Entendendo as linhas temporais de Westworld

23
3605

Westworld, a nova obra prima da HBO. Não bastasse o orçamento milionário, produtores renomados, atores consagrados, uma trilha sonora sensacional e o misto de suspense, ficção científica, drama e ação, a série ainda tem um enredo muito bem amarrado.

Apesar de uma narrativa não linear pouco convencional, a série consegue manter uma coerência impressionante. As pistas foram sendo plantadas desde o primeiro episódio e estão sendo colhidas com maestria nesses episódios finais.

Spoilers abaixo:

O estilo da narrativa tem sido um prato cheio na web, suscitando as mais diversas teorias dos internautas. Até esse nono episódio, as principais especulações ou já se mostraram verdadeiras (em especial o fato de Bernard ser um androide clone do Arnold) ou estão caminhando para isso, como na teoria sobre a identidade do Homem de Preto. Assim, tudo indica que temos ao menos três grandes linhas do tempo sendo desenvolvidas simultaneamente na série.

Para ajudar a esclarecer isso, vamos colocar nesse post as linhas temporais em ordem cronológica, partindo da mais antiga até a mais recente (que chamaremos de “atual”). Vale lembrar que, como de praxe, tudo ainda se trata de teorias a serem comprovadas.

Linha do Tempo 1: Arnold Vivo (38 a 35 anos antes)

Dolores e Arnald. Westworld.
Dolores e Arnold. Westworld.

Esse é o período entre o início da construção do parque e a morte do Arnold (que foi seguida pela abertura do espaço). Tudo indica que as conversas que vimos desde o primeiro episódio entre Arnold (ao assistirmos, pensávamos ser Bernard) e Dolores na sala sob a igreja, estariam ocorrendo durante esta época. Ela acessaria aquela sala através da igreja e lá conversaria com o cientista. Essa é a principal teoria, mas aparentemente Dolores (assim como outros androides) ainda escuta Arnold na sua cabeça, e nós a vimos voltar para o mesmo local no tempo atual, mantendo uma conversa com seu criador já morto no presente. Assim, ainda não dá para cravar com certeza que todas as conversas entre os dois se deram décadas antes. Além disso, permanecem outras dúvidas, como o porquê de alguns diálogos darem a entender que o parque já estaria funcionando à época e os motivos que levaram Arnold a manter escondidas tais conversas. Por fim, nesse mesmo período também ocorre uma cena em que Dolores vê os funcionários do parque “ensinando” os androides a dançar.
Linha do Tempo 2: William e Logan (30 anos antes)

Willian e Logan. Westworld.
Willian e Logan. Westworld.

As cenas começam logo após ouvirmos Arnold perguntar a Dolores: “Você se lembra?”. Vemos, então, Willian e Logan no trem e, alguns instantes depois, recebemos a primeira grande pista: a logomarca do parque é antiga, diferente da atual. Curiosamente, essa é a linha do tempo que mais se parece com o filme Westworld, de 1973. Espera-se que o desenrolar dessa trama resulte no ocorrido implícito na frase dita no tempo atual: “Há 30 anos não ocorre nenhum grande incidente”. Nessa linha do tempo, vimos, no nono episódio, Logan entregar uma foto da sua irmã a William. Trata-se da mesma imagem encontrada pelo pai de Dolores no primeiro episódio, na linha do tempo atual.

Linha do Tempo 3: Momento Atual

Dolores e MIB. Westworld.
Dolores e MIB. Westworld.

Toda a confusão nos bastidores do parque ocorre nessa linha do tempo – os androides estão dando defeito e parando de obedecer aos comandos como deveriam. Também nesse período, Ford não é mais o único acionista e vemos o Homem de Preto (MIB) em ação.

A imagem abaixo resume as linhas do tempo:

wwimg4

Considerações 1: A Cidade Engolida pela Areia

wwimg5

A Cidade Engolida pela Areia seria a mais antiga do parque e remonta ao período em que Arnold estava vivo. Foi lá que Dolores viu os funcionários do parque treinando os androides para dançar. Na linha do tempo de William e Logan, a cidade já não estava mais ali, sobrando apenas o topo da igreja (em algum momento antes disso a cidade foi “engolida pela areia”). No tempo presente, Ford e seu pequeno clone também viram apenas o topo da igreja, mas a partir dali ele começou a fazer esforços para “reconstruir” a cidade. Assim, no nono episódio, Dolores e o MIB se encontraram na igreja da cidade, já no tempo atual. Aparentemente, a cidade se chama Escalante e é o mesmo local do “Massacre de Wyatt” que Ford fez Teddy “se lembrar”.

Considerações 2: Os Trajes de Dolores

wwimg6

Na linha do tempo de William e Logan, quando Dolores chegou em Pariah, ela trocou o seu vestido azul por uma camisa e uma calça. Assim, a partir desse momento, nas cenas em que ela aparece com o vestido azul, considera-se que ela não estava mais nesse período, mas sim se lembrando de algo do tempo em que Arnold estava vivo (como os funcionários ensinando os androides a dançar).

Neste nono episódio, as “mudanças de roupa” foram mais rápidas e as coisas ficaram um pouco menos claras. Aparentemente, Dolores vê a Cidade Engolida pela Areia usando calça e camisa. Como ela não poderia encontrar a cidade na linha do tempo de William e Logan, especula-se que ela estaria na linha do tempo atual com a mesma roupa. Quando ela abre a porta e entra na igreja, sua roupa troca para o vestido azul (voltando para a linha do tempo em que Arnold estava vivo). Ainda com o vestido, ela vê outros androides na igreja, corroborando que essa seria uma cena relativa a um período anterior.

Na sequência, ela desce no elevador, volta a aparecer de camisa e calça e vê o local destruído. Em seguida, mais uma vez de vestido azul, a androide acompanha um jovem Ford brigando com o ainda vivo Arnold. Ela vai até o local onde costumava conversar com Arnold, até que se dá conta de que o matou. Nesse momento, ela volta a se ver com calça e camisa, e sozinha. Após sair da igreja ela encontra o MIB, ainda usando calça e camisa. Assim, tudo indica que na linha do tempo atual, Dolores também mudou de roupa e está usando calça e camisa ao invés de seu vestido azul.

> Visita ao iFly, partiu Marte!

Fique por perto e não perca nossa crítica do season finale, que vai ao ar na semana que vem logo depois do episódio.

  • ♚ Lena

    Ford quer achar o labirinto para poder sair. Daí ele usa:
    1- Dolores pra refazer os passos e reencontrar MiB/William
    2- Maeve pra tentar sair, já que ela também teve uma experiência com Mib/William

    Isso explica porque Ford permite que Maeve e MiB/William acham livremente. No fundo, está monitorando os dois.

    Maeve é controlada por Félix (que, na verdade, é um anfitrião. Por isso, ele só salva o próprio colega quando ela manda) e MiB tem a companhia de Teddy (que está revivendo toda a narrativa vivida pelo próprio MiB, quando era William). Ford deve ter programado Teddy para isso.

    Ford deve estar preso naquele universo. Provavelmente, Arnold implantou algo nele (um chip de consciência, por isso ele consegue manipular tudo só com palavras) para que não consiga sair dali.

    Por isso, também acredito que Wyatt é, na verdade, Arnold. Ele criou o massacre pra que nem ele nem Ford saíssem dali. Além disso, deu consciência a Dolores para que, assim, ela pudesse matá-o.

    MiB/William, por sua vez, agora que ficou viúvo, quer achar o labirinto para tirar Dolores dali.

  • Davy

    Hm interessante! Mas vi umas pessoas dizendo que o Arnold morre no incidente! Então o incidente não seria exatamente 30 anos, seria entre 30 a 38( antes da linha do tempo do Billy) .. Pq na linha do tempo do logan e Billy , eles conversam falando que o parque estava para fechar… E outra, o incidente para gente é a Dolores matando todo mundo, na igreja, pelo menos achamos que é isso, e é impossível isso acontecer a linha do tempo do Billy e do logan porque a cidade está enterrada.

    • Messinho’

      É porque deve ter ocorrido dois incidentes. O primeiro da Dolores matando Arnold (ou somente o resto do pessoal) na fase de testes ainda, aí depois abriram o parque, e deve ter ocorrido o segundo (talvez Arnold possa ter morrido aqui), acho que esse segundo foi bem fatal, pra precisarem de acionistas novos pq o parque ia fechar.
      Li na review do eposodio 9, e concordo com o Henrique, que também é possível que Dolores tenha ganhado o poder de controlar outros Androids logo antes msm do parque abrir, mas esqueceu. Por isso tanta gente morta na cidadezinha.
      Talvez o segundo incidente também tenha sido provocado por ela.

      • Davy

        Sim pode ser também, o episódio 10 vai responder essas últimas dúvidas..

  • Juliano Guilherme

    Essa do William e Logam me deixaram de boca aberta!!!!!

  • André

    Então a Dolores ja conseguiu encontrar o labirinto enquanto Arnold disse pra ela que o matou? Amei os eps,mas esperava algo mais grandioso para esse tal de labirinto(se for isso mesmo).
    E todo o pessoal que trabalha la Theresa,Elsie,Lee,Charlotte estão na linha temporal do presente né?

    • Daniel Loureiro da Silva

      Isso! Essa galera toda é da linha temporal do presente!

  • Leonardo

    Na verdade pessoal é uma linha temporal só, mas contada em três ou quatro períodos diferentes (uma no presente e as outras são lembranças do passado). Fisicamente falando linhas temporais diferentes são aquelas em que as histórias tem os mesmos personagens, mas acontecem situações diferentes tipo: uma linha seria a que vemos no seriado, e outra seria uma que a Dolores e os anfitriões fossem humanos etc.
    vejo muito por ai que o seriado tem linhas temporais diferentes, mas não é isso. A linha é uma só, mas contada e lembrada de anos diferentes da mesma linha.

  • Junito Hartley

    Carai que materia legal, parabens Daniel, otimo post, acho que quando sair o ultimo episodio eu vou ver tudo de novo no estilo netflix pra entender melhor.

    • MSylvia

      Já estou vendo tudo de novo para entender melhor rs

  • Cristina Possamai

    Então aconteceram dois incidentes? Dolores matou o Arnold e depois articulou a matança há 30 anos? Ninguém ia manter um robô que fez tudo isso no parque, né? Eu posso ter entendido errado e foi só um… Ou tem algo a mais hehe. Ótima matéria!

  • Matheus

    Esse lance e parecido com oque lost fez no final da 3 temporada

  • Interessante… Mas com as imagens ficaria mais fácil de compreender o texto. Colocando os logotipos comparados, a igreja soterrada, etc… Mas gostei. 🙂

  • Gulliter Henrique

    Tenho minhas dúvidas quanto ao Wyatt. Ele poderia ser o Arnold, mas ainda aposto na Dolores. Acho que ela fez todo o massacre a pedido do dele e depois o matou.

  • LUIS HEBER

    Pode até ser maluquice minha…mas estou começando a achar que não existe apenas uma versão desses androids. Acho que tem cópia desse povo todo: Dolores, Maeve, Teddy, Hector…

  • Fernando Corrêa da Costa

    Já desisti dessa série..muito cansativa!!!
    “Os caras gastam milhões de dinheiros com uma produção impecável e atores de primeira mas não têm a capacidade de fazer um personagenzinho legal. Não conseguem fazer diálogo que preste. Nada. A série toda é um grande mistério mas eu não consegui me envolver com nada para poder fica ansiosa com mistério nenhum. A série toda é falada em forma de monólogos, porque é tudo muito complicado e aí eles têm que dar uns textos de 5 minutos pros personagens explicarem uns aos outros o que tá acontecendo. ”
    G1..Exatamente!!!

  • Fernando Corrêa da Costa

    Já desisti dessa série! Muito Cansativa e parada!! Boa sorte aos que continuam…

    • LUIS HEBER

      Estou perseverando até o final dessa temporada…mas não consigo me empolgar com a trama também. Acho única coisa que sustenta a trama é a curiosidade…

      • Mp.

        acho q to igual vc… n tem uma coisa que me apegue a serie… parece q nao tem nada pra acontecer… unica coisa q gostei um pouco é o Ford ser fdp…

    • Davy

      parada? wtf kkk

      • diogo

        Depende da pessoa, se ela é acostumada assistir só série com ação e pouco desenvolvimento, vai achar qualquer produção que tem desenvolvimento com diálogos como cansativa, parada e chata.

  • Carcosa, the Yellow

    Eu acho q tô velho demais pra essas séries com mistério pra lá e pra cá.
    Pq eu só tô assistindo Westworld pq já comecei e não gosto de deixar as coisas inacabadas.
    Mas agora eu gosto de séries tipo The Wire ou Ray Donovan. Q tem episódios focados na estória e episódios focados nos personagens.
    Assim q é bom. Mistério? Não. Tô velho pra isso.

  • não acreditei nessa teoria desde o inicio por mencionarem “múltiplas
    linhas temporais” (não sei mas o termo estava-me a baralhar) mas o que está claro é que a narrativa está a mostrar duas perspectivas
    diferentes, futuro e passado. Se assistirem ao primeiro episódio, quando
    o MIB encontra Dolores, ele spoilar tudo “depois de 30 anos ainda não te
    lembras de mim, depois de tudo o que passamos”. Não tenho grandes
    dúvidas que o MIB é o William no futuro, ou seja presente na narrativa.
    O
    que pode confundir aqui é que alem disso os Hosts tem os tais sonhos,
    que são recordações, e a narrativa está várias vezes a saltar entre o
    presente e o passado. Resta saber neste presente o que a narrativa nos
    irá dar. Obviamente irá fazer Dolores reencontrar o MIB, mas agora ela
    está mais consciente, será que ela se vai lembrar “REMEMBER!” dirá a voz
    da dissonância cognitiva.