As 15 Melhores Séries de 2013

356
1456

Faltando poucos dias para a conclusão de 2013, chega a hora de olharmos para trás e avaliarmos o que de melhor a TV teve para nos oferecer. Para isso juntamos o time de colaboradores do Série Maníacos e listamos as 15 melhores séries do ano. Algumas tiveram suas temporadas completas exibidas, outras apenas estão de férias. O que importa nessa lista é o que cada uma dessas séries mostrou em 2013, independente de ter sua temporada concluída ou não.

Interessante notar que 7 novas séries fizeram a lista, sendo apenas uma da leva que estreou na fall season, mas vindo da TV a cabo. A lista está em ordem preferencial. Confira.

15 – Veep (Por Henrique Haddefinir)

O humor sempre foi baseado em constrangimento. A gente ri do ridículo do outro, que nos lembra o nosso próprio ou nos satisfaz por só pertencer ao terceiro. E mesmo que a regra seja tão básica e tão usual, a genialidade de uma criação está em fazê-la parecer explorada por perspectivas totalmente novas. Assim é com Veep, que parece reviver a ferramenta do ridículo de um jeito que ninguém nunca fez, mesmo que no final das contas, Selina Meyer seja só mais uma patética no vasto cardápio de tipos da televisão americana.

Em 2013, especialmente, Veep alcançou o apogeu de sua qualidade, jogando a personagem principal no esgoto absoluto de sua reputação já devastada, para no final, então, nos presentear com uma bela possibilidade de futuro. Pra quem não sabe, a série trata da busca da Vice Presidente dos EUA por respeito e atenção, mas enquanto ela luta por um lugar na agenda do chefe, se afunda na incompetência de seus atos. Selina é o pernóstico clássico, que nunca admite ser um fracassado, agindo como se fosse superior ao mundo. Isso, na interpretação de Julia Louis-Dreyfus é como a perfeição da abordagem cômica.

Na segunda temporada que vimos esse ano, Veep passou da exploração constante de situações constrangedoras, para a possibilidade de grande transformações no ano que vem. Isso só reforça o compromisso do show em não perder a credibilidade e o prestígio que conquistou até aqui. A protagonista que eles têm nas mãos é poderosíssima, ainda que no mundo em que vive, o poder seja o bem mais almejado… E que está cada vez mais distante.

14 – Scandal (Por Luã Marinatto)

Se, há um ano, alguém dissesse: “Scandal é uma das melhores séries do ano”… Bom, a resposta seria uma gargalhada. Havia méritos, claro, mas tratava-se, no frigir dos ovos, de apenas mais um novelão. Doze meses, contudo, podem mudar muita coisa. Tanto a reta final da segunda temporada quanto o início da terceira são de consistência (e qualidade) invejáveis, com toda a trama amarrando-se com raríssima maestria. O maior exemplo disso foi o sétimo episódio, “Everything’s Coming Up Mellie”, que está sem dúvida entre as melhores horas de televisão veiculadas em 2013.

Quando uma série consegue “tridimensionalizar” e humanizar uma “vilã” desta maneira, fazendo com que o público se identifique com a personagem (e até torça por ela), não há outro caminho que não seja o de admitir que se trate, sim, de uma excelente produção. Até a protagonista Kerry Washington, cuja representação segue um tom acima do necessário, acaba de ser indicada ao Globo de Ouro como melhor atriz em drama, reforçando a franca e consolidada ascensão de Scandal. Em resumo: se você ainda não assiste à série, deixe de lado qualquer preconceito, passe voando pelas duas primeiras temporadas e vem com a gente acompanhar semana a semana as escandalosamente deliciosas reviravoltas e conspirações no entorno de Olivia Pope e sua trupe.

13 – Game of Thrones (Por Lucas Muller)

Seria impossível listar as melhores séries de 2013 sem falar da terceira temporada de Game of Thrones. Este ano GOT começou a adaptar os acontecimentos do terceiro livro da série em que o programa é baseado e, quando pensamos nesses material, é importante lembrar que foi esse  livro que inspirou os showrunners David Benioff e D. B. Weis a adaptar a história de Westeros para a telinha.

A maior prova disso é o tão falado Casamento Vermelho. Com apenas poucas cenas, toda história teve uma reviravolta da qual jamais poderemos esquecer. George R. R. Martin jogou todas as peças do tabuleiro para o alto e o jogo de intrigas nas terras dos Sete Reinos se tornaram mais imprevisíveis do que nunca. Por mais que fiquemos com raiva ou indignados com tudo o que aconteceu, essa mesma surpresa nos deixa incrivelmente ansiosos para os próximos capítulos.

Com cenas que ficaram impressas nas mentes de cada um dos telespectadores, Game of Thrones conseguiu seu bem merecido posto entre as melhores produções televisas de 2013.

12 – Orphan Black (Por Camis Barbieri)

A grande surpresa de 2013 é provavelmente Orphan Black, série da BBC America que chegou de mansinho e criou uma legião de fãs aficionados pela trama e pelas atuações multifacetadas da protagonista, Tatiana Maslany.

Claro, sem deixar de lado o deboche de Felix, que foi muito importante para que a série se consolidasse. Em contrapartida, o que não é nada surpreendente é a escolha do Série Maníacos ao incluí-la nessa lista. Admitimos que muitos clones de Sarah fazem parte da equipe e deixaram claro que haveria um motim caso a série não estivesse presente por aqui.

Mas é sem a menor necessidade de ameaça do #CLONECLUBE que podemos dizer que em Orphan Black, o que nos conquista é – além do talento da atriz principal, a história de ficção cientifica inteligente, sem deixar de ser levada de forma simples, com uma pegada de humor e a aposta nas relações entre os personagens. Pode-se dizer que OP é uma produção carismática e viciante, que desde sua Season Finale, vem mantendo os fãs na maior expectativa pelo retorno, que já tem data e deve revelar ainda mais detalhes sobre a rede de conspirações e os interesses escusos que envolvem a clonagem humana e as diversas cópias de Sarah espalhadas ao redor do mundo.

11 – The Americans (Por Vinícius Barros)

Em plena Guerra Fria, dois espiões russos infiltram-se em Washington e passam a viver como mais um feliz casal suburbano, acima de quaisquer suspeitas: falam, consomem e se relacionam como qualquer ianque. Exceto quando estão defendendo os interesses do regime soviético em solo americano. Se esta premissa já não fosse interessante o bastante, é na execução que The Americans prova merecer estar nesta seleção das melhores séries de 2013.

Com um cuidado cinematográfico, a série recria perfeitamente a aura dos anos 80 e a tensão da Guerra Fria, apostando em uma fotografia de tirar o fôlego e em uma trilha sonora envolvente. Além disso, o texto caprichado aprofunda os personagens e apresenta twists realísticos, que trazem ao espectador uma nova compreensão do tema, fugindo do lugar-comum das produções do gênero. Em The Americans, conhecemos mais sobre a cultura e as motivações da “mãe Rússia”; descobrimos mais sobre o funcionamento do FBI e da KGB em uma era pré-internet e pré-celular; sofremos com os conflitos morais dos protagonistas e prendemos a respiração a cada missão (quase) impossível. E para arrematar, a série congrega um elenco excepcional, com destaque para Matthew Rhys, Keri Russel e a excelente Margo Martindale.

Por tudo isso, The Americans já foi indicada a 15 premiações em 2013, tendo abocanhado, até agora, a estatueta de “Melhor Novo Programa” no TCA Awards e “Melhor Programa no Ano” no American Film Institute Awards.

10 – Hannibal (Por Fernanda Santana)

Outra série que consegue se aproveitar da crise criativa cinematográfica e televisiva de forma sensível e inteligente é Hannibal. Hannibal vem para mostrar os acontecimentos que antecedem os eventos do livro e filme “Dragão Vermelho”, focando na relação entre o brilhante profiler do FBI, Will Graham e o brilhante psiquiatra forense, Dr. Hannibal Lecter. Todos que acompanharam os livros de Thomas Harris e suas adaptações cinematográficas têm ideia do que poderá vir na série, mas o mais interessante é o fato de que mesmo se você não acompanhou esses materiais conseguirá compreender, entender e principalmente apreciar a série.

Mas, esse texto não é sobre os méritos do que já foi estabelecido, esse texto tem o intuito de mostrar que a série merece, e muito, estar presente nessa lista de melhores do ano. Eu sou bem suspeita em falar sobre a qualidade do material (sempre) apresentado pelo Bryan Fuller, que é o responsável pela jornada do Dr. Lecter na televisão, porque eu sou fã incondicional de seus trabalhos. Mas em Hannibal, o contexto visual aplicado em cada episódio realmente chama a atenção. Há uma qualidade visual incomum dentro de cada episódio com o uso das cores para acentuar cada situação. E se pararmos e pensarmos, é fácil notar a excepcional qualidade em todos os aspectos da produção da série, a atenção e o cuidado com o detalhe. O roteiro inteligente e perspicaz que não menospreza a capacidade de sua audiência.

Podemos somar a tudo isso a qualidade do elenco encabeçado por Hugh Dancy e Mads Mikkelsen, que dão vida ao agente Will Graham e ao Dr. Lecter respectivamente. Hugh consegue nos mostrar com muita eficiência as várias camadas do personagem e inclusive mostra que Will Graham não é o “mocinho” típico e que a linha que separa Graham e Lecter é de fato bem fina. Mads por sua vez traz a elegância adequada e necessária ao Dr. Lecter e sua responsabilidade é ainda maior, já que além de Hannibal Lecter ser um dos personagens mais marcantes da dramaturgia, ele ainda precisa  vestir os sapatos que antes foram de ninguém menos que do Sir Anthony Hopkins.

Mas não é somente de Graham e Lecter que vive Hannibal, vários dos personagens já estabelecidos aparecem com competência. John Crawford, Dr. Chilton, Freddie Lounds e Dra. Alana Bloom, essas duas últimas quase como em um toque de mestre do Bryan Fuller passaram a ser mulheres. Como se o “elenco principal” não fosse suficiente as “participações especiais” em Hannibal também chamam atenção, Gillian Anderson e Eddie Izzard estão aí para provar o que estou dizendo! Hannibal é uma série incrivelmente interessante, inteligente e até mesmo sofisticada.

9 – The Newsroom (Por Daniel Barcelos e Roberta Quirino)

Eu poderia falar da Operação Genoa, da cobertura da campanha do Romney, do Neal (se não ele, quem mais?) cobrindo a Occupy Wall Street, do Will chamando a Tea Party de talebã americano ou do fracasso e total mentira que a tal Genoa foi. Mas percebi que não é por nenhum desses motivos (em si) que a série é a grandiosidade que é. Claramente Democrata, Aaron Sorkin (criador, produtor e roteirista da série) consegue transcender para a telinha tudo aquilo que a mídia especializada transmite e todo o processo para que isso ocorra, sempre permeando sua própria visão do que seria certo para o mundo sem ofender nenhuma classe social (assim como o próprio o Will, ele dá toda abertura para que “seus” argumentos sobre certo assunto sejam refutados).

Assim como em todas as suas outras séries, Sorkin tem sonhos altos para cada um de seus personagens sem desumaniza-los. Frente a questões morais e éticas, cada um deles contorce-se para fazer a coisa certa, mas nem sempre consegue. Não existem heróis ou vilões, são humanos em busca da felicidade e de fazer diferença no mundo através de um jornalismo verdadeiro, de qualidade e que respeita a mentalidade de seus telespectadores.

Acima de tudo, porém, The Newsroom é uma família. Uma família (inteira) que esteve disposta a sacrificar seus próprios empregos para garantir, não a permanência de um âncora, mas do sonho de um News Night 2.0 que, apesar das pedras que teve em seu caminho, é a direção mais idônea a se percorrer.

PS: Jeff Daniels ganhou o Emmy de melhor ator em série dramática do ano. #hatersgonnahate

8 – Bates Motel (Por Fernanda Santana)

Não é novidade para ninguém, que a indústria cinematográfica passa por uma certa crise criativa, afinal o que mais vemos hoje em dia é refilmagem, reboot, prequel e sequel de clássicos já estabelecidos. Portanto é mais do que normal essa crise refletir também na indústria televisiva.

Mais e mais presenciamos a migração de personagens e universos estabelecidos no cinema para a televisão e Bates Motel é exemplo real disso. E nesse caso, felizmente, a migração foi bem sucedida e até mesmo bem vinda. A série explora o universo e personagens do clássico de 1960, “Psicose”, dirigido por Alfred Hitchcock, com foco mais específico nos anos formativos da vida de Norman Bates. A equipe criativa da série aproveitou com eficiência a história/mitologia do filme e conseguiu, de forma plausível, trazer os personagens para a atualidade, nos apresentando novos elementos sem apelação ou exageros.

Norman Bates de fato é um dos soberanos quando o assunto é assassinos psicóticos e Bates Motel poderia facilmente ser mais uma série sobre isso, se não fosse pelo cuidado com a fotografia, o figurino, a direção e principalmente o roteiro inteligente e dinâmico, que nos trouxe uma série onde não foi necessário um ritmo frenético para prender a atenção e curiosidade. Outro fator que justifica e muito a presença da série nessa lista de melhores do ano, fica por conta de seu elenco totalmente competente, com destaque maior para dois deles, afinal a cada episódio tivemos um show a parte e por parte de Vera Farmiga, que trouxe vida a mãe de Norman, antes pouco conhecida. E o que falar de Freddie Highmore que com maestria incorporou a alma do Norman Bates, misturando sua própria identidade com a identidade deixada por Anthony Perkins, o Norman do cinema. Realmente não sou capaz de lembrar de um episódio ruim dentre os dez da primeira temporada de Bates Motel. De quantas séries podemos dizer isso, hoje em dia?

7 – Orange is the New Black (Por Luiz Gustavo Cristino)

O que imediatamente me atrai em Orange Is The New Black é que, por trás da temática da prisão, a série conta uma história de gente como a gente, gente de classe média alta que, em menor ou maior grau, já fez uma ou outra bobagem na vida. O problema é que, no caso de Piper (Taylor Schilling, uma grata surpresa no papel da protagonista), a “bobagem” é um crime que veio assombrá-la anos mais tarde e acaba levando-a a precisar cumprir 15 meses na cadeia, onde passa a lidar com os mais distintos estilos de mulheres, que cobrem uma gigantesca variabilidade étnica e social. O nível de exatidão com o qual a série nos transmite a sensação de “peixe fora d’água” acompanhando essa moça polida e estudada – que parece uma Katy Perry loira, vale dizer – foi parar em um lugar como aquele é impressionante. Ao longo da temporada de estreia, vamos conhecendo aquele lugar junto com Piper e, assim como ela, nos interessando cada vez mais por aquela vida e por aquelas mulheres que a cercam. Nosso aprofundamento no universo da série é exatamente o aprofundamento da protagonista no novo meio em que vive, ligação importantíssima para que possamos extrair o máximo possível de Orange Is The New Black ao mesmo tempo em que nos importamos cada vez mais com Piper, sofremos com ela, nos divertimos com suas pequenas alegrias, compreendemos suas necessidades.

As companheiras de Piper são uma atração à parte. É muito fácil e comum odiá-las em um primeiro momento para passar a amá-las com pouco tempo de tela. Inicialmente, quem nos chama para a série sem dúvida é Laura Prepon, mas trabalhos como o de Uzo Aduba e o de Taryn Manning rapidamente roubam a cena e nos fazem correr atrás desses nomes e de inúmeros outros do elenco para descobrir mais sobre eles. Ainda temos Jason Biggs representando o manjado namorado que aguarda seu amor fora da prisão, cuja situação é abordada de maneira inteligente e original. Por fim, o coração da série fica a cargo de Matt McGorry (que também é o eye candy masculino, vale dizer para quem acha que o elenco é feminino demais) e Dascha Polanco, que entregam um casal extremamente adorável em meio àquele duro mundo, um casal pelo qual é dificílimo não torcer.

Orange Is The New Black pode ser considerada como uma “Oz de menina” ou uma “Oz mais light” em alguns aspectos. De fato, algumas temáticas, como segregação racial, violência, eficácia do sistema carcerário no propósito de reintegração à sociedade e homossexualidade (ou sexualidade em geral) se repetem exaustivamente aqui, e não poderia ser diferente. Mas a leveza maior da série não apenas é importante quando lidamos com o universo feminino como também lhe dá a complexidade necessária a qualquer obra que gire em torno desse universo. Orange Is The New Black é dura, é intensa, é dramática em boa parte do tempo, mas consegue alguns intervalos para encontrar o caminho para o humor de maneira surpreendentemente impressionante, sem forçar a barra (o episódio da galinha, o meu favorito da série até agora, é particularmente genial!).

Ainda que Orange Is The New Black atinja perfeitamente o objetivo de transformar o Netflix em uma fonte de obras de respeito que merecem ser prestigiadas, a série brilha independentemente desse contexto. Quando percebemos, já estamos torcendo por Piper e completamente fisgados enquanto devoramos os 13 episódios em poucos dias. E, quando chega o fim, já é tarde: estamos desesperados pela segunda temporada!

6 – The Good Wife (Por Carol Andrade)

Ela é um procedural, passa na Globo americana, mas destoa de tudo isso. The Good Wife sempre foi um procedural ímpar num mar de séries sem sal da CBS. Parece que está ali por engano, sendo mais próxima dos grandes dramas da TV fechada do que das aclamadas séries policiais de sua emissora. Isso por que além de contar com um elenco sensacional, que entrega interpretações digníssimas, a série consegue superar as limitações de seu gênero e acaba por subvertê-lo. É uma série madura, que caminha bem entre os casos da semana, o drama, os toques de comédia e pelos universos jurídico, político e pessoal. A atual temporada, seu quinto ano, vem se destacando pela ousadia, num momento que a maioria das séries se acomodam em seus enredos e em seu modus operandi, The Good Wife explodiu tudo.

A quarta temporada pode não ter sido lá essas coisas, mas é incrível como que cada elemento da história desses cinco anos, seja ele excelente ou nem tanto, contribui para a grandeza desta quinta temporada, como se cada peça desse quebra-cabeça complicadíssimo tivesse sido cuidadosamente pensada e planejada. Mesmo que não tenha sido de caso pensado, o fato é que em 2013, colocando seus personagens para duelar, no campo emocional e jurídico, The Good Wife entregou dois dos melhores episódios de todos os tempos, Hitting The Fan e The Decision Tree. E estamos só na metade. Os criadores da série disseram que estão planejando a presente temporada de cinco em cinco episódios, então se preparem para os episódios de números 15 e 20, pois em 2014, ela promete continuar sendo o orgulho da TV aberta americana.

5 – Masters of Sex (Por Filipe Degani)

Masters of Sex chegou como quem não quer nada e acabou por se constituir em uma magnífica e bem-vinda surpresa. O efeito Mad Men gerou diversas tentativas malsucedidas de repetição do hype em torno dos anos 1960. Diferentemente daquelas séries, Masters of Sex bebe sim da fonte inaugurada por Don Draper e Cia. (narrar uma era de intensas mudanças nos costumes da sociedade americana e do mundo), mas trilha seu caminho próprio com originalidade.

A abordagem biográfica (a vida do casal Masters & Johnson, pioneiros no estudo experimental da sexualidade humana) é executada de forma magistral, graças a uma sincronia perfeita entre elenco, roteiro e direção. Além disso, é uma série que se caracteriza, sobretudo pela regularidade e pelo equilíbrio. Equilíbrio entre densidade psicológica dos personagens e dinamismo da trama. Equilíbrio entre picardia e fineza. Equilíbrio entre “conteúdo” e entretenimento (de melhor qualidade). Last but not least, nunca antes se viu cenas de sexo tão dosadas, poéticas e elegantes!

4 – Mad Men (Por Gabriel Oliveira)

Mad Men ocupa um espaço nesse Top por um motivo simples: consistência. Seis temporadas de altíssimo nível, tornando seu bom quinto ano como algo decepcionante. Mas a sexta temporada tem algo a mais. Além de trazer uma clara evolução na dinâmica da série, com a inserção de novos personagens que se encaixam perfeitamente no conturbado ambiente da antiga Sterling Cooper, podemos acompanhar a transição de Sally Draper de uma filha insuportável para figura importante na vida do protagonista.

Aliás, é exatamente Don Draper o motivo desse sexto ano de Mad Men tornar a série uma das melhores de 2013, uma vez que o personagem se encontra em nítido declínio, o que ocasiona uma das falas mais icônicas do ano: “Goin’ down?”. Tudo isso torna a temporada, que antecede ao último ano da série, perfeitamente executada, sem criar nenhum episódio sequer abaixo das expectativas.

3 – House of Cards (Por Thiago Leal)

House of Cards é um daqueles raros exemplos de série que já nasce pronta pra se tornar algo único na TV. Desde sua concepção, sua premissa, o fato de ter a “assinatura” do brilhante David Fincher, até o excelente elenco, encabeçado ninguém mais ninguém menos que Kevin Spacey, tudo na série já nos apontava que esta se tornaria um hit antes mesmo de sua estreia.

E claro que tudo se confirmou e, com um texto afiadíssimo e um ritmo diferenciado, a série se firmou como uma das maiores – e melhores – surpresas que o fraco ano de 2013 nos trouxe no tocante a séries. O único porém de House of Cards era o fato de ser uma série do Netflix, o que me deixou muito surpreso à princípio. Mas a verdade é que este ano foi o ano do Netflix e House of Cards veio para demonstrar isso. Claro que não é fácil para um série maníaco tradicional e assimilar essa “nova TV” que vem surgindo ultimamente, sobretudo quando toda a temporada da série é disponibilizada imediatamente e perdemos aquele fervor de fã que gosta de sofrer uma semana para ver  um cliffhanger resolvido. Mas até neste quesito House of Cards se sobressai, por saber imprimir um ritmo que condiz exatamente com a proposta do seu, digamos, “canal” e te prender em uma maratona eletrizante do primeiro ao último episódio – pelo menos comigo foi assim – te transformando num netflixer afixionado.

Pela cruel tarefa de “vender” uma preciosidade desta em tão poucas linhas, pulo apresentações e resuminhos didáticos, e vou direto ao que interessa: o que vocês precisam saber é que House of Cards é uma daquelas séries únicas, com texto e elenco feitos para o sucesso de público e crítica, fazendo parte do seleto grupo de Breaking Bad, Mad Men e Damages. O roteiro é brilhante, Kevin Spacey dá vida a um dos mais fascinantes e multifacetados personagens que já vi nos últimos anos, o ritmo é bom e, de brinde, você ainda ganha alguns episódios dirigidos por David Fincher (apenas os dois primeiros, na verdade, o que eu acho muito pouco… Embora devo dizer que o nível da direção não cai tanto após a saída de Fincher, que continua como produtor executivo da série)… Ou seja, é uma daquelas séries que me faz perguntar: Porque você ainda não assiste?

2 – Sons of Anarchy (Por Camis Barbieri)

Apesar de sua qualidade indiscutível, Sons Of Anarchy raramente é lembrada quando o assunto são premiações ou listas de melhores séries do ano. Aqui no Série Maníacos, no entanto, a história se faz diferente e não podemos deixar de louvar o 6º ano da série, que é talvez o melhor dentre todos e uma das temporadas mais ousadas de 2013.

O roteiro de Kurt Sutter foi cruel, no melhor sentido da palavra. A cada nova cena e a cada novo desdobramento ganhamos a certeza de que ele sabe exatamente para onde vai e o que deseja fazer com a história. Cada episódio mostrou-se mais corajoso que o anterior e a violência nunca foi tão devastadora. Uma característica importante foi plenamente desenvolvida: o inigualável sentimento devastador que se instala em cada um de nós após cada episódio. Podem acreditar que nenhuma outra produção no ar fará com você o que Sons Of Anarchy faz. Nem mesmo as mais consagradas. Existe nessa série – e nessa temporada – um ingrediente secreto que, nos momentos chaves te deixará imerso no mais completo terror. E isso é maravilhoso. Quando uma série tem o poder de causar esse tipo de reação sabemos que estamos diante de uma rara obra de arte televisa e essa é a definição perfeita para Sons Of Anarchy.

1 – Breaking Bad (Por Mateus Borges)

Professor de química tornado traficante tornado o maior fenômeno televisivo mundial desde que Lost saiu do ar – e pode botar força nesse impacto.

Podemos falar de Breaking Bad pelos termos que definiram seu legado: a inversão da “jornada” do típico mocinho americano, tornando um Walter White digno de pena em alguém com todos os arrojos de um vilão, e não em um herói que supera as dificuldades por força e por determinação e por inteligência, que faz tudo pela família. Mais que mero desvio da norma, isso acabou virando um estudo psicológico (em sangue e em tiros e em pequenos quartos fechados nos subúrbios). Ou podemos falar pelos termos que definiram essa temporada 5B: o esvazio que fez da glorificação dos anti-heróis, a estética única que já está sendo usada como base para o “visual” de várias séries novas, o ritmo de torcer olhos para fora de seus buracos, a construção impecável que perdoa qualquer possível deslize.

Por todo caminho que você tome, o destino é o mesmo. E mais inevitável que os finais nesses últimos oito episódios, só a presença alta de Breaking Bad nessa lista.

—-

E para você, quais foram as melhores séries do ano? O que você mudaria na lista? Aproveite o espaço nos comentários e compartilhe suas opiniões.

  • M_Tulio

    YES! Acompanho todas as 15! =D

    Gostei demais desse top!

    • Henrique S

      Parabéns!

    • Assisto 13 rsrs You won hu3hu3hu3

  • Gustavo Castro

    A lista mais coerente que vi das séries do ano até agora . Sobrou até um espacinho para Scandal =)

  • Rodr!go

    Vou conferir Masters of Sex ;D

  • Mauro Ferreira Rebouças

    Prevejo mimimis

  • Raquel Alves

    Que comece o desfile de ódio pela lista!
    A minha lista seria:
    1 – Sons of Anarchy
    2 – Shameless US
    3 – Orphan Black
    4 – The Good Wife
    5 – Breaking Bad
    6 – Bates Motel
    7 – Masters of Sex
    8 -Veep
    9 – Raising Hope
    10 – Orange is te…
    11- Misfits

    • João Victor

      Misfits continuou a ficar boa? Assisti a 1ª temporada, achei fantástica, mas falaram que a série decai bastante depois.

      • Raquel Alves

        Minha preferência de temporadas: 5>2>4>1>>>>>>>> inferno >> 3. A segunda temporada é muito boa, mas a 3° na fase de transição de elenco foi bem fraca, por isso um monte de gente abandonou, mas a 4° e principalmente a 5° eu achei ótimas, os dois elencos acabaram ficando no mesmo nível quando acertaram na 4° temporada. Vale a pena.

        • João Victor

          Quando tiver tempo irei retornar com a série. Acabou, não é?
          E obrigado por ser uma das pessoas que me indicou SOA, to terminando a 1ª temporada, está se provando uma excelente série.

          • Raquel Alves

            Acabou essa semana, parece que vão fazer filme dela.
            De nada, eu sempre indico Sons of Anarchy e Shameless US pra todo mundo, não tem erro.

      • Vinícius Barros

        A primeira é boa, a segunda é mais ou menos, a terceira é uma PORCARIA total, passe longe, não veja, tortura, inferno. A quarta é mais ou menos, a quinta é boazinhaassimdáprapassar.

    • edujakel

      seria muito mal educado de minha parte corrigir o “comesse” para “comece” ?

      • Raquel Alves

        Não, seria ótimo!
        Em minha defesa, eu estava morta de sono, eu sei como escreve kkkk!
        Mas um erro grotesco desse não tem muita desculpa! 🙁

    • Gabi

      Lista que coloca SoA em primeiro não tem como ter meu ódio, hahaha.

  • Gilsonbastoss

    Pra mim, uma grata surpresa que faltou na lista foi blacklist, uma das melhores do ano.

  • Renata de Assis

    Metade eu acompanho, a outra metade vou aproveitar o momento de hiatus pra fazer algumas maratonas e suprir minha carência de séries haha

  • alex

    Lista bastante justa, apesar de senti a falta de The Blacklist. Teve até Scandal.

    • Henrique S

      Scandal tá indo bem cara, apesar de ser subestimada o tempo inteiro.

      • alex

        Fiquei bastante surpreso por ter Scandal. Série muito boa e tão escanteada

  • João Victor

    Que lista excelente. O 1º lugar era previsível, impossível não ser Breaking Bad. Apenas queria Game of Thrones em uma posição mais elevada, mas sei que é meu lado de fã falando mais alto. Mas podem aguardar essa 4 ª temporada, irá destruir tudo. Surpresa também é a ausência de AHS, mas talvez também seja o mesmo caso que GOT.
    Mas um que é inexplicável, COMO SPARTACUS NÃO ESTÁ NA LISTA??

    Da lista, assisto apenas 7. Mas já estou fazendo maratona de SOA, acabando a primeira temporada, e está mantendo um excelente ritmo, e enxergo um imenso potencial. Good Wife irei começar posteriormente, igualmente para House of Cars, The Americans e Mad Men.
    Minha lista ficaria quase assim:
    1- Breaking Bad
    2- Spartacus
    3- Game of Thrones
    4- American Horror Story
    5- Shameless (US)
    6- Veep
    7- Masters of Sex
    8- Downton Abbey
    9- The Legend of Korra
    10- Homeland

    Não tenho nenhuma outra que mereça estar em uma lista dessas.

    • Nascimento

      Korra eu gosto mais essa temporada pra mim perdeu nível , spartacus perfeita a serie linda

      • João Victor

        Korra realmente perdeu a mão nessa temporada, mas do 7 ao 14, para mim foi a melhor sequência de episódios até agora, se igualando e muito a série original.

        • Nascimento

          foi mesmo ,eu acho que a mudança de estúdio de animação e ,os episódios também nao foram todo escrito pelos criadores so alguns ,prejudicaram a serie ,mais espero que a 3 temporada eleve o nível de novo

  • Guest

    Inacreditável a última temporada de Spartacus ter ficado de fora.

    • João Victor

      Também achei inexplicável. A única explicação plausivel é terem esquecido, pois foi extremamente épica.

      • Guest

        Colocaria fácil Spartacus no lugar de Mad Men. E eu curto muito Mad Men.

        Também considerei eles terem esquecido da série. Outra que eu apostava que iria ver na lista é Vikings.

    • jorge_lito

      Spartacus pra mim só fica atrás de Breaking Bad…

  • Ana

    Até que enfim alguém que reconhece The Americans. Nunca entendi o haterismo do povo por aqui, rs.

    The good Wife, Orphan Black, bates Motel, HoC, só série boa… Adorei o top 15!

    • Vinícius Barros

      Tem pelo menos um povo daqui (eu) que ama a série haha Mas liga não, é intriga da oposição.

  • Doug_Couto

    Tenho que dizer que foi a melhor lista que eu vi até agora, mas tinha que ter Spartacus, e não sei qual deveria sair (provavelmente as que eu não vejo kkk) mas tinha que ter.

  • Henrique S

    O cara que escreveu sobre Scandal cometeu erros graves! Corrijam por favor. São 3 temporadas e não quatro, nós estamos em 2013 e é sim necessário assistir as duas primeiras temporadas, porque como ele mesmo disse, a série vem se amarrando com maestria e isso é desde o inicio, quem perder as duas primeiras temporadas vai ficar boiando na atual.

    • Corrigido. Quando ele diz “passe voando pelas duas primeiras temporadas” ele quer dizer para assistir o mais rápido possível e não para pular.

      • edujakel

        aproveita e lá em Orphan Black tem uma hora que a Camis referencia como OP (Orphan Purple?? rs)

        • Leo

          OP = Órfã Preta!

          • edujakel

            hummm…perdi essa referencia. rs
            My Bad!!!

  • Lari

    Só não entendo essa adoração por Scandal, a série não me desse de jeito nenhum ( deve ser trauma, por achar que a Shondanás estragou/largou Greys por causa dela) HSAUSHUAH !!!

    Minha lista: 1 Breaking Bad – 2 Game of Thornes – 3 The Newsroom – 4 Orphan Black – 5 The Good Wife – 6 Master of sex – 7 The Killing – 8 Bates Motel – 9 The americans …

    • Henrique S

      É questão de gosto mesmo, pra quem gosta desse tipo de série é um prato cheio. O texto é afiado, a série não desacelera nunca e as atuações, com exceção do casal protagonista são boas. Kerry exagera um pouco nas caras e bocas, ela poderia ser mais contida.

      • Lari

        Pois é, vou aproveitar o hiatus e maratonar House of cards e colocar algumas outras séries em dia, se sobrar um tempinho quem sabe não dou uma chance pra terminar Scandal, pq assisti alguns episódios e realmente o casal principal é bem caricato .. HSAUHAUHSAU

        • Adna Juliana Lima Alves

          de fato, Scandal irrita às vezes com suas caricaturas e conspirações sem fim. pra mim, é como The Newsroom… uma série com ‘fundo’ inteligente, mas que eu só assisto como diversão. Não dá pra levar a sério as tramas, sabe? Como Mad Men e TGW…

          • Lari

            Então, Scandal está sendo bem elogiada, estou começando achar q é implicância minha mesmo… HSUAHSUASH… Mas é sempre assim, mta coisa pra assistir, e pouco tempo, e infelizmente tenho que priorizar hsuahsauhsah !!!

            Apenas discordo de The newsroom, pq eu gostei mto desta segunda temporada, está certo, que a primeira é acima da média, mais a segunda temp. tem seus momentos, aquele maldito episódio da Africa (eu sei, mega dramalhão mexicano) me marcou de um jeito… heheheh… Ah eu adoro Hart of Dixie tbm, me julguem ! shauhsau !!!

  • Ton Frota

    Só faltou The Killing.

    • Pois é, a 3ª temporada foi maravilhosa.

  • Guest

    1. Sons Of Anarchy
    2. Breaking Bad
    3. Spartacus
    4. Orange Is The New Black
    5. Shameless (US)
    6. Mad Men
    7. Vikings
    8. Game Of Thrones
    9. Misfits
    10. It’s Always Sunny In Philadelphia

    • João

      FRINGE +++

      • João Victor

        Mas Fringe só teve três episódios exibidos em 2013.

    • Vine

      Alguem citando IASIP, oh! 😀

      • Guest

        A qualidade que Sunny mantem há 9 anos é algo muito raro. Deveria estar presente em todas as listas.

  • tavo

    Eu gostava daquele post que vocês faziam com os 30 melhores episódios do ano, porque não fazem mais, companheiros ultra-jovens?

    cruj,cruj,cruj tchau.

    • Silvinha

      Realmente, uma lista com 30 daria pra incluir outra séries q estão repercutindo positivamente (Reign, The Originals, Da Vinci’s Demons, por exemplo)

  • jorge_lito

    Minha lista:
    1-Breaking Bad (tinha que ser a primeira)
    2-Spartacus (Melhor temporada de série que já assistir)
    3-Arrow (Tá muito foda, recomendo)
    4-Orphan Black (Recomendadíssimo)
    5-Game of Thrones (Temporada incrível)
    6-House of Cards (Grande surpresa do ano!)
    7-Bates Motel (Melhor estreia do ano pra mim no meu gosto!)
    8-Banshee (Muito boa, recomendo)
    9-Vikings (Ótima, recomendo também)
    10-The Escape Artist (Pra quem gosta de David Tennant é uma boa pedida).

  • Aninha

    Cadê isaque pra defender arrow, gente??? :OO :))

  • Milton Gomes

    A lista foi muito boa, só senti falta de Spartacus, que fez uma última temporada maravilhosa com um Series Finale excelente, para mim foi o melhor dos últimos anos nesse mundo das séries.

    Shameless (US) também merecia um lugar nessa lista, ela assim como Sons Of Anarchy é sempre esquecida nas premiações, injustamente.

  • tavo

    Porque Justified, Archer, Enlightned, Rectify, não estão na lista? Fluminense entrou com recurso?

    • Leo

      Cala boca, cara!

  • Lysa Portes

    Pra mim Orphan Black foi A MELHOR surpresa do ano e estaria fácil no meu topo, sem mais!

    • Leo

      Orphan Black, junto com Bates, Hannibal e House of Card foram as melhores estreias do ano. Mas não acho que tenha sido a melhor série do ano. Difícil superar a temporada final de Breaking Bad, Spartacus e Fringe, a excepcional primeira temporada de House of Cards e Masters of Sex, a atual temporada de The Good Wife…

  • João Victor

    Séries que fizeram mais falta: AHS, SPARTACUS E SHAMELESS (US)

    • edujakel

      Verdade, Spartacus nesse ano foi mais q perfeita (pq nos outros anos ela foi perfeita).

  • Ana

    Confesso que quando li o título POI me veio a mente, principalmente pelo fantástico 3×09.

  • Douglas Pinheiro

    Mta serie cult. Cade Arrow, The Originals ….? Rs. dssas so assisto bb, hannibal e bates.

  • Eu não dava nada por Scandal, comecei a assistir pq a Lisa Kudrow iria fazer uma participação, ai comecei a assistir achando que iria ser um saco até chegar na parte que a nossa “Phoebe” iria aparecer na trama. Mas fui completamente surpreendido, que série maravilhosa, é uma reviravolta atrás da outra oO. Pra quem não viu recomendo e muito.

    Em relação a lista, contendo: Veep, Scandal, Game of thrones, Bates motel, Orange Is The New Black, Orphan Black e claro Breaking Bad ja fico completamente satisfeito!

    • Dinho

      Sério que Scandal é essa coisa toda ?

      Comecei a assistir esse mês e só terminei a primeira temporada, mas não gostei. Achei a Olivia a pessoa mais arrogante do universo, e tudo na série soa extremamente exagerado e quase irreal, fora que dá pra contar nos dedos os personagens ali que tem algum carisma. Enfim, nem sei se a série vai melhorar, mas queria saber se vale a pena continuar assistindo.

      • então pra falar a verdade a 1ª temporada eu ñ gostei, e tbm ñ gostava de quase nenhum personagem e odiava a olivia e o presidente hahaha
        mas segui vendo pq queria ver a Lisa na série (q só aparece na 3ª temporada), mas na segunda temporada tudo melhora, fiquei totalmente viciado, assisti tudo em umas 2 semanas. Segue vendo que vale a pena =D

  • Rodrigo

    Senti falta de Suits na lista, mas, mesmo que não conheça várias das séries citadas, compreendo que para quem a classificou como melhor essas devem ter boas particularidades que o agradaram (mesmo que Scandal, por exemplo, não tenha me convencido).

    Seria interessante vocês abrirem uma votação aberta, uma lista feita por leitores em forma de enquete, por exemplo, onde seriam votadas as séries que cada um acham a melhor do ano, e depois abrirem um post com o resultado.

    Também seria interessante um top 10 das piores séries do ano, tanto na visão do site quando na votação dos leitores

    • Leo

      Acho coerente a não inclusão de Suits, pois essa, até aqui (ainda falta a 2ª metade), foi a temporada mais fraca da série. Não foi ruim, mas as outras duas foram bem superiores.

  • lista muito boa, mas faltou Dexter hahahaha
    Façam uma lista das piores séries do ano 😛

    • João

      PIOR FINAL : Dexter

      • Fernanda Dambros

        Pois é, foi um trauma aquele final. São as melhores séries de 2013, e com essa temporada final não tinha como entrar na lista. Quando a série estava nas primeiras temporadas, entraria fácil pra uma lista dessas, mas como a qualidade foi caindo até o fiasco que foi esse final… Não tem como. Dexter sempre vai ser uma das minhas séries favoritas pelo começo e o tanto que eu me envolvi, mas não dá pra considerar uma das melhores de 2013, não mesmo.

  • Ótima seleção, pessoal. Todas as séries (só não posso falar por Scandal, pois ainda estou no piloto) são excelentes, independentemente da ordem. The Americans muito bem lembrada, diga-se. Existe um certo “haterismo” em cima dela, apesar da excelência. Vai entender. Outra série que poucos assistem, mas que fez uma 2ª temporada excelente: Bron||Broen, da Dinamarca/Suécia.

    Eu tiraria Scandal e colocaria The Killing no lugar. Também tiraria The Newsroom (apesar de gostar muito) pra colocar My Mad Fat Diary ou The Fall.

    The Good Wife ficaria em 1º lugar, empatada com Breaking Bad. Acho que a boa esposa não deveu em nada a Walter White.

    • Gabriel Gomes

      Impossível tirar Scandal, só se você nao assiste…

      • Não assisto Scandal ainda (pretendo assistir), mas acompanhei The Killing este ano… E que temporada!

    • Vanderson Pessoa

      Bom saber que mais alguém lembra de My Mad Fat Diary. Excelente estréia!

    • Tássia Bastos

      Concordo com você quanto ao haterismo com The Americans. A série é excelente e ainda assim vejo várias críticas sobre roteiro e atuação, que são justamente os dois pontos fortes da série. Fora a ambientação perfeita, é claro. Mas como você mesmo disse, quem vai entender?
      E TGW genial mesmo, merecia o empate técnico com BrB.

  • David Magalhães

    Excelente lista <3
    Orphan Black, The Good Wife e House of Cards ahahahahha <33

  • Keilla Teixeira

    Boa lista. Gosto de quase tudo. Agora faz uma das piores, por favor.

  • Rafael

    Uma pena aqui que muita gente não conheça Sons of Anarchy…

    • João

      começei AGORA a assistir.

  • Su

    Dessas só acompanho Game of Thrones e Orphan Black, ambas excelentes!! Pensei que fossem estar numa posição melhor, mas como não vejo as outras, não posso avaliar se concordo ou não…

    Nenhuma lista é unanime, mas pelos comentários que li, os meus parabéns, pois é das mais consensuais que tenho visto em muito tempo! É rara a lista desse estilo que recebe mais elogios que críticas 🙂

  • Juliana

    Senti falta de The Walking Dead… A morte da Andrea tá pau a pau com o Red Wedding em termos de emoção na tv americana esse ano

    • Fannibal

      hahaha Morte da Andréa hahah. Aquele plot ridículo, que não faz sentido ALGUM se comparar com o Red Wedding é a piada do dia.

    • Olha, eu assisto as duas séries, confesso que gosto bem mais de GoT, e, vou discordar de você.

      A morte da Andrea, por mais que possa ter surpreendido alguns espectadores, foi tremendamente mal escrita e forçada. Por isso, ela não foi capaz de causar o impacto que deveria. Diga-se de passagem, a única emoção que eu senti foi raiva, só que dos roteiritas, rs.

    • TWD ? sério ? Larga as drogas hsuashauahua

    • Thalisson Braña

      NUNCA! AUEHauhaaeahuhuhuHUhuEAHUehauhea!!

      • João

        NEVER … Alguem se importava com a Andrea( personagem chata- duas caras)

        • João

          ??

    • edujakel

      olha, sem querer parecer redundante, visto os comentários já tecidos abaixo, mas que grande piada você contou agora menina!!
      Essa nem Rafinha Bastos supera…rs
      Nada, digo e repito, nada do que aconteceu em TWD em toda a sua existência se compara com 1 diálogo qualquer do anão.

    • CoopLc

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK podia ser roteirista de TBBT porque você sabe contar piada…

    • jenny

      kkkkkkkkkkkk pqp
      Não tem nem comparação, tá zoando neh?!?
      Andrea era a pior personagem de TWD, quem se importa?
      Foi tarde..

      • Esqueceu da Lori? XD

        • edujakel

          verdade, não dá pra ser pior q a Lori. Até T-Dog era mais interessante. rs

        • Jenny

          Realmente, esqueci da Lori..
          É que ela era tão importante né…
          kkkkkkk

    • Jessica

      Acho que nem o melhor episódio de TWD chega aos pés do pior de GoT, mas ok né haha

  • João

    Começei a assistir SOA , me falaram é é muito bom, vo ver se consigo assistir mais doq a 1 temporada , alguem recomenda assistir SOA ?

    • Leo

      Altamente recomendada

    • Thalisson Braña

      Também já ouvi muita gente falando que é TOP! Já estou baixando!
      Junto com House Of Cards que já tentei baixar uma vez, mas ñ encontrava legenda sincronizada pro release.

      • João
        • Thalisson Braña

          Foi no legendas mesmo que peguei! Tô baixando tudo de novo! Espero que rode normalmente agora! VAleu!

  • diogopacheco

    Melhor coisa deste Top com certeza é a colocação de Sons of Anarchy. Sem dizer que a Camis conseguiu dizer td sem dizer nada doq ue foi esta sexta temporada.

  • Leo

    Só de ver Sons perto de Braking Bad gostei da lista. Série é subestimada demais, mas é excelente.

    • CoopLc

      Também acho. Por mais que seja a minha série preferida, me dá nervoso como eles amam a série (eles = pessoas em geral)

      • Leo

        O pessoal também ama SoA… no facebook tem uma comunidade que vê só gente muito fã mesmo, só gente boa… a série pode até não ser tão popular, mas os fãs são de muita qualidade.

  • LUIS HEBER

    15 séries sem Arrow e The Killing? rly?

  • Das 15 séries listadas como as melhores de 2013 assisto 13. E tenho que confessar que House of Card foi A MELHOR ESTRÉIA. Que série!!!! E nos dias de hoje com tanta coisa ruim passando é obrigação de toda pessoa ver pelo menos oito dessa lista.

  • Lucas Paulo

    Excelente lista. Só discordo da posição de The Newsroom, que para mim teve uma temporada bem mediana. Trocaria ela, Scandal e The Good Wife – séries que eu ainda não assisti as temporadas recentes – por The Killing, Shameless e Raising Hope na minha lista.

  • r_guy

    Breaking bad – just the best!!

  • ferrers405

    Newsroom, sério? A qualidade da série está péssima depois de uma primeira temporada mediana, cheguei até a abandonar ela porque não aguentava mais os diálogos caricatos e os furos das histórias apresentadas, só faltava colocar Homeland tb, outra que abandonei pela baixa qualidade, mas SoA e BrBad são realmente excelentes.

    • Adna Juliana Lima Alves

      eu amo the newsroom, mas assisto mais como uma série Hart of Dixie, pra me divertir e shippar… porque realmente tá tenso.

  • Silvinha

    Kd Reign q está apresentando um enredo impecável? Só pq é CW?

  • Jessica

    Ótima lista! Boa pra quem quer se guiar e começar a ver outras séries e pra quem já vê essas séries vir se gabar nos comentários hahaha

    • edujakel

      melhor comentário. rs

  • Tiago

    Não assisto nenhuma! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Thalisson Braña

    É isso! BREAKING BAD incontestável! A melhor série que já vi na minha vida. PQP!

    #AllHailTheKing

  • Carol

    Faltou o final de Fringe que foi o melhor já produzido numa trama de ficção cientifica e a maior surpresa dessa fall season: The Blacklist!!!

    • diogopacheco

      Vc já viu Battlestar Galactica? Talvez mude de ideia se ver. Recomendo.

  • Frustração é ver uma série com 2 primeiros anos incríveis e um 3o ano de bosta…. Ai, como dói o coração….. R.I.P. Homeland

  • VALERIANA BARROS

    Tiro fácil, TGW e coloco The Killing, in my opinion.

    Não vejo ainda: Veep, Scandal, Master of Sex, The americans,Mad man, The newsroom e House of Cards.

  • João

    Camis e Michel Arouca , se não colocarem FRINGE , eu vou entrar com recurso no STJD ( Supremo Truibunal JJ Abrans D’as Series)

  • Guest

    Das 15 citadas, 10 fazem parte da minha watchlist, incluindo o top 3!

    1.Breaking Bad
    2.Sons Of Anarchy
    3.Game of Thrones
    4.Orphan Black
    5.The Americans
    6.Orange is the new black
    7.Bates Motel
    8.Hannibal
    9.House of Cards
    10.Master of Sex
    11.TBBT
    12.Once Upon a Time
    13.Hart of Dixie

  • Matheus Caldas

    Só assisto Game of thrones e Breaking Bad, é depois da lista fiquei com vontade de assistir orange is the new black. Bates Motel mereceu seu lugar, ótimas atuações, ótimo desenvolvimento, acabaram resultando em uma otima série, quanto ao resto, já ouvi falar muito bem de Orphan Black e house of card, mas o segundo não me interessa. Quanto a falta de algumas séries, que deveriam estar na minha opiniao, como concordo com quases todas e todas sao dramas colocaria algo diferente de todos listados… uma Reign, uma Shameless US por exemplo e.e

  • Gustavo

    Muito boa lista.

    Só tiraria The Newsroom, eu acompanho e gosto de acompanhar mas a série tem muito mais potencial do que realmente apresenta. Colocaria Spartacus ou Shameless em seu lugar.

    No geral a lista é uma síntese do 2013 televisivo, com o apogeu dos canais a cabo (incluindo o Netflix), colocando 12 séries na lista, sendo metade delas novatas enquanto a TV aberta apenas decepciona ano após ano, com uma única novata na lista (novata esta com números pífios de audiência).

    • CoopLc

      Acho que é por causa das restrições que a TV aberta impõe nos roteiristas. Eles devem ser sufocados para não botar nada que seja tão pesado assim… Só pra ter uma noção, a AMC só deixava Breaking Bad ter um palavrão por temporada. Imagina na TV aberta?

      • João Silva

        “Só pra ter uma noção, a AMC só deixava Breaking Bad ter um palavrão por temporada.” Eu acho que não.
        https://www.youtube.com/watch?v=WVR476WHmR8&noredirect=1

        • CoopLc

          Pois é, infelizmente “bitch” não é um palavrão.

          • João Silva

            NÃO !?!?!?!!?!? sério ?????, mil perdões então.

  • Danilo Zanon

    Peraí galera!!!
    Vocês juntaram o time de colaboradores e não colocaram Person of Interest nas 15 (QUINZE) MELHORES SÉRIES???
    Pra mim a única dúvida seria em qual posição ela entraria…
    Rodrigo Canosa, cadê seu voto aqui??? hahaha
    POI é top 5 no mínimo!!!

    • Arthur

      né isso, cara? a série é muito subestimada aqui. uma pena.

    • Jessica

      Adorei a lista, mas concordo. O episódio 9 dessa terceira temporada foi supremo!

      • Danilo Zanon

        É por aí mesmo. A lista está boa. Mas não incluir POI numa lista de 15 séries não acho justo.
        Não sei qual posição. Aí depende de cada um. Mas o nível dela está muito alto.
        Merece a indicação!

      • Clayton

        A lista é boa mesmo, e concordo que o episódio que você citou foi supremo, mas POI é muito mais do que um único espetacular, por mais bombástico que ele tenha sido. É uma série que tem uma 1ª temporada muito boa, uma 2ª melhor ainda e ao que me parece, a 3ª deve finalizar superior as antecessoras, pelo andamento até aqui. Difícil uma série fazer isso hoje em dia.

        • Jessica

          O que eu quis dizer foi que foi o melhor de uma temporada excelente dentro de uma série praticamente sem falhas haha
          Concordo em gênero, número e grau contigo 😉

  • D!0g0

    Breaking Bad, Bates Motel e Game of Thrones! Minhas preferidas na lista!
    Ficou ótima, parabéns!

  • Lucas Marceel

    Faltando Shameless US e Fringe ai…

  • Ander

    BREAKING BAD COM SEU #1 MAGNIFICO *–*

  • Ander

    COMO ESQUECERAM DE SPARTACUS?
    ÚLTIMA TEMPORADA IMPECÁVEL!!!!!

    • Thalisson Braña

      A penúltima temporada tbm foi mgnifica!!

  • p_gg

    Comecei a assistir Mad Men e estou no final da primeira temporada agora… Ainda esperando essa série maravilhosa que todo mundo fala. Óbvio que está longe de ser ruim, mas não tenho aqueeeeeela vontade de ver como acontece com tantas outras séries, assisto só quando não tenho nada melhor pra fazer mesmo 🙁

    • edujakel

      o ritmo realmente é muito lento. aos poucos algumas coisas vao encaixando e vc vai pegando admiração. não é fácil de assistir mesmo, confesso. rs

    • isabella

      Tô na 3 temporada e continua assim até o fim viu. O legal é você assistir, ler umas reviews pra entender a filosofia da serie. Mas Mad Men é assim mesmo.

    • Jessica

      A coisa é que Mad Men é complicado mesmo… É um drama mais minimalista, onde não precisa acontecer um tumulto gigantesco ou uma doença devastadora ou algo muito grande pra ser relevante pra trama. É mais sobre as pequenas características e ações dos personagens, os pensamentos e por ai vai. Não faz o estilo de todo mundo, mas só dá pra descobrir se continuar vendo haha
      Eu amei desde a primeira temporada, mas acho que só lá pra terceira que eu realmente peguei admiração e respeito pela obra 🙂

    • Gustavo

      Mad Men não é uma série que apaixona ninguém à primeira vista, mas siga porque ela é extremamente consistente, eu pessoalmente considero a mais consistente dentre todas no ar (algo que eu já achava inclusive quando Breaking Bad era exibida).

      Evidentemente a série tem certas caracterísitcas que exigem certa atenção, como o fato de ter um andamento bem lento e outras que afastam muita gente, como a total ausência de cliffhangers.

  • Jorge R.

    A lista tá ótima, mas senti falta de Justified, que só melhora com o tempo, e essa quarta temporada foi foda.

  • gtr

    Sinceramente já assisti breaking bad, de fato é uma boa série mas ser a melhor indiscutivelmente como muitos falam, não acho que seja pra tudo isso. Enfim opinião é opinião. achei justa a lista só devia ter um espacinho pra grimmai =P

    • Carla Rafaela

      Grimm é amor demais!!! É muito bom.

  • Clébio Cabral

    Antes de mais nada: gosto não se discute e listas servem para levantar polêmicas mesmo… Porém, acho que existe certo conformismo com essas listas. São sempre as mesmas séries e já tentei acompanhar algumas: são chatíssimas… De que adianta ter excelente fotografia, figurino, interpretação, se no fim de cada episódio vc está dormindo? Dessas séries, poucas causaram impacto na cultura pop, o que no fim das contas deveria ser o primordial nesses tipos de lista…

    • “Dessas séries, poucas causaram impacto na cultura pop”. Provavelmente a afirmação mais equivocada da história desse blog.

      • edujakel

        to tentando entender o que ele considera impacto na cultura pop. mas ta difícil.
        Mas pra ele deixo só uma frase: Im the one who knocks!!!

        • Jessica

          Né, porque BrBa e GoT nem tem uma camiseta pra vender em cada esquina e um fã louco por metro quadrado hahahahaha

          • Guest

            Você não foi justa com o comentário dele.

          • edujakel

            “Ele disse “poucas” e não “nenhuma”. ”
            vc disse isso ali em cima pro Michel, justificando o comentário do cara.
            Porém o comentário da Jéssica contesta justo isso, visto que se tem “camiseta em cada esquina e um fã louco por metro quadrado”, quer dizer q não é “pouco”…muito menos nenhuma.

          • Guest

            Mas ela pegou justamente as duas mais influentes da lista para desvalidar o comentário dele. E quanto as outras? Onde tem fã de The Americans em “cada esquina”? Apontar o sucesso de duas em uma lista de quinze é o mesmo que nada.

      • Riggins

        HAHAHAHAHA ri mto Michel!

      • Roberta Quirino

        Sem dúvida!!!!

      • Guest

        Nem tanto. Ele disse “poucas” e não “nenhuma”. Realmente se pegar The Newsroom, The Americans, Scandal, Veep e Orphan Black, você pensa: que séries são essas? Não tem impacto algum mesmo. E não estou contestando a qualidade. Apenas dizendo que são séries que estão no começo, com um ou dois anos apenas e que ainda não deixaram a sua marca no público em geral. E constituem 1/3 da lista.

        • Putz, mas todas essas 5 séries que você mencionou são influentes de mais, com menções e citações e diversas outras produções, memes, gifs, camisetas e figurinhas carimbadas em tudo que é prêmio.

          • Guest

            Bom, ficou claro que temos visões diferentes do que é impacto na cultura pop.

          • Pode ser. Pode ser também uma questão de conhecimento e/ou pesquisa. Mistério.

          • Guest

            Pois é, vou começar a pesquisar mais gifs de séries na internet.

          • Shiiiiiiiiiit.

        • Luiz GustavoCristino

          The Newsroom foi uma série que ganhou a atenção até da imprensa brasileira. VÁRIOS colunistas da Folha, por exemplo, gastaram espaço com ela, o que é mais do que boa parte das séries de TV já conseguiu na vida.

          Orphan Black é sem dúvida uma das novas séries mais citadas do ano (se não A nova série mais citada do ano).

          Veep nem se fala, é só ver o que Julia Louis-Dreyfus está fazendo ou ganhando por aí.

          The Americans e Scandal eu consigo dar um desconto porque são menos conhecidas aqui no Brasil, apesar de seu enorme impacto nos EUA (que é algo em que fãs de séries costumam estar ligados).

          Quem pensa “Que séries são essas?” definitivamente não é uma pessoa inserida no mundo das séries.

          Isso posto, é extremamente discutível – pra não dizer errado, mesmo – associar uma lista de “melhores séries” à ideia de “séries mais populares”.

          • Guest

            Mas aí que tá, esse impacto ao meu ver tem que chegar nas pessoas que não estão inseridas no mundo das séries igual quem lê ou escreve sobre isso todos os dias dentro ou fora da internet. Quem conseguiu isso na minha opinião é Breaking Bad, Game of Thrones e Mad Men. E acredito que é o que o amigo ali quis dizer quando trouxe esse assunto à tona. Nessa troca de postagens não estamos discutindo “as melhores séries”, acabou indo para o lance do “impacto cutural”.

          • Luiz GustavoCristino

            Veep chega em qualquer um que assistir o Globo de Ouro ou o Emmy, mesmo que nunca tenha lido nada sobre séries. The Newsroom também entra na lista pelo motivo que já explicitei.

            Por esse raciocínio e por esse seu critério, Revenge precisaria entrar na lista, porque passa na Globo e agora quase todo mundo conhece. Vou deixar pra vcs decidirem se merecia ou não e repensarem sua argumentação (até porque vcs sabem que eu ia achar um máximo se ela estivesse aí 😉 ).

            Na verdade, estamos, sim, discutindo as melhores séries, porque o assunto do impacto cultural só foi trazido até aqui porque alegou-se que deveria ser critério para uma lista de melhores séries. É isso que estou contestando veementemente.

          • Guest

            Claro que não valorizo apenas popularidade. Eu nem tinha usado essa palavra. Algo de maior importância por exemplo é a influência que uma série causa diretamente em outras produções. As três que eu citei já fazem isso e continuarão fazendo por um bom tempo. A maioria das séries dessa lista não chegaram a esse ponto ainda. Lembrando que em momento algum eu disse que concordo totalmente com aquele comentário. Só argumentei sobre o que foi chamado de “afirmação mais equivocada da história desse blog”.

          • Luiz GustavoCristino

            Ok, entendo a sua contestação. Mas ainda banco o argumento de que o impacto de muitas séries citadas nos comentários sobre o assunto está sendo absurdamente subestimado.

          • Jessica

            Só complementando: TGW dá pra conhecer de referências em outras series (Até em TBBT teve uma, muito tempo atrás)
            SoA junto com Orphan Black e antigamente Fringe são séries que tão SEMPRE na lista das injustiçadas dos prêmios por MUITA gente
            Hannibal tem uma repercussão até maior no Brasil por causa da AXN.
            Bates Motel é outra super citada internet afora, principalmente pelas atuações.
            E as séries do Netflix são muito faladas por aí também pelo simples fato do Netflix ser notícia ~do momento~.
            Enfim, só pra dizer que a maior parte da lista são séries que nem todo mundo pode assistir, mas a maioria conhece.
            E sim, eu amaria Revenge na lista hahahahah (Aliás, to esperando a review da PADMA que foi o último episódio)

          • Thiago Leal

            Super concordo com vocês, sobretudo Jessica e Luiz, que estão justificando a fama das séries da lista, mas só não acho que isso seja necessário, assim como não entendo terem levantado essa discussão já que essa lista nunca foi DAS SÉRIES MAIS FAMOSAS DE 2013 mas sim DAS MELHORES SÉRIES DE 2013….
            E ser melhor, no meu ponto de vista apreende muito mais as questões técnicas (roteiro, atuação, desenvolvimento, direção) do que buzz ou número de audiência…
            Se fosse assim, teríamos TWD em primeiro lugar pois é um fenômeno de audiência, mas tem a mesma qualidade de texto que uma novela do Walcyr Carrasco…

            Ou seja, respeito a opinião dos colegas que se manifestaram contra a lista, mas achei o argumento de uma bobagem ABSURDA ja que “qualidade” e “impaccto na cultura pop” não são coisas que necessariamente andam de mãos dadas e na verdade você estão reclamando de não termos colocado “alface” numa lista de melhores frutas.

          • Guest

            Quem tocou no assunto de popularidade dessas séries foi justamente o Luiz.

          • Luiz GustavoCristino

            Eu???? Really????

          • Guest

            Eu não levantei a bola pra esse lado. Vejo que muitos não interpretaram corretamente tudo o que foi escrito aqui. Mas beleza, valeu pela discussão. O barato é esse.

          • Luiz GustavoCristino

            Eu também não levantei a bola pra esse lado. Pelo contrário, eu contestei o fato de o assunto ter surgido aqui. Concordo que ao menos o que eu escrevi não parece ter sido bem interpretado.

          • Fernanda Dambros

            Batendo palmas de pé para esse comentário. Esse é justamente o motivo de eu ter sentido tanta falta de Spartacus. A série era fabulosa em todos os sentidos, exceto na audiência. E TWD foi o exemplo perfeito de que popularidade e audiência não significa qualidade. Se isso fosse um critério, não teria nem o que discutir, os zumbis estariam em primeiro.

          • Flávia Barcellos

            Pois é, Thi. Popularidade não quer dizer necessariamente qualidade. Quer dizer sucesso.

        • Juliana Apfelgrün

          Orphan Black não teve impacto algum??? Vixiii….

          • Guest

            Só faltou falar qual foi.

          • Luiz GustavoCristino

            Veja a lista de indicados para o Globo de Ouro.

          • Guest

            Cara, mais uma vez vou usar Mad Men como exemplo. A série foi responsável por uma revival enorme da moda da década de 60 nos EUA, principalmente entre as mulheres. Foi referenciado/homenageado/parodiado/citado em séries e programas como: Saturday Night Live, Vila Sésamo, Community, It’s Always Sunny In Philadelphia, Simpsons e 30 Rock. Além de propagandas de automóveis, cigarros e bebidas. Influenciou a produção de séries como: The Playboy Club, Magic City, The Mob City, Masters Of Sex. Lançou Jon Hamm a fama mundial. Na internet se você visitar a página oficial de Mad Men no Facebook verá que mais de 2 milhões e meio de pessoas curtiram a página. Orphan Black tem 100 mil. Veep 90 mil. E eu não uso o Facebook, mas já que é parâmetro de referência pra tudo hoje em dia, citei.

            Isso eu considero impacto cutural. A protagonista de Orphan Black ser indicada a um prêmio do Globo de Ouro é mais reconhecimento da crítica. De uma associação. E estatuetas não fazem diferença na hora de lembrar de uma série por muitos anos. The Wire é o maior exemplo disso.

          • Luiz GustavoCristino

            Ótimo vc ter usado Mad Men como exemplo. Em termos de repercussão e impacto, ela não seria metade do que é sem o reconhecimento da crítica e as premiações que ganhou. E precisou de MUITO reconhecimento da crítica e premiações pra chegar aonde chegou.

            Nem toda série é Friends (nem mesmo Mad Men é, inclusive). Isso não significa, nem de longe, que seu impacto seja desprezível.

          • Guest

            Que bom que separamos as duas coisas, então.

            Se ganhar esse prêmio, pode ser que The Orphan Black comece a trilhar um grande caminho, pois irá ganhar prestígio e divulgação, mas HOJE não tem essa importância toda que os fãs sonham. E não falo isso para desprezar, tenho muito interesse nessa série e tenho certeza que irei gostar quando assistir.

          • Luiz GustavoCristino

            Não sei qual é a importância que os fãs sonham. Sei que Orphan Black foi uma das séries mais importantes (e melhores) do ano de 2013. E por isso está nesta lista – pelo “melhores”, não pelo “mais importantes”, por mais que as duas expressões sejam precisas pra defini-la.

      • Anna

        gente, olha o cyberbulling… hihihi.. É a opinião da pessoa, se ele não achou relevante, é só a opinião dele, mas uma no meio de tantas aqui deste post. Não vamos tratar os “amiguinhos” assim, senão eles ficam intimidados pra voltar a conversar em outros posts do site 😉

        • kkkk não tive a intenção de cyberbulling. Da mesma forma que ele mandou a opinião dele eu mandei a minha. Tudo de boa. Quando começarem a chamar os amiguinhos de “arrombado” ou enfiarem a mãe no meio, aí a coisa fica tensa.

          • edujakel

            não pode por a mae no meio…rs

      • Clébio Cabral

        Nem quero levantar polêmicas… Assisto várias dessas séries, só quero entender qual é o impacto que Veep, The Americans, Hannibal, The Newsroom, Bates Motel, Good Wife, House of Cards e Sons of Anarchy causam na cultura pop… Não vale o impacto causado pelos filmes…

        • diogopacheco

          Acho que vc está um pouco fora do escopo de SerieManíaco, pq dentro deste universo (das pessoas que acompanham várias séries e gostam de estar por dentro de td) a repercussão foi bem grande. Na minha timeline por exemplo só se falava em Orphan Black, tanto que eu não fazia ideia do que era isto e fui conferir.

          • Clébio Cabral

            Se vc leu corretamente meu comentário, vai ver que Orphan Black não faz parte das citadas por mim… Nem assisto a essa série mas realmente tenho vontade de ver, por todos os comentários que leio sobre ela… Só não tive tempo ainda…

      • Vamos ver coisa ”cult” povo. Essa lista ta perfeita

    • Flávia Barcellos

      Clébio, o intuito da lista não é destacar as séries mais influentes. O objetivo é
      exaltar a qualidade de séries no ano de 2013, seja ela veterana ou
      novata. Uma série estreante pode ter melhor desempenho que uma
      consagrada e com grande apelo de público em um ano. Podemos ficar o dia
      inteiro listando séries super populares, vencedoras de premios, que caíram de qualidade ao longo
      dos anos, e fizeram temporadas terríveis, mas que um dia entrou na lista das melhores. Entendemos o seu
      ponto de vista, mas a lista não é sobre isso.

    • Leo

      eu acho a cultura pop um saco, ainda bem que SoA não agrega nada a essa cultura bem medíocre

      • Clébio Cabral

        Acredito então que vc deveria largar as séries e assistir a artistas como François Truffaut, Jean Renoir, Federico Fellini,
        Ingmar Bergman,
        Michelangelo Antonioni… Entre outros que realmente revolucionaram a arte.

        • Leo

          ué, só porque eu vejo série porque eu não poderia ver filmes? Argumento sem sentido, amigo

          • Clébio Cabral

            Se vc tem tanto asco por cultura pop, deveria então assistir a algo mais erudito, certo?

    • diogopacheco

      Se vc realmente pensa assim, ao invés de procurar uma lista como esta, vá direto no ranking de audiência. Repercussão e grande público não quer dizer que a série tem qualidade.

      • Clébio Cabral

        A falta de interpretação de texto na sua alfabetização realmente fez estragos na sua educação…

        • diogopacheco

          kkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Arthur

    CADÊ SPARTACUS E PERSON OF INTEREST?!

  • marco aurelio

    não acompanho todas as series da lista. acompanhei algumas (q estão paradas por falta de tempo) mas acho q caberia um lugarzinho pra ‘person of interest’! =)
    além da temporada final de ‘spartacus’…

  • Junior

    Person of interest deveria estar ai !!

  • Person of Interest (ou PoI, para os íntimos, rs)!!! Também faço coro, rs. Principalmente considerando os eventos dos últimos episódios.

    Não entendam mal, achei a lista muito boa! Definitivamente, preciso começar a ver Sons of Anarchy! E, eu não assisto Masters of Sex, The Good Wife ou Hannibal para julgar, talvez um dia eu dê uma chance. Mas, particularmente, acho PoI melhor do que The Americans. Sem desmerecer essa série, só destacando o quanto PoI é boa!

    • Tássia Bastos

      Acho The Americans e PoI excelentes. Eu, particularmente, trocaria é The Newsroom e colocaria PoI. A temporada atual da série está bem abaixo do esperado, ao menos pra mim.

  • Kd Spartacus? Tem que ver isso aê…

    • Roberto Aprigio Gonçalves dos

      Com certeza tem q ta nesta lista 🙂

  • Roberto Aprigio Gonçalves dos

    Vikings merece um lugar nesta lista !! Além de Spartacus 🙂

  • Lucas

    E Spartacus??? O.o
    Orphan Black, Scandal, Masters of Sex, Orange, Bates Motel e House of Cards <3

  • Lucas

    My Mad Fat Diary também mandou beijos pra essa lista :*

  • Riggins

    das 15 eu vejo apenas 5…Scandal-GOT-TGW-SoA e Bates Motel…então nao posso falar das series que nao vejo acima, porém conheço amigos ou amigas que assistem algumas dessas series que foram citadas…The Americans eh bem falada, assim como breaking bad…hannibal…agora tem algumas séries bem forçadas ali, e ficaram de fora séries muito melhores, sem contar algumas menções honrosas pra séries “teens”, ou seja, tbm são séries, não é mesmo? Mas enfim, eu acho que ficou faltando mesmo nessa listagem, Homeland, essa não podia ficar de fora, achei uma afronta inclusive…

    • Riggins

      homeland ousou demais essa temporada pra ficar de fora da lista…

  • Sah

    Orphan Black <3

  • Manuela

    Acho que eu concordo com a lista toda. E, meu deus, que saudade terrível de Breaking Bad. Como eu amo essa série. <333

  • Felipe Peres

    Eu respeitotodas series que estao aí assim como a opinião de vcs mas não incluir Person of Interest que ta numa temporada espetacular é muito injusto. Se não for a melhor serie desde o começo da fall sesaon está bem perto disso.

    • tati

      Há um certo preconceito quanto à série. Não entendo o porquê.

      • Clayton

        1) Procedural (só que não!), muita gente torce o nariz.

        2) CBS (se estivesse em um canal a cabo seria vista com mais boa vontade). POI foge totalmente dos padrões de séries da CBS e muita gente nem sonha com isso.

        3) Ser confundida com drama policial (tudo bem, tem uma dupla de detetives nela, mas a série não é sobre a polícia e sim sobre a Machine e seus mistérios, está mais para uma sci-fi light). Muita gente não gosta de séries policiais.

        • Felipe Peres

          Com teus argumentos posso aceitar sim o a teoria de preconceito da Tati Clayton. Ela não deixa de ser um procedural mas sempre ou quase sempre tem desenvolvimento do plot principal, isso quando o caso não envolve diretamente o plot.
          Só sei que POI está espetacular.

          • Jessica

            Além do plot principal (a machine e os mistérios do Finch) tem outros plots super sólidos que são construídos ao longo da série (Elias, HR,, etc). É mais que recomendável, chega a um ponto que é injusto que muita gente não veja.

          • Felipe Peres

            Eu to sempre recomendando. Falando nisso ja assistiu o epi dessa semana? Nem sabia que teria.

          • Jessica

            Pois é, eles fizeram três semanas de hiatus e voltaram pra um episódio e aí hiatus de novo 🙁 Sacanagem hahaha
            Eu assisti sim, foi muuuuito bom!

          • Felipe Peres

            Foi só pra dar um gostinho de quero ainda mais 🙁 Muito bom mesmo.

        • Paulo

          Perfeita a sua análise! Quem torce o nariz para a série não sabe o filé que está perdendo!

  • danielli

    kd homeland?

    • Riggins

      poiseh me fiz a mesma pergunta…

    • CoopLc

      A série pode ter melhorado bastante na sua segunda metade de temporada, Mas todas essas séries (pelo menos as que eu vejo) foram boas do início ao fim.

  • Lucas Masson

    Cadê Nikita? A serie deixa qualquer um de boca aberta ao assisti-lá :/

  • Bruna

    Só pela lista não ter The Walking Dead, American Horror Story eu já tô satisfeitíssima!

    Sdds, Breaking Bad, sdds <3

  • Alan

    Das que eu vi:

    Veep: melhor comédia de tv fechada e uma das melhores da atualidade.

    The Americans: vergonha alheia do roteiro e das atuações.

    Bates Motel: mataram um clássico do cinema.

    Orange is the New Black: não curti muito a história, mas inegável a
    qualidade positiva da série.

    Masters of Sex: insossa

    House of Cards: dessas a melhor estreia do ano

    Breaking Bad: nem precisa
    comentar

    Para mim faltou Archer e Rectify (principalmente a segunda)

    • Tássia Bastos

      Você acha a fantástica The Americans uma vergonha alheia e a também excelente Bates Motel a morte de um clássico do cinema. Como se já não bastasse, chama a mais aclamada série de 2013 de insossa. Cara, você precisa comentar Breaking Bad, porque realmente não dá pra captar a lógica das suas opiniões.

  • Thiago Leal

    O legal desse tipo de lista, do ponto de vista de um membro da equipe do SM, é exatamente acompanhar os comentários e ver coisas que não estavam no meu radar antes.

    Por exemplo, vi elogios aos últimos episódios de POI, mas a grande manifestação dos leitores aqui me fez perceber que talvez seja bem mais do que meia dúzia de bons episódios. É uma série que entrou no meu radar (e com certeza no de outros colaboradores) e, quem sabe não tem voto suficiente para entrar na lista em 2014.

    Já Spartacus, admito, é uma pena não ter entrado.

    Por outro ponto de vista, acho que uma pessoa que pede parar tirarmos TGW da lista o faz unicamente porque não está acompanhando a série… Ou isso ou sofreu uma lobotomia, bateu a cabeça, não vive na Terra, sei lá.

    • Riggins

      bah teve gente pedindo pra tirar TGW? essa pessoa eh louca mesmo, acho que uma das séries mais sólidas da tv americana dos últimos anos…TGW eh mto PHODA!

    • Clayton

      Certamente, POI é o que você disse, muito mais do que 6 dúzia de bons episódios, é uma série excelente que vem numa crescente desde a 1ª temporada.

    • Danilo Zanon

      POI é muito boa mesmo. É que os últimos episódios foram sensacionais mesmo. Mas a série cresce a cada temporada.
      A 1ª começou devagar, foi melhorando e terminou de maneira excelente. A 2ª temporada foi melhora ainda. Mas a 3ª temporada tem sido magnífica e corajosa.
      Assista cara!! Não se engane com o começo morno… Prossiga que você não se arrependerá!!

    • André Zuil

      Spartacus fez falta, foi uma dos melhores finales ever of my life, mas compreendo que outras séries ganham hype e defensores por seus atributos nem sempre compreensivos. No entanto, fiquei bem feliz por SoA estar no justíssimo 2º lugar.

  • Fernanda Dambros

    A única série que eu realmente senti muita falta na lista é Spartacus. Foi magnífica do início ao fim, e especialmente no fim. Que series finale foda! E sendo as melhores séries de 2013, eu incluiria fácil, numa das primeiras posições ainda. É a série que mais me dá saudade.

    • João

      reve d novo.

  • João

    O pessoal do seriemaniacos fez essa lista só para a coisa ferver nos comentarios.

    Obs: Camis e Michel só observando.

    • Bingo. Separamos algumas horas debatendo quais séries deveriam entrar na lista, juntamos uma dúzia de pessoas diferentes para redigir seus argumentos, coordenamos os textos, montamos o post com argumentos embasados, só para ferver nos comentários.

      • João

        Brincadeira , Michel , otimo post , começei a ver SOA por causa desse post , ja estou no episodio 5 da primeira temporada. Mas que este post ia dar o que falar ia.

        • Boa. Eu meio que não amei SOA logo de cara, mas ultimamente a série está em outro nível de qualidade. Vale a pena.

          • João

            1 temporada ja assistida, vou assistir agora a 2 temporada, fazer maratona , ja que muitas series estão de ferias.

  • Marcel

    Não assisto nenhuma das 15( e eu vejo umas 9 e não me engano), só acho que poderiam colocar uma breve descrição do que se trata a série, nem todas foram feitas porque são antigas.A única que eu estava me preparando para ver é Game of Thrones mas dá preguiça de baixar tudo, e quando vejo mais uma temporada se passou e eu ainda não baixei.rs

  • Guest

    Eu só mudaria a ordem delas, e talvez, algumas séries. Mas principalmente a colocação/ordem, que pra mim ficou um desastre. Porém, sei que é a opinião das pessoas que elaboraram a lista (ou da pessoa) e respeito isso.

  • deborah

    Kd Vikings????

  • Como é diferente, e mais justa, uma lista criada por pessoas quem assistem séries para pessoas que assistem séries, e não para a mídia, não?

    Fiquei meio receoso com o começo da lista, pelas colocações, mas no final, todas elas merecem, a seu mérito pessoal, entrarem no ranking.

    Parabéns, pessoal, ótimas escolhas, e textos. Não é tarefa fácil apresentar um ano de série em três ou quatro parágrafos.

  • deborah

    kd Spartacus???

  • Douglas Pinheiro

    podiam agora fazer uma lista das 15 maiores decepções!!!

    • CoopLc

      Dexter estaria em primeiro.

      • Lucas

        Dexter não só estaria em primeiro como ocuparia as 15 posições da lista haha

  • Alan

    Boardwalk Empire também é um nome que poderia estar ai.

  • darcymeetschandler

    Acompanho o SM há uns bons 4 anos e comentei poucas vezes. Contudo, diante de uma lista tão legal, impossível não comentar!! Assisto 9/15 destas e, curiosamente, outras 4 (ou 5) já estão na fila para o hiatus huahuahuhauhua. Muito bacana a lista e os textos que acompanham as séries, principalmente. Breaking Bad é só amor.

  • Moraes

    faltou Vikings, Spartacus, The Originals, Arrow, Justified, POI, contudo, lista muito bem elaborada e acompanharei alguns a partir desse momento.

  • Nena

    senti falta de the blacklist e person interest, que ta fazendo uma ótima season. Porém concordo com a maioria listada.

  • Jessi Zanelato

    Só em ver Masters of Sex, TGW, Orange is the new black e a órfã preta na lista já fico feliz. Séries incríveis que merecem ser vistas por todos!
    Vejo esse tipo de lista como uma lista de indicações e não exatamente uma forma de medir qualidade. É como se meus amigos tivessem se juntado pra me indicar boas séries pra assistir. Já comecei a ver muita coisa boa por causa dessas listas do seriemaniacos e agradeço 😉

  • EduardoHanzo

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHH SCANDAL EM LISTA DE MELHORES QUALQUER COISA

    SCANDAL. EM. LISTA. DE MELHORES. SÉRIES.

    DPKMÇAKDJAÇSDJÇKLFJPAISHAÇDLHSÇFGJAD~DÇFUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHUAHEUAELGBSX quando foi que o série maniacos virou site de humor?

    • João

      sqn

  • Fernando dos Santos

    Veep realmente melhorou muito esse ano. Mas The Newsroom eu achei que fez uma temporada um tanto irregular em comparação a primeira.

    Dentre as novidades eu achei Masters of Sex,House of Cards,Hannibal e The Americans as melhores.
    Eu também incluiria entre as melhores do ano a série chilena Profugos da HBO.

  • Fernando dos Santos

    Gostei muito da série inglesa Broadchurch e acho que ela merecia entrar na lista das melhores do ano.The Fall é outra série inglesa que também gostei muito.

    • É mesmo. The Fall é excelente;

  • Basicamente as minhas favoritas estão aí. The Good Wife, Masters of Sex, Orphan Black, Bates Motel, The Newsroom. Pra mim sí ficaram faltando Dates e Downton Abbey.

    • David Magalhães

      Dates <3 hhahahaha

      • Lari

        Gente, achei que só eu assistia Dates <33333

  • tati

    Person of Interest não tem o reconhecimento que merece. Precisa ser descoberta.

    • João

      é boa a serie ?? em que nivel ??? vale a pena assistir ??

      • Taís Gonçalves

        Na minha opnião a melhor série da tv aberta atualmente.
        Ela sempre foi boa, mas teve seu ponto alto nessa temporada e a tendência é só melhorar.

      • tati

        João, sempre aviso que os 9 primeiros episódios são enganadores, pois a série só engrena a partir do décimo. Se vc tiver essa paciência, não vai se arrepender. PoI, ao contrário de muitas séries por aí, tem aumentado sua complexidade e qualidade a cada temporada. Realmente uma melhor que a outra! Digo que os primeiros epis são enganadores pq dão a falsa impressão de PoI ser um procedural comum que segue uma receita de bolo. São até meio chatos, talvez por isso muita gente tenha começado a assistir e largado prematuramente. Mas quando a história toma corpo é que descobrimos que muitas informações importantes foram embutidas nesses primeiros epis e sem eles o entendimento da trama ficaria comprometido. Aí, a percepção que se tem deles muda completamente. Tente, vc vai gostar.

        • Denise

          Nunca vi problema nenhum no fato dos primeiros serem lentos, mesmo porque, tem série que tem praticamente todos os episódios mais lentos e são muito boas. Tudo o que mostrado neles são informações importantíssimas usadas pelos roteiristas até hoje. Revendo toda a temporada depois, dá pra perceber claramente o quanto eles são importantes em todos os arcos.

  • Rari S

    Realmente essa é uma das melhores listas que já vi!The Americans (com suas atuações,trilha sonora,clima e genialidade única), The Good Wife (pegando fogo essa temporada), Bates Motel, Masters Of Sex, House Of Cards, Mad Men e assim vai. Só senti falta da britânica Utopia, é sensacional!

    Agora vou me confessar, sei que está longe de ser uma série genial e de entrar em lista das melhores, mas só aproveitando para deixar meus sentimentos shuashuashua gostei de Hostages e sinto seu cancelamento, está muito interessante ver como a posição de refém ”enlouquece” as pessoas.

    Confissões a parte, parabéns pela lista, realmente muito bem feita e interessante!

  • Artur Búrigo

    Sou um vidente hahah, acertei as três primeiras: https://twitter.com/arturburigo/status/413146774103412737

  • Mr. Finch

    CADÊ PERSON OF INTEREST? Melhor série da tv aberta.

    • João

      sqn

      • Kin Jordan

        sqs

  • Bruno Moura

    Faltou Continuum ai, excelente Sci-fi canadense

  • Tata

    Bates motel realmente foi uma das melhores series desse ano e merecia muito mais destaque e reconhecimento. Got, Breaking Bad, Orange is the New Black, Orphan Black são excelentes, como as outras, só discordo em hannibal. Acho que uma série como arrow merecia estar ai por vários motivos, e um deles seria pelo a sf da sua primeira temporada, que foi maravilhoso.

    • Dudu Campana

      O outro é o torso do Oliver, hehe.

  • Melissa Fida

    Faltou POI. Melhor série do momento, na minha opinião.

    • Taís Gonçalves

      Concordo cm vc Melissa. POI sempre foi boa, mas teve seu ponto alto nessa temporada.
      Ela vem em uma crescente incrível, enredo amarrado que nos deixa ansiosos para o próximo episódio.
      E na minha opinião a tendência é só melhorar.

    • tati

      Realmente, a atual temporada de PoI está muito melhor que algumas das séries que constam da lista. Apesar da presença de The Good Wife , parece haver um certo preconceito contra procedurais e séries da CBS. Pena. Mas tirando umas duas ou três séries da lista, no frigir dos ovos até que dá para aceitar.

  • Kin Jordan

    Fiquei muito feliz pelo grande número de leitores questionando a ausência de Person of Interest na lista. Assisto mais de 20 séries e atualmente, POI é a que me deixa mais ansioso pelo próximo episódio. A trama começou um pouco lenta, mas ainda na primeira temporada entregou ótimos e surpreendentes episódios. A segunda teve um ritmo bem mais acelerado e contou com boas reviravoltas. E a terceira simplesmente tem entregado um episódio espetacular atrás do outro. Considero facilmente uma das melhores séries atuais.

    • Kin Jordan

      Pra não mencionar o elenco de primeira, e os personagens carismáticos e interessantíssimos!

  • stenio

    Cadê Person of Interest? vamo acordar aí né pessoal, sair dessa bolha e tals…

  • Alicia

    Cadê o Luiz defendendo Revenge? haha
    beleza, sei q só nos meus sonhos ela entraria nessa lista, mas posso sonhar, certo?

  • Renato rz

    Cade The Killling? Cade as series britanicas? Luther, the fall, downton abbey, … A escandinava Broen (the Bridge original) Afeee, listinha mequetrefe essa.

    • Todas ótimas séries, uma pena que você não consiga questionar sem ser grosseiro.

    • André Zuil

      Na boa.The Killing não tem que estar em lista de melhor nada. Luther nem foi tão boa quanto a temporada anterior. Sobre as demais eu não assisto e são muito de nicho e pouca repercussão. D.A. o hype foi ano passado e já passou a febrinha tb.

    • Alan

      The Killing foi fraquíssima, nessa temporada. Mas gosto é gosto.

      • A maioria que assistiu considera a melhor temporada.

        • Alan

          Começou bem, depois foi um final comum. O último capítulo foi bastante previsível. Além, da imitação de algumas coisas da primeira história que voltaram para a segunda história.
          .
          The Killing foi bom em dois momentos na terceira temporada, quando ela começou, pois esperava-se que conseguiria ser boa, e quando terminou.

  • David Magalhães

    Essa com certeza é a melhor lista que o Série Maníacos já fez, o povo reclama e reclama, mas não tem jeito… Faltaram algumas séries? Sim, mas as 15 melhores com certeza foram citadas.

  • Lucas Masson

    NIKITA <3

  • André Zuil

    De longe a lista mais justa em anos! BB e SoA em primeiros. JUSTÍSSIMO!

  • Saulo Lima

    sdds spartacus e fringe

  • Marcus Fenix

    The Good Wife, amo!

  • Vitor

    Sem dúvida faltou The Blacklist, The Originals e Arrow nesta lista !

  • VP

    É engraçado como até ano passado, ninguém ouvia falar de Breaking Bad, e hoje em dia depois de todo o hype que a mídia fez, todos insistem em colocá-la em primeiro lugar de tudo. Lembro que a maior comunidade de BB no Orkut tinha nem 2K membros, parece mentira vendo hoje a quantidade de gente que é fã.

    Achei que a lista faltou várias séries, mas as que fizeram mais falta foram: Arrow, Person of Interest e, obviamente, Spartacus, que merecia o primeiro lugar bem mais que BrBa.

    • edujakel

      pq tem tanto “jenny” nesses comentários?
      Quanto ao que vc falou, só tenho uma palavra: paçoca. com todo o respeito. rs
      Sobre Spartacus não foi paçoca, mas tb não merecia estar à frente de BB.

      • VP

        Só entendi a última frase. Se puder explicar o restante, agradeço.

        • edujakel

          deve ter dado algum pau aqui no meu navegador. pq todos os novos comentários estavam assinados como “jenny”. Depois que reiniciou vi que vc chama “VP”. rs

    • Brenda Farias

      orkut? lol Não sei não heim, eu ouvi sobre BB por um tempão até decidir dar uma chance ano passado.

      Pera ai, Spartacus melhor que BB? Quando? Em que universo? Você sequer viu BB? Meu deus. Arrow? lol ok né

      • VP

        Claro que vi. Como eu disse, acompanho a série desde o tempo do orkut. Comecei no hiatus da 2ª pra 3ª temporada.
        A temporada de Spartacus foi impecável, já a de BB longe disso. A 5ª temporada foi ótima, mas a temporada final de Spartacus foi superior.

        • Brenda Farias

          Ah, eu discordo. Pra mim a última temporada de BB >>>>>>>>>>>>>>>>>>> Spartacus. Mas cada um cada um né 🙂

        • leo

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Guest

      Isso é verdade. Até 2011 pouca gente assistia e falava sobre Breaking Bad. Já tinham me recomendado e eu lembro até das propagandas na Sony quando estreou a primeira temporada. Mas só peguei pra assistir no final do ano passado.

      • Mathias Matos

        Vcs estão sendo burros. Se a serie está sendo valorizada agora é porque só agora que se tornou conhecida. Já era boa, mas não havia tanta publicidade e por isso eram poucas pessoas que conheciam. Seria modinha se tivesse fama e não fosse tão boa, mas é merecidamente a melhor e mais bem feita.

    • CoopLc

      Infelizmente é modinha… Não acho Breaking Bad isso tudo que falam (pelo menos nas primeiras temporadas) mas ainda sim é a minha série favorita.
      P.S.: Pelo menos é uma modinha mais que aceitável.

    • leo

      Talvez seja o hype mais merecido dos últimos tempos. O reconhecimento mais digno de todos. Breaking Bad é uma puta série, e acho todos esses prêmios e popuaridade muito merecidos. Aí vem falar que Spartacus devia ta no primeiro lugar em vez dela? Ah, cara. Sem querer desmerecer Spartacus, mas puta que pariu né, é BREAKING BAD.
      Agora volta pro orkut.

      • edujakel

        difícil discutir usando um argumento de Orkut né? rs
        Toda minha lista de contato do ICQ tá falando isso. rs

    • thiago

      prefiro spartacus a breaking bad vi só até 4° temporada de BB e achei muito chato todo estão falando do final espetacular da serie, assim que eu criar animo vou ver o restante, mas pra mim Spartacus > Breaking Bad, e sinceramente acho muito difícil BB simplismente pelo final fazer eu prefirir BB a Spartacus.

  • Thalisson Braña

    “Nunca assisti a nada como isso. Brilhante! Sua performance como Walter White foi a melhor atuação que eu vi na vida.” (Anthony Hopkins, sobre Breaking Bad)

    • Claudio

      Notícia nova hein?

      • Thalisson Braña

        =P

  • Brenda Farias

    lol game of thrones

  • leorycardo

    kd REVENGE ????????????????

    • Pedro

      Você realmente acha que com a sua pior temporada (essa terceira temporada de Revenge está um sonífero total!) Revenge iria conseguir entrar em alguma lista de melhores séries? Rs

    • Leonardo

      Concordo, faltou revenge.. the vampire diaries e the originals..

  • Brenda Farias

    “Cadê AHS?” Talvez na lista das piores de 2013? Essa temporada tem sido medíocre, infelizmente. O que salva é o elenco quase perfeito.

    • Janine

      Realmente esta temporada está sofrível.

    • Leo

      Acho que só o cara que escreve a review gosta dessa série

  • rocorby

    To vendo uma galera sentindo falta de Arrow na lista. GENTE,SERIO???

  • Vanessa

    Só triste em não ver SOA em primeiro. Também colocaria GOT e Orphan Black em posições maiores. Quase não vi serie estreante essa ano. Talvez eu confira algumas da lista. OITNB também é maravilhosa.

    Nunca entendi todo o amor por Mad Men, sempre achei chaaaata.

  • Henki

    Boa lista. Faltou Person of Interest, que poderia estar facilmente no lugar de The Americans. Tinha largado a série por falta de tempo, mas minha cabeça explodiu com a terceira temporada.

  • luni

    Nao acredito que person of interest mao entrou na lista, é de longe uma das melhores series da atualidade!

  • David Alves

    E The Blacklist list cadê?

  • Walber Lima

    A lista tá bem consistente, só algumas observações.
    – Pessoal do do SM já paga pau para Mad Men, Sons of Anarchy e The Newsroom.
    – Eu sou um desses telespectadores que resiste ainda ao modo de exibição de séries do Netflix, tanto que ate hoje nem vi a 4 temporada de Arrested Development, que é uma das minhas comédias favoritas.
    – Séries que tenho maior arrependimento de não ter visto no começo: Breaking Bad e The Good Wife, porque para maratonar essas duas agora tá foda.

  • Dija

    cadeThe Walking dead e Sobrenatural ?

  • Camarada Moderado

    Tirando as posições altamente questionáveis( GOT em 13 é algo ridículo. Foi a melhor temporada até agora, sendo facilmente top 5 na maioria das lista afora.), ainda sim a lista é muito boa.

    Senti falta apenas de Person of Interest. Foi, sem dúvida, a melhor série drama do fall season. Alguém assiste a série além do Canosa ou o pessoal tem frescurinha e critica sem ver?

    • Felipe Oliveira

      Person sem dúvidas fez muita falta nesta lista !

  • Camarada Moderado

    Minha lista

    1 -GOT
    2 -Breaking Bad
    3 -Person of Interest
    4 – Archer
    5 – Bob’s Burguers
    6 – House of Cards
    7 -Grimm
    8 -The Americans
    9 – Orphan Black
    10 – Hello Ladies
    11 – American Dad
    12 – Orange is the New Black
    13 – The legend of Korra

  • Gossip Girl

    Me explique porque Breaking Bad esta em primeiro ?
    Acho que até Orange is the New Black é melhor;

    Mas é como você disse opinião é igual bunda, cada um tem a sua.

    • Mathias Matos

      O que mais poderia vir de uma pessoa que gosta de gossip girl e usa frases clichés para justificar as abobrinhas que fala?

  • Fernanda

    Achei que faltou Les Revenants e principalmente Rectify.

    • Les Revenants é de 2012, mas com certeza é uma série estupenda.

  • Maira

    Faltou the originals!!

  • Wiliam

    Faltou Grimm que teve primeira temporada irregular, mas arrebentou na segunda e continua a subir de qualidade na terceira. American Horror Story também está sensacional e merecia um lugarzinho na lista.

  • Karinna

    Faltou Fringe, uma das mais duras despedidas dos últimos anos.
    Um ano em que terminou Fringe, Breaking Bad (as duas de formas fantásticas) e Dexter com aquele final medíocre.

    • silas

      e velho o final do dexter acabou com o seriado..

  • Diogo

    show de bola, principalmente nas primeiras posições, quase não vejo referencias à SOA muitos não conhecem uma das melhores seires em produção, agora falar de Breaking Bad me dá até nostalgia, uma pena a melhor série q assisti ter acabado.

  • Alipip

    A serie Breakinf Bad acabou pra sempre??

    • Daniel Chaveiro AV EngHaw

      sim porem BRYAN CRANSTON (HEISENBERG) ESTA LANÇANDO UM LIVRO SOBRE OS BASTIDORES DOS SETS DE GRAVAÇÃO

  • Daniel Chaveiro AV EngHaw

    BREAKING BAD sem duvida e um better seller e realmente top.o melhor de todos os tempos #BBSEMPRE

  • pedro

    faltou the big bang theory e bates motel(excelente_.breaking bad mereceu a posiçao..essa serie sons of anarchy nunca ouvi falar vou assistir
    /

  • CoopLc

    Esse ano quero ver Shameless na lista hein! Elevou a série a um outro nível!!

  • Nalu S

    Scandal já foi boa hoje em dia tá muita melação . Lista boa

  • Diego

    Interessante a lista;mais quero q esse ano estejê. a série defiance..

  • Mr Ty

    “Apesar de sua qualidade indiscutível, Sons Of Anarchy raramente é lembrada quando o assunto são premiações ou listas de melhores séries do ano.” Ganharam moral com isso….

  • Bruno Moura

    Minha ordem dessa lista , só das series que assisto seria assim:
    Breaking Bad > Mad Men > House of Cards > GOT > SOA > The Good Wife > Veep

    Preciso arrumar tempo pra assistir The Americans e Orange is the new Black. Faltou Shameless,The Killing, Continuum… ainda bem que não colocaram The Walking Boeing Dead.

  • mandy

    Esse ano eu quero ver Pretty Little Liars na lista,eu sei q eh mais juvenil mas ja bateu varios recordes de audiencia,ja ganhou varios premios e eh mais popular do q muitas series(incluondo algumas da lista de cima)

    • Mariane

      Mas não é por popularidade e sim consistência do roteiro, das atuações e tudo o que diz respeito a isso.

    • Maria Eduarda

      Concordo
      É a melhor ♡♡♡
      Amo ♡♡

  • henrique

    Ninguem nunca vai conseguir fazer uma serie que chegue aos pes de prision break
    Essa serie e unica
    Ja assisti muitas series e nunca vi algo tao bem planejado e bem feito
    Wentworth Miller e um otimo ator
    Pra min e o melhor ator americano de todos os tempos
    So achei ruim o final de prision break porque michael scofield morre
    Todos torcemos para um final feliz de michael scofield e sara tancred
    Mais isso nao tira o merito da serie
    Parabéns a todos e principalmente a Wentworth Miller (michael scofield) eu virei um fã desse cara depois de prision break
    El e dimais

  • Mariane

    Lista maravilhosa! <3 Só assisto a 8 dessas séries, mas reconheço o valor de cada uma pelas críticas que leio.
    E dessas The Good Wife e Veep são as que mais amo. Nos apresentaram, respectivamente, uma quinta e uma terceira temporada dignas de aplausos!
    E sobre Breaking Bad nem há o que falar, não é? <3

  • Jess

    Como assim The Vampire Diaries Ñ tá na lista?

    • Marcos

      Porque TVD é uam bosta

  • Diogo

    House of Cards é ótimooo,mas reconheço o poder de Breaking Bad, GoT desvio dos livros infelizmente,Orange is the new Black e Bates Motel são boas series também!!

  • Bruna Araújo

    Minha nossa cd The Walking Dead? ganha de todas ai

  • diogoo

    a melhor serie e person of interest

  • Yury

    Supernatural? Arrow? Flash? The100(novidade espetacular da CW) cadê??????? –‘

    • david fincher

      Arrow e flash td bem, até concordo, mas supernatural está cada vez mais ruim

  • Maria Eduarda

    Faltou a melhor Pretty Little Liars !!!!!!!!!!!

  • Maria Eduarda

    Assistam vale muito a pena tem 6 temporadas ♡☆♡☆♡☆♡☆