Análise da Audiência 5×04: O facão necessário da CW

28
5011

O canal CW há 2 anos vem renovando sua grade de programação (quase) inteira, mas uma hora efeitos colaterais disso teriam que surgir. A emissora tem apenas 10 horas semanais na sua programação e 15 séries atualmente, isso faz com que ela precise encomendar menos episódios para poder acomodar todas em sua grade. Contudo, uma hora ela irá precisar cancelar algumas séries para poder encomendar novas, já que nem encomendando temporadas reduzidas será capaz de acomodá-las e dois anos depois essa hora chegou.

E é nesse pensamento que começamos a análise dessa semana com as duas séries da CW com maiores chances de não verem um segundo ano.

No Tomorrow/Frequency

A CW divulgou essa semana que não encomendará mais episódios do que os 13 iniciais para essas duas séries, mas na CW isso não quer dizer que as duas já estão canceladas.  Mesmo sem o acordo com Netflix – que dá o direito de exibir as suas séries 8 dias após concluir suas temporadas – a CW já tem um histórico de renovar séries caso elas se saem bem no serviço de streaming (Um exemplo foi The Carrie Diaries em 2013), por isso, mesmo com essas séries representando um grande perigo de cancelamento, não podemos descartar ainda uma possível renovação caso elas encontrem algum sucesso na Netflix. Por outro lado, não as deixarei mais na “bolha”, mas sim em “perigo de cancelamento”.

New Girl

Mesmo com a baixa média de 1.0, New Girl é a comédia live-action de maior audiência do canal, é dos estúdios FOX e possui um bom acordo de syndication. Visto isso, pouco provável que a série seja cancelada nessa temporada, fazendo com que eu a mova para “Renovação provável”.

The Last Man On Earth

The Last Man On Earth também é produzido pela FOX, mas ao contrário de New Girl, a série ainda está longe de contratos de syndication devido as suas temporadas mais curtas, por outro lado, a série vem se destacando na crítica especializada, conseguindo indicações nas principais premiações, por isso também aposto em sua renovação.

The Real O’Neals/Dr.Ken

Dr.Ken e The Real O’Neals são as comédias de menor audiência da ABC, representando 69% e 76% a média do canal respectivamente, contudo, The Real O’Neals é a favorita para ser movida para “cancelamento iminente”, já que está mais longe da syndication e o fato de Dr.Ken ser exibida às sextas, dia em que a audiência americana é menor.  Com ainda duas novas comédias para estrear na Mid-Season, tanto Dr.Ken quanto O’Neals ainda possuem esperanças caso as duas novatas flopem.

The Odd Couple

Semana passada movi a série para cancelamento iminente, mas não comentei sobre, coisa que farei nesta semana. A CBS SEMPRE cancela sua comédia de menor audiência todo ano e com The Odd Couple tendo apenas uma média de 1.0, faz com que ela seja a comédia de menor audiência da temporada, ocasionando um cancelamento em breve.

Um olhar sobre iZombie e Riverdale

Mesmo ainda não tendo estreado sua terceira temporada, uma coisa é certa: iZombie não será cancelada nesta temporada. Mesmo ainda faltando 43 episódios para o número mínimo para syndication, o seu gênero procedural (o famoso caso da semana) faz com que a série seja lucrativa com as vendas de episódios, e mesmo se os números da série caírem significativamente nessa temporada (coisa muito provável de acontecer) ela ainda sim estará longe de ver o cancelamento. Riverdale também é outra que se beneficia com os fracassos de No Tomorrow e Frequency e se conseguir uma audiência razoável nas noites de quinta, sua renovação não será problema.

> O futuro da Marvel depois de Doutor Estranho!

Glossário da Análise da Audiência:

Syndication: É a exibição diária de uma série em um canal pago ou aberto. As produtoras vendem episódios para esse canal e, portanto, é uma importante fonte de lucro com uma série. Mas apenas séries com um certo número de episódios pode ser vendida (não há nenhuma lei regendo isso, apenas um senso-comum de mercado). Hoje, esse número é de aproximadamente 88 episódios, o que dá mais ou menos 4 temporadas completas (22 episódios). Por exemplo, muitas afiliadas da CW e da FOX passam Friends até hoje em modelo de syndication, exibindo reprises diárias. Para um exemplo mais próximo (embora não exatamente correto), é como se o Warner Channel exibisse Friends e Two and a Half Men nesse modelo. Não é verdade porque o canal é brasileiro, mas a forma de exibição é exatamente a mesma.

Demo: Falamos muito de audiência, mas o que diabos é demo? Demo é uma abreviação de “demographics”, e representa alguns setores da população americana. A mais relevante delas é a Adults 18-49, que representa um segmento da população muito difícil de ser atingido por comerciais, e, portanto, alvo de maior investimento por conta das empresas, que pagam mais pelo minuto do intervalo de uma série que conte com maior público nessa faixa. Existem várias outras, como a Women 18-34, especialmente importante para a CW, mas de menor divulgação para o público.

Até semana que vem com a última análise do ano.

  • Cadu Lopes

    Muito provavelmente No Tomorrow e Frequency serão canceladas. Acredito que Reign também será.
    Porém, talvez a CW não queira se desfazer de duas séries do lado CBS (Reign e No Tomorrow) de uma só vez.
    Como sempre, vai ser mais uma temporada interessante para a CW hahaha’

    • Marcelo Sousa

      Mas não tem jeito pra No Tomorrow. A série não tem nada a favor dela

      • Cadu Lopes

        Tem sim. O fato dela pertencer à CBS.
        Arrisco dizer que Frequency está em uma situação pior que ela.

        • Tom

          Tem não. Melhor a CW renovar CEG do que NT. Sem contar que podem encomendar novas séries da CBS.

  • Rodrigo Cardoso

    Torcendo aqui por Riverdale ser boa e conseguir audiência suficiente. Com o fim de PLL no ano que vem, preciso de uma nova série teen de suspense com um grande mistério que me enrole por 7 temporadas e acho que Riverdale pode ser assim.

  • Luan Lopes

    Amo tanto The Last Man on Earth, melhor comédia da atualidade <3

  • fala muito

    Poderiam concluir The Blacklist nessa temporada, tão alongando demais esse plot

  • Alysson

    Possuído de raiva por causa de The Exorcist

  • Juliano Guilherme

    Coração sangrando por The Real Oneals… é meu guilty pleasure favorito!

    • Wilson Neto

      Neeeeeee…. tão gostosinha a série ;/

  • André

    Será que a Fox cancela Scream Queens,Pitch,The Exorcist e Rosewood todas de uma vez? Depois da renovaçâo de Sleepy Hollow com 0.83 de audiencia nâo duvido que ela salve pelomenos duas dessas,provavilmente as que se sairem melhor nas vendas internacionais

    • Tom

      Metade da temporada de SH passou na sexta e a série tem mais que o dobro de episódios que Scream Queens vai ter no final da temporada.

      • André

        Voce acha que as 4 vâo ser canceladas todas de uma vez?

        • Tom

          Infelizmente, sim. Se alguma dessas escapar, deve ser Pitch. Tirando Bones que tá acabando e SH que deve acabar tb, isso daria um total de 6 dramas cancelados. O que uma quantidade justa. Porém, tem algumas estréias na mid-season que podem se sair pior e dar mais chances a essas séries. Mas Scream Queens e Rosewood são Dead show Walking.

          • André

            Acho que Scream Queens e The Exorcist cairam na emissora errada mesmo,talvez se fosse numa FX elas teriam chances maiores de sucesso. Espero que The Exorcist esteja pelomenos vendendo bem internacionalmente,quem sabe pelo fato de ser show de sexta feira eles nâo dâo um passe.

  • Lucas

    NÃO CANCELEM THE EXORCIST EU IMPLOROOOOO

  • luca

    Torcendo pro cancelamento de Scream Queens

    • BetoYork

      Quanto ódio no coração.

  • Nelson Alexandre Renner Soares

    A série do Exorcista não pode ser cancelada

  • Tom

    As séries da CW que são renovadas com 13 episódio são as da midseason, até porque não tem como vc encomendar uma temporada completa. Por isso acho que as duas já eram. E The Carrie Diaries se salvou mais pela necessidade de algo pra ir ao ar nas sextas do que por streaming.

    iZombie esta salva sim, ainda mais porque o acordo com a Netflix requer 4 temporadas.

    • Raphael Torres

      O presidente da CW falou na época que a série foi cancelada que a renovou devido a boa performance no streaming e que esperava que a audiência subisse na segunda temporada por conta disso, coisa que não ocorrei.
      O contrato com a Netflix não exige 4 temporadas, só um mínimo de 6 episódios por temporada.

  • Walber Lima

    The Odd couple é a série do eterno Chandler né? Pelo menos durou mais de duas temporadas…

    Quanto a New Girl, saiu uma notícia que o ator que faz o Nick ia estrear uma nova série, será que a série vai continuar ainda assim?

    Por fim, que decadência a FOX, se não fosse Simpsons, Empire e os esportes esta emissora já era, pq nem AI tem mais, e X-Factor não vingou

  • Luis Fernando

    Lethal Weapon a não ser que aconteça alguma aberração da natureza, é renovação certa também.

  • G Factor

    Orações por Scream Queens

  • Carlos

    Tocou na ferida aberta de Carrie Diaries, estou inconformado até hoje com o cancelamento.