Brooklyn Nine-Nine 4×07: Mr. Santiago

2
290

The Lion and The Barracuda em Mr. Santiago.

Um dos grandes triunfos das comédias inteligentes é saber aproveitar um tema estereotipado, nesse caso, o Dia de Ação de Graças, e fugir dos elementos clássicos inseridos nele, criando uma história própria e que apenas se apropria da temática como plano de fundo, deixando plots fluírem de forma natural sem estarem apegados ao estereótipo.

B99 faz isso de forma magistral a cada ano com os capítulos de Halloween, e nessa semana mostrou que também consegue reproduzir tal criatividade com outros feriados, executando um dos melhores episódios de toda a série.

Saímos do tradicional quartel 99 e estamos na casa da Amy onde irá acontecer o jantar de Thanksgiving com direito a participação especial de seu pai, vivido pelo estupendo Jimmy Smits, tão certinho quanto sua filha. E como o Jake geralmente não toma as decisões corretas, a princípio, ele tenta causar uma boa impressão no sogro fingindo dividir diversos interesses em comum com ele e não ser o famoso Peralta. Será se ia ser descoberto?

Que elenco! Brooklyn Nine-Nine --- Mr. Santiago.
Que elenco! Brooklyn Nine-Nine — Mr. Santiago.

Tudo funcionou em Mr. Santiago, o roteiro foi muito inteligente em dividir o capítulo em 3 plots, não me lembro da última vez que fizeram isso ao invés do tradicional dois núcleos. A turma lutando contra o peru e a junção de Holt e Pimento completaram os núcleos e mantiveram o ótimo equilíbrio durante os 22 minutos.

A começar pelo melhor plot: Ray e Pimento foi uma gratíssima surpresa, eles são dois personagens opostos em suas personalidades, mas que dividem a intensidade quando se interessam por algo, vide Holt com os balões no ep passado e agora com o dog show. Não me contive quando o Capitão fazia comentários sobre o show de cachorros ou com o maluco barbudo conversando sozinho e vivendo possíveis experiências futuras.

Andre Braugher está maravilhoso nessa temporada e está aproveitando cada fala e oportunidade do roteiro para brilhar e nos fazer rir. Abre o olho, Academia.

A parte da luta pela vida do peru foi meio bizarra e do nada, não esperava nunca ver a Gina e a Rosa juntas pelo bem do animal, no início pareceu até ser desnecessário, mas o ótimo ritmo de piadas foi certeiro para manter a boa intensidade cômica. A interação de todo o squad é muito bem sincronizada e redondinha, facilitando, e muito, o timing cômico e a entrega das piadas.

Boyle se arrumando todo para a batalha contra a ave, Rosa elogiando o machado dele, Scully e Hitchcock com piadas pontuais e Terry discutindo sobre os seus músculos foram ótimas cenas e evidenciam muito bem o entrosamento entre o elenco.

vontade para aparecer mais, Jimmy. Brooklyn Nine-Nine --- Mr. Santiago.
vontade para aparecer mais, Jimmy. Brooklyn Nine-Nine — Mr. Santiago.

Por fim, Jake The Barracuda, ao tentar causar uma boa impressão no sogro e ser desmascarado fortemente, se une ao The Lion para desvendar um caso antigo em aberto do último. O destino do plot já era meio óbvio, de que eles iriam descobrir o verdadeiro culpado do crime e iriam fazer as pazes e se entender um pouco, mas curti que faíscas foram criadas entre os dois, isso pode render boas histórias no futuro, como os dois sendo competitivos em relação a algo.

A história em si não foi muito elaborada, mas o que brilhou mesmo foram os diálogos e piadas entre os dois, com destaque para todo o debate sobre o que faz um encadernador ser bom ou não, ou sobre ter a famosa fonte.

Mr. Santiago foi facilmente um dos melhores episódios de B99, confesso que depois do Halloween IV, achei que não teríamos outro a altura nesse ano, mas essa semana me provou o contrário e fortaleceu a impressão de que estamos no melhor momento de toda a série.

O roteiro alcançou o seu auge no episódio e merece o destaque maior, o tanto de piadas bem sucedidas criadas por ele foi de assustar e impressionar, acho que não teve nenhuma sem graça. B99 se garante como uma das melhores comédias atuais e com esse capítulo, vai mantendo o excelente ritmo do quarto ano e aumentando a sua qualidade.

Peralteando em Mr. Santiago:

– Que cold open maravilhosa!!! Morri quando o Boyle acertou a reação do Holt

– Gina e Raymond rei e rainha da porra toda

– Percebi que a Rosa melhorou muito como personagem e está bem mais engraçada do que antes, um dos fatores que influenciam na ótima qualidade apresentada pela série

– “We arrested a woman today because we are feminists”

–  “How was i supposed to know there’d be consequences for my actions?”

  • Vitória Martins Souto

    Amo a série e tô vendo que vai continuar ótima, eu ouvi um amém?

  • edujakel

    Que episódio sensacional!!!
    Vim só pra comentar a cold open mesmo. Rs memorável.