série e nem a Madison.

      • Roberto Aprigio

        E não poderiam deixar de dar atenção a isso Maysa.. ignorar um momento significante da melhor personagem é mais um erro grave da série.. eh como se os roteiristas estivessem escrevendo uma novela da rede globo.

  • Talline Carvalho

    Nossa!! Fiquei chocada com a morte do Chris!!! Gente é sério que eles mataram um dos personagens principais e só mostrou isso por FLASHBACKS?!?!?!?!?! Sacanearam! Eu não queria a morte do Chris, sempre achei que ele tinha potencial dentro da trama, talvez meu instinto que insiste em acreditar que sempre existe a possibilidade de melhorar! Tinha duas expectativas para o personagem: 1 – Ele passar por alguma situação com os dois caras e perceber que fez uma enorme merda e voltar atras num estilo meio Shane, mas sendo de utilidade para seu grupo inicial ou 2 – Ele evoluir numa jornada rumo a um vilão sanguinário e frio, matando os dois colegas e seguindo em busca de liderados! Enfim, detestei a morte do personagem principalmente da forma como foi executada! Corro o risco de ser a única a defender o Chris, mas ele merecia mais, MUIToooo mais que uma morte por FLASHBACKS! Ofélia continua sendo uma songamonga pra mim, absolutamente dispensável, Travis podia ter morrido no lugar do Chris, Madson?!?! Bitch please…. Victor continua interessante… Mas depois dessa temporada e principalmente depois do rumo que a série tomou, vou parar por aqui, 3ª temp. No, thanks!!!

    • Roberto Aprigio

      Nick, Alicia e Chris tinham um potencial enorme de carregar essa série sozinhos…Focava só neles e daria certo ao invés de acrescentar inúmeros personagens secundários e tal.. .. mas não, matam Chris, estragam Alicia e ainda vão impedir a evolução de Nick por causa da morte de Luciana.. tem que mudar essa equipe criativa da série.. muito ruim.

      • Talline Carvalho

        Pois é, concordo em absoluto com vc!! Fizeram merda do inicio ao fim nessa temp… Uma série que tinha um potencial enorme!! Mas parei, próxima temp ñ assisto mais!

      • André

        A Luciana nâo vai morrer pelo que li num entervista que saiu ontem

        • Roberto Aprigio

          E tu acha a série confiável? ? Se não morre no primeiro episódio, morre depois só pra Nick nao progredir emocionalmente e voltar a usar droga.

  • Leonardo Ferreira

    PTQ! Você achou o momento do Nick dando uma de Kratos naquele zumbi legal? Será que fui o único a achar aquela cena ridícula e sem sentido? Uma coisa que tenho que concordar foi a respeito da morte do Chris. Por mais que eu não gostasse do personagem, vejo o seu fim sendo muito prematuro para um personagem que ainda não estava totalmente desenvolvido. Mas tenho que dizer, gostei muito de ver o Travis deixar de ser um bunda mole e descer o porrete nos assassinos do filho. No quadro geral sinto que a segunda temporada de FTWD deixou muito a desejar, desenvolvendo poucos personagens e deixando outros de lado(e sim estou me referindo a Ofélia).

    P.S.:

    No fim das contas a história da imunidade era só balela…

  • Rafael Tietz

    Eu gostei mais da primeira parte da finale do que da segunda. Achei um pouco arrastada essa segunda parte.
    Estava bem desanimado com FTWD até o hiato, a série não estava me agradando. Porém nesse retorno eu senti uma melhora significativa na trama, algumas burrices por parte dos personagens, mas isso faz parte. No fim, apesar de todos os problemas, gosto bastante de FTWD e espero que a série cresça na próxima temporada.

    CHRIS: JÁ FOI TARDE, CHATO BAGARAI.

    Alicia maravilhosa <3.

    Muito obrigado pela menção, gosto bastante dos seus textos. Espero que continue a fazer as reviews.

  • Ray

    Eu apenas via dois caminhos para o Chris, ou o preservavam por uma ou duas temporadas e ele voltava como um super vilão ou o matavam logo. Graças a Deus que aconteceu um deles, mas diferente do autor não me incomoda a forma como se deu a sua morte. O Chris era um bosta e morreu como tal…
    No geral amei a finale, e as cenas do Travis são as minhas preferidas.

  • Maysa

    Queria mesmo é que o Travis tbm tivesse morrido, o Andrés era um personagem melhor que ele, e olha que quase nem aparecia.

    Madison conseguir perder toda a simpatia que eu tinha por ela. Alicia matou um humano e a Madison “vai ficar tudo bem, agora vamos encontrar o Nick que é só isso que eu me importo mesmo”.

    Achei nada a ver o Strand ter ficado no Hotel, não faz nenhum sentido pra sobrevivência dele.

    Chris já foi tarde.

    • Leonardo Ferreira

      Madison Clarke

      A mãe do Ano!!!!!!!!!!!!!!!!!!!( Que essa infeliz morra de uma vez na próxima temporada…)

  • Lincoln Aramaiko

    INADMISSÍVEL que o Chris tenha morrido num flashback depois de torrar a paciência e encher o saco durante 2 temporadas. Não tivemos nem o prazer de ver o último olhar dele de “só fiz merda nessa vida de merda!”
    Quero meu dinheiro de volta!

  • Lincoln Aramaiko

    engraçado que até o último momento, eu achava que a série tava preparando uma pegadinha: que tudo indicava que os traficantes iam atacar a colônia, mas no fim das contas eles estavam indo atacar o hotel, e todos seriam pegos de surpresa, enquanto a colônia iria sobreviver aumentando a mitificação do não-imune. Mas não, foi o que era previsível mesmo

  • WillRWS

    O pai da Ofélia tem de voltar, é um dos melhores atores da série. É burrice demais tirar ele, e eu acho que compensava mais deixar a mãe do Chris viva do que ele mesmo, ali na série parecia que o papel dele era o do filho revoltado com o pai, fora isso, não se tinha mais nada a contar.
    Achei a cena nick furando o olho do zombie bem estranho ali era um ambiente hospitalar por assim dizer jkk e não tinha nenhum objeto pontiagudo para enfiar no crânio do zombie e acabar com aquilo de vez ?! Vamos relevar também que se isso não acontecesse iria perder toda a graça
    A season finale foi bem violenta,apelaram mesmo e acho que por dois motivos; a audiência que tava caindo e aquela coisa de amarrar o telespectador para a season 3

    • André

      Ele irá voltar mas eu nem queria,ele e Ofelia foram gestidos muito mal nessa temporada. Só um milagre pra salvar esses dois

  • Isaac Lopes

    Terminamos a segunda temporada e eu não consigo me importar com ninguém do grupo a não ser Alicia!

    • Vinícius Fernandes

      Hahahaha bate aqui, Isaac! o

      • Isaac Lopes

        o/

  • AlexSanders

    Parabéns e obrigado pelas reviews Vinicius.
    Agora, peguei nojo do Travis da Madison. Eles realmente se merecem…rs.
    Até a próxima temporada!

  • A cara de desânimo do ator que interpreta o Chris naquele programa Talking Dead: Fear the Walking Dead deu pra ver que ele ficou chateado com isso, mas teve que manter a pose.

    Sinceramente foi uma morte estúpida. Ele não valia nada, mas a forma como mataram ele foi deprimente. Podia pelo menos ter virado zumbi pro Travis atirar na cabeça dele.

  • Vitória Martins Souto

    Ia abandonar a série, mas dessa season finale estou confiante de que a série pode melhorar. Sempre adoro ler suas reviews, até a próxima temporada.