Análise da Audiência 5×01: Scream Season [Season Premiere]

67
4592

Sob nova direção, a coluna da Análise da Audiência Americana está de volta e com ela vem a angústia em tentar adivinhar se sua série favorita será cancelada ou renovada, além dos novos flops e os novos hits dessa época preferida de todo série maníaco. Mesmo com séries para estrear nessa Fall-Season, já dá para termos uma noção das bombas que surgiram nesse comecinho. Vamos analisar?

Supergirl

Se o futuro de Supergirl na CBS era incerto, na CW a situação é completamente diferente. A série fez a melhor estreia para o canal no horário em que foi exibida, deste 2008 (1.1 de demo), elevou os números da CW naquele em aproximadamente 300% e ainda registra 142% da audiência da CW. Acostumem-se em ver a heroína por muito tempo ainda na grade da emissora.

Agents of S.H.I.E.L.D.

Por ora, prever o destino de Agents of S.H.I.E.L.D. não é fácil. Registrando apenas 60% da audiência da ABC e marcando 0.7 na última semana, se levarmos em conta apenas seus números, a série estaria fadada ao cancelamento. Contudo, não podemos descartar que séries de quadrinhos são lucrativas comercialmente, podendo fazer com que a ABC tolere a baixa audiência e a renove, mas para isso acontecer, a série não pode cair mais do que já está.

Scream Queens

Scream Queens mesmo recebendo uma renovação milagrosa na temporada passada, seus números nesta mesma época representavam 1.33 contra 0.75 neste ano, uma queda de 44%. Para piorar, o último episódio marcou a pior audiência da FOX nesta temporada, fazendo com que nem o lucro comercialmente em outros países seja suficiente para salvá-la pela segunda vez.

Conviction/ Notorious

Ambas as séries foram um desastre na audiência, marcando uma média de 0.8 e 1.0 respectivamente, com as duas não conseguindo reter nem 50% da audiência do seu lead-in. Como muitas séries ainda para estrear, a ABC não se pode dar ao luxo de manter dois fracassos no ar, com Notorious ainda prejudicando How To Get Away With Murder. Não se apegue a essas duas, o cancelamento é mais do que certo.

No Tomorrow/Frequency

Como sempre, a situação da CW é a mais complicada. Representando apenas 47% da audiência do canal, Frequency e No Tomorrow já estreariam aqui na tabela com altos índices de cancelamento iminente, mas se tratando da CW nesses dois últimos anos, tudo pode acontecer. Com The Vampire Diaries e Legends of Tomorrow recebendo encomenda reduzida de episódios e se considerarmos que uma das quatro séries que ainda irão estrear, é da Summer-Season, a CW ainda vai precisar retirar da grade uma das duas para abrir espaço para outra série. Matematicamente, Frequency está com um pouco de vantagem, conseguindo reter 47% da audiência de Arrow, enquanto No Tomorrow apenas 27% de The Flash, contudo, o Globo de Ouro pode ser um fator chave se a comédia da CW conseguir repetir o feito de Jane The Virgin e Crazy Ex-Girlfriend e levar algum troféu para casa.

Secrets and Lies

A ABC acaba de comprovar da pior maneira que deixar uma série um ano inteiro na geladeira não é boa coisa. Secrets and Lies foi bem em seu primeiro ano, registrando uma audiência de 1.3, mas sua segunda temporada chega marcando uma queda de 30%, registrando números fracionários a cada semana. Infelizmente a série não verá uma terceira temporada acontecer.

Once Upon a Time/How to Get Away with Murder

Muitos fãs podem estar preocupados com as quedas de audiência dessas duas séries, mas por ora não é preciso se preocupar com elas. Ambas representam 85% da audiência da ABC, sendo suficiente para conseguir um lugar razoável na leva de renovações.

Timeless

Timeless estreou bem com 1.8 na demo e marcou uma estabilidade 1.4 nas outras semanas, representando 107% da audiência da NBC, mas para uma série que vai ao ar após The Voice, seus números não são dos melhores. Para piorar a situação dela, se considerarmos que nesse mesmo período do ano passado Blindspot marcava uma média de 2.65, Timeless representa uma queda de 44%. Por enquanto manterei a série na bolha, mas qualquer deslize eu a colocarei na zona de perigo.

Bull

Bull é a série que me preocupa nessa temporada. Mesmo com sua boa estreia de 2.2, a série não para de cair significativamente, marcando 1.6 na última semana. Para os padrões atuais da CBS a série vai bem, conseguindo 105% da audiência do canal, só que se a série não se estabilizar logo, pode acabar se tornando uma Limitless 2.0

Kevin Can Wait/MacGyver

As duas séries (junto com Bull) já receberam encomenda de temporada completa, mas diferente da colega de terça, as duas séries já se encontram estabilizadas na audiência, com Kevin Can Wait sendo a comédia novata de maior audiência entre os canais abertos da TV americana, com uma média de 2.5. Já MacGyver se estabilizou no 1.1, números aceitáveis para uma série de sexta-feira. Com isso, ambas vão para provável renovação.

Pitch

Pitch no começo da temporada estava com uma pequena esperança de receber uma renovação devido à crise de audiência da Fox, mesmo com sua fraca estreia de apenas 1.1 na audiência. No 2° e 3° episódios a série parecia ter se firmado no 1.0, mas seu último episódio recente registrou uma queda para 0.8, que faz com que toda esperança que a série tinha se acabasse, por isso ela estreia aqui já na zona vermelha.

The Good Place

A NBC divulgou que pretende limitar The Good Place para apenas 13 episódios por temporada, então não é motivo para pânico a série ainda não ter recebido uma encomenda de temporada completa, contudo, a situação da série é bastante complicada ainda. Mesmo representando 100% da audiência do canal, esse número está inflado devido a estreia especial após The Voice. Deste que foi para seu timeslot oficial, a comédia não encontrou uma estabilidade, marcando 1.0 em seu episódio mais recente. Se a série cair mais, terei que movê-la para uma zona mais crítica na tabela.

The Exorcist

Com uma média de apenas 0.75, a série é um fracasso absoluto mesmo numa sexta-feira. Não se apegue na série, não há exorcismo nenhum que tire o demônio do cancelamento garantido.

Confira abaixo a tabela de Renovação/Cancelamento:

Análise da Audiência
Análise da Audiência

A Análise da Audiência despede-se por aqui. Semana que vem teremos Quantico, syndication e mais previsões do seu programa favorito. E vocês, alguma série da lista já está te preocupando? Triste por algum cancelamento iminente? Participe deixando seus comentários e pitacos.

> Quem o Negan Vai Matar em The Walking Dead

Glossário da Análise da Audiência:

Syndication: É a exibição diária de uma série em um canal pago ou aberto. As produtoras vendem episódios para esse canal e, portanto, é uma importante fonte de lucro com uma série. Mas apenas séries com um certo número de episódios pode ser vendida (não há nenhuma lei regendo isso, apenas um senso-comum de mercado). Hoje, esse número é de aproximadamente 88 episódios, o que dá mais ou menos 4 temporadas completas (22 episódios). Por exemplo, muitas afiliadas da CW e da FOX passam Friends até hoje em modelo de syndication, exibindo reprises diárias. Para um exemplo mais próximo (embora não exatamente correto), é como se o Warner Channel exibisse Friends e Two and a Half Men nesse modelo. Não é verdade porque o canal é brasileiro, mas a forma de exibição é exatamente a mesma.

Demo: Falamos muito de audiência, mas o que diabos é demo? Demo é uma abreviação de “demographics”, e representa alguns setores da população americana. A mais relevante delas é a Adults 18-49, que representa um segmento da população muito difícil de ser atingido por comerciais, e, portanto, alvo de maior investimento por conta das empresas, que pagam mais pelo minuto do intervalo de uma série que conte com maior público nessa faixa. Existem várias outras, como a Women 18-34, especialmente importante para a CW, mas de menor divulgação para o público.

  • Havok_Mat

    As series que eu gosto está indo meio mal espero que não piore. AoS merece mais, tomara que melhore e não seja cancelada.

  • carla machado

    Adorei, Raphael!

    • Raphael Torres

      Obrigado 🙂

  • Patrícia Salomão

    Ótima análise, Raphael.
    Fiquei feliz que minha queridinha, Criminal Minds está no azul. Mesmo já com 12 temporadas.

    • Raphael Torres

      Obrigado, Paty!

  • Lord

    Excelente análise, Raphael! Fico feliz que a coluna foi renovada.

    • Raphael Torres

      Valeu, Vaz. Boatos que será temporada completa kkkk’

  • Delson

    Bull é o tipo de série que deveria ser cancelado depois do piloto.

  • Zé Leitão

    Mas mesmo antes de sua estreia, na cabeça de quem The Exorcist teria uma segunda temporada? The Exorcist só funciona como uma minissérie de uma única temporada, com (no máximo) 10 episódios.

    • Alexandre Zanini

      Exorcist dá para fechar com uma temporada apenas, duas acho que viraria uma salada mista

      • gabix

        Poderia ser no formato de antologia, acho que funcionaria bem…

        • Alexandre Zanini

          também cairia muito bem, agora no formato de série comum acho que não ficaria muito bem pois teriam que esticar muito a série, será melhor que acabe nesta temporada mesmo, espero que ela feche o arco de forma coerente dá para fazer isso tranquilamente .

    • Mariana

      Acho que vocês não andam vendo a série, eles ampliaram a mitologia, conseguiriam ter 3 temporadas sem problema

  • dan_atwood

    Onde está SVU na tabela ? mas no momento to com pena de HTGAWM ver Notorious derrubando a audiência e depois conseguir levantar ela no horário das 22 é algo incrível mas uma pena para série que merecia bem mais do que teve até agora na temporada.

    • Raphael Torres

      A tabela acabou ficando incompleta, mas já irá ser consertada.

  • Gabriel

    Infelizmente o segundo episódio de Supergirl fez 0,9.

    • Raphael Torres

      Mesmo assim continua uma excelente audiência para a CW, ainda mais na segunda-feira.

  • Thay

    Rapha adorei a análise e já estou preocupada com a The Good Place!

    • Raphael Torres

      Obrigado, Thay. The Good Place precisa se estabilizar logo.

  • André

    Duvido a Fox cancelar Rosewood,Scream Queens,The Exorcist e Pitch todas esse ano,ia pagar mal pro canal. Mas até que no DVR os numeros sâo melhorzinhos principalmente Scream Queens que em teoria junto com The Exorcist deve ser a mais bem vendida internacionalmente,mas nâo sei se isso vale alguma coisa se a audiencia continuar assim.

  • Alexandre Zanini

    Triste ver uma bomba como Macgyver dá vida praticamente renovada, por essas e outras estou focando mais em séries de canais fechados sem condições de entender o povo americano

  • gabix

    Caramba, Fox e ABC apostaram errado esse ano (e ano passado).

    • Tom

      A ABC apostou certo nas comédias. Mas nos dramas…

  • Junior Brito

    Parabéns Raphael! Ótima análise 😉

    • Raphael Torres

      Valeu, Brito.

  • João Victor

    Que saudade que eu tava dessa análise <3
    Primeiro episódio da temporada e já me fez chorar com essa notícia de cancelamento iminente para The Exorcist. Maratonei os cinco episódios disponiveis ontem e adorei a série.
    Eu não dava literalmente nada para ela antes dela estrear, mas li uns comentários positivos e resolvi assistir e fui bem surpreendido. Adorei a fotografia, ambientação e o clima da série, que pena que provavelmente será apenas por uma temporada. Mas irei continuar.

  • Vitner Santos

    Blindspot na bolha?

    • Tom

      Segunda menor audiência da NBC, um pouco acima da média da emissora e de outro estúdio: bolha

  • VALERIANA BARROS

    Adorei o retorno da coluna, parabéns.
    Senti falta de: Renovação Certa. rs

    • Raphael Torres

      Obrigado. A renovação certa saiu cortada no post, mas já vai ser resolvida.

  • João Carlos

    Torcendo por The Exorcist nao ser cancelada, porem nao sei se tem historia para mais um ano.

  • G Factor

    Amei o retorno da coluna, uma das melhores <3
    Se SQ manter 0.8 + bons resultados internacionais talvez teremos uma 3ª temporada, mas ainda assim: ALGUÉM SALVE SCREAM QUEENS!

    • Raphael Torres

      O problema é que a série está marcando 0.7-0.6 na audiência. Está superando até Rosewood e The Exorcist em baixa audiência

  • G Factor

    Porra, tava me apegando com Conviction (deveria estar no horário de Notorious)

  • Marcelo

    Dessa lista só me preocupa Lúcifer é uma das minhas séries favoritas da tv aberta, mas acho que vão renovar;

  • Matheus Ramos

    Droga, estava começando a gostar de The Exorcist, e dou boas gargalhadas com Scream Queens. )=

  • jorge_lito

    Não vejo a hora de Once Upon a Time ser cancelada. 6 temporadas já basta…

  • Walber Lima

    Ótimo retorno e o Raphel substituiu bem o Gabriel, até parecia que era o proprio hehe.

    Faltou só comentar do sucesso dessa Fall Season : This is Us

    Acho que The Exorcist por mais flope q seja na audiencia tem chances de renovar.

    Já The Good Place infelizmente não é isso tudo msm 🙁 Pena por Kristen Bell mas torço que renovem, senão daqui a pouco nem tem comedia mais na NBC

    • Raphael Torres

      Valeu. Semana que vem teremos This Is Us.

      • luka

        poderia colocar Lethal Weapon na tabela, né

        • Raphael Torres

          A tabela saiu cortada, na tabela original LW está. Na próxima análise ela já sairá completa.

      • Priscilla Arradi Martins

        melhor estreia, não sei se em numeros, mas em qualidade, certamente

  • Não concordo com algumas coisas, em principal Secrets and Lies, ABC já mostrou tendência em renovar antologias, então vejo a série na bolha, a série deve ter chances de renovacao dependendo do resultados das outras séries.
    Agents of SHIELD para mim está em perigo de cancelamento, se não eminente, ABC já mostrou que por ser da marvel não é motivo para salvar (agent carter) e nesse ano não tem syndication.

    • Raphael Torres

      Antes de tudo, obrigado por comentar.
      ABC só renova American Crime pela crítica e prêmios que recebe, Secrets and Lies não tem isso.
      Agent Carter não tinha o peso que Shield tem.

      • S&L não tem a premiação, mas dependendo do resultados das outras series, creio que sera renovada. Durante a s01 ela marcou 1.3, que na temporada que se passada era números baixos, e mesmo contras as expectativas foi renovada.
        Shield ja estava balançando no ano passado, agora sem a força do syndication e marcando 0.7, acho que as chances são minimas de ser renoda.

        • Raphael Torres

          Mas os 3 últimos episódios da temporada seus números cresceram, terminando com 1.8.
          A ABC toda esta com problemas, então vou esperar até ver se esse 0.7 foi um caso único ou se irá repetir ou até piorar.

          • Acredito que se for renovada, sera para uma ultima temporada, possivelmente reduzida.
            A maior audiência dessa temporada de shield não foi 1.1 não?

          • Raphael Torres

            O 1.8 que falei foi a finale da primeira de S&L

          • Tom

            Sem chances pra S&L. American Crime foi renovada pelo apelo crítico e por ser bem premiada. Traz boa reputação pro canal. S&L não tem isso e não tem audiência. Os números de episódios de American Crime foram cortados, então nada leva a crer que S&L não será cancelada.
            E a primeira temporada teve média de 1.5 o que era decente pro ano.

          • essas duas ultimas semanas a serie marcou 0.7/0.6, agora sim q não tem chances nenhumas mesmo, assim como quantico.

  • Laís F.

    De todas as séries dessa fall season, Pitch é a que mais me preocupa. Será que o péssimo horário que a série é exibida conta? Ela bate de frente com o futebol americano e how to get away with murder, mas ao mesmo têm o patrocínio da grande liga de baseball (MLB), isso pode contar para algo?

    • Kaiodn

      Pitch não bate de frente com HTGAWM.

      • Laís F.

        Sério? Engano meu, então, no tumblr têm muita gente reclamando que não consegue assistir Pitch na TV pq bate com How to get away with murder e eles têm que escolher.

        • Kaiodn

          HTGAWM incia as 22:00 h, esse horário a FOX só passa programação local.

    • Raphael Torres

      Pitch bate de frente com Notorius, Chicago Med e Supernatural e o futebol. Tirando o futebol, nenhuma dessas são grandes concorrentes para justificar a baixa audiência.

    • Tom

      TEORICAMENTE, era pra ser o melhor horário. As quintas geralmente tinham o maior valor da propaganda vendida aos publicitários.

      • Laís F.

        Mais ao mesmo tempo, ela bate com o futebol americano onde teoricamente pode roubar seu público alvo. Não é o melhor horário para uma série sobre esportes bater quase de frente com um dos maiores eventos esportivos americanos.

        • Tom

          Mas o futebol de quinta começou há duas temporadas. Concordo que Pith deveria ter sido colocada em outro horário, mas não creio que é tanta mistura de publico entre o futebol e pitch.

  • Fabi Alves

    puts coitada de sq rsrsrs , torcendo por brooklyn nine nine 😉

  • Kaiodn

    Primeiramente, bem vindo a coluna Raphael.
    Bem irei comentar sobre as séries da CW pois apenas acompanho os números das séries do canal. Na minha opinião não há motivo algum para No Tomorrow e Frequency não estarem em cancelamento iminente e vou dizer o porquê. Por mais baixo que as séries veteranas da midseason da CW retornem, dúvido que seus números sejam inferiores ao dos novos shows. Além disso, vale mencionar que No Tomorrow não surpreendeu a crítica americana (logo a probabilidade da série ganhar algum prêmio é bem baixa) e Frequency tem a menor audiência de uma série da WB. As verdadeiras séries da bolha da CW são Reign, TO, CEG, The 100 e Riverdale, e eu vou explicar o porquê. Considerando que NT e Frequency serão canceladas e The Vampire Diaries está terminando, restam 12 séries. Provavelmente Arrow, Flash, Legends of Tomorrow, Supergirl, Supernatural, Jane The Virgin e iZombie serão renovados. Logo sobram as 5 séries restantes da bolha. Eu acredito que The 100 ganhará mais uma temporada para atingir o syndication. CEG pode ser renovada novamente devido a premiações e ser movida para o summer. Temos que esperar os números de Riverdale, mas também acho que será renovado, pois não acredito que a CW não renovará pelo menos um novo show, e dos três o que tem maior buzz definitivamente Riverdale. Os destinos de Reign e TO irão depender de quantas séries a CW vai trazer para season 2017-2018. Mas você pode perguntar se TO e Reign fizerem números semelhantes ao de Frequency e No Tomorrow porque você acredita que os shows veteranos possuem preferência? Porque mais episódios melhor pro acordo do syndication.

    • Tom

      Entre REign e TO qual será a mais barata? É impossível saber, mas acredito que a escolha será dentre definido por isso (eu aposto em Reign). Arrow, Flash, Legends of Tomorrow, Supergirl, Supernatural, Jane The Virgin e iZombie serão renovados, são certos. The 100 deve ser renovada também, a menos que a audiência entre em colapso. E acredito que uma das novatas será renovada. Se Riverdale fizer números decentes, deve ser ela.
      P.S. Numero de episódios nem contam tanto assim pra CW.

      • Kaiodn

        Reign é mais barata por ser ter uma co-produção canadense. Número de episódios não possuem valor tão relevante na CW, mas podemser utilizado como critério de desempate. Por isso acredito que NT e Frequency não tem chance nenhuma de serem renovadas.

  • Caio Vinicius Viana Lima

    Ai meu corassaum! A coluna do Apocalipse voltou!! kkkkkk
    Olhando assim ninguém diz que é outro cara que ta fazendo, tá ótima como sempre.
    Foi-se o tempo que minhas seriezinhas eram figuras carimbadas na seção vermelha(Revenge, Agente Carter…), agora é laranja pra cima, ou pra baixo kkkkk.

  • Luis Fernando

    Muito boa essa analise.

  • Raquel Alves

    Ainda acredito na renovação de Exorcista

  • Luis Fernando

    Deu erro, nao apareceu o restante da tabela de renovações.

    Espero que na próxima coluna esteja correto. Apareceu somente parte das prováveis renovações.

  • Priscilla Arradi Martins

    adoreiiiiiiii a volta da coluna, ainda bem a maioria das minhas estão safe