Análise da Audiência – 5×02: Uma Fall-Season Fracassada

62
7139

Essa Fall-Season tem mostrado o quanto as pessoas já estão desgastadas com esse modelo televisivo, onde a ABC e  FOX, por exemplo, possuem séries marcando abaixo de 1.0 na demo e já não são mais certezas de cancelamento. Para suprir a falta de audiência, as emissoras vêm analisando não só a audiência televisiva, mas também números no mercado digital, como no caso da CW, e no mercado internacional, como no caso da FOX.

Com a vida cada vez mais corrida, poucos tem tempo e disposição para sentar em frente à TV e assistir fielmente cada episódio em um determinado horário semana após semana. Outros fatores como temporada completa com grande quantidade de episódios, a crise de criatividade que assola boa parte da TV e a expansão dos streaming são fatores contribuintes para essa atual falência da TV convencional.

E é nessa linha que começamos a análise de audiência, com o primeiro fracasso oficial da Fall-Season 2016.

Notorious

Após a redução de episódios, fica claro que a série não retornará para mais um ano, ainda mais com seus péssimos números, assim, abrindo a categorias das canceladas.

Man With A Plan

Man With A Plan não estreou com ótimos números, mas seu 1.6 na demo faz com que a série fique com uma média acima da CBS – que hoje é de 1.52 – e entre todas as comédias do canal, essa está longe ainda de ser a pior.

Kevin Can Wait

Kevin Can Wait estreou em um novo timeslot abrindo as noites de segunda-feira para a CBS, mas a série não conseguiu segurar o público sem The Big Bang Theory e marcou 1.7 na demo, uma queda de 26%. Mesmo com essa queda, Kevin ainda não apresenta perigo de cancelamento, mas ficará em observação até encontrar uma estabilidade em seu novo horário.

Quantico

Quantico poderia facilmente ser classificada como perigo de cancelamento, mas como a série é exibida aos domingos, às 22h e consegue aumentar significativamente seus números na audiência Live+7 (no último dado divulgado a série pulou de 0.8 para 1.8, um aumento de 125%), pode fazer com que a ABC considere manter o show a fim de forçar o syndication, mesmo faltando duas temporadas. Mas não fiquem tão relaxados, não podemos esquecer que a série representa apenas 63% da audiência do canal e a qualquer momento suas chances podem acabar.

Crazy Ex-Girlfriend

Mesmo perdendo 32% da sua média da primeira temporada, marcando uma estreia de 0.2 na demo, a série agora é exibida às sextas-feiras e a CW sabia que a Crazy Ex-Girlfriend não conseguiria boa performance lá. Crazy Ex ainda é do lado CBS da CW, onde a emissora costuma ser mais tolerante com baixas audiências e forçando renovações, outro fator é que a produção da CW mais aclamada pela crítica especializada. Se a série conseguir se manter na audiência, acredito que ela vá receber uma terceira temporada. Se a CW renovou Beauty and the Beast por mais duas temporadas com audiência semelhante, por que não sua aclamada série?

Pure Genius

Pure Genius já estreia com alto nível de cancelamento. A série foi a pior estreia da CBS nessa temporada, com míseros 1.0 na demo, que faz com que represente apenas 65% da audiência da emissora e perdendo apenas para Elementaty e empatado com Code Black como pior média do canal.

Timeless

De todos os dramas da NBC, Timeless é o único que, por enquanto, está em desvantagem aqui na tabela. Mesmo representando 95% da audiência da NBC, a série possui uma média de apenas 1,46, para uma série novata e com lead-in de The Voice, esses números são baixos, além de ainda não ter conseguido estabilizar-se na audiência.

Blindspot

Me perguntaram semana passada o porquê da série estar na bolha, irei explicar agora. A NBC tem histórico em cancelar séries na segunda temporada se seus números estiverem baixos, e a série tem uma média de apenas 1,25, 17% abaixo da média do canal e a segunda pior audiência da emissora, além de conseguir aumentar apenas 2,5% que – a cancelada -The Mysteries Of Laura conseguia na temporada passada. Outro fator que prejudica Blindspot é o fato dela ser produzida pela Warner Bros., não sendo vantajoso para NBC, que pertence à Universal, renová-la apenas para forçar o syndication. Por enquanto ela continua na bolha, mas com grandes chances de se tornar a Revolution desta temporada.

The Great Indoors

A série estreou com 1.9 na demo, número nada mais que aceitável para uma estreia após The Big Bang Theory, mas excelentes para CBS, representando 125% da audiência do canal. Por enquanto, fica na bolha até mais termos mais episódios para analisar.

The Good Place

The Good Place se recuperou da queda da semana passada, marcando 1,2 e conseguindo uma média de 92% para o canal. Por enquanto ainda a deixarei na bolha, devido parte dessa média ser inflada pela estreia especial após The Voice.

Superstore

Diferente de The Good Place, os números de Superstore não foram inflados por nenhum lead-in, com 1,3 e representando 85% da média da NBC, queda de aproximadamente apenas 1.3%  com a temporada anterior. Com isso, Superstore é promovida a renovação provável aqui na tabela.

Designated Survivor

Mesmo com seu 1.2 na semana passada, que acredito que o campeonato de  beisebol na FOX contribuiu com essa queda, a série mantém a média acima da audiência da ABC, além de ser o único drama novato a conseguir manter boa audiência para o canal e conseguir uma temporada completa. Dado isso, estou movendo a série para renovação provável.

Life in Pieces

Sem lead-in de The Big Bang Theory nesta temporada, Life in Pieces estreia com 1.4 de demo, queda de 17% em comparação ao Season Finale e de 29% em comparação à média da temporada passada inteira, fazendo com que seja a terceira série de pior audiência do canal. Por enquanto a série fica na bolha, sem grande perigo de cancelamento, mas se a série começar a cair nos próximos episódios, o quadro da série mudará.

Tem alguma opinião diferente ou quer comentar sobre as chances da sua série favorita? Então não deixe de participar deixando seu comentário. Até a próxima!

> Teorias Bizarras de Westworld!

Glossário da Análise da Audiência:

Syndication: É a exibição diária de uma série em um canal pago ou aberto. As produtoras vendem episódios para esse canal e, portanto, é uma importante fonte de lucro com uma série. Mas apenas séries com um certo número de episódios pode ser vendida (não há nenhuma lei regendo isso, apenas um senso-comum de mercado). Hoje, esse número é de aproximadamente 88 episódios, o que dá mais ou menos 4 temporadas completas (22 episódios). Por exemplo, muitas afiliadas da CW e da FOX passam Friends até hoje em modelo de syndication, exibindo reprises diárias. Para um exemplo mais próximo (embora não exatamente correto), é como se o Warner Channel exibisse Friends e Two and a Half Men nesse modelo. Não é verdade porque o canal é brasileiro, mas a forma de exibição é exatamente a mesma.

Demo: Falamos muito de audiência, mas o que diabos é demo? Demo é uma abreviação de “demographics”, e representa alguns setores da população americana. A mais relevante delas é a Adults 18-49, que representa um segmento da população muito difícil de ser atingido por comerciais, e, portanto, alvo de maior investimento por conta das empresas, que pagam mais pelo minuto do intervalo de uma série que conte com maior público nessa faixa. Existem várias outras, como a Women 18-34, especialmente importante para a CW, mas de menor divulgação para o público.

  • Caio Vinicius Viana Lima

    A unica das quase-canceladas que eu fiquei com vontade de ver foi a do exorcista…

    • Matheus

      Vai ficar na vontade !

      • Caio Vinicius Viana Lima

        Veremos….

  • André

    Acho que da tv aberta só vai sobrar How To Get Away With Murder mesmo na minha grade,ja que Scream Queens e The Exorcist provavilmente vâo ser canceladas. O que é uma pena pois sâo muito melhores que outras chatices que passam na Fox

    • Marcelo

      Lucifer >>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  • BetoYork

    Das séries que assisto, apenas Scream Queens está em risco, o que é uma pena, pois adoro o humor que a série propõe. Além disso, essas análises provam como nunca é recomendado começar uma nova série nessa época, as poucas que despertaram algum interesse em mim já estão em grande risco, sempre é melhor aguardar um tempo para adicionar uma nova série na Watchlist.

  • Rita Machado

    Eu queria entender o sucesso de Once Upon a Time. Parei na segunda ou na terceira temporada porque achei que eram muitas idas e vindas, tudo meio embolado… Curioso.

    • Caio Vinicius Viana Lima

      Também nunca entendi mas to nesse barco até hoje! kkkkkkkkk

      • Rita Machado

        Estou assim com ‘Supernatural’, que deveria ter acabado há algum tempo.

    • Yara Regina

      Regina! Kkkkk Brincadeiras a parte, realmente tá indo longe e o pior é que tem fôlego pra ir mais, no entanto, os criadores fazem questão de fazer altas cagadas… Pior que eu não consigo largar!!

      • Rita Machado

        Acho que vou acabar voltando. (rs)

    • Matheus

      Se já parou com Once, então porque a preocupação agora ???! #desapega

      • Rita Machado

        E se eu estiver perdendo uma série muuuuito boa?

        • Fica tranquila, não está. haha

        • luke

          Não perde nada, só os gráficos toscos dessa serie.

  • Kaiodn

    Ainda não entendo porque as duas séries estreiantes na CW estão na bolha, deveriam estar em pelo menos perigo de cancelamento. Se duas series estreintes forem renovadas com 0.3, então toda grade da CW merece ser renovada novamente. O que claramente não vai ocorrer, devido espaço no horário e também porque não acredito que a CW teria dinheiro para bancar 17 series (14 + 3 novas)

    • Cadu Lopes

      Também não compreendo. Acredito que No Tomorrow possa ser cancelada . Que eu saiba ela não tem a crítica a seu favor como as outras comédias do canal. E não retêm quase nada da audiência de The Flash. Mas não tem como afirmar isso!
      Tenho quase certeza que Reign será finalizada nessa temporada junto com TVD. Talvez por isso ela acabe não cancelando nenhuma novata. A CW ultimamente vem sendo bem imprevisível quanto às suas séries. rsrs….

      • Tom

        Acredito que só uma série da CBS será cancelada, talvez duas. JTV é renovação certa e CEG se conseguir mais indicações ao GG deve ficar de boa. Então fica entre Reign e NT. Do lado da WB devem ser canceladas pelo menos mais uma (tirando TVD), mas eu apostaria em duas. Então Frequency e outra entre TO e T100, porque o restante está a salvo. (A menos que Riverdale flope muito o que eu duvido já que tem hype).
        Eu apostaria em Reign, NT, TO, TVD e Frequency canceladas.

        • Cadu Lopes

          Nossa, tudo isso!? :O
          Seria o recorde de cancelamentos da CW KKKK’.
          Acredito que The Originals e The 100 podem sobreviver mais um ano. Mas as demais que você citou até concordo.
          Como sempre, vai ser uma espera interessante! rsrs’

    • Arnaldo Jumem

      Eu ainda acho que não há uma lógica precisa pra julgar as renovações da CW… hahaha
      Acredito que a bolha seja o melhor lugar para ambas as novatas. Eu moveria CEG pra bolha também, por sinal. Nunca dá pra comparar o argumento de um cancelamento com o de outra, então meu palpite é em cima da realidade do canal.
      Porém, sem saber como as séries da Mid vão se sair (principalmente Riverdale), é difícil apontar alguma “tendencia” então nos resta esperar mais um pouco pra verificar como a carruagem vai andar! rsrs

      • Kaiodn

        Não acho que a bolha seja o melhor lugar. As duas series estão marcando menores audiencia da emissora. Mesmo que Riverdale flop do mesmo modo que elas, pelo menos uma das duas poderia se afirmar que é cancelamento certo.

    • Tom

      Também acho. Esse ano deve ser o com mais cancelamentos desde o inicio da CW. Tem séries demais na grade e eles precisam de novos hits (ao invés de ficar investindo em séries com baixa audiência). Já penso nas duas novatas + TVD, TO e Reign canceladas.

  • G Factor

    Que dor ver Scream Queens em “Cancelamento Iminente”

  • vinland

    Nao vejo nenhuma mesmo, entao taca na fogueira kkkkkkkkkkkkkkkk

    • Matheus

      tchau então !!

      • vinland

        Sim exatamente to dando Tchau oras kkkkkkkkkkkkkkk

        • Matheus

          kkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Davy

          the good place até que é razoável

  • Junior Menezes

    Não cancelando Blindspot, Timeless, The Blacklist, The Good Place , Quantico (se ficar em aberto, claro), The Exorcist, Lucifer e Gotham estamos sossegados. Scream Queens nem deveria ter ido para uma segunda temporada, apesar de estar legalzinha.

    • Matheus

      Não quer nada junior né?

      • Junior Menezes

        HAHAHAHAHAAHAH. Mas, né, nunca é pedir demais. Podem cancelar SPN à vontade e trazer Hannibal de volta, junto com Dominion e The Messengers.

    • Tom

      Dessas as únicas com chances de cancelamento são Blindspot, Timeless, Quantico e Exorcist. O resto deve ficar bem.

  • rocorby

    Não sabia que B99 estava com números tão ruins, NW eu até entendo, mas não esperava. Fiquei surpreso e to torcendo para que melhorem.
    Agora sobre H50, tava jurando que tinha números ruins e essa temporada seria a última, acho que terei que aguenta-la por mais um ano

    • Tom

      b99 acabou de conseguir um acordo de syndication, então, não deve ser cancelada de maneira alguma, ainda mais que os números da fox são ruins de forma geral.

  • Rafael Pimentel

    Cara será uma perda se cancelarem o exorcista, pois se trata de um roteiro muito bem trabalhado e é uma grande surpresa como série de terror! Uma pena que as análises da emissora se limitam a mercado! Penso o que o exorcista deva ter um mercado digital muito bom e isso deveria ser levado em conta! Valeu pela análise, acompanho sempre!

  • Yara Regina

    Deveria sair uma lei proibindo 22 episódios por temporada ( exceto SITCOM). Confesso que eu prefiro maratonar, adoro ver séries que estão na 3° temporada em diante, a TV hj pra mim é apenas pra ver esportes, pq séries vejo tudo na net. Nos falta tempo e a paciência pra ficar 22 semanas esperando o episódio passar é broxante….

    • Matheus

      Vai lá Yara leva para os Congressistas americanos o teu Projeto de Lei !

    • Tom

      Exceto sitcom e procedural. 22 epis é demais mesmo.

  • Gustavo

    assisto poucas séries do tio sam,vejo mais as européias,então tanto faz.

    • Matheus

      AI AI AI , DESCULPA !!!

  • Adalberto

    Adeus, Scream Queens :'(

  • Gabriel Campanha

    Tomara que pelo menos finalizem The Exorcist com uma temporada

  • Matheus Brito

    Das 4 séries da TV aberta que mais curto, 1 tá na provável renovação (HTGAWM), duas na bolha (The Good Place e Agents of S.H.I.E.L.D, QUE NÃO PODE SER CANCELADA DE JEITO NENHUM) e minha “guilty pleasure” favorita Scream Queens. Nunca tinha parado pra observar que das zilhões de séries que assisto, pouquíssimas são na TV aberta…

  • jorge_lito

    CANCELEM ONCE UPON A TIME!!!

    • Fabi Alves

      tadinha de once kkkkk deixa ela ali não ta te atrapalhando, poxa e eu to vendo ainda coitada. kkkkkkkk

  • Bel Ribeiro

    Tirando Conviction (que eu só assisto por causa da Hayley) e MAOS (WHY GOD WHY?), tá tudo tranquilo e favorável. Ou minhas séries do coração estão em posição segura ou nem estão aí.

    Mas antes dessa lista, eu não tinha notado o quanto larguei séries da tv aberta. Esse formato de 22 episódios é muito cansativo, dá preguiça de começar séries novas. E se a série fica muito ruim, eu não fico me arrastando no sofrimento. Não mais. Muito melhor temporadas menores, minisséries e o streaming.

  • Iury Viana

    Triste com The Exorcist T_T… Mas ok, já era algo meio que previsível. Estou surpreso é com 2 Broke e Macgyver terem boas audiências e mesmo sendo bem chatinhas… E mais surpreso ainda é saber que Elementary ainda existe =OOOOOO.

    Parabéns pela coluna Raphael.

    • Raphael Torres

      Valeu.

  • Fabi Alves

    bom eu estou assistindo apenas the good place e acho que vou dar um conferida na do joey então não tenho mto o que torcer nesse post rsrsrs
    mas espero que renovem the good place, tem me feito rir mto 😉

    xatiada por sq afinal onde mais vamos ver aquelas bizarricesssss
    ótimo texto , até next week

    • Raphael Torres

      Fabi, está sumida.
      Obrigado.

  • Eduardo

    “Prazer culpado” mesmo é Madam Secretary e Quantico – até dá raiva de assistir, mas de repente tô lá de pateta esperando o season finale.
    Mas a a choradeira geral vai ser no ano que vem – House Of Cards, Bates Motel…

    • G Factor

      Tenho vontade de ver Madam Secretary, vale a pena?

      • Eduardo

        É um “procedural” político, onde a secretária de Estado dos EUA soluciona uma crise mundial por episódio (pergunta pra Hillary Clinton se é assim mesmo tão fácil…). A Téa Leoni afetada como sempre – desde os tempos de “The Naked Truth” – e coadjuvantes “buchas”. E comecei a ver a partir da 2a temporada. Ainda me pergunto por que eu simpatizei com a série… Mas se quiser arriscar, pegue qquer episódio da S02 e boa sorte!!

  • Walber Lima

    Eu fico um pouco triste ao ver essa decadência da TV Aberta, grande parte dele acho que se deve a Netflix….

    Mas 1.5 agora é o novo 3.0 na demo, só olhar para TBBT e Empire que acho que são as únicas que dão acima de 3, e Modern Family e This is Us que dão acima de 2.0. Aliás faltou só falar de novo “This is Us renovação certa ”

    Sobre as comédias, acho que a ABC tá a mais estável e até consegue bons numeros, a da Housewife teve uma boa estreia e nem teve lead in assim bom , já a CBS não consegue mais emplacar nada, a FOX tá definhando a cada dia, e a NBC reduziu para 2 comédias e os numeros não tão ruins, comparado aos numeros atuais.

    Ótima análise Raphael, mandando mt bem no lugar do Gabriel

    • Tom

      The Middle é um ótimo led-in e a NBC manteve o número de comédias.

  • Matheus

    A TV aberta está decaindo cada vez mais, seja por causa do streaming ou por falta de inovação das emissoras também, o fato é que, elas têm que correr atrás dos prejuízos antes que seja tarde demais…

  • G Factor

    SALVEM SCREAM QUEENS

    • Eduardo

      O que matou SQ foi a primeira temporada. O pessoal não aguentou/não entendeu tanto escracho e caiu fora – eu fui um desses. Agora torço pra Jamie Lee Curtis ser a nova Jessica Lange em ACStory7, kkkk.

      • G Factor

        Pois eu particularmente amei a 1ª temporada e tô gostando da 2ª, a série cumpre muito bem o papel de fazer rir, rir de se mesma, da cultura pop e ser slash/trash. Talvez se a FOX valorizasse a audiência poderia até estabilizar, pq já vai fazer um mês que a série tá em hiato :/

        • Eduardo

          Então, no começo de SQ1 eu até estava disposto a comprar a proposta – tinha Jamie, Nick Jonas sem camisa, as Chanels (menos a Emma), Ariana Grande morrendo… Depois era muita gritaria fora de contexto e isso me tirou o foco. “Todo Mundo Em Pânico” era mais divertido pra mim. Mas eu teria voltado se o tio Murphy tivesse bancado a ideia de antologia (com menos Emma Roberts, claro 😂).

          • G Factor

            A 2ª tá bem divertida, o episódio de Halloween foi extremamente engraçado. Talvez ele adote a antologia se caso venha acontecer numa eventual 3ª temporada nunca se sabe.
            Ms preciso perguntar: pq todo esse ódio” com Emma?????Hahahahha gosto tanto dela

          • Eduardo

            Kkkk O lance com a Emma Roberts é o que acontece com qquer ator/atriz: uma personagem cagada. Emma arrasou em ACS Coven e trouxe muito daquela bitch pra SQ, mas (pra mim) sua Chanel acabou muito over, e personagens mais sutis como Munsch, Gigi e Chanel 3 roubavam a cena. Talvez só Denise tenha sido over e engraçada ao mesmo tempo. Tb não acho que Emma seja culpada. Certamente foi erro de direção/produção. Eu esperava que as mocinhas de SQ1 fossem uma coisa tipo Anna Faris em Todo Mundo Em Pânico, mas não rolou. Os homens (Chad, Pete, Wes), por sua vez, foram pro lado mais “bobão” e acho que se saíram melhor.